sábado, 21 de agosto de 2010

Congresso Nacional de Jornalistas

Foi aprovada ontem (19/08) no 34º Congresso Nacional dos Jornalistas, realizado em Porto Alegre (RS), a tese "A mídia contribuindo para uma nação igualitária e o exercício da desconstrução do racismo nos meios de comunicação e no meio sindical", apresentada pelo Núcleo dos Jornalistas Afro-brasileiros, vinculado ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindjors), e subscrita pelas Cojiras. A tese convoca os jornalistas de todo o país a cumprirem o papel de "promotores da igualdade racial no cotidiano das suas redações e como formadores de opinião". O texto também reitera que as resoluções aprovadas nos congressos anteriores referentes à temática racial sejam implementadas e cobra ainda a realização de um censo etnico-racial pela categoria.




A Cojira-Rio, que também subscreveu a tese, fez um adendo durante a aprovação onde acrescentou ser fundamental "garantir o foco na equidade de gênero com recorte racial em todas as ações e atividades relacionadas à promoção da igualdade racial nas relações de trabalho e na produção de conteúdo jornalístico". Em seguida, a Cojira-Rio também apoiou a aprovação de outra tese no campo das relações de gênero, intitulada "Mulheres jornalistas lutam contra a violência de gênero, imagem estereotipada e pela democratização na comunicação" e defendida pelo Núcleo de Mulheres Jornalistas pela Igualdade de Gênero, do Sindjors.



Na manhã desta sexta-feira (20/08), as agências da ONU, Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Sindicato dos Jornalistas e Cojiras participam da apresentação do Programa Interagencial de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia, onde prevê, entre outros, a formação de jornalistas nos temas gênero, raça e etnia.



O 34º Congresso Nacional dos Jornalistas, que termina neste sábado, está sendo promovido pela Fenaj e reúne cerca de 400 jornalistas profissionais de todo o país.



Angélica Basthi

De Porto Alegre









Coordenação Cojira-Rio: Angélica Basthi, Miro Nunes e Sandra Martins

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Prefeitura lança nova ferramenta de correio eletrônico






Na segunda-feira, dia 23 de agosto, a Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação e Inclusão Digital (SETID) lança oficialmente o novo correio eletrônico institucional do Município. O ato ocorre no Centro Administrativo Leopoldo Petry, às 14 horas. Em funcionamento há 20 dias, o Expresso Novo Hamburgo é uma ferramenta completa e unificada de comunicação que reúne e-mail, agenda, catálogo de endereços e mensagens instantâneas em um único ambiente. Por se tratar de um software livre, desenvolvido de forma colaborativa por vários órgãos de governo, o sistema não representou custos para a Administração.

Durante os primeiros dias de agosto, mais de mil contas de correio eletrônico foram criadas e os servidores municipais participaram de treinamento para utilizarem a ferramenta. A previsão é de que até o final de setembro diretores e professores das escolas municipais tenham acesso ao Expresso, totalizando mais de 2,5 mil contas de e-mails.

A secretária da SETID, Márcia Schüler, ressalta os benefícios proporcionados pela iniciativa. “O Expresso possibilitará que cada servidor municipal tenha seu próprio endereço institucional de e-mail. Essa mudança na velocidade da comunicação, necessária aos processos da Prefeitura, agilizará inclusive o atendimento ao cidadão hamburguense”, explica.

Assim como outros sistemas implantados na Prefeitura recentemente, a utilização do Expresso Novo Hamburgo só foi possível porque desde janeiro de 2010 a Administração conta com uma nova estrutura centralizada de servidores e de armazenamento de dados. O novo ambiente oferece mais agilidade e segurança, além de aumentar a capacidade de instalação de novas aplicações.





O quê: Lançamento oficial do Expresso Novo Hamburgo

Quando: Segunda-feira, 23 de agosto, às 14 horas

Onde: Secretaria de Tecnologia da Informação e Inclusão Digital – 3º andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry

SEU DINHEIRO - Luiz Percy Denardin

Luiz Percy Denardin
Denardin Assessoria Empresarial









VISUALGRAF
- IMPRESSÃO DE GRANDES E PEQUENOS FORMATOS

- FACHADAS DE EMPRESAS

- OUTDOORS E BACKLIGHTS

- PERSONALIZAÇÃO DE CARROS

FONE: 3556-3535 ou

9102-9081

Denardin Assessoria


Empresarial

- CONSULTORIA FINANCEIRA

- INVESTIMENTO EM AÇÕES

- PROJETOS PARA FINANCIAMENTOS

- ASSESSORIA GERENCIAL

FONE: 3207-3026 ou

9989-2757




A ÁGUIA

"A águia é um animal que tem a maior longevidade de sua espécie, chega a viver 70 anos.

Conta-se que, para conseguir chegar a essa idade, aos 40 anos ela tem que tomar uma séria e difícil decisão.

Pois quando atinge os 40 anos, ela está com as unhas compridas e flexíveis, não conseguindo mais agarrar as suas presas das quais costuma se alimentar.

O bico, alongado e pontiagudo, se curva.

Suas asas envelhecidas e pesadas estão apontando contra o peito, em função da grossura das penas, e voar já é muito difícil!

Então, a águia só tem duas alternativas: Morrer, ou enfrentar um dolorido processo de renovação que irá durar cerca de 150 dias.

Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha, e se recolher em um ninho próximo a um paredão, onde não haja a necessidade de voar.

Então, após encontrar esse lugar, a águia começa a bater com o bico em uma parede até conseguir arrancá-lo.

Após arrancá-lo, espera nascer um forte e renovado bico, com o qual irá depois arrancar todas as suas unhas.

Quando as novas unhas começam a nascer, ela passa a arrancar então as velhas penas.

E só após esses longos e dolorosos cinco meses é que ela sai para o famoso vôo de renovação, e, para viver mais 30 anos.

Com a história da vida da águia resoluta, verdadeira ou não, podemos tirar proveito para aplicar em nossa própria vida.

Existem momentos na vida das pessoas, em que ela parece haver se tornado repetitivamente difícil, incômoda e pesada.

Sendo assim, estarão sempre presentes as opções de dar continuidade a isso ou tomar alguma atitude.

Se a opção for a de "mudar", isto pode significar o resguardo por algum tempo.

Quando não se sabe bem o que se está fazendo, parar ou andar mais lentamente por um tempo, pode ser recomendável para dar início a um processo de renovação.

Quando lembranças, costumes e outras tradições do passado, são pesos inúteis, livrar-se deles é fundamental para dar continuidade ao vôo da vida.

Somente livres destes pesos, será possível alçar novamente o vôo as alturas, com o precioso resultado de uma RENOVAÇÃO."


"A mudança é a lei da vida, e aqueles que confiam somente no passado ou no presente estão destinados a perder o futuro."

( John F. Kennedy )




"O primeiro passo para a mudança é a aceitação.

Uma vez que você aceita a si mesmo, você abre a porta para a mudança, e isto é tudo o que tem que fazer.

Mudança não é algo que você faz, mas algo que você permite." ( Will Garcia )



"Você nasceu para vencer, mas para ser um vencedor você precisa planejar vencer, se preparar para vencer, e esperar vencer." ( Zig Ziglair )

____________________________________________________________

INFORMAÇÕES SOBRE O MERCADO FINANCEIRO DE HOJE

Os principais índices acionários norte-americanos , encerraram em queda. Novos eventos da agenda dos EUA voltaram a trazer preocupações aos investidores, levando as principais bolsas do mundo ao campo negativo. No mercado de trabalho, o Initial Claims contabilizou 500 mil novos pedidos de auxílio-desemprego na semana passada, número que supera em 25 mil a expectativa dos analistas. Já a atividade industrial da Filadélfia decepcionou ao marcar um resultado negativo de 7,7 pontos, acima das expectativas dos analistas era de 7,5 pontos positivos.

.

Os principais índices acionários europeus, reverteram a tendência observada na manhã de hoje e encerraram em queda. Os ganhos da manhã vieram com os indicadores animadores do continente, como a revisão das perspectivas para o crescimento alemão e vendas no varejo inglês. No entanto, dados econômicos norte-americanos, como o aumento dos pedidos de auxílio-desemprego, contaminaram o mercado europeu.

IBOVESPA - Na cauda dos mercado externos, e oscilando entre os 66.823 pontos e os 67.712 pontos, hoje com um volume financeiro de 5,30 bilhões, acabou encerrando aos 66.887 pontos, representando uma baixa de 1,11% em relação ao fechamento anterior. No diário, em movimento lateral com próximo SUPORTE ainda em Linha de Tendência de Alta , com próxima RES nos a 66.701 pontos.

Já o dólar comercial, após atingir o patamar de R$ 1,765 no intraday, foi perdendo forças durante a tarde, ignorando o pessimismo mantido nos mercados, contudo, ele conseguiu fechar com valorização, interrompendo uma seqüência de quatro sessões em queda. Dessa forma a moeda norte-americana fechou cotada a R$ 1,7550 representando uma alta de 0,23% em relação ao fechamento anterior. No mês acumula valorização de 0,06% e no ano a valorização é de 0,91%.









INDICES INTERNACIONAIS

USA - Dow Jones - queda de 1,39%

USA - S & P 500 - queda de 1,69%

USA - NASDAQ - queda de 1,66%

ENG - FTSE 100 – queda de 1,73%

JAP - Nikkei - alta de 1,32%

ARG - Merval - queda de 1,52%



Segue abaixo o fechamento de hoje de principais ativos e ao lado acumulado 2009.

- WINFUT queda de 1,14% - 67.785,00 pontos - 2009 + 81,97%

- IBOVESPA queda de 1,11% - 66.887,13 pontos - 2009 + 81,88%

ATIVOS

- BVMF3 alta de 0,83% - 13,35 / 2009 + 107,98%

- PETR4 queda de 3,25% - 26,78 / 2009 + 60,64%

- VALE5 queda de 0,86% - 43,90 / 2009 + 76,64%

- GGBR4 queda de 2,39% - 24,08 / 2009 + 93,49%

- ITUB4 queda de 1,18% - 37,60 / 2009 + 48,24%

- CSNA3 queda de 0,42% - 28,72 / 2009 + 90,45%

- USIM5 queda de 1,71% - 47,06 / 2009 + 87,63%

- CYRE3 queda de 2,14% - 23,29 / 2009 + 162,11%

- RSID3 queda de 1,52% - 16,25 / 2009 + 300,00%

IBOVESPA – Com a máxima do dia as 10:40 horas e a mínima do dia as 12:30 horas acabou fechando aos 66.887 pontos, representando uma baixa de 1,11% em relação ao fechamento anterior. No diário, em movimento lateral com próximo SUPORTE ainda em Linha de Tendência de Alta , com próxima RES nos a 66.701 pontos.



MIN do dia 66.823 pontos / MAX do dia 67.712 pontos

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

NOTICIAS DA CÂMARA DE NOVO HAMBURGO

ÔNIBUS: PROJETO CRIA O CARTÃO INTELIGENTE PARA CRIANÇAS


Transporte público pode ser gratuito para quem tem até seis anos incompletos



Uma proposta do vice-presidente da Casa, Sergio Hanich (PMDB), amplia a

gratuidade das passagens no transporte coletivo para crianças com até seis

anos incompletos e cria um cartão inteligente especialmente para elas. O

objetivo do cartão é evitar que os pequenos tenham que passar por baixo

das roletas. O projeto 67/2010 foi aprovado em primeiro turno por

unanimidade na sessão desta quinta-feira, 19.



Segundo o autor, o cartão de transporte inteligente deverá conter nome,

foto, data de validade e o brasão do Município, e só poderá ser usado uma

vez por linha. "Em conversa com representantes da empresa que faz os

cartões, eles comprometeram-se a confeccioná-los de graça. Mas, em caso de

perda, o segundo será cobrado. Não haverá, portanto, ônus aos cofres

públicos", explicou o peemedebista.





*



- NH terá novos ônibus para o transporte escolar rural

Município poderá contratar financiamento de até R$ 1,5 milhão



A prefeitura está autorizada a contratar um financiamento do Banco do

Brasil de até R$ 1,5 milhão – recursos que deverão ser usados na compra de

veículos para o transporte escolar na zona rural através do programa

Caminho na Escola. O projeto 86/2010, do Executivo, foi aprovado por

unanimidade em segundo turno nesta quinta-feira, 19.



O que é

O programa nacional Caminho na Escola foi criado em 2007 com o objetivo de

renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao

transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar.

Além disso, visa à padronização dos veículos, à redução dos preços e

aumento na transparência nas aquisições. O programa consiste na aquisição,

por meio de pregão eletrônico, para registro de preços realizado pelo

FNDE.



*



- Idosos terão vagas nos andares térreos

Projeto estende benefício a deficientes físicos em programas habitacionais



Idosos e deficientes físicos contemplados nos programas habitacionais

implantados pelo poder público municipal terão vagas reservadas nos

andares térreos. O projeto de lei 69/2010, de Raul Cassel (PMDB), que

prevê essa vantagem, foi aprovado em segundo turno na sessão desta

quinta-feira, 19. O objetivo é melhorar a qualidade de vida de quem

apresenta problemas de locomoção, pois muitos prédios não têm elevadores,

explica o peemedebista.



A proposta estende a prioridade aos beneficiários com dependentes nessas

condições. Na inexistência de pessoas com essas características, os

imóveis poderão ser ocupados pelos demais pretendentes, respeitadas as

condições gerais estabelecidas.





*



- Recursos da União e do Estado para programas em NH

Quatro projetos que autorizam repasses foram aprovados nesta quinta-feira



Foram aprovados em primeiro turno, na sessão desta quinta-feira, 19,

quatro projetos de lei que tratam de repasses de recursos à prefeitura de

Novo Hamburgo. Todos são de autoria do Executivo e entraram na ordem do

dia por requerimento. As propostas ainda devem ser votadas em segundo

turno.



O PL 81/2010 autoriza o recebimento de R$ 15 mil do governo estadual, por

meio do Programa Estruturante Emancipar – Todo Mundo é Cidadão. A

contrapartida do Município será de R$ 3 mil. A verba total de R$ 18 mil

deve ser usada para a implementação de uma cozinha industrial para

capacitação em segurança alimentar e nutricional e geração de renda no

Centro de Referência da Assistência Social do bairro Kephas.



A capacitação dos catadores de materiais recicláveis que atuam na cidade

deve ser garantida com um investimento de R$ 217,4 mil. O repasse de R$

200 mil do governo federal e a contrapartida de R$ 17,4 mil foram

autorizadas pelo PL 83/2010.



Com a aprovação em segundo turno do PL 89/2010, R$ 30 mil serão investidos

na prevenção ao uso das drogas. Com R$ 25 mil do governo estadual e R$ 5

mil de contrapartida do Município, o Projeto Mambembe na Boca do Povo

levará atividades a adolescentes da cidade.



E para contribuir com a mudança da realidade em que vivem mulheres vítimas

de violência, R$ 108.695,66 poderão ser investidos no Conselho Municipal

dos Direitos da Mulher (Comdim) e na Coordenadoria de Políticas Públicas

para Mulheres. O PL 97/2010 autoriza repasse de R$ 100 mil do governo

estadual, assim como contrapartida de R$ 8.695,66.



*



- Mais demandas repassadas ao Executivo

Vereadores seguem atentos aos problemas dos bairros



A semana começa, novamente, com diversas demandas da comunidade

encaminhadas à prefeitura pelos vereadores.



Daniel Schokal, que no dia 12 ocupou a bancada do PSDB no lugar de Gerson

Peteffi, aproveitou para fazer diversas solicitações, como tolerância na

Faixa Nobre ao meio-dia para quem reside em sua área de abrangência e

quebra-molas para a rua Mundo Novo. O tucano também sugeriu ao Executivo o

encaminhamento de projeto de lei que torne obrigatória a inspeção anual da

saúde dos alunos das escolas municipais.



Já implantação de um redutor de velocidade mais bem adaptado à rua

Luxemburgo, recolhimento de lixo da rua Holanda, substituição de lâmpada

na Panamá e poda de árvores na Jaguari foram as melhorias requisitadas por

Peteffi.



Carmen Ries (PT) reiterou pedido de poda das árvores e arbustos do

canteiro central da avenida Dr. Maurício Cardoso. A vereadora ainda

alertou para a necessidade de operação tapa-buracos nas ruas Nápoles, Itaí

e Araçatuba; limpeza nas ruas Oscar Emílio Müller, Quinze de Novembro,

Marquês de Abrantes e Araçatuba; e troca de lâmpadas nas ruas Joaquim

Manuel de Macedo e Raimundo Correa.



O vice-presidente da Casa, Sergio Hanich (PMDB), apontou que é preciso

consertar infiltração da rua Feitoria Velha, vistoriar a canalização da

Chavantes, colocar tampa em boca de lobo na Mundo Novo, recolher entulhos

da Disraeli e podar árvores na Henrique Dias.



O líder do governo na Casa, Gilberto Koch (PT), busca o desentupimento de

canos de esgoto pluvial na rua da Cooperativa e a colocação de britas ao

lado do CTG Velha Querência.



Para Volnei Campagnoni (PCdoB), é imprescindível o conserto de boca de

lobo na rua Erni Trieweiler; para o presidente Jesus Maciel (PTB) e Ito

Luciano (PMDB), respectivamente, patrolamento da rua Odon Cavalcanti e

operação tapa-buracos na rua Bauru.

COMUNIDADES TRADICIONAIS DE TERREIRO

Coordenadoria acompanha trabalho de pesquisa sobre comunidades tradicionais de terreiro



O coordenador de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de Novo Hamburgo, Eduardo Tamborero, está acompanhando o pesquisador angolano Geraldino Kanhanga em visita à casas de religião de Matriz Africana do Município. Kanhanga faz parte do projeto “Mapeando o Axé” que tem como objetivo realizar uma pesquisa socioeconômica e cultural das comunidades tradicionais de terreiro, tendo em vista a promoção de políticas públicas de segurança alimentar e nutricional, bem como de promoção da igualdade racial.



“Estas ações significam o reconhecimento de tais comunidades como patrimônio cultural-religioso de importância fundamental em nosso país, tendo em vista o caráter étnico e a dimensão comunitária a elas associadas”, afirmou o pesquisador. O trabalho está sendo realizado nos terreiro de capitais e regiões metropolitanas dos estados do Rio Grande do Sul, Pará, Pernambuco e Minas Gerais.



Tamborero salienta que é fundamental o respeito e visibilidade das comunidades de terreiro da cidade. “Com essa pesquisa podemos nos aproximar ainda mais dessas comunidades e planejar melhor nossas ações com reconhecimento ao trabalho social desenvolvido nos terreiros”, apontou.



A pesquisa é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Fundação Cultural Palmares e UNESCO

Mostra Fotográfica

Segunda Maratona Fotográfica mobiliza Novo Hamburgo


Ambientes urbanos e rurais da Capital Nacional do Calçado vão ser fotografados durante 24 horas





Entre 20 e 21 de agosto, a Capital Nacional do Calçado vai ser registrada a partir de diferentes olhares. Participantes da Segunda Maratona Fotográfica de Novo Hamburgo vão passar 24 horas fotografando ambientes urbanos e rurais. A atividade integra a Semana da Fotografia 2010 e começa às 17 horas de sexta-feira, seguindo até as 16 horas de sábado.

O tema sugerido para a produção das imagens é “Novo Hamburgo e seus dois tesouros: o calçado e sua gente”. Os fotógrafos profissionais e amadores vão trabalhar em sistema de revezamento, sob orientação dos organizadores. Interessados em participar devem entrar em contato com a Oficina de Photographia pelo telefone 51 - 3593 3128. Mas é preciso correr! Restam poucos horários disponíveis.

Com as fotografias resultantes da Maratona Fotográfica será produzido um clipe, entregue aos participantes do evento, à Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo, Secretaria de Cultura, Biblioteca Municipal, Biblioteca da Universidade Feevale e a todos os parceiros e patrocinadores.





ENCERRAMENTO

A Segunda Semana da Fotografia de Novo Hamburgo começou no último domingo, dia 15. Alusiva ao Dia da Fotografia (19 de agosto), envolve atividades como minicursos, debates, exposições e caminhadas. Termina no próximo domingo, 22, às 19 horas, no Espaço Cultural Albano Hartz, com o debate A Fotografia e a Palavra.

O encerramento terá a participação dos fotógrafos Joel Reichert, Ita Kirsch e Guto Maahs; dos escritores Henrique Schneider, Simone Blauth e Martin Behrend; e do produtor cultural Ralfe Cardoso, da Um Cultural. Durante o evento, ocorre a apresentação do clipe oficial da Segunda Maratona Fotográfica. Para participar, basta levar um quilo de alimento não perecível.

· Mais informações em www.joeleisareichert.com.br/blog

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Mês do idoso

Mês do Idoso trará diversas opções de atividades culturais



As atividades do 2º Mês do Idoso de Novo Hamburgo já estão sendo organizadas. O evento, realizado pela Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Pessoas Idosas (CPIdosos), ocorre durante o mês de setembro e termina no dia 1º de outubro, Dia Internacional do Idoso. Na programação estão palestras, bailes e atividades culturais. De acordo com a coordenadora da CPIdosos, Jossara Cardoso, todos os quase 23 mil idosos de Novo Hamburgo estão convidados para as comemorações. “Não é necessário participar de algum grupo de terceira idade para aproveitar essa oportunidade”, ressalta.



Programação terá show de talentos

Entre as inúmeras atividades, os idosos poderão participar de um Show de Talentos. O evento está programado para o dia 29 de setembro, às 13 horas, no Centro de Cultura, sendo que o público alvo necessita fazer uma inscrição para participar. Há limite de tempo, dependendo do tipo de apresentação: até 20 minutos para esquetes, até 10 para danças, 5 para músicas e até 3 minutos para poesia. O cadastro dos interessados começou na segunda-feira, dia 16, e pode ser feito na Secretaria da Cultura (SECULT), que fica na Rua Engenheiro Ignácio C. Plangg, 66, Centro, ou pelo telefone (51) 3593.2013, com Rita ou Bernadete.



Serviço Show de Talentos

O quê: Inscrição para o Show de Talentos do Mês do Idoso

Quando: desde segunda-feira, 16

Onde: Secretaria da Cultura (Rua Engenheiro Ignácio C. Plangg, 66 – Centro), telefone (51) 3593.2013



PROGRAMAÇÃO DO 2º MÊS DO IDOSO



1º de setembro - Quarta-feira

15h30 - Culto Ecumênico com participação do Coral da Feevale e Coral Adventista.

Local: Igreja Evangélica de Confissão Luterana Comunidade Ascensão (Av. Bento Gonçalves, 2394 – Centro)



2 de setembro - Quinta-feira

15h - Lançamento oficial do 2º Mês do Idoso

Local: Praça do Imigrante



3 de setembro - Sexta-feira

14h - Palestra para rede de atendimento do Município sobre “O Papel do Idoso no Século 21”

Palestrante: Dra. Zhélide Quevedo, psicóloga, educadora e gerontóloga.

Local: Escola Conquistadora (Rua General Osório, 581 – Centro).



7 de setembro - Terça-feira

Desfile Cívico com representação de idosos.

Local: Início na Rua Vicente da Fontoura, Centro.



8 de setembro – Quarta-feira

14h - Palestra sobre Alzheimer

Palestrante: Dr. Mateus Roriz, Doutor em Neurologia Geriátrica - Universidade de Kyoto, Japão.

Local: Espaço Cultural Albano Hartz (Calçadão Oswaldo Cruz, 112).



9 de setembro – Quinta-feira

13h - Baile da Idade de Ouro Fenac

Local: Av. Nações Unidas, 3825 – Centro.



13 de setembro - Segunda-feira

8h30 - Dia de beleza e saúde

Local: Espaço Cultural Albano Hartz (Calçadão Oswaldo Cruz,112).



14h - Baile de Kerb - Clube de Terceira Idade Paraíso.

Local: Sociedade Atiradores Lomba Grande (Rua João Aloísio Allgayer, nº 430)



21 de setembro - Terça-feira

14h - Sessão de Cinema para os Idosos

Local: Centro de Cultura (Rua Engenheiro Ignácio Cristiano Plang, 66 – Centro).



22 de setembro – Quarta-feira

13h30 - Baile da Primavera. Promoção Grupo de idosos Unidos com Liberdade.

Local: Sociedade Esportiva e Recreativa Liberdade (Rua Timbaúva, 82 – Liberdade).



23 de setembro - Quinta-feira

14h - Palestra sobre direitos dos idosos

Palestrante: Professora Oni Terezinha, de Canoas.

Local: Espaço Cultural Albano Hartz (Calçadão Oswaldo Cruz, 112).



27 de setembro - Segunda-feira

9h - Encontro com Idosos e seus bichos de estimação

Local: Praça do Imigrante



14h - Programação cultural, com teatro, música, ginástica e outras atividades

Local: Praça do Imigrante



29 de setembro - Quarta-feira

13h - Show de talentos.

Local: Centro de Cultura (Rua Engenheiro Ignácio C. Plang, 66 – Centro).



30 de setembro - Quinta-feira

13h30 - Baile com escolha do Rei e Rainha

Local: Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo (Rua Castro Alves, nº.166 – Rio Branco).



1º de outubro - Sexta-feira

Dia Especial com visita em todos os Lares de Idosos.
SEDETUR oferece oficina de capacitação para empreendedores individuais



Os Empreendedores Individuais de Novo Hamburgo poderão participar de uma oficina gratuita de capacitação oferecida pela Prefeitura por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SEDETUR). A atividade, realizada em parceria com o SEBRAE, tem a finalidade de motivar os cadastrados no programa Empreendedor Individual (EI) a desenvolver novas formas de administrar e aprimorar os seus negócios. O evento acontece todos os meses, e em agosto será na quinta-feira, dia 19 de agosto, às 19 horas, na Subsecretaria de Obras de Canudos (Rua Dublin, 809). Os empreendedores interessados em participar devem se inscrever na SEDETUR, no 2º andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry, ou pelo telefone (51) 3594-9940.



Empreendedor Individual (EI)



O EI é uma nova categoria de empresa que garante benefícios previdenciários, inclusive para quem trabalha na informalidade. O diferencial do programa é a facilidade de legalização dos microempreendedores, que é feita gratuitamente, assim como a primeira declaração anual de imposto de renda. Ele possibilita a comprovação de renda e a participação desses trabalhadores em licitações públicas.



O quê: Capacitação para Empreendedores de Novo Hamburgo

Quando: Quinta-feira, dia 19 de agosto, às 19 horas

Onde: Subsecretaria de Obras do bairro Canudos (Rua Dublin, 809)

ANGELA ALANO - INFORMAÇÕES

OFICINA DO LIVRO EM NOVO HAMBURGO


O LIVRO PASSO A PASSO

WWW.OFICINADOLIVRO.NET.BR

1) A Oficina do Livro será ministrada em 8 horas de módulos de 2 horas.

2) Quando: dias 26 de agosto, 02, 09 e 16 de setembro das 19h30 às 21h30, quintas-feiras.

3) Primeira aula gratuita e aberta para divulgar as matrículas da Oficina do Livro.

4) Resumo: A Oficina do Livro visa, numa abordagem direta, apresentar as soluções na produção e finalização dos originais, a importância das oficinas de literatura e dos originais, as diferentes revisões editoriais, as questões mais modernas sobre direitos autorais, as técnicas de diagramação e dicas de criação de capa, as novidades em gráfica e acabamentos, e, por fim, os atuais dilemas no mercado editorial do Brasil e do mundo como o e-book e a impressão por demanda.

5) Público alvo: Professores, autores interessados em publicar seu livro, editoras e novos projetos editoriais, departamento de comunicação, marketing e eventos de entidades.

6) Local: Escritório da New Frontier Assessoria em Comércio Exterior, Rua Joaquim Nabuco, 1562/02, Novo Hamburgo. Fone para contato: 3273 8782.

7) Valor do evento: R$ 250,00.

8) Ao longo da Oficina serão oferecidas vagas para o prosseguimento das atividades em escrita criativa, com datas e valores a serem divulgados.

Currículo do ministrante: Paulo Tedesco é consultor, editor e escritor. Atuando desde 2004 em Porto Alegre no mercado gráfico e editorial, vem ajudando editoras e autores a concretizar seus planos de publicação. Tendo realizado sua primeira oficina em 2007 que desde 2009 ocorre regularmente no Studio Clio, em Porto Alegre, hoje reedita essa importante ferramenta de aprendizagem para quem deseja ampliar seus conhecimentos ou se iniciar no mundo do livro. Para maiores informações, por favor, visite www.oficinadolivro.net.br

terça-feira, 17 de agosto de 2010

SEU DINHEIRO - Luiz Percy Denardin

Luiz Percy Denardin
Denardin Assessoria Empresarial









VISUALGRAF
- IMPRESSÃO DE GRANDES E PEQUENOS FORMATOS

- FACHADAS DE EMPRESAS

- OUTDOORS E BACKLIGHTS

- PERSONALIZAÇÃO DE CARROS

FONE: 3556-3535 ou

9102-9081

Denardin Assessoria


Empresarial

- CONSULTORIA FINANCEIRA

- INVESTIMENTO EM AÇÕES

- PROJETOS PARA FINANCIAMENTOS

- ASSESSORIA GERENCIAL

FONE: 3207-3026 ou

9989-2757













































CENOURA, OVO, CAFÉ ?

Uma filha se queixou a seu pai sobre sua vida e de como as coisas estavam tão difíceis para ela.

Ela já não sabia mais o que fazer, queria desistir. Estava cansada de lutar e combater.

Parecia que assim que um problema estava resolvido um outro surgia.

Seu pai, "um chef", levou-a até a cozinha dele.

Encheu três panelas com água e colocou cada uma delas em fogo alto.

Logo as panelas começaram a ferver.

Em uma ele colocou cenouras, em outra colocou ovos e, na ultima pó de café.

Deixou que tudo fervesse, sem dizer uma palavra.

A filha deu um suspiro e esperou impacientemente, imaginando o que ele estaria fazendo.

Cerca de vinte minutos depois, ele apagou as bocas de gás.

Pescou as cenouras e as colocou em um prato.

Retirou os ovos e os colocou em uma tigela.

Então pegou o café com uma concha e o colocou em uma caneca.

Virando-se para ela, perguntou:

Querida o que você está vendo?

Cenouras, ovos e café, ela respondeu.

Ele a trouxe para mais perto e pediu-lhe para experimentar as cenouras.

Ela obedeceu e notou que as cenouras estavam macias.

Ele então, pediu-lhe que pegasse um ovo e o quebrasse.

Ela obedecera e depois de retirar a casca verificou que o ovo endurecera com a fervura.

Finalmente, ele lhe pediu que tomasse um gole do café.

Ela sorriu ao provar seu aroma delicioso.

Ela perguntou: o que isto significa, pai?

Ele explicou que cada um deles havia enfrentado a mesma adversidade, a água fervendo, mas que cada um reagira de forma diferente.



A cenoura entrara forte, firme e inflexível.

Mas depois de ter sido submetida a água fervendo, ela amolecera e se tornara frágil.

Os ovos eram frágeis. Sua casca fina havia protegido o liquido interior.

Mas após terem sido colocados na água fervendo, seu interior se tornou mais rijo.



O pó de café, contudo, era incomparável.

Depois que fora jogado na água fervente, ele havia mudado a água.

Qual deles é você?

Perguntou o pai a sua filha.

Quando a adversidade bate a sua porta, como você responde?

Você é uma cenoura, um ovo ou um pó de café?

Você é como a cenoura que parece forte, mas com a dor e a adversidade você murcha e se torna frágil e perde a sua força?

Será que você é como o ovo, que começa com um coração maleável, mas depois de uma adversidade, você se torna mais difícil e duro?

Sua casca parece a mesma, mas você está mais amargo e obstinado, com o coração e o espírito inflexíveis?

Ou será que você é como o pó de café, que muda a água fervente, a coisa que está trazendo a dor, para conseguir o máximo de seu sabor?"

SEJA COMO O PÓ DE CAFÉ, MUDE A ADVERSIDADE EM ALGO POSITIVO!

"A arte de vencer se aprende nas derrotas."

( Simon Bolivar )

"A verdadeira medida de um homem não é como ele se comporta em momento de conforto e conveniência, mas como ele se mantém em tempos de controvérsia e desafio."

( Martin Luther King )

_____________________________________________________________

Programa de Milhagem BM&F Bovespa

( Fonte Infomoney )

"Para a manter ações em sua carteira de investimentos, a BM&F Bovespa coloca em prática a partir de setembro seu programa de milhagem, o Fica Mais. De acordo com cartilha explicativa, o Fica Mais é um programa pelo qual o investidoracumulará pontos quanto mais tempo ele tiver ações em carteira. "É o mesmo conceito de milhagem dos cartões de crédito, mas aqui nosso intuito não é incentivar o giro, e sim incentivar a posse das ações", explicou o presidente da entidade, Edemir Pinto, em entrevista."



Bolsa identifica perfis de investidores; confira qual o seu

Que tipo de investidor você é? Agressivo, paciente, ousado, acostumado com a bolsa, visando o longo prazo, ou apenas fazendo day trades? Visando entender melhor o perfil das pessoas físicas que investem seu dinheiro em ações, a BM&F Bovespa elaborou algumas categorias de acionistas.

Segundo Verdi Monteiro, diretor de fomento de negócios da BM&F Bovespa, saber qual o perfil do investidor ajuda a identificar e conseguir novas pessoas a injetarem dinheiro na bolsa.

Além do plano de captação de novas pessoas físicas, também será criada uma "vitrine" de corretoras e está em desenvolvimento uma grande operação de cadastro único de clientes, o Identificador Único do Investidor (Invid), coordenado pela Associação Nacional das Corretoras (Ancor).

"Nós precisamos criar investidores conscientes, criar sócios para as empresas, educar os nossos clientes", disse Monteiro, que apontou com a redução de algumas taxas para atrair novos negócios e comentou que há um grande crescimento de mulheres e jovens participando do mercado de ações.

Segundo dados da Bovespa, em 2002 os acionistas eram 82,37% homens e apenas 17,63% do sexo feminino, enquanto em julho de 2010 a proporção feminina aumentou para 24,67%, ante 75,15% de homens.

Confira qual o seu perfil de investidor:

1) A Bolsa é a sua casa:

Investidor já muito familiarizado com o mercado de ações, investe na bolsa há um bom tempo, tem um grande montante investido, alto valor de custódia e também alto giro na bolsa. São em grande maioria homens, com 40 a 65 anos, e representam 4,1% das pessoas físicas na Bovespa.

2) A Bolsa é uma grande aposta:

Também com alto valor de custódia e giro, este é um investidor um pouco menos experiente no mercado acionário, também em sua maioria do sexo masculino e na mesma faixa de idade que a primeira categoria. No entanto, seu objetivo é lucro mais a curto prazo. A categoria também tem 4,1% do total de acionistas diretos.

3) A Bolsa é um investimento planejado:

Este perfil representa 5,2% do total é caracterizado também por um alto volume de custódia, mas já tem o giro baixo. São os investidores um pouco menos ousados, que apostam no longo prazo e nas ações que têm tradição de bom rendimento. As mulheres dominam esta categoria, pois "os homens mais especuladores", segundo Monteiro.

4) A Bolsa é a longo prazo:

Esta categoria corresponde a 8% do total, tem baixo giro e alto valor de custódia. Investidores antigos (pelo menos de antes de 2002), têm como característica a paciência para esperarem o retorno a longo prazo.

5) A Bolsa é o cofrinho:

Apesar de sua semelhança com a categoria anterior, os investidores rotulados como "cofrinho" apresentam baixo giro e também baixo volume de custódia. 14,7% do total, este acionista usa o mercado como uma forma alternativa de guardar seu dinheiro e ter rendimentos, também visando o longo prazo.

6) A Bolsa é ganho rápido:

Investidores agressivos, e que querem lucro a curto prazo, por isso contam com alto giro apesar do baixo valor de custódia. Nesta categoria, incluem-se também boa parte dos day traders (compram e vendem uma série de ações no mesmo dia). São jovens (média de 18 a 30 anos), novos na bolsa e correspondem a 4,5% dos investidores.

7) A Bolsa é um passatempo:

Menor fatia entre os perfis (apenas 1,1%), este é o investidor que tem um pouco mais de experiência no mercado e também buscam o ganho a curto prazo. Ele conta com alto giro e baixo volume de custódia.

8) A Bolsa é uma "vacina antimonotonia"

Apesar do nome remeter a injeções agressivas de dinheiro e alta movimentação de capital, este acionista tem baixo giro e baixo volume de custódia. Maioria absoluta entre as categorias, com nada menos que 58,3% das pessoas físicas que possuem ações, este perfil é do investidor que entrou há pouco no mercado e mostra ânimo com o atual cenário da economia brasileira.







INFORMAÇÕES SOBRE O MERCADO FINANCEIRO DE HOJE

Os principais índices acionários norte-americanos , terminaram valorizados nesta terça-feira, depois que os balanços de Wal-Mart e Home Depot, combinados com uma oferta de US$ 39 bilhões no setor agrícola, turbinaram a confiança nas perspectivas corporativas.

Os principais índices acionários europeus, encerraram a sessão de hoje marcando forte alta, ganhando força com o avanço de mineradoras e os com resultados corporativos animadores no continente. Assim, a queda na confiança do consumidor alemão ( índice ZEW ), que caiu para o seu menor patamar em 16 meses acabou ficando em plano secundário, não obstante fornecer fortes indícios de que o crescimento econômico da maior economia européias poderá desacelerar.

IBOVESPA - Seguindo o clima de otimismo externo, em meio a balanços do segundo trimestre sendo divulgados, marcou seu quarto avanço consecutivo com a TAM liderando os ganhos ( +5,22%) . Oscilando entre os 66.701 pontos e os 67.665 pontos, hoje com um volume financeiro de 5,61 bilhões, quase na máxima do dia, acabou encerrando aos 67.583 pontos, representando uma alta de 1,32% em relação ao fechamento anterior. No diário, ainda em Linha de Tendência de Alta , com próxima RES nos a 67.836 pontos.

Já o dólar comercial, marca recuo pela terceira sessão consecutiva, apos registrar perdas durante todo o intraday. Dessa forma a moeda norte-americana fechou cotada a R$ 1,7530 representando uma queda de 0,11% em relação ao fechamento anterior. No mês acumula desvalorização de 0,06% e no ano a valorização é de 0,79%.



INDICES INTERNACIONAIS

USA - Dow Jones - alta de 1,01%

USA - S & P 500 - alta de 1,22%

USA - NASDAQ - alta de 1,26%CENOURA

ENG - FTSE 100 – alta de 1,41%

JAP - Nikkei - queda de 0,38%

ARG - Merval - alta de 2,71%



Segue abaixo o fechamento de hoje de principais ativos e ao lado acumulado 2009.

- WINFUT alta de 1,09% - 67.605,00 pontos - 2009 + 81,97%

- IBOVESPA alta de 1,31% - 67.576,90 pontos - 2009 + 81,88%

ATIVOS

- BVMF3 alta de 1,71% - 13,08 / 2009 + 107,98%

- PETR4 alta de 2,50% - 28,30 / 2009 + 60,64%

- VALE5 alta de 1,36% - 43,97 / 2009 + 76,64%

- GGBR4 alta de 1,22% - 24,93 / 2009 + 93,49%

- ITUB4 alta de 0,66% - 38,14 / 2009 + 48,24%

- CSNA3 quedade 0,10% - 29,06 / 2009 + 90,45%

- USIM5 alta de 1,03% - 48,29 / 2009 + 87,63%

- CYRE3 alta de 2,81% - 23,38 / 2009 + 162,11%

- RSID3 alta de 4,07% - 16,12 / 2009 + 300,00%

IBOVESPA – Subiu 1,16% nos primeiros 30 minutos da sessão e quase na máxima do dia, acabou encerrando aos 67.583 pontos, representando uma alta de 1,32% em relação ao fechamento anterior. No diário, ainda em Linha de Tendência de Alta , com próxima RES nos a 67.836 pontos.



MIN do dia 66.701 pontos / MAX do dia 67.665 pontos

NOTICIAS DA CÂMARA DE NOVO HAMBURGO

VEREADOR PROPÕE VAGAS PARA IDOSOS E DEFICIENTES FÍSICOS NO ANDAR TÉRREO


Projeto de Raul Cassel prevê prioridade em conjuntos habitacionais populares



Poderá haver reserva de vagas em apartamentos térreos para idosos e

deficientes físicos contemplados nos programas habitacionais implantados

pelo poder público municipal. O projeto de lei 69/2010, de Raul Cassel

(PMDB), que prevê essa vantagem, foi aprovado em primeiro turno na sessão

desta terça-feira, 17.



A proposta estende a prioridade aos beneficiários com dependentes nessas

condições. Na inexistência de beneficiários com essas características, os

imóveis poderão ser ocupados pelos demais pretendentes, respeitadas as

condições gerais estabelecidas. O objetivo, segundo Cassel, é proporcionar

mais qualidade de vida a pessoas com problemas de locomoção. "Muitos

prédios não dispõem de elevadores", salientou o peemedebista.



*



- Jovens: foco do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas

Objetivo é capacitar profissionais que trabalham com adolescentes



A convite de Raul Cassel (PMDB), representantes do grupo de profissionais

que desenvolve o projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) em Novo

Hamburgo falou aos vereadores na sessão desta terça-feira, 17. Realizado

desde 2005 por integrantes de três secretarias municipais – Saúde,

Educação e Desenvolvimento Social –, a iniciativa do Ministério da Saúde

tem como objetivo levar informações sobre saúde a adolescentes e jovens

hamburguenses.



Segundo Cristine Schuller, coordenadora do Caps Infantil, o foco é a

capacitação das pessoas que trabalham com adolescentes, como professores e

funcionários de unidades básicas de saúde (UBSs). "Conforme é recebido, o

adolescente não volta mais", disse. Ela apontou que 17,5% da população do

município é composta por adolescentes e jovens. "O projeto estima atender

a 13,5 mil jovens, abrangendo as redes municipal, estadual e privada. Até

agora, só atuamos na municipal", disse.



O grupo também confeccionou cadernetas com informações sobre alimentação,

higiene e saúde. "Foram feitas 18 mil, sendo 9 mil para meninas e 9 mil

para meninos. Elas estão disponíveis para quem quiser."



A assistente social Maria Celina Ritter frisou que a meta é capacitar

professores, para que eles possam lidar com as diversas situações que

ocorrem nas salas de aula. E alertou que a gravidez na adolescência não

acontece por falta de conhecimento. "É uma escolha, as meninas não veem

outras opções de vida. Temos que trabalhar isso também. Por isso a

participação da secretaria de Desenvolvimento Social."



Contato com a equipe do projeto SPE

spe@novohamburgo.rs.gov.br



*



- Caçambas coletoras não pagarão taxa na Faixa Nobre

Proposta de isenção foi rejeitada em segundo turno



As caçambas coletoras de entulho depositadas na área de abrangência da

Faixa Nobre não terão que pagar a taxa. Após passar por períodos de

vistas, ou seja, de ter um intervalo maior entre a primeira e a segunda

votação para análise mais profunda por parte dos vereadores, o projeto

36/2010, de Raul Cassel (PMDB), foi rejeitado em segundo turno, na sessão

desta terça-feira, 17. A proposta, que recebeu uma emenda de Sergio Hanich

(PMDB) estabelecendo isenção nas primeiras 24 horas, teve nove votos

contrários e quatro favoráveis.



Debate

"A ideia não é penalizar as empresas que prestam esses serviços, pois eles

são essenciais. Por isso, estou de acordo com a emenda de Sergio Hanich",

disse Cassel.



O líder do governo, Gilberto Koch (PT), disse entender o mérito da

proposta, mas sugeriu a rejeição. "Conversamos com representantes da Comur

e fizemos uma vistoria. Poucas caçambas foram encontradas no setor da

Faixa Nobre. O que nos preocupa é a maneira como essa cobrança será

entendida. Esse valor poderá ser repassado aos usuários."



Matias Martins (PT) discordou da posição de Betinho. "Essas caçambas

colocadas no meio das ruas me preocupam. É um absurdo o que ocorre, alguns

não têm sinalização e ocupam uma rua por uma semana. Acidentes são muito

comuns."



Ito Luciano (PMDB) sugeriu que fosse cobrado das empresas o cumprimento

das leis relacionadas à sinalização das caçambas, e não criada uma nova

lei. "Não podemos criar novos impostos. O meu desejo era até terminar com

a Faixa Nobre." Luiz Carlos Schenlrte (PMDB) concordou. Betinho e Ricardo

Ritter (PDT) também destacaram ser necessário cobrar o cumprimento das

regras, por meio de fiscalização. Matias ponderou, em contrapartida, que a

Faixa Nobre ocupa apenas a área central, onde as pessoas teriam melhores

condições de pagar pelo serviço.



"Sempre fui contra a geração de mais impostos, principalmente no

transporte, pois criei meus filhos trabalhando como motorista. E a

cobrança das caçambas deve ser muito difícil", disse Serjão. "Mas a lei

sobre a sinalização das caçambas está bem explicada. Sugiro convidar todos

os donos de empresas desse ramo para que possamos explicar a legislação.

Sobre a taxa, sou contra. Por isso, já tinha feito a emenda dando isenção

nas primeiras 24 horas. Só que acho melhor derrubar o projeto e fazer com

que as empresas cumpram a lei que existe."



"Acho que o vereador Raul está simplesmente regulamentando a Faixa Nobre",

disse Teo Reichert (PDT). "Quem vai no Centro tem que pagar." Segundo ele,

os empreiteiros que fazem obras no local têm condições de arcar com o

custo do estacionamento das caçambas. "Se analisarmos bem, quem está sendo

penalizado, hoje, é o vendedor autônomo, que vai ao Centro e tem que pagar

Faixa Nobre."



Volnei Campagnoni (PCdoB) lembrou que a lei sobre a sinalização deixa

claro que, em caso de acidentes, a empresa é a culpada e pode haver a

cassação do alvará. "A lei não funciona porque não tem fiscalização."



Cassel deixou claro que não está sendo criado nenhum novo imposto. "Apenas

estamos retirando a isenção a essas empresas, que terão que pagar pelo

estacionamento como todos os outros, como médicos, advogados, como outros

empresários. Ainda damos um período de tolerância de 24 horas."



Justificativa

Segundo Cassel, é considerável o número de coletores de resíduos

instalados temporariamente nas vias públicas de Novo Hamburgo. "Para

estacionar seu carro em vias públicas, o proprietário deve, principalmente

na área central da cidade, contribuir com o sistema de estacionamento

rotativo, que exige a retirada do veículo ou o pagamento de mais uma taxa.

Não é justo que, ao depositar uma caçamba na área de abrangência do

sistema de estacionamento rotativo, o contratante e o fornecedor do

serviço estejam isentos."





*



- R$ 1,5 milhão para o transporte escolar rural



Município poderá contratar financiamento do Bando do Brasil



Foi aprovado, na tarde desta terça-feira, 17, o projeto 86/2010, que

autoriza a prefeitura a contratar financiamento do Banco do Brasil de até

R$ 1,5 milhão. Esse recurso deve ser aplicado na compra de veículos para o

transporte escolar na zona rural da cidade, através do programa Caminho da

Escola. A proposta, de autoria do Executivo, entrou na ordem do dia por

meio de requerimento.



O que é

O programa nacional Caminho na Escola foi criado em 2007 com o objetivo de

renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao

transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar.

Além disso, visa à padronização dos veículos, à redução dos preços e

aumento na transparência nas aquisições. O programa consiste na aquisição,

por meio de pregão eletrônico, para registro de preços realizado pelo

FNDE.



*



- Entidades beneficiadas poderão ter que divulgar dados

Proposta de Sergio Hanich obriga colocação de placas nas sedes



Instituições que recebem dinheiro público poderão ter de divulgar

informações sobre essas verbas e suas atividades em placas afixadas na

entrada principal de suas sedes. A proposta de Sergio Hanich (PMDB), que

coloca essa condição para o repasse dos valores, foi rejeitada em primeiro

turno na sessão desta terça-feira, 17. Contudo, na próxima sessão, deve

ser apresentado um outro projeto tratando do mesmo assunto.



O texto do Substitutivo 55/2010 inclui os dispositivos das Leis Municipais

nºs 5/92, 27/92 e 113/93, de 21 de dezembro de 1993, revogando-as. Assim,

na prática, também é uma consolidação da legislação sobre esse tema.

Serjão apontou que, com maior conhecimento sobre os repasses, os cidadãos

terão mais meios de fiscalizar. "É dinheiro que vem dos impostos pagos por

todos os munícipes."



Novo projeto

Antes da votação, o líder do governo, Gilberto Koch (PT), pediu a rejeição

do texto. "Na próxima sessão, apresentaremos um outro projeto sobre esse

assunto, feito em parceria com Sergio, corrigindo alguns detalhes. Além da

placa, a prestação de contas deve também estar na internet." O

substitutivo teve apenas três votos favoráveis – do autor, de Gerson

Peteffi (PSDB) e de Raul Cassel (PMDB). Entrentanto, outros vereadores

disseram ser favoráveis à proposta, mas esperarão a próxima quinta-feira

para conhecer o teor do novo projeto.

SEU DINHEIRO - Luiz Percy Denardin

Luiz Percy Denardin
Denardin Assessoria Empresarial









VISUALGRAF
- IMPRESSÃO DE GRANDES E PEQUENOS FORMATOS

- FACHADAS DE EMPRESAS

- OUTDOORS E BACKLIGHTS

- PERSONALIZAÇÃO DE CARROS

FONE: 3556-3535 ou

9102-9081

Denardin Assessoria


Empresarial

- CONSULTORIA FINANCEIRA

- INVESTIMENTO EM AÇÕES

- PROJETOS PARA FINANCIAMENTOS

- ASSESSORIA GERENCIAL

FONE: 3207-3026 ou

9989-2757



Coisas do Mercado de Capitais

Na última sexta-feira 13, curiosamente parece que o azar não estava presente nas operações de um jovem de 24 anos, já investidor do mercado de capitais e nem para a RPI Investimentos, empresa por onde opero e na qual meu filho Rodrigo é o responsável pela área comercial. Pois uma transação com os papéis da TAM no valor de R$ 12,7 mil, que adquiria direitos de compra, ao final da sessão transformou-se na surpreendente quantia de R$ 924 mil, cuja rentabilidade percentual deixo a critério do próprio leitor calcular. Salientando que bons resultados não sejam incomuns no mercado financeiro, este expressivo resultado não é. Portanto como já mencionei em outras oportunidades, um maior perfil de aceitação de risco, conhecimento sobre o assunto, paciência e uma boa assessoria, são fatores determinantes para bons resultados nesta opção de investimento, e principalmente quando o mercado está instável.

"Sorte é o encontro da preparação com a oportunidade." ( Anthony Robbins )



Ressignificação e Thomas Edison

Segue mais um exemplo sobre "ressignificação", assunto que abordamos no boletim do último dia 12.

Conta-se que o laboratório de Thomas Edison foi totalmente destruído pelo fogo em dezembro de 1914. Apesar dos prejuízos ultrapassarem dois milhões de dólares, o prédio estava segurado em apenas 238 mil dólares, porque era de concreto, que se imaginava à prova de fogo. Muito do trabalho de Edison se foi com as chamas impressionantes daquela noite de dezembro. No auge do fogo, o filho de Edison, Charles, um rapaz de vinte e quatro anos, procurava freneticamente pelo pai em meio à fumaça e aos destroços. Finalmente o achou, calmamente observando a cena, com ar de reflexão, seu cabelo branco ao vento.

"Meu coração doeu por ele", contou Charles.

Era um homem de sessenta e sete anos que via tudo o que possuía se consumir nas chamas.

Quando me avistou, meu pai gritou:

"Charles, onde está sua mãe?

Chame-a depressa e traga-a aqui, porque ela nunca mais terá a oportunidade de ver algo assim."

Na manhã seguinte, Edison, olhando para as ruínas, refletiu:

"Há um lado bom na desgraça.

Todos os nossos erros são queimados.

Graças a Deus, podemos recomeçar do zero."

Três semanas depois do incêndio, Edison inventou o fonógrafo.

Lembre-se, mais importante do que acontece a você, é o que você faz com o que te acontece.

BOA SEMANA

_____________________________________________________________

INFORMAÇÕES SOBRE O MERCADO FINANCEIRO DE HOJE

Os principais índices acionários norte-americanos , fecharam sem tendência definida, com o dia mostrando-se negativo na esfera econômica. Enquanto o Japão perdeu o posto de segunda maior economia do mundo para a China, ao relatar uma expansão de 0,4% no PIB no segundo trimestre do ano ( era esperada pelos analistas uma expansão de 2% no indicador) , os EUA trouxeram dados decepcionantes tanto no setor industrial quanto no setor imobiliário.

Os principais índices acionários europeus, ficaram próximos da estabilidade no dia de hoje, como o peso do crescimento mais lento da economia japonesa, conforme dados publicados nesta segunda-feira, embora em Paris o viés predominante tenha sido negativo. O setor financeiro foi o principal destaque negativo, enquanto o mercadode fusões movimentou a bolsa londrina, que encerrou como leve valorização.

IBOVESPA - Driblando a volatilidade externas , com resultados corporativos de peso e com alto volume em dia de opções, marcou avanço. Oscilando entre os 66.196 pontos e os 66.867 pontos, hoje com um volume financeiro de 8,83 bilhões ( 2,74 bilhões opções ), acabou fechando aos 67.702 pontos, representando uma alta de 0,66% em relação ao fechamento anterior. No diário, ainda em movimento lateral em relação a perda do último dia 11.

Já o dólar comercial, consolidando sua trajetória negativa durante a tarde, sentiu os efeitos da melhora no mercado interno e fechou esta segunda-feira marcando forte recuo, maior baixa em 3 semanas. Dessa forma a moeda norte-americana fechou cotada a R$ 1,7550 representando uma queda de 0,85% em relação ao fechamento anterior. No mês acumula desvalorização de 0,91% e no ano a valorização é de 0,91%.



INDICES INTERNACIONAIS

USA - Dow Jones - queda de 0,01%

USA - S & P 500 - alta de 0,01%

USA - NASDAQ - alta de 0,39%

ENG - FTSE 100 – alta de 0,01%

JAP - Nikkei - queda de 0,61%

ARG - Merval - sem pregão no dia de hoje.



Segue abaixo o fechamento de hoje de principais ativos e ao lado acumulado 2009.

- WINFUT alta de 1,06% - 66.875,00 pontos - 2009 + 81,97%

- IBOVESPA alta de 0,66% - 66.701,89 pontos - 2009 + 81,88%

ATIVOS

- BVMF3 alta de 1,26% - 12,86 / 2009 + 107,98%

- PETR4 queda de 0,18% - 27,61 / 2009 + 60,64%

- VALE5 alta de 1,14% - 43,38 / 2009 + 76,64%

- GGBR4 alta de 0,12% - 24,77 / 2009 + 93,49%

- ITUB4 alta de 0,48% - 37,89 / 2009 + 48,24%

- CSNA3 alta de 1,15% - 29,09 / 2009 + 90,45%

- USIM5 queda de 0,31% - 47,80 / 2009 + 87,63%

- CYRE3 alta de 3,60% - 22,74 / 2009 + 162,11%

- RSID3 queda de 0,39% - 15,49 / 2009 + 300,00%

IBOVESPA – Chegou a subir 0,91% até por volta das 15:00 horas, quando atingiu a máxima do dia. A partir deste horário, com pequeno recuo acabou encerrando aos 67.702 pontos, representando uma alta de 0,66% em relação ao fechamento anterior. No diário, ainda em movimento lateral em relação a perda do último dia 11.



MIN do dia 66.186 pontos / MAX do dia 66.867 pontos

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Canudos realiza 1º Seminário de Inclusão de Pessoas com Deficiência

Canudos realiza 1º Seminário de Inclusão de Pessoas com Deficiência

A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Canudos 2 e Movimento de Pessoas com Deficiência de Canudos, realiza o 1º Seminário de Inclusão de Pessoas com Deficiência de Canudos. A atividade ocorre no sábado, 21 de agosto, das 8 às 12 horas, na Escola Municipal Martha Wartemberg (Rua Silvio Gilberto Christmann, 1351 – Canudos) e conta com o apoio da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência (CPPD). Com a temática "A inclusão começa na família", o evento terá na programação três palestras, um momento de debate e uma apresentação cultural. Haverá intérprete de libras no local. Inscrições e outras informações podem ser obtidas pelo e-mail articulacaosds@gmail.com ou pelo telefone (51) 3595-1990, com Adriani ou Susana.




O quê: 1º Seminário de Inclusão de Pessoas com Deficiência de Canudos

Quando: Sábado, 21 de agosto, das 8 às 12 horas

Onde: Escola Municipal Martha Wartemberg (Rua Silvio Gilberto Christmann, 1351 – Canudos)

SEGUNDA DOSE DA VACINAÇÃO

Vacinação contra paralisia infantil segue até dia 20 de agosto



Sábado, 14 de agosto, ocorreu mais uma etapa da Campanha Nacional contra a Poliomielite. Em Novo Hamburgo, durante todo o dia, diversas equipes da Secretaria de Saúde (SMS) estiveram em 80 pontos da cidade para aplicar a segunda dose da vacina contra a paralisia infantil. O prefeito Tarcísio Zimmermann e a titular da SMS, Clarita de Souza, realizaram a abertura da vacinação na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Primavera. O prefeito aplicou a vacina em algumas crianças que participaram da solenidade.



Tarcísio afirmou que os cuidados com as crianças são responsabilidade de todos. “A atenção básica em saúde começa pela prevenção. Nosso trabalho está focado em tratar a saúde. Vamos seguir com muito empenho para termos um sistema de saúde pública exemplar”, disse. A secretária Clarita também destacou o comprometimento da SMS na campanha. “São 80 locais espalhados pela cidade com cerca de 300 pessoas preparadas para aplicar a vacina. Com a soma de esforços vamos erradicar de vez a paralisia infantil”.



Ao todo foram imunizadas 11.928 crianças, como a expectativa da SMS era vacinar cerca 16 mil, a campanha em Novo Hamburgo foi prorrogada até dia 20 de agosto. Pais das crianças que ainda não completaram 5 anos devem levá-las em uma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município. Mesmo aquelas que não tomaram a primeira dose devem procurar um dos locais para receber a gotinha, que não possui nenhuma contra-indicação.



Na primeira etapa da campanha, realizada em junho, foram aplicadas 14.294 doses, número que representa 86,75% do total de crianças nesta faixa etária. Em 2009, foram imunizados 15.455 hamburguenses, o que correspondia a 90,09% da população abaixo dos cinco anos de idade.

CHASQUE DA CULTURA

CHASQUE DA CULTURA

Cláudio Pinto de Sá




“HABEAS PINHO”



Recordar fatos, conhecidos por muitos, também é uma característica do Chasque da Cultura. Novas gerações surgem e nem todos tiveram acesso ao que agora registro. O evento e a resultante, abaixo transcrita, ocorreu em 1955, na cidade de Campina Grande, na Paraíba. A Polícia apreendeu um violão que estava sendo executado, na rua e ao luar, por grupo de seresteiros. O (então) jovem advogado Ronaldo Cunha Lima, participante da serenata e que mais tarde se tornaria prefeito e governador, apresentou ao Juiz a seguinte petição:



O instrumento do crime que se arrola // Neste processo de contravenção // Não é faca, revolver ou pistola. // É simplesmente, Doutor, um violão! *** Um violão, Doutor, que, na verdade, // Não matou nem feriu um cidadão. // Feriu, sim, a sensibilidade // De quem o ouviu vibrar na solidão. *** O violão é sempre uma ternura, // Instrumento de amor e de saudade. // Ao crime ele nunca se mistura. // Inexiste, entre os dois, afinidade. *** O violão é próprio dos cantores, // Dos menestréis de alma enternecida, // Que cantam as mágoas e que povoam a vida, // Sufocando, assim, suas próprias dores. *** O violão é música e é canção, // É sentimento de vida e alegria, // É pureza e néctar que extasia, // É adorno espiritual do coração. *** Seu viver, como o nosso, é transitório, // Porém, seu destino o perpetua: // Ele nasceu para cantar, em plena rua, // E não para ser arquivo de Cartório. *** Mande soltá-lo, pelo Amor da noite // Que se sente vazia em suas horas, // Para que volte a sentir o terno açoite // De suas cordas leves e sonoras. *** Libere o violão, Dr. Juiz, // Em nome da Justiça e do Direito! // É crime, porventura, o infeliz, // Cantar as mágoas que lhe enchem o peito? *** Será crime, e afinal, será pecado, // Será delito de tão vis horrores, // Perambular na rua um desgraçado, // Derramando na rua as suas dores? *** É o apelo que aqui lhe dirigimos, // Na certeza, já, do seu acolhimento. // É somente liberdade, o que pedimos // E, nestes termos, vem pedir deferimento!



Há duas versões quanto à sentença dada pelo Dr. Juiz. A que segue é a mais aceita:



“Para que, por esta vida, eu não carregue // Mais um remorso, no cansado coração, // Determino, pois, que seja logo entregue // Ao seu dono, o malfadado violão!”



claudio@aymore1952.com.br

PAPO DE CULTURA - Benedito Franco

Benedito Franco














Igreja catedral. Igreja principal na qual reside o bispo ou arcebispo com o seu cabido.



Igreja colegial. A que não sendo sede própria de arcebispo ou bispo é composta por dignidades e canónigos seculares, nela se celebrando os ofícios divinos como nas catedrais.


Igreja docente. A formada pelos encarregados de ensinar os fiéis.


Igreja fria. A que tem direito de asilo.


Igreja maior. A principal de cada localidade.


Igreja metropolitana. A que é sede de um arcebispo.


Igreja patriarcal. A que é sede de um patriarca.


Igreja primaz. A que é sede de um primado.


Igreja simples. Templo desprovido de átrio.





152 – Pimenta



No Rio, Dona Júlia, proprietária do apartamento onde eu morava, mandou vir da Bahia a Linhazinha, menina morena de aparência ingênua - bonitinha, mas a simpleza em pessoa. No almoço, ou janta, colocava no prato partes iguais de farinha, de feijão - só os grãos - e, acreditem, de pimenta. Sem usar garfo ou colher, pegava com os dedos, jogava na palma da outra mão um bocado de cada iguaria e arremetia na boca, de uma só vez e de certa distância. Apostava que erraria... acertava sempre. Um litro de pimenta por semana!



Trabalhando no DAEE – Departamento de Água e Energia Elétrica do Estado de São Paulo – fui a trabalho à cidade de São João da Boa Vista. Na cidade vizinha, Águas da Prata, morava um de meus colegas de serviço – o Gustavo.

Gustavo gostava demais de pimenta - possuía uma coleção! E tinha mesmo. Fiz questão de vê-la em sua casa - uma prateleira abastada de frascos com pimentas várias e de várias cores. A esposa entendia pouco o gosto ácido do maridão!... Conformava-se.





Despedida



Fui admitido, em São Paulo, em uma firma americana, para trabalhar numa região de Minas Gerais e com escritório em Belo Horizonte.

Na despedida do pessoal do prédio onde morávamos, todos os empregados se encontravam na portaria. Despedimos de cada um, mas a Tatiana, com pouco mais de dois anos, se atirou nos braços de um deles, o faxineiro Sô Antonio, um velho de cor escura, e os dois muito alegres, abraçando-se efusivamente, ela lhe deu um beijo no rosto, um beijo de uma efusão que só um criança é capaz.

Todos os presentes pararam e olharam para os dois... E no rosto do Sô Antonio desceram duas lágrimas...



Benedito Franco

Duplicação da BR-381

DUPLICAÇÃO DA BR-381


Todos os dias, a BR-381, conhecida como a Rodovia da Morte, presencia tragédias! Temos de dar um basta nisso! Essa iniciativa, que começou timidamente por cidadãos oriundos de Belo Horizonte, Itabira e João Monlevade, agora se ampliou! Somos uma comunidade de cidadãos preocupados em salvar as vidas dos que transitam diariamente, no rodovia BR381, entre Belo Horizonte e as regiões do Vale do Aço, Vale do Rio Doce, Vale do Mucuri e Jequitinhonha. Cidadãos que tentam chegar a cidades como Caeté, Barão do Cocais, Itabira, Guanhães, São Gonçalo do Rio Abaixo, João Monlevade, Nova Era, São Domingos do Prata, Antônio Dias, Marliéria, Timóteo, Coronel Fabriciano, Ipatinga, Governador Valadares, Teófilo Otoni e região.



Como Rodovia Federal, precisamos de assinaturas de pelo menos cinco (5) estados! Divulguem e assinem!



ASSINE O ABAIXO-ASSINADO PELA DUPLICAÇÃO (#SOSBR381): http://migre.me/127o2



Sabemos do problema de as pessoas disponibilizarem o número de CPF e RG, por motivos de segurança. No entanto, garantimos que os dados dos documentos de quem assina não ficam à disposição de outros assinantes. Eles ficam visíveis apenas para quem postou a petição. Na verdade, para ter valor legal, não podemos ter uma mesma pessoa assinando o documento mais de uma vez, pois isso prejudicaria o resultado final. As pessoas podem, de modo geral, ter mais de um documento de identificação, mas, quanto ao número de CPF, isso dificilmente acontece. Somente por essa razão é pedido o número de CFP, juntamente com o número de RG. O CPF garantirá que cada pessoa somente assine uma vez, e a RG permitirá saber de qual Estado o assinante é cidadão.

DIRETO DO RIO DE JANEIRO - Nelson Tangerini

Nelson Tangerini








Tangerini com capacete alemão da 2a. Guerra Mundial



Nelson Tangerini em Bananal, SP,


com capacete alemão da 2a. Guerra Mundial.

Foto de Cristina de Andrade.

2010.