sexta-feira, 2 de abril de 2010

DIOGO MAINARDI: A SOLDADA ERIKA E OS PELEGOS DA PAULADA DA APEOESP

Diogo Mainardi: A SOLDADA ERIKA E OS DA PAULADA pelegos DA Apeoesp

SEU DINHEIRO - Luiz Percy Denardin

Luiz Percy Denardin Filho

DESEJO A TODOS AMIGOS E AMIGAS
UMA FELIZ PÁSCOA!!!!




AVUN

(PAI NOSSO versão em aramaico como Jesus rezava)

Ó Fonte da Manifestação!

Pai-Mãe do Cosmo

Focaliza Tua Luz dentro de nós,

Tornando-a útil.

Estabelece Teu Reino

De unidade agora.

Que Teu desejo uno

Atue com os nossos,

Assim como em toda a luz

E em todas as formas.

Dá-nos o que precisamos cada dia,

Em pão e percepção;

Desfaz os laços dos erros

Que nos prendem,

Assim como nós soltamos as amarras

Que mantemos da culpa dos outros.

Não deixe

Que coisas superficiais nos iludam.

Mas liberta-nos

De tudo que nos aprisiona.

De ti nasce a vontade

Que tudo governa,

O poder e a força viva da ação,

A melodia

Que tudo embeleza

E de idade a idade

Tudo renova

Amém.

http://www.youtube.com/watch?v=OiBigwSRqpo

DIRETO DO RIO DE JANEIRO - Nelson Tangerini

Nelson Tangerini

"Eu conheci uma das maiores cantoras deste país: Elis Regina".


Nelson Tangerini, jornalista e escritor.



http://narzullo-tangerini.blogspot.com/



ESTE AUTÓGRAFO FOI DOADO POR MIM


AO INSTITUTO CULTURAL RICARDO CRAVO ALBIN.

PAPO DE CULTURA - Ione Jaeger













Ione Jaeger


é no palco da vida


que às vezes me faço atriz

rio da poesia sofrida

choro num verso feliz


(Ione)




SEMANA SANTA

Ione Jaeger




Passaram anos, décadas, até o século mudou. Muitas Semana Santa tenho vivido desde quando tinha treze anos incompletos.

Em 1945 estava na casa de minha tia Nair, Muritiba, no vale do Paraguaçu – cidade produtora de fumo no interior da Bahia, onde morei uns seis meses estudando para o admissão ao ginásio. Minha tia lecionava para o quinto ano primário no Grupo Escolar Castro Alves.

Quaresma, tempo de constante reflexão. Minha tia, católica fervorosa, reunia a família, marido e quatro filhos (o mais velho estava em Salvador no seminário) ao cair da tarde e em frente ao nicho, com imagens de vários santos, rezávamos o rosário. Participávamos da Via-Sacra, em casa.

Desde o domingo anterior, Domingo de Ramos, começávamos a preparação pascal para celebrar a paixão e morte de Jesus – não brigávamos, nem discutíamos. Não dizíamos nomes feios (naqueles idos: merda, bosta...). Vivíamos em vigília constante para não cometer atos, palavras e omissões que desagradassem a minha tia, meu tio e à Igreja. À noite, antes de deitar para dormir fazíamos exame de consciência anotando numa folha de papel os pecados do dia. Dobrava-se a folha e queimava no lume de uma vela. Muito perdão pedi a Deus pelas omissões. Aos dezesseis anos fiquei sabendo o significado da palavra. Para mim era algo gravemente pecaminoso que escrevia na minha lista... E sempre no plural.

A tia e o tio eram, quase, beatos. Meus primos, carolas. A família seguia religiosamente os preceitos cristãos. As orações diárias da Semana Santa davam início na segunda-feira. Na quinta-feira de trevas e na sexta da paixão não comíamos carne. Doces e guloseimas, não mesmo! Jejuávamos. Não se tomava banho para evitar o pecado de ver o corpo desnudo. Não se olhava no espelho, ninguém cantava música popular e se por descuido entoasse uma nota ia para o canto rezar tantas Ave Maria e tantos Pai Nosso de penitência.

Sábado de Aleluia. A gente simplória do interior, o tabaréu ingênuo, ignorante, ficava ansioso, nervoso, agitado, temendo que o padre não conseguisse romper a aleluia.

Dez horas da manhã os sinos repicavam festivamente. O povo entrava em euforia, chorando, rindo, beijando-se, ao ouvir os sinos – na certeza que o padre foi feliz, rasgou a aleluia. Festejava-se malhando e queimando na praça o boneco do Judas.

Aleluia! Aleluia às lembranças!!!







--------------------------------------------------------------------------------------

Ione Jaeger – abril de 2007









IONE JAEGER (Ione Maria Rocha Jaeger). Nasceu em Salvador/BA, vive em Novo Hamburgo há 59 anos, faz poesias e outros escritos para cumprimentar a vida. Tem seis livros editados. Premiada no teatro - Melhor Texto Inédito - em NH e no Paraná. Letrista no CD Momentos Reticentes, reggae, gravado pela Banda Mundo Y. Idealizou, criou e fundou a Associação Cultural de Amigos das Artes - ACAART, em NH, 1997. Organizadora da Coletânea Onde os Poetas se Encontram, na III edição.


PATRONA da 24ª Feira Regional do Livro de Novo Hamburgo, 2006. Membro da Academia de Letras, Ciências e Artes Castro Alves, POA/RS – Cadeira nº 19 – Vianna Moog; Membro da Academia de Letras de Ribeirão Preto/SP – Cadeira Augusto dos Anjos. Sócia Correspondente da Casa do Escritor e do Poeta de Ribeirão Preto CPERP/SP; Sócia da Casa do Poeta Brasileiro – POEBRAS e da Casa do Poeta Rio-Grandense – CAPORI. Criado em 13/07/06, no Calendário Municipal o Dia do Ativista Cultural, foi escolhida a data do seu nascimento (13 de maio) em homenagem ao Ativismo Cultural que desenvolve há 10 anos.


Professora, Especialista em Educação, graduada em Pedagogia (1974), pós-graduada em MTE (Métodos e Técnicas de Ensino (1979), Faculdade de Educação FEEVALE/ NH. Coordenou o Movimento da Catequese na Catedral Basílica São Luiz Gonzaga de Novo Hamburgo (1991 a 1994) Aposentada – 1983 SEC/RS
Luiz Percy Denadin Filho



DESEJAMOS A TODOS CLIENTES E AMIGOS

UMA FELIZ PÁSCOA JUNTO AS SUAS FAMÍLIAS
 
 

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Aula inaugural discute a pós-graduação no Brasil

Aula inaugural discute a pós-graduação no Brasil

Jorge Almeida Guimarães, presidente da CAPES, ministra aula para os cursos de mestrado e doutorado na Feevale


No dia 9 de abril, sexta-feira, acontece na Feevale a aula inaugural dos cursos dos mestrados e doutorado, que abrangem o Programa de Pós-graduação em Qualidade Ambiental, mestrado em Inclusão Social e Acessibilidade, mestrado em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais e o mestrado em Processos e Manifestações Culturais. O evento é gratuito e aberto à comunidade.


A aula tem como objetivo congregar os alunos dos diferentes cursos de pós-graduação stricto sensu em torno de um tema de interesse nacional, a Pós-graduação Brasileira, que será ministrada pelo professor Jorge Almeida Guimarães, presidente da CAPES. A atividade ocorrerá às 20 horas, no Salão de Atos do Campus II da Feevale (RS-239, 2755, Novo Hamburgo). Na ocasião também acontecerá a solenidade de implantação do doutorado em Qualidade Ambiental, o primeiro da Instituição.

Jorge Almeida Guimarães é doutor em Ciências Biológicas pela Escola Paulista de Medicina. Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

PAPO DE CULTURA - Benedito Franco

Benedito Franco

111 - Primeiro de abril de 1964




Quando houve a revolução de 1964, no dia primeiro de abril, eu, no Rio, ouvi tiros e mais tiros, parece-me de fuzis e canhões, pelos lados do Palácio do Governador – o Palácio Guanabara. Eu estudava logo em frente, a poucos metros do Palácio, na Rua Paissandu, e morava próximo, no Bairro do Catete.

Pela movimentação, tensão e o ambiente carregado, recomendava-se não sair de casa, mas pelo rádio, ouviam-se os gritos do Governador Carlos Lacerda, dando ordens desesperadas a seus soldados – a invasão pelo Exército era eminente. Como sempre, depois de algum tempo, houve uma trégua e um acordo, mas, pelo barulho, deve ter morrido muita gente (isso não se comenta e muito menos se divulga!).

Em um Diretório da UDN, onde filiei-me, à Rua do Catete, tive oportunidade de conhecer e falar com o Carlos Lacerda e alguns “papas” do Partido – Sandra Cavalcante entre eles.

Carlos Lacerda foi deputado federal, um dos maiores oradores que o Brasil já teve. Como Governador do Estado da Guanabara, revolucionou o Rio com suas inúmeras obras e abriu uma sala de aula para cada dia de seu governo – foi quando começaram a aparecer as escolas públicas noturnas – eram raras. Quando as empregadas domésticas começaram a estudar à noite, muita gente achava um absurdo: - “À noite, lugar de empregada doméstica é em casa, para que as patroas descansem ou saiam para o cinema ou para suas festas!”. O Estado da Guanabara correspondia à atual cidade do Rio de Janeiro – Niterói era a capital do Estado do Rio de Janeiro.

Na Rua do Catete, perto de onde eu morava, vi a Maria Tereza, esposa do Presidente João Goulart, passar num Mercedes cinza prateado - deu um adeus para o pessoal que estava no passeio - inclusive eu.

Talvez hora depois, passou o Sr. João Goulart - mais rápido, pois deixava o Rio e o Brasil. Sério e compenetrado, deu para perceber.

Depois foram prisões, repressões e a mordaça na imprensa!... Alguns muitos anos “brabos”, como diria o mineirinho...

Em economia aprendi que revolução é apenas troca de grupos nos governos.



Benedito Franco

Prefeito de Estância Velha assina termo de adesão à Valetec

Prefeito de Estância Velha assina termo de adesão à Valetec


Até 2011, cem novos negócios devem se instalar na região do Vale do Sinos




Na última terça-feira, dia 30, o prefeito do município de Estância Velha José Waldir Dilkin assinou o termo de adesão à Valetec. A assinatura aconteceu no Núcleo de Extensão Universitária da Feevale, no Parque Tecnológico do Vale do Sinos, em Campo Bom.

Até 2011, cem novos negócios devem se instalar na região do Vale do Sinos. A Valetec é um espaço para promoção de ações para o desenvolvimento tecnológico da região, buscando a integração regional, o incentivo ao empreendedorismo, a criação e o desenvolvimento de empresas e a pesquisa. Também pode administrar ambientes de inovação tecnológica, como incubadoras, parques e polos tecnológicos.


Segundo o pró-reitor de Pesquisa, Tecnologia e Inovação da Feevale e presidente do Conselho Superior da Valetec, Cleber Cristiano Prodanov, a pós-graduação que solidifica a Feevale em termos de Mestrado e Doutorado está ajudando a formar muitos recursos humanos nas empresas colocando à disposição dela para inovação e criação de novos processos e projetos. "A Valetec tem que funcionar como um intermediário, uma interface entre universidade e empresa, e temos conseguido fazer isto. Então, nós entendemos que temos que ser os articuladores deste relacionamento", comentou Maurício Andrade, diretor executivo da Valetec.


O perfil da unidade de Estância Velha



A expectativa é reunir 40 empresas em 40 hectares e mais um centro de eventos em nove hectares. O Parque Industrial Tecnológico ficará na Rua Portão, bairro Industrial. Ervolin Kistner Barth, assessora executiva de Indústria e Comércio, acredita que, dependendo do porte das empresas, a geração de empregos deve ficar entre 30 e 40 vagas. Para o parque, a prefeitura desembolsa R$ 3 milhões com a terra, estima-se que o projeto necessite mais R$ 4,5 milhões para infraestrutura, que serão pleiteados junto aos governos Estadual e Federal.

Alunos do Ensino Médio têm a oportunidade de realizar curso na Feevale

Alunos do Ensino Médio têm a oportunidade de realizar curso na Feevale



Curso de Anatomia Humana é proporcionado também aos Técnicos em Enfermagem



De 14 a 17 de julho, os alunos do Ensino Médio e Técnicos em Enfermagem, terão a oportunidade de realizar o Curso de Anatomia Humana - 5ª edição. A atividade, que é oferecida pela Feevale, ocorre no Campus II (RS-239, 2755, Novo Hamburgo). As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site www.feevale.br/extensao ; na Secretaria de Extensão do Campus I; ou no Atendimento Feevale, no Campus II.



A atividade acontece nas quartas e quintas-feiras, das 19h às 22h15min; na sexta-feira, das 14h às 18h15min; e aos sábados, das 8h30min às 12h45min e das 13h30min às 16h45min. O curso é ministrado pelos professores Marcelo Marques Soares e Dáversom Bordin Canterle. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3586-8822.



Confira abaixo os assuntos abordados no curso:



- Generalidades de Anatomia



- Neuroanatomia



- Sistema músculo-esquelético



- Sistema Digestório



- Sistema Cardiovascular e Respiratorio



- Sistema Genito-urinário

Contratualização da Saúde está mais próxima

Contratualização da Saúde está mais próxima


Robson Nunes
Arita Bergman, Tarcísio Zimmermann e Clarita de Souza reunidos em Porto Alegre.

A Prefeitura de Novo Hamburgo deu mais um importante passo para firmar a contratualização da Saúde da cidade. Na tarde desta quarta-feira, dia 31 de março, o prefeito Tarcísio Zimmermann e a secretária da Saúde, Clarita de Souza, assinaram um termo de compromisso junto ao governo do Estado que encaminha a oficialização de um trabalho que vem sendo feito desde o início da atual Administração. Com a chamada contratualização, o serviço de atenção hospitalar passará a ser custeado pelo Estado, gerando uma expressiva economia ao Município. “Quando finalmente firmarmos a negociação viveremos um momento histórico no Município”, descreveu Tarcísio, que aguarda a verdadeira formalização para as próximas semanas.

O termo de compromisso foi negociado com o secretário Estadual de Saúde Osmar Terra, que passou atualmente o cargo para Arita Bergman. Foi ela quem recebeu Tarcísio e Clarita em seu gabinete no Centro Administrativo em Porto Alegre. Anualmente o Município investe mais de R$ 40 milhões nos serviços do Hospital Municipal. O prefeito e a secretária também receberam a informação do Estado de que serão repassados R$ 186 mil para a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Canudos, no Loteamento Morada dos Eucaliptos. O investimento total para esta nova unidade é de cerca de R$ 430 mil, que serão complementados pelo Município e por verbas de uma emenda do então deputado federal Tarcísio Zimmermann.

Lorena e Lauermann se afastam da Administração Municipal

Lorena e Lauermann se afastam da Administração Municipal



A vice-prefeita Lorena Mayer e o secretário Geral de Governo e Relações com a Comunidade, Luis Lauermann, se afastarão dos seus cargos na Prefeitura de Novo Hamburgo a partir do dia 2 de abril. O afastamento é necessário, pois ambos irão concorrer ao cargo de deputado estadual nas eleições deste ano. Com isso, a secretária de Tecnologia da Informação e Inclusão Digital, Márcia Schüler, acumulará a Secretaria Geral de Governo e Relações com a Comunidade (SGG).

quarta-feira, 31 de março de 2010

Escola leva literatura para dentro da casa dos estudantes

Escola leva literatura para dentro da casa dos estudantes



Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Baptista Jaeger, no bairro Santo Afonso, terão a oportunidade de ter um pedacinho de uma biblioteca dentro de suas casas. É que nesta quinta-feira, dia 1º de abril, a instituição lança o programa Sacola Literária, um projeto que busca estimular a leitura entre os estudantes e até mesmo da família das crianças. A solenidade ocorrerá na própria escola, que fica na Rua Valparaíso, 431, em dois momentos, um às 8h30 e outro às 10h15. Cada turma terá a disposição uma sacola, composta por quatro livros e uma revista, que ficará por uma semana na casa de cada estudante. Além disso, o professor da turma também poderá agregar outros itens, como jornais e artigos.



O quê: Lançamento do programa Sacola Literária

Quando: Quinta-feira, dia 1º de abril, às 8h30 e às 10h15

Onde: Escola Municipal de Ensino Fundamental João Baptista Jaeger (Rua Valparaíso, 431 – Santo Afonso)

NOTÍCIAS DA CÂMARA DE NOVO HAMBURGO

- Sessão pela manhã na quinta-feira, 1º abril




Câmara transfere período de expediente



A sessão ordinária desta quinta-feira, 1º abril, deverá realizar-se às

7h45min. O horário foi definido pelo conjunto dos vereadores, em reunião

com a Mesa Diretora.

O expediente para os funcionários terá início às 7h30min, com término às

13h30min, ressalvados os serviços essenciais e/ou inadiáveis. A Portaria

definindo a alteração nos horários foi assinada pelo presidente Jesus

Maciel, conforme texto abaixo.



PORTARIA N° 108/15L/2010

Dispõe sobre o Expediente no dia 1º de abril de 2010.

JESUS MACIEL MARTINS, PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE NOVO HAMBURGO, no

uso de suas atribuições legais

R E S O L V E

Que no dia 1º de abril de 2010 o Expediente na Câmara Municipal será das

7h30min às 13h30min, ressalvados os serviços essenciais e/ou inadiáveis.

GABINETE DA PRESIDÊNCIA "VICTOR HUGO KUNZ", aos dezoito dias do mês de

março do ano de 2010 (dois mil e dez).

JESUS MACIEL MARTINS,

Presidente

Registre-se e Publique-se

Bel. Cléa Dóris Caberlon

Diretora-Geral





***





- Ica pede solução para escuridão e alagamento



Vereador ouviu moradores dos bairros Liberdade e Santo Afonso





No início desta semana, Ricardo Ritter – Ica (PTD) solicitou à prefeitura

a substituição da lâmpada queimada por outra de vapor de sódio na Rua

Xavante, em frente ao nº 180, no bairro Liberdade. A escuridão, explicou o

vereador, facilita a ação de criminosos no local.



Alagamento

Além disso, ele pediu que fosse realizado um estudo na Rua Nosso Chão, nas

proximidades do nº 120, no bairro Santo Afonso, com o objetivo de

encontrar soluções para os alagamentos, que são frequentes. "Segundo os

moradores, aquela via precisa absorver a água da chuva de outras, ficando

alagada e causando grande transtorno", salientou o vereador.



***



- Carmen: troca de parada na Bartolomeu de Gusmão



Petista também solicitou limpeza em várias ruas da cidade





Moradores e comerciantes da Rua Bartolomeu de Gusmão, no bairro Canudos,

querem a troca de local da parada de ônibus que fica em frente ao número

3.823. Carmen Ries (PT), que fez um pedido de providências à prefeitura

solicitando esta alteração, explica que a visibilidade está prejudicada.

Além disso, muitos clientes das lojas não encontram lugar para estacionar.

A sugestão da vereadora é que a parada fique mais perto da esquina da Rua

Oswaldo Arthur Hartz.



Limpeza de passeios

A petista também está atenta aos problemas de passeios públicos de

diversos bairros. Nesta semana, entre os vários pedidos de providências de

sua autoria, estão as solicitações de limpeza das ruas Japão, no bairro

Rincão; São Carlos, no bairro Guarani; Chapecó, no bairro São José;

Campinas, no Centro; Teixeira de Freitas e Felipe Bernd, no bairro Rio

Branco; e Emílio Edwino Spindler, no bairro Rondônia. Em muitos destes

locais, as pessoas não conseguem passar, e acabam arriscando-se em meio

aos carros.



***



- Melhor iluminação para o bairro Canudos



Vladi busca também redutor de velocidade para o Rondônia





A falta de iluminação pública em vários pontos do bairro Canudos chamou a

atenção de Vladi Lourenço (PP). Ele solicitou à prefeitura, por meio de

pedidos de providências, a troca de lâmpadas nas ruas Aeroporto, Jumbo,

Concórdia, Teco-Teco, Bruno Werner Storck, Electra, Elvira Maria da

Conceição e Alcântara. O vereador apontou ainda a necessidade de colocação

de um poste entre as ruas Jamaica, Bom Princípio e América.



Redutor de velocidade

O progressista também segue em busca de um trânsito mais seguro,

principalmente para os pedestres. Ele pediu a instalação de um redutor de

velocidade na Rua Guilherme Grovermann, perto do número 53, no bairro

Rondônia. "Ali há muito movimento", diz.



***



- Ambiente e trânsito no foco de Jesus



Vereador pede que fiscais contenham depósito irregular de lixo





O presidente da Câmara, Jesus Maciel (PTB), solicitou que fiscais do meio

ambiente visitem a Rua Alfredo Marotzky para coibir o depósito irregular

de lixo que está se formando no local.



Trânsito

No início desta semana, o vereador solicitou também a colocação de

sinalização de "Proibido Estacionar" na Avenida Dr. Maurício Cardoso, em

frente ao Edifício Condado de Hamburgo. Ele apontou ainda a necessidade da

realização de um estudo do fluxo de trânsito naquela avenida, entre as

Ruas Augusto Jung, Cariri e Gomes Portinho. "É preciso implementar

mudanças para a segurança dos transeuntes e a melhoria do fluxo de

veículos", frisou. A colocação de sinaleira e sinalização eficaz no

entroncamento das Ruas 19 de Novembro com Jaboti, no bairro São Jorge, foi

outro dos temas abordados pelo petebista.



***



- Matias: ações para melhorar tráfego



Petista solicitou operações tapa-buracos e patrolamentos





O péssimo estado de conservação de ruas nos bairros Ideal e Liberdade

alertaram Matias Martins (PT). Por meio de pedidos de providências, no

início desta semana ele solicitou operações tapa-buracos nas ruas do Ipê,

Rio Branco, Rio Araguaia, Pau Brasil, Rio Paraná, Rio Guaíba e Carlos

Reinlado Muller.



Outros pontos em situação ainda mais crítica também estiveram na pauta de

ações do vereador. Ele requer o patrolamento e colocação de britas nas

ruas Minas Gerais, no bairro Rondônia, Assis Brasil e Odon Cavalcante, no

bairro Canudos.



***



- Faixas de segurança precisam de repintura



Volnei listou pontos da cidade onde sinalização está apagada





Faixas de segurança apagadas pela ação do tempo são um grande perigo para

pedestres – e até para motoristas. Por isso, Volnei Campagnoni (PCdoB)

listou uma série de pontos da cidade que apresentam este problema.



Por meio de pedidos de providências, o vereador busca a repintura da

sinalização na Rua Pedro Adams Filho, esquina com a David Canabarro, no

Centro, e em frente ao Colégio Sagrado Coração de Jesus, no bairro Santo

Afonso; na Rua Três de Outubro, esquina com a Avenida Primeiro de Março,

no bairro Pátria Nova; e entre as avenidas Primeiro de Março e Sete de

Setembro, no bairro Ideal.





***



- Totens na BR-116 devem ser revitalizados



Serjão pediu limpeza e correção dos números





A revitalização dos totens de identificação da cidade na BR-116, próximo

ao Viaduto Eugênio Nelson Ritzel, é uma das preocupações de Sergio Hanich

(PMDB). "Eles foram instalados para identificar nossa cidade como Capital

Nacional do Calçado, o que nos traz muito orgulho. Mas, com o passar dos

anos, encontram-se esquecidos pelos administradores, fazendo com que as

intempéries deixem marcas de ferrugem e sujeira", ponderou o vereador. Ele

frisou ainda a necessidade de correção no número de habitantes, que já

ultrapassou a marca lá impressa.



Serjão também solicitou, por meio de pedidos de providências, limpeza nas

ruas João Luciano da Rosa, no bairro Canudos, e Madre Regina, no bairro

São Jorge – além do patrolamento e colocação de britas na Rua Almerinda da

Rosa de Oliveira, no bairro São josé, e o término das obras de

pavimentação e canalização da Rua Andrade Neves, no bairro Guarani.



***



- Betinho atento a problemas de pedestres



Líder do governo pede poda e limpeza no bairro Canudos





Gilberto Koch (PT) solicitou à prefeitura, no início desta semana, a poda

de árvores na Rua Oswaldo Arthur Hartz, esquina Plínio Ignácio Kieling, no

bairro Canudos. "Esta é uma solicitação da comunidade, pois desobstruirá o

passeio público, facilitando o trânsito de pedestres", disse.



O líder do governo também pediu a limpeza do passeio publico. "As pessoas

acabam andando pela rua, já que não conseguem transitar pela calçada. Isso

pode causar acidentes."



***



- Lucas busca substituição de lâmpada no São José



Parte da Rua Josefina Lucas de Aguiar está às escuras





Melhorar o tráfego de pedestres na Rua Josefina Lucas de Aguiar, nas

proximidades do nº 40. Esta é uma preocupação de Antonio Lucas (PDT), que

pediu à prefeitura, nesta terça-feira, a substituição de lâmpada de vapor

de sódio naquele local. Segundo o vereador, este ponto do Loteamento

Kephas II, no bairro São José, encontra-se muito escuro.

Conferência Municipal do Esporte

Prefeitura organiza etapa municipal da Conferência Nacional do Esporte



Chegou a vez de discutir o Esporte na cidade. A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio Secretaria de Educação e Desporto (SMED), realiza no dia 7 de abril a etapa municipal da 3ª Conferência Nacional do Esporte. O objetivo é discutir e aprovar o Plano Decenal de Esporte e Lazer, através de linhas estratégicas e ações visando o desenvolvimento desses assuntos no país. O encontro ocorrerá no salão de atos do Campus 1 da Feevale (Avenida Dr. Maurício Cardoso, 510 - Hamburgo Velho) a partir das 18h30. Na ocasião serão discutidas e sistematizadas propostas para consolidar as políticas públicas de esporte e lazer, além da eleição de delegados que representarão o Município na etapa estadual da conferência.



O quê: Etapa municipal da 3º Conferência Nacional do Esporte

Quando: Quarta-feira, dia 7 de abril, às 18h30

Onde: Salão de atos do Campus 2 da Feevale (RS-239, 2755 – Vila Nova)

83 anos de Novo Hamburgo

Novo Hamburgo:

Mês de aniversário tem início nesta quinta-feira



Os festejos de 83 anos de emancipação de Novo Hamburgo iniciam nesta quinta-feira, dia 1 º de abril, às 9 horas da manhã. A primeira das atividades - que vão ocupar todo o mês de abril - será o repicar em todos os Sinos das igrejas da cidade e Uma Bênção Ecumênica, ocorre que na Praça do Imigrante. No local também será realizada uma abertura oficial do Mês de Aniversário. Em seguida, a partir das 11 horas, haverá uma atividade de divulgação e promoção da cidade em frente a Fundação Ernesto Frederico Scheffel, com uma transmissão ao vivo do programa Jornal do Almoço da RBS-TV.

Após o feriado da Páscoa uma programação tem continuidade na segunda-feira, 5 de abril, dia em que é comemorada oficialmente uma emancipação e os 83 anos do Município, com uma abertura da 2 ª Convocatória da Arte Postal, no Espaço Cultural Albano Hartz (Calçadão Oswaldo Cruz, Centro), às 20 horas. No local Estarão expostos os trabalhos postais enviados por toda a comunidade. O tema da atividade é "Revitalizando Novo Hamburgo". Segundo o prefeito Tarcísio Zimmermann, como programações de aniversário foram elaboradas para contemplar os a todos gostos. "O aniversário da cidade é uma oportunidade para que toda uma comunidade de Novo Hamburgo POSSA fortalecer seus laços com a cidade. Por isso, Convidamos a todos para participar de modo intenso e fortalecer seu amor pelo Município. "

Na sexta-feira, dia 9 de abril, ocorre um Sarau em Lomba Grande em comemoração ao aniversário de Novo Hamburgo e dos 50 anos do Jornal NH, com um Sulriograndense Orquestra de Viola Caipira, na Comunidade Evangélica de Lomba Grande. No sábado, dia 10, as 9 horas, a Praça do Imigrante recebe uma atividade Jornal NH na Sua Cidade, com diversas atividades e Prestação de Serviços.

A programação completa do Mês de Aniversário pode ser consultada no site da Prefeitura www.novohamburgo.rs.gov.br.



PROGRAMAÇÃO MÊS DE ANIVERSÁRIO

DE NOVO HAMBURGO - 83 ANOS



01/04 - Quinta-feira

9h - Repicar em todos os Sinos de Novo Hamburgo

Bênção Ecumênica

Abertura Oficial do Mês de Aniversário da Cidade

Local: Praça do Imigrante

11h - Jornal do Almoço em Novo Hamburgo - Local: Fundação Ernesto Frederico Scheffel



05/04 - Segunda-feira

20h - Abertura da 2 ª Convocatória de Arte Postal - Local: Espaço Cultural Albano Hartz



06/04 - Terça-feira

17h - Abertura oficial da Exposição de Novo Hamburgo na Galeria dos Municípios da Assembléia Legislativa - Período: 06 a 09/04



08 a 11/04 - Quinta-feira a Domingo

9 º Rodeio Nacional de Novo Hamburgo - Local: Parque do Trabalhador



09/04 - Sexta-feira

19h - Sarau da Lomba em Comemoração aos 83 anos de Novo Hamburgo e dos 50 anos do Jornal NH - Sulriograndense Orquestra de Viola Caipira - Local: Comunidade Evangélica de Lomba Grande



10/04 - Sábado

9h às 12h - Jornal NH na sua Cidade - Local: Praça do Imigrante

15h - Jogos da Solidariedade:

Personalidades Municipais x Direção e Conselheiros do Esporte Clube Novo Hamburgo - ECNH e funcionários da Prefeitura x Diretoria do ECNH - Local: Estádio do Vale

Ingresso: 2 kg de alimentos para o Gabinete da Primeira-dama



13/04 uma 16/04 - Terça-feira a sexta-feira

13h às 20h - 34 ª Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes - FIMEC - Local: Parque de Exposições da FENAC



14/04 - Quarta-feira

16h - Inauguração da Casa dos Conselhos Tutelares - Local: Rua Domingos de Almeida, 127 - Centro



17/04 - Sábado

8h30 às 11h30 - Caminhada Ecológica em Lomba Grande



18/04 - Domingo

15h às 21h - Show bandas locais e com Papas da Língua - Local: Pista de Eventos José Eli Teles da Silveira



19/04 - Segunda-feira

19h - Lançamento do Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo com show de encerramento - Local: Largo da Praça da Bandeira



20/04 - Terça-feira

19h30 - Baile da Cidade com uma entrega dos certificados aos 250 formandos do Programa Brasil Alfabetizado. Animação da Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo e da Banda Desvio de Conduta - Local: Largo da Praça da Bandeira



21/04 - Quarta-feira

14h - Quermesse da Solidariedade do Gabinete da Primeira-dama - Local: Largo da Praça da Bandeira

15h - Baile da Melhor Idade com animação da Banda Típica Só Se For Agora - Local: Largo da Praça da Bandeira



23/04 - Sexta-feira

19h - Carnaval na Praça com uma entrega dos prêmios do Carnaval 2010 - Local: Praça do Imigrante



25/04 - Domingo

9h às 10h30-1 º Passeio Sobre Rodas sem motor (percurso de 3 km) - Local: Saída da Prefeitura e chegada na Praça do Imigrante

10h às 18h - 1 ª Edição do Projeto e Música - Mostra e Brique - Local: Praça do Imigrante



EVENTOS PARALELOS



05/04 - Segunda-feira

20h - Abertura da Exposição Brasilidade do Grupo Arte 15 - Local: Espaço Cultural Albano Hartz



06/04 - Terça-feira

14h30 - Peça Infantil A Menina da Biblioteca - Local: Teatro Paschoal Carlos Magno



08/04 - Quinta-feira

8h30 - Lançamento do Programa de Saúde Preventiva do funcionalismo: "Proteção e Confiança Educar para Melhor" - Local: Centro Administrativo Leopoldo Petry, 10 º, Rua Guia Lopes, 4201, Canudos

20h - Leituras de Henrique Schneider "Avenida de Histórias" - Local: Fundação Ernesto Frederico Scheffel



09/04 - Sexta-feira

15h às 16h30 - Oficina: O Jogo ea Improvisação - Local: Centro Municipal de Cultura

19h - Apresentação do 1 º Programa Educativo do Planetário Móvel Ricardo Jörgensen Fleck - Projeto de Astronomia, "Um Passeio pelo Sistema Solar". - Local: Base do Pronasci - Rua Buenos Aires, 217 - Santo Afonso

20h - Projeto Lâmpada Mágica, peça com um "O Bairro" - Local: Teatro Paschoal Carlos Magno



10/04 - Sábado

8h às 12h - Pesquisa Socioantropológica - Local: Residências dos alunos



11/04 - Domingo

19h30 - Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo - Temas de Cinema - Local: Teatro Paschoal Carlos Magno



26 a 30/04 - Segunda-feira a sexta-feira

9h às 17h - Brechós da Fábrica da Cidadania nos CRAS e Uras

Locais:

Centro de Referência de Assistência Social - Local: CRAS Santo Afonso, Rua México, 466



Centro de Referência de Assistência Social - Local: CRAS Canudos I, Rua Bartolomeu de Gusmão, 3500



Unidade de Referência de Assistência Social - Local: URAS Monteiro Lobato, Rua Bananal, 155 - Canudos



Centro de Referência de Assistência Social - Local: CRAS II Canudos Rua Bruno Werner Storck, 1501



Centro de Referência de Assistência Social - Local: CRAS Kephas, Rua Tamoio, 52 - Vila Diehl



Unidade de Referência de Assistência Social - Local: URAS Dom Quixote, Rua Jaboti, 47 - São Jorge



Centro de Referência de Assistência Social - Local: CRAS Primavera, Rua Marcirio J. Pereira, 201



Centro de Referência de Assistência Social - Local: CRAS Centro, Rua David Canabarro, 20



Unidade de Referência de Assistência Social - Local: URAS Bem Viver, Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Guarani



Unidade de Referência de Assistência Social - Local: URAS Roselândia, Rua Francisco Alves, 180



Unidade de Referência de Assistência Social - Local: URAS Lomba Grande, Rua João Aloysio Allgayer, 1238





13/04 - Terça-feira

16h - Lançamento da Caderneta de Saúde do Adolescente - Saúde e Prevenção nas Escolas - Local: EMEF Martha Wartenberg - Rua Silvio Gilberto Cristmann, 1351 - Canudos



19/04 - Segunda-feira

15h - Lançamento do Diálogo e Convivência com uma Cultura Indígena no município de Novo Hamburgo - Atrações da tradição e cultura indígena: costumes, crenças, línguas e artesanatos. Local: Praça do Imigrante



24/04 - Sábado

9h - Festa de entrega do Telecentro da Escola Francisco Xavier Kunz - Local: Rua Quatro, 120 - Canudos

10h30 - Escola Integrada no Bairro - Escola Arnaldo Grin - Local: Rua Montevidéu, 902 - Santo Afonso



28/04 - Quarta-feira

10h30 - Reinauguração da Associação Comida Urgente Kephas Local: Rua Erni Triwaller, 440

19h - 1 ª Conferência Municipal de Educação - Local: Centro de Eventos da FENAC



EXPOSIÇÕES



01 a 30/04

Mostra Fotográfica Itinerante "Olhares sobre Novo Hamburgo dos Educadores de Mídia e Educação"

A mostra contempla pontos turísticos da cidade: Receptivo Turístico / Praça do Imigrante, Parque Floresta Imperial, Patrimônio Histórico Cultural de Hamburgo Velho ea Sociedade Recreativa Cruzeiro do Sul.

Locais de exposição dos painéis: Receptivo Turístico, Saguão do Centro Administrativo Leopoldo Petry, a Casa Schmitt-Presser, Bourbon Shopping e-Campus II da Feevale



- Encerramento com as apresentações do Movimento Coral e Movimento Teatral da Feevale - Intervenção festiva Entre Palavras e Sons.



06 a 09/04 - Terça-feira a Sexta-feira

8h30 às 18h30 - Exposição de Novo Hamburgo na Galeria dos Municípios da Assembléia Legislativa - Abertura oficial: 06/04, às 17h

SEU DINHEIRO - Luiz Percy Denardin

Denardin Assessoria Empresarial









VISUALGRAF
- IMPRESSÃO DE GRANDES FORMATOS


- FACHADAS DE EMPRESAS


- EXTERIORES E backlights


- PERSONALIZAÇÃO DE CARROS


FONE: 3556-3535 ou


9102-9081


Denardin Assessoria


Empresarial


- Consultoria Financeira


- INVESTIMENTO EM AÇÕES


- PROJETOS PARA FINANCIAMENTOS


- ASSESSORIA GERENCIAL


FONE: 3207-3026 ou


9989-2757






"Para o sucesso, atitude e igualmente importante quanto Capacidade".


( Harry F Banks )


"O sucesso resulta de cem pequenas coisas feitas de uma forma um pouco melhor.



O insucesso, de cem pequenas coisas feitas um pouco pior. "



( Henry Kissinger )



Os Dez Mandamentos de Carlos Slim, possuidor da maior fortuna do mundo
Infomoney

"Carlos Slim Helú, mexicano de origem libanesa, emergiu de comerciante local para se Tornar o homem mais rico do mundo, conforme a lista da revista Forbes, com fortuna estimada de E.U. $ 53,5 bilhões. Para entender mais sobre o engenheiro que Possui 7,5% do PIB (Produto Interno Bruto) do México e controla mais de 200 empresas, Slim dez Princípios Revelou que segue, delinados assim:

1 - Prefira estruturas simples, organizações com Níveis hierárquicos mínimos, flexibilidade e rapidez na Tomada de Decisões. As Vantagens da Pequena Empresa e grandes que fazem as empresas maiores;



2 - Manter a austeridade em tempos de vacas gordas fortalece, capitaliza e acelera o desenvolvimento da empresa. Desse modo, evitam-se ajustes drásticos nas épocas de crise;



3 - Permaneça sempre ativo na modernização, Simplificação e Melhoria incansável dos processos produtivos. Procure Aumentar a competitividade ea produtividade, Reduzir os gastos e os custos, Guiando-se pelas mais altas referências mundiais;



4 - A empresa nunca Limitar deve-se aos parâmetros do proprietário ou do administrador. Sentimo-nos grandes em nossos curraizinhos;



5 - Não há objetivo que não possamos Alcançar trabalhando unidos, com clareza de objetivos e conhecendo as ferramentas disponíveis;

6 - O dinheiro que sai da empresa evapora. Por isso, os ganhos reinvestimos;



7 - A criatividade é aplicável não só aos negócios, mas também a solução de muitos dos problemas de nossos Países;



8 - O otimismo firme e paciente sempre rende frutos;



9 - Todos os tempos são bons para os que sabem trabalhar e tem como fazê-lo;



10 - Nossa premissa é que daqui nada se leva. O empresário é um criador de riqueza, a que administra temporariamente ".

-----------------------------------------

Lá fora, os principais índices norte-americanos registraram ganhos. Já as principais bolsas européias encerraram com baixas nesta terça-feira, avaliando o corte no rating do crédito em moeda local da Islândia pela agência de classificação de risco Standard & Poor's. A notícia reacende o temor de que as contas dos Governos deterioradas POSSAM os Países do Continente tirar do caminho da recuperação econômica.

-----------------------------------------

Por aqui, em uma terça-feira marcada pela forte volatilidade nos mercados, a Bolsa doméstica oscilou entre o terreno positivo eo negativo na maior parte do pregão, nos tocando novamente 70 mil pontos, mas acabou fechando praticamente na estabilidade.

Acumulado de março - até o pregão da última sexta-feira, os investidores estrangeiros ingressaram com R $ 2.554 bilhões na bolsa brasileira, com compras de R bilhões 34.611 dólares e vendas de R $ 32,056 bilhões, diminuindo o décifit acumulado de capital externo na Bovespa .

IBOVESPA - oscilando entre os 69,750 pontos e os 70,450 pontos, com um volume financeiro deR $ 5,47 bilhões, o indice doméstico acabou fechando aos 69,960 pontos, praticamente na estabilidade, representando uma alta de 0,03% sobre o fechamento anterior. No Diário em movimento ontem, como lateral, sobre quase a resistência do canal. Sinaliza movimento de acumulação Mola (), e em caso de rompimento da RES, uma RES proxima importante será um dos 70,722 pts, maior cotação desde o topo histórico apresentado em maio de 2008.

Já o dolar comercial, mesmo diante do clima instável visto nos mercados, Manteve firme sua trajetória declinante, fechando o dia de hoje em queda pelo segundo dia consecutivo. A moeda norte-americana fechou cotada hoje a R $ 1,7930 representando uma queda de 0,44% em relação ao fechamento anterior. No show uma desvalorização é de 0,77% e no ano uma valorização é de 3,09%.

