segunda-feira, 1 de junho de 2009

JOGO NA ÁREA - Marcelo de Quadro


CUIDADO, AUTUORI! Imaginem se fosse o Celso Roth o treinador gremista, depois deste resultado de ontem. Derrota no finalzinho da partida. Estaria ‘queimado’ pela mídia, pelos torcedores gremistas e, certamente ‘prestigiado’ pela direção tricolor. Este é o problema de jogar (e não vencer) os Vitórias da competição. Todos sabem que é difícil jogar no Barradão. O time baiano não tem tradição, mas está fazendo uma grande competição nestas primeiras rodadas. Hoje é o segundo colocado; está a apenas três pontos atrás do líder que é o Internacional. O problema do Vitória, e de alguns outros cinco ou seis clubes, é não ter plantel para manter o ritmo até o final do campeonato.

NÚMERO 13 - O novo técnico já chegou ao Grêmio, estreou com êxito na Libertadores, contra o Caracas;e agora está conhecendo o sabor da competição nacional. Mas, se não tomar cuidado, vai ter dores de cabeça no segundo semestre, desesperado, atrás de posições melhores na tabela. O Grêmio já conhece esta dificuldade, certamente não gostará de repetir esta loucura. Neste momento o tricolor está numa incômoda posição intermediária,mas já fora da faixa dos classificados para a próxima Copa Sul-americana. É o 13° colocado. O 13 pode não ser um número de azar, mas a posição, neste momento, incomoda. Tomara que nada interfira no rendimento da disputa da Libertadores. E tem sempre, no caso gaúcho, a comparação do lado colorado. Neste momento a gangorra está alta par o lado vermelho.

ENQUANTO ISSO O INTER DISPARA NA LIDERANÇA – Contraditoriamente, poderíamos dizer que ‘está tudo azul’ pelos lados do Beira-Rio. O colorado,mesmo jogando com o time misto, e acho que está fazendo certo, jogou bem contra o Avaí. O time catarinense perdeu a primeira partida; antes só havia empatado. O Internacional criou oportunidades e venceu mais uma partida no Brasileirão. E não apenas isso, continuou no topo da tabela, isolado e com três pontos à frente do segundo colocado, que hoje é o Vitória-BA. E quando a fase é boa, realmente, tudo contribui; tudo ajuda.
NOVAS CARAS - Nilmar e Kléber estão com a Seleção. Outros titulares foram poupados, mesmo assim o técnico Tite conseguiu mandar a campo um time competente. E mais caras novas começam a aparecer no horizonte vermelho. Talles Cunha mostrou que, recebendo chances, vai ser mais um garoto que fará parte da constelação colorada neste ano do centenário do Internacional. Ontem fez um dos gols e perdeu outro muito claro, por falta de tranqüilidade, reconhecida pelo próprio atleta.Mas aproveitou bem a oportunidade e agora Tite, se não sabia já sabe, pode contar com mais um bom jogador pra a maratona do Brasileirão. Para chegar, competindo com chances, é preciso ter plantel de qualidade, além do bom número. O Inter está no caminho certo; não pode perder o foco.

NOVO HAMBURGO FORA DA COPA RS – Li no Jornal NH que a situação no Esporte Clube Novo Hamburgo, novamente, não está nada tranqüila. O time, possivelmente, não disputará a Copa RS, no segundo semestre. É impressionante como é difícil fazer futebol em Novo Hamburgo. A cidade É próspera, lidera o Vale do Sinos e certamente poderia ser também um centro forte na questão do futebol. Mas não é. Hoje temos o Brasil-Pe e o Caxias na Série C do Brasileirão, e o Juventude disputando a Série B. São as cidade de Pelotas e Caxias que estão em projeção pelo país. Novo Hamburgo tem potencial para ter um clube que dispute, pelo menos, a Série B do Brasileirão. Mas é preciso encontrar a fórmula certa o mais rápido possível.

TRABALHO DA ATUAL DIRETORIA - Acho admirável o trabalho que o atual presidente, Élio Spindler, está realizando com sua equipe no clube hamburguense, Mas já dá mostras de que sofre e sofrerá dos mesmos males que os seus antecessores padeceram: a falta de recursos. Ele mesmo já falou que está cansado de pagar. No fim é sempre a mesma coisa, falta dinheiro e se o presidente não tiver dele mesmo, ou não tiver como conseguir, para o futebol. Daí a cidade se dá conta de que todos perdem. A solução existe e precisa ser encontrada. Novo Hamburgo e o Vale do Sinos precisam e merecem mais do futebol. Ainda mais agora que o 15 de Novembro, de Campo Bom, também está fora das competições.

CONFIRA A RODADA:
Coritiba 1 x 3 Goiás
Atlético-MG x 0 Santo André
Flamengo 2 x 1 Atlético-PR
São Paulo 3 x 0 Cruzeiro
Santos 3 x 1 Corinthians
Náutico 1 x 1 Fluminense
Botafogo 2 x 2 Sport
Vitória 1 x 0 Grêmio
Barueri 2 x 2 Palmeiras
Inter 2 x 1 Avaí

PRÓXIMA RODADA
Quinta-feira – 04/06
Grêmio x Náutico
Santo André x Santos
Sábado – 06/06
Corinthians x Coritiba
Domingo – 07/06 (16h)
Palmeiras x Vitória
Sport x Flamengo
Avaí x São Paulo
Atlético-PR x Atlético-MG
(18h30)
Cruzeiro x Inter
Fluminense x Botafogo
Goiás x Barueri