quinta-feira, 4 de junho de 2009

Passeio ciclístico estimula uso de transporte alternativo

No domingo, dia 7, os hamburguenses terão a oportunidade de se exercitar e ao mesmo tempo participar de uma atividade em prol da natureza. Isso porque será realizado um passeio ciclístico que integra a Semana do Meio Ambiente de Novo Hamburgo, que ocorre de 30 de maio a 7 de junho. O passeio começa às 9h30min, com saída da Praça do Imigrante e chegada no Parque Municipal Henrique Luís Roessler (Parcão). Ao todo, serão percorridos aproximadamente quatro quilômetros, com uma parada programada na Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). No local, serão sorteadas duas bicicletas. Uma entre todos os participantes e outra para a escola que mais levar alunos.

Conforme o titular da Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (SEMAM), Ernani Galvão, a ação tem o objetivo de incentivar a população a usar a bicicleta, reduzindo o uso de veículos movidos a combustão, proporcionando um maior contato com a natureza e melhorando a qualidade de vida das pessoas. “A luta pela diminuição da emissão de gases causadores do efeito estufa e pela redução do aquecimento global não vai passar despercebida pelos hamburguenses”, disse Galvão. Com a chegada no Parcão, os participantes se integrarão às atividades que serão realizadas ao longo do dia.

No sábado, dia 6, as fontes alternativas de obtenção de energia estarão na pauta da palestra “Aquecimento solar e captação de água da chuva em zonas rurais”. A atividade, que ocorre às 8h30min, no Centro de Educação Ambiental Professor Ernest Sarlet (Rua Afonso Höher, 1549, Lomba Grande), terá como palestrante o engenheiro eletricista José Cláudio Sicco. Já às 9h, será realizado o mutirão “Beleza e Natureza” na Praça Punta del Este, com plantio de flores e distribuição de mudas. Às 14h, ocorre o Encontro de Trocas Solidárias na Escola Vereador Arnaldo Reinhart (Rua Ângelo Provenzano, 705, Vila Iguaçu). Além disso, uma campanha pelo uso racional de sacolas plásticas será feita nos principais supermercados do município.

Na sexta-feira, dia 5, data em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Praça do Imigrante sedia uma intensa programação, que começa às 8h30min, com a Caminhada Ecológica, que parte das escolas estaduais em direção à praça, e termina no final da tarde, com apresentações artísticas e feira de doações de cães do Canil Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário