sábado, 17 de setembro de 2011

AFRO-CENA

Desembarca no Teatro de Arena, em Porto Alegre 'UM SORRISO NEGRO' dia 25 de setembro, às 19 horas.




Com texto e direção de Sérgio Rosa, a Cia. Afro-Cena, de Venâncio Aires, traz para capital a peça que vem conquistando os palcos por onde tem passado. Um historia forte, comovente e real.

Um Sorriso Negro’ retrata o choque de realidades entre um pai capitalista e um filho sonhador. A peça tem como tema a nova lei nacional, que designa a inclusão da cultura negra e africana no currículo escolar. A história conta os conflites familiares de um pai, um rico empresário, que ignora todas as suas raízes e não dá atenção aos projetos de inclusão social do filho, um jovem ativista. Até que um dia, o filho o convence a assistir a um vídeo que promete mudar sua forma de pensar.

O enredo dessa história interage teatro, filme e musica. Em 45 minutos você vai perceber o quanto a carência de ter sua cultura como referencia pode interferir negativamente na sua formação enquanto cidadão.

Essa é uma peça para todas as pessoas, não tem censura, é voltada pra quem quer conhecer a historia de pai e filho e a importância de valores familiares. Como também pra quem quer perceber e promover a importância da cultura negra.

INGRESSOS: 5,00 estudantes e pessoas com mais de 60 anos

10,00 publico em geral

CENSURA: livre

CONTATOS: 51-9882-3564

www.ciafrocena.com.br

www.aidadedapedra.com.br

Estreias dos filmes da semana (16/09) » Opinião e Notícia

Estreias dos filmes da semana (16/09) » Opinião e Notícia

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

DIRETO DO RIO DE JANEIRO - Nelson Tangerini

PALESTRA NA BIENAL 2011





Nelson Tangerini

Parentes e amigos,


Vejam no meu Face Book as fotos da minha palestra

e da minha tarde de autógrafos na Bienal 2011.

Abraços,

Nelson Marzullo Tangerini.
Horta Comunitária Joanna de Ângelis poderá firmar novas parcerias com o governo do Estado


Vereador Alex, diretora da horta Laura Prusch, diretor Solimar e Rodrigo.



O vereador Alex mediou uma visita da Secretaria de Justiça e Direitos

Humanos à Horta Comunitária Joanna de Ângelis, para que sejam implantados

projetos do governo do Estado no local. O diretor do políticas públicas

sobre drogas do Rio Grande do Sul Solimar dos Santos Amaro esteve na

entidade na última segunda-feira, 5 de setembro, para conhecer a realidade

do local e definir a melhor forma de ajudar os cidadãos hamburguenses

através da Horta.

Segundo Alex, o diretor da SJDH, Solimar Amaro, ficou comprometido em

tentar trazer projetos para a entidade de forma direta e rápida. “Ainda

não está definido o que será feito, mas poderemos aguardar por novidades

nas próximas semanas”, declara o vereador.
VEREADORES PEDEM VISTA PARA PROJETO DE NOVO PLANO DE CARREIRA DO MAGISTÉRIO




- Mesma medida foi tomada em relação ao novo plano de carreira dos demais servidores municipais



O novo plano de carreira do magistério entrou na ordem do dia na sessão desta quinta-feira, 13, mas só será apreciado em 15 dias. Gerson Peteffi (PSDB) pediu vista da matéria, sob aplauso dos profissionais presentes. O prazo para mais discussões sobre diversos pontos desse projeto – e também do projeto que trata do plano de carreira dos demais servidores municipais, exceto os que atuam na Câmara – foi negociado em uma reunião com representantes do Sindicato dos Professores de Novo Hamburgo e do Grêmio Sindicato dos Funcionários Municipais, realizada pouco antes da votação.



Acordo

A redação original do PLC nº 14/2010, que trata do magistério, não havia agradado a categoria. Na semana passada, a Prefeitura enviou à Casa uma emenda retificativa, com 16 páginas, onde estão revisados os principais pontos da proposta.



Todavia, a nova redação também não foi totalmente aceita. Professores acompanharam a sessão, segurando cartazes com frases como "Queremos um plano de carreira para todos, não para poucos". Antes da votação, o líder do governo, Gilberto Koch (PT), convocou a base governista e representantes dos sindicatos presentes para uma reunião no Plenarinho. Gerson Peteffi, da oposição, também participou.



A presidente do Sindicado dos Professores, Luciana Martins, disse que a categoria gostaria de ter mais tempo para debater alguns pontos com o Executivo. Luciane Bortoli, do Grêmio Sindicato, fez pedido semelhante. Os vereadores concordaram em ampliar o prazo, por isso decidiram pelo pedido de vista.



Detalhes do projeto

O Projeto de Lei Complementar nº 14/2010, do Executivo, trata das atribuições, da progressão, da jornada de trabalho e da remuneração, entre outros aspectos relacionados às atividade dos professores da rede municipal. Estarão vinculados ao novo texto todos os cargos do quadro geral criados e/ou servidores nomeados a partir de 10 de dezembro de 2009. Os servidores mais antigos seguem sob o plano anterior (Lei Municipal nº 336/2000), extinto em novembro daquele ano.



O projeto prevê que a carreira estará estruturada em níveis, de acordo com a habilitação mínimo exigida. Por exemplo, para a educação infantil, o nível I implica formação em nível médio e o nível IV, mestrado ou doutorado. O ingresso será obrigatoriamente em nível I, e a mudança vigorará no mês seguinte àquele em que o professor protocolar cópia autenticada do diploma ou certificado de conclusão – desde que o pedido prévio de alteração tenha sido protocolado até o dia 30 de maio do ano anterior. As mudanças seguintes poderão ser feitas de cinco em cinco anos.



Não está prevista, porém, a forma de designação do diretor. O texto apenas indica que a Secretaria Municipal de Educação e Desporto assegurará legislação própria regulamentando a gestão das escolas – preferencialmente com a participação da comunidade escolar no processo de escolha do diretor.



O Projeto de Lei Complementar nº 13/2010, do Executivo, trata do plano de carreira dos demais servidores municipais e também recebeu uma mensagem retificativa recentemente. A situação desses profissionais é similar à dos professores: as leis anteriores deixaram de valer para os novos integrantes do Poder Executivo.



13/09/2011
Projeto que mantém 14 vereadores em NH será votado nesta 5ª feira...




Nesta quinta-feira, dia 15, os vereadores de Novo Hamburgo votam, em primeiro turno, a emenda à Lei Orgânica que fixa em 14 o número de vagas no legislativo hamburguense. Para ser aprovado o projeto precisa de dois terços dos votos, em duas Sessões Ordinárias, o que corresponde a nove vereadores em cada sessão. A primeira votação acontece à tarde no plenário da Câmara de Vereadores, que fica na Rua Almirante Barroso, 261. A presença dos cidadãos favoráveis ao projeto pode servir como mais um argumento para que os vereadores respeitem a opinião de grande parte da comunidade, que já protocolou na Câmara a entrega de 10 mil assinaturas favoráveis ao projeto. O segundo turno da proposta será apreciado no dia 27 de setembro.



As sessões do legislativo hamburguense podem ser vistas ao vivo pelo site da Câmara (http://www.camaranh.rs.gov.br). No entanto, grande parte dos cidadãos hamburguenses não dispõe de acesso à internet ou de tempo disponível. Por esse motivo, faz-se necessário que as Sessões da Câmara de Vereadores mudem para um horário que permita a efetiva participação de todas as pessoas.

Acesse http://jornalcamaranoticias.blogspot.com/p/fale-com-os-vereadores.html para enviar aos vereadores tua opinião sobre este e outros temas. No link tu encontra a relação de e-mails, telefones, endereços e redes sociais de nossos representantes no legislativo.

Fonte: http://cidadaonh.blogspot.com/


Movimento Mobiliza Inconformados

http://mobilizainconformados.blogspot.com/
Sub-20 da UJR/Feevale estreia na segunda fase do Estadual

Partida acontece nesta quinta-feira, dia 15. O adversário será o CEPE/Canoas




A equipe Sub-20 da UJR/Feevale estreia na segunda fase do Campeonato Estadual de Futsal nesta quinta-feira, dia 15. O confronto será com o CEPE, de Canoas, às 21h30min, no Ginásio Sede Nova do Clube dos Empregados da Petrobrás, em Canoas. Na primeira fase da competição, as equipes se enfrentaram duas vezes, com uma vitória para cada lado.



Nesta segunda fase, são dois grupos com quatro equipes cada. Os hamburguenses estão no grupo 5, junto com CEPE/Canoas, Tupanciretã e Coríntians/Alvorada. As equipes se enfrentam em cada grupo, com turno e returno.



Confira a tabela de jogos da equipe Sub-20 da UJR/Feevale nesta segunda fase:



15/09 - 21h30min - CEPE/Canoas x UJR/Feevale

17/09 - 19h30min - UJR/Feevale x Tupanciretã

24/09 - 19h30min - UJR/Feevale x Coríntians/Alvorada

01/10 - 19h30min - UJR/Feevale x CEPE/Canoas

08/10 - 19h30min - Tupanciretã x UJR/Feevale
15/10 - 19h30min - Coríntians/Alvorada x UJR/Feeval

terça-feira, 13 de setembro de 2011

JANTAR DE CASAIS DO ESPORTE CLUBE NOVO HAMBURGO

Jantar de casais em comemoração aos 100 anos do ECNH




Seguem as comemorações aos 100 anos do Esporte Clube Novo Hamburgo. Após o baile de aniversário realizado no último dia 27 de maio, neste mês de setembro o clube irá realizar um jantar de casais para comemorar o centenário.

