sexta-feira, 16 de março de 2012

20 ANOS DE GUARDA MUNICIPAL EM NOVO HAMBURGO

Guarda Municipal comemora 20 anos de atividades


No dia 23 de março, a Guarda Municipal de Novo Hamburgo completará 20anos de existência. E para comemorar a data, a Prefeitura de NovoHamburgo, por meio da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana(SESMUR), preparou uma semana de atividades especiais. A abertura oficial da semana de aniversário será realizada no domingo, 18 de março, a partir das 8 horas, com uma rústica pelas principais ruas da cidade. A programação seguirá a semana com outros eventos como blitze educativas no trânsito, circuito de trânsito com escolas do Município, concurso do Apito de Ouro e entrega de certificados dos apoiadores do Congresso da Guarda Municipal de 2011.


Conforme o prefeito Tarcísio Zimmermann, a entidade hamburguense tornou-se ao longo dos anos uma referência para a cidade. “São 20 anos prestando serviços e cuidando da população. A Guarda Municipalestá de parabéns por toda a sua história”, declarou. Para o secretário da SESMUR, Danilo Oliveira da Silva, a Guarda Municipal tem papel fundamental nas relações da Administração com a comunidade. “É importante ressaltar que a Guarda está inserida diretamente na segurança das escolas, trânsito, defesa civil, prevenção da violência e no apoio aos trabalhos da BrigadaMilitar”, destacou. “A comemoração dos 20 anos da GuardaMunicipal tem o objetivo de valorizar o trabalho dos profissionais que estão a serviço dos hamburguenses”, completou. O diretor da Guarda Municipal, Everaldo Rosa de Souza, reforça a ideia do secretário. “Nesses 20 anos a Guarda tem se aproximado cada vez mais da população, principalmente no policiamento comunitário, na educação de trânsito e no suporte das ocorrências de defesa civil. Parabenizo todos os guardas por todos os anos de trabalho servindo o Município”.


Rústica
As inscrições para rústica da Guarda, serão feitas a partir das 8horas. O horário da largada está marcado para às 9 horas. A concentração, saída e chegada da atividade será realizada na Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo (Rua Castro Alves, 166, bairroRio Branco). O percurso será dividido de acordo com as categorias. Para a infantil será um trajeto de dois quilômetros, para categoria entre 14 e 17 anos, cinco quilômetros, e para as categorias adulto e segurança pública, serão dez quilômetros. Haverá troféu para o primeiro, segundo e terceiro lugar de cada categoria, e medalhas para quarto e quinto colocados.


Histórico da Guarda Municipal
A lei Municipal nº 05/90, de 8 de janeiro de 1990, criou a Guarda Municipal de Novo Hamburgo. No mês de fevereiro de 1992, um concurso selecionou os guardas, que preencheram 180 vagas. Após realizado o processo seletivo, foram selecionados 149 homens e 31 mulheres, que tiveram seus nomes homologados por Portaria, no dia 23 de março de 1992. Data esta, escolhida para o aniversário da corporação.


Atualmente, a Guarda Municipal é composta por 193 Guardas, sendo 151 homens e 42mulheres. Conta com uma frota de vinte veículos, sendo uma camioneta, dois veículos de transporte de passageiros, nove automóveis e oito motocicletas para o patrulhamento. A Guarda Municipal além das atividades normais de fiscalização, orientação de trânsito, guarda do patrimônio público, atua com outras iniciativas, como os Projetos da Guarda Mirim, Teatro da Guarda e o Grupo de Dança.


21º Congresso Nacional das Guardas Municipais
Em agosto de 2011, Novo Hamburgo sediou o 21º Congresso Nacional das Guardas Municipais. O evento,  que ocorreu nos pavilhões da FENAC, contou com a participação de 1.129 profissionais da segurança pública, vindos de 166 municípios de 24 estados brasileiros. Durante o encontro, aconteceram debates e palestras, onde foi reforçada a discussão da temática do Congresso: “O PRONASCI, os municípios e as guardas municipais na prevenção à violência”.


Atribuições da Guarda Municipal
- Cabe a Guarda Municipal, executar, fiscalizar, realizando e regulamentando o ordenamento do trânsito viário, transporte urbano dentro dos limites do Município, vigilância escolar e patrimonial, controle de multas de trânsito.
- Realizar a guarda e vigilância dos bens e próprios públicos, serviços e instalações municipais e demais equipamentos públicos comunitários e urbanos.
- Manter ações de Defesa Civil por meio de operações de busca, salvamento, resgate, cerco, observação de cortejos, controle de tumultos, distúrbios e motins, controle de tráfego rodoviário, ferroviário e urbano, prevenção e combate a incêndios de qualquer tipo e patrulhamento de cidades, florestas, mananciais, estradas, rios e lagos.
- Gerenciar e fiscalizar o Sistema de Videomonitoramento
- Otimizar suas ações por meio da integração com as demais secretarias municipais e entidades da sociedade civil organizada.
- Fiscalização da atividade ilegal de guardadores de carros(flanelinhas), conforme Lei Municipal.


Programaçãodo Aniversário:

18/03, às 8 horas – Rústica da Guarda Municipal – concentração, saída e chegada será na Sociedade Ginástica (Rua Castro Alves, nº166, bairro Rio Branco). 


19/03, das 9 às 11 horas – Blitz Educativa no Trânsito – Praça do Imigrante.


19/03, das 14 às 16 horas - Blitz Educativa no Trânsito – Praça 20 de Setembro.


20/03, das 8 às 12 horas e das  14 às 17 horas – Circuito de Trânsito –Sede da Guarda Municipal (Rua Três de Outubro, esquina com Rua BentoGonçalves), participação de quatro Escolas Municipais.


21/03, a partir das 10 horas – Concurso Apito de Ouro, que premiará o guarda que melhor executar as funções (silvos e gestos).


22/03, às 12 horas – Almoço integração da Direção da Guarda Municipal – Local: Restaurante Portal no Esporte Clube NovoHamburgo.


23/03, às 8h30 – Café da Manhã com diretores e ex-diretores da GuardaMunicipal. Local: Auditório da sede da Guarda Municipal


24/03, às 9 às 11 horas – Entrega dos certificados para os Guardas Municipais e instituições que apoiaram no 21º Congresso Nacional das Guardas Municipais. Local: Sítio Portal (Estrada Afonso Strack, 2390, Lomba Grande)


24/03, das 8 às 17 horas – Jogos liberados (vôlei misto, futebol)

Zé Aldo Pinheiro narrará futebol para a Rádio Caxias

Comunicador admite ter pensado em desistir de atuar em veículo de comunicação

Após a surpresa pela demissão no Grupo RBS, o narrador José Aldo Pinheiro recebeu sondagens de veículos de comunicação e, segundo informou, até mesmo de escritório de advocacia fora do Rio Grande do Sul. Uma das propostas, Zé Aldo já aceitou: será narrador freelancer na Rádio Caxias (AM 930) e fará sua estreia neste sábado, 17, no jogo de Internacional e Juventude, pelo Campeonato Gaúcho.

Ao Coletiva.net, Zé Aldo afirmou que chegou a pensar em largar a imprensa após pedido dos filhos, mas que percebeu ter sido apenas uma fase de mudanças. “A minha vida seguirá normalmente. Neste período, percebi que tenho mais amigos do que imaginava”, comemorou. Aos admiradores do seu trabalho, o comunicador mandou um recado: “Após um período inicial de grande desilusão, estou me sentindo muito bem. Agradeço a atenção e o carinho de todas”.

fonte: www.coletiva.net

Senado regula regras sobre direito de resposta

Proposta preenche lacuna deixada pela revogação da Lei de Imprensa em 2009

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta-feira, 14, o Projeto de Lei (PL) 141/11, que regula o exercício do direito de resposta ou retificação do ofendido por matéria divulgada, publicada ou transmitida por veículo de comunicação social. Aprovada em decisão terminativa, a matéria seguirá para a Câmara dos Deputados e, se não houver recurso, para votação pelo Plenário do Senado.

A revogação da Lei de Imprensa (Lei nº 5.250/67) pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em 2009, criou uma espécie de ‘vácuo jurídico’ em torno da questão, o que motivou a proposta legislativa. Da comissão, o texto original recebeu ajustes com o argumento de compatibilizar a manifestação do ofendido pelos meios de comunicação com a garantia de liberdade de expressão, de modo a impedir excessos e eventuais arbitrariedades.

A proposta assegura o direito de resposta ou retificação, gratuito e proporcional ao agravo, ao ofendido em matéria cujo conteúdo atente contra a honra, a intimidade, a reputação, o conceito, o nome, a marca ou a imagem de pessoa física ou jurídica. De acordo com o projeto, a retratação ou retificação espontânea impedirá o exercício do direito de resposta, mas não a ação de reparação moral.

O ofendido deverá exercer o direito de resposta no prazo de 60 dias, contado da data da primeira divulgação da matéria. O PL estabelece ainda que, após receber o pedido de resposta ou retificação, o juiz terá 24 horas para pedir a citação do responsável pelo meio de comunicação. A sentença deverá ser expedida em, no máximo, 30 dias após o ajuizamento da ação, salvo na hipótese de conversão do pedido em reparação por perdas e danos.

fonte: www.coletiva.net

quinta-feira, 15 de março de 2012

Nova Central do Cartão SUS ampliará atendimento em Novo Hamburgo


A partir desta quinta-feira, 15 de março, começa a operar a nova Central do Cartão SUS em Novo Hamburgo. As operações serão realizadas junto ao Sindicato dos Sapateiros, na Rua Joaquim Nabuco, 177, próximo aoTerminal Rodoviário do bairro Rio Branco. A medida da Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde (SMS), se deve à Resolução 250 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que exige das operadoras de planos de saúde que seus usuários de tenham o Cartão SUS. Devem procurar a confecção do documento somente aquelaspessoas que ainda não o possuem, evitando a duplicidade dos cartões.


Em coletiva de imprensa realizada quarta-feira, dia 14 de março, naSMS, a secretária Clarita de Souza explicou os motivos que levaram a Administração a criar a nova central. Uma das principais razões que levaram a instalação do espaço foi o aumento da procura pela confecção do documento após a Resolução da ANS. “Os cidadãos que nunca tiveram Cartão SUS precisarão procurar esse serviço. É uma medida que ajudará as operadoras de plano de saúde e também a comunidade, pois aumentaremos o número de atendentes na nova central”, salientou a secretária.


O local contará com sete guichês de atendimento e funcionará das 8h30 às 17h30, sem fechar ao meio-dia. Durante o dia, a central terá capacidade de emitir 70 cartões por hora, chegando a 360 por dia.Serão distribuídas senhas dentro do horário de atendimento do novo espaço. Diariamente serão 270 senhas aos usuários.


As operadoras de plano de saúde têm até o dia 5 de junho para entregar os dados dos usuários ao ANS. Para tanto, ficou acordado junto ao Município que os cidadãos devem providenciar o cartão SUS até 30 de abril. A expectativa é de que, até lá, a Prefeitura faça a emissão de 50 mil cartões.


Como proceder:
- Se o cidadão já tiver Cartão SUS, não precisa refazê-lo;
- Para providenciar o Cartão SUS é necessário apresentar os seguintes documentos: cópia da Carteira de Identidade, cópia do CPF, Certidão de Nascimento (no caso de não possuir CPF e RG) e comprovante de residência em Novo Hamburgo atualizado (contas de água, luz ou telefone);
- Caso o comprovante de residência esteja em nome de terceiros, o mesmo devevir assinado pelo titular do declarando que o solicitante do Cartão SUS mora no local, acompanhado de cópia da Carteira de Identidade do titular do comprovante;
- Além disso, caso o comprovante esteja em nome do cônjuge, apresentar Certidão de Casamento. Se não tiver, proceder com a situação informada acima;
-Empresas ou planos de saúde podem entregar os documentos necessários dos funcionários e dependentes em um envelope na nova Central de Atendimento do Cartão SUS.


Central de Atendimento do Cartão SUS
Junto ao Sindicato dos Sapateiros - Rua Joaquim Nabuco, 177, próximo aoTerminal Rodoviário do bairro Rio Branco.
Horário de atendimento: das 8h30 às 17h30, sem fechar ao meio-dia

terça-feira, 13 de março de 2012

CARTÃO DO SUS EM NOVO LOCAL

Prefeitura abrirá nova central
para emissão do Cartão SUS


A Prefeitura de Novo Hamburgo inaugura na quinta-feira, dia 15 demarço, uma nova Central de Atendimento do Cartão SUS. O serviço será feito na Rua Joaquim Nabuco, 177, no Sindicato dos Sapateiros, próximo ao Terminal Rodoviário do bairro Rio Branco. Para esclarecer os novos procedimentos, a secretária da Saúde, Claritade Souza, juntamente com sua equipe, realizará uma coletiva deimprensa na quarta-feira, dia 14, a partir das 15h30, na sede da SMS, no 5º andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry (Rua GuiaLopes, 4201, bairro Canudos). Usuários que já possuem o Cartão SUS não precisam refazê-lo.

JOVEM PROFISSIONAL COM INSCRIÇÕES NA FEEVALE

Jovem Profissional Feevale 2012 está inscrições abertas

As inscrições para o projeto, que é gratuito e atende a jovens de 15 a 21 anos, podem ser feitas até este domingo, dia 18

Estão abertas até este domingo, dia 18 de março, as inscrições para o projeto Jovem Profissional Feevale – edição 2012. Podem participar estudantes que estão cursando o Ensino Médio, ou já formados em Escolas Públicas, da região do Vale do Sinos. Os interessados devem ter entre 15 e 21 anos, renda familiar que não ultrapasse 1,5 salário-mínimo por morador da casa, e poder se deslocar até o local das aulas, no Núcleo de Extensão Universitária da Universidade Feevale, na Valetec (ERS-239, km 23, Av. Edgar Hoffmeister, 600), em Campo Bom.

As inscrições podem ser feitas nas secretarias das escolas Fernando Ferrari (Av. São Leopoldo, 877), La Salle (Rua Erwino Brandbury, 65) e 31 de Janeiro (Rua Visconde de Mauá, 100), em Campo Bom. O aluno deve preencher a ficha de inscrição e devolvê-la no próprio colégio, anexando cópia da carteira de identidade, comprovante de residência, comprovante de matrícula ou de conclusão do Ensino Médio e comprovante de renda dos moradores da casa. As inscrições também podem ser feitas pelo site www.feevale.br/jovemprofissional nesse caso, o aluno deve entregar cópia dos documentos exigidos no dia da prova de seleção.

Serão disponibilizadas 40 vagas, divididas em duas turmas de 20 alunos (manhã e tarde). O processo seletivo envolve a análise dos documentos apresentados e uma prova de conhecimentos gerais, que será realizada na segunda-feira, dia 19 de março, às 14h, na Escola Fernando Ferrari (Av. São Leopoldo, 877, Campo Bom). A divulgação dos resultados será feita no dia 20 de março, nas escolas e no site www.feevale.br/jovemprofissional.

O projeto é totalmente gratuito, incluindo material didático. O curso apresenta forte ênfase em informática e preparação para o mercado de trabalho. Além de informática (Windows, aplicativos, edição de imagem e vídeos, Linux e programação), o curso inclui aulas de Português, Inglês, Psicologia, palestras e visitas técnicas a empresas de tecnologia do Vale do Sinos. As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã (das 8h às 12h) e tarde (das 13h15min às 17h15min).
As aulas serão realizadas em Campo Bom, no Núcleo de Extensão Universitária da Feevale na Valetec. A empresa de transportes Citral possui linhas que atendem a este bairro. Mais informações podem ser obtidas no site www.feevale.br/jovemprofissional, ou pelo telefone (51) 3586-8839.

SENAC DE NOVO HAMBURGO

Senac Novo Hamburgo inscreve para cursos no mês de março   

Com o fim da temporada de férias, muitas empresas reavaliam seu quadro de funcionários e abrem diversas oportunidades de emprego. Para concorrer a estas vagas é necessário estar capacitado, pensando nisso o Senac Novo Hamburgo abre vagas para os cursos de Dicção, Desinibição e Oratória, Gestão de Pessoas e Relacionamento Interpessoal e Gestão Financeira. As inscrições podem ser feitas na Unidade, localizada na Rua Bento Gonçalves, 1537.
   
   O curso de Gestão Financeira aborda conhecimentos como informações financeiras, planejamento, capital de giro, fluxo de caixa e captação e aplicação de recursos. A carga horária é de 40 horas, e aulas serão ministradas as terças e quintas-feiras, das 19h às 22h, com início no dia 27 de março. Já o curso de Gestão de Pessoas e Relacionamento Interpessoal leva conhecimentos de cultura organizacional, recrutamento e seleção, tipos de treinamento, trabalho em equipe, entre outros conhecimentos necessários para um bom desempenho profissional. As aulas serão aos sábados, das 9h às 12h, com início dia 17 de março.
   
   Com carga horária de 30 horas o curso de Dicção, Desinibição e Oratória, conduz os alunos aos conhecimentos necessários de como utilizar corretamente as técnicas do uso da voz para uma adequada dicção e pronúncia, expressão corporal na postura e uso correto do microfone. As aulas iniciam no dia 27 de março e as aulas serão as terças e quintas-feiras, das 19h às 22h.
   
   Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3594-6133, ou através do site www.senacrs.com.br/novohamburgo.

SENAC TEM CURSO À DISTÂNCIA

Senac Gravataí inscreve para cursos técnicos a distância

Para quem busca uma maneira rápida de inserir-se no mercado de trabalho ou de recomeçar em outro setor, os cursos técnicos oferecidos pelo Senac são opções que unem qualidade de ensino e ótimas garantias de empregabilidade. Para 2012, O Senac Gravataí está com inscrições para três opções de cursos técnicos na modalidade a distância: Técnico em Transações Imobiliárias, Técnico em Administração, Técnico em Recursos Humanos. As aulas iniciam no dia 26 de março e as inscrições já podem ser feitas na Unidade, localizada na Rua Coronel Vicente, 45.
   
   Durante o curso, os alunos terão um encontro presencial por semana, que será realizado na Unidade, e as demais atividades serão disponibilizadas em um ambiente virtual de aprendizagem. As aulas iniciam no dia 26 de março. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3488 8860 ou através do site www.senacrs.com.br/gravataí

SAÚDE EM NOVO HAMBURGO

Leonardo Hoff denuncia ao CREMERS falta de médicos em Novo Hamburgo

Preocupado com a constante falta de médicos no Hospital Municipal de NovoHamburgo, o vereador Leonardo Hoff (PP) enviou uma carta oficial ao Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul – Cremers, solicitando ao Presidente da entidade, Dr. Rogério Wolf de Aguiaruma investigação sobre o descaso  dos órgãos públicos com oshamburguenses que necessitam do serviço de saúde. As denúncias realizadas pelos usuários e servidores relatam a falta de médicotraumatologista nos dias 18 e 19 de fevereiro. Além disso, nos dias23 e 24 chegaram informações sobre suposta superlotação na sala de recuperação do bloco cirúrgico, com diversos pacientes necessitando de cirurgia.

Hoff que já foi diretor da casa de saúde afirma que respeita todos os funcionários da Fundação Hospitalar  mas se diz preocupado com a comunidade que não está sendo atendida como deveria.
“As denúncias chegam de várias maneiras e já são rotineiras. A comunidade está expondo os problemas e é necessário umaintervenção do Conselho para que tal problema seja sanado e a comunidade possa ser atendida de maneira rápida e qualificada”, declarou o jovem progressista que anexou junto a carta, denúncias feitas pelos hamburguenses que utilizam o Hospital.

O CREMERSinformou que irá estudar as denúncias e tomará as atitudes necessárias para que os fatos não se repitam.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Lomba Grande festejou o Carnaval Fora de Época



Mônica Bortolotti
Parte da Corte do Carnaval 2012, a rainha Rainha Josiane



O Carnaval Fora de Época empolgou os moradores de Lomba Grande. No sábado, 10 de março, a Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Cultura (SECULT), em parceria com a Associação das Entidades Recreativas, Culturais e Carnavalescas (AERCC-NH), realizou os festejos no bairro rural do Município. A festa foi realizada na Rua João Aloysio Allgayer, em frente ao Instituto Madre Benícia, erecebeu centenas de moradores que foram conferir o encontro das escolas de samba da cidade.



Mônica Bortolotti
Parte dos integrantes das baterias das escolas de samba de Novo Hamburgo
 e São Leopoldo tocando juntos em sinal deconfraternização.



Quemf oi  à festa destacou a organização e a alegria dos foliões. O advogado Velton Goulart esteve com sua neta na avenida. “Venho todos os anos prestigiar este carnaval. Aqui é o carnaval da família pois é organizado e todos comparecem para se divertir”, comentou.Mas houve também quem foi para a avenida para se reunir com os amigos. A participante da escola de samba Cruzeiro do Sul, Marise da Costa, foi uma destas pessoas. Para ela, o Carnaval Fora de Época serve para celebrar a união das escolas. “Esta integração entre todas as escolas de samba é muito importante, pois não temos rivalidade, só amizade”, rimou Marise. Entre as atrações estava a apresentação de escolas de samba de Novo Hamburgo e São Leopoldo, além de grupos de pagode e a presença da Corte do Carnaval hamburguense.

Mônica Bortolotti
O advogado Velton Goulart e sua neta prestigiando o carnava lde Lomba Grande.

 
Amyr Klink palestra em Aula Magna do ICSA

Evento acontece nesta quarta-feira, dia 14, no Teatro Feevale

Nesta quarta-feira, dia14 de março, o Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da Universidade Feevale realiza a sua Aula Magna, com o velejador Amyr Klink. O evento, que acontece a partir das 19h30min, no Teatro Feevale (ERS-239, 2755, Novo Hamburgo), é voltado apenas para alunos da Feevale.  Amyr Klink ministrará a palestra Sem fronteiras, que tratará de temas como planejamento, inovação e persistência.

Sobre Amyr Klink
Amyr Klink é natural de São Paulo, filho de pai libanês e mãe sueca. Começou a frequentar a região de Paraty (RJ) com a família quando tinha apenas dois anos. Essa cidade histórica do litoral brasileiro é o lugar que o inspirou a viajar pelo mundo. Já fez 39 viagens por todos os continentes, 15 destas à Antártida, tendo navegado cerca de 250 mil milhas náuticas, em navios que ele mesmo projetou e construiu. Algumas dessas viagens foram solitárias, a mais longa tendo durado 642 dias. É casado com a também velejadora Marina Bandeira e pai de três filhas. Publicou os livros Paratii, Entre dois polos; Mar sem fim; e Linha d’água, entre outros.
Gauchão: Novo Hamburgo levou 5 a 0 e não viu a cor da bola no Olímpico

Uma tarefa complicada sob forte calor de 35 graus: vencer o Grêmio em pleno o Estádio Olímpico. O Novo Hamburgo foi a capital gaúcha na tardedeste domingo, dia 11, e acabou sendo derrotado pelo time Tricolor pelo placarde 5 a 0, encerrando os 11 jogos de invencibilidade no Campeonato Gaúcho de 2012.


O time do Vale dos Sinos foi surpreendido logo aos 5 minutos da primeira etapa. Em investida de ataque pela meia direita, André Lima recebeu passe e chutou no canto direito de Eduardo Martini, marcando o gol da equipeTricolor.

Dentro das quatro linhas, o jogo começava a esquentar. Aos 20 minutos, lance duvidoso não marcado a favor do Novo Hamburgo. O zagueiro Luis Henrique avançou pela esquerda de ataque e bateu cruzado. Pedro Silva tentou concluir porém foi travado pelo zagueiro do Grêmio, sendo derrubado dentro da área. Dez minutos depois, linda tabela entre Mendes e Juba, o artilheiro da competição soltou a bomba de fora da área, obrigando o goleiro Victor a mandar para escanteio.

Com 5 minutos de acréscimo e o desgaste físico de ambas asequipes, o resultado não se alterou, fim de primeiro tempo, 1 a 0 para oGrêmio.

No intervalo, o técnico Itamar Schulle mandou a campo o lateral esquerdo Pedrinho, substituindo Luis Henrique, que já estava com cartão amarelo. E assim como no primeiro tempo, o time anilado sofreu o segundo gol muito cedo, aos 8 minutos da etapa complementar Kléber recebeu bola na pequena área e marcou. Aos 22 minutoso terceiro gol do Grêmio. Marco Antônio cruzou e Souza cabeceou para ampliar.

Mesmo com algumas alterações no segundo tempo, o time anilado não conseguiu buscar o resultado e sofreu o quarto gol. Bergtólio encontrou Fernando sozinho na pequena área, o volante só teve o trabalho de empurrar para o gol. Bergtólio decretou o resultado final em chute de fora da área. Fim de jogo no Estádio Olímpico, Novo Hamburgo é derrotado pelo Grêmio por 5 a 0.

NOVOHAMBURGO (0)
Eduardo Martini, Pedro Silva(Paulinho Macaíba), Alexandre, André Paulino, Luis Henrique(Pedrinho),Chicão, Zaquel, Márcio Hahn (Dimitri), Clayton, Juba e Mendes. Técnico Itamar Schulle

GRÊMIO(5)
Victor,Gabriel (Pará),Gilberto Silva, Werley, Julio Cesar, Fernando, Souza (Marquinhos), Léo Gago, Marco Antônio, Kléber e André Lima (Bergtólio). Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Cartões:Léo Gago (G), Márcio Hahn (NH), Luis Henrique (NH), André Paulino (NH)

FICHATÉCNICA
Grêmio x Novo Hamburgo
Data:11/03/2012
Local: Estádio Olímpico
Horário:16h
Arbitragem:Anderson Daronco, auxiliado por Júlio Cesar dosSantos e Maurício Penna.