terça-feira, 21 de maio de 2013


Última semana para se inscrever em cursos gratuitos do Pronatec



Os moradores de Novo Hamburgo têm até sexta-feira, 24 de maio, para realizar a pré-matrícula para a nova etapa de cursos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). São 20 qualificações em diferentes áreas de atuação, com vagas abertas para 565 jovens e adultos com Ensino Fundamental ou Médio. Ao todo, serão formadas 25 turmas, com aulas nos turnos da manhã, tarde e noite, nos bairros Canudos, Centro, Hamburgo Velho, Ideal, Operário e Santo Afonso. Os cursos iniciam em junho e se estendem por até quatro meses.

A coordenadora do Pronatec em Novo Hamburgo, Maristela Guasselli, destaca a oportunidade de inserção no mercado de trabalho com a oferta dessas novas capacitações, além da promoção do processo de emancipação financeira e pessoal do cidadão. “Essa é uma chance disponibilizada às pessoas para que elas se garantam como mão de obra qualificada e possam competir em igualdade de condições por vagas de emprego”, ressalta. O objetivo do programa até dezembro é ofertar oportunidade para a profissionalização de mais de 2 mil pessoas em Novo Hamburgo, o dobro do número de formados em 2012. Os cursos são gratuitos e os alunos recebem auxílio-transporte e lanche.

Pré-matrículas
Para se inscrever nos novos cursos, é necessário residir em Novo Hamburgo e apresentar na hora da matrícula CPF, RG e comprovantes de residência e escolaridade. Homens com mais de 18 anos devem levar consigo ainda o certificado de reservista. Os cursos serão ministrados em conjunto com os Serviços Nacionais de Aprendizagem Comercial (Senac) e Industrial (Senai). Para mais informações, entrar em contato pelos telefones 3527-1881 ou 3524-9894.

Locais para pré-matrícula:
- Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Primavera - Rua Marcirio J. Pereira, 201, no bairro Primavera. Telefone: (51) 3556-5940;
- CRAS Kephas - Rua Tamoio, 52, no bairro Diehl. Telefone: (51) 3524-1375
- Unidade de Referência em Assistência Social (URAS) Amigo da Criança - Rua Boston, 25, no bairro Santo Afonso. Telefone: (51) 3587-5878;
- URAS Lomba Grande - Rua João Aloysio Allgayer, 1288, no bairro Lomba Grande. Telefone: (51) 3596-3443;
- Agência Municipal de Empregos (AME) - Rua Joaquim Pedro Soares, 349, no Centro. Telefone: (51) 3524-4872;
- Fábrica da Cidadania - Rua Bartolomeu de Gusmão, 3500, no bairro Canudos. Telefone: (51) 3587-9880.

Os cursos:
- Ajustador Mecânico
- Almoxarife
- Auxiliar de Pessoal
- Auxiliar de Serviços em Comércio Exterior
- Balconista de Farmácia
- Costureiro
- Cuidador de Idosos
- Desenhista de Moda
- Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão
- Encanador Instalador Hidráulico
- Inglês Básico
- Jardinagem
- Manicure e Pedicure
- Modelista
- Modelista de Cabedais de Calçado
- Montador e Reparador de Computadores
- Operador de Computador
- Pedreiro de Alvenaria
- Pedreiro de Revestimentos em Argamassa
- Promotor de Vendas