O jantar será na Sociedade São João Travessão, em Dois Irmãos. A festa contará com animação da banda Ghermania. Interessados em adquirir o convite podem comprar na secretaria do clube. O baile está sendo organizado pelo diretor de Eventos Pitia Bilhar, conhecido por organizar belíssimas festas, promete fazer um grande evento neste dia.



INFORMAÇÕES:

Data: 24 de setembro

Horário: 20h

Local: Sociedade São João Travessão - Dois Irmãos

Animação: Banda Ghermania de Santa Cruz do Sul

Valor: R$ 85,00 (casal)
Eleito o patrono da Feira Regional do Livro


Arno Kayser será o patrono da Feira Regional do Livro, que se realizará em outubro

Novo Hamburgo já tem seu patrono para a 29ª Feira Regional do Livro de Novo Hamburgo. O escritor Arno Kayser foi o vencedor da votação, conquistando 69,1% dos votos. Ele será o representante e porta-voz da atividade, que será realizada entre os dias 7 e 16 de outubro, na Praça 20 de Setembro e arredores. A votação durou um mês e mobilizou 729 pessoas através do portal da Prefeitura na internet. Além de Kayser, estavam concorrendo outros três escritores: Caio Riter, Carlos Neves (Kalunga) e Marô Barbieri. Além dos livros, a feira também terá peças de teatro, música, contação de histórias, entre outras atividades culturais e recreativas. Os autores que concorreram ao patrono da feira também estarão presentes.





Quem é o patrono?

Arno Kayser é agrônomo, ecologista e escritor. Ele é membro ativo do Movimento Roessler para Defesa Ambiental, entidade ecológica de Novo Hamburgo. É um dos fundadores e membro ativo do Comitesinos, primeiro comitê de bacia do Brasil. Já atuou com educação ambiental em Novo Hamburgo e no Comitesinos. Trabalha como fiscal ambiental na FEPAM. Foi colaborador do Jornal NH e na Folha de Novo Hamburgo na seção de ecologia. Também já teve artigos publicados em vários jornais e revistas do Brasil. É autor de peças teatrais infantis e livros de poesia e crônicas, com ênfase na área ambiental. Também já escreveu roteiros para vídeos ecológicos. Colabora com artigos de ecologia na Revista Mundo Jovem.





Livros de sua autoria:

“Peixes de 61”, Porto Alegre, Protexto, 1981 - poesias

“Verde no Cinza”, Novo Hamburgo, Otomit, 1985

“Arvores de Novo Hamburgo”, Novo Hamburgo, PMNH, 1990

“Signos de Renovação”, São Leopoldo, Otomit Sinodal, 1991

“A História do Peixe Dourado”, São Leopoldo, Oikos, 2005

“Terra Eco Sagrado”, São Leopoldo, GECA, 2009

“A Reconciliação com a Floresta”, Porto Alegre, Mundo Jovem, 2010, 2ª edição


segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Projeto que mantém 14 vereadores em NH será votado nesta 5ª feira




Nesta quinta-feira, dia 15, os vereadores de Novo Hamburgo votam, em primeiro turno, a emenda à Lei Orgânica que fixa em 14 o número de vagas no legislativo hamburguense. Para ser aprovado o projeto precisa de dois terços dos votos, em duas Sessões Ordinárias, o que corresponde a nove vereadores em cada sessão. A primeira votação acontece à tarde no plenário da Câmara de Vereadores, que fica na Rua Almirante Barroso, 261. A presença dos cidadãos favoráveis ao projeto pode servir como mais um argumento para que os vereadores respeitem a opinião de grande parte da comunidade, que já protocolou na Câmara a entrega de 10 mil assinaturas favoráveis ao projeto. O segundo turno da proposta será apreciado no dia 27 de setembro.





As sessões do legislativo hamburguense podem ser vistas ao vivo pelo site da Câmara (http://www.camaranh.rs.gov.br). No entanto, grande parte dos cidadãos hamburguenses não dispõe de acesso à internet ou de tempo disponível. Por esse motivo, faz-se necessário que as Sessões da Câmara de Vereadores mudem para um horário que permita a efetiva participação de todas as pessoas.





Acesse http://jornalcamaranoticias.blogspot.com/p/fale-com-os-vereadores.html para enviar aos vereadores tua opinião sobre este e outros temas. No link tu encontra a relação de e-mails, telefones, endereços e redes sociais de nossos representantes no legislativo.