segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Amanhã, dia 9, é celebrado o Dia Internacional dos Povos Indígenas




A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas, em 1995 e presta uma homenagem às realizações das populações indígenas do mundo. A Quinta da Estância Grande realiza um projeto de valorização da cultura com os índios da aldeia Mbyá Guarani, no Rio Grande do Sul.



Amanhã, dia 9 de agosto comemora-se o Dia Internacional dos Povos Indígenas, em uma homenagem à cultura e tradição do povo. Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 1995, a data é uma maneira de chamar a atenção para a alarmante situação de sobrevivência dos índios em suas comunidades. Segundo o relatório da ONU, divulgado em janeiro de 2010, cerca de 15% dos 370 milhões de índios representam um terço dos mais pobres do mundo. O documento revela ainda que o analfabetismo, o desemprego e a discriminação são os principais fatores que geram a pobreza dos indígenas.



Apesar deste cenário pouco animador, a população indígena busca resgatar suas origens e tradições. No Rio Grande do Sul, os índios da tribo Mbyá Guarani da Estiva participam do Projeto de Valorização da Cultura Indígena, realizado desde 1998, pela Quinta da Estância Grande, maior fazenda de turismo rural pedagógico do Brasil. Segundo a Diretora Pedagógica da Fazenda, Sônia Sittoni Goelzer, o projeto foi desenvolvido após uma visita às duas aldeias, localizadas em Viamão, e a percepção das carências em alimentação, higiene e vestuário. “Diante desta situação, sugerimos um acordo de cooperação e não de assistencialismo. Eles apresentariam sua cultura, como as danças, os cantos, a culinária e os artesanatos, e a Quinta da Estância reduziria o valor do ingresso para participantes que trouxessem doações de roupas, alimentos e brinquedos, entregues diretamente para eles”, explica Sônia.



Com o andamento do projeto e diversas reuniões, os indígenas foram percebendo a importância da sua cultura e o legado que haviam dado para os gaúchos. A pedagoga conta que este resgate elevou a estima da reserva e trouxe vários benefícios. “O grupo de dança e canto se aprimorou e com as doações de instrumentos musicais que realizamos, a aldeia formou dois grupos que já gravaram CDs e se apresentam em eventos culturais”, afirma.



A realidade da aldeia Mbyás Guarani, que conta com 32 famílias e 190 moradores, mudou bastante. Atualmente, as casas possuem luz, água de poços artesianos e escolas bilíngües até o ensino médio, onde estudam 60 crianças indígenas.



Nestes 13 anos de projeto, a Quinta da Estância Grande já recebeu mais de 30 mil alunos, de várias escolas do Estado, que conheceram a cultura indígena, valorizando e disseminando as tradições Guarani. Além de manter o contato durante todo o ano com a Reserva da Estiva, a Fazenda também disponibiliza espaço para a venda de artesanato e realiza doações de materiais e alimentos quando necessários.



Sobre a Quinta da Estância Grande



Fundada em 1992, a Quinta da Estância Grande é a maior fazenda de turismo rural pedagógico do Brasil, pioneira em ações de educação ambiental e sensibilização ecológica. Foi o primeiro empreendimento turístico do Brasil aceito como Signatário do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e uma das 380 empresas do mundo a participar do Caring for Climate, seleto grupo da ONU especializado no combate às mudanças climáticas do planeta. Em 2009, recebeu o reconhecimento Estadual e Nacional do Prêmio MPE Brasil – categoria Responsabilidade Social, concorrendo com mais de 57 mil empresas de todo o país. O empreendimento também possui, desde 1995, o primeiro criadouro conservacionista do Brasil com finalidade pedagógica, que cria a reproduz animais silvestres, especialmente em vias de extinção.



____________________________

Porto Alegre, 8 de agosto de 2011



Núcleo de Atendimento Quinta da Estância Grande

Cristine Penna – cristine@enfato.com.br – (51) 8118.1501
9701.4660

Raquel Boechat – Raquel@enfato.com..br – (51) 8121.7061



Enfato Comunicação Empresarial

(51) 30.261.261