sábado, 27 de março de 2010

DIRETO DO RIO DE JANEIRO - Nelson Tangerini

Nelson Tangerini



Imprensa: Lançamento do livro "Rede da Democracia: O Globo, O Jornal e o Jornal do Brasil na queda do governo Goulart (1961-64)"

As editoras Nitpress e EdUFF convidam para o lançamento do livro Rede da Democracia: O Globo, O Jornal e o Jornal do Brasil na queda do governo Goulart (1961-64), do professor Aloysio Castelo de Carvalho, dia 31 de março, às 18 horas, na Livraria da Travessa, da Travessa do Ouvidor, nº 17, Centro, Rio de Janeiro, quando haverá um debate com as participações do autor, do presidente da ABI, Maurício Azedo, e do também jornalista e diretor cultural da ABI, Jesus Chediak. A palestra encerra um ciclo de debates de três dias (29, 30 e 31 de março) sobre “A Imprensa e o golpe de 64”, reunindo jornalistas e professores da Universidade Federal Fluminense, sempre às 18 horas, na Livraria da Travessa, da Travessa do Ouvidor.



Sobre o livro:

Inspirada na iniciativa de Leonel Brizola quando governador do Rio Grande do Sul, que garantiu a posse do presidente João Goulart, parte da imprensa do Rio de Janeiro montou, em outubro de 1963, uma versão conservadora da Cadeia da Legalidade, que frustrou a tentativa golpista de 1961 graças a uma mobilização nacional, organizada a partir das ondas de uma cadeia de rádios. Três anos depois, os grupos de comunicação dos Diários Associados (O Jornal), de O Globo e do Jornal do Brasil também uniram suas emissoras (Tupi, Globo e JB) e as páginas de seus jornais no que batizaram de Rede da Democracia, com o objetivo de deter o governo de Jango e as suas reformas de base.

Ao se completarem 46 anos do golpe de 64, o papel da imprensa na articulação do movimento que lançou o Brasil numa ditadura militar de mais de 20 anos vem à tona no livro Rede da Democracia: O Globo, O Jornal e o Jornal do Brasil na queda do governo Goulart (1961-64), do professor e doutor em História Social Aloysio Castelo de Carvalho (UFF), em coedição da Nitpress e da Editora da UFF. O livro mostra, em 238 páginas e um CD contendo os fac-símiles de 100 matérias veiculadas pela Rede da Democracia, o caráter estratégico dessa participação, que foi muito além dos famosos editoriais do Correio da Manhã – “Chega” e “Basta” –, publicados às vésperas do 31 de março.

O jornalista José Silveira, que atuou nos principais órgãos da imprensa do Rio de Janeiro, chega a afirmar, na orelha da obra, que “de todos os livros que li sobre esse tema, nenhum tem a profundidade deste”. O presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Maurício Azedo, autor do prefácio, afirma que Aloysio Castelo de Carvalho trabalhou “no rastro do que fizera René Dreifuss com o seu clássico 1964: A conquista do Estado”, vendo também em sua publicação um aprofundamento dos estudos anteriores sobre a participação da imprensa no golpe de 64, “sem qualquer réstia de tom panfletário”.

Inaugurada em outubro de 1963, pouco depois da malograda tentativa de Jango de governar o país sob estado de sítio, como forma de evitar a conspiração já em curso, a Rede da Democracia funcionou até março de 64. Os pronunciamentos, tanto dos políticos de oposição ao governo trabalhista – entre os quais se encontram alguns dos que viriam a se arrepender mais tarde, como Ulisses Guimarães – quanto de jornalistas ligados aos veículos da rede – João Calmon, Roberto Marinho e Nascimento Brito, entre outros –, eram publicados nos dias seguintes às transmissões radiofônicas por O Globo, O Jornal e Jornal do Brasil.





Aloysio de Carvalho mostra, em seu livro, como a pregação da Rede da Democracia forneceu embasamento político e retórico ao movimento militar que iria depor o presidente da República. O autor se debruçou tanto sobre as matérias publicadas, em valiosa pesquisa reproduzida na íntegra em um CD que acompanha o livro, como sobre fundamentos teóricos de autores como Norberto Bobbio, Edmund Burke, Jean-Marie Domenach, Antonio Gramsci, Jürgen Habermas, Alexander Hamilton, James Madison, Thomas Jefferson, Gustave Le Bon, Montesquieu, Munõz-Alonso, arrolados em sua extensa bibliografia.

---------



Luiz Augusto Erthal

Nitpress

2618-2972 / 8102-3230

FOCO CRISTÃO - Cristian Dahmer

Cristian Dahmer
O SER HUMANO E A MULA






“O SENHOR Deus me disse: ‘Eu lhe ensinarei o caminho por onde você deve ir; eu vou guiá-lo e orientá-lo. Não seja uma pessoa sem juízo como o cavalo ou a mula, que precisam ser guiados com cabresto e rédeas para que obedeçam’ Os maus sofrem muito, mas os que confiam em Deus, o SENHOR, são protegidos pelo seu amor.” (Salmos 32. 8-10 Bíblia Sagrada, Nova Tradução na Linguagem de Hoje)





Meu pai sempre me disse que ele preferia lidar com uma junta de bois do que com uma pessoa. Para o boi você dá um grito de ordem, e ele obedece. Se não obedece, puxa o cabresto e ele vem. Em contrapartida, o ser humano é cheio de opiniões, de ”achismos”, de orgulho e vaidade, que não consegue ser humilde para reconhecer seus erros, e se rebela contra aqueles que o querem corrigir e ensinar e, o pior, se rebela contra Deus. “Não seja uma pessoa sem juízo como o cavalo ou a mula, que precisam ser guiados com cabresto e rédeas para que obedeçam”. Como será que estamos agindo para chegar ao ponto do Senhor nos dizer para não sermos como uma mula, ou um cavalo? Acredito que para chegar a tal ponto nós estamos nos comportando como um animal, que precisa de um cabresto para obedecer.



Deus criou todo o universo e colocou leis em tudo. Todos sabemos que uma sociedade sem leis não subsiste. Nós mesmos vivemos em uma e, se descumprimos suas leis, somos punidos por isso. Isso porque a lei é para proteger o interesse de todos e, se alguém a descumpre, afeta toda a coletividade. Com as leis que Deus criou para o universo também é assim. Imagine se, de repente, a Terra se rebelasse contra a lei divina e decidisse parar de girar sobre seu eixo e sobre o sol. Pessoas passariam o resto de seus dias na escuridão, e outras ao sol escaldante. Imagine se as águas que sobem para formar as chuvas simplesmente resolvessem não cair mais, a seu bel-prazer. A terra secaria e morreríamos com a seca. Com os animais, da mesma forma. Pense: se o urubu, o camarão, e tantos outros lixeiros naturais decidissem não mais comer os restos mortais de outros animais, e sim outros alimentos. Ou se plantas não fizessem mais a fotossíntese. O fato é que tudo que Deus criou é bom, para a finalidade que Ele criou. Toda sua criação obedece ao que lhes foi mandado. Então, no sexto dia do princípio, Deus cria o ser humano. E Ele nos cria com amor, nos dá inteligência e discernimento. Dá-nos domínio sobre todos os animais, vegetais e coisas. Dá-nos algo que nenhuma outra criatura tem: o livre arbítrio! E nos dá mandamentos para que nosso convívio com Ele, uns com os outros, e com a natureza seja pacífico, fraterno, com amor. O homem, que deveria ser a mais inteligente e sábia de todas as criaturas, é reduzido, em determinado momento na Palavra de Deus, a uma mula! E Deus, de forma gentil, ainda diz “não seja como uma mula”, embora, olhando para os lados, possamos perceber que muitos de nós já estamos como tal, que não conseguimos mais ter juízo, tomar a decisão certa.



O Senhor nos afirma que nos ensinará o caminho. Então eu olho para a Bíblia e encontro um manual de boa conduta, de bom comportamento, de santidade e prazer deleitoso na lei de Deus. E começo a ler a Sua Palavra e penso sobre esse caminho que Ele me ensina. Penso também no caminho que o mundo oferece que, sem dúvida alguma, é contrário ao de Deus. Então escolho o caminho do mundo, não quero obedecer a Deus. Alguns até arranjam desculpas, dizendo que estamos no século 21 e que a Bíblia tem regras muito arcaicas; ou então que creem em Deus, mas não acreditam que Deus tenha ordenado tais coisas. Rebelamo-nos contra Deus e então nos tornamos como mulas, que só obedeceríamos se Deus nos colocasse um cabresto; se Ele nos obrigasse a fazer o que Ele desejasse; se nos ameaçasse com a morte, caso não O seguíssemos. O mais curioso disso tudo é que, apesar de ter poder para destruir o ser humano com um soprar de suas narinas, Deus não o faz. Tampouco nos obriga a obedecer às suas leis. O que poucos entendem é que o amor requer liberdade, e Deus nos ama tanto que nos dá a liberdade de escolher. Já ouvi alguém dizer que Deus é um tirano! Todavia Ele seria um tirano se aparecesse diante de nós e nos fulminasse caso não fizéssemos a Sua vontade. Eu creio que a lei de Deus é o melhor caminho para se andar. Muitos tentam contradizer e colocar empecilhos para cumprir certos mandamentos, mas alguém que lê e medita na lei de Deus e nos ensinamentos de Jesus (ambos são o mesmo) tem alguma dúvida de que o mundo seria melhor se todos nós os cumpríssemos? O problema é que queremos cumprir apenas o que nos interessa. “Eu acho que ninguém deveria matar, mas não vou deixar minha amante porque isso até apimenta o casamento.” Você já ouviu isso? Ou então: “Eu acho que roubar é errado, realmente, mas eu não vou deixar todo esse dinheiro do imposto de renda para o governo, não vou declarar tudo, porque eles também roubam o dinheiro que pago!” E assim, justificam seus pecados nos outros. O que nós estamos fazendo com o que Cristo ensinou? Deus não aceitará esse tipo de justificativa quando julgar a todos nós. Ele não nos julgará pelo que o outro fez, mas sim, pelo que NÓS fizemos.



Você é muito importante para Jesus, não importa quem você seja ou o que tenha feito. Deus prometeu que, se você se arrepender dos seus erros e se converter, Ele te perdoará e te aceitará. Caso você não reconheça, ainda, o seu erro, pois não entende o porquê de certas coisas acontecerem; entretanto quer entender e servir a esse Deus de amor e graça, não se preocupe! Venha como você está, seja sincero diante de Jesus e o mais Ele fará! Se você tem dúvidas, comentários, ou quer se cadastrar para receber por e-mail os artigos semanais, mande um e-mail, sem anexos, para: meubaluarte@gmail.com . O Senhor Jesus se sacrificou para que você fosse livre do pecado; Ele ama você.


---------------------------------------------------------------


PARA REFLETIR – 28/02/2009


14 - OS DEZ MANDAMENTOS – 5º MANDAMENTO (Deuteronômio 5. 16)





“Honra a teu pai e a tua mãe, como o SENHOR, teu Deus, te ordenou, para que se prolonguem os teus dias e para que te vá bem na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá.” (Retirado da Bíblia Sagrada, Versão Almeida Revista e Atualizada).





Bem, é muito fácil entender este mandamento. Porém, a facilidade de entendê-lo é inversamente proporcional ao seu cumprimento por parte das pessoas. E não estou falando de ateus, e sim de cristãos. Não é muito difícil encontrar idosos jogados em asilos, abandonados, sem ter um familiar para visitá-los, ou em hospitais públicos, sofrendo de dor e, pior, de solidão. É essa a honra que se dá ao pai e à mãe? Essa é a recompensa que eles recebem pela criação de seus filhos? Sem contar os filhos que roubam os próprios pais, batem, ameaçam, e tudo mais. Digo uma coisa, por mais rígido que um pai tenha sido (existem muitos pais, digamos, exagerados em seus métodos de educação dos filhos), se eles o fizeram para nos formar uma pessoa de bem, honesta, integra, eles têm que ser honrados sim. Claro que existem pais que espancam suas crianças; não estou falando desses, conquanto que até esses obtêm o perdão do Senhor Jesus se verdadeiramente se arrependerem. Por que então nós mesmos não podemos perdoá-los?



Todos os mandamentos instituídos por Deus têm uma razão de ser. Veja que Deus ainda complementa dizendo “para que te vá bem na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá.” Deus sabe que os pais são pessoas experientes, e que os mesmos amam seus filhos, e jamais prejudicariam suas crianças. Mas nós, puramente rebeldes, egoístas, arrogantes, constantemente desafiamos a sabedoria dos que nos criaram e, pior, rompemos relações, a ponto de ter filhos que ficam mais de anos sem falar com o pai ou a mãe. Óbvio que, em muitos casos, os pais são relapsos, entretanto, todos nós sempre temos uma escolha de como agir. O fato é que nesse mundo tomado pelas coisas más, não há como se ter uma harmonia familiar se esta não estiver embasada na palavra de Deus. Vejo jovens usando drogas, se prostituindo (e não estou falando de sexo por dinheiro) nas festas de final de semana, aprendendo com a televisão as coisas podres dessa vida. Vejo pais, cada vez mais ocupados com seus trabalhos e, quando têm um tempo de ficar com seus filhos, preferem olhar novelas, programas (sem nenhuma cultura) e futebol. E quando vejo uma família onde os pais e filhos são, verdadeiramente, tementes a Deus, essa família é chamada de crente, louca, fanática. E o curioso é que essas palavras não saem da boca dos filhos, mas sim dos próprios pais. Quer dizer: Criticam a família que é dedicada a Deus, que vive em harmonia, mas na verdade não conseguem enxergar que essa é a solução para os seus problemas.



Muitas vezes temos que nos opor aos nossos pais, principalmente para confessar Cristo. O próprio Senhor Jesus afirmou em Seu ministério terrestre: “Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada. Pois vim causar divisão entre o homem e seu pai; entre a filha e sua mãe e entre a nora e sua sogra. Assim, os inimigos do homem serão os da sua própria casa”. (Mateus 10. 34-36). Lógico que Cristo não quer que se criem inimizades, porém Ele afirmou isso porque sabia que muitos filhos, quando conhecessem a verdade sobre Ele, ou seja, a Bíblia Sagrada (e não historinhas contadas em igrejas), entrariam em embate com seus pais, pois esses pais não aceitariam deixar seus costumes religiosos por causa da palavra de Deus. E isso é verdade, pois eu vivo isso no meu dia-a-dia. Contudo, essa divergência não pode ser motivo para um filho desprezar seus pais, pois se você tem Cristo vivendo em você, você irá cercar seus pais de amor e fé, para que eles venham a conhecer o Senhor Jesus também, e não afastá-los ainda mais. Pense, meu irmão! Se você é um cristão genuíno, mas guarda uma mágoa, rancor, não tem tratado bem seus pais, conserte-se com eles e com Deus. Isso é o que teu Senhor espera de você. Mesmo que a culpa não seja sua, seja humilde, como é o nosso Mestre, e peça perdão. E se você não acredita em Deus, mas se viu nessa situação, repense, leia um dos evangelhos da Bíblia e deixe Jesus conversar contigo, mesmo que você não acredite. Se você deixar, Jesus fará tudo novo em sua vida.



Caso você tenha dúvidas, comentários, ou queira se cadastrar para receber por e-mail os artigos semanais, mande um e-mail, sem anexos, para: meubaluarte@gmail.com . Não é preciso se identificar. Cite, na mensagem, o texto lido. Saiba que qualquer problema que você tenha, Jesus pode te libertar. Digo isso por experiência própria, seja ele qual for: Dívidas, família, enfermidades, vícios, depressão, insônia, inveja, separação, prostituição, adultério. Ele está te chamando para te ajudar. Ele quer salvar a sua alma e aliviar a sua dor, basta você crer e se entregar a Ele com todo o seu coração (Mateus 11.28).







Deus abençoe a todos com libertação, entendimento e salvação! CRISTIAN DAHMER

Movimento a Hora do Planeta

Novo Hamburgo participará do movimento a Hora do Planeta



A Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM) de Novo Hamburgo inscreveu o Município para participar da Hora do Planeta, promovida no país pelo WWF-Brasil. A Hora do Planeta é um movimento que ocorre desde 2007 e que busca realizar uma corrente mundial pelo futuro do planeta. Das moradias mais simples aos maiores monumentos do país, a proposta é apagar as luzes e energia elétrica durante uma hora. Segundo informações divulgadas no site da Hora do Planeta (www.horadoplaneta.org.br), o Brasil aderiu a iniciativa no ano passado e superou todas as expectativas. Em todo o mundo, centenas de milhões de pessoas de 88 países apagaram as luzes. Monumentos e locais simbólicos, como a Torre Eiffel (França), o Coliseu (Itália), a Times Square (Estados Unidos), além do Cristo Redentor, o Congresso Nacional e outros locais, ficaram uma hora no escuro. Além disso, artistas, atletas e apresentadores famosos ajudaram voluntariamente na campanha de mobilização. A Hora do Planeta será neste sábado, às 20h30. Para participar basta apagar as luzes por apenas uma hora. Em Novo Hamburgo, por exemplo, alguns pontos turísticos aderiram à inciativa, como a Catedral Basílica São Luiz Gonzaga, no Centro, e o Santuário das Mães.



O quê: Novo Hamburgo na Hora do Planeta.

Quando: 27 de março, às 20h30.

sexta-feira, 26 de março de 2010

ATIVIDADES DE ABRIL NO TEATRO PASCHOAL CARLOS MAGNO

PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVO HAMBURGO


Cronograma de atividades



Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno-ABRIL-2010

Programação sujeita a alterações.

Contato- RITA DE OLIVEIRA fone 3593.2013 ou 8111.5011

Informamos que os Idosos tem direito a 50% desconto nos ingressos conf. Estatuto do Idoso Art.23 e Cláusula V do contrato de locação do Teatro.

Dia 06-terça-feira Início 14h30min
 Peça Infantil A MENINA da BIBLIOTECA-Teatro LUZ & CENA de NH-em comemoração ao Aniversário de 83 anos de Novo Hamburgo

Realização-SECULT-Diretoria de Cultura

Entrada franca mediante pré agendamento (lotação esgotada)

35949947 ( SMED) com Rosane Moura

Dia -7-quarta-feira Início 20h
Peça Teatral SANTOS DUMONT ESTÁ VIVO com o ator Fábio Mancuzo

Realização- Projeto Educação para a Inclusão- Mancuzo Comunicação Criativa

Ingressos; R$ 1,99 (estudantes) R$ 5,00 público em geral

Dia 8-quinta-feira Início 14h - 19h30min
Concerto Didático-Orquestra de Sopros de NH para o Colégio Pindorama

Concerto Didático Orquestra de Sopros de NH para o EJA

Dia 9-sexta-feira Início 20h
Espetáculo Teatral O BAIRRO –Projeto Lâmpada Mágica

Realização- Cida Assessoria Cultural

Apoio –AesSUL e SECULT

Ingresso- doação de material escolar

Dia 11-domingo Início 19h30min
Primeiro Concerto Temporada 2010- ORQUESTRA DE SOPROS DE NOVO HAMBURGO

(temas de cinema)

Ingresso- 2 kg de alimento não perecíveis doados ao COMEN-Conselho Mun.Entorpecentes de NH

Dia 14-quarta-feira Início 9h30min e 14h
Peça Infantil QUANDO CHEGAR A HORA-

Realização- Produtora de Arte 2x2-Estância Velha

Ingressos; R$ 8,00 público em geral R$ 3,00 estudantes

Dia 15-quinta-feira Inicio 20h30min
Comédia “ESPERANDO THYLTAPES” (noite lançamento DVD)

Realização-Curto Arte Produções Dois Irmãos-

Ingressos; R$15,00 R$ 10,00 Ass.NH /idosos

Boutique Valentine-Gal.Central NH- Lojas Herval e Secult

Dia 18-domingo Início 19h30min
Espetáculo de Dança Árabe

Realização- Mahayla-Escola de Dança do Ventre

Ingressos; R$15,00 local R$ 12,00 antec. R$ 10,00 Antec.(Cartão Ass.NH R$12,00local)

(farmácia hamburguesa- Morada do Gnomo e na Escola)

Dia 23-sexta-feira Início- 20h
PALESTRA ANTONIO VEIGA-

Realização- HORTA COMUNITÁRIA JOANNA DE ANGELIS

Ingresso; 1 kg de alimento doados a própria Horta Comunitária

Dia 24-sábado Início- 20h
Peça Teatral O ANALISTA DE BAGÉ- Cia Teatro Velho do Saco de São Leopoldo

Realização-Fundação Pró-Crescer

Ingressos; R$ 10,00- Boutique Valentine ( Joaquim Nabuco, Gal.Central NH)

Dia 25-domingo Sessões 17 e 19h
Espetáculo “TETECO O REI DO RISO”

Realização-Circo TEATRO Teleco- CLEBER Nunes Produções Campo Bom

Ingressos;R$15,00 antec.R$ 12,00 cartão NH R$ 20,00 local R$ 15,00 cartão NH

Boutique Valentine Joaquim Nabuco(Galeria Centrall e Secult- 3º andar

Dia 27- quarta-feira- Início 9h30 / 14h30min
Peça Infantil A HISTÓRIA DE TODAS AS COISAS

Realização- Teatro Luz & Cena

Ingressos; R$ 5,00 ( no local)

Dia 28- quarta-feira- Início 9h30 / 14h30min
Peça Infantil UM SORRISO DE PALHAÇO-

Realização- Teatro Produção Urbana

Ingressos; R$ 3,00 ( no local)

Dia 29-quinta-feira Início- 20h30min
MOSTRA DE DANÇA- comemoração ao DIA INTERNACIONAL DA DANÇA

Realização- Associação Pró Dança de Novo Hamburgo

Ingresso franco

Dia 30-sexta


Dia 1° e 2 MAIO-sábado e domingo
Sessões
7h,dom
20h,sext.sab

 1ª MOSTRA CINE-Novo Hamburgo- Ciclo de Cinema Brasileiro

Realização- Ale Cartier e Secult

Apoio Cultural-CELSOM 02 FILMES – RACCORD PRODUÇÕES

-troque ingresso na Secult 3º andar por 1kg de alimento para a Secret.Desenvolv.Sociall

PEÇA 'O BAIRRO' EM NOVO HAMBURGO

Peça teatral “O Bairro” se apresenta em Novo Hamburgo



No dia 9 de abril o espetáculo teatral O Bairro, realizado pelo projeto Lâmpada Mágica, da AES Sul, estará encerrando sua temporada em apresentação única no Teatro Paschoal Carlos Magno (Centro Municipal de Cultura, Rua Eng. Ignácio C. Planng, 66, Centro). A peça, com duração de uma hora, tem início às 20 horas e entrada franca, com doação espontânea de material escolar.

O texto, interpretado pelos atores Sérgio Lulkin, Valéria Lima, Marco Sório e Andrei Dorneles é uma adaptação das obras literais O Senhor Valéry, O Senhor Henri, O Senhor Juarroz, O Senhor Calvino e O Homem ou é Tonto ou é Mulher. Os livros escritos pelo escritor português Gonçalo M. Tavares são inspirados nos escritores Paul Valéry, Henri Michaux, Roberto Juarroz e Ítalo Calvino, que são os quatro personagens da peça.



Os personagens



O senhor Valéry é um homem que leva a lógica até os limites na tentativa de explicar o mundo. Suas explicações, sempre acompanhadas de desenhos, algumas vezes chegam ao absurdo. Tem um animal doméstico nada usual e uma casa de férias muito estranha. O senhor Henri, por sua vez, é um falador. Tem dois grandes amores: o absinto e as enciclopédias. Enquanto bebe, vai discorrendo sobre os mais diversos assuntos. Suas informações parecem não interessar a seus interlocutores, mas isso não é motivo para que se cale. O senhor Juarroz teoriza tudo, no entanto é completamente desastrado na vida prática. É sua mulher quem evita maiores desastres. Já o senhor Calvino gosta de dar longos passeios e se impõe constantemente desafios existenciais, como transportar pelo bairro uma barra metálica paralela ao solo, ou levar terra de um local a outro utilizando uma colher de chá para treinar a paciência.



Serviço



O quê: Peça Teatral O Bairro

Quando: 9 de abril, às 20 horas

Onde: Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno (Centro Municipal de Cultura, Rua Eng. Ignácio C. Planng, 66, Centro, Novo Hamburgo)

Valor: Entrada franca com doação espontânea de material escolar

APREENSÃO DE PRODUTOS FALSIFICADOS


Fiscais da SEDETUR e Guarda Municipal apreendem produtos falsificados





Os fiscais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SEDETUR) apreenderam 79 pares de tênis falsificados que estavam em um veículo que transitava no bairro Canudos. A apreensão foi possível devido a atuação da Guarda Municipal, que realizava uma blitz e abordou o carro que transportava os produtos. Os fiscais fizeram um termo de apreensão e notificaram o infrator. Os calçados foram encaminhados para o depósito na sede da Guarda Municipal, onde permanecerão temporariamente até serem queimados ou, depois de retirada a marca, doados.

No depósito também se encontram outros objetos que foram apreendidos, entre eles, mais de 30 mil CDs e DVDs piratas que foram confiscados de ambulantes e bazares de Novo Hamburgo. As caixas e os plásticos utilizados como embalagem são encaminhados para a reciclagem e os discos serão destruídos após decisão judicial.

A SEDETUR informa que pirataria é crime passivo de prisão, sujeito de 1 a 4 anos de cadeia. Denúncias podem ser feitas anonimamente para a secretaria pelo telefone (51) 3594-9940 ou para a Guarda Municipal (151).



Legenda: (crédito: Pâmela Rosa)

2010-03-25-SEDETUR-Fiscais apreendem tênis falsificados (7) e 2010-03-25-SEDETUR-Fiscais apreendem tênis falsificados (4) – Com ajuda da GM, fiscalização apreendeu 79 tênis falsificados

2010-03-25-SEDETUR-Fiscais apreendem tênis falsificados (10) – Mais de 30 mil CDs e DVDs já foram apreendidos pela SEDETUR

MIRANTE - Marcelo de Quadro

MIRANTE










Aurélio Decker na Política?!

Sexta-feira, dia 26 de março, pela manhã, numa das mesas do novo Luna Bar. Renato Engel, ex-presidente do PSDB de Novo Hamburgo, lança um desafio para o jornalista Aurélio Decker (Grupo Sinos); algo mais ou menos no seguinte sentido: Aurélio, tu não pensas em entrar na Política? Aurélio respondeu dizendo que se conseguir vender o seu sítio em Torres, virá morar no bairro hamburguense de Lomba Grande; então poderá pensar em concorrer a vereador, pelo Partido Verde.

R$ 1,3 milhão para a Saúde

Convênio garante R$ 1,3 milhão para Saúde de Novo Hamburgo

Robson Nunes
Leonardo Hoff, Tarcísio Zimmermann, Lorena Mayer e João Fischer

O prefeito Tarcísio Zimmermann assinou na tarde desta quinta-feira, dia 25 de março, um convênio junto a Secretaria Estadual de Saúde que garante o repasse de R$ 1,3 milhão para o setor de saúde pública de Novo Hamburgo. O ato ocorreu na sede da secretaria em Porto Alegre, em cerimônia onde o secretário Estadual de Saúde, Osmar Terra, anunciou repasse de R$ 70 milhões para diversos hospitais do Rio Grande do Sul. Além de Tarcísio, a vice-prefeita Lorena Mayer também acompanhou o evento, que contou ainda com a participação do deputado estadual João Fischer e do chefe-adjunto da Casa Civil, Leonardo Hoff.

Segundo Tarcísio, o investimento será voltado para o Hospital Municipal e para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). “Esse repasse reduz um pouco o enorme peso que o povo de Novo Hamburgo suporta na manutenção do Hospital Municipal, que deveria ser integralmente arcado pelos governos estadual e federal.”, destacou. Atualmente a casa de saúde hamburguense consome cerca de R$ 40 milhões ao ano, sendo que apenas R$ 15 milhões são oriundos dos governos. “Agora nossa grande esperança é que possamos assinar com o secretário Terra a contratualização para a Saúde, que já foi aprovada pelo nosso Conselho Municipal”, completou o prefeito.

Durante seu discurso, além de citar as negociações com o Município, Terra reconheceu o esforço e a coragem da Administração em buscar incentivos para melhorar o atendimento de saúde. "Diversas cidades estão se mobilizando para melhorar esta situação. Cito aqui o meu amigo Tarcísio que teve coragem de criar uma fundação de saúde e trabalha para organizar a administração da Saúde em Novo Hamburgo", apontou Terra.



SEU DINHEIRO - Luiz Percy Denardin

Denardin Assessoria Empresarial









VISUALGRAF
- IMPRESSÃO DE GRANDES FORMATOS


- FACHADAS DE EMPRESAS


- OUTDOORS E BACKLIGHTS


- PERSONALIZAÇÃO DE CARROS


FONE: 3556-3535 ou


9102-9081


Denardin Assessoria


Empresarial


- CONSULTORIA FINANCEIRA


- INVESTIMENTO EM AÇÕES


- PROJETOS PARA FINANCIAMENTOS


- ASSESSORIA GERENCIAL


FONE: 3207-3026 ou


9989-2757






"Existe duas classes de homens, os que vivem falando das virtudes e os que se limitam a tê-las. "


( Antonio Machado )


"As vezes custa mais muito eliminar um defeito que adquirir cem virtudes."


( Jean de La Bruyére )



Descontrole financeiro é a principal causa da inadimplência

Infomoney

O descontrole financeiro é a principal causa apontada pelos brasileiros para explicar a inadimplência em fevereiro.


Segundo dados de uma pesquisa da TeleCheque, divulgada nesta quinta-feira (25), o item foi indicado por 47,19% das pessoas que possuíam contas pagas com cheques com mais de 15 dias de atraso.


O número é 40 pontos percentuais maior do que o registrado pela segunda causa mais citada, “emprestar o nome”, que recebeu 7,19% das indicações, como é possível verificar na tabela abaixo:


Motivo da Inadimplência


MotivoTotal (%)


Descontrole financeiro47,19


Emprestar o nome7,19


Erro do banco5,84


Acidente/Doença4,72


Desemprego4,27


Viagem3,82


Depósito antes do prazo3,15


Atraso salarial2,70


Roubo/ perda1,80


Conta encerrada0,67


Banco cancelou limite de crédito0,22


Fonte: TeleCheque



Descontrole é recorrente

Observando os dados da TeleCheque é possível concluir que o descontrole financeiro é recorrente e crescente entre os consumidores nacionais.

No ano passado, ele também foi apontado como o principal motivo da inadimplência, com 64,22% das indicações. O mesmo ocorreu nos anos de 2008, 2007 e 2006, quando o item foi citado por 61,28%, 55% e 42% dos entrevistados, respectivamente.

---------------------------------------------------------------

Lá fora, os principais indices norte-americanos registraram sinais opostos refletindo o noticiário europeu e indicador norte-americano do mercado de trabalho, que veio melhor que o esperado. Já as principais bolsas europeias encerraram em alta impulsionadas pelo movimento de alta das ações do setor financeiro, após ajuda do governo de Dubai ao fundo de investimento estatal. Além disso, o presidente do BCE (Banco Central Europeu) disse que manterá plano de flexibilização das margens de garantias dos países.

DUBAI - Em comunicado, o governo de Dubai afirmou que pretende injetar US$ 9,5 bilhões para financiar a dívida do fundo Dubai World, trazendo um alívio ao setor financeiro europeu.

Grécia - Mais uma vez voltou a ser destaque, só que desta vez trazendo um viés positivo aos mercados. A chanceler alemã Angela Merkel e o presidente francês Nicolas Sarkozy finalmente chegaram a um acordo quanto ao modelo do pacote de ajuda à economia grega, o qual deverá ser composto por empréstimos bilaterais, concedidos pela União Europeia e com uma assistência financeira adicional do FMI (Fundo Monetário Internacional)., no entanto, o acordo ainda não é oficial..

USA - Destaque para o presidente do Federal Reserve, Ben Bernanke, que reiterou o compromisso de manter a taxa básica de juro baixa por um longo período, dissipando parte das preocupações acerca de uma possível retirada dos estímulos econômicos antes mesmo da recuperação se firmar. As declarações do líder do Fed reforçam o otimismo visto após a divulgação do Initial Claims. O indicador mostrou queda no número de pedidos de auxílio-desemprego, que atingiu 442 mil na semana passada, ao passo que os analistas esperavam 450 mil. Na medição anterior, foram registradas 456 mil solicitações.



Por aqui, náo obstante o discurso de Bernake trazer certo alivio aos mercados, o indice doméstico seguiu as referncias negativas e marcou nova perda.

COPOM - A principal referência foi a ata do Copom, que mostrou que a autoridade monetária está mais preocupada quanto a um eventual aumento das pressões inflacionárias, ressaltando que houve um consenso entre os membros do comitê "quanto à necessidade de se implementar um ajuste na taxa básica de juros".O CMN (Conselho Monetário Nacional) manteve a TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo) em 6% ao ano. A taxa permanece inalterada desde julho de 2009, estando no menor patamar desde sua criação, em 1994, e é utilizada como referência para os empréstimos do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social). A TJLP, que antes de julho estava no patamar de 6,25% ao ano, vai continuar vigorando em 6% ao ano ao longo do segundo trimestre de 2010.

IBOVESPA - Oscilando entre os 68.376 pontos e os 69.571 pontos, com um volume financeiro de R$ 5,47 bilhões , o indice doméstico acabou fechando aos 68.913 pontos, representando uma queda de 0,68% sobre o fechamento anterior. No diário em movimento lateral no canal 68.913 / 69.983.

Já o dolar comercial, após iniciar o dia com perdas acima de 0,6%, foi ganhando forças ao longo da sessão, passando a atuar no campo positivo durante a tarde e permanecendo por lá até o fechamento dos negócios, e dessa forma marcou nesta quinta-feira a sua segunda alta consecutiva. A moeda norte-americana fechou cotada hoje a R$1,8100 representando uma alta de 0,39% em relação ao fechamento anterior. No mes a valorização é de 0,06% e no ano a valorização é de 3,95%.

INDICES INTERNACIONAIS

Dow Jones – alta de 0,05%

Standard & Poor’s 500 - queda de 0,17%

Nasdaq - queda de 0,06

FTSE 100 - alta de 0,88%

Nikkei – alta de 0,13%

Merval – queda de 1,20%

WINFUT queda de 0,87% - 68.600,00 pontos - 2009 – 81,97%

IBOVESPA queda de 0,68% - 68.441,66 pontos - 2009 – 81,88%

Segue abaixo o fechamento de hoje de principais ativos e ao lado acumul. 2009.

- BVMF3 queda de 0,35% - 11,48 ( MIN 11,40, MAX 11,73 ) 107,98%

- PETR4 queda de 2,47% - 35,20 ( MIN 35,20, MAX 36,43 ) 60,64%

- VALE5 queda de 0,68% - 48,17 ( MIN 48,07, MAX 49,25 ) 76,64%

- GGBR4 queda de 1,01% - 26,40 ( MIN 26,36, MAX 27,15 ) 93,49%

- ITUB4 alta de 1,21% - 36,94 (MIN 36,65, MAX 37,38 ) 48,24%

- CSNA3 queda de 1,58% - 68,50 ( MIN 68,20, MAX 70,26 ) 90,45%

- USIM5 0,00% - 56,50 ( MIN 56,48, MAX 57,61 ) 87,63%

- CYRE3 queda de 0,89% - 21,26 ( MIN 21,23, MAX 21,82 ) 162,11%

- RSID3 alta de 0,53% - 13,39 ( MIN 13,23, MAX 13,55 ) 300,00%

IBOVESPA - subiu 0,96% no inicioda da sessão , quando apresentou a máxima do dia. Inverteu e a partir das 14:20 passou a cair forte e acabou encerrando quase na minima do dia aos 68.442 pontos, representando uma queda de 0,68% sobre o fechamento anterior. No diário furou o SUP do canal lateral 68.913 / 69.983, sinaliza LTB.

MIN do dia 68.4413 pontos / MAX do dia 69.677 pontos

R$ 725 MIL PARA PAVIMENTAÇÃO

Novo Hamburgo terá R$ 725 mil para obras de pavimentação



A vice-prefeita de Novo Hamburgo, Lorena Mayer, participou na manhã desta quinta-feira, dia 25 de março, da solenidade de autorização para assinaturas de convênios entre o Governo do Estado e as Cidades da região metropolitana. O ato ocorreu no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre, e contou com a presença da governadora Yeda Crusius.


Entre os 39 municípios beneficiados pelo projeto estadual está Novo Hamburgo, que receberá investimentos para melhorias de pavimentação em quatro ruas (Bartolomeu de Gusmão, Bruno Werner Storck, Maurício Cardoso e Arlindo Pasqualini). Para Lorena, as reformas dessas estradas atenderão as necessidades da cidade e facilitarão o fluxo do trânsito. “Estamos trabalhando incessantemente para melhorar a qualidade de vida do povo hamburguense”, garantiu. As melhorias receberão mais de R$ 725 mil, sendo que desse total, R$ 172 mil são de contrapartida do Município.

quinta-feira, 25 de março de 2010

NOTÍCIAS DA CÂMARA DE NOVO HAMBURGO

ESCOLA KELI MEISE MACHADO DEVERÁ TER ENSINO MÉDIO




- Titular da 2ª CRE afirmou que processo está em andamento





Terezinha Roque, professora e titular 2ª Coordenadoria Regional de

Educação (CRE), participou da sessão desta quinta-feira, 25. Ela foi

convidada por Gerson Peteffi (PSBD) para falar sobre a Escola Estadual de

Ensino Fundamental Keli Meise Machado, dedicada a alunos surdos.



No início de março, pais de ex-alunos da Keli Meise foram à Câmara pedir

apoio dos vereadores. Eles estavam em busca da implantação do Ensino Médio

na instituição. Atualmente, adolescentes que concluíram o Ensino

Fundamental lá matricularam-se na Escola Estadual 25 de Julho. As

famílias, contudo, preocupam-se quanto à adaptação dos estudantes.



Processo em andamento

Terezinha explicou que o processo para a implantação do Ensino Médio na

escola está em andamento. A decisão final é do Conselho Estadual de

Educação, frisou. Ela deixou claro, porém, que muitos professores da 25 de

Julho são fluentes em Libras. Em breve, também deve ser instalada uma sala

especial, com intérpretes, para estes jovens.



A coordenadora salientou ainda que a profissão de intérprete foi

regulamentada no final do ano passado. Assim, ela acredita que os estados

logo terão um prazo para criar este cargo na rede educacional. Terezinha

lembrou ainda que a legislação da inclusão está sendo debatida e

questionada, pois muitos problemas ocorrem nas salas de aula.



Demandas e elogios

Carmen Ries (PT), que é diretora de uma escola estadual há 11 anos,

elogiou a atuação de Terezinha frente à 2ª CRE. Ela também aproveitou

reforçar o pedido – de várias escolas – de que as salas de informática

contem com técnicos da área.



Peteffi perguntou sobre a possibilidade de haver um curso EJA à tarde na

escola Clemente Pinto. Terezinha salientou que, para este ano, o pedido

chega tarde. "Mas isso pode se tornar uma realidade nos próximos anos."



Luiz Carlos Schenlrte (PMDB) pediu uma atenção especial para a segurança

na escola Boa Saúde. "A solução vai além da construção de muros. A

comunidade precisa amar sua escola", salientou Terezinha.



***



- Festival de Artes no calendário municipal



Evento de Lomba Grande ganha reconhecimento dos vereadores





O Festival de Artes de Lomba Grande agora faz parte do calendário do

Município. De acordo com o projeto 8/2010, de autoria de Gilberto Koch

(PT), o evento deverá ocorrer sempre na última semana de outubro. A

proposta foi aprovada em segundo turno na sessão quinta-feira, 25.



Comparecem do Festival de Artes pessoas de Novo Hamburgo, de outras

cidades e até de outros países. Um dos destaques é a apresentação de

corais. Com a lei, a realização e a participação no evento devem ser

facilitadas e incentivadas. Este ano ocorrerá a 9ª edição.



"Este projeto tem grande importância para a cidade, principalmente na

região da Lomba. O trabalho feito lá merece parabéns", frisou Betinho.



***



- Doações ao Município estão mais simples



Transferências não precisam mais de aprovação da Câmara





As doações Município ficaram ainda mais simples. O projeto 7/2010, de

autoria do Executivo, permite a transferência de bens imóveis ou móveis

sem que seja necessária a aprovação pela Câmara. O texto – incluído na

Ordem do Dia na terça-feira, 23, por meio de requerimento – foi aprovado

em segundo turno na sessão desta quinta-feira, 25.



Contudo, será preciso cumprir alguns requisitos. O projeto, por exemplo,

proíbe doações de bens de pessoas físicas ou jurídicas em débito fiscal.

Atualmente, cada doação precisa ser aprovada individualmente pelos

vereadores. Essa burocracia, argumenta o prefeito no ofício encaminhado ao

Legislativo, já ocasionou desistência por parte dos doadores.



***



- Quase R$ 7 milhões para a cidadania



Abertura de crédito adicional especial é aprovada





Com a aprovação em segundo turno de dois projetos na sessão desta

quinta-feira, 25, quase R$ 7 milhões oriundos dos governos federal e

estadual serão investidos em programas em Novo Hamburgo. É que as

propostas, do Executivo, permitem a abertura de crédito adicional especial

no orçamento do Município.



O projeto 18/2010 destina R$ 3.287.258,13 à execução dos programas Farol e

Justiça Comunitária, do Pronasci, que fazem parte do Território de Paz,

inserido no bairro Santo Afonso. O Farol busca a construção da cidadania

através de cultura e da história afro-brasileira. O Justiça Comunitária

tem por finalidade contribuir para a democratização do acesso à Justiça

por meio de mobilização e capacitação de agentes comunitários em mediação

de conflitos.



Já o projeto 21/2010 significa R$ 1.592.788,00 para o Programa do

Ministério do Trabalho e Emprego – ProJovem Trabalhador, que se destina à

promoção de ações de elevação da escolaridade de jovens de 18 a 29 anos,

que saibam ler e escrever mas não tenham concluído o ensino fundamental.



O mesmo texto engloba ainda R$ 1.722.600,00 para o ProJovem Urbano, que

também se destina à promoção de ações de elevação da escolaridade,

qualificação profissional e participação cidadã de jovens de 18 a 29 anos

que saibam, ler e escrever, e não tenham concluído o ensino fundamental.



Por fim, destina R$ 120 mil a ações de Medidas Sócio-educativas, do

Programa Estruturante. Voltadas às famílias dos adolescentes em conflito

com a Lei, sua execução caberá à entidade civil Associação do Bem Estar da

Criança e do Adolescente (Asbem).



***



- Arnaldo Kney pede mais representatividade



Deputado estadual frisou que região tem pouca força na AL





A pedido do vereador Gerson Peteffi (PSBD), o deputado estadual

recém-empossado Arnaldo Kney, do mesmo partido, participou da sessão desta

quinta-feira, 25.



Kney disse já observou algumas coisas importantes para a região na

dinâmica da Assembleia Legislativa. Entre elas, destacou a falta de

representatividade política do Vale dos Sinos naquela Casa.



"Este é um ano de eleição. Deveríamos fazer um trabalho de

conscientização, com todos os partidos, sobre a importância de se eleger

pessoas com identificação local", disse. "Isso não significa cerrar portas

nem impedir que outros candidatos venham para cá. Mas é visível o

enfraquecimento da região junto ao governo do Estado."



O deputado salientou que cidades com maior mobilização recebem maiores

investimentos.



O presidente da Câmara, Jesus Maciel (PTB), concordou com Kney sobre a

importância da representatividade política do Vale dos Sinos.



***



- Presidente do Comitê Pró-Copa destaca mobilização



Entidades querem fazer de Novo Hamburgo uma sub-sede





A pedido de Ricardo Ritter – Ica (PTD), o presidente do Comitê Pró-Copa de

Novo Hamburgo, Gilmar Valadares, participou da sessão desta quinta-feira,

25, para divulgar as ações do grupo. Criado no ano passado e contando com

a participação de diversas entidades, inclusive da Câmara, o comitê tem

como objetivo fazer da cidade uma sub-sede da Copa do Mundo de Futebol de

2014.



Valadares destacou que Porto Alegre será uma das sedes da Copa de 2014. E

que Novo Hamburgo, por ser tão próxima à Capital, tem chance de ser uma

sub-sede. Uma das vantagens seria a maior divulgação do Município na

mídia. E, com isso, a atração de um maior número de visitantes para toda a

região. "Até lá, a obra do trensurb estará pronta, assim como a da

BR-448", disse.



Para isso, as entidades que fazem parte do comitê pretendem qualificar

estabelecimentos e trabalhadores. Uma das ideias é que os restaurantes

tenham cardápios em outras línguas. Taxistas também devem ser incentivados

a estudar inglês e espanhol.



"Na Copa da Alemanha participaram cerca de 2 milhões de turistas", frisou.

"E no Brasil, diferentemente do país Europeu, o estrangeiro que vier

deverá ficar vários dias, não apenas um, dois."



Ele afirmou que a Feevale já fez um vídeo sobre Novo Hamburgo e a região,

destacando seus pontos turísticos. "Nós puxamos a frente, somos pólo,

mas precisamos das demais cidades."



Jogo da Solidariedade

Valadares também divulgou os Jogos da Solidariedade, que farão parte das

comemorações de aniversário de Novo Hamburgo. No dia 10 de abril, a partir

das 15 horas, ocorrerão jogos entre autoridades do Município contra

conselheiros do Esporte Clube Novo Hamburgo e entre funcionários veteranos

da prefeitura contra veteranos do mesmo time.





***





- Colégio Adventista divulga ações solidárias



Alunos arrecadam agasalhos para o inverno





O diretor do Colégio Adventista, Marcel Edner Barreto, participou da

sessão desta quinta-feira, 25. Ele falou sobre a ação solidária que está

sendo realizada pelos alunos da rede adventista na cidade.



"A primeira atividade do ano tem como tema o inverno", disse. "Estamos nos

antecipando à campanha do agasalho. Assim, quando começar o frio, já

teremos os materiais em mãos, lavados, consertados e catalogados."



Baretto pediu apoio de entidades e cidadãos. "Recebemos roupas, cobertores

e pantufas nas instituições adventistas de Novo Hamburgo." O diretor

apontou que, em breve, cerca de 700 alunos deverão sair às ruas para

divulgar a campanha.



No final do ano, destacou o diretor, haverá um mutirão para recolhimento

de alimentos, que serão doados a famílias carentes.





***



- UENH fala de lutas e vitórias



Entidade também faz homenagem a Fábio Wasem





A presidente e a vice-presidente da União dos Estudantes de Novo Hamburgo

(UENH), Gabrielle Mendonça e Eriane Pacheco, falaram sobre as ações da

entidade na sessão de quinta-feira, 25. Elas também contaram um pouco da

trajetória de Fábio Juliano Wasem, presidente do PCdoB municipal que

morreu em um acidente na terça-feira, aos 35 anos.



Gabrielle afirmou que os estudantes brasileiros estão vivendo um novo

momento, com o Prouni e as cotas. Agora, o movimento quer que 50% do fundo

do pré-sal seja investido em educação. "Já tivemos muitas vitórias, como o

Diretas Já, o Fora Collor, o meio passe, a meia entrada cultural e o voto

aos 16 anos." Ela concluiu, emocionada: "Lutando por essas causas que

homenageamos o nome de Fábio".



Eriane lembrou que a União dos Estudantes busca ainda uma reforma reforma

universitária "que priorize estudantes, que melhore qualidade do ensino e

da pesquisa". E frisou que a reforma deve ser feita com a participação dos

jovens. "Há um projeto nesse sentido tramitando no Congresso."

Os 100 anos de história do Inter para o Vale do Sinos ver

Os 100 anos de história do Inter para o Vale do Sinos ver


“Vermelhos – História e Paixão” sobe ao palco da Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo em abril



Sport Club Internacional: 100 anos de história e paixão. Colorados de todo o Brasil se emocionam ao lembrar as conquistas do “Gigante da Beira Rio”. Em abril, será a vez dos torcedores do Vale do Sinos. Sábado, dia 10 de abril, lugar de colorado é na Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo. Vermelhos - História e Paixão sobe ao palco do Salão Social às 20 horas.

Os ingressos para o espetáculo teatral que conta a história do clube gaúcho já estão à venda. Estudantes e idosos pagam meia-entrada: R$ 20,00. Para sócios do Inter e Ginástica, saem por R$ 30,00. A comunidade em geral paga R$ 40,00. A produção é da Um Cultural, com apoio de Gráfica Schuch, Mapa Papelaria e Sociedade Ginástica.



ESPETÁCULO



Vermelhos – História e Paixão tem roteiro de José Arthur Pinto e é dirigido por Néstor Monastério, ambos responsáveis também por Homens de Perto. Transcorre numa partida de futebol, mostrando o outro lado de uma vitória, ao som vibrante de músicas e trilhas que acendem a paixão colorada. Resgata personagens que construíram na construção da identidade do clube.

A ousadia e idealismo de Henrique Poppe e as peripécias do torcedor Chico Bola e do faxineiro Vito prometem despertar lembranças emocionantes no coração dos colorados. No elenco destacam-se Zé Victor Castiel, Oscar Simch, Rogério Beretta (de Homens de Perto) e Simone Rasslan (de Rádio Esmeralda).



PROMOÇÃO GALERA COLORADA



Que colorado não gostaria de ganhar uma camiseta oficial do Inter? Pois a produtora Um Cultural dá uma forcinha. Torcedores de até 15 anos de idade podem participar da promoção Galera Colorada, que vai sortear um manto vermelho no dia do espetáculo. Basta comprar um ingresso e preencher o cupom disponível em qualquer um dos pontos de venda. Mas corra! A promoção só vai até o dia 07 de abril.



· Mais informações pelo telefone (51) 3066 6229





VERMELHOS – HISTÓRIA E PAIXÃO



Onde: Sociedade Ginástica Novo Hamburgo

- Rua Castro Alves, 166 - Bairro Rio Branco

Quando: Sábado – 10 de abril de 2010

Horário: 20 horas

Produção: Um Cultural





INGRESSOS:



· Estudantes e idosos: R$ 20,00


· Sócios do Inter e sócios da Ginástica: R$ 30,00


· Público geral: R$ 40,00





PONTOS DE VENDA



Mapa Papelaria

- Novo Hamburgo (Rua Joaquim Nabuco, 794 – centro – 3593 4200)



Kinei Calçados

- Estância Velha (Rua Portão, 296 – centro – 3561 6600)

- Dois Irmãos (Avenida São Miguel, 597 – centro – 3564 1922)



Farmácia Apoteka

- Campo Bom (Rua Voluntários da Pátria, 349 - 3598 2030)

- Sapiranga (Rua Vinte e Oito de Fevereiro, 83 - 3559-1120)



Sociedade Ginástica

- Novo Hamburgo (Rua Castro Alves, 166 – Bairro Rio Branco – 3593 6811)

Atleta de handebol é convocada para fase de treinamentos da Seleção Brasileira Juvenil

Atleta de handebol é convocada para fase de treinamentos da Seleção Brasileira Juvenil


A aluna da Feevale Isadora Freitag Garcia treina com a Seleção Brasileira de 26 a 31 de março, em Blumenau (SC). Jogos Pan-Americanos acontecem de 13 a 17 de abril


A atleta Isadora Freitag Garcia, 18 anos, armadora central da equipe de handebol feminino Santa/Feevale, de Novo Hamburgo, foi convocada para a primeira fase de treinamentos da Seleção Brasileira Juvenil, visando a participação do Brasil nos Jogos Pan-Americanos a serem disputados de 13 a 17 de abril, em Balneário Camboriú (SC). Os treinamentos da Seleção serão realizados de 26 a 31 de março, na cidade de Blumenau (SC).


Isadora jogou com a Seleção Brasileira pela primeira vez no ano de 2005 e tornou-se campeã do Sul-Americano Infantil, disputado no Paraguai. Em 2007, foi para a Seleção Brasileira e disputou o Pan-Americano, em Cascavel (PR), ficando em primeiro lugar. No ano passado, foi para a Seleção Brasileira e disputou em Lignano Sabiaddoro, na Itália, o Torneio Internacional Mediterrâneo Juvenil, em que o Brasil ficou em terceiro lugar.
A esportista que foi a goleadora da equipe Juvenil do Santa/Feevale na Temporada de 2009 terá uma grande oportunidade de permanecer no grupo de 16 atletas convocadas pelo técnico dinamarquês Morten Soubak, que assumiu o comando da Seleção Brasileira no início de 2009. Ele prepara a equipe visando a participação nas Olimpíadas de 2012.


Sobre o Pan-Americano Juvenil


O Pan-Americano Juvenil será de extrema importância para o handebol brasileiro, pois é classificatório para os Jogos Olímpicos da Juventude a serem disputados de 14 a 26 de agosto de 2010, em Cingapura. "O foco dos treinamentos em Blumenau será a disputa dos Jogos Pan-Americanos, mas também daremos continuidade ao trabalho técnico e tático, que está sendo realizado com essas jogadoras desde o ano passado", disse o técnico Morten Soubak.

SEU DINHEIRO - Luiz Percy Denardin

Denardin Assessoria Empresarial









VISUALGRAF
- IMPRESSÃO DE GRANDES FORMATOS


- FACHADAS DE EMPRESAS


- OUTDOORS E BACKLIGHTS


- PERSONALIZAÇÃO DE CARROS


FONE: 3556-3535 ou


9102-9081


Denardin Assessoria


Empresarial


- CONSULTORIA FINANCEIRA


- INVESTIMENTO EM AÇÕES


- PROJETOS PARA FINANCIAMENTOS


- ASSESSORIA GERENCIAL


FONE: 3207-3026 ou


9989-2757




"Pense como uma pessoa de ação e aja como uma pessoas que pensa. "


( Henrfi Louis Bergson )




"Para alcançar conecimento, adicione coisas todo o dia. Para alcançar sabedoria, elimine coisas todo o dia. "

( Lao-Tsé )



Confiança de pequenos e médios empresários atinge recorde

Infomoney

"Os pequenos e médios empresários nunca estiveram tão confiantes. Segundo um levantamento realizado pelo Insper (Instituto de Ensino e Pequisa), em parceria com o Santander, o índice de confiança dos empresários para o segundo trimestre de 2010 atingiu 74,9 pontos, em uma escala de zero a 100. É o maior valor deste o lançamento do indicador, em 2008.

Entre os componentes do IC-PMN (Índice de Confiança de Pequenos e Médios Negócios), a expectativa em relação ao faturamento das empresas registrou o melhor desempenho, com 78,8 pontos. Em seguida está a expectativa em relação ao ramo de atividade, com 77,3 pontos, e o crescimento dos lucros, com 75,9 pontos.

Já a previsão de novas contratações registrou o menor valor (69,4 pontos), mas teve uma das maiores variações em relação ao indicador divulgado em dezembro do ano passado, que apontava as previsões para o primeiro trimestre deste ano (ganho de 5,99 pontos). A maior expansão foi registrada em relação à economia: de 68,1 pontos em dezembro subiu para 75,6, variação de 7,48 pontos.

Análise por segmento e região

Na análise por segmento da economia, a confiança do pequeno e médio industrial registrou 74 pontos, alta de 6,86% em comparação ao índice apontado em dezembro. Os setores de Comércio e Serviços tiveram expansão de 9,25% e 8,45%, respectivamente, ante o mesmo período de 2009.

Em relação às regiões do País, o Norte segue com o maior resultado, com 79,3 pontos, alta de 15% em relação a dezembro do ano passado. Em seguida está o Centro-Oeste, com 76,6 pontos (+11,19%), e Nordeste, com 75,7 pontos (+9,98%). A região Sudeste apresentou 74,5 pontos e a Sul 74 pontos, alta de 8,1% e 7,42%, respectivamente.

“Os números do mercado já mostram a retomada do ritmo de crescimento da economia no Brasil e, como comprova o IC-PMN, a expectativa do pequeno e médio empresário acompanha este ânimo”, afirma o coordenador do Centro de Pesquisas em Estratégia do Insper, Danny Claro.

Sobre a pesquisa

Participaram do estudo 1.200 empresários das cinco regiões do País e de três ramos de atividade (comércio, serviços e indústria). Fazem parte da amostra empresas que faturam até R$ 30 milhões por ano."

---------------------------------------------

Lá fora, os principais indices norte-americanos registraram perdas, refletindo o seu noticiário econômico e a tensão vinda da Europa. Já as principais bolsas europeias encerraram em alta mas bem próximas da estabilidade, equilibrando o noticiário econômico do dia, que trouxe bons indicadores econômicos. No entanto, a decisão da Fitch em rebaixar o rating de Portugal pressionou os índices.

Alemanha , Grécia - O mercado repercutiu a notícia de que Alemanha e França concordaram em envolver o FMI (Fundo Monetário Internacional) em um possível resgate à Grécia, levantando novas questões acerca de quem oferecerá a ajuda ao país.

Portugal - A agência de classificação de risco Fitch Ratings decidiu rebaixar a nota de crédito de Portugal de “AA” para “AA-”, com base nas dificuldades fiscais registradas pelo país. Acompanhando a ação de rating da agência, a perspectiva para emissor no longo prazo do país foi apontada como negativa.

USA – O noticiário norte-americano foi marcado ainda pelo discurso da presidente do Federal Reserve de São Francisco, Janet Yellen. Segundo ela, “quando a hora chegar”, estará pronta para elevar a taxa básica de juro dos Estados Unidos. Afirmando que não deseja assistir uma ascensão inflacionária no país, Yellen acentuou que irá apoiar uma elevação nos juros no momento apropriado. No entanto, não acredita que ainda seja esta a hora.

--------------------------------------

Por aqui, o indice doméstico seguiu Wall Street e acabou por entregar os ganhos de ontem. O clima negativo predominou nas bolsas nesta quarta-feira, com Portugal se juntando à Grécia no que diz respeito aos temores fiscais. Soma-se a isto números negativos da agenda econômica norte-americana e a queda na cotação das commodities.

IBOVESPA - Oscilando entre os 68.743 pontos e os 69.677 pontos, com um volume financeiro de R$ 5,75 bilhões , o indice doméstico acabou fechando aos 68.913 pontos, representando uma queda de 0,68% sobre o fechamento anterior. No diário em movimento lateral no canal 68.913 / 69.983.

Já o dolar comercial, após esboçar uma trajetória declinante no final da manhã, consolidou sua movimentação positiva durante a tarde, acentuando seus ganhos à medida que se aproximava de seu fechamento. A moeda norte-americana fechou cotada hoje a R$1,8010 representando uma forte alta de 1,18% em relação ao fechamento anterior. No mes a desvalorização é de 0,33% e no ano a valorização é de 3,55%.

INDICES INTERNACIONAIS

Dow Jones – queda de 0,58%

Standard & Poor’s 500- queda de 0,55%

Nasdaq - queda de 0,68%

FTSE 100 - alta de 0,07%

Nikkei – queda de 0,38%

Merval -alta de 1,06% ( 23/03 )

WINFUT queda de 0,80% - 69.200,00 pontos - 2009 – 81,97%

IBOVESPA queda de 0,68% - 68.913,40 pontos - 2009 – 81,88%

Segue abaixo o fechamento de hoje de principais ativos e ao lado acumul. 2009.

- BVMF3 queda de 1,79% - 11,52 ( MIN 11,40, MAX 11,80 ) 107,98%

- PETR4 alta de 0,75% - 36,09 ( MIN 35,60, MAX 36,57 ) 60,64%

- VALE5 queda de 0,10% - 48,50 ( MIN 48,20, MAX 48,80 ) 76,64%

- GGBR4 queda de 1,37% - 26,67 ( MIN 26,47, MAX 27,24 ) 93,49%

- ITUB4 queda de 2,12% - 36,50 (MIN 36,49, MAX 37,09 ) 48,24%

- CSNA3 alta de 0,94% - 69,60 ( MIN 68,14, MAX 69,60 ) 90,45%

- USIM5 alta de 0,98% - 56,50 ( MIN 55,27, MAX 56,74 ) 87,63%

- CYRE3 queda de 0,46% - 21,45 ( MIN 21,23, MAX 21,90 ) 162,11%

- RSID3 queda de 2,99% - 13,32 ( MIN 13,21, MAX 13,85 ) 300,00%

IBOVESPA - em movimento de sobe e desce, ap;resentou a máxima do dia as 11;50 horas e a minima do dia por volta das 16:10 horas. Acabou encerrando aos 68.913 pontos, representando uma queda de 0,68% sobre o fechamento anterior. No diário em movimento lateral no canal 68.913 / 69.983.

MIN do dia 68.743 pontos / MAX do dia 69.677 pontos

quarta-feira, 24 de março de 2010

Ex-jogador do Grêmio visita Legislativo

 Ex-jogador do Grêmio visita Legislativo


Danrlei é pré-candidato a deputado federal


Roberta Ferreira


O presidente da Câmara, Jesus Maciel (PTB), recebeu a visita do

pré-candidato a deputado federal, Danrlei de Deus Hinterholz, na tarde

desta quarta-feira, 24. Também estiveram presentes no encontro o

secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlos Finck, e o

diretor de Patrimônio do Estado, Henrique Valério. Danrlei relatou que tem

laços familiares paternos em Novo Hamburgo, no bairro Hamburgo Velho.



Danrlei foi goleiro do Grêmio durante 15 anos, até 2003.O ex-futebolista

recebeu 19 títulos durante sua vida profissional. Jogou no Fluminense e no

Brasil de Pelotas, entre outros. Os petebistas reuniram-se para tratar de

assuntos políticos. Segundo Danrlei, é necessário conhecer as bases

políticas do seu partido e suas estruturas de funcionamento.

O ADEUS A FÁBIO WASEM

VELÓRIO DO PRESIDENTE DO PCdoB FOI  NA CÂMARA MUNICIPAL DE NOVO HAMBURGO, DIA 24 DE MARÇO DE 2010


 Roberta Ferreira/CM

SINTRONOVH SE REÚNE COM TARCÍSIO

Prefeito recebe presidente do Sintronovh



Robson Nunes

Lauri Finotti, Tarcísio Zimmermann (centro) e Álvaro dos Santos da Silva






O prefeito Tarcísio Zimmermann recebeu na tarde desta quarta-feira, dia 24 de março, em seu gabinete no Centro Administrativo Leopoldo Petry, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Transporte Rodoviário de Novo Hamburgo (Sintronovh), Lauri Finotti. Durante o encontro, que também contou com a participação do diretor de Transportes da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR), Álvaro dos Santos da Silva, o representante do Sintronovh apontou algumas demandas e necessidades da categoria. Entre elas, a manutenção dos empregos e da profissão dos cobradores de transportes coletivos na cidade. “Precisamos da volta dos cobradores, ou então, o fim dos motoristas que exercem também esta função”, manifestou. As indicações serão consideradas em uma nova licitação para os serviços de transportes coletivos do Município.

NOTÍCIAS DA CÂMARA DE NOVO HAMBURGO

Garibaldi busca mão-de-obra em NH



Carmen Ries é porta-voz do grupo



O Frigorífico Nicolini, com sede em Garibaldi-RS, está em fase de expansão

e procura mão-de-obra em Novo Hamburgo. A vereadora Carmen Ries (PT)

intermediou o contato entre os representantes dessa indústria e o prefeito

Tarcísio Zimmermann. A proposta do Frigorífico é obter subsídios para o

transporte dos empregados residentes em Novo Hamburgo. Seriam beneficiados

os 62 trabalhadores hamburguenses que já atuam na empresa e os que forem

contratados no futuro. O Frigorífico Nicolini está em fase de expansão e

conta com 1.500 funcionários diretos. Os 62 de Novo Hamburgo tem

transporte financiado pela empresa. Carmen Ries considerou como promissora

a parceria entre os dois municípios, classificando-a como uma alternativa

para amenizar o desemprego. Nem Garibaldi, nem Novo Hamburgo ficariam no

prejuízo, pois um solucionaria o problema da mão-de-obra e outro

resolveria a questão social do desemprego.



Várias cidades gaúchas estão participando desse sistema de contratação em

Garibaldi. A cidade, como explicou Pedro Carrer, procura trabalhadores

porque têm muitas empresas no ramo de frigorífico, movelaria, metalurgia e

vinícula, entre outras. O processo de seleção será feito pelo Sine –

Sistema Nacional de Emprego de cada município. O número de vagas a serem

ofertados dependerá do interesse dos candidatos.



O prefeito Tarcísio Zimmermann definiu a iniciativa como inusitada. Ele

informou ao grupo de visitantes que fará uma consulta à Procuradoria Geral

do Município, que deverá emitir parecer com base na legislação municipal

para que o empreendimento tenha suporte legal.



Participaram do encontro com o prefeito o diretor do Frigorífico Nicolino,

Pedro Carrer; Andréia Zarbielli; Rodolfo Gonzalez Perez, a vereadora

Carmen Ries e sua assessoria.



Carmen inspira trabalho voluntário

a sessão de terça-feira, 23, Carmen Ries (PT) contou que um cidadão

inspirou-se em uma fala dela para fazer uma boa ação aos outros

hamburguenses. "Fiquei muito feliz. Citei os problemas da casa de vacinas

na semana passada. E ontem um senhor disse que viu pela TV Câmara, canal

16 da NET, e que vai realizar a pintura no local." A vereadora salientou

que o objetivo das melhorias que tem solicitado é deixar o ambiente

aconchegante, além de melhor iluminado.



Rachas

Além disso, entre os diversos pedidos de providências que a vereadora fez

ao Executivo nesta semana, está a solicitação de fiscalização e

policiamento na Rua México, no bairro Santo Afonso. "Nos finais de semana,

a via torna-se palco de rachas, colocando a comunidade em alerta. A

preocupação é pelo risco de atropelamentos ou de um choques que façam com

que os carros invadam as residências."



***



- Matias quer urgência para distrito industrial


Vereador chama a atenção para a criação de empregos



Na sessão de terça-feira, 23, Matias Martins (PT) falou sobre a criação de

novos empregos na indústria calçadista. “É o resultado das medidas

antidumping tomadas pelo governo federal”, explicou.



O vereador comemora os novos postos de trabalho. Porém, questiona se a

cidade está preparada para este aumento. “Teremos que definir nosso

distrito industrial, ver se temos água, luz e área suficientes. Depois de

muitos anos, vi carros de som ofertando vagas”, disse. “Também estive em

uma fábrica que veio de Campo Bom e se instalou na Rua Bartolomeu de

Gusmão. É pequena, são 18 empregos, mas são 18 famílias contempladas.”



Luís Carlos Schenlrte (PMDB) salientou que também aguarda a criação do

distrito industrial.



***



- Cassel critica impunidade

Ele aponta falta de estrutura familiar como causa de violência



Raul Cassel (PMDB) afirmou, na sessão de terça-feira, 23, que a violência

crescente não é culpa da polícia – mas da impunidade e da falta de

estrutura familiar. “Grande parte das pessoas são trabalhadoras”, frisou.



O peemedebista salientou que, hoje, muitos pais não têm controle sobre

seus filhos. Além disso, criminosos acabam cumprindo apenas parte da pena

nas prisões. “Faço um desafio aos juristas: que ofereçam seu trabalho ao

Legislativo federal para alterar as leis”, disse.



Outros vereadores concordaram com a fala de Cassel.





***



- Ica segue trabalhando pela duplicação de rua


Vereador aponta problemas na Bartolomeu de Gusmão



Ricardo Ritter – Ica (PDT) segue em busca de uma solução para os problemas

da Rua Bartolomeu de Gusmão. Nesta semana, ele pediu informações à

prefeitura sobre algum estudo ou projeto para a duplicação que esteja em

andamento.



“Hoje, essa via nos traz bastante preocupação, pois o fluxo de automóveis,

motos, ciclistas e até mesmo pedestres aumentou muito nos últimos anos.” O

vereador apontou que, com o crescimento que a cidade vem apresentando, é

preciso abrir novas ruas e duplicar outras.



Além do requerimento, Ica já havia feito um pedido de providências ao

Executivo pedindo a duplicação da Bartolomeu de Gusmão, que fica no bairro

Canudos.



***



- Alex: ação contra alagamento em Canudos


Vereador pede carga de aterro para Rua Teco-Teco



Alex Rönnau (PT) está em busca de uma solução simples para um problema

grave que aflige moradores das proximidades da Rua Teco-Teco, no bairro

Canudos. Por meio de pedido de providências, o vereador solicitou – com

urgência – uma carga de aterro naquela via, nos fundos do número 55.



“Essa é uma solicitação da comunidade. A ação deve resolver o problema de

alagamento, pois ajudará a evitar o acúmulo de água”, salientou o petista.



***



- Ito cobra rapidez em troca de lâmpadas


Situação na Rua Carlos Germano Burkle é preocupante



Ito Luciano (PMDB) solicitou urgência na substituição de lâmpadas de

iluminação pública na Rua Carlos Germano Burkle, em frente ao n° 633, no

bairro Ideal.



“Os moradores daquela área estão sofrendo com a precariedade da iluminação

pública. A situação que favorece os delinqüentes, colocando a segurança

das casas e a integridade física dos moradores em constante risco”,

argumentou o vereador.



***



- Peteffi: limpeza em terreno na Rua Boa Saúde


Local tem sido usado como depósito irregular de lixo



Gerson Peteffi (PSBD) pediu à prefeitura a realização de capina e limpeza

no terreno ao lado da passarela da Rua Boa Saúde, no bairro Rio Branco. “O

local encontra-se em péssimo estado de conservação, com vegetação alta e

vasta”, disse.



O vereador salienta que o espaço está sendo usado como depósito de lixo.

“O que gera inúmeros transtornos aos moradores das proximidades, pois seus

lares estão sendo invadidos por ratos, baratas e aranhas. Alguns também

reclamam de mau cheiro.”



***



- Betinho sugere à prefeitura transferência de canil


Hoje, estrutura incomoda moradores das proximidades



O canil municipal segue na pauta dos vereadores. Depois de o tema ser

abordado em pronunciamentos em sessões, agora é o foco de um pedido de

providências. Gilberto Koch (PT) solicitou à prefeitura a mudança da

estrutura, que hoje está na Rua Antonio Roberto Kroeff, entre os

loteamentos Nações Unidas e Novo Nações.



“O canil traz desconforto aos moradores destes novos loteamentos,

principalmente por causa do mau cheiro e do incessante barulho dos

animais”, disse. “Acreditamos que podemos encontrar uma alternativa

viável, física e financeira, para esta transferência, e assim evitar

transtornos maiores em um futuro próximo. Sugerimos, ainda, que para a

realização desta obra, o Município busque recursos em parcerias com os

governos Estadual e Federal, além da iniciativa privada.”



***



- Carlinhos solicita capina no bairro Canudos


Ruas tomadas de mato, ratos e insetos incomodam



Luiz Carlos Schenlrte (PMDB) solicitou ao Executivo capina e limpeza na

Rua Emílio Riegel, no bairro Canudos. “O local está tomada pelo capim, e

proliferam insetos e ratos, colocando em risco a saúde dos moradores”,

disse.



Ele pediu ainda limpeza na Rua Kiel, próximo ao nº 64, no mesmo bairro.

Lá, mato alto, ratos e insetos também preocupam os cidadãos.



***



- Jesus: melhorias na Estrada Leopoldo Petry

Presidente pede ainda limpeza em diversas ruas



O presidente da Casa, Jesus Maciel (PTB), enviou à prefeitura, no início

desta semana, um pedido de providências solicitando limpeza de

boca-de-lobo e de passeio público na Estrada Leopoldo Petry, entre as

rótulas. Além disso, o vereador chamou a atenção para a necessidade de

recuperação da canalização de água da chuva no local.



O vereador pediu também a limpeza das bocas-de-lobo e dos passeios

públicos nas ruas Santa Clara, Guia Lopes e Anarolino Rodrigues da Silva.



***



- Volnei: repintura em faixas de segurança


Ação é essencial para segurança de pedestres



Por meio de pedidos de providências, Volnei Campagnoni (PCdoB) solicitou a

repintura de faixas de segurança no Centro e no bairro Pátria Nova.



Segundo o vereador, a marca na Avenida Nações Unidas, esquina com a Rua

Marcilio Dias, está apagada, e a repintura é necessária para a segurança

dos pedestres. O outro ponto com problemas é em frente à Escola Sinodal da

Paz. “É importante facilitar a visão dos motoristas, por ali passam muitos

alunos.”

Rede da Democracia: livro discute o papel da imprensa no golpe de 64

[Toda Palavra] Rede da Democracia: livro discute o papel da imprensa no golpe de 64

Inspirada na iniciativa de Leonel Brizola quando governador do Rio Grande do Sul, que garantiu a posse do presidente João Goulart, parte da imprensa do Rio de Janeiro montou, em outubro de 1963, uma versão conservadora da Cadeia da Legalidade, que frustrou a tentativa golpista de 1961 graças a uma mobilização nacional, organizada a partir das ondas de uma cadeia de rádios. Três anos depois, os grupos de comunicação dos Diários Associados (O Jornal), de O Globo e do Jornal do Brasil também uniram suas emissoras (Tupi, Globo e JB) e as páginas de seus jornais no que batizaram de Rede da Democracia, com o objetivo de deter o governo de Jango e as suas reformas de base.


Ao se completarem 46 anos do golpe de 64, o papel da imprensa na articulação do movimento que lançou o Brasil numa ditadura militar de mais de 20 anos vem à tona no livro Rede da Democracia: O Globo, O Jornal e o Jornal do Brasil na queda do governo Goulart (1961-64), do professor e doutor em História Social Aloysio Castelo de Carvalho (UFF), em coedição da Nitpress e da Editora da UFF. O livro mostra, em 238 páginas e um CD contendo os fac-símiles de 100 matérias veiculadas pela Rede da Democracia, o caráter estratégico dessa participação, que foi muito além dos famosos editoriais do Correio da Manhã – "Chega" e "Basta" –, publicados às vésperas do 31 de março.



Leia mais em www.youpode.com.br/blog/todapalavra