ÍNDICES INTERNACIONAIS

Dow Jones - alta de 0,11%

500 da Standard & Poor's alta - de 0,00%

Nasdaq - alta de 0,26%

FTSE 100 - queda de 0,67%

Nikkei - Alta de 1,01%

Merval - queda de 0,54%

WINFUT queda de 0,14% - 70.290,00 pontos - 2.009 - 81,97%

IBOVESPA alta de 0,03% - 69.939,12 pontos - 2.009 - 81,88%

Segue abaixo o fechamento de hoje de ativos principais e ao lado acumul. 2009.

BVMF3 alta de 0,08% - 11,90 (MIN 11,82, MAX 12,04) 107,98%

- PETR4 queda de 0,29% - 34,80 (MIN 34,76, MAX 35,30) 60,64%

- VALE5 alta de 0,18% - 49,55 (MIN 49,36, MAX 49,89) 76,64%

- GGBR4 alta de 1,16% - 28,85 (MIN 28,41, MAX 28,98) 93,49%

- ITUB4 alta de 1,02% - 38,55 (MIN 38,07, MAX 38,55) 48,24%

- CSNA3 queda de 0,75% - 35,72 (MIN 35,36, MAX 36,75) 90,45%

- USIM5 alta de 0,42% - 60,30 (MIN 59,10, MAX 61,80) 87,63%

- CYRE3 queda de 0,72% - 20,70 (MIN 20,50, MAX 21,44) 162,11%

- RSID3 queda de 3,05% - 12,41 (MIN 12,40, MAX 13,09) 300,00%

IBOVESPA - Chegou a subir subir 0,70% nao primeira hora da sessão quando atingiu uma máxima do dia. Caiu até a RES do canal laterl e por ali andou durante o restante do intraday, testando a mesma algumas vezes e terminando por ficar próxima mas dentro do canal. Encerrou o dia aos 69,960 pontos, praticamente na estabilidade, representando uma alta de 0,03% sobre o fechamento anterior. No movimengto em Diário ontem, como lateral, sobre quase a resistência do canal. Sinaliza movimento de acumulação Mola (), e em caso de rompimento da RES, uma RES proxima importante será um dos 70,722 pts, maior cotação desde o topo histórico apresentado em maio de 2008.

MIN do dia 69,750 pontos / MAX do dia 70,450 pontos

PAPO DE CULTURA - Benedito Franco

Benedito Franco



FELIZ PÁSCOA !!!


Páscoa é renascer!



MUITOS SORRISOS COMEÇAM POR CAUSA DE OUTROS SORRISOS...





RELAXE...





Renasça!.. E...FELIZ PÁSCOA !!!



Benedito Franco e Família

FEIRA DO PEIXE EM NOVO HAMBURGO

Feira do Peixe de Novo Hamburgo inicia quinta-feira



Inicia na quinta-feira, 1° de abril, a Feira do Peixe de Novo Hamburgo. A atividade estende-se até a sexta-feira, 2 de abril. Os pontos de venda estarão em três locais da cidade: Mercado Público Municipal (Avenida Primeiro de Março, 2700, bairro Ideal), a Praça Centenário (bairro Canudos) e na Secretaria de Desenvolvimento Rural (Rua João Aloysio Allgayer, 1238, Lomba Grande).

Na quinta-feira os produtores recebem os consumidores das 7 às 20 horas e na sexta-feira, das 7 às 12 horas. A 14ª Feira do Peixe é uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) com o Emater. Serão comercializados peixes vivos, frescos e congelados. Uma feira de verduras e produtos coloniais também acontecerá nos locais de forma paralela.



O quê: Feira do Peixe de Novo Hamburgo

Quando: quinta-feira, 1° de abril, das 7 às 20 horas e sexta-feira, 2 de abril, das 7 às 12 horas

Onde: Mercado Público Municipal (Avenida Primeiro de Março, 2700, bairro Ideal), Praça Centenário (bairro Canudos) e na SDR (Rua João Aloysio Allgayer, 1238, Lomba Grande).

terça-feira, 30 de março de 2010

JORNADA DE REABILITAÇÃO FÍSICA NA FEEVALE

Jornada de Reabilitação Física acontece dias 9 e 10 de abril
Evento será realizado no prédio Branco, no Campus II da Feevale



Nos dias 9 e 10 de abril, a Feevale realiza a Jornada de Reabilitação Física. O evento, destinado aos profissionais e acadêmicos dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Terapia Ocupacional, Psicologia e Quiropraxia, tem por objetivo oportunizar um espaço de aprendizado e atualização para acadêmicos e profissionais envolvidos com a reabilitação física. Para tanto, tem como primazia a articulação entre diversas disciplinas, promovendo discussões acerca do ser integral nos três ciclos da vida.

O evento acontece na sexta-feira, das 18h às 22h e no sábado das 9h às 12h e das 14h às 16h, no auditório do prédio Branco, no Campus II da Feevale (RS-239, 2755, Novo Hamburgo). As inscrições estão abertas até o dia 8 de abril e podem ser feitas no site www.feevale.br/extensao . Informações pelo telefone (51) 3586-8822.


Confira a programação:


09 de abril - Sexta-feira
18h - Credenciamento


18h30 - Abertura


19h - Palestra: SUS e níveis de atenção à saúde



Ministrante: Esp. Marcos Antônio de Oliveira Lobato (médico) - NASS/Gravataí


19h50 - Intervalo

20h - Mesa redonda: A interdisciplinaridade na reabilitação física na infância



Ministrantes:



Bel. Kelli Godoy de Almeida (Fisioterapeuta) - AACD/POA



Me. Ricardo Reuter Pereira (Educador Físico) - Feevale/NH



Esp. Bárbara Backes (Fonoaudióloga) - Bolsista Capes/POA



Esp. Teresinha Lisete Seger Maciel (Nutricionista) - SEMEC/EV



Esp. Daianne Serafim Martins (Terapeuta Ocupacional) - CEDI/POA



Mediadora: Me. Alessandra Couto Cardoso Reis (Fisioterapeuta) - Feevale/NH

22h - Encerramento

10 de abril - Sábado


9h - Mesa redonda: Reabilitação física nas doenças crônico-degenerativas - O Adulto



Ministrantes:



Esp. Andre Lopes (Educador Físico) - UFRGS/POA



Esp. Danilo Messa da Silva (Quiropraxista) - Feevale/NH



Esp. Ney Ricardo Stedile (Fisioterapeuta) - UCS/Caxias



Bel. Carine Muller (Nutricionista) - Clínica Nutriefeito/NH



Mediadora: Me. Flávia Porto Wieck (Nutricionista)- Feevale/NH



10h40 - Intervalo


11h - Palestra: Envelhecimento



Ministrante:



Dr. César Luís Reichert (Médico) - Feevale/NH



Coordenadora: Dra. Eloisa Horter Dieter (Fisioterapeuta) - Feevale/NH

12h - Intervalo

14h - Mesa redonda: Reabilitação física nas doenças crônico-degenerativas - O Idoso



Ministrantes:



Dr. Éverton Massaia (Fisioterapeuta) - Feevale/NH



Me. Andréa Pereira da Silva (Fonoaudióloga) - Unimed/POA



Esp. Maria Cristina da Silva (Enfermeira) - Unimed/POA



Mediadora: Dra. Cassia Cinara da Costa (Fisioterapeuta) - Feevale/NH


15h30 - Fechamento do evento



Ministrante



Esp. Maria Lúcia Rodrigues Langone Machado (Psicoterapeuta)



Coordenador: Me. Rafael Machado de Souza (Educador Físico) - Feevale/NH



16h - Encerramento

Vacinação da Gripe A em Novo Hamburgo

Vacinação contra Gripe A segue tranquila no Município



A procura por doses contra o vírus Influenza A (H1N1), causador do vírus da Gripe A, continua tranquila nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Casa de Vacinas, em Novo Hamburgo. A etapa atual da campanha nacional, que imunizará crianças entre 6 e 23 meses, gestantes e doentes crônicos, iniciou no dia 22 de março e segue até 2 de abril. A estimativa da SMS nesta segunda etapa da campanha é aplicar a dose em 25 mil hamburguenses. Para organizar o procedimento nesses locais, as unidades estão distribuindo fichas, de acordo com a capacidade de atendimento. “Os postos de saúde não deixam de realizar outros procedimentos e são esses mesmos profissionais que fazem a aplicação da vacina”, explica Clarita de Souza, titular da SMS. Mesmo com o sistema, o atendimento tem seguido um fluxo constante. “O maior número de atendimento tem sido no início da manhã e tarde”, afirma. Ainda conforme Clarita, as UBSs seguem vacinando durante o dia, conforme a demanda, ou seja, em alguns locais a aplicação da vacina supera o número de fichas pré-distribuídas. “As unidades dos bairros Roselândia, Boa Saúde e Rondônia possuem sistema de demanda livre, onde as pessoas são vacinadas assim que forem chegando ao local.”

Ainda segundo Clarita, além da vacina, as pessoas devem ter consciência que a transmissão da Gripe A se dá principalmente pelo contato direto com pessoas com o vírus ou por utensílios e objetos contaminados. “Devemos manter os hábitos de higiene para evitar a propagação do vírus. E por isso é preciso manter a limpeza correta de objetos e as condições de higiene”, explica.



Vacinação

Para receber a dose contra o vírus Influenza A (H1N1), as pessoas que integram os grupos dessa segunda etapa podem procurar atendimento em uma das 15 UBSs ou na Casa de Vacinas entre as 8 e 17 horas (confira abaixo a relação dos locais). Conforme orientação do Ministério da Saúde, pessoas que apresentarem quadro clínico agudo grave, como febre, dor de garganta e mal-estar em geral devem prorrogar a aplicação vacina. Além disso, doadores de sangue precisam esperar 48 horas para realizar uma nova doação.

Na terceira etapa da campanha nacional, a população entre 20 a 29 anos receberá a vacina entre os dias 5 a 23 de abril. Posteriormente, a partir do dia 24 de abril até o dia 7 de maio, começa a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso. Toda população com mais de 60 anos receberá a dose contra a gripe comum. Aqueles com doenças crônicas também serão vacinados contra a Gripe A. Na última etapa da campanha, entre os dias 10 e 21 de maio, será a vez da população de 30 a 39 anos. As etapas seguem orientações do Ministério da Saúde. Em Novo Hamburgo, segundo a Secretaria da Saúde, a previsão é que 110 mil cidadãos sejam imunizados contra o vírus Influenza A (H1N1), causador da doença, ao final das campanhas.



Doenças Crônicas:

- Obesidade de grau três

- Diabetes

- Pessoas imunodeprimidas

- Asmáticos graves

- Cardiopatas

- Portadores de doenças respiratórias crônicas, dentre outros



Dicas:

- Higienizar as mãos com frequência.

- Ventilar os ambientes.

- Não partilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;

- Reduzir contatos sociais desnecessários e evitar, dentro do possível, ambientes com aglomeração;

- Utilizar lenço descartável para higiene nasal e cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;

- Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;

- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

- Evitar aperto de mãos, abraços e beijo social;

- Manter distância (mínimo de 1 metro) de indivíduos com sintomas gripais;



Locais de Vacinação:

Casa de Vacinas (Joaquim Nabuco, 610 – Centro)

UBS Primavera (Boa Saúde, 618 – Primavera)

UBS Rondônia (Balduíno Michel, 100 – Rondônia)

UBS Liberdade (Kurt Wacker, 14 – Liberdade)

UBS Rincão (Teobaldo Nicolau Bauer, 15 – Rincão)

UBS Roselândia (Aquarius, 133 – Roselândia)

UBS Canudos (Silvio Gilberto Christmann, 1451 – Canudos)

UBS Lomba Grande (Odete Correa Schuck, 125 - Lomba Grande)

UBS Santo Afonso (Assuncion, 85 - Santo Afonso)

UBS Iguaçu (Bruno Werner Storck, esq. com a Rua dos Professores – Canudos)

UBS Kraemer (Américo Vespúcio, s/nº - São Jorge)

UBS Kephas (Bernardo Ludvig, s/nº - São José)

UBS São Jorge (Jabuti, 308 - São Jorge)

UBS Guarani (Demétrio Ribeiro, 1085 – Guarani)

UBS Boa Saúde (Saturno, 202 - Boa Saúde)

UBS Redentora (Tamoio, s/nº - São José)

SEU DINHEIRO - Luiz Percy Denardin

Denardin Assessoria Empresarial









VISUALGRAF
- IMPRESSÃO DE GRANDES FORMATOS


- FACHADAS DE EMPRESAS


- OUTDOORS E BACKLIGHTS


- PERSONALIZAÇÃO DE CARROS


FONE: 3556-3535 ou


9102-9081


Denardin Assessoria


Empresarial


- CONSULTORIA FINANCEIRA


- INVESTIMENTO EM AÇÕES


- PROJETOS PARA FINANCIAMENTOS


- ASSESSORIA GERENCIAL


FONE: 3207-3026 ou


9989-2757






"O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo. "


( Winston Churchil )


"Uma paixão forte por qualquer objetivo assegurará o sucesso, porque o desejo pelo objetivo mostrará os meios."


( William Hazlitt )



Carlos Slim e a simplicidade da maior fortuna do mundo

Infomoney

"Muitos nascem em berço de ouro, porém o Toque de Midas é exclusivo a predestinados. A afirmação explica como Carlos Slim Helú, mexicano de origem libanesa, emergiu de comerciante local para se tornar o homem mais rico do mundo, conforme a lista da revista Forbes, com fortuna estimada de US$ 53,5 bilhões.

A história do comerciante inicia-se em 1948 quando, com somente oito anos, começa a ajudar seu pai na loja “Estrella do Oriente”, próxima ao Palácio Nacional, na Cidade do México. Aos 12 anos, abriu uma conta bancária com US$ 400,00 , fruto da venda de doces a seus primos, durante os almoços de família aos domingos. Seis anos depois, Slim entra na Unam (Universidad Autónoma Nacional de México) e sai graduado em engenharia civil, dando monitoria de Álgebra e Programação Linear durante sua estadia na universidade. Em 1960, aos 21 anos e recém-formado, o comerciante se casa e recebe um terreno de seu pai. Ao invés de construir uma casa luxuosa para sua nova família, Slim vende o terreno a uma construtora e recebe apartamentos em troca, explicitando sua primeira fonte de enriquecimento: o setor imobiliário.

Entre 1965 e 1969, o mexicano compra terrenos e condomínios na Cidade do México, para depois vendê-los mais caros, sempre com o faro de comerciante. Prestes a completar três décadas de existência, Slim já possuía mais de um milhão de metros quadrados na capital mexicana. Com fortuna de aproximadamente US$ 400 mil proporcionados por patrimônio familiar e investimentos em bolsa – Slim já era acionista do Banamex aos 15 anos , o mexicano continua sua escalada e adquire diversas empresas nos setores imobiliário, de construção civil e de engarrafamento de bebidas.

No entanto, mesmo com várias empresas na manga, o comerciante queria mais. Para ver sua fortuna crescer exponencialmente nos anos conseguintes, Slim precisou remar contra a maré e, quando chegou na praia , deu uma tacada infalível, a qual responde por grande parte de sua riqueza atual.

Em 1982, segue os conselhos de Warren Buffett, investidor bilionário e um dos gurus de Slim , sobre como obter pechinchas em épocas adversas e, em plena crise mexicana, vai às compras sem medo e adquire lojas de varejo, mineradoras, fábricas de cabos, de charutos, além de diversas outras. Estava dado o início do conglomerado que fatura US$ 8,5 bilhões por ano atualmente.

A despeito das participações estrangeiras, a fortuna de Slim advém mesmo do México, no qual detém o monopólio virtual do mercado de telefonia fixa, com participação de 91%. A Telmex, empresa que responde por essa dominância, possui faturamento de US$ 16 bilhões e valor de mercado acima de US$ 35 bilhões. O império que responde pelo maior conglomerado empresarial da América Latina ainda inclui 125 milhões assinantes da América Móvil ao redor do continente americano; o Grupo financeiro Inbursa, que realiza serviços bancários, de seguros e aposentadorias; e o Grupo Carso, que possui faturamento acima de US$ 8,5 bilhões por ano.

Hoje em dia, Slim é presidente de honra e vitalício de sua holding, o Grupo Carso, porém acompanha os negócios de uma distância maior, em decorrência de problemas de saúde provocados por uma doença cardíaca em 1997. Como um bom patriarca, delegou as posições-chave de suas empresas a seus filhos e genros."

-------------------------------------

Lá fora, os principais indices norte-americanos registraram ganhos. Já as principais bolsas europeias encerraram com leves ganhos com os investidores equilibrando suas apostas entre a manutenção de rating negativo para a dívida soberana do Reino Unido pela Standard & Poor’s e as altas no setor de commodities ( cobre, níquel, zinco e cobre) , que dispararam em Londres e deram fôlego aos índices.

Reino Unido - A agência de classificação de risco S&P manteve perspectiva negativa para a dívida do Reino Unido em meio a temores de que o governo não foi claro o suficiente sobre como irá cortar seu déficit orçamentário. A S&P havia rebaixado a perspectiva em maio de 2009 e o Reino Unido tem a nota máxima fornecida pela agência desde 1978.

-------------------------------------------------

Por aqui, o indice doméstico seguiu os mercados globais, que hoje foram embalados por uma alta das commodities e indicadores positivos,e marcou um pregáo de bons ganhos neste inicio de semana. Impulsionadas pelo avanço das commodities, Usiminas, Gerdau e MMX se destacaram entre as principais altas da sessão, sendo que os papéis da Vale também apresentaram boa valorização

Relatório FOCUS - voltou a trazer melhores projeções de crescimento da economia brasileira em 2010, contudo, a alta nas expectativas de inflação preocupa. A compilação das projeções dos agentes do mercado mostrou que a mediana das estimativas para o IPCA, índice que baliza as metas de inflação do governo, teve sua décima alta seguida, agora se situando em 5,16% no acumulado de 2010, distanciando-se do centro da meta do Conselho Monetário Nacional, de 4,5%.

IBOVESPA - Oscilando entre os 68.681 pontos e os 69.942 pontos, com um volume financeiro deR$ 5,47 bilhões , o indice doméstico acabou fechando praticamente na máxima do dia aos 69.935 pontos, representando uma expressiva alta de 1,82% sobre o fechamento anterior. No diário voltou firme para o canal lateral 68.913 / 69.983, quase na RESISTÊNCIA do canal. Sinaliza movimento de acumulação ( mola ), e em caso de rompimento da RES , a proxima RES importante será a dos 70.722 pts, maior cotação desde o topo histórico apresentado em maio de 2008.

Já o dolar comercial, após três sessões consecutivas em alta, acumulou fortes perdas no dia de hoje, e acompanhando o clima de bom humor nos mercados fechou com forte desvalorização. A moeda norte-americana fechou cotada hoje a R$1,8010 representando uma forte queda de 1,37% em relação ao fechamento anterior. No mes a desvalorização é de 0,33% e no ano a valorização é de 3,55%.

INDICES INTERNACIONAIS

Dow Jones – alta de 0,42%

Standard & Poor’s 500 - alta de 0,57%

Nasdaq - alta de 0,34%

FTSE 100 - alta de 0,13%

Nikkei – queda de 0,38%

Merval – queda de 0,64%

WINFUT alta de 1,91% - 70.290,00 pontos - 2009 – 81,97%

IBOVESPA alta de 1,83% - 69.939,12 pontos - 2009 – 81,88%

Segue abaixo o fechamento de hoje de principais ativos e ao lado acumul. 2009.

- BVMF3 alta de 3,57% - 11,89 ( MIN 11,47, MAX 11,89 ) 107,98%

- PETR4 alta de 1,16% - 34,90 ( MIN 34,12, MAX 35,20 ) 60,64%

- VALE5 alta de 1,87% - 49,46 ( MIN 48,73, MAX 49,51 ) 76,64%

- GGBR4 alta de 4,70% - 28,52 ( MIN 27,50, MAX 28,52 ) 93,49%

- ITUB4 alta de 1,49% - 38,16 (MIN 37,44, MAX 38,25 ) 48,24%

- CSNA3 alta de 3,45% - 35,99 ( MIN 34,96, MAX 35,99 ) 90,45%

- USIM5 alta de 5,72% - 60,05 ( MIN 57,22, MAX 60,10 ) 87,63%

- CYRE3 queda de 1,18% - 20,85 ( MIN 20,21, MAX 21,29 ) 162,11%

- RSID3 queda de 0,85% - 12,80 ( MIN 12,62, MAX 13,08 ) 300,00%

IBOVESPA - suboi 0,70% nos primeiros 10 minutos e segui em alta durante todo o intraday. Acabou fechando praticamente na máxima do dia aos 69.935 pontos, representando uma expressiva alta de 1,82% sobre o fechamento anterior. No diário voltou firme para o canal lateral 68.913 / 69.983, quase na RESISTÊNCIA do canal. Sinaliza movimento de acumulação ( mola ), e em caso de rompimento da RES , a proxima RES importante será a dos 70.722 pts, maior cotação desde o topo histórico apresentado em maio de 2008.

MIN do dia 68.681 pontos / MAX do dia 69.642 pontos

DIRETO DO RIO DE JANEIRO - Nelson Tangerini

Nelson Tangerini

CORA CORALINA, A BORBOLETA


Crônica de Affonso Romano de Sant´Anna





Cora Coralina virou borboleta. Conheci-a ainda crisálida há uns 20 anos, lá em Goiás Velho – aquela cidade colonial com ladeiras, aquele calçamento de imensas pedras, parecendo uma Minas Gerais lá longe. A cidade inda não havia sido transformada em atração turística, mas Cora, sim.



Cora estava ali. Velhinha, mas rija e falante. O historiador Mário da Silva Brito e eu ouvíamos suas estórias, enquanto ela chamava um bobo que a servia. Sim, a cidade tinha um número elevado do que se chamava de bobos e havia várias teorias para explicar isto, desde casamentos consangüíneos até a água da cidade.



Cora já era conhecida como singular figura, pois havia sido citada por Drummond numa de suas crônicas. Tinha uma biografia e uma vida amorosa inusitadas. Lembro-me ter contado que havia fugido com seu namorado na boléia de um caminhão e das peripécias desafiando a família. E afirmava sempre que a poesia a salvara, dera sentido à sua vida. Essa mulher pequena e atrevida era também notória como doceira e vivia numa casa colonialmente simplicíssima.



O fato é que Cora, além de atração turística e jornalística, acabou virando até tema de teses universitárias como uma pré-feminista, como autora primitiva e espontânea.



Mas agora virou borboleta.



Ora, deu-se que Nirton Tangerini (*), pesquisador da vida de borboletas, certo dia estava na localidade de Jataí, lá em Goiás, e ao passar por um posto de gasolina viu no chão, já meio estropiada, uma espécie desconhecida do lepidóptero. (Não se estranhem, mas as borboletas com aquele esvoaçando colorido nas asas são mesmo lepidópteros, mas essa palavra pesada não as impede de voar.).



Tangerini a recolheu. Ele não é entomólogo formado, mas é um borboletólogo de alma. Pesquisa borboletas, que às vezes chamamos de mariposas, junto com o entomólogo francês Claude Lemaire. Resultado: o seu achado está regitrado no livro The Saturnidae of América (Editora Goecke & Evers, Keltern, 2002). E assim aladamente, a nossa Cora Coralina está registrada como Molippa coracoralinae.



Esse Tangerini é irmão de outro Tangerini, o Nelson, professor do ensino médio, libertário, pacifista e ecologista. Ambos insistem em salvar o mundo através de ações miúdas. Miúdas como a Cora original e a sua metamorfose alada.



Certa vez, outro borboletólogo – Luiz Soledad Otero – deu-me, além de livros seus sobre o assunto, várias crisálidas, que um dia desabrocharam em minha casa. Foi deslumbrante. “Borboletas”, como ele dizia, “são consideradas universalmente símbolos da perfeição e amor, transição do corpóreo para a alma, vôo de um espírito anteriormente preso à terra sonhando com a condição aldada”.



Os poetas barrocos viviam fazendo poemas para as mariposas girando em torno da vela, retratando assim a ânsia de conhecimento e a fugacidade da vida. Tangerini me revela que algumas mariposas macho saem de dia e as fêmeas saem à noite. E que elas se encontram no crepúsculo. Isto que já deu samba de Adoniran Barbosa, pode sugerir outras metafísicas amorosas.



De minha parte, sempre me lembro de um texto de Aníbal Machado, que borboleteando entre a prosa e a poesia, dizia algo que funciona como um otimista princípio da vida:



“Faça o que eu lhe digo: solte uma borboleta.



Se não der certo, solte várias de cores diversas”.



santanna@novanet.com.br


Crônica publicada no jornal ESTADO DE MINAS,


Suplemento CULTURA,

Pág. 8, Domingo, 16 de janeiro de 2003.



(*) Nirton Tangerini, 69 anos, é biólogo formado em Ciências Naturais pela Universidade Gama Filho e tem vários trabalhos publicados sobre lepidóptera [borboletas]. É professor aposentado.