sábado, 20 de junho de 2009

Zé Gotinha chama a comunidade para a vacinação infantil

Neste sábado, dia 20, é dia de levar as crianças menores de 5 anos aos pontos de vacinação para tomarem as gotinhas contra a poliomielite. A abertura oficial da campanha será realizada às 9 horas na Praça do Centenário, no bairro Canudos, com a presença do Zé Gotinha.

Além da praça, a campanha da Secretaria da Saúde (SMS) estará espalhada por diversos pontos da cidade (confira abaixo os locais). A maior parte dos pontos de vacinação abrem das 8h às 18h. De acordo com a titular da SMS, Clarita de Souza, a meta é imunizar 95% das crianças do município. “Serão 70 pontos de vacinação, com o objetivo de aplicar 16 mil doses”, explica.

Para fazer a vacina, os pais e responsáveis devem levar a caderneta de vacinação. Crianças com febre, vômitos ou diarréia não estão contra-indicadas e devem tomar as gotinhas mesmo assim.

Bolsa Família
A SMS orienta as famílias que recebem o benefício do programa Bolsa Família e que forem vacinar seus filhos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), para que levem junto o cartão do programa e aproveitem a oportunidade para fazer a pesagem das crianças com até 7 anos.

Poliomielite
A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença transmitida através do contato com as fezes de uma pessoa infectada e que causa a paralisia dos membros e até a morte. Ela ocorre principalmente em crianças que vivem em locais com péssimas condições sanitárias e de higiene. No Brasil, o último caso registrado foi em 1989.

Pontos de vacinação:

Escolas | das 8h às 17h: EMEF Anita Garibaldi, EMEF Arnaldo Grin, EMEF Boa Saúde, EMEF Castro Alves, EMEF Cel. Guilerme Gaelzer Neto, EMEF Elvira Brandi Grin, EMEF Francisca F. P. Saile, EMEF Francisco Xavier Kunst, EMEF Imperatiz Leopoldina, EMEF Irmão Nilo, EMEF Jorge Ewaldo Koch, EMEF Marcos Moog, EMEF Monteiro Lobato, EMEF Padre Reus, EMEF Pres. Affonso Penna, EMEF Pres. Campos Salles, EMEF Pres. Deodoro da Fonseca, EMEF Pres. Getúlio Vargas, EMEF Pres. Hermes da Fonseca, EMEF Pres. Nilo Peçanha, EMEF Pres. Prudente de Morais, EMEF Pres. Tancredo Neves, EMEF Profª Helena C. Sampaio, EMEF Sen. Salgado Filho, Escola Estadual Dom Pedro II, Escola Estadual Santo Afonso e Escola Estadual Leopoldo Petry.

Unidades de saúde | das 8h às 18h: Casa de Vacinas, Centro de Especialidades, UBS Boa Saúde, UBS Canudos, UBS Guarani, UBS Kephas, UBS Liberdade, UBS Lomba Grande, UBS Primavera, UBS Rincão, UBS Rondônia, UBS Roselândia, UBS Santo Afonso, UBS Vila Kraemer, UBS Redentora, UBS Iguaçu e UBS São Jorge.

Outros pontos | das 8h às 18h: Hipermercado Carrefour, Hipermercado Bourbon, Super Unidão, Desbravadores (rua Irmã Amália, 22), Desbravadores (rua Joaquim Oliveira, 107), Desbravadores (rua Ildefonso T. Garcia, 507), Desbravadores (Praça Centenário), Desbravadores (rua Vinconce de Taunay, 423), Habbibs. Das 8h às 17h: Associação Mundo Novo, Agafarma (paradão), Praça do Imigrante, Lojas Paludo, Drogaria Famacro, Associação de Moradores Presidente Neves, Associação de Moradores Canudos, Supermercado Ofertão, Casa de Apoio, Igreja Batista. Das 11h às 17h: Mc Donald's.

Quinteto apresenta espetáculo musical no Centro de Cultura



Com o apoio da Secretaria de Cultura (SECULT), o Arte SESC, através do projeto SESC Música, promove o espetáculo musical Quinteto Persch, em Novo Hamburgo. A apresentação ocorre na próxima terça-feira, 23, às 20h, no Teatro Paschoal Carlos Magno (Rua Eng. Ignácio Plangg, nº 66).

O ingresso pode ser trocado por um quilo de alimento não-perecível, no SESC Novo Hamburgo (Rua Bento Gonçalves, nº 1537), no Sindilojas (Rua Lima e Silva, nº 123) ou na Secretaria de Cultura. As arrecadações serão destinadas ao Gabinete da Primeira-dama.

O Quinteto Persch
O grupo portoalegrense visa difundir o acordeon por meio da música de câmara, demonstrando sua versatilidade e oportunizando a exploração do instrumento com repertório erudito e arranjos inéditos para esse tipo de formação instrumental. Fazem parte do Quinteto os músicos Adriano Persch, André Machado, Luciano Rhoden, Daniel Castilhos e Fernando Santos.

SEMAM socorre gavião baleado na asa



Na tarde desta sexta-feira, dia 19, agentes ambientais da Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (SEMAM) socorreram um gavião ximango que foi baleado na asa. Ferida, a ave teria feito um pouso forçado dentro de um ginásio de esportes na Rua Sobradinho, bairro São Jorge. Populares encontraram o animal e ligaram para os agentes que fizeram o resgate.

O ferimento da ave fica na junção do antebraço com o punho direito. Conforme o biólogo da SEMAM, Carlos Normann, o animal não corre risco de morte, porém terá que passar por tratamento e ficar em observação. “Estamos dando para ele antibiótico e antiinflamatório. Depois vamos esperar o ferimento desinchar, para vermos se os tendões da região carpal (da asa) não foram rompidos. Caso isso tenha ocorrido, ele ficará impossibilitado para o vôo”, disse Normann.

Por enquanto, a ave ficará em um espaço reservado no Canil Municipal para a sua recuperação. Passado este período, serão feitas tentativas de libertação em uma zona com mata, ainda não definida. Se o gavião não conseguir voar, será enviado para o IBAMA, que o encaminhará para um zoológico ou para um fiel depositário cadastrado por entidades e órgãos ambientais, onde deverá ficar definitivamente.

De acordo com Normann, a ave tem aproximadamente seis meses e pesa 300 gramas. Por se tratar de um animal jovem, ainda não é possível identificar o seu sexo. Os gaviões ximangos são originários da América do Sul, sendo encontrados com mais freqüência no Sul do Brasil. Eles habitam todo tipo de terreno onde a vegetação não seja muito alta, das regiões costeiras às planícies dos Pampas, e se alimentam de carniça, embora possam atacar animais feridos ou doentes, incluindo ovelhas e até mesmo cavalos. Na semana passada, a SEMAM já havia socorrido uma garça ferida a tiros em Lomba Grande. Pela gravidade dos ferimentos, o animal não resistiu e acabou morrendo.

O QUE ELAS PENSAM SOBRE...

RENATE GIGEL

O que elas pensam sobre Clube de Serviço

A mulher no Lions

O Lions Clube Novo Hamburgo Pérola do Vale ,fundado a 16 de outubro de 1991, foi o primeiro Clube de Lions com integrantes femininos no Rio Ggrande do Sul e o segundo no Brasil, testemunhando uma conquista do que elas pensam em poder ocupar seu espaço de maneira consciente e atuante em benefício da comunidade, pois defende a posição de que a mulher tem todas as condições de desenvolver e cumprir metas e objetivos, mas com uma pitada de carinho de mãe e perseverança de companheira.

Ao longo destes anos desenvolve atividades diretas e indiretas que beneficiam quem mais precisa, desde alimentos até campanhas de alcance comunitário em benefício da visão e apoio a portadores de necessidades especiais, bem como engajamento cultural e de defesa da paz e do meio ambiente. Recentemente o Lions Clube encerrou uma etapa do ano leonístico que vai de 1º de julho a 30 de junho subsequente, onde em Assembléia Festiva e com a presença do Governador Distrital Lions Eleito, CL.Antonio Elton Zarth e sua companheira Clari , a presidente Renate Gigel transmitiu o cargo para Anny Bertrudes Engelmann para mais uma etapa de "Bem servir".

Posse da Trude


Pensamento do minuto:
".....como me considero anjo de uma asa só , preciso de você para que juntos possamos voar..."

sexta-feira, 19 de junho de 2009

PAPO DE CULTURA - Ione Jaeger




kiko vai À escola


Devido à falta de tempo, o adestrador do nosso outro cão, há sete anos, não pode adestrar Kikinho (quem acha que Marley é um estereótipo de um cãozinho arteiro, convido a vir passar um dia conosco). Minha irmã esteve aqui mês passado e só não voltou mais cedo para não perder a passagem aérea. Às vezes, a vi com um olhar de que valeria a pena...





Ele é um boxer de sete meses, branco com olho de pirata. Megasuperhiperativo. Só para de correr, morder, latir, perturbar, destruir, quando está dormindo. Embora tenha visto ele latir e morder dormindo profundamente.

Com boas referências, procuramos outro adestrador. Marcamos entrevista para um sábado à tarde. Chamei o jardineiro, lavamos a calçada com lava-jato, limpei a sala até tudo ficar brilhando. Comprei rosas, fiz bolo. Tudo para agradar o professor.

Muito simpático, avaliou o aluno e aceitou a matrícula. Disse que qualquer cão é adestrável, até os piores. Hã?

Na terceira aula, resolvi acompanhar como boa mãe. Me apavorei. O aluno simplesmente dominava o professor. Fazia o que queria. O professor me olhava, como quem dissesse – desisto.

Desisti. Optei por uma educação só com amor, sem autoridade. Não funcionou. Ligamos de novo para o antigo adestrador, disciplinador rígido. Imploramos. Ele aceitou.

Hoje, primeira aula. O professor entra. Kiko é encoleirado. Sem nenhuma palavra, em 5 minutos está deitado ao lado do adestrador, enquanto conversamos.

Os dois saem para se conhecerem. Kiko quer passar na frente. Apenas uma frase:
– Primeiro o tio, depois você. Sempre!
O cão obedece.

Quarenta minutos depois, voltam. O cão caminha garboso ao lado do professor. Quando o professor pára, Kiko senta e o olha com admiração. Entram em casa. O professor tira a guia. Ficamos conversando. Kiko participa. Sentado ao lado do professor. Nos observa feliz. Quando ia embora, Kiko o observa balançando o rabinho. Toma água e vai dormir.

Ana Martha – Campinas/SP

SINDILOJAS CONVIDA PARA PALESTRA

quinta-feira, 18 de junho de 2009

PDT promove 1o Encontro Estadual de Educadores

Com objetivo de aprofundar filosoficamente a concepção da escola de turno integral, a Bancada do PDT na Assembleia Legislativa, a Executiva Estadual do partido e o Movimento Educação-Já-RS promovem, no próximo dia 26, o 1o Encontro Estadual de Educadores do PDT.

O líder da bancada, deputado Adroaldo Loureiro, ressalta que o debate visa contribuir com a organização e o fortalecimento partidário, por meio de uma ampla reflexão sobre as práticas pedagógicas. “A educação é nossa bandeira histórica. Precisamos estar em permanente atualização e discussão sobre as experiências que vem sendo desenvolvidas nos municípios”, destaca o deputado.

O 1o Encontro Estadual de Educadores começa às 9 horas, no auditório da sede do PDT-RS, em Porto Alegre, com a seguinte programação:

- 9h - Credenciamento

- 10h – Concepção e fundamentos da Escola de Turno Integral (painelistas Laurinda de Miranda Barbosa, historiadora da Fundação Darcy Ribeiro/RJ; e Herb Carlini, secretário de educação de Santa Bárbara do Oeste/SP). Mediação de Jurema Garzella, especialista em Educação.

- 12h – Almoço

- 13h – Pocket show com cantor Pedro Guisso

- 14h – Experiências que aproximam escola da comunidade (painelistas José Fortunati, vice-prefeito de Porto Alegre; e professor Ricardo Queiroz, diretor de Ensino de Taboão da Serra/SP). Mediação da educadora Alda Souza.

- 15h30 – O educador na sociedade, seu papel e comprometimento (painelistas Rita Gattiboni, mestre em história; e Neiff Sant Alan, da UFPEL). Mediação do sociólogo Luz Moura.


Jornalista Responsável
João Silvestre – MTB Fenaj 9320
Fones
- 9958 3958
- 9678 1406

Mostras fotográficas retratam a comunidade indígena

Exposições gratuitas podem ser conferidas até o dia 30 de junho,das 8h30min às 22h, no prédio Amarelo, no Campus II da Feevale

Duas mostras fotográficas marcam o primeiro ano de atividades do projeto de extensão da Feevale, Jornal Comunidade, completado no dia 12 de junho. As exposições "Todo dia é dia de índio" e "Kaingáng Por Fi" podem ser conferidas, gratuitamente, no prédio Amarelo, no Campus II da Feevale (RS-239, 2755, Novo Hamburgo). A primeira acontece na Galeria Alceu Feijó (1º andar) e a segunda no Espaço Cultural (2ª andar). A visitação ocorre até o dia 30 de junho, das 8h30min às 22h.

A mostra fotográfica "Todo dia é dia de índio" revela ângulos da rotina, dos espaços e pessoas que integram a comunidade indígena Kaingáng Por Fi, na área cedida pelo município de São Leopoldo, há pouco mais de um ano. As imagens foram realizadas pela equipe do jornal, colaboradores e voluntários do projeto de extensão "Múltiplas Leituras: etnicidade, identidade e memória" e integrantes do Diretório Acadêmico do curso de História.

Segundo a professora Márcia Blanco Cardoso, líder do projeto Múltiplas Leituras, a importância das festividades para a comunidade reside na visibilidade que proporciona ao grupo, na apropriação do novo espaço. "É, afinal, o momento em que a comunidade abre suas casas, compartilha seu alimento, crenças e histórias com outras pessoas, sente-se valorizada e fortalecida, na luta pela manutenção de sua cultura e identidade", comentou.

A parceria realizada entre os projetos de extensão Jornal Comunidade e Múltiplas Leituras resulta numa ação de documentação, registros e ensino teórico e prático, realizada por acadêmicos dos cursos de História e da Comunicação Social na Estrada do Quilombo, em São Leopoldo, durante as comemorações do "Dia do Índio", entre 17 e 19 de abril, deste ano. As fotografias que integram a mostra são de autoria dos acadêmicos Celso Eduardo Stark, Carina Silva, Josiani Job e Marília Lazzari, com a orientação do professor de Fotografia, Donaldo Hadlich.

Kaingáng
Já a mostra fotográfica "Kaingáng Por Fi" é resultado de uma ação desenvolvida pelo Jornal Comunidade, através da acadêmica e voluntária do curso de Jornalismo, Alcione Gabriela Muller. Através de uma reportagem fotojornalística para o Jornal Comunidade, a aluna reúne um material que compõe, numa mostra totalmente em preto e branco, fotografias que documentam, em vários ângulos e detalhes, as atividades, os espaços e as pessoas da comunidade Por Fi.

Os registros fotográficos foram realizados durante uma ação realizada em parceria pelos dois projetos, durante as comemorações da Semana Indígena, na comunidade Kaingáng Por Fi, situada na Estrada do Quilombo, em São Leopoldo. "Com as fotografias eu quis ir muito além de um rosto bonito ou cabelos negros. A intenção era mostrar o olhar marcante deste povo, que traz consigo a história do nosso Brasil. As fotos em preto e branco ressaltam o mistério presente em cada imagem e maximiza a beleza dos traços indígenas", ressalta Alcione Müller.

As duas atividades têm a coordenação das professoras Maria Alice Bragança, líder do projeto Jornal Comunidade, e Márcia Blanco Cardoso, líder do projeto de extensão Múltiplas Leituras: etnicidade, identidade e memória.

8º EDIÇÃO DO FESTIVAL UNIVERSITÁRIO DE DANÇA DA FEEVALE ACONTECE AMANHÃ

Evento gratuito que contará com apresentações de grupos do Vale do Sinos
acontece nesta sexta-feira, dia 19, às 20h, no Ginásio do Campus I


Nesta sexta-feira, dia 19 de junho, alunos, professores e a comunidade terão a oportunidade de participar gratuitamente de um espetáculo de dança e arte. Neste dia, acontece a VIII edição do Festival Universitário de Dança da Feevale. O evento gratuito é promovido pelos alunos da disciplina de Metodologia do Ensino das Atividades Rítmicas e Expressivas, do curso de Educação Física da Feevale. As atividades acontecem às 20h, no Ginásio do Campus I (Av. Dr. Maurício Cardoso, 510, Hamburgo Velho, Novo Hamburgo).

O Festival, que é realizado no final de cada semestre, se consolida como um evento educativo, mas também como um evento público. Na programação, já estão confirmados Carolina Harff e Mauro Schneider, apresentando Dança de Salão; Enthus Cia e Dança; Colégio Sinodal Tiradentes de Campo Bom; Centro Sinodal Sapiranga/Duque de Caxias; Projeto PELC de Ivoti; Centro de Vivência Campo Sempre Bom/Fundação Semear; Grupo de Dança da Paranóia; Grupo Corpo e Movimento/Campo Bom, entre outros.

Segundo o coordenador do evento, o professor Marcelo Silva da Silva, as atividades têm como objetivo divulgar e promover a dança na Instituição, reunindo além de acadêmicos do curso de Educação Física, grupos de dança da região do Vale do Sinos, participantes de projetos sociais desenvolvidos pela Feevale e demais instituições da região, além de alunos das escolas de Educação Básica. "Teremos mais de 20 apresentações e esperamos receber aproximadamente 400 pessoas para assistir o festival, entre acadêmicos da Feevale, familiares e comunidade em geral", destaca Silva.

A VIII edição do Festival Universitário de Dança da Feevale conta com o apoio da academia Companhia do Corpo, Rotary Clube de Novo Hamburgo, site Novo Hamburgo.Org, Cia Vídeo, Celsom Sonorização e Dog Mania. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: danca@feevale.br .

ACI homenageia Aspeur e Feevale pelos 40 anos

Cerimônia aconteceu nesta quinta-feira, durante o evento Prato Principal

Em homenagem aos seus 40 anos de fundação, a Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), mantenedora da Feevale, foi uma das organizações homenageadas nesta quinta-feira, 18, pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI-NH/CB/EV). A cerimônia aconteceu durante o evento Prato Principal, que teve como palestrante o diretor Corporativo e de Relações com Investidores da Randon S.A., Astor Milton Schmitt. O empresário, que também é vice-presidente da Fiergs, falou sobre "Crise: mercados e ações de interação".

O presidente do Conselho de Administração da Aspeur, Argemi Machado de Oliveira, recebeu a homenagem em nome da entidade. Também prestigiaram o evento o vice-presidente da entidade, Ivo Marx; os pró-reitores Alexandre Zeni (Planejamento e Administração), Angelita Renck Gerhardt (Extensão e Assuntos Comunitários) e Cleber Cristiano Prodanov (Pesquisa, Tecnologia e Inovação); a diretora de Relações Internacionais, Paula Casari Cundari; e a gerente de Marketing, Joelma Maino.

Em seu pronunciamento, a presidente da ACI, Fatima Daudt, destacou a importância da Aspeur e da Feevale para a região. "A Instituição qualifica os gestores das nossas empresas, por isso temos que nos orgulhar muito dela", afirmou. O palestrante Astor Milton Schmitt, por sua vez, lembrou que uma instituição de ensino diz muito para uma região. "Trata-se de uma importante alavanca de aperfeiçoamento e desenvolvimento", disse o empresário.


Confira as empresas homenageadas:

60 anos:

- Feltros Grin. Homeageado: Nairo Euclides Bresolin


40 anos:

- Aspeur/Feevale. Homeageado: Argemi Machado de Oliveira


35 anos:

- Johann Alimentos Ltda. Homeageado: Rômulo Johann


30 anos:

- Cristófoli. Homeageado: Waldemar Cristófoli


20 anos:

- Antonio de Freitas Freeday. Homeageado: Antonio Adair de Freitas

- Euro-América Assessoria Despachos. Homeageado: Claudio Luiz Merlin


15 anos:

- MCM Comercial de Alimentos Ltda. Homeageado: César Monaco

- Strada Shoe Ltda. Homeageado: Antonio André de Azeredo


10 anos:

- Pára-Raios Hinndelet Ltda. Homeageado: Vanderlei Dienstimann


5 anos:

- Exec. Informática Ltda. Homeageado: Glauber Acosta Rocha

- Metadados. Homeageado: Claudio Alberto Diogo

SMED divulga lista de classificação dos educadores do Programa Brasil Alfabetizado

A Secretaria de Educação e Desporto (SMED) divulgou nesta quinta-feira, dia 18 de junho, a lista de classificação do processo seletivo simplificado para as vagas de alfabetizadores, coordenadores e tradutores intérpretes de Libras voluntários do Programa Brasil Alfabetizado. O resultado pode ser conferido no site da Prefeitura Municipal (www.novohamburgo.rs.gov.br).

O processo de seleção dos candidatos foi realizado por critérios técnicos, experiência e títulos, mediante análise curricular. A quantidade de vagas dependerá do número de postos que serão formados.

A homologação final dos resultados será divulgada no dia 26 de junho. O chamamento dos classificados será feita após a homologação.

SMED reúne entidades para preparar a Semana da Pátria

A Secretaria de Educação e Desporto (SMED) realiza nesta sexta-feira, dia 19 de junho, a primeira reunião para formar a Comissão da Semana da Pátria. Aberto à comunidade, o encontro começa às 10 horas no Salão de Atos, no 10º andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry (rua Guia Lopes, 4201 - Canudos).
Na pauta da reunião está a elaboração do calendário das atividades que serão desenvolvidas durante o período no município de Novo Hamburgo.

O quê: Reunião para formar a Comissão da Semana da Pátria
Quando: Sexta-feira, dia 19 de junho, às 10 horas
Onde: Salão de Atos, 10º andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry (rua Guia Lopes, 4201 - Canudos).

Visitadores do programa Primeira Infância Melhor concluem curso

Visitadores iniciam atividades nesta sexta-feira


Aconteceu na manhã desta quinta-feira, 18 de junho, o encerramento do curso de capacitação das novas visitadoras do programa Primeira Infância Melhor (PIM), da Prefeitura de Novo Hamburgo. No encontro, que aconteceu no Salão de Atos do Centro Administrativo Leopoldo Petry, as 18 participantes do curso puderam esclarecer dúvidas e revisar a metodologia de trabalho.

De acordo com o diretor de Saúde da Secretaria de Saúde (SMS), Florizeu Campos, o PIM tem como objetivo resgatar a promoção da saúde e a prevenção de doenças diretamente no âmbito familiar. “Essa é uma das políticas públicas que estão sendo articuladas com as demais entidades políticas para a construção de um sistema de saúde mais eficiente”, diz Campos.

As visitadoras, que foram selecionadas no início do mês de maio, iniciarão suas atividades nesta sexta-feira, divididas em duas equipes de atendimento. O grupo que já está atuando na escola municipal Francisco Xavier Kunst (Rua Quatro, 120 - Canudos) receberá um reforço no número de integrantes e uma nova equipe atuará na Vila Getúlio Vargas, no bairro Canudos.

O PIM, que é coordenado pelas secretarias de Saúde (SMS), Educação e Desporto (SMED) e Desenvolvimento Social (SDS), tem a função de realizar o diagnóstico inicial da comunidade, acompanhar e controlar a qualidade de orientação educativa que a família passa às crianças, atende famílias com crianças de 0 a 6 anos e tem como objetivo orientar essas famílias, a partir de sua cultura e experiência, para que promovam o desenvolvimento integral de suas crianças.

Comunidade debate propostas para revitalizar o Centro da Cidade

Encontro reuniu a comunidade para elaborar propostas de revitalização para o Centro da cidade

Cerca de 80 pessoas participaram na noite desta quarta-feira, dia 17 de junho, da audiência pública que debateu propostas para a revitalização e requalificação do Centro de Novo Hamburgo. O encontro ocorreu no Espaço Cultural Albano Hartz, no Calçadão Oswaldo Cruz. Segundo Carlos Finck, secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Tecnologia e Turismo (SEDETUR), o primeiro encontro serviu para estimular a comunidade a discutir e propor ideias sobre o projeto.

Conforme a assessora especial para Políticas de Desenvolvimento, Júlia Ambros, a comunidade participará da elaboração de um plano de desenvolvimento estratégico, que tem como objetivo melhorar a infraestrutura urbana da área central da cidade. “A ideia é elaborar um projeto que atenda a demanda da comunidade, facilitando a locomoção dos pedestres, o fluxo de trânsito, gere emprego e renda e torne a região mais atraente”, afirma.

Ainda de acordo com Finck, o processo licitatório para a contratação da empresa para elaborar o projeto deve ocorrer ainda este ano. “A projeção é que as obras comecem no segundo semestre de 2011”, afirma. Ao todo, estão previstos investimentos de R$ 85 milhões, que deve ser financiado pelo Banco Internacional de Desenvolvimento (BID).

Projeto
A área central urbana de Novo Hamburgo deve passar por uma remodelagem total nos próximos anos, especialmente no perímetro compreendido entre as ruas Marcílio Dias, Joaquim Nabuco e Rua Bento Gonçalves e Avenida Nações Unidas. O objetivo é proporcionar mais conforto, mobilidade e atratividade aos usuários, comerciantes e turistas.

O projeto é subdividido em três partes: a primeira é a revitalização física da área, como o conserto de calçadas, praças, sistema viário e sistemas de esgotos; a segunda é voltada para a revitalização das funções urbanas, como a distribuição de lixeiras, sinalização de trânsito e placas de publicidade; e a terceira é a gestão desses processos de revitalização. Além disso, o projeto poderá englobar a revitalização de espaços públicos, a infraestrutura urbana e as edificações, para fomentar a geração e manutenção de negócios e a qualificação de serviços públicos.

Comissão
Na audiência desta quarta-feira foi eleita uma comissão que deve acompanhar os trabalhos da Prefeitura e das empresas que serão contratadas. Os escolhidos para representar a sociedade civil foram: Iran Amaral Jr., Fernanda Eismann, Clóvis Vijales, Cristiano Oliveira, Flavio Gilberto Mosmann, Goreti Finck, Renato Engelmann, Everton Passiti, Plácido Crescente, Ceres Jardim, Renato Pilger, Renato Engelmann, João Ribeiro, Lauriê Guidobono, e Darwin Kremer e Remídio Klein, da sociedade organizada.

SEU DINHEIRO - Luiz Percy Denardin


Denardin Assessoria Empresarial Ltda.



MERCADO FINANCEIRO 17.06.09
Arrecadação do IPI sobre automóveis cai 75,06% em maio
Lembrando que a medida de redução, vigente a partir do mes de dezembro do ano passado, e que alterou a incidência de IPI ( Imposto sobre Produtos Industrializados) sobre veiculos, já havia vencido em 30 de março último e foi prorrogada para até o dia 30 de junho próximo. Segundo dados divulgados ontem pela Receita Federal, a arrecadação do IPI sobre os automóveis apresentou queda de 75,06% em maio deste ano, na comparação com o mesmo mês do ano passado, ou seja, arrecadou R$ 145 milhões contra os R$ 580 milhões arrecadados no igual período do ano anterior. Da mesma forma, nos primeiros cinco meses do ano, o valor de arrecadação desse imposto chegou a R$ 487 milhões, contra os R$ 2,685 bilhões no mesmo período de 2008, o que corresponde a uma queda de 81,86% na comparação entre os dois períodos. Com isso, a participação do IPI sobre automóveis, na arrecadação total, caiu de 0,93% nos primeiros cinco meses do ano passado, para 0,18% no mesmo período deste ano. Estes dados, bem como as declarações que vem sendo dadas pelas autoridades fazendárias federais, podem sinalizar que efetivamente a medida não deverá ser novamente prorrogada, ou seja, esta renuncia fiscal temporária, encerrará no dia 30 de junho próximo.



Wall Street com instabilidade e sem tendência definida.
Lá fóra, após abrirem em alta, Wall Street bem como as principais principais bolsas norte-americanas encerraram no vermelho, destacando o Nasdaq que sustentou ganhos no fcehamento de hoje. O setor financeiro deu sua contribuição para a inversão, em resposta ao corte nas projeções para 22 bancos, da gência Standard & Poor's. No setor governamental, o presidente Obama, anunciou novas medidas para o sistema financeiro do país, onde basicamente os termos proposto, s visam ampliar o poder de controle do Federal Reserve sobre o sistema, além de uma agência múltipla para identificar novas ameaças ao segmento e riscos nas atividades das instituições. Já no setor de teconigia, os papéis do segmento tiveram bom desempenho nesta sessão, o que levou o Nasdaq a encerrar na contramão dos principais indices.

Já o Petróleo, hoje por conta da diminuição dos estoques norte-americanos, voltou ao campo positivo. Em Londres o BRENT fechou a US$ 71,03 ( alta de 0,87% ) , e em Nova York, na Nymex fechou cotado a US$ 70,85 por barril ( alta de 0,79% ). Investidores também observaram as afirmações do ministro do Catar, Abdullah al-Attiyah, sobre os ganhos recentes nas cotações do óleo. Segundo ele, a valorização do preço do barril corresponde mais a movimentos especulativos do que fundamentos do mercado, e também disse que a Opep não pretende aumentar sua produção em breve.

Por aqui, novamente contaminado pela instabilidade externa, e pressionado pelo fraco desempenho das principais blue chips Petrobras e Vale, o indice doméstico sofre a sua terceira queda consecutiva. Os destaques positivos do dia, ficaram por conta dos ativos da CCR , recuperando duas baixas seguidas em repsota a visão positiva do Santander, e a Eletrobras apos anunciar o plano de realizar uma oferta de títulos para levantar até US$ 1 bilhão no exterior. O destaque negativo do dia ficou por conta dos papéis da Cosan, que divulgou novos detalhes da incorporação da Curupay Participações. Oscilando entre os 50.264 pts e os 51.196 pts, e com expressivo volume financeiro de R$ 7,10 bilhões , o IBOVESPA acabou fechando aos 51.045 pontos, representando uma queda de 0,31% em relação ao fechamento anterior. No diário, já em Linha de Tendência de Baixa sendo o próximo Suporte na casa dos 50.100 pontos.

As maiores altas do dia ficaram por conta da CCR Rod ON ( 5,13% ), Eletrobras ON ( 4,65% ), Net PN ( 4,07% ), TAM PN ( 3,98% ) e Gol PN ( 3,92% ). As maiores perdas do dia ficaram por conta da Cosan ON ( 7,32% ), Gafisa ON ( 2,29% ), Tim Part ON ( 2,11% ), Petrobras ON ( 2,05% ) e Copel PNB ( 1,99% ).
Já o dolar comercial, após duas altas consecutivas e embora tenha passado a maior parte do dia no campo positivo, acabou por inverter ao final da sessão fechando no negativo. A moeda norte-americana fechou cotada hoje a R$1,9600 apresentando uma queda de 0,10% em relação ao fechamento anterior. No mes acumula desvalorização de 0,66%, e no ano de 2009 acumula desvalorização de 16,05%. No mercado paralelo permaneceu estável nos R$2,0900, representando um ágio de 06,63% em relação ao dólar comercial.

