sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Anilado vai a Lajeado para buscar liderança do grupo

Trazer os três pontos e garantir a liderança do grupo 2, com este propósito o time do Novo Hamburgo embarcou no inicio da tarde desta sexta-feira para Lajeado, quando enfrenta no sábado, o Lajeadense, pela última rodada da fase classificatória do Campeonato Gaúcho.

O elenco anilado teve a semana cheia para trabalhar, de acordo com o preparador físico Jurandir Godzicki, foi realizado trabalhos de valência física com o grupo, visto a necessidade de reforçar a parte de força e velocidade do time, já que a preparação física tem sido um dos pontos fortes.

Na manhã desta sexta-feira, o técnico Itamar Schulle realizou no gramado principal do Estádio do Vale o último treino antes do jogo. O comandante orientou um trabalho de posse de bola e finalização.

O meia Preto que retorna à equipe após cumprir suspensão no último jogo, falou da importância desta partida, mesmo com o Nóia já classificado para a fase de quartas de final: “É o jogo do ano. Queremos terminar como líder do grupo e trazer a decisão para o Estádio do Vale. Respeitamos a equipe do Lajeadense, mas vamos em busca dos três pontos”, ressaltou.

Lajeadense x Novo Hamburgo, é neste sábado, às 16h20min, na Arena Alviazul. A arbitragem ficará a cargo de Francisco Neto, auxiliado por Marcelo Silva e Max Augusto Vioni. Reserva 1: Anderson da Silveira Farias Delegado: José Glauber Azevedo Marques.

FICHA TÉCNICA
Lajeadense x Novo HamburgoData: 18/02/2012 Horário: 16h20
Local: Arena Alviazul
Arbitragem: Francisco Neto, auxiliado por Marcelo Silva e Max Augusto Vioni. Reserva 1: Anderson da Silveira Farias Delegado: José Glauber Azevedo Marques
Guarda Municipal registra diminuição
de flanelinhas em Novo Hamburgo

 Gustavo Henemann
Guardador é conduzido para a 4ª Delegacia de Polícia,e responderá por exercer atividade ilegal, prevista na LeiMunicipal

Após cerca de dois meses em vigor, a Lei Municipal de combate aos flanelinhas em Novo Hamburgo vem comprovando sua eficácia. A cada semana a Guarda Municipal tem registrado menos ocorrências da atividade ilegal no Município. No mês de fevereiro, até o momento, a corporação conduziu apenas quatro guardadores de carros para a Delegacia de Polícia. Ao todo, foram contabilizadas 46 ocorrências, sendo que foram registradas apenas 11 reincidências.


Segundo o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Danilo Oliveira da Silva, a fiscalização da Guarda Municipal tem coibido a atuação dos flanelinhas. “As rondas permanentes e a constante ajuda da comunidade em denunciar os guardadores de veículos em locais públicos tem sido importante para a diminuição do contingente”, declarou. As abordagens mais frequentes tem sido próximas ao Bourbon Shopping, no bairro Rio Branco. As Ruas Pelotas, Teixeira de Freitas e Imperatriz Leopoldina são as mais procuradas pelos flanelinhas. O mês de janeiro foi o período quando mais guardadores foram conduzidos para a delegacia ou para os projetos sociais de geração de renda da Prefeitura de Novo Hamburgo. Foram 36 ocorrências registradas, enquanto em dezembro ocorreram seis.


Denúncias
As denúncias podem ser feitas pelos telefones 153 ou 3524-8737 da Guarda, ou pelo 190 da Brigada Militar. Os indivíduos flagrados primeiramente tem a opção de integrarem os projetos de geração de renda da Prefeitura de Novo Hamburgo, caso não estejam dispostos a aceitar as condições, eles responderão por exploração indevida da atividade nas vias públicas, acarretando penalidades previstas no artigo 47 da lei3.688/41 (Lei de Contravenções Penais) e no artigo 301 do Código de Processo Penal.


quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

MUSA DO E.C. NOVO HAMBURGO

Ingrid Roos é a musa do Novo Hamburgo

Bruno Colombo/ECNH


Beleza e simpatia são fatores importantes na escolha da representante anilada para o concurso da Musa do Gauchão, mas o fator que prevaleceu na escolha do Nóia foi a paixão que a musa Ingrid Roos tem pelo clube: “ Eu sempre amei esportes e o Nóia sempre esteve presente na minha vida. Sou torcedora apaixonada e fanática. Gosto de vir assistir os jogos e torcer na arquibancada”, destacou a musa.

Ingrid Roos, tem 23 anos e já participou de alguns concursos de beleza, como Garota Verão e Miss Rio Grande do Sul, ficando entre as 30 mais belas Gaúchas. Ingrid fez na tarde desta quinta-feira, o ensaio fotográfico no Estádio do Vale. A modelo ressaltou sua felicidade em estar representando o Nóia: “Quero muito trazer esse título para minha cidade e clube. Não vou medir esforços para representar o Nóia e conto com o apoio e torcida de todos”.

Conheça a musa do anilado
Nome completo : Ingrid Roos
Data de nascimento : 05/04/1989
Cidade: Novo Hamburgo
Altura: 1.68
Peso: 51kg
Cor dos olhos: castanho
Cor do cabelo: castanho
Tamanho do manequim:36
Tamanho do calçado:35
Escolaridade: 2º grau completo
Que Mercosul é esse?

* Lucas Redecker
Deputado

O Mercosul deixou de ser atraente para o Rio Grande do Sul depois que a Argentina resolveu implementar uma política de substituição de importações, em nome de uma suposta proteção à industria local. Essa decisão do governo Cristina Kirschner simplesmente não faz sentido e é um retrocesso, porque não respeita os compromissos anteriormente assumidos pelo país com o bloco econômico.


Os dados preocupam, por que desde o dia 1º de fevereiro, 79% das exportações brasileiras ao país vizinho estão afetadas pela medida. A relação é especialmente desigual com o Rio Grande do Sul, que ainda hoje tem 3 milhões de pares de calçados retidos na fronteira, enquanto o ingresso de veículos e derivados de lácteos no RS, por exemplo, cresce numa escala inversamente proporcional.


É fato notório que o setor coureiro-calçadista está isolado dentro do contexto econômico brasileiro e em 2011, a resistência do segmento foi novamente colocada à prova. Com o dólar beirando a casa dos R$ 1,70, as importações cresceram em torno de 40%. A isso soma-se a triangulação dos calçados chineses em países asiáticos e a velha e conhecida guerra fiscal entre os Estados. Enquanto no Rio Grande do Sul se paga 12% de ICMS, Estados do Nordeste não cobram nada das indústrias locais. Em Santa Catarina, a alíquota foi diminuída para 3%.


Parece lógico que é interesse de um governo proteger a sua indústria e tudo o que ela representa para a sociedade. Entretanto, fora a mobilização da iniciativa privada, não vejo ações concretas de nenhum dos governos, nem estadual e federal, no sentido de buscar uma solução para o problema.


De acordo com a Fundação de Economia e Estatística (FEE), entre janeiro e novembro de 2011, foram exportados US$ 1,81 bilhão para a Argentina. Então, faz-se necessário – e é urgente - que o governo do Estado e Federal deixem de lado a retórica e assumam um papel de protagonista nas negociações com o país vizinho, sob pena de termos uma catástrofe econômica se essa redução drástica nas exportações gaúchas se confirmar.



* Lucas Redecker
Líderda Bancada do PSDB na AL

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

NOVO HAMBURGO - O QUE FUNCIONA NO FERIADO DE CARNAVAL

Serviços para o feriado de Carnaval em Novo Hamburgo: 
na segunda-feira, 20 defevereiro, e na terça-feira, 21.

Centro Administrativo Leopoldo Petry:
Não haverá atendimento ao público na segunda-feira, 20 de fevereiro, e na terça-feira, 21. O atendimento na quarta-feira, dia 22, ocorre das 12 às 18 horas.

Recolhimentode lixo:
O atendimento será normal na segunda-feira, 20 de fevereiro. Na terça-feira, 21, o recolhimento será antecipado em meia hora (começando às 6h30).

Unidades Básicas de Saúde:
No sábado, 18 de fevereiro, e domingo, 19, somente a UBS Santo Afonso atenderá.
O serviço estará disponível das 8 às 20 horas.

Nasegunda-feira, 20, somente as UBSs Canudos e Santo Afonso atendem.
O serviço estará disponível das 7 às 22 horas.

Na terça-feira, 21, todas as Unidades Básicas de Saúde estarão fechadas.
Em caso de emergência, a orientação é buscar atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA Canudos), no Pronto Atendimento 24 horas ou no Hospital Municipal.

Unidadede Pronto Atendimento (UPA), Pronto Atendimento, Hospital Municipal e SAMU:
Atendimentonormal durante as 24 horas.

GuardaMunicipal:
Os guardas seguem atuando normalmente nas ruas. Em caso de emergência a Guarda atende pelos telefones 153 ou 3524-8737.

Cartório de Trânsito:
Não funcionará na segunda-feira, 20 de fevereiro, e na terça-feira, 21.

Comusa:
Não haverá atendimento na central na segunda-feira, 20 de fevereiro, e na terça-feira, 21. Em casos de vazamentos, a Comusa pode ser acionada pelo telefone 0800 6000 115.

Feirado Produtor:
Na segunda-feira, 20 de fevereiro, não haverá feira. Já na terça-feira, 21, ocorre normalmente.

Mercado Público:
O mercado público abre normalmente, das 14 às 18 horas, na segunda-feira, 20 de fevereiro, e na terça-feira, 21.

Casa de Vacinas, Farmácia Comunitária e Centro de Especialidades Médicas:
Não haverá atendimento na segunda-feira, 20 de fevereiro, e terça-feira,21.
 
Prefeitura de Novo Hamburgo
abre concurso para agentes
de programas assistenciais


A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria deDesenvolvimento Social (SDS), informa que na quinta-feira, 16 de fevereiro, inicia o período de inscrições para o novo Processo Seletivo Público Simplificado para atuação nos Programas Assistenciais do Município. Ao todo são oferecidas seis vagas, sendo três para assistente social, duas para educador social e uma para psicólogo. As inscrições seguirão abertas até o dia 24 de fevereiro, e podem ser realizadas na sede da SDS, que fica na Rua David Canabarro, 20, no Centro, no 6º andar. O edital completo pode ser conferido no site www.novohamburgo.rs.gov.br, aba cidadão, no link concursos. A homologação final dos classificados será divulgada no dia 26 de março.


Atendimento de inscrições:
-Quinta-feira: das 9 às 15 horas (16/2 e 23/2)
-Quarta-feira: das 12 às 18 horas (22/2)
-Sexta-feira: das 8 às 14 horas (17/2 e 24/2)

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

DEGAFUT RETOMA SUAS ATIVIDADES

"DEGAFUT REINICIA TEMPORADA"

Recomeçaram as atividades da escolinha de futebol DEGAFUT do bairro Rondônia em Novo Hamburgo. Em turno único de terça a sexta feira das 9 horas ao meio dia,  a novidade deste ano é a abertura de turmas para escolinha de futebol de salão no ginásio Foot Center, com professor Lafaiete.

Estas atividades serão para meninos nascidos entre 2005 a 2000 - demais informações na secretária com o secretário Cláudio, pelo fone 3596.7227.

O 'Dega' prepara um ano cheio de atrações. Já na abertura estão previstos amistosos com o Grêmio e o Juventude,  e posteriormente  o início dos campeonatos; entre eles o Gauchão,  Encosta da Serra e a Sulicamp.

Depois de um ano em que estivemos bem perto de conquistar dois títulos, 2012 terá seu trabalho intensificado para que as conquistas se tornem realidade. Tudo isso para colocarmos mais um troféu em nossas estantes.

Venha participar conosco destas conquistas!

JORNAL DOS ALUNOS DO PROTEJO

Alunos do Protejo produzirão jornal comunitário


Na quinta-feira, 16 de fevereiro, os alunos do Protejo (Projeto deProteção de Jovens em Território Vulnerável) de Novo Hamburgo coletarão informações na Vila Palmeira, no bairro Santo Afonso, às 14 horas, para mais uma pauta do seu recém criado jornal comunitário. Participam do projeto da Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio do Pronasci, Território de Paz  e Coordenadoria dePolíticas Públicas para a Juventude (CPJuventude), jovens comidades entre 15 e 24 anos.


A primeira edição do jornal, de janeiro de 2012, abordou temas relativos ao bairro Santo Afonso e ao exercício da cidadania dos jovens moradores do bairro. As pautas foram definidas com base em uma pesquisa comunitária realizada pelos próprios alunos do Protejo,que ouviram 315 moradores de oito áreas do bairro: Vilas Palmeira,Marrocos, Kroeff, Santo Afonso Central, Medianeira, Costa Rica e Loteamento Nações Unidas.


Todo trabalho de reportagem, fotografia, vídeo, edição, diagramação, distribuição e divulgação é feito pelos alunos do projeto. A cada mês haverá uma nova edição do jornal e novos vídeos. A versão digital do jornal, fotos e vídeos podem ser conferidas no blog www.protejonh.blogspot.com.


O quê: Atividade jornalística do Protejo
Quando:Quinta-feira,16 de fevereiro, às 14 horas. Saída da base do Pronasci (AvenidaBuenos Aires, 217, bairro Santo Afonso) às 13h30.
Onde:Vila Palmeira
Regularização fundiária da Vila Palmeira:

Um marco histórico para Novo Hamburgo

Gustavo Henemann
Prefeita em exercício Lorena Mayer ao lado de TarcísioZimmermann,
que recebeu um quadro da moradora Elenice IsabelBreitenbach

Depois de 30 anos de espera, os moradores da Vila Palmeira, no bairro Santo Afonso, passarão a conviver com constantes modificações na localidade. Na segunda-feira, dia 13 de janeiro, a Prefeitura de Novo Hamburgo, pormeio da Secretaria de Habitação (SEHAB), realizou o lançamento oficial do início das obras de regularização fundiária e urbanística da Vila. Os trabalhos no local já haviam iniciado no dia 30 de janeiro, com a instalação do canteiro de obras. Ao todo, o projeto beneficiará 781 famílias com a construção de 336 novas casas, melhorias em outras 445 moradias, saneamento, pavimentação,iluminação pública, entre outras intervenções.




A prefeita em exercício, Lorena Mayer, quebrou o protocolo da solenidade, e fez questão de chamar ao palco, o prefeito Tarcísio Zimmermann, que mesmo em recuperação pós-cirurgia, participou da atividade. Em seu discurso, Lorena, destacou o esforço do governo municipal na realização de grandes iniciativas. “Este é um governo atrevido, sem medo de realizar grandes projetos. Tudo que sonhamos se torna realidade, se a comunidade estiver do nosso lado”, destacou Lorena.




Antes mesmo do descerramento da placa de obras da Vila, o prefeito TarcísioZimmermann, comemorou o começo das obras. “É um momento histórico e de grande alegria para a Administração, mas um dia especial para os moradores da Vila Palmeira. As máquinas já iniciaram os trabalhos e só serão desligadas quando todo o processo de regularização fundiária e urbanística for finalizado”, afirmou. O chefe do Executivo ressaltou também o papel das entidades envolvidas no processo, como a Universidade Feevale, a Caixa Econômica Federal(CEF), o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia(CREA) e a Associação de Arquitetos e Engenheiros Civis de Novo Hamburgo (ASAEC). “Iniciamosa captação de recursos em 2009 e agora daremos o início de obras, graças ao empenho de todos os envolvidos”, apontou.




Segundo o secretário de Habitação, Juarez Kaiser, a regularização fundiária eurbanística da Vila Palmeira é um sonho antigo. “Estamos muito felizes com a realização desta obra. Serão meses de trabalho que precisarão da colaboração de toda a comunidade”, ressaltou. A atividade foi encerrada com o show sertanejo universitário da dupla hamburguense, Lucas & Felipe. Um presente para cerca de duas mil pessoas que presenciaram o evento.




Moradores projetam o futuro nas suas novas casas

Em meio a grande movimentação, moradores acompanhavam o evento em suas residências. O casal, Jaime Elias Palaver, 42 anos, e Solange dos Santos Vieira,37, aguardam ansiosos pela nova casa. “Meu sonho é ter a casa no meu nome, e poder dar um quarto digno para minhas filhas”, comentou Solange. “Nossa vida vai melhorar muito. A Vila ficará mais organizada, e claro, a expectativa de ter a casa própria é enorme”, completou Jaime.




Etapas e investimentos

O projeto terá investimento de R$ 22,3 milhões e prevê obras e melhorias em todos os aspectos urbanísticos de uma área de 15 hectares. Neste perímetro, as ruas de chão batido darão lugar a vias pavimentadas com calçamento, casas serão reformadas e outras substituídas por novas edificações, e toda a infraestrutura de redes de esgoto, água, luz e instalações elétricas será reformulada, mudando o visual da Vila Palmeira. Além disso, a localidade ganhará espaços de convivência, como praças, uma nova Unidade de Saúde da Família(USF) e uma Escola de Educação Infantil (EMEI). Na primeira etapa da regularização fundiária, o investimento será de R$ 8.514.464,34. Após esta fase, serão iniciadas as construções de 336 novas moradias e as reformas para melhorias de 445 casas já existentes.




As 336 casas que serão construídas terão em média 44 metros quadrados de área construída. Outras moradias serão adaptadas especialmente para pessoas portadoras de deficiência física. O modelo destas residências terá cerca de 58,70 metros quadrados. Já as outras 445 moradias que receberão melhorias, terão reformados os dormitóriose banheiros, e serão beneficiados também com novas estruturas de esgoto e água e rede elétrica. Após a execução de todo o processo, os moradores receberão os documentos de posse das propriedades. A previsão é de que as obras sejam finalizadas em 18 meses.




Obras acabarão com os alagamentos

Com os investimentos, os esgotos serão canalizados, assim como a água da chuva. As praças e ruas terão iluminação pública para garantir mais segurança. A maioria das ruas deixará de ser de chão batido e receberá uma pavimentação especial, capaz de escoar a água da chuva para evitar alagamentos, além de facilitar o trânsito de pessoas e veículos. As famílias terão mais conforto e qualidade de vida.

Direitos e Deveres dos moradores
Direitos- deixar o imóvel deherança
- participar dediscussões da comunidade para a definição de regras de convivênciae de futuras propostas de melhorias
- obter financiamentopara reformar seu imóvel

Deveres
- Fazer uso do imóvelsempre de acordo com a finalidade da regularização: residência,comércio, serviço ou instituição

- Não ceder ou alugar oimóvel regularizado

- Não permitir que terceiros tomem posso do imóvel

- Zelar pelos espaços públicos

- Manter bom relacionamento com a vizinhança

- Respeitar os limites dos pátios

- Manter a casa e os pátios limpos

- Não alterar a estrutura da casa (apenas consultando a SEHAB)

- Cuidar da casa e das instalações hidráulicas




Ficha técnica daobra:

Início das obras: 30 de janeiro de 2012.

Previsão de término:18 meses

O que será feito: Obras de melhorias em 445 moradias econstrução de 336 casas novas. Arruamento e pavimentação, instalação de rede de esgoto doméstico e de água da chuva, instalação de rede de luz e iluminação pública, criação de áreas de lazer, escola de Educação Infantil e Unidade de Saúde da Família (USF).

Investimento total: R$22.321.094,23

Área total: 15 hectares, compreendidos entre as Ruas Solidariedade, Palmeira, Floresta, da Divisa e 16.




segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Curso sobre Dostoiévsk​i e Bergman na Editora Intermeios - Casa de Artes e Livros

Curso sobre Dostoiévsk​i e Bergman na Editora Intermeios - Casa de Artes e Livros

A Editora Intermeios– Casa de Artes e Livros (link: http://intermeioscultural.com.br/),a partir de março, dará início a um ousado projeto para estimular a reflexão e a produção acadêmicas.

Do curso ao livro: a partir da iniciativa empreendedora dosproprietários Joaquim Antonio Pereira,poeta e editor, e Cecília Almeida Salles,professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC/SP, aidéia é entrelaçar as reflexões e debates gerados pelos cursos temáticos àprodução de artigos por parte dos professores e alunos. Ao fim e ao cabo, os artigos compilados consolidarão a trajetória de cada curso por meio de livros a serem publicados pela Editora Intermeios,que assim sintetiza a sua proposta cultural: casa de artes e livros.

Nesse sentido, meus amigos, gostaria de convidar a todos para a primeira iniciativa do projeto em questão, um curso envolvendo o escritor russo Fiódor Dostoiévski e o cineasta sueco Ingmar Bergman:


O niilismo da modernidade pelos prismas de Fiódor Dostoiévski e Ingmar Bergman
(1) Link oficial do curso no site daEditora Intermeios:
http://intermeioscultural.com.br/programacao.php?q=niilismo_modernidade
(2) Link do curso no Subsolo das Memórias:
http://subsolodasmemorias.blogspot.com/2012/02/curso-sobre-dostoievski-e-bergman-na.html

Professor Flávio Ricardo Vassoler
Doutorando em Teoria Literária e Literatura Comparada pela FFLCH/USP
Link para o currículo do professor:
http://subsolodasmemorias.blogspot.com/2009/08/subsolo-das-memorias.html

Período de realização: de10 de março a 28 de abril.

Dias e horário dasaulas: sempreaos sábados, das 15h às 18h, nos dias 10, 17, 24 e 31 de março e 7, 14, 21 e 28de abril.

Para mais informações sobre o período de inscrições e o valor do curso, entrar em contato com a Intermeios pelo telefone 2338-8851.

Local de realização:
Editora Intermeios – Casa de Artes e Livros
Rua Luís Murat, 40 – Pinheiros

A rua Luís Murat é uma travessa da Avenida HenriqueSchaumann, em Pinheiros, e fica bem próxima à rua Cardeal Arcoverde, da qual éparalela. Está a 5 minutos a pé do Metrô Sumaré (linha Verde).

Antes de apresentar a sinopse propriamente dita, gostariade enfatizar que, na primeira aula decada módulo temático do curso, os alunos assistirão na própria Intermeios aosfilmes de Bergman que estabelecerão os diálogos com as obras de Dostoiévski.

O niilismo da modernidade pelos prismas de
Fiódor Dostoiévski e Ingmar Bergman

Sinopse do curso

Aosepultar Deus, a instância suprema a partir da qual emanariam e sobre a qualrecairiam os princípios e fins éticos, a modernidade arremessa o ser humano emum turbilhão relativista em meio ao qual tudo o que é sólido desmancha no ar. Pelos prismas do escritor russo Fiódor Dostoiévski (1821-1881) e do cineasta sueco Ingmar Bergman (1918-2007), analisaremos a ascensão paradoxal do nadacomo princípio (anti-)ético normativo – eis o Reino de Nihil, o niilismo. Os filmes O sétimo selo (1956) e a trilogia do silêncio – Através de um espelho (1961), Luz de inverno (1962) e O silêncio (1963) – dialogarão com o parricida Ivan Karamázov (Os Irmãos Karamázov), o homicida Raskólnikov (Crime e Castigo), a reencarnação de Cristo, o Príncipe Míchkin (O Idiota), e a encarnação do niilismo, o homem do subsolo (Memórias do Subsolo), de modo a estabelecermos a genealogia do relativismo ético desde o século XIX até os seus desdobramentos pelas diversas esferas existenciais ao longo do trágico século XX.

Módulo 1: Se Deus não existe, tudo é permitido
Aulas 1 e 2 – dias 10 e 17 de março: Discussão entreo filme O sétimo selo e o dilemaparricida de Ivan, o Karamázov (Os IrmãosKaramázov). Que significa dizer “se Deus não existe, tudo é permitido”? Emúltima instância, portanto, seria Deus o bastião da ética? Diante da ausênciado Pai, nada mais conteria o hedonismo dos filhos órfãos? Enquanto a simbologiadostoievskiana faz do ateu Ivan o mentor intelectual do assassinato de FiódorPávlovitch, seu pai, o nobre cruzado de Bergman procura ludibriar a Morte –Deus se confunde com o silêncio – até que o xeque-mate sentencie a colagem dosétimo selo.

Módulo 2:Memórias do subsolo através de um espelho
Aulas 3 e 4 – dias 24 e 31 de março: Discussão entre o filme Através de um espelho e odilema homicida de Ródion Românovitch, também conhecido como Raskólnikov (Crime e Castigo). Se Deus não existe e tudo é permitido, os homens extraordinários precisam assumir o seu quinhão e espraiar a dominação irrestrita – quiçá para o bem da humanidade. Sendo assim,o super-homem Raskólnikov cinde a têmpora da usurária Amália Ivânovna, o arquétipo do piolho ordinário, como prova cabal para verificar se pode ascender à indiferença ética própria a um Napoleão. Enquanto isso, em algum lugar da Suécia de Bergman que sempre nos parece contígua, um escritor-discípulo de Raskólnikov assiste impassível a uma derradeira fonte de inspiração: o colapso mental da própria filha.

Módulo 3: A opaca luz de inverno acalenta o niilismo
Aulas 5 e 6 – dias 7 e 14 de abril: Discussão entreo filme Luz de Inverno e o dilema autofágico daquele que se concebe como o paradoxalista do subsolo (Memórias do Subsolo). O pastor Tomas Ericsson – filho distante do sensualista Tomé, para quem crer significa ver –celebra o culto já sem o prazer de sorver o vinho. Antes de sua experiência devastadora em meio à guerra civil espanhola, Deus lhe aparecia como o princípio único, ideal e orgânico de todas as coisas. Mas seria possível adorar o Senhor quando corpos mutilados só querem o encontro com o sétimo selo? Crescei e multiplicai-vos: antes o pão, agora as ogivas. Tomas Ericsson aproxima-se de São Judas Iscariotes: Deus transforma-se em um deus-eco, um porto seguro – e sempre silencioso – onde a angústia seria calada; um deus-aranha em cuja teia o relativismo tenderia a ser imobilizado. “Será?” – o homem do subsolo prontamente irrompe e o interrompe. Por que aceitar Deus como um muro derradeiro diante do qual devemos nos aquietar? “Em meu subsolo”, prosseguiria o paradoxalista dostoievskiano, “apenas o nada me faz companhia”. Poderia aconsciência conviver de forma tão incestuosa com a potencial diluição de si mesma?

Módulo 4: O silêncio do diálogo
A beleza salvará o mundo! (Príncipe Míchkin)
O mundo salvará a beleza? (Ivan Karamázov)
Aulas 7 e 8 – dias 21 e 28 de abril: Discussão entre o filme O Silêncio e a quimera trágico-cristã do Príncipe Míchkin (OIdiota). Poderia alguém viver concretamente a máxima “ame ao próximo como a ti mesmo” nos dias de hoje? (Ivan Karamázov prontamente se insinua: (1) Ahistória humana, em algum momento, já teria sido palco do amor mútuo? (2) Cristo e seu sadismo refinado: somos coagidos ao amor, daí a coerência do “ide e pregai-vos” – na cruz.) Pois o Príncipe Míchkin pretende dar a César o que é de César e a Deus o que é de Deus: Rogójin, o Judas assassino de Nastácia Filíppovna, recebe o consolo cristão deMíchkin. Mero detalhe o fato de a bela Nastácia ser a bem amada do Príncipe.Não à toa a consciência de Míchkin encontra na idiotia, na loucura, a síntese para o entrechoque dialético de tais polos irreconciliáveis – a piedade cristãe a vingança mundana. Ora, O Silênciode Bergman corrói os laços fraternos. Em meio à Guerra Hitlerista, uma criança tem o privilégio alquebrado de contrastar seu tanque em miniatura com oblindado nada silencioso a rasgar as ruas. Enquanto isso, a mãe se prostitui gratuitamente embriagada pelo mesmo prazer do suicida prédio abaixo: “16ºandar, 15º andar: até aqui vai tudo bem, até aqui vai tudo bem; 6º andar, 5º andar:até aqui vai tudo bem, até aqui vai tudo bem”. Mas não, “a beleza salvará o mundo!” – brada o Príncipe Míchkin das profundezas de sua masmorra insana.Rasgado por um sorriso de soslaio, Ivan, o Karamázov, sintetiza a nossa tragédia: “mas, por um mero acaso, o mundo salvará a beleza, meu caro?”
Novo Hamburgo empata e assume a liderança do Gauchão

A noite deste domingo poderia ser melhor para a equipe anilada, mas o torcedor que compareceu no Estádio do Vale saiu satisfeito, pois mesmo com o empate sem gols, o time do Nóia assumiu a liderança do Gauchão e do grupo 2, com 14 pontos. A partida deste domingo alida pela sétima rodada do Campeonato Gaúcho.

A partida iniciou equilibrada, com as duas equipes marcando forte e criando poucas oportunidades de gols. O lateral esquerdo Marlon, mais uma vez teve uma boa atuação e as poucas chances que o anilado criou foram pelas laterais. Aos 10min, Marlon cobrou falta pela direita, a bola quicou na pequena e acabou saindo para fora. Após 20min, Pedro Silva cruzou na área, o atacante Mendes bem postado cabeceou, mas a bola acabou saindo para fora.

Na segunda etapa, a equipe do Juventude começou melhor,mas quando solicitado o arqueiro anilado fez boas defesas e segurou o resultado. Aos 4 min Athos teve boa chance com uma bicicleta perfeita, mas Eduardo Martini fez boa defesa.

O time comandado por Itamar Schulle, se encontrou no jogo e com a entrada do atacante Paulinho Macaíba, a equipe ficou mais ofensivo e chegou a levar perigo ao gol de Jonatas.Aos 29 min, Clayton pela ponta esquerda entrou na área e bateu forte, mas a bola acabou saindo pela linha de fundo. Nos último minutos do jogo o Nóia pressionou. Marlon chutou cruzado na área, mas ninguém conseguiu chegar para finalizar. O time ainda criou chances com Clayton e Paulinho Macaíba, mas não teve a felicidade na finalização. Final de jogo: Novo Hamburgo 0 x Juventude.

O time do Nóia terá a segunda-feira de folga e se reapresenta na tarde de terça-feira, visando o próximo compromisso contra o Lajeadense, no sábado, às 17h, na Arena Alviazul.

FICHA TÉCNICA
Novo Hamburgo 0x0 Juventude
Data: 12/02/2012 Horário: 19h30
Local: Estádio do Vale

NOVO HAMBURGO: Eduardo Martini; Pedro Silva, Alexandre, Luis Henrique e Marlon, Chicão, Russo (Leandrinho), Clayton e Zaquel; Mendes (Thuram) e Juba(Paulinho Macaíba)

JUVENTUDE: Jonatas, Rafael, Bruno, Ricardo Filho, Alan, Deoclécio, Jardel (Rafael Toledo), Athos, Nem, Jonatas Belusso (Nico Martinez) e Zulú.
Téc: Antonio Picoli

ARBITRAGEM: Fabrício Neves Corrêa, auxiliado por Edemar Lacerda Palmeira e Tatiana Jacques de Freitas

...............................................

Itamar Schulle: “Estamos felizes, somos o líder do Gauchão”

Após o empate sem gols com o Juventude na noite deste domingo, o técnico Itamar Schulle comemorou o ponto conquistado e a liderança do Gauchão: “ Estamos muito felizes, somos líder do Gauchão, o torcedor saiu do estádio feliz, pois após sete rodadas o Nóia lidera a competição”, destacou. Sobre a partida, o comandante anilado ressaltou a qualidade do adversário: “ O Juventude é um bom time, nós tivemos posse de bola. Futebol é assim, tudo pode acontecer, foi um jogo de muita marcação e pouca criação”.

Itamar já projeta o próximo adversário, que será o Lajeadense fora de casa: “Na terça-feira quando nos reapresentamos vamos começar a pensar no time que vai enfrentar o Lajeadense. Vamos ter a volta do Preto e quem sabe do Márcio Hahn. É sentar com a comissão técnica e médica e ver cada caso. Vamos em busca da vitória em Lajeado”, finalizou.