sexta-feira, 20 de julho de 2012

UTILIDADE PÚBLICA:


Livros devem ser devolvidos no Espaço Cultural Albano Hartz


A Secretaria de Cultura de Novo Hamburgo (SECULT) informa que, em função das reformas da Biblioteca Pública Municipal Machado deAssis, as devoluções de livros devem ser feitas no Espaço Cultural Albano Hartz (Calçadão Oswaldo Cruz, 112, Centro). O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 9 às 17h30, e sábados das 9 às 12 horas. As reformas na biblioteca iniciaram nodia 4 de julho e contemplarão o telhado, pintura, áreas internas e externas. Mais informações pelo telefone do Espaço Cultural Albano Hartz, (51) 3581-2652.

Universidade Feevale inscreve para 
vestibular especial até domingo

Instituição oferece 945 vagas, distribuídas em 37 cursos

A Universidade Feevale está com inscrições abertas até domingo, dia 22, para o vestibular especial de inverno. Os candidatos podem se inscrever em um dos campi da Instituição ou pelo site www.feevale.br/ingresso. No total, estão sendo disponibilizadas 945 vagas, distribuídas em 37 cursos.

O processo seletivo para ingresso nos cursos com vagas remanescentes do vestibular ocorrerá por meio de prova de redação. Esta será realizada no dia 23 de julho, das 19h30min às 21h, no Campus II (ERS-239, 2755, Novo Hamburgo). Os candidatos que optarem pelo aproveitamento da nota de redação do Enem – 2009 a 2011 – não precisarão comparecer ao Campus no dia da prova. No total, estão sendo disponibilizadas 945 vagas, distribuídas em 37 cursos.


Mais informações:
www.feevale.br/ingresso

DIRETO DE MOÇAMBIQUE


"Precisamos de acelerar o processo de desenvolvimento"


Moçambique: Luísa Diogo reconhece desafio das mulheres

MaputoLuísa Diogo, antiga Primeira-ministra de Moçambique, à nossa reportagem, à margem do simpósio sobre inclusão da mulher.

Luísa Diogo reconheceu, depois do encontro, que o grande desafio das mulheres é a continuação do trabalho desenhado: «o grande desafio é o trabalho aqui iniciado e a implementação das recomendações saídas do encontro.

Nós somos muito bons em fazer o diagnóstico e a definir as soluções mas depois não avançamos para a implementação. Portanto, temos que estar mais atentos para assegurar que a implementação encoraje todos nós a continuarmos a investir em trabalhos dessa natureza», referiu a ex-Chefe de Governo.

Luísa Diogo destacou as recomendações feitas no encontro sobre os diferentes problemas que a mulher enfrenta: «Cada um de nós deve desenvolver esforços no sentido de procurar soluções em relação aos problemas que afectam as mulheres moçambicanas. Por exemplo, o acesso ao crédito bancário. Trata-se de uma questão comum na nossa sociedade, afectando mais a mulher do que o homem e aqui devemos identificar as questões específicas para podermos encontrar soluções».

Para Luísa Diogo, os bancos devem abrir janelas específicas e créditos para mulheres e o mais importante é o envolvimento da própria mulher na busca das soluções para os seus problemas.

Apesar da auto-crítica, Luísa Diogo reconheceu que a mulher moçambicana está a ganhar seu espaço na sociedade, embora paulatinamente: «Só que precisamos de acelerar mais porque o processo de desenvolvimento é rápido, os mega-projectos estão aí, e o mais importante ainda é fazermos algo para melhor acompanhar e participar no processo de desenvolvimento do país».

Por: Jorge Mirione



Jornalista

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Senac-RS premiará melhores frases em concurso cultural sobre curso técnico

Vencedores receberão bolsa de estudo para curso técnico

O Senac-RS premiará com uma bolsa de estudos integral para curso técnico, as três melhores respostas à pergunta “Por que um curso técnico do Senac mudará a sua vida?”. Para participar do concurso cultural os interessados deverão criar um texto de até 250 caracteres e publicá-lo na página www.senacrs.com.br/concursotecnicos até o dia 13 de agosto.


As frases serão avaliadas por uma comissão julgadora que levará em conta quesitos como organização da narrativa, criatividade, fato inusitado e curiosidade, além da ortografia. Os 10 melhores textos selecionados pela comissão do evento passarão para uma segunda etapa, na qual o voto popular elegerá os vencedores entre os dias 15 e 20 de agosto.
O três melhores classificados ganharão, uma bolsa de estudos em cursos técnicos. Os demais finalistas receberão um Kit Senac. O objetivo do concurso é incentivar a criatividade dos participantes e estimular a interação da instituição com os futuros alunos e com a comunidade.


Os cursos técnicos são opções de qualificação profissional que possibilitam uma rápida inserção no mercado de trabalho. No Senac-RS, 84% dos alunos já concluem o curso com um emprego garantido.  Para aqueles que desejam iniciar uma formação ainda neste ano, as Unidades do Senac de todo o Estado já estão com inscrições abertas para os Cursos Técnicos e Especializações do segundo semestre. Ao todo serão oferecidas 21 opções de cursos e cerca de 4 mil vagas. Informações pelo site www.senacrs.com.br/tecnicos.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Senac Novo Hamburgo oferece curso de gestão

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, e é fundamental possuir qualificações diferenciadas para se alinhar às suas exigências. Para os profissionais que pretendem atuar na área de gestão, o Senac Novo Hamburgo oferece o curso de Auxiliar Administrativo de Pessoal, com inicio das aulas dia 23 de julho.

 Os interessados já podem realizar as inscrições diretamente na Escola, que fica localizada na Rua Bento Gonçalves, 1537. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3594-6133 ou no site www.senacrs.com.br/novohamburgo.

Auxiliar Administrativo de Pessoal – 160h
Início: 23 de julho
Aulas: segundas, quartas e sextas-feiras, das 19h às 22h.

Serviço de mototáxi e motofrete
é regulamentado em Novo Hamburgo

A partir desta quarta-feira, 18 de julho, o serviço de mototáxi e motofrete passa a ser regulamentado em Novo Hamburgo. A Prefeitura, por meio do Decreto 5.330/2012, oficializou o serviço remunerado de transporte de mercadorias com entrega e coleta utilizando motocicletas, motonetas e triciclos, denominado motofrete, e a prestação de serviços remunerados de transporte individual de passageiros, conhecido como mototáxi.

Só será permitido exercer as funções mediante concessão de alvará, expedido pela Administração. Além disso, para o licenciamento, o veículo deve ter no máximo dez anos de fabricação e conter equipamentos de segurança. As pessoas ou empresas que exercem as funções de mototáxi e motofrete terão o prazo de 90 dias para se adequarem a nova regulamentação de acordo com o Decreto.

Requisitos para concessão do Alvará
Para a emissão do alvará do serviço de mototáxi e motofrete, é necessário encaminhar o pedido na Prefeitura, diretamente na Secretaria da Fazenda, e anexar o seguintes documentos:

- Para pessoa jurídica:
Dispor de sede no Município;
Alvará de localização e funcionamento;
Registro na Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Sul;
Cópia autenticada do contrato de pessoa jurídica;
Certificado geral junto ao Ministério da Fazenda – Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ);
Comprovante de endereço emitido há, no máximo, 60 dias;
Certidões negativas de débitos municipais, estaduais e federais;
Certidões de regularidade do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS);
Relação dos veículos que serão utilizados na prestação do serviço, com o devido Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) para comprovação da propriedade e ano de fabricação, e contrato de comodato, aluguel ou arrendamento, se for o caso;
Cadastro dos condutores que realizarão o serviço, junto à respectiva pessoa jurídica;
Comprovante de contribuição sindical.

- Para pessoa física:
Cadastro do condutor;
Certidões negativas de débitos municipais, estaduais e federais;
Certidão de regularidade do INSS;
Cópia do CRLV do veículo que será utilizado na prestação do serviço, para comprovação da propriedade e ano de fabricação, e contrato de comodato, aluguel ou arrendamento, se for o caso; e
Comprovante de contribuição sindical.


Cinco anos de impunidade

* Lucas Redecker

O período de dois anos separa as duas maiores tragédias aéreas do país. Entre elas, há em comum as falhas decorrentes de problemas técnicos e a falta de preparo dos pilotos para lidar com essas situações.

No caso do voo JJ 3054 da TAM, que no dia 17 de julho de 2007 matou 199 pessoas ao colidir contra um prédio em Congonhas, a posição dos manetes e o reverso pinado impediram a frenagem do avião que girou ante a falta de ranhuras na pista. De lá para cá, o sinal de alerta indicador da posição dos manetes passou a ser item obrigatório.

Quanto ao acidente com o voo da Air France, que resultou na morte de 228 pessoas em 2009, foi descoberto que a causa teve origem na incapacidade de reação dos pilotos frente as diversas falhas ocorridas. A aeronave mergulhou no mar depois do congelamento das sondas que informam a velocidade e a altitude, além da desconexão do piloto automático.

A modernização e a automação cada vez maiores das aeronaves não dispensa as empresas de treinarem a tripulação para lidar com as dificuldades. Estamos falando de máquinas. E máquinas falham, quebram ou param de funcionar. Elas não são autossuficientes, dependem da ação do homem. Por isso, dá exemplo a justiça francesa, ao indiciar a Airbus e a Air France como responsáveis pelo acidente de 2009, pois cabia a elas o treinamento dos pilotos, também vítimas do sistema. O contrário ocorreu no acidente com o voo da TAM, onde a Airbus e a Infraero nada sofreram, o que é lamentável.
Em terra, não são menores os problemas nos aeroportos. A derrapagem de aviões no aeroporto de Congonhas dias antes do acidente com o voo da TAM, por exemplo, deveria ter servido de alerta, mas foi ignorado, assim como a proibição de pouso com o reverso pinado em dias de chuva. Um novo alerta foi dado esta semana, mostrando que há 45 obstáculos na rota de aproximação dos aviões em Congonhas, com potencial para provocar acidentes. Mas o que será feito com essa informação? Provavelmente nada, porque o pensamento vigente é o de que não irá acontecer nada. E se acontecer, não será punido, a exemplo do voo JJ 3054.

Quis o destino, por uma dessas ironias da vida, que meu pai fosse vítima do apagão aéreo contra o qual lutou até o fim. Como que num presságio funesto, ele já alertava para os perigos dos aeroportos e a urgente necessidade de mudanças. Cinco anos depois da tragédia em Congonhas, pouca coisa mudou. As famílias ainda esperam punição para os culpados e os aeroportos continuam caóticos, com tendência a piorar. Só a saudade e a sensação de impunidade que não mudam.
* Deputado estadual e familiar de vítima do voo da TAM

terça-feira, 17 de julho de 2012

CONVITE PARA O BRECHÓ DA HORTA COMUNITÁRIA

Amig@s!
 A Horta Comunitária, convida você a participar do "Brechó da Economia" a ser realizado no dia 21 - sábado das 9h às 15h.

 Estarão expostas mais de 600 peças de roupas novas, esperando pela "Rede de Amig@s da Horta", no Prédio Vermelho em nossa sede.

 O Evento faz parte das ações instituicionais promovidas com objetivo de fortalecer os recursos financeiros fundamentais para a qualificação das atividades realizadas.

 Solicitamos a Rede de Amig@s da Horta a participação e divulgação do " Brechó da Economia", preparado com o carinho e alegria de toda a Equipe de Trabalho.

 OrAção e Paz!!
Laura Pruch

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Projeto VER-SUS inicia em Novo Hamburgo

Renata Arteiro
 Grupo de estudantes teve sua primeira reunião comrepresentantes da Secretaria de Saúde (SMS) e Universidade Feevale.

A partir de terça-feira, 17 de julho, estudantes da área da saúde do Rio Grande do Sul passarão a conhecer de perto o Sistema Único de Saúde (SUS) em Novo Hamburgo. Iniciam nesta data as visitações do projeto VER-SUS, iniciativa do governo federal, por meio do Ministério da Saúde, que vai oferecer a estudantes universitários vivências e estágios no SUS com duração de 15 a 20 dias. Serão sete universitários de áreas como Medicina, Psicologia, Nutrição, Enfermagem, Saúde Coletiva, Serviço Social e Fisioterapia que irão passar por locais como Unidades de Saúde da Família (USF), Hospital Municipal, Unidades Básicas de Saúde (UBS), Espaços de Atendimento Social, Centrode Atenção Psicossocial, entre outros. Uma reunião realizada na segunda-feira, 16 de julho, deu início aos trabalhos.


Durante todos as visitas, a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde(SMS), irá acompanhar os estudantes e preparar os locais que irão recebê-los. “Novo Hamburgo se preparou para este projeto e todosos espaços estão programados para atender os jovens”, declarou o representante da SMS no programa, Florizeu Campos.  A Universidade Feevale também fará parte do projeto como apoiadora, auxiliando os estudantes das demais instituições de ensino. A universitáriaVanessa da Rosa Guerra, de 21 anos, que estuda saúde coletiva na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) se candidatou para participar do VER-SUS para conhecer o sistema que ela trabalhará num futuro próximo. “Eu quero ter essa vivência antes de me formar, e isso será uma experiência válida para a minha carreira”, contou.


Ao final da iniciativa, os participantes confeccionarão um relatório onde constarão as suas percepções dos locais visitados e também sugestões para a melhoria dos atendimentos e espaços. “Além de beneficiar o aluno, que passa a ter uma vivência nos espaços públicos de saúde, será um ganho para o Município, porque poderemos com a ajuda deles, detectar problemas e aprimorar o sistema”, ressaltou Campos. As visitações iniciam na manhã de terça-feira, 17 de julho, quando os grupos conhecerão o trabalho da Unidade de Saúde da Família (USF) Morada dos Eucaliptos, no bairro Canudos. A visita ocorre às 9 horas. Em Novo Hamburgo o programa ocorre até o dia 24 de julho, com o encerramento e entrega do relatório final para a Prefeitura.


domingo, 15 de julho de 2012

UTILIDADE PÚBLICA:


Novos horários de ônibus no bairro Boa Saúde


A partir desegunda-feira, 16 de julho, uma nova linha de ônibus levará moradores do bairro Boa Saúde até o Centro de Novo Hamburgo. Alinha denominada Boa Saúde Residencial Novo Hamburgo disponibilizará 15 horários no sentido bairro/Centro e outros 13 no sentidoCentro/bairro. O transporte coletivo passará por dentro do loteamento durante o seu trajeto. Os horários iniciam às 5h55 e vão até às 22h28. A implantação da nova linha ocorreu por intermédio da Prefeitura, que junto com a empresa de ônibus notou a necessidadede mais horários disponíveis para os moradores do local.