sexta-feira, 5 de junho de 2009

Tarcísio recebe ministro Carlos Luppi na Prefeitura



A visita do ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Luppi, movimentou a manhã desta sexta-feira, 5, no Centro Administrativo Leopoldo Petry. Além do prefeito Tarcísio Zimmermann e da vice-prefeita Lorena Mayer, Luppi foi recepcionado pelo secretariado hamburguense, vereadores, lideranças sindicais e imprensa. O objetivo do encontro, que aproveitou a passagem do ministro pelo RS, foi apresentar a ele dois temas de grande importância para Novo Hamburgo: a solicitação de que a unidade local do Sistema Nacional de Emprego (SINE) seja municipalizada e a necessidade de investimentos na qualificação profissional de trabalhadores e empreendedores hamburguenses.

A proposta da municipalização do SINE foi apresentada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SEDETUR), Carlos Finck. Segundo ele, a situação atual sobrecarrega o município que, através da Agência Municipal de Empregos (AME), realiza a maioria das ações que seriam de responsabilidade do SINE, mas não recebe recursos para isso. “Quando assumimos, o SINE não estava mais fazendo nem as carteiras de trabalho. A AME tinha que fazer tudo, mas contando apenas com a verba própria”, explicou. O prefeito Tarcísio complementou a justificativa da solicitação, explicando que o objetivo é integrar todos os serviços relacionados ao trabalho num só local. “Queremos criar um Centro de Desenvolvimento, Trabalho e Renda completamente integrado, que assuma todas as demandas ligadas ao tema. Já dispomos inclusive de linhas de fomento e microcrédito, em parceria com a Caixa RS”, salientou.

Luppi orientou para que seja feito o cadastro do município junto ao Ministério, pois este é o primeiro passo para a formalização do convênio necessário. Segundo ele, no entanto, é difícil que esta mudança seja concretizada ainda em 2009, em função das leis relativas ao exercício fiscal e à destinação orçamentária. “Há alguns empecilhos para realizarmos a mudança ainda neste ano, mas no próximo com certeza poderemos implementar um SINE municipal”, comprometeu-se o ministro.

Conforme o secretário Finck, uma pesquisa realizada pela SEDETUR revela que Novo Hamburgo possui forte carência na área de qualificação, inclusive com relação aos empreendedores, fato que exige investimentos neste setor. “Precisamos de alguma ferramenta mais efetiva para superar este déficit, uma ação de maior porte, e para isso contamos com o Ministério”, expôs Finck. A área prioritária para este investimento, conforme o prefeito Tarcísio, seria a de tecnologia da informação e a qualificação será feita através de parcerias com entidades como a Fundação Liberato e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Quanto a este tema, o ministro acredita poder contribuir mais rapidamente. “Já tenho à mão o Plano Nacional de Qualificação (PLANSEQ). Então, o que podemos fazer de imediato é encaminhar um ‘x’ de vagas para Novo Hamburgo”, afirmou. De acordo com ele, o ideal é realizar um convênio direto entre Município e Federação. No entanto, Luppi destacou que é preciso ter uma definição clara dos cursos que se pretende oferecer, pois um dos pré-requisitos para a adesão federal é que eles resultem em contratação de no mínimo 30% dos participantes por empresas do município.

Ao final da audiência, houve espaço para os líderes sindicais Júlio César de Melo Ferraz, diretor- executivo regional do Sindicato dos Telefônicos do RS (SINTTEL/RS) e Lauro Pinto do Amaral, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Novo Hamburgo (SINIMETAL/NH), apresentarem suas reivindicações. Ferraz expôs a situação gerada pela fusão das empresas Brasil Telecom e Oi que, segundo ele, prejudicaram os trabalhadores. Amaral, por sua vez, levantou a problemática do seguro-desemprego com relação à sua categoria, que sofreu uma forte queda do número de postos de trabalho no final de 2008. Carlos Luppi pediu um pouco de paciência para a resolução dos temas, que já eram de seu conhecimento e sobre os quais tem tomado providências. Ao final da visita, o prefeito Tarcísio Zimmermann resumiu a avaliação sobre a presença do ministro: “No dia do Meio Ambiente, plantamos mais uma mudinha”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário