terça-feira, 2 de junho de 2009

Jogo na Área


Marcelo de Quadro

Muito bem, a Copa de 2014 é nossa! Agora é só trabalhar sério, dentro e fora dos estádios para fazer bonito nos jogos e na recepção das delegações, torcedores e turistas estrangeiros. É uma grande oportunidade para o Brasil, principalmente para as cidades escolhidas, dar um salto na qualidade de vida. Pode ser também, quem sabe, a oportunidade de redenção da Copa de 50, quando perdemos em casa para o Uruguai. Não seria maravilhoso decidir de novo, no Maracanã, com o mesmo Uruguai, o título de campeão mundo, 64 anos depois?
Mas até lá tem muita água para rolar por baixo de muita ponte. Até mesmo o futebol do Uruguai precisa dar uma reagida. Nos últimos anos tem sido uma tristeza o futebol uruguaio. Baixou muito de qualidade. Basta ver a dificuldade que eles encontram nas Eliminatórias. Às Vezes nem conseguem classificação e outras dependem de repescagem.
Falando em Eliminatórias - Neste sábado tem jogo com Uruguai, lá em Montevidéu. O Brasil está treinando na Granja Comary, no Rio de Janeiro. Nilmar e Kléber do Inter e Victor do Grêmio estão entre os convocados.

Inter decide sua vaga na final – O jogo é difícil em Curitiba nesta quarta-feira, contra o time do Coritiba, entendeu?! Mas o colorado leva vantagem por ter feito 3 x 1 em Porto Alegre, no primeiro jogo. É preciso manter o foco. O colorado pode até perder por 1x0 que garante vaga na decisão da Copa do Brasil. Parece que o pessoal do Beira-Rio aprendeu, novamente a disputar a Copa do Brasil. Mas o susto foi grande logo na primeira rodada, quando perdeu para o União esporte Clube Rondonópolis, de Mato Grosso. Depois ainda passou dificuldade para fazer 2 x 0 em casa, garantindo a vaga para a fase seguinte. Depois o time se encontrou e foi em frente. Agora a decisão está próxima, contra o temível Corinthians, de Mano Menezes e Ronaldo Nazário. Mas antes disso o Corinthians tem que despachar o desesperado Vasco da Gama. Os cariocas querem chegar na final, se possível vencer, para embalar na Segundona e buscar a elite de 2010. Será osso duro para os paulistas.

O colorado não terá mistérios no Paraná – Sem Kléber e Nimar, o técnico Tite já escalou Marcelo Cordeiro, na lateral e no ataque vai com Alecsandro, que tem aproveitado bem as oportunidades que recebe. Não tem a velocidade de Nilmar ou Taison, mas sabe jogar dentro e fora da área, tem imposição física e sabe fazer gols. É um excelente jogador. De sobra, no meio, o treinador colorado terá a volta e a segurança do argentino-guerreiro Guiñazu, que cumpriu suspensão na primeira partida.

Série B – Hoje o Juventude, treinado agora por Zé Teodoro, joga pela Série B contra o Paraná. O jogo é no Alfredo Jaconi, às 21 horas. O time da serra vai em busca de recuperação, pois perdeu o último jogo para o Brasiliense. Não está nada fácil a situação do JU.
Renato Gaúcho – Quem diria! Renato pode acabar virando treinador do Sport. Está sem clube desde 2008. Se acertar os detalhes pode ser o substituto de Nelsinho Batista, que deixou o cargo na semana passada. Será que Renato conseguirá ficar longe do Rio de Janeiro. Mas pode ser uma oportunidade de mostrar competência numa praça diferente.

Santos e Robinho – Direção santista diz que está de olho na possibilidade de repatriar Robinho, do Manchester City. O jogador estaria insatisfeito na Inglaterra e teria manifestado desejo de retornar ao Santos. É muito estranho. A pergunta que fica: Se for verdade, quanto custará o repatriamento e quem pagará o salário do jogador?

Petkovic no Flamengo – Eu até pensei que este rapaz já tinha parado. Mas que nada! A direção contratou o gringo para ser um reforço no time treinado por Cuca. Mas o departamento de futebol, acredite, não gostou. O vice de futebol do clube, Kleber Leite, disse que pretende trazer apoiadores renomados para diminuir as chances de Petkovic ser escalado no rubro-negro. O dirigente está pensando em Morais após a participação do Corinthians na Copa do Brasil. O técnico Cuca pediu a contratação de Valdivia, ex-Palmeiras, que hoje está nos Emirados Árabes. E aí, você acha que Petkovic jogará, ou o Cuca terá que começar a procurar time onde possa escalar os jogadores que quiser?

Grêmio joga na quinta-feira – O adversário é o Náutico. Time pernambucano faz uma campanha muito boa n este início de Brasileirão. É quarto colocado com 8 pontos. O tricolor gaúcho precisa de vitória para sair da parte de baixo a tabela. Hoje é apenas o 13º colocado. O Grêmio vai indo bem na Libertadores, apesar de apenas ter empatado na última partida contra o Caracas, na Venezuela. Paulo Autuori começa a pensar em mudar o esquema e impor o seu trabalho no Olímpico.
Esta é a dificuldade de mudar de treinador no meio de uma competição. Até colocar em prática um método de trabalho o tempo passa. E os resultados, se não aparecem imediatamente dentro do campo complica. Ainda mais num clube do tamanho do Grêmio. A exigência é muito grande e tem sempre a comparação com o rival imediato, o Inter. Autuori fala em testar o esquema 4-4-2.
Fora do campo o Grêmio trabalha para manter Souza, principal jogador na temporada. Luis Onofre Meira deve viajar à França, nesta semana, para tentar a prorrogação do empréstimo do jogador. Se não der o tricolor tentará a compra. Daí a conversa é outra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário