quinta-feira, 4 de junho de 2009

JOGO NA ÁREA - Marcelo de Quadro



Na final, mas com carimbo - O Inter passou pelo meio do mar e pelo deserto. Mas ainda precisa entrar na terra prometida. Quem vai liderar essa façanha no colorado?! Ontem o colorado se defendeu o quanto pôde em Curitiba. Mesmo assim acabou perdendo por 1x0 para o Coritiba. Como tinha feito 3x1 em Porto Alegre, ficou com uma das vagas para decidir o título com o poderoso Corinthians. Os paulistas conquistaram a vaga com um empate, sem gols, com o Vasco da Gama. O Vasco teve mais posse de bola e pressionou, mas o gol não saiu. Agora é o duelo final: Tite x Mano Menezes; Taison x Ronaldo Nazário. Quem vai para a Libertadores de 2010? Quem será o campeão da Copa do Brasil de 2009? Façam suas apostas.

Bolívar – Sabem qual a melhor participação de Bolívar no jogo de ontem? Foi aquela entrada desajeitada no meia-atacante Carlinhos Paraíba, o motorzinho do time do Coritiba. Depois da falta e do ‘pisão’ que recebeu do defensor colorado, ainda n o primeiro tempo, o jogador adversário não conseguiu mais render o que vinha produzindo em cima do meio-campo colorado. No final, Bolívar, depois de mais uma falta grave,acabou sem do expulso e criou pânico para Tite e seus comandados. A pressão do Coritiba foi intensa. Mas a defesa o Interresistiu e passou pela tormenta. O certo é que na primeira partida da final deve jogar Danilo Silva na ala colorada.

Marcelinho Paraíba – Quem pensava que este jogador já tivesse acabado para o futebol se enganou totalmente. Paraíbas, aliás o Carlinhos também, jogaram muito e mostraram o que podem espera r seus adversários no Brasileirão. Mas o Marcelinho deu uma aula de fôlego, liderança, aplicação tática e, o que todos sabem, tecnicamente muito bom. Quem esperava ver Guiñazu, Taison ou D’Alessandro se espantou com Marcelinho. Ele pintou o cabelo de loiro para enganar os adversários, que já o achavam vovô demais para o futebol. Que nada! Comandou o time do Cortiba contra o Inter. Correu o campo inteiro, fez lançamentos, ajudou na marcação e chutou a gol. Aliás, só lembrando, o passe do gol do Coritiba foi dele par ao atacante Ariel. Este Ariel também é muito chato para a zaga adversária. Tem força, velocidade, chuta bem e bom domínio de bola. Olho nele!

D’Alessandro – Fernando Carvalho conversou com Taison, no final do ano passado e deu certo. O atacante colorado passou a jogar muito, participando de todos os jogos e virando o principal goleador da equipe. Agora chegou a vez de conversar com D’Alessandro. O gringo não é nem sombra do que foi no Gauchão. Pode e precisa render mais. Ontem ele mostrou que não consegue se aproximar , com qualidade do ataque. Desse modo os atacantes, no caso Taison e Alecsandro, não recebem muitas bolas em condições de concluir. Foi o que aconteceu no jogo de ontem. Taison perdido numa das pontas e Alecsandro tendo que, a toda hora, sair da área para tentar jogar. Daí a zaga adversária também avança e vinha com tudo para cima do meio-campo do Inter.

Três volantes – Dessa forma os três volantes do Inter, Sandro, Magrão e Guiñazu, não davam conta e a defesa colorada viveu sobrecarregada. Lauro e os zagueiros tiveram muito trabalho. Aliás, o que o Magrão errou de passes na frente da área, no primeiro tempo, foi algo irritante. Ouso dizer algo que pode soar como uma bobagem. Mas aí vai: em 2010 o Glaydson terá que jogar nesse meio do Inter. Tem entrado bem e mostrado boa postura. Marca bem e tem agilidade, mais do que o Magrão. Tendo mais chances deve se firmar ao lado de Sandro e Guiñazu. Aí o Tite vai ter que escalar o time, digo, no esquema, talvez tenha que optar por um 3-5-2.
Ala-esquerda – É preciso olhar o mercado. Kléber está e deve continuar sendo convocado para a Seleção e Marcelo Cordeiro ainda não chegou no Beira-Rio. Ontem o ‘centralão’ passava sempre lotado. Aliás, na ala-direita precisa de um jogador incontestável, também.

Agora, o Grêmio – O jogo desta noite é contra o Náutico, pelo Brasileirão, no Olímpico. Simples, é só vencer. Mas, na real, não é bem assim. Os pernambucanos estão fazendo uma ótima campanha nestas rodadas iniciais e querem permanecer, pelo menos por enquanto, naquelas posições que classificam para a Libertadores de 2010. O náutico é 4º colocado, com 8 pontos, o Grêmio está na 13ª posição com 4 pontos. Mas o Grêmio é favorito por que é o Grêmio e mais do que isso. Além de precisar ganhar para levantar o astral, o tricolor nunca perdeu para o Náutico em Porto Alegre. É o que diz o retrospecto. Mas o jogo promete ser difícil para os gremistas. O técnico Paulo Autuori ainda procura conhecer o plantel, a forma de jogar de cada jogador, para só depois implantar um esquema ideal. Está jogando no 3-5-2,mas prefere o 4-4-2. Resta saber se, no elenco, terá jogadores para fazer o que pensa.

Outro quesito importante a ser levado em conta é a questão física. Todos sabem que o Grêmio está num momento importante da competição da Libertadores. É preciso muita atenção e, ao mesmo tempo, muita tranqüilidade para passar para a próxima fase. Isso desgasta. Por isso alguns atletas estão sendo poupados. A Libertadores é prioridade, ninguém nega. Mas não é possível ignorar a competição nacional. Tudo é importante. Aí entra o plantel e a preparação física. Como o Grêmio recém trocou de técnico, a preparação física ideal, como novo responsável também levará algum tempo até chegar numa fase ideal. É preciso inspira e expirar e encontrar o ponto de ajuste, se possível, sem perder pontos. Ou seja, é preciso avançar, apesar de tudo.

Maxi López x Souza – Parece que a insatisfação de Maxi López pelo seu isolamento no ataque gremista está sendo resolvida. Ele e Souza conversaram e devem chegar a um acordo para eliminar este problema. Afinal, não dá para criar probleminhas entre companheiros quando a tarefa a ser realizada precisa do empeno constante do conjunto. Aqui entra o comando de vestiário. Se não for do treinador Autuori, que chegou há duas semanas, terá que ser da direção de futebol. Para não deixar para amanhã, muito menos sem resolver. O tempo,nestes momentos, é fundamental não perder.

Fôlego – Depois da partida de hoje o técnico gremista terá tempo par avaliar melhor o plantel, treinar jogadas e planejar as competições onde o clube está envolvido neste momento, que são Libertadores e Brasileirão. Serão dez dias até a partida contra o Fluminense, dia 14, no Rio de Janeiro. Deve-se considerar, no caso do Grêmio, que além das partidas difíceis nas duas competições, ainda tem as viagens longas, principalmente na competição continental. O desgaste é muito grande e o risco de lesões se agrava.

Confira as escalações dos times que se enfrentam hoje à noite, no Olímpico, às 21 horas:
Grêmio: Marcelo Grohe; Léo Rever e Rafael Marques; Ruy, Túlio (Adilson), Tcheco , Souza e Fábio Santos; Maxi López e Alex Mineiro.

Náutico: Eduardo; Gladstone, Negretti eVágner; Galiardo, Eduardo Eré, Johny, Aílton e Anderson Santana; Carlinhos Bala e Gilmar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário