quarta-feira, 23 de março de 2011

DIRETO DO RIO DE JANEIRO - Nelson Tangerini

MONÓLOGO PALAXIANO



Nelson Tangerini


[O “x” do problema ou o problema do “x”.]





Mexendo, certa vez, em velhos papeis de meu pai, o poeta Nestor Tambourideguy Tangerini, encontro uma obra prima do humor.

Sempre inspirado pela poesia satírica de Bocage ou de Gregório de Matos, de quem era leitor assíduo e fã incondicional, Tangerini, um dos maiores sonetistas satíricos da língua portuguesa, resolve ironizar o General Eurico Gaspar Dutra, presidente do Brasil entre 31/1/1946 e 31/1/1951.

O rascunho, texto e soneto Monólogo Palaxiano, creio, faria parte de uma futura crônica do autor.



Ei-los:



“Disse o Barão de Itararé que a diferença entre o sábio Alberto Einstein e o Gal. Eurico Gaspar Dutra está em que o primeiro vive preocupado com o x dos problemas de alta matemática enquanto o chefe do nosso pitoresco governo vive preocupado com o problema do x, todas as vezes que abre a boca...

Se não foi o Barão de Itararé quem proferiu essas palavras, foi alguém por ele.

Nada fica a dever à musa do vate de Bangu sur-mer o soneto que me foi enviado com a assinatura de E. C. B., encimado por um trecho de um dos meus artigos recentes: ‘a candidatura do Sr. Cristiano Machado, não xe xabe, como diria Dutra.’



MONÓLOGO PALAXIANO



Xerá a xexexão xuxexo imenxo

Que poxa xer xamado xuxexão?

Xó, no paláxio, xoxegado, penxo:

Xerá xuxexo ou xó xacoalhação?



Xe for xexexo, xerá bom xuxexo?

E o meu xuxexo xerá xuxexão?

Ó “profexor”, me xalve, ou eu tropexo

Nos pexedistas xempre em dimenxão.



O xul me rexebeu xem dixtinxões,

Do Norte xegam xó... amolaxões,

E o “xeu” xilvestre – que atrapalhaxão!



O “profexor” me dixe: “tudo all right”.

Que xe eu for xóxio do xaxi da Light

Xerei meu xuxexor na xuxexão!”



O referido soneto foi publicado no livro PERFIL QUASE PERDIDO – UMA BIOGRAFIA PARA NESTOR TANGERINI, de Nelson Marzullo Tangerini [Registrado em 2000 na Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, RJ], e na II COLETÂNEA KOMEDI, p. 169, Editora Komedi, Campinas, SP, 1998, e incluído, posteriormente no livro HUMORADAS... – SONETOS SATÍRICOS DE NESTOR TANGERINI.





Nelson Tangerini, 55 anos, é escritor, jornalista, poeta, compositor, fotógrafo e professor de Língua Portuguesa e Literatura. É membro do Clube dos Escritores Piracicaba [ clube.escritores@uol.com.br ], onde ocupa a Cadeira 073 – Nestor Tangerini, da ABI, Associação Brasileira de Imprensa, da UBE, União Brasileira de Escritores, e da ALB, Academia de Letras do Brasil.





nmtangerini@hotmail.com, nmtangerini@yahoo.com.br

terça-feira, 22 de março de 2011

FOCO CRISTÃO - Cristian Dahmer

SÉRIE ALIMENTAÇÃO: NO PRINCÍPIO DOS TEMPOS


Cristian Dahmer
















“Para vocês se alimentarem, eu lhes dou todas as plantas que produzem sementes e todas as árvores que dão frutas.”

(Gênesis 1. 29, Bíblia Sagrada, Nova Tradução na Linguagem de Hoje).



Você já se perguntou o porquê de Deus ter colocado na lei dada aos israelitas a orientação para não comerem carne de animais impuros? Qual o motivo disso? Será que isso era uma ordem apenas aos israelitas, e para nós, atualmente, não serve mais? Quando entendermos o motivo, segundo a Palavra de Deus, responderemos a última pergunta. Muitas vezes converso com cristãos sobre o assunto da alimentação e as restrições do capítulo 11 de Levítico (onde Deus relaciona os animais que não podem ser ingeridos pelo homem, inclusive o porco), e os mesmos me afirmam que tais restrições fora dada aos israelitas, e que Jesus, quando morreu na cruz por nós, aboliu a lei e também as orientações deste capítulo bíblico. Bem, confesso que eu também pensava assim, até conhecer mais a fundo esta questão na Bíblia. Não que a comida seja a tábua de salvação para nós, contudo, todo cristão sincero quer obedecer a Deus, pois sabe que já foi salvo por Cristo, então, a questão de uma alimentação conforme instruções divinas também é um fator da obediência. Por isso, inicio esta semana os artigos da série “Alimentação”, dividida em quatro textos complementares voltados a esse tema. Espero que gostem e possam compreender, através da inspiração divina, o que Deus espera de nós em relação aos cuidados com nossa saúde, no campo da alimentação.

Quero destacar neste texto alguns versículos que podem nos ajudar em nosso estudo. Se formos ao livro de Gênesis, no capítulo 1, versículos 29 e 30, encontramos as palavras de Deus a Adão e Eva: “Para vocês se alimentarem, eu lhes dou todas as plantas que produzem sementes e todas as árvores que dão frutas. Mas, para todos os animais selvagens, para as aves e para os animais que se arrastam pelo chão, dou capim e verduras como alimento. E assim aconteceu.” (Ênfase acrescentada). Percebemos claramente que a alimentação original para os homens, e também para os animais, nunca foi carnívora. Deus nunca desejou que Suas criaturas tirassem a vida uma das outras para se alimentarem, por isso ele proveu a comida de maneira que não fossem necessárias mortes. Após o primeiro pecado do homem, esta harmonia da vida criada começou a se desestruturar. Deus, por amor ao homem, matou um animal e fez roupas para Adão e Eva (Gênesis 3. 21), pois estavam nus e sentiam vergonha por estarem assim. Mas o homem seguiu sua dieta vegetariana até, segundo a Bíblia, os tempos de Noé. Como podemos saber isso? A Bíblia nos esclarece! Depois do dilúvio, as plantas e tudo mais que havia na terra fora destruído. Desta forma, não existia mais o alimento original dado ao homem. Em Gênesis 9. 2-3, quando a terra já estava seca, o Senhor disse a Noé: “Vocês podem comer os animais e também as verduras; eu os dou para vocês como alimento.” Este texto poderia ser usado para afirmar que, antes da lei do Sinai, Deus havia permitido que o homem comesse qualquer espécie de animal. Mas é necessário que tenhamos em mente que não devemos, a partir de um texto isolado, tirar conclusões sobre um determinado assunto. A maioria das nossas conclusões equivocadas se dá por lermos um versículo e esquecermos todos os outros que nos trazem ensinamentos sobre o mesmo assunto.

É de vital importância analisarmos as Escrituras Sagradas como um todo. Vejamos o que Deus disse a Noé, antes do dilúvio: “[...] Entre na barca, você e toda a sua família, pois eu tenho visto que você é a única pessoa que faz o que é certo. Leve junto com você sete casais de cada espécie de animal puro e um casal de cada espécie de animal impuro. Leve também sete casais de cada espécie de ave para que se conservem as espécies que existem na terra.” (Gênesis 7. 1-3 – ênfase acrescentada). Duas coisas me chamam a atenção nesta passagem: (1) Noé sabia quais eram animais puros e impuros, e isso aconteceu muitos anos antes de ser dada a lei no Sinai; (2) Deus falou para levar sete casais de cada espécie de animais puros e apenas um de cada espécie de animais impuros. Por que esta distinção? Bem, concatenando com o texto de Gênesis 9. 2-3, se percebe que Deus se antecipou ao problema que seria gerado pós-dilúvio: O homem teria que se alimentar de animais, mas se levassem um casal de bovinos, por exemplo, estes seriam mortos para servirem de alimento e esta espécie não existiria mais. Logo, com sete casais, enquanto alguns iam sendo mortos para alimento, os outros iam se reproduzindo. Quanto aos animais impuros, Deus ordenou apenas um casal de cada espécie, provavelmente porque estes não seriam mortos para servirem como alimento, logo, poderiam se reproduzir e se multiplicar sem o risco de serem extintos. Parece lógico que Noé sabia quais animais ele podia comer, até porque, se ele matasse o único casal de porcos, por exemplo, para comer, estes suínos já não existiriam mais neste planeta. No momento em que foi dada a lei no Sinai, através de Moisés, esta separação de animais puros e impuros, baseado no contexto da história do dilúvio, já existia para Noé, Abraão, Jacó e todos os demais patriarcas. Na próxima semana buscaremos compreender o porquê desta separação de animais, em puros e impuros.

Se você tem dúvidas, comentários, ou quer se cadastrar para receber por e-mail os artigos semanais, mande um e-mail, sem anexos, para: meubaluarte@gmail.com .

Deus abençoe a todos com libertação, entendimento e salvação! CRISTIAN DAHMER 19/03/2011