sexta-feira, 5 de junho de 2009

Estudantes fazem caminhada no Dia Mundial do Meio Ambiente

Alunos de várias escolas de ensino médio de Novo Hamburgo participaram de uma caminhada nesta sexta-feira, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. Os estudantes saíram de suas escolas e caminharam até a Praça do Imigrante, no Centro, onde assistiram a apresentação do grupo teatral Canal Livre, da Guarda Municipal. Também receberam dicas sobre preservação ambiental de técnicos e agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (SEMAM). “Queremos que as gerações que vão viver o futuro do planeta comecem a se conscientizar desde cedo”, disse o titular da pasta, Ernani Galvão. De acordo com ele, a humanidade destrói hoje 20% a mais do que a Terra é capaz de recuperar. “Se continuarmos neste ritmo, em 2035 teremos destruído 75% da biodiversidade do planeta”, alertou Galvão.
O prefeito Tarcísio Zimmermann participou da atividade e conversou com os estudantes, ressaltando a importância da preservação ambiental. “Todos temos que reaprender a viver em harmonia com a natureza”, disse Tarcísio.

Sábado é dia sem sacola plástica
Como parte da programação da Semana do Meio Ambiente de Novo Hamburgo, a Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (SEMAM) promove neste sábado, dia 6, uma grande mobilização de conscientização junto à comunidade.
Durante todo o dia, voluntários, representantes de entidades e organizações não-governamentais vão distribuir material informativo para conscientizar a população sobre o problema que representam as sacolas plásticas para o Meio Ambiente, e estimular o uso de sacolas biodegradáveis ou reutilizáveis. Os agentes vão realizar blitzes nos semáforos e também nos supermercados. A atividade, que será desenvolvida em pontos estratégicos da cidade, já inicia na sexta.
De acordo com o diretor de Recursos Naturais, Áreas de Proteção, Licenciamento e Controle da Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (SEMAM), Moisés Medeiros, a campanha tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o uso correto das sacolas. “Queremos estimular as pessoas a usarem sacolas reutilizáveis. As de plástico causam um impacto muito grande na natureza”, disse Medeiros. De acordo com ele, o material leva mais de 100 anos para se decompor. Além disso, quando jogadas nas ruas, as sacolas acabam entupindo os bueiros e causando inundações. “Uma prova da dimensão do problema é visível nos lixões. Lá podemos ver que o branco das sacolas predomina”, completa o diretor.

Passeio ciclístico estimula uso de transporte alternativo

No domingo, dia 7, os hamburguenses terão a oportunidade de se exercitar e ao mesmo tempo participar de uma atividade em prol da natureza. Isso porque será realizado um passeio ciclístico que integra a Semana do Meio Ambiente de Novo Hamburgo, que ocorre de 30 de maio a 7 de junho. O passeio começa às 9h30min, com saída da Praça do Imigrante e chegada no Parque Municipal Henrique Luís Roessler (Parcão). Ao todo, serão percorridos aproximadamente quatro quilômetros, com uma parada programada na Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). No local, serão sorteadas duas bicicletas. Uma entre todos os participantes e outra para a escola que mais levar alunos.
Conforme o titular da Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (SEMAM), Ernani Galvão, a ação tem o objetivo de incentivar a população a usar a bicicleta, reduzindo o uso de veículos movidos a combustão, proporcionando um maior contato com a natureza e melhorando a qualidade de vida das pessoas. “A luta pela diminuição da emissão de gases causadores do efeito estufa e pela redução do aquecimento global não vai passar despercebida pelos hamburguenses”, disse Galvão. Com a chegada no Parcão, os participantes se integrarão às atividades que serão realizadas ao longo do dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário