quarta-feira, 29 de agosto de 2012



A   CAPPELLA
Quinteto feminino israelense


https://mail.google.com/mail/u/0/images/generic.gif 


"A cappella" é uma expressão de origem italiana, também utilizada na maioria dos idiomas ocidentais, que designa a música vocal sem acompanhamento instrumental.

O canto a cappella (em português: "na capela") tem suas origens na prática do canto gregoriano, que não exige o auxílio do órgão ou de qualquer outro instrumento, sendo
executado apenas por vozes de monges ou clérigos que formavam o grupo de cantores chamado schola cantorum. Muitas vezes os cantores desciam do presbitério e se
punham a cantar em uma capela lateral da igreja, daí a origem da expressão.
São exemplos de composições a cappella os motetos e os madrigais.

Compositores como Mozart, Bach e Bruckner escreveram muita música para esta formação.

A técnica a cappella foi e até hoje é usada nas igrejas.

Além do canto gregoriano, a maior parte da músicas sacras renascentistas pra grupos vocais ou coros polifônicos também foi concebida pra ser cantada "a cappella" .







Courovisão inicia com grandes expectativas para empresas hamburguenses

Andressa Lima
 A gerente comercial da empresa Termojet Injetados, Samantha Becker, mostra os produtos da empresa.

Fazendo parte do estande da Prefeitura de Novo Hamburgo, organizado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia Trabalho e Turismo (SEDETUR), nove empresas do Município participam da Courovisão
 2012 – Feira Internacional de Componentes, Couros, Produtos Químicos, Equipamentos e Acessórios para Calçados e Artefatos. O evento, voltado pra as coleções Outono/Inverno acontece no Parque de Exposições da Fenac (Avenida Nações Unidas, 3825, bairro Ideal), em Novo Hamburgo.

Na 13ª edição da feira, que recebe a visita de empresários e compradores, 75 marcas buscam maior lucro, clientes e crescimento. Entre os 187 expositores presentes, a gerente comercial da empresa Termojet Injetados, Samantha Becker, de 25 anos, ressalta a importância de participar da mostra e o incentivo recebido pela SEDETUR. “É muito importante estar aqui mostrando o produto, ainda mais com o apoio que a Prefeitura nos oferece”, afirmou, contando ainda que as expectativas para a feira são as melhores possíveis. “Essa é a chance de termos novos contatos e fazer clientes, pois o estande é a nossa vitrine”.

Além da mostra de produtos voltados para o setor coureiro-calçadista, os presentes podem assistir palestras e participar de fóruns. Segundo a diretora de captação de Investimentos e Empreendedores da SEDETUR, Minéia Stoffel, as ações acrescentadas no evento podem servir de incentivo. “É um incremento significativo para feira e faz com que as pessoas, não só mostrem seus produtos, mas também estimulem a capacidade criativa dos empresários”, argumenta.
A Courovisão ocorre até o dia 30 de agosto, das 13 às 20 horas. O secretário da SEDETUR, Carlos Finck, ainda salienta que a antecipação da data pode ser uma grande oportunidade. “É essencial esta antecipação para a preparação dos materiais. Há mais tempo para apresentação dos produtos, sendo um complemento para o Verão 2012 e Outono Inverno 2013”, aponta.

Empresas presentes no Estande de Novo Hamburgo
Fivelplast
Berlonzi
Fenix Laser
Stilu´s Textil
Termojet Injetados
Metalburgo
Silveira Couros e Tapetes
Polyterm 
Gold Laser Bordados e Acessórios


terça-feira, 28 de agosto de 2012





















Unidade de Saúde é alvo de roubo e vandalismo


Por volta das 6h50 da manhã de terça-feira, 28 de agosto, funcionários da Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Rondônia foram surpreendidos ao encontrarem o local arrombado e totalmente desorganizado. “Pelas coisas que levaram, acredita-se que eles não tiveram muito tempo, pois todas as salas têm computadores”, informou Fernanda Welter, coordenadora da Unidade. 

Os bandidos tiveram acesso ao prédio através do arrombamento de uma cerca e a grade de uma das janelas. Durante a ação foram levados um monitor e um gabinete de computador e uma balança digital pediátrica. A secretária Municipal de Saúde, Clarita de Souza, lamentou o ocorrido. “Infelizmente tivemos uma Unidade de Saúde assaltada. O que o público precisa compreender é que essas unidades são feitas para o atendimento e para auxiliar a sociedade e esses fatos acabam atrapalhando”, citou.

Fotos: (Créditos: Carol Santos)

Proprietários de imóveis rurais devem realizar declaração

A Receita Federal está disponibilizando o programa do Imposto Territorial Rural (ITR 2012), até o dia 28 de setembro, no endereço eletrônico http://www.receita.fazenda.gov.br/. Os proprietários de imóveis rurais devem declarar o imposto dentro do período determinado para evitar a cobrança de multas. Para preencher a Declaração do Imposto Territorial Rural (DITR), o contribuinte pode baixar o Programa Gerador da Declaração (PGD), que deve ser enviado por meio do aplicativo Receitanet. “Os proprietários de imóveis da zona rural devem fazer a declaração e da zona urbana também, pois ainda há propriedades com destinações rurais. A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) fará a declaração apenas para imóveis do Município”, salienta o diretor da SDR, Rogério da Silva Schonardie.

Para mais informações sobre imóveis, os proprietários podem consultar o número de inscrição na Receita Federal (NIRF), acessando o site da entidade. A SDR também pode ser consultada em caso de dúvidas. A secretaria fica na Rua João Aloysio Allgayer, 1238, em Lomba Grande, e atende no telefone 3596-1022.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

DIRETO DE MOÇAMBIQUE - por Jorge Mirione


Adquiridos equipamentos para a estação sismográfica da Unimontes

Oficializada a aquisição dos equipamentos para a estação sismográfica que será instalada pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) no município, em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), com o apoio da Universidade de Brasília (UnB). A compra dos instrumentos foi efetivada através de licitação internacional, vencida pela empresa “Ampere”, com sede no México, sendo que também foram feitos levantamentos em empresas do Canadá e dos Estados Unidos.

A estação deverá entrar em funcionamento a partir de novembro, quando será feita a entrega e instalação dos aparelhos. Ainda será definido o local de funcionamento da estação, que terá como objetivo monitorar e identificar as causas dos tremores de terra registrados em Montes Claros e na região do Norte de Minas. Os recursos envolvidos, no valor de R$ 142.022,49, foram liberados pelo Governo do Estado, por intermédio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), contando com a interveniência da Fundação de Apoio ao Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor).

Os trabalhos para a implantação do centro de estudos sismográficos são desenvolvidos na Unimontes pelo departamento de Geociências e pelo Centro de Estudos de Convivência com o Semiárido – CECS –, sob a coordenação do professor Expedito José Ferreira. “Por se tratar de equipamento importado e especial”, explica o coordenador, “a empresa fornecedora solicitou um prazo maior para o envio dos aparelhos”, que, por isso, “somente serão entregues em novembro”.

Conforme relata o professor Expedito José Ferreira, em atendimento à demanda do Governo do Estado, a Unimontes elaborou o projeto para a compra dos equipamentos necessários para a estação sismográfica desde o primeiro semestre de 2011. A proposta foi apreciada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e, posteriormente, foi aprovada pela Fapemig.

Nas ações, a Universidade Estadual de Montes Claros contou com o apoio técnico do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília/DF (Obsis/UnB), por intermédio dos professores Lucas Vieira Barros e Darlan Portela Fontenele, responsáveis pelo dimensionamento e pelas especificações técnicas dos equipamentos e acessórios sismográficos, que contemplam, entre outros, as unidades de aquisição de dados, o sismógrafo, rádios e painel solar.

COMO SERÁ O FUNCIONAMENTO DA ESTAÇÃO

A instalação da estação sismográfica será feita com o apoio da equipe técnica do Observatório da UnB, que também será responsável pelo treinamento da equipe para o pleno funcionamento do local, assim como a interpretação e divulgação dos dados registrados. “A Unimontes já disponibilizou um técnico, que vai fazer a leitura do sismográfico e enviará as informações para o Observatório Sismológico da UnB, através do sistema de transmissão de dados (FTP)”, explica Expedito José Ferreira.

Ele salienta que a gestão superior da Unimontes já iniciou outros entendimentos com a Universidade de Brasília com o propósito de assinar um Termo de Cooperação Técnica entre as duas instituições para o desenvolvimento de estudos e pesquisas conjuntas, como forma de monitorar e conhecer as causas das ocorrências dos abalos sísmicos. “Os dados a serem coletados na estação sismográfica permitirão a realização de estudos detalhados sobre a extensão de uma suposta falha geológica existente na região, o monitoramento dos tremores e, também, o conhecimento sobre a possibilidade e magnitude de outros abalos”.

O professor Expedito José Ferreira lembra que, de acordo com os cientistas, não se pode evitar ou prever a ocorrência dos abalos sísmicos. “Mas, a partir dos estudos feitos com a instalação da estação sismográfica, poderão ser traçados planos de contingência e de prevenção de danos junto à população”, afirma o coordenador do projeto da Unimontes.

Por: Alessandra Marques
Jornalista e Biomédica
Top of Form