sábado, 30 de maio de 2009


Marcelo de Quadro

Bem,vamos ao Grêmio! – o tricolor gaúcho tem uma partida difícil neste domingo, em Salvador, às 16 horas. Porque dizemos que será difícil? Porque o Grêmio está concentrado na Libertadores, onde faz uma excelente campanha, mesmo sem apresentar um grande futebol. O jornalista Milton Neves afirmou em entrevista que o Grêmio passa desta fase, onde está enfrentando o Caracas, da Venezuela. Mas depois, independente do adversário, não passará adiante. Quem viu o último jogo do tricolor ficou preocupado. Mesmo enfrentando o fraco time venezuelano e o jogo tendo sido fora de casa, em campo ruim, o Grêmio não conseguiu empolgar o seu torcedor. Aliás, se os venezuelanos fossem um pouquinho, um pouquinho só, mais aplicados, teriam goleado o time do treinador Paulo Autuori, recém chegado ao Olímpico. Se não fosse o goleiro, que fez uma defesa milagrosa quando o Grêmio já perdia por 1 x 0 a situação poderia ter complicado a vida gremista.

Outra dificuldade contra o Vitória – É aquela coisa, se ganhar, ganha por obrigação. Se perder é vergonhoso, pois o Vitória não tem tradição. Mas tem um time com alguns bons valores, está na parte de cima da tabela (5º lugar, com 6 pontos) e é bem treinado por Paulo César Carpegiani, que recebeu nova oportunidade como técnico, num clube brasileiro, e quer mostrar seu potencial. E o Grêmio não pode se dar ao luxo de ficar muito atrás na tabela de classificação, mesmo priorizando a Libertadores. Correr atrás, depois que a boiada disparou é complicado. O torcedor já sabe que a dita ‘imortalidade tricolor’ funciona só quando quer. E deixar para as últimas rodadas para recuperar as posições perdidas é exercício de faquir. Por isso é fundamental ir somando pontos, dentro e fora de casa, para ficar, pelo menos, numa posição tranqüila na zona intermediária.

Parâmetro Gre-Nal – Neste momento surgem as comparações e as metas. O Internacional caiu nas graças da mídia nacional. É saudado e louvado como um grande time. Isso é um perigo. Tomara que Fernando Carvalho e outros homens do futebol estejam atentos a tudo, e assumam o controle. A mídia levanta e derruba ao sabor do vento. É preciso tomar muito cuidado e não perder o foco. Ao mesmo tempo em que o Colorado busca exatamente uma chance de disputar a competição que o Grêmio está jogando, a Libertadores, o Grêmio também se espelha na boa fase do Inter e quer, urgentemente, ganhar um título em 2009. Já perdeu o Gauchão, nos dois turnos e agora luta para ser campeão da Libertadores para obter o direito de jogar, no final do ano, o Campeonato Mundial na sua nova fórmula.

Autuori já começa a sentir o peso – Certamente o Grêmio vai necessitar de reforços. Nomes continuam pipocando pelo Olímpico. Túlio já veio e já está jogando. Ibson é sondado e também interessa ao Inter. Mas o sistema defensivo talvez precise de correções urgentes, se não for possível trazer mais algum reforço para a defesa. Contra o Caracas o treinador já viu que alguma coisa urgente tem que ser feita, principalmente nas bolas aéreas. E olha que Réver e Léo são especialistas nestas jogadas. E o pior de tudo é que até o final do mês o Grêmio fica sem o seu grande goleiro Victor, que foi convocado para a Seleção de Dunga, que vai disputar a Copa das Confederações.

Sábado é dia de praticar a cidadania na escola Caldas Júnior

A escola municipal Caldas Júnior promove neste sábado, dia 30 de maio, a I Feira de Saúde e Cidadania, com diversas ações gratuitas para toda a comunidade. A partir das 8h, diversas entidades estarão organizadas no pátio da escola para instituição prestando serviços, como consultoria jurídica, vacinação para idosos, cortes de cabelo e orientações sobre alimentação, saúde e higiene bucal.
Até o meio-dia, a comunidade do bairro Santo Afonso poderá conferir o brechó solidário, realizar exames de diabetes, pressão e visão e participar de diversas brincadeiras e brinquedos.
A escola Caldas Júnior fica na Rua Montevidéu, 46, no bairro Santo Afonso. Durante as atividade, o trecho da rua em frente à instituição estará fechada.

O quê: I Feira de Saúde e Cidadania da escola Caldas Júnior
Quando: Sábado, dia 30 de maio, das 8h às 12h
Onde: EMEF Caldas Júnior (Rua Montevidéu, 46 – Santo Afonso)

Caminhada no Centro encerra Semana Municipal Sem Fumo

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Novo Hamburgo promove, neste sábado, dia 30, a Caminhada por uma vida mais saudável. O evento, que encerra a programação da Semana Municipal Sem Fumo, inicia às 9h, com concentração na Praça do Imigrante.
Na caminhada, que percorrerá as ruas Pedro Adams Filho, Joaquim Nabuco, Nações Unidas e 5 de Abril, os participantes carregarão placas e banners sobre a luta contra o tabaco, causador de diversas doenças respiratórias, como o câncer e o enfisema pulmonar. No retorno à Praça, acontece a solenidade de encerramento.
De acordo o diretor de Saúde da SMS, Florizeu Campos, a caminhada tem como objetivo conscientizar a população sobre os males que o fumo faz aos usuários da droga. “Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), 20 mil pessoas morrem todos os anos no Brasil por complicações do fumo. Além disso, o governo gasta cerca de 340 milhões de reais por ano no tratamento de doenças relacionadas ao tabaco”, observa Campos.

SEMOPSU reforma escadaria no bairro São José

A Secretaria de Obras Públicas e Serviços Urbanos (SEMOPSU) concluiu esta semana as obras de melhoria na escadaria existente entre as ruas Engenheiro Jorge Schury e Arthur Momberger, no bairro São José. De acordo com a SEMOPSU, diariamente circulam pelo local cerca de 800 pessoas. Construída em um local íngreme e sem a estrutura necessária, a escadaria de 50 metros de altura e 38 degraus poderia ceder a qualquer momento, causando um acidente.

De acordo com o titular da SEMOPSU, Lino De Negri, a reforma da escadaria atende a uma reivindicação feita pelos moradores da Vila Diehl, Redentora e Kephas ainda em 2008. Segundo o secretário, foram utilizados na obra cerca de 150 pedras de arenito, oito sacos de cimento, além de 15 litros de tinta.

O morador Valmiro de Paula, 39 anos, conta que não foram poucas às vezes em que ele presenciou a queda de pedestres. “Como o piso estava irregular, as quedas eram frequentes, principalmente à noite, quando a pouca iluminação dificulta ainda mais”, explica. Desde que foi construída, em 1988, esta é a primeira vez que a escadaria passa por uma reforma.

Esportistas do atletismo e natação da Feevale encaram as provas do 30º JUGS

Atletas participam do segundo final de semana dos 30º Jogos

Universitários Gaúchos. Evento esportivo segue até o dia 7 de junho


Nos dias 30 e 31 de maio, os esportistas da natação e do atletismo da Feevale participam das provas do segundo final de semana dos 30º Jogos Universitários Gaúchos - JUGS 2009. A Instituição será representada por quatro atletas que competem no atletismo e três na natação. As provas da natação acontecem na piscina da UFRGS e as competições do atletismo ocorrem na Sogipa, ambas em Porto Alegre. Os atletas que ficarem com a primeira colocação estão classificados para as Olimpíadas Universitárias - Jogos Universitários Brasileiros (JUBS 2009), que acontecem em agosto, em Fortaleza (CE).

No atletismo feminino, a atleta Bruna Magali Steil compete nas provas de arremesso de peso, lançamento do disco e lançamento de martelo; Clarice da Luz Santos encara os 5.000 metros rasos. Já no masculino, Iurquen Roese participa dos 800 metros rasos, 1.500 metros rasos, 400 metros com barreira e no lançamento do dardo; e Rudimar César Campos Simão (Feevale/Diadora) busca o título nos 1.500 metros rasos, 5.000 metros rasos e 10.000 metros rasos.

Na natação feminina, Ana Paula Schell encara os 50 metros costas, 50 metros peito, 100 metros costas e 100 metros peito; e Manoela Blumm participa da disputa dos 50 metros livre, 100 metros livre, 400 metros livre, 800 metros livre e 1.500 metros livre. Já Ramon Scherrer da Silva compete nos 100 metros costas, 100 metros peito, 200 metros peito, 800 metros livre e 1.500 metros livre.

Conforme o coordenador do projeto Esporte Universitário da Feevale, Marcelo Silva da Silva, este é o maior evento esportivo universitário no Rio Grande do Sul e a Feevale tem se destacado a cada ano, qualificando seus resultados a cada participação. "Este ano, a Instituição participa do evento com 153 atletas inscritos. O primeiro final de semana de competições foi muito positivo e esperamos manter os bons resultados nos próximos finais de semanas", ressalta Silva.

No primeiro final de semana de competições, dias 23 e 24 de maio, a Feevale obteve excelentes resultados. A equipe do handebol feminino conquistou o pentacampeonato, o time de futsal masculino foi o tetracampeão e a equipe feminina de futsal conquistou o título de bicampeã da modalidade. Já o time de handebol masculino foi o terceiro colocado.

Os 30º Jogos Universitários Gaúchos - JUGS 2009 seguem até o dia 7 de junho. Nos dias 6 e 7 de junho, a Feevale participa do evento com as competições do basquete, futebol, voleibol, jiu-jitsu e xadrez. Mais informações podem ser obtidas no site da Federação Universitária Gaúcha de Esportes: www.fuge.com.br .

Gabinete da Primeira-dama faz balanço parcial da Campanha do Agasalho

Dezessete dias depois do lançamento, o Gabinete da Primeira-dama realizou o primeiro balanço da Campanha do Agasalho 2009. Nos 29 pontos de arrecadação, muitas doações tiveram que ser recolhidas porque as caixas de coleta estavam lotadas. Ao mesmo tempo, novas empresas decidiram aderir à campanha e solicitaram caixas de coleta. Até o momento, foram arrecadadas cerca de duas mil peças de roupa. Somente no Dia do Desafio, realizado na última quarta-feira, foram doados 387 agasalhos.
A primeira-dama Sílvia Zimmermann lembra que, além de roupas e agasalhos, também podem ser doados móveis, colchões, roupas de cama, mesa e banho, além de utensílios domésticos. “Arrecadamos tudo aquilo que é básico para se viver” explica Sílvia.
Em materiais, a campanha já arrecadou cinco sofás, quatro camas, oito colchões, além de panelas, tapetes, panos de prato, cobertas, geladeiras, mesas, cadeiras, aparelhos de televisão, entre outros.
O contato para recolhimento de doações pode ser realizado através do telefone 3594-9990.

Sobre a Campanha:
Promovida pelo Gabinete da Primeira-dama com o slogan “Aqueça o seu coração”, a Campanha do Agasalho 2009 tem como apoiadores Feevale, CDL, Jornal NH, Brindes Novo Hamburgo, Novograf e Rio Grandense Embalagens.

Confira abaixo os pontos de coleta:

ACI NH/EV/CB
Agafarma (Rua Joaquim Pedro Soares)
Calçados Marisol
Câmara de Vereadores
Carrefour
CDL
Centro de Natação e Reabilitação Golfinho
CFC Valderez
Colégio Marista Pio XII
Colégio Sinodal
Corpo de Bombeiros
DataSchool Informática e Administração
Escola Oswaldo Cruz
Escola Santa Catarina
Farmácia São Judas Tadeu (bairro Guarani)
Feevale
Fundação Evangélica
Grupo Editorial Sinos
Ipasem
Posto Audi (Bairro Guarani)
Postos Ipiranga
Postos Race Trac
Rádio ABC
Receptivo Turístico
SESC NH
Sindilojas
Sociedade Ginástica
Tabelionato Fischer
Yázigi Escola de Idiomas

Evento aborda práticas e desafios ambientais

Atividade acontece nos dias 4 e 5 de junho, no auditório do prédio Branco, no Campus II da Feevale


Nos dias 4 e 5 de junho, a Feevale realiza o evento "Ação educativa e legislação Ambiental: práticas e desafios empresariais". A atividade, destinada aos alunos dos cursos de graduação e pós-graduação e profissionais de empresas interessadas na implementação de projetos de responsabilidade socioambiental, acontece das 19h15min às 22h30min, no auditório do prédio Branco, no Campus II (RS-239, 2755, Novo Hamburgo).

A atividade visa ampliar o debate teórico-prático sobre as possibilidades de intervenção do pedagogo empresarial, do educador socioambiental e dos demais profissionais que atuam nos processos de formação permanente nas organizações empresariais. A partir desta questão propõe-se promover vários momentos que conduzirão os participantes do evento a refletir sobre várias temáticas que circundam a questão da responsabilidade socioambiental, proporcionando espaço para interagir e aprofundar saberes pertencentes a esta área do conhecimento.

Interessados podem fazer sua inscrição até o dia 2 de junho, através do site www.feevale.br/extensao , ou no setor de Atendimento Feevale, no Campus II ou na Secretaria de Extensão, no Campus I. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3586-8822.

Confira a programação:
04/06 - Quinta-feira:

19h15min - Palestra: Pedagogia Empresarial: o desafio da empresa na ação educativa e formativa socioambiental
Ministrante: Silvana Leonel - Apoema

20h15min - Painel de Empresas: Educação, Empresa e Meio Ambiente
Participação das empresas:
Tetra Pak - Compromisso Ambiental da Tetra Pak - Meio Ambiente, Cidadania e Educação
Refap S.A. - Canoas - Responsabilidade Social Empresarial da Holding Petrobrás no RS

21h45min - Caso: "Estratégias educativas adotadas pela empresa Vonpar, por meio do exercício de sua Responsabilidade Socioambiental"
Ministrante: Léo Voit - Diretor Executivo do Instituto Vonpar

05/06 - Sexta-feira

19h15 - Palestra: Responsabilidade socioambiental e os aspectos legislativos da ação empresarial

Ministrante: Prof. Delton Winter
Mediadora: Profª. Haide Maria Hupffer

20h15 - Apresentação de Case: SENAI/RS
"Legislação Ambiental e novos modelos de produção baseados em ética ambiental"
Ministrante: Paulo Rosa - Diretor do Centro Nacional de Tecnologias Limpas do SENAI-RS - CNTL
Mediador: Prof. Roberto Naime

21h15 - Apresentação de Case: Empresa Aracruz Celulose
"Marketing e Ética Ambiental"
Ministrante: Francisco Bueno - Gerente de Relações com a Comunidade
Mediadora: Profª. Claudia Lunkes
Coordenadora Temática: Profª. Andréa Novo Duarte

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Jogo na área


Marcelo de Quadro

Inter na Copa do Brasil – O colorado, se bem que ainda é cedo, parece que recuperou a fibra na Copa do Brasil. Acho que o adversário mais difícil, nesta reta final, é o próprio Internacional. Vencer os seus ‘quase’ é fundamental. E isso parece que aconteceu neste ano do Centenário. Há esta dúvida cruel, se o colorado gaúcho conseguirá fazer uma campanha digna em 2009. Ao contrário de outros clubes que, no ano do centenário, não foram felizes nas competições. O Inter está aproveitando bem as vitórias, já ganhou bem o Gauchão (inclusive ficando com as invejáveis Taças Fábio Koff e a Fernando Carvalho) e ruma para uma final na Copa do Brasil. Precisa conquistar.

Final com Corinthians? - Tudo indica que poderá ser Inter e Corinthians na decisão, na Copa do Brasil. Claro que todo colorado lembra que Mano Menezes, campeão paulista com o ‘coringão’, disse, em entrevista, que o Inter estava tão badalado por que não tinha, ainda, jogado contra um time que exigisse bastante dele. Esta provocação não foi esquecida pelos dirigentes do colorado e, certamente, será levada para dentro do vestiário. Você acha que motivará a equipe de Taison, Nilmar, D’Alessandro, Andrezinho...? Será um outro título em disputa, se a final for entre as duas equipes. Não se pode esquecer que o Vasco está desesperado, disputando a Segundona, esperando um espaço urgente para respirar. Conquistar uma vaga na Libertadores, agora, seria uma glória antecipada. É preciso ficar alerta.

Fernando Carvalho estabilizou o vestiário – Este tem classe a olhos vistos. É respeitado até pelos adversários. Vitorioso no Internacional, Fernando Carvalho voltou ao colorado, trouxe paz ao vestiário e, ainda por cima, conseguiu fazer de Taison o principal jogador colorado neste ano de 2009. Aliás, este garoto deu um salto de 180 graus. Depois da conversa que teve com Fernando Carvalho melhorou a cabeça e achou seu grande futebol. Tem velocidade, técnica, bom arremate, sabe jogar dentro da área, onde mostra firmeza e frieza pra executar os goleiros, como também joga fora da área, buscando jogo e servindo companheiros. É, sem dúvida, o melhor jogador do Inter, neste momento. Daqui a pouco Dunga já pode ir pensando num jogador efetivo para a Copa da África do Sul, em 2010.

Mais chances para Giuliano – Este meio-campista do Inter está sendo sacrificado. É muito bom jogador, já mostrou isso, mas precisa de melhores oportunidades. Por que melhores? Ora, para jogar com mais frequência e no lugar certo, na sua posição ideal. Ele não é atacante. Até pode chegar para ajudar o ataque, mas jamais jogar de costas para os zagueiros. Desse jeito estão queimando um bom jogador. Alô Tite!

Direção continua de olho no mercado – Walter, apesar de ser um bom jogador, não tem se mostrado um bom atleta. Até, parece, ter alguns problemas extracampo. Infelizmente, agora, está lesionado. A direção colorada tem, ainda, o atacante Leandrão, que não tem dez por cento da qualidade de Nilmar, Taison ou mesmo Alecsandro. Mas Leandrão, pelo seu empenho, dedicação, disciplina e vontade, vai acabar jogando as suas partidas no Inter de 2009. Tem as convocações da Seleção, tem as lesões e os cartões. Pode até haver alguma negociação, agora, no meio do ano. Então, quem tiver em condições e na vez, vai acabar jogando. Futebol é assim. A sorte também.

Líder também no Brasileirão – A direção decidiu cedo que a prioridade era voltar a disputar, novamente, uma Libertadores. E o caminho mais rápido, não mais fácil, é a Copa do Brasil. Está dando certo. O Inter está perto de chegar na decisão. Mas a campanha também está firme neste início de Brasileirão. O colorado é o atual bichopapão. É líder isolado, com 100% de aproveitamento. Claro, o campeonato é longo e difícil. Não tem como ser líder o campeonato inteiro. Mas não dá para esquecer que os últimos campeões do Brasileirão venceram o primeiro turno, com exceção do Grêmio. Então a campanha é dura mesmo nas primeiras partidas; é estratégica. É preciso começar e seguir vencendo, para depois ter poupança e poder administrar alguma dificuldade.

Grêmio - Amanhã falo do Grêmio, que está com tudo na Libertadores e pode, sim, chegar na decisão. Ainda mais com a chegada de Paulo Autuori, que tem competência e liderança. E o plantel gremista é competente.

RODADA DESTE FINAL DE SEMANA

SÁBADO – 18H30
Coritiba x Goiás
Atlético x Santo André
Botafogo x Sport

DOMINGO – 16H
Flamengo x Atlético-PR
São Paulo x Cruzeiro
Santos x Corinthians
Náutico x Fluminense
Vitória x Grêmio

DOMINGO - 18H30
Barueri x Palmeiras
Inter x Avaí

Reforma da sede do Projeto VidaAção social acontece neste sábado, dia 30,no bairro Canudos, em Novo Hamburgo

Alunos do projeto "Mãos à Obra" finalizam

Na manhã deste sábado, dia 30 de maio, os alunos do curso de Pedreiro Assentador de Revestimentos Cerâmicos e Rochosos, que integra o projeto "Mãos à Obra", finalizarão o assentamento de azulejos dos banheiros, cozinha e refeitório da sede do Projeto Vida (rua Bruno Werner Storck, 180, no bairro Canudos, em Novo Hamburgo). A atividade acontece das 8h30min às 12h. O "Mãos à Obra" é um projeto de extensão do curso de Arquitetura e Urbanismo da Feevale, tem como parceiros a ASAEC, Sinduscon e Senai Gustavo Copé. O objetivo do projeto é qualificar a mão de obra para a construção civil, e sempre que possível, aliar esta formação a um trabalho de cunho social.

Durante as manhãs de dois sábados no mês de maio, os 18 alunos do curso, sob a orientação dos professores, trabalharam na reforma da sede do Projeto Vida, que necessitava de reparos. Conforme a coordenadora do "Mãos à Obra", Alessandra Brito, a idéia é melhorar os revestimentos de parede da entidade que atende crianças carentes do bairro. "Esta atividade é uma oportunidade de experiência prática aos alunos do curso, ao mesmo tempo em que beneficia uma entidade carente", destaca.

Esta é a segunda obra de cunho social realizada pelo "Mãos à Obra", no bairro Canudos. A primeira aconteceu em 2008, com a pintura da igreja Nossa Senhora Aparecida, da Vila Iguaçu. "Estamos felizes em poder realizar mais uma obra. Isso mostra que o curso está cada vez mais inserido na comunidade e contribuindo para a melhoria das condições existentes.", ressalta Alessandra.

A obra será entregue no início do mês de junho e contou com o apoio das empresas Costaneira, Inovar Acabamentos e Usina Fortaleza, que doaram pisos cerâmicos, azulejos e argamassa colante, respectivamente. Para saber mais sobre o projeto "Mãos à Obra", acesse o site www.feevale.br/mo .

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Novo Hamburgo vence o Dia do Desafio

Prefeito Tarcísio Zimmermann recebe o troféu de honra ao mérito, como reconhecimento da participação do município no Dia do Desafio


Mais de 100 mil hamburguenses participaram na quarta-feira, dia 27 de maio, do Dia do Desafio. Pela 9ª vez consecutiva, o município de Novo Hamburgo venceu a competição, este ano contra a cidade mexicana de Toluca.
De acordo com informações do site do Sesc de São Paulo, Novo Hamburgo mobilizou 107.582 mil pessoas, equivalente a 42,51% da população, enquanto Toluca, de 747 mil habitantes, envolveu em alguma atividade apenas 20,07% de seus moradores. Desde o início das atividades do Dia do Desafio na cidade hamburguense, apenas no primeiro ano, em 2000, Novo Hamburgo perdeu a competição. Na ocasião, a disputa era contra a cidade paulista de Itu.
O prefeito de Novo Hamburgo, Tarcísio Zimmermann, recebeu na tarde desta quarta-feira, o troféu de honra ao mérito pela participação do município no Dia do Desafio. O troféu é uma forma de agradecimento e registro das atividades desenvolvidas na cidade. Segundo Tarcísio, o povo hamburguense necessita de mais ações sociais e comunitárias. “Novo Hamburgo precisa de mais solidariedade, não só hoje, mas a cada dia”, afirma.

Competição
O Dia do Desafio é realizado todos os anos, sempre na última quarta-feira de maio, e busca incentivar a prática de atividades físicas e sociais através de uma competição saudável entre cidades da América Latina. O objetivo era mobilizar o maior número de pessoas a realizar exercícios físicos ou qualquer ação durante 15 minutos neste dia.
Durante todo o dia milhares de hamburguenses participaram de atividades desenvolvidas pelo SESC em parceria com a Prefeitura na Praça do Imigrante. Além disso, o Dia do Desafio incentivava a prática de exercícios nas empresas, instituições e escolas do município.

Colorados vencem o desafio do Quilo Solidário

Como parte integrante das atividades do Dia do Desafio, que ocorreu na última quarta-feira, 27 de maio, o SESC e o Gabinete da Primeira-dama promoveram uma competição com o objetivo de arrecadar alimentos não perecíveis para as famílias carentes do município. A atividade, chamada de Quilo Solidário, contou com a participação de toda a comunidade, que no total doou 407 quilos de alimentos, que serão encaminhados à Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) para distribuição as famílias carentes.
A atividade desafiou os torcedores da cidade a colocarem sua doação nas caixas de seus respectivos times: Grêmio, Internacional e Novo Hamburgo. O resultado final da competição foi Internacional em 1º lugar, com 171 quilos, Grêmio em 2º, com 146 quilos, e Novo Hamburgo em 3º lugar, com 90 quilos de donativos.
Para a primeira-dama, Sílvia Zimmermann, a iniciativa alcançou os objetivos, pois estimulou uma competição saudável que envolveu toda a comunidade e que reverteu em donativos para os carentes do município “Neste jogo, quem saiu ganhando foi a solidariedade”, comenta Sílvia.

AME participa de Feira das Profissões

A Agência Municipal de Empregos (AME) participa neste sábado, 30 de maio, da Feira das Profissões. Gratuito e aberto à comunidade, o evento, promovido pela Escola de Educação Profissional, acontece das 9h às 15h30min.
Durante todo o dia, a AME estará divulgando informações sobre vagas de emprego disponíveis, fazendo o cadastramento de candidatos no sistema da agência e oferecendo serviços de apoio para confecção de currículos. A programação da Feira das Profissões também inclui palestras sobre empregos, informática e marketing pessoal.

Cadastro on-line - Desde fevereiro, a AME disponibiliza para as empresas um cadastro de vagas on-line. Através do Portal Municipal de Serviços do site da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo (www.novohamburgo.rs.gov.br), as empresas podem divulgar suas vagas disponíveis com mais agilidade. Para utilizar esta nova ferramenta, basta preencher o cadastro virtual disponível no site.

O que: Feira das Profissões
Data e hora: Dia 30 de maio, das 9 às 15h30min
Local: Escola de Educação Profissional QI
Endereço: Rua David Canabarro, 75 – Centro
Informações: Agência Municipal de Empregos – 3524.4872

Caminhada Ecológica abre Semana do Meio Ambiente de Novo Hamburgo

A Semana do Meio Ambiente de Novo Hamburgo começa neste sábado, 30, e segue até 7 de junho, com extensa programação. A primeira atividade é a Caminhada Ecológica de Lomba Grande, que inicia às 8h30 de sábado. A saída será no Sítio Três Figueiras, que tem acesso pela estrada Willy Moeleche, 1501, na localidade do Taimbé. O percurso totaliza oito quilômetros, com grau médio de dificuldade, permitindo aos participantes desfrutarem das belas paisagens naturais do Morro dos Bois.
Esta será a terceira 3ª edição da caminhada, que é uma iniciativa dos Empreendedores de Turismo de Lomba Grande, com apoio da Prefeitura de Novo Hamburgo e do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR). A inscrição é de R$20,00, com almoço incluído. Reservas e maiores informações podem ser obtidas na Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), através dos telefones: 3596-1022 e 9989-3911.

As atividades da Semana do Meio Ambiente de Novo Hamburgo continuam na segunda-feira, quando acontece a mostra fotográfica “Flora e Fauna do Parcão”, das 8h às 22h, no campus II da FEEVALE. No mesmo dia, os estudantes da Escola Padre Réus visitam o Canil Municipal, às 10h e às 13h30, para assistir a palestra “Cães e Gatos”, ministrada pela veterinária Deise Heck. Assuntos como bem estar animal, abandono, cuidados básicos e estímulo à posse responsável serão abordados nas palestras, que ocorrem durante toda a semana.
Na terça-feira, 2, às 13h30, alunos de Educação Ambiental participam de Trilhas Orientadas, no Parque Henrique Luis Roessler (Parcão). Mais tarde, às 19h45, ocorre a mesa-redonda “Parcão e sua importância como Unidade de Conservação”, no Prédio Azul do campus II da FEEVALE. No dia seguinte, quarta-feira, o destaque fica por conta da mesa-redonda “Licenciamento Ambiental: ferramenta para o desenvolvimento sustentável”, às 11h, na Câmara de Dirigentes Lojista (CDL). Às 14h, será feito um mutirão de atendimento a equinos de catadores de materiais recicláveis do bairro Santo Afonso, na Rua da Divisa. No dia 4, quinta-feira, das 9h às 16h, ocorre o I Encontro Mirim de Educação Ambiental da Feevale, no campus I da instituição. Às 18h30, a Prefeitura reúne servidores municipais no Centro Administrativo Leopoldo Petry sobre “Sustentabilidade no Centro Administrativo”.
O Dia do Meio Ambiente, 5 de junho, começa com um mutirão de limpeza do Balneário da Figueira, no Loteamento Integração, das 8h às 16h. No local, serão plantadas 200 mudas de árvores. Ainda pela manhã, às 8h, será feita a reposição da mata ciliar do Arroio Wallahay. Os estudantes de ensino médio realizam uma caminhada ecológica às 8h30, com saída de suas respectivas escolas e chegada na Praça do Imigrante, que também será palco de atrações que começam às 8h e seguem até as 16h. O projeto “Mulheres em Ação: responsabilidade com o Meio Ambiente” desenvolverá uma oficina de confecção de sabão ecológico, às 14h, no CTG Essência da Tradição. Já no domingo, 7, será a vez do Parcão sediar um dia recheado da atividades para todos os públicos, como passeio ciclístico, mostras de cinema e fotografia, apresentações artísticas. O show “O choro é livre” acontece às 17h, encerrando a Programação.


Semana do Meio Ambiente de Novo Hamburgo
PROGRAMAÇÃO

30 de maio - Sábado
09h - Caminhada ecológica rural (8 Km). Local: Morro dos Bois, Lomba Grande.

1º de Junho – Segunda -feira
8h – Mostra áudio visual “Planeta Terra, Planeta Vida” no Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno. Local: Rua Engenheiro Ignácio Christiano Plangg, 66.
8 às 22h - Mostra fotográfica “Flora e Fauna do Parcão” na FEEVALE. Local: RS 239, n°2755.
8h30min – Mostra de filme “Os Simpsons” e audição comentada. Comentador: Biólogo Carlos Normann. Local: Escola Estadual 25 de julho.
9h – Palestra “Água e meio ambiente” pela Comusa, na Escola Municipal de Ensino Fundamental João batista Jaeger. Rua Valparaíso, 431, Santo Afonso.
10h - Palestra “Água e meio ambiente” pela Comusa, na Escola Municipal de Ensino Fundamental João batista Jaeger. Rua Valparaíso, 431, Santo Afonso.
10h – Mostra áudio visual “Planeta Terra, Planeta Vida” no Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno. Local: Rua Engenheiro Ignácio Christiano Plangg, 66.
10h – Palestra “Cães e Gatos” para a Escola Municipal de Ensino Fundamental Pe. Réus. Local: Canil Municipal.
13h30min – Palestra “Cães e Gatos” para a Escola Municipal de Ensino Fundamental Pe. Réus. Local: Canil Municipal.
13h30min – Mostra áudio visual “Planeta Terra, Planeta Vida” no Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno. Local: Rua Engenheiro Ignácio Christiano Plangg, 66.
13h30min - Palestra “Água e meio ambiente” pela Comusa, na Escola Municipal de Ensino Fundamental João batista Jaeger. Rua Valparaíso, 431, Santo Afonso.
14h30min - Palestra “Água e meio ambiente” pela Comusa, na Escola Municipal de Ensino Fundamental João batista Jaeger. Rua Valparaíso, 431, Santo Afonso.
15h30min – Mostra áudio visual “Planeta Terra, Planeta Vida” no Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno. Local: Rua Engenheiro Ignácio Christiano Plangg, 66.
19h – Cinema itinerante ”O Caminho do Lixo” na Vila Palmeira, rua Nosso Chão, 120.
20h – Mostra áudio visual “Planeta Terra, Planeta Vida” no Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno. Local: Rua Engenheiro Ignácio Christiano Plangg, 66.

2 de Junho – Terça-feira - “DIA DA CARONA – MENOS CARBONO”
8h – Trilhas orientadas no Parque Henrique Luis Roessler para alunos de Educação Ambiental.
8 às 22h - Mostra fotográfica “Flora e Fauna do Parcão” na FEEVALE. Local: RS 239, n°2755.
8h – Palestra “Projeto Monalisa: monitoramento dos arroios de Novo Hamburgo”, com a bióloga Solange Mânica para estudantes do SENAI. Local: FENAC.
9h – Oficina de Comunicação proferida pela COMUSA na Escola Municipal Arnaldo Grin. Local: Rua Montevidéu, s/nº, bairro Santo Afonso
9h - Palestra “Cães e Gatos” na Escola Municipal Presidente Tancredo Neves, rua Elvira da Conceição, 153.
10h – Caminhada pelo bairro Hamburgo Velho com saída da Escola de Estadual de Ensino Fundamental Antonio Vieira, rua Barão do Guaíba, 190.
13h30min - Palestra “Cães e Gatos” na Escola Municipal Presidente Tancredo Neves, rua Elvira da Conceição, 153.
13h30min – Trilhas orientadas no Parque Henrique Luis Roessler para alunos de Educação Ambiental.
14h - Oficina de Comunicação proferida pela COMUSA na Escola Municipal Arnaldo Grin. Local: Rua Montevidéu, s/nº, bairro Santo Afonso
15:30h – Palestra “Projeto Monalisa: monitoramento dos arroios de Novo Hamburgo”, com a bióloga Solange Mânica para estudantes do SENAI. Local: FENAC.
19h - Oficina “Esgotamento Sanitário” proferida pela COMUSA para pais da Escola Municipal Arnaldo Grin. Local: Rua Montevidéu, s/nº, bairro Santo Afonso.
19h - Cinema itinerante ”O Caminho do Lixo” na Vila Esperança. Local: Rua Santiago.
19:45h - Mesa Redonda: “Parcão e sua importância como Unidade de Conservação” . Local: Prédio Azul da FEEVALE, RS 239, nº 2755.

3 de Junho - Quarta-feira
8h – Palestra “Projeto Monalisa: monitoramento dos arroios de Novo Hamburgo”, com a bióloga Solange Mânica para estudantes da Escola Municipal Presidente Deodoro da Fonseca, rua Hamburgo, 635.
8h30min - Palestra “Bem Estar Animal – eqüinos”. Local: Parcão, para alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Antonio Vieira.
9h - Exposição das redações vencedoras do concurso “Como posso contribuir para minha escola ser ecológica ou sustentável” das turmas do 4° ao 8° ano das escolas públicas municipais, no saguão do Centro Administrativo Leopoldo Petry.
9h - Mostra fotográfica “Flora e Fauna do Parcão” no saguão do Centro Administrativo Leopoldo Petry.
9h - Oficina de Comunicação proferida pela COMUSA na Escola Estadual Otávio Rosa, rua Lopo Gonçalves nº 89 no bairro Pátria Nova.
11h - Mesa redonda: “Licenciamento Ambiental: ferramenta para o desenvolvimento sustentável”, no CDL. Rua Domingos de Almeida, 708. Palestrante: Carmen Níquel (FEPAM) e Roberto Harb Naime, Msc. em Qualidade Ambiental (FEEVALE).
13h30min – Palestra “Projeto Monalisa: monitoramento dos arroios de Novo Hamburgo”, com a bióloga Solange Mânica, para estudantes da Escola Municipal Presidente Deodoro da Fonseca, rua Hamburgo, 635.
14h-Oficina de Comunicação proferida pela COMUSA na Escola Estadual Otávio Rosa, rua Lopo Gonçalves nº 89, bairro Pátria Nova.
14 às 16h – Mutirão de atendimento a eqüinos de catadores de materiais recicláveis do bairro Santo Afonso. Local: Rua da Divisa, s/n.
19h - Cinema itinerante ”O Caminho do Lixo” no bairro Vila Iguaçu (Canudos). Local: Rua João Luciano da Rosa, 727
19h45min – Palestras do Curso de Ciências Biológicas da Feevale. Local: Prédio Azul, Campus II RS 239, nº 2755.
· “Crescimento do cáudice e fenologia de Dicksonia sellowiana Hook (dicksoniaceae) no sul do Brasil” – Paulo Henrique Schenider
· “Biotecnologia para conservação da biodiversidade vegetal” – Ciliana Rechenmacher
· “A utilização de macro-invertebrados bentônicos para biomonitoramento de ambientes aquáticos” – Juliana Tavares da Silva
· “Biologia de cebus nigritus num fragmento florestal em São Sebastião do Caí/RS” – Cristiane Dittrich
· “Palmeiras do Rio Grande do Sul” – Laura Cappelatti
20h – Palestra “Plantas Medicinais: sustentabilidade e geração de trabalho e renda”. Palestrantes: Jussara Cony, coordenadora do grupo executivo do Programa de Plantas Medicinais e Fitoterápicos do Ministério da Saúde. Local: Secretaria da Agricultura-Lomba Grande.

4 de Junho - Quinta-feira
9h - Exposição das redações vencedoras do concurso “Como posso contribuir para minha escola ser ecológica ou sustentável” das turmas do 4° ao 8° ano das escolas públicas municipais, no saguão do Centro Administrativo Leopoldo Petry.
9 às 16h – I Encontro mirim de Educação Ambiental da FEEVALE. Local: Campus I, Av. Dr. Maurício Cardoso, 510, Bairro Hamburgo Velho.
09h - Mostra fotográfica “Flora e Fauna do Parcão”, no Centro Administrativo Leopoldo Petry.
9h – Oficina de Comunicação proferida pela COMUSA na Escola Estadual Vila Becker, rua 11 de junho, s/n, bairro Operário.
10h – Palestra “Cães e Gatos”, no Canil Municipal para alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pe Réus.
13h30min - Palestra “Cães e Gatos”, no Canil Municipal para alunos Escola Municipal de Ensino Fundamental, Pe Réus.
14h – Oficina de Comunicação proferida pela COMUSA na Escola Estadual Vila Becker, rua 11 de junho, s/n, bairro Operário.
14h- Caminhada pelo Meio Ambiente com saída da Escola Municipal Salgado Filho, na rua Vereador Oscar Horn até a sinaleira da rua Bartolomeu de Gusmão.
14h - Caminhada pelo bairro Hamburgo Velho com saída da Escola de Estadual de Ensino Fundamental Antonio Vieira, rua Barão do Guaíba, 190.
14h - Oficina Educativa “Arborização Urbana”. Local: Parque Henrique Luis Roessler (Parcão)
15h – Palestra “Programa de Educação Ambiental do Pró-Sinos” na Câmara de Vereadores, Rua Almirante Barroso, 261. Palestrante: Flora Zeltzer.
18h30min Seminário “Sustentabilidade no Centro Administrativo” para funcionários e servidores da Prefeitura Municipal. Local: Auditório do Centro Administrativo, 10° andar.
18h30min - Palestra “Bem estar animal – eqüinos” na E. M.E.F. Presidente Tancredo Neves, rua Elvira da Conceição, 153.
19h - Palestra “Esgotamento Sanitário” para pais da Escola Estadual Vila Becker no bairro Operário proferida pela Comusa. Rua 11 de junho, s/n, bairro Operário.
19h - Cinema itinerante ”O Caminho do Lixo” no bairro Boa Saúde. Local: Rua Saturno, 261

5 de Junho - Sexta-feira - DIA DO MEIO AMBIENTE

8 às 16h - Mutirão de limpeza do Balneário da Figueira, Loteamento Integração. Plantio de 200 mudas para reposição da mata ciliar e colocação de placas de conscientização ambiental. Saída: Escola Municipal Prof. Helena Canho Sampaio.

8h - Reposição de mata ciliar do Arroio Wallahay com replantio de figueiras nativas.
8h – Trilhas orientadas para professores de Educação Ambiental. Local: Parcão.
8 às 22h - Mostra fotográfica “Flora e Fauna do Parcão” na FEEVALE, Campus II, RS 239, nº 2755.
9h – Mesa redonda: “Resíduos Sólidos”. Participantes: Valtemir Goldmeier (SEMAM) e Geraldo Reichert (UFRGS), na Câmara de Vereadores, rua Almirante Barroso, 261.
9h - Exposição das redações vencedoras do concurso “Como posso contribuir para minha escola ser ecológica ou sustentável” das turmas do 4° ao 8° ano das escolas públicas municipais, no saguão do Centro Administrativo Leopoldo Petry.
10h – Teatro de bonecos / Esquete da peça “O RIO EM ALERTA” – Grupo Fantomania na Escola Bento Gonçalves na Lomba Grande.
13h30min – Trilhas para professores de Educação Ambiental. Local: Parcão.
14 às 17 h – Projeto “Mulheres em Ação: responsabilidade com o meio ambiente”, com atividades no CTG Essência da Tradição, rua Nicolai Vasilescu, Vila Iguaçu, Canudos. Inclui “oficina de sabão ecológico para mulheres”, apresentação de vídeo “A água que nós bebemos”, oficina de Economia Doméstica “Dicas de uso consciente da água doméstica”, palestra “Coleta de óleo de cozinha”.
19h – Cinema itinerante ”O Caminho do Lixo” na Vila Getúlio, rua Alcântara, 5192.

Praça do Imigrante: (8:30 às 17h)

MANHÃ:
8h30min - Caminhada ecológica com chegada na Praça do Imigrante Saída das escolas de ensino médio.
9h30min - Palavra da Comusa, do Secretário de Meio Ambiente e do Prefeito Municipal.
(importância do dia do meio ambiente, da preservação dos ecossistemas, água e saneamento)
10h - Apresentação Teatro da Guarda Municipal

TARDE:
14h - Apresentação do teatro da Guarda Municipal.
15h - Teatro de Bonecos - Esquete da peça “O RIO EM ALERTA” – grupo Fantomania

Outras atividades (todo o dia):
· Blitz de divulgação das atividades no Parcão, dia 07, domingo.
· Oficinas de artesanato
Feira de doação de cães do Canil Municipal

6 de Junho – Sábado - “UM DIA SEM SACOLA PLASTICA”

8h30min – Palestra “Aquecimento solar e captação de água da chuva em zonas rurais”. Palestrante: Eng. Eletricista José Claudio Sicco (SENGE). Local: Centro de Educação Ambiental.
9h - Mutirão Beleza e Natureza na Praça Punta del Este com plantio de flores e distribuição de mudas de árvores.
14h – Encontro das Trocas Solidárias na escola Municipal Vereador Arnaldo Reinhard, rua Ângelo Provenzano, 705, Vila Iguaçu.

7 de Junho – Domingo
9 às 12h – “Mutirão da responsabilidade” – passeio pelo rio dos Sinos. Objetivo: coleta para análise da água em diversos pontos, fiscalização, limpeza e registro fotográfico. Saída: Prainha Municipal.

NOVO HAMBURGO VAI AO PARCÃO (10 às 17h):
9h30min - Passeio ciclístico com saída da Praça do Imigrante com chegada no Parcão. Parada no CDL para sorteio de 02 bicicletas, uma para escola que mais levar gente e outra para os demais participantes.
10h – Início das atividades / apresentação site do canil
10h- Passeio pelas trilhas do Parcão
10h - Teatro de Bonecos. Apresentação da peça “O rio em alerta”. Grupo Fantomania.
11h - Mostra de cinema “A origem das coisas” (Sala Verde)
11h - Apresentação do Núcleo Pequeno Príncipe (Street dance)
12 às 13:30 - Intervalo
13:30h - Passeio pelas trilhas do Parcão
14h - Mostra de cinema “Mortandade no rio dos Sinos” (29min)
14h - Apresentação de grupo infanto-juvenil de dança DOMUS (40 minutos)
14:45h - Mostra de cinema “Mudança no Clima” (51 min.)
15h – Apresentação do grupo musical Consultoria e Anexos (Hip Hop)
15:30h - Passeio pelas trilhas do Parcão (aberto à comunidade)
15:45h - Mostra de cinema “ Os caminhos do lixo: da geração à preservação” (53min)
16h - Apresentação da Cia de dança CADICA DANÇAS E RITMOS
17h – Show “O CHORO É LIVRE”

Outras atrações:
a) Exposição e premiação do concurso de redação das escolas municipais de ensino fundamental.
b) Exposição fotográfica das espécies da fauna e da flora do Parcão.
c) Exposição dos resultados das Oficinas de Comunicação Ambiental.
d) Feira de doação de cães
e) Boneco Separildo
f) Painéis com materiais informativos das entidades participantes
g) Recreacionistas para pintura de rosto de crianças
h) Brinquedos Recreativos
WORKSHOPS:
· Sistema de tratamento de Curtume
· Construção de Colméia de Abelhas
· Fotos de Sitio Ecológico - Lewa Esperança
· Equipamentos Apreendidos pela PATRAM

Santa/Feevale no Campeonato Estadual Infantil Feminino 2009

A equipe de handebol infantil (14 anos) do Santa/Feevale, treinada pelo professor Matheus André Arena, participa do Campeonato Estadual Infantil Feminino 2009. O jogo acontece nesta sexta-feira, dia 29, às 19h30min, contra a equipe da UCS, de Caxias do Sul.

O Estadual Infantil contará com a participação de nove equipes, divididas em duas chaves. Na primeira fase, os times da chave A enfrentam os times da chave B. Os jogos da primeira fase serão disputados no Ginásio Municipal de São Sebastião do Caí. A equipe infantil do Santa/Feevale é formada pelas atletas: Kamila Franciele, Carol Nerbas, Carol, Natália, Natália Conoratto, Jéssica, Veyda, Luciana, Taiane, Eduarda, Poliana, Tais Spier, Bruna, Sabrina, Diandra, Monaliza, Kelli e Julia Blauth.

Confira a tabela dos jogos do Santa/Feevale:

29/5 - sexta-feira

19h30min - Santa/Feevale x UCS


30/5 - sábado

9h - Santa/Feevale x Grêmio Osório

16h30min - Santa/Feevale x Associação Caiense

21h30min - Santa/Feevale x Asefusa Sapiranga


31/5 - domingo

10h - Santa/Feevale x SGNH Novo Hamburgo

Projeto da Feevale atende pacientes com DPOC

Na Semana Municipal Sem Fumo, Projeto de Reabilitação Pulmonar se destaca
por proporcionar melhora na qualidade de vida de ex-fumantes


De 25 a 29 de maio, em que a Feevale participa da programação da Semana Municipal Sem Fumo, um projeto se destaca, na Instituição, como uma iniciativa inovadora na região. Trata-se do Projeto de Reabilitação Pulmonar, realizado pela Feevale, através da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proacom), dos Institutos de Ciências Humanas, Letras e Artes e Ciências da Saúde e do Laboratório de Estudos da atividade Física, do Exercício e dos Esportes (Leafees).

O projeto, que é gratuito, atende pacientes, encaminhados por clínicas ou que saibam dele por indicação, que sofrem da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). Sob a denominação de DPOC estão as doenças conhecidas como enfisema pulmonar e bronquite crônica, causadas principalmente pelo ato de fumar de longa data.

Nos encontros, que ocorrem nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h30min às 11h30min, são feitos trabalhos interdisciplinares, que incluem reeducação alimentar com nutricionistas, acompanhamento psicológico e realização de atividades aeróbicas e musculares. O tratamento é de extrema importância, pois cerca de 80% dos pacientes com DPOC foram fumantes durante muitos anos.

Segundo o coordenador do Projeto de Reabilitação Pulmonar e professor do curso de Fisioterapia da Feevale, Paulo José Zimermann Teixeira, já foram atendidos cerca de 300 pacientes. Passaram mais de 150 alunos de graduação por ele, assim como diversos Trabalho de Conclusão de Curso (TCCs) já abordaram o tema. Por possuir uma interface com a pesquisa, através do Programa de Mestrado em Qualidade Ambiental - pelo fato de o tabagismo passivo ser um problema de qualidade do meio ambiente -, saíram, ainda, do projeto, dissertações de mestrado e teses de doutorado.

A DPOC compromete a qualidade de vida e a independência de quem sofre da doença. Pela dificuldade de respiração causada pela obstrução das vias pulmonares, prejudica a realização de tarefas simples, como tomar banho ou ir ao mercado, por exemplo. A reeducação proposta pelo projeto proporciona uma melhora considerável destes pacientes, em sua maioria idosos, para quem a possibilidade de retorno da independência é uma vitória.

Novo Hamburgo comemora o Dia Internacional do Brincar

Neste sábado, dia 30 de maio, para comemorar o Dia Internacional do Brincar, a Secretaria de Educação e Desporto (SMED) de Novo Hamburgo, em parceria com a Organização Mundial para Educação Pré-escolar (OMEP), realizará diversas atividades pelas praças da cidade. Entre as 9h e 11h30, os professores da SMED que estão participando do curso de formação lúdica da OMEP promoverão brincadeiras recreativas e folclóricas, hora do conto, pintura de rosto e confecção de brinquedos com sucatas em quatro pontos da cidade (confira locais abaixo) para as crianças.
De acordo com professora de educação física da SMED, Rosane Romanini, a data é comemorada em diversos países e visa, principalmente, o ato de brincar. “As atividades lúdicas são fundamentais para o desenvolvimento do ser humano e um direito e dever de toda criança”, garante.


Parque Henrique Luis Roessler – ParcãoCanudos
Praça do Rodeio / Santo Afonso
Praça Assis Barreto da Costa / Petrópolis
Praça ao lado da EMEF Presidente Tancredo Neves / Canudos (Rua Elvira da Conceição, 153)


O quê: Comemoração o Dia Internacional do Brincar
Quando: Sábado, dia 30 de maio, das 9h às 11h30
Onde: Quatro praças da cidade

Sábado tem Rua de Arte e Lazer no aniversário do Atelier Livre

O Atelier Livre de Novo Hamburgo promove neste sábado, 30, uma grande festa de comemoração ao seu 23º aniversário. O espaço artístico, que foi inaugurado em 29 de maio de 1986 como um projeto extraclasse destinando as crianças da rede municipal de ensino, hoje atende mais de mil alunos de todas as idades em cursos nas áreas das artes plásticas, dança, teatro e música.
Quem estiver no Centro da cidade na manhã deste sábado poderá conferir as atrações programadas pelos organizadores do evento, que acontece nas ruas Engenheiro Inácio Plangg, Lucas de Oliveira e na Praça 20 de Setembro, das 9h às 12h.
Estão programadas duas exposições de arte, com obras do artista Carlos Alberto de Oliveira e do acervo histórico e intervenções artísticas dos alunos do Atelier Livre. Além disso, haverá um espaço para trocas de objetos de arte entre os participantes e um bazar artístico com itens comercializados ao preço simbólico de R$ 1,00, cuja arrecadação das vendas será revertida em material para o Atelier Livre. Para garantir a diversão das crianças, será instalado um castelo inflável, e, para as famílias, será disponibilizada água quente para o chimarrão.

Feevale e Sinpro/RS formalizam acordo coletivo

Documento foi assinado no final da manhã desta quinta-feira, em Novo Hamburgo

Depois do Ministério do Trabalho e Emprego ter homologado, há três semanas, o Quadro de Carreira Docente da Feevale, que foi a primeira instituição do Rio Grande do Sul a conseguir a homologação do documento, foi formalizado, no final da manhã desta quinta-feira, dia 28, o acordo coletivo entre a Instituição e o Sindicato dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul - Sinpro/RS.

A assinatura aconteceu no Campus II da Feevale, em Novo Hamburgo, com as presenças do reitor Ramon Fernando da Cunha; do diretor do sindicato, Marcos Fuhr; dos procuradores Henrique Stefanello Teixeira (Sinpro) e Edson Morais Garcez (Feevale); dos pró-reitores Alexandre Zeni (Planejamento e Administração) e Inajara Vargas Ramos (Ensino); da coordenadora de RH da Feevale, Maura Mello; e de Paulo Thiele (dirigente sindical e professor da Feevale).

O acordo coletivo foi firmado depois de vários estudos internos e de uma ampla discussão com Sinpro/RS, que vem ocorrendo desde 2007. "O documento representa a integração do plano de carreira no patrimônio contratual dos docentes", afirma o diretor do Sinpro/RS, Marcos Fuhr, acrescentando que após dois anos poderão ocorrer alterações, caso haja interesse de ambas as partes.

A coordenadora do departamento de Recursos Humanos da Feevale, Maura Mello, destaca que o plano de carreira contempla questões como admissão, progressão e promoção do docente. "Além da titulação, é valorizada a ação docente em todas as dimensões de atuação acadêmica, como por exemplo, a participação em cursos e eventos, a propriedade intelectual, a visão estratégica e sistêmica e parcerias para a auto-sustentabilidade e produções artístico-culturais", explica.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM CULTURA GAÚCHA

“FORMAÇÃO E POVOAÇÃO”


Data Horário Tema


Maio
29/05
Sexta-feira

18h – 19h

Tema
Índios no RS


Certificado de 8 horas R$ 10,00
Certificado para palestra única, valor R$ 2,00
VAGAS LIMITADAS
Local: Memorial do Rio Grande do Sul
Rua Sete de Setembro, 1020 – Praça da Alfândega – Porto Alegre
Informações: 00xx51-3286-6190 com Arilson dos Santos Gomes
00xx51-3224-7210 com Leandro Toral de Oliveira
arilson.memorial@uol.com.br
www.memorial.rs.gov.br

Egresso de Arquitetura e Urbanismo da Feevale é finalista do 21º Concurso Opera Prima

Resultado final será divulgado no dia 10 de agosto, em cerimônia no Museu Brasileiro da Escultura, de São Paulo


O arquiteto Leonardo Giovenardi, 26 anos, formado no final de 2008 pela Feevale, está entre os 25 finalistas do 21º Concurso Opera Prima, que premia os melhores trabalhos finais de graduação em Arquitetura e Urbanismo do Brasil. O egresso desenvolveu, para uma residência, o projeto "Refúgio. Box 6". Segundo Giovenardi, o tema da habitação é recorrente na prática profissional dos arquitetos e muito explorado pelo imaginário da profissão, tratando da infinidade de soluções espaciais que podem ser apresentadas.

O projeto, implantado isolado do contexto urbano, em meio à natureza, reflete a necessidade de criar um refúgio aos indivíduos contemporâneos, possibilitando explorar ao máximo as soluções formais que o programa pode proporcionar. Trata-se de um projeto que se caracteriza por solução formal simples, refletindo os usos de espaços de acordo com a demanda do habitar familiar. Essa demanda prioriza a sociabilidade dos indivíduos que constituem um grupo familiar, com necessidades coletivas, mas que aceitam as peculiaridades e características de cada ser humano. O trabalho foi orientado pelo coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Feevale, professor Leandro Manenti.

Segundo a organização da premiação, foram enviados 433 trabalhos, de 128 cursos de Arquitetura do Brasil. Por estar entre os finalistas, o ex-aluno da Feevale já receberá menção honrosa. O resultado final será divulgado no dia 10 de agosto, em cerimônia no Museu Brasileiro da Escultura, de São Paulo.

Segundo Manenti, o curso encaminhou apenas um trabalho por ano (2007, 2008 e 2009), visto que o número de formandos até agora é pequeno - o curso, na Feevale, iniciou em 2000 e teve os primeiros formandos em 2006. Por isso, a Instituição participa do concurso desde 2007. Além disso, até agora, foram encaminhados três trabalhos para o concurso Opera Prima e um para a Mostra Nacional de Trabalhos Finais de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, sendo que dois trabalhos foram finalistas. "Acredito que temos um retrospecto bastante positivo no cenário nacional", destaca Manenti. Mais informações sobre o concurso podem ser obtidas no site: www.premiooperaprima.com.br .

Coordenadoria da Mulher promove encontro de gestantes no Primavera



No dia 9 de junho, a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, juntamente com a Secretaria de Saúde, promove um encontro com gestantes do bairro Primavera, com o objetivo de expor as implicações do fumo durante a gravidez. A atividade, que já ocorreu com um primeiro grupo esta semana (como parte da programação da Semana Municipal Sem Fumo), volta a acontecer no dia 9, numa programação alusiva ao Dia Internacional de Saúde da Mulher e dia Nacional de Enfrentamento a Mortalidade Materna, comemorados no dia 28 de maio.
A coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Fátima Fraga(foto), ressalta que é necessário informar para prevenir. “Esta data simboliza não só a luta de um dia, mas de um ano todo, em que se trabalha, em diversos momentos, a prevenção de doenças nas mulheres. Queremos informar a comunidade sobre a prevenção do câncer de mama, de útero, de pele e até mesmo dos malefícios de uma má alimentação e de manter vícios, como o cigarro e o álcool”, comenta Fátima.
Segundo a ministrante dos encontros e enfermeira da UBS Primavera, Rita Bernadete Anchau, é necessário informar às gestantes que o consumo de cigarro (nicotina), reflete diretamente na formação e no desenvolvimento do feto, além de trazer conseqüências após o nascimento. “Pouco peso e doenças das vias aéreas superiores, como as alergias e a broncopneumonia, são conseqüências de se fumar durante a gravidez”, explica Rita.

Dia do Desafio



Dia do Desafio mobiliza hamburguenses

Para driblar a inatividade, centenas de hamburguenses já passaram pela Praça do Imigrante nesta quarta-feira, 27 de maio, data em que se realiza o Dia do Desafio. No local estão sendo oferecidas atividades físicas, recreativas, brinquedolândia, passeio ciclístico, workshop com o grupo de atletas do parkour, campanhas de vacinação da gripe e da febre amarela, verificação de pressão arterial e glicose, distribuição de preservativos e apresentações culturais e artísticas.
Ainda na praça é possível participar da mateada, adquirir produtos da economia solidária, artesanatos, livros, mudas de árvores e adotar de animais. Outras atividades desenvolvidas ao longo do dia são a maratona de corrida, a caminhada de 12 horas ininterruptas ao redor da praça e a maratona de 12 horas aquáticas, realizada na Escola de Natação Tubarão.
A novidade para o Dia do Desafio deste ano ficou por conta do desenvolvimento de ações sociais e ambientais, como a arrecadação de alimentos e agasalhos e o plantio de 1,5 mil mudas de árvores pela cidade.
As empresas de Novo Hamburgo também estão convidadas a participar do Dia do Desafio. Para isso, devem desenvolver pelo menos 15 minutos de atividades entre os funcionários, e logo após preencher o formulário de inscrição que estará disponível no site da prefeitura ou informar o número de participantes pelos telefones 3594-9999, ramal 9223, ou 3593-6700.

O Dia do Desafio tem como objetivo driblar a inatividade com atividades na cidade e nas empresas e entidades, mobilizando o maior número possível de pessoas entre 0h e 24h do dia 27 de maio. Vale praticar, durante 15 minutos, qualquer esporte, dançar, jogar, brincar, caminhar, escalar, plantar uma árvore, cuidar de um jardim, doar alimentos e agasalhos, pedalar e muitas outras atividades que tragam benefícios para a saúde e o bem-estar social.
Em 2009, o município de Novo Hamburgo disputa contra a cidade mexicana de Toluca, que possui 747 mil habitantes. Em 2008, Novo Hamburgo venceu o Dia do Desafio ao competir com a cidade gaúcha de Gravataí.

Terceira Idade faz baile na rodoviária no Dia do Desafio




Nesta quarta-feira, 27, também os idosos entraram no clima do Dia do Desafio. Um baile, promovido pela Coordenadoria de Políticas Públicas para Pessoas Idosas de Novo Hamburgo com o apoio da Companhia Municipal de Urbanismo (COMUR), reuniu mais de 100 pessoas na Estação Rodoviária Normélio Stabel.
O evento iniciou às 14h e reuniu diversos grupos de idosos de Novo Hamburgo para um momento de descontração, promovendo o bem-estar através da dança. Os grupos também assistiram a uma apresentação do professor de dança Nilson Mendes, “o Marrom”, que depois convidou a todos a dançarem a polonese.
De acordo com a coordenadora Jane Barbosa, a proposta foi fazer algo inusitado e alegre. O aposentado Deoclides Santos, 76 anos, ficou muito feliz em participar. “Este tipo de atividade é muito bom para fazer as pessoas se mexerem e se exercitarem um pouco”, disse ele. A vice-prefeita Lorena Mayer ficou feliz com a disposição dos idosos que participaram do baile. “Que estes momentos possam se repetir, e que estas pessoas possam se desafiar todos os dias a serem felizes, como estão fazendo agora” declarou Lorena.

Espetáculo de dança do Atelier Livre celebra o amor

O Teatro Paschoal Carlos Magno será palco para duas reprises de “As Sem-Razões do Amor”, espetáculo de dança do Atelier Livre Municipal de Novo Hamburgo. As apresentações acontecerão nos dias 29 de maio e 3 de junho, com sessões às 14h30 e 19h30.
No espetáculo, que dura aproximadamente uma hora e quarenta minutos, cerca de 150 alunos subirão ao palco do teatro para apresentar uma ode ao amor, com coreografias nos mais variados estilos.
As escolas que estiverem interessadas em levar alunos para assistirem o espetáculo devem fazer reservas através dos telefones 3581-4109 e 3581-3906 ou pelo email atelierlivrenh@hotmail.com. Para as sessões de sexta-feira, 29 de maio, as reservas seguem até a quinta-feira, 28. Já para as sessões da quarta-feira, 3 de junho, seguem até o dia 1º. Para o público em geral, os ingressos já estão à venda na secretaria do Atelier Livre, no 4º andar do Centro de Cultura (rua Engenheiro Ignácio Plang, 66).

Dia do Desafio mobiliza funcionários públicos municipais


Funcionários públicos municipais participam das atividades pelo Dia do Desafio


Funcionários públicos municipais também participaram nesta quarta-feira, dia 27 de maio, do Dia do Desafio. Em dois momentos, pela manhã e pela tarde, cerca de 930 servidores do Centro Administrativo Leopoldo Petry realizaram atividades físicas durante 15 minutos.
Durante a manhã, uma equipe de professores de educação física da Secretaria de Educação e Desporto (SMED) orientou os funcionários na prática de atividades laborais e alongamento. Já à tarde, em um ritmo mais descontraído, os servidores participaram de uma competição que misturava futebol e boliche. A disputa consistia em derrubar a maior quantidade de pinos de boliche com um chute, como na cobrança de pênalti de futebol.
Além disso, os funcionários, e até mesmo os visitantes do Centro Administrativo foram incentivados a deixarem de lado os elevadores e utilizarem as escadas do prédio, como forma de promover uma prática sadia. “Atividades físicas são fundamentais para desenvolver uma vida plena e saudável e o bem-estar de todos”, afirma o diretor de Desporto da SMED, Geraldo Delgado dos Santos.

Comunidade discute democratização do acesso escolar

Nesta quinta-feira, dia 28, acontece mais uma etapa municipal da Conferência Nacional de Educação, o CONAE. O encontro será realizado no auditório do prédio azul do campus II da Feevale (RS-239, 2755 – Vila Nova), a partir das 19h30.
De acordo com o titular da Secretaria de Educação e Desporto (SMED), Alberto Carabajal, essa é a terceira pré-conferência e vai discutir a democratização do acesso, a permanência e o sucesso escolar no município. “É importante a participação da comunidade para debater esses assuntos pertinentes à qualidade da educação. Isso é fazer democracia”, afirma.
O encontro será marcado pela palestra do professor Sílvio Rocha e do vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Mateus Fiorentini.

CONAE
A etapa municipal da CONAE ocorrerá nos dias 26 e 27 de junho, nos pavilhões 1 e 2 da Fenac, abordando as questões levantadas durante as pré-conferências. As propostas aprovadas serão encaminhadas a Porto Alegre, na etapa estadual, e posteriormente seguirão a Brasília.

Desenvolvimento Regional Sustentável é tema de palestra na Prefeitura




Nesta terça-feira, dia 26, o superintendente de Negócios e Varejo do Banco do Brasil no Rio Grande do Sul, Miguel Casela da Costa Franco, foi o palestrante convidado no encontro promovido pelo Departamento de Economia Solidária e Apoio à Microempresa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Tecnologia e Turismo, realizado no Centro Administrativo Leopoldo Petry. O superintendente falou sobre “Desenvolvimento Regional Sustentável” para um público formado por integrantes das secretarias municipais e também de cidades vizinhas, como Campo Bom, Canoas e Sapucaia.
De acordo com o superintendente do BB, o programa surgiu para auxiliar aquelas pessoas que sentem dificuldade para avançar em seus projetos, pois trabalham em grupos desestruturados. “Não podemos liberar o crédito para um empreendedor desestruturado, pois ele não irá alcançar o sucesso, e assim acabará se prejudicando e prejudicando também a instituição financeira. Por isso, junto ao crédito, queremos contribuir para a estruturação das pessoas, junto a uma equipe de trabalho qualificada, que vá contribuir não somente nas questões financeiras, mas também nas questões como desenvolvimento social, humano e do Meio Ambiente”, analisa Franco.
Para o diretor de Economia Solidária e Apoio à Microempresa, Ênio Brizola, é importante explicar o programa para todos os setores da Prefeitura que dialogam com a comunidade, para que eles atuem como indutores. “Os servidores devem estar preparados para explicar às comunidades - como catadores, recicladores, bolsa-família e artesãos - que há projetos como este, desenvolvidos pelo Banco do Brasil, e que buscam não somente a distribuição do crédito, mas também a estruturação e o preparo para quem irá administrá-lo”, ressalta.
Estiveram presentes no encontro os representantes dos municípios de Campo Bom, Canoas, Novo Hamburgo e Sapucaia.

Projeto Jovem Profissional Feevale está com inscrições abertas

Até 2 de junho, estão abertas as inscrições para duas novas turmas do Projeto Jovem Profissional Feevale, curso de preparação para o trabalho Operador de Microcomputador. Podem se inscrever alunos da rede pública de ensino, com idades entre 15 e 21 anos, que estejam cursando o ensino médio e possuam renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa residente na casa.

As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h ou no turno da tarde, das 13h15min às 17h30min, no Núcleo de Extensão Universitária da Feevale (RS-239, Km 23 - Av. Edgar Hoffmeister, 600, Campo Bom). As inscrições podem ser realizadas nas secretarias das escolas estaduais de ensino médio de Campo Bom. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição e anexar cópia da carteira de identidade, comprovante de residência, comprovante de matrícula e comprovante de renda dos membros da família residentes na casa. O curso é gratuito e inclui material didático.

Mais informações podem se obtidas pelo telefone (51) 3586.8839 ou através do e-mail jovemprofissional@feevale.br . O edital está publicado em www.feevale.br/jovemprofissional.

Feevale sedia Fórum de Gestores de TI das Universidades Comunitárias do RS

Nesta sexta-feira, dia 29, a Feevale sedia o Fórum de Gestores de TI das Universidades Comunitárias do RS (FORTI). O evento acontece das 9h30min às 17h, no auditório do prédio Multicolor, no Campus II (RS-239, 2755, Novo Hamburgo). Cerca de 50 representantes de 16 universidades participam da atividade.

Este evento é um encontro dos setores de tecnologia da informação das Instituições de Ensino Superior Comunitárias do Rio Grande do Sul. Ele tem por objetivo promover a troca de experiências e boas práticas de gestão de software, estrutura, normas de segurança e administração dos departamentos. Neste encontro, serão apresentados três temas: "Novidades de Armazenamento de Dados em Storage", "Destino de Equipamentos Obsoletos" e "Case de Gestão por Processos da UNISC".

Confira a programação:

9h - Recepção
9h30min - Boas-vindas - Feevale
9h45min - Solução de Storage - NETAPP/TECHDEC
10h30min - Destino de Equipamentos Obsoletos - Apresentações
12h - Almoço

13h30min - Retomada dos Trabalhos
13h45min - Gestão por Processos - Case UNISC
14h45min - Desenvolvimento e Estrutura para Atendimento de Demandas de Sistemas
15h45min - Fechamento e Proposta de Atualização de Pesquisa
16h15min - Encerramento

Curso capacita participantes para o desenvolvimento de projetos sustentáveis

"Protetores solares: projeto e dimensionamento" pretende sensibilizar os

participantes sobre responsabilidade social e ambiental. Atividade

acontece nos dias 19 e 20 de junho, no Campus II da Feevale




Nos dias 19 e 20 de junho, a Feevale realiza o curso "Protetores solares: projeto e dimensionamento". Direcionado aos arquitetos, engenheiros, alunos e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo e à comunidade interessada, ele acontece na sexta-feira, das 13h30min às 17h30min e no sábado, das 8h30min às 12h30min e das 13h30min às 17h30min, na sala 101C do prédio Arenito, no Campus II da Feevale (RS-239, 2755, Novo Hamburgo).



A atividade tem por objetivo sensibilizar os participantes acerca da sua responsabilidade social e ambiental, capacitando-os de modo a desenvolver projetos mais sustentáveis, buscando gerar menos consumo de energia. Pretende também capacitar o participante para que consiga projetar protetores solares com base no estudo da geometria de insolação, analisando a sua eficiência energética. Além disso, o curso vai abordar a problemática do papel da tecnologia no projeto de arquitetura, visando a aspectos referentes às possibilidades de valorização dos sistemas de proteção solar na composição dos edifícios.



Interessados podem fazer sua inscrição até o dia 17 de junho, através do site www.feevale.br/extensao , ou no setor de Atendimento Feevale, no Campus II ou na Secretaria de Extensão, no Campus I. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3586-8822.



Saiba mais sobre o ministrante:



Eduardo Grala da Cunha - é graduado em Arquitetura e Urbanismo, tem especialização em Engenharia de Produção, é mestre, doutor e pós-doutor em Arquitetura. Atua como professor Adjunto II da Universidade de Passo Fundo.



Confira o programa:



Módulo 01 - Aspectos iniciais referentes à adequação estética dos sistemas de proteção solar

1.1 - O papel da tecnologia na proposta arquitetônica

1.2 - A ênfase à tecnologia na concepção

1.3 - Ênfase tecnológica x sistemas de proteção solar

1.3.1 - A multiplicidade de possibilidades



Módulo 02 - Eficiência energética x proteção solar

2.1 - O fator solar

2.2 - A regulamentação de etiquetagem voluntária - definição da eficiência do envelope



Módulo 03 - Aplicações da geometria de insolação na Arquitetura e no Urbanismo

3.1 - Movimento aparente do sol e radiação solar

3.2 - Norte magnético e norte verdadeiro ou geográfico

3.2.1 - Cartas de declinação magnética

3.2.2 - Software Declinação

3.3 - Conceitos de altura solar e azimute

3.4 - Instrumentos de avaliação

3.4.1 - A carta solar

3.4.2 - Ângulos a, b, g

3.4.3 - Os medidores de ângulos



Módulo 04 - Construção de cartas solares

4.1 - Método de projeção estereográfica horizontal

4.2 - Leitura direta

4.3 - Traçado de máscaras de sombra

4.4 - Traçado de sombras



Módulo 05 - Máscara e dimensionamento de protetores solares

5.1 - Máscara de Brise-soleil horizontal

5.2 - Máscara de Brise-soleil vertical

5.3 - Máscara de Brise-soleil horizontal e vertical - misto

5.4 - Exercícios de dimensionamento

terça-feira, 26 de maio de 2009

UBS Rondônia em novo local

A partir da próxima quinta-feira, 28, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Rondônia passa a funcionar em um novo local. De acordo com a Secretaria de Saúde (SMS), a devolução do espaço cedido durante anos pelo SESI Novo Hamburgo foi solicitada há mais de um ano. Desde fevereiro, quando tomou conhecimento da solicitação encaminhada à administração anterior, a SMS procura um novo espaço.

Para não prejudicar os usuários, a mudança para o novo prédio, localizado na Rua Balduíno Michel, 100 (próximo ao Xis do Amarelo, a pouco mais de um quilômetro do antigo local), será feita na quarta-feira, no turno da tarde, a partir das 15h, quando o fluxo de atendimento é menor.

A unidade terá seu atendimento normalizado já a partir de quinta-feira, com clínico geral, pediatra, ginecologista e odontologista. O atendimento da UBS Rondônia é das 7h às 17h, de segunda a quinta, e das 7h às 16h em sextas-feiras.

Vacinação contra aftosa termina nesta sexta-feira

Encerra na próxima sexta-feira, dia 29, a campanha de vacinação contra a febre aftosa em Novo Hamburgo. A imunização é obrigatória para todo o rebanho bovino e bubalino. As doses da vacina estão sendo distribuídas gratuitamente para os produtores rurais que possuem até 50 cabeças de gado e podem ser retiradas na Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que fica na Rua João Aloysio Allgayer, 1238, em Lomba Grande, das 13h às 17h.

A partir do dia 30 de maio, com o encerramento da campanha, uma inspetoria veterinária de São Leopoldo vai realizar exames sorológicos para constatar a vacinação dos animais. Os exames serão feitos através de sorteio e por amostragem. Caso seja constatado que algum animal não tenha sido vacinado, o proprietário será multado. Todo o rebanho deve ser vacinado, independentemente da idade, inclusive as fêmeas prenhas.

Fechamento de rua

A Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR) informa que, nesta quarta-feira, 27 de maio, a Rua Montevidéu terá o trânsito bloqueado entre as ruas México e Assunción . A interrupção será feita para garantir a segurança aos alunos da EMEF Caldas Júnior, que participarão das atividades do Dia do Desafio em frente à escola. O Dia do Desafio é um evento do SESC em parceria com o Município.

Local: Rua Montevidéu entre as Ruas Assunción e México

Data: 27 de maio

Horário: Das 8h às 14h

Motivo: Dia do Desafio/SESC

Autônomos têm até dia 29 para quitar a 2ª parcela do ISSQN

Profissionais liberais autônomos têm até 29 de Maio para quitar a segunda parcela do ISSQN, no valor de R$182,58. A terceira e última parcela vence em 30 de junho.
As guias necessárias para efetuar o recolhimento do imposto estão disponíveis no site da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo (www.novohamburgo.rs.gov.br), no link Portal Municipal de Serviços.

Mais informações podem ser obtidas na diretoria de Tributos Mobiliários da Secretaria Municipal da Fazenda (SEMFAZ), no Centro Administrativo Leopoldo Petry, que fica na Rua Guia Lopes, 4201 – 2º andar, ou através dos telefones 3594-9999 ramais 9263 ou 9358.
Kremer participa de plenária
para discutir acessibilidade


Nos dias 27 e 28 de maio, o coordenador de Políticas Públicas para Pessoas Portadoras de Deficiência, Darwin Kremer, participa da 74ª Plenária do Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades.
O evento, que acontece em Sapiranga, pretende reunir gestores municipais, entidades representativas, comunidade em geral, profissionais e empresários para discutir e participar das atividades que terão como tema principal a acessibilidade universal.
A programação, organizada pela Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas Portadoras de Deficiência e de Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders), que ocorre durante todo o dia 27 e a manhã do dia 28, conta com palestras e salas temáticas que colocarão em discussão a acessibilidade do deficiente.
Segundo Kremer, participar de um evento como esse é importante para trazer novas experiências para o município. “O contato com pessoas de outros municípios permite a troca de experiências, e a idéia é que eu possa trazer para Novo Hamburgo ações bem-sucedidas que possam ser implantadas aqui com sucesso”, explica o coordenador.