INDICES INTERNACIONAIS

Dow Jones - queda de 0,09%
Standard & Poor's 500 - queda de 0,14%
Nasdaq - alta de 0,66%
FTSE 100 - queda de 1,16%
Nikkei - alta de 0,90%
Merval - queda de 3,01%
WINFUT alta de 0,19% - 51.800,00 pontos - no ano 34,14%.
IBOVESPA queda de 0,31% - 51.045,84 pontos - no ano 36,36%
Segue ao lado o fechamento de hoje dos principais ativos com o resultado acumulado de 2009 :
- PETR4 queda de 1,54% - 32,05 ( MIN 31,83, MAX 32,42 ) no ano 40,32%
- VALE5 queda de 0,93% - 31,88 ( MIN 31,47, MAX 32,04 ) no ano 33,44%
- GGBR4 alta de 1,23% - 19,79 ( MIN 19,02, MAX 19,79 ) no ano 31,41%
- ITUB4 queda de 0,55% - 30,56 ( MIN 29,96, MAX 30,62 ) no ano 17,09%
- CSNA3 queda de 0,58% - 44,24 ( MIN 43,12, MAX 44,40 ) no ano 52,55%
- USIM5 queda de 0,15% - 38,78 ( MIN 37,73, MAX 38,04 ) no ano 46,23%
IBOVESPA - Abriu em forte queda até por volta das 11;00 horas, quando atingiu a minima do dia e chegando a perder 1,8%. Inverteu o movimentos e consegiu recuperar até o final do pregão parte das perdas do dia, e acabou fechando aos 51.045 pontos, representando uma queda de 0,31% em relação ao fechamento anterior. No diário, já em Linha de Tendência de Baixa sendo o próximo Suporte na casa dos 50.100 pontos.
MIN do dia 50.264 pontos / MAX do dia 51.196 pontos.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Campanha do Agasalho já arrecadou mais de 18 mil peças



As doações para a Campanha do Agasalho de Novo Hamburgo aumentam a cada dia. O número de peças arrecadadas em 37 dias de campanha passa de 18 mil, sendo que cinco mil já foram distribuídas às pessoas necessitadas.
O recolhimento dos donativos depositados nos pontos de coleta é feito pelo Gabinete da Primeira-dama e a distribuição pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), através dos CRAS. Para receber os donativos, as famílias devem ir até os CRAS, fazer uma solicitação, para então receberem a visita de uma assistente social em sua casa. Ela vai listar as necessidades e repassar o pedido ao depósito, que separa as doações e leva para os CRAS, onde então são retirados pelas famílias.
Cada família assistida recebe, em média, aproximadamente 100 itens, entre agasalhos, roupas de cama, acessórios e outros objetos.

Sobre a Campanha:
Promovida pelo Gabinete da Primeira-dama com o slogan “Aqueça o seu coração”, a Campanha do Agasalho 2009 tem como apoiadores Feevale, CDL, Jornal NH, Brindes Novo Hamburgo, Novograf e Rio Grandense Embalagens.

Confira abaixo os pontos de coleta:
ACI NH/EV/CB
Agafarma (Rua Joaquim Pedro Soares)
Agência Municipal de Empregos de Novo Hamburgo
Banco do Brasil
Calçados Marisol
Câmara de Vereadores
Carrefour
CDL
Centro de Natação e Reabilitação Golfinho
CFC Valderez
Colégio Marista Pio XII
Colégio Sinodal
Corpo de Bombeiros
DataSchool Informática e Administração
Escola Oswaldo Cruz
Escola Santa Catarina
Farmácia São Judas Tadeu (bairro Guarani)
Feevale
Fundação Evangélica
Grupo Editorial Sinos
Ipasem
Posto Audi (Bairro Guarani)
Postos Ipiranga
Postos Race Trac
Rádio ABC
Receptivo Turístico
SESC NH
Sindilojas
Sociedade Ginástica
Tabelionato Fischer
Yázigi Escola de Idiomas
Wizard Idiomas

Curso aborda obras da poesia gauchesca platina

Inscrições encerram-se nesta sexta-feira, dia 19

Termina nesta sexta-feira, dia 19, o prazo para efetuar inscrições para o curso de extensão "As origens do gaúcho mítico na poesia gauchesca rio-platense". A atividade acontecerá no período entre 20 de junho e 24 de outubro. As aulas serão realizadas em alguns sábados, das 9h às 12h, no Campus II da Feevale (RS-239, 2755, Novo Hamburgo).

Destinado a alunos e professores dos cursos de graduação em Letras, História e áreas afins, o curso tem como objetivo proporcionar o conhecimento das principais obras da poesia gauchesca platina do século XIX, destacando as principais características de cada obra. A finalidade também é identificar pontos de contato e distanciamento entre as obras, analisando o percurso evolutivo dos temas e das imagens mais recorrentes, bem como identificar a forma como as obras analisadas constroem a imagem do gaúcho, especialmente em relação às representações do índio, do negro e da mulher.

O curso será ministrado por Rafael Guimarães, mestre em Literatura Comparada e doutorando em Literatura Comparada (UFRGS), e pela professora Juracy Assmann Saraiva, pós-doutora em Teoria Literária (Universidade Estadual de Campinas) e doutora em Teoria Literária (PUCRS). Em 2007, ela recebeu o Troféu Pena Libertária, relativo ao Prêmio Educação RS na Categoria profissional, pelo trabalho de formação de leitores e de estímulo às políticas públicas educacionais voltadas para a leitura, e o Prêmio Paulo Freire - Destaque Esteio, pelo desenvolvimento de um programa de leitura em escola da rede municipal.

Mais informações podem ser obtidas no site www.feevale.br/extensao ou pelo telefone (51) 3586-8822.

Ciclo de palestras qualifica agroindústrias de Novo Hamburgo


Um coquetel com produtos coloniais integrou os participantes do ciclo de palestras promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a EMATER. Cucas, bolachas, queijos, linguiças e outros artigos alimentícios produzidos por agroindústrias de Novo Hamburgo foram servidos para degustação, a fim de mostrar as potencialidades dos produtores rurais do município. A atividade foi realizada nesta quarta-feira, 17, no Centro de Educação Ambiental Ernest Sarlet, em Lomba Grande.

Na ocasião, técnicos da SDR e da EMATER ministraram palestras para falar de questões sanitárias que envolvem o processamento e a comercialização de alimentos, e também para explicar as possibilidades de acesso aos créditos de financiamento oferecidos pelo Governo Federal. Conforme o titular da SDR, Lealdo Tavares, a iniciativa objetiva a qualificação das agroindústrias. “Nós estamos aqui para ajudar os produtores. Este é um trabalho importante para qualificá-los, de maneira que eles se tornem mais competitivos”, disse Tavares.

A extensionista rural da EMATER, Leonice Kreutz, abordou em sua palestra a manipulação correta de alimentos, postura profissional e procedimentos que devem ser tomados durante a produção. “Fizemos uma reciclagem para orientá-los que um produto de venda tem que ser diferente dos que eles usam para o consumo próprio. Um produto de boa qualidade atrai clientes”, explicou Leonice. Já a veterinária da SDR, Cristine Becker, explanou sobre os principais microrganismos causadores de intoxicações e infecções alimentares. “Essas pessoas manipulam alimentos e tem uma grande responsabilidade. Elas precisam impedir a contaminação de seus produtos para que seus clientes não sejam prejudicados”, falou Cristine.

Outro tema abordado no encontro foi o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) Mais Alimentos, oferecido pelo Governo Federal. A linha de crédito foi criada no ano passado, como um reforço à atividade, que responde por 70% dos alimentos que chegam à mesa do brasileiro e 10% do PIB - Produto Interno Bruto do país. Através dela, os produtores rurais podem comprar máquinas e equipamentos para melhorar as estruturas de trabalho. Conforme dados da EMATER, só em Lomba Grande a agricultura familiar já obteve mais de um milhão de reais através desta linha de crédito. Alguns tratores obtidos por esses recuros foram expostos durante o evento.

O prefeito Tarcísio Zimmermann participou da atividade e destacou a sua importância. “Devemos fazer um grande esforço para apoiar a agroindústria. É uma forma de potencializar o desenvolvimento, mantendo a cultura e preservando os valores”, disse Tarcísio. De acordo com ele, ainda este ano o município receberá do Governo Federal cerca de R$ 800 mil para investir na agricultura familiar.

SMS lança Conferência Municipal de Saúde

O prefeito Tarcísio Zimmermann assina nesta quinta-feira, dia 18, os decretos de convocação e nomeação da comissão organizadora da IV Conferência Municipal Extraordinária de Saúde. O ato será realizado às 18h30, no Gabinete do Prefeito, no 9º andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry (rua Guia Lopes, 4201 - Canudos). No encontro também será apresentado o processo de formatação do evento, programado para ocorrer nos dias 18 e 19 de setembro.
No evento principal, serão discutidos nos distritos os temas que servirão para a avaliação e redefinição do Plano Municipal de Saúde. “Queremos debater com a comunidade o que interessa para a população, como a ampliação do atendimento descentralizado com novas unidades de saúde, atenção familiar e centros especializados em determinadas áreas médicas”, afirma o diretor de Saúde da Secretaria de Saúde (SMS), Florizeu Campos. “Os temas debatidos serão integrados ao Plano Plurianual da Administração, que define os objetivos e metas para os próximos quatro anos”, garante.

Pré-conferências
Segundo Campos, serão realizadas pré-conferências nos bairros, onde serão coletadas opiniões e idéias. “Estimular o envolvimento da população é o primeiro passo para que essa conferência traga bons resultados.”
Nestes locais de discussão (confira abaixo a programação completa), serão eleitas delegações para acompanhar e defender as propostas durante a conferência a ser realizada em setembro. Também será escolhida uma Comissão Local de Saúde para integrar o Conselho Municipal de Saúde, e que terá o papel de apurar as necessidades da comunidade.

Locais das pré-conferências:22/06, 19 horas Distrito Hamburgo Velho - Escola Santa Catarina
06/07, 19 horas Distrito Rincão - Salão Paroquial do Rincão
11/07, 9 horas Distrito Canudos I - Escola Municipal Martha Wartenberg
18/07, 9 horas Distrito Centro - Centro de Pastoral/Bispado sala 302
03/08, 19 horas Distrito Canudos II - Associação de Moradores do Rondônia
08/08, 9 horas Distrito Santo Afonso - Escola Municipal Arnaldo Grin
15/08, 9 horas Distrito Lomba Grande - Salão Paroquial de Lomba Grande

Gabinete da Primeira-dama promove jantar beneficente

O Gabinete da Primeira-dama está promovendo um jantar beneficente no dia 30 de junho. Os valores arrecadados com a venda dos ingressos serão utilizados na compra de alimentos, que posteriormente serão distribuídos pela secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) às pessoas necessitadas, através dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS).

De acordo com a primeira-dama, Sílvia Zimmermann, o gabinete tem como missão combater as desigualdades sociais por meio de ações comunitárias, resgatando a cidadania e possibilitando a inclusão social. “O jantar beneficente é uma destas ações, e desde já contamos com a participação de todos para que possamos ajudar a quem precisa”, diz Silvia.

Os convites para o evento, que acontece no Hotel Union, já podem ser adquiridos no Gabinete da Primeira-dama (Centro Administrativo Leopoldo Petry, 9º andar) e também junto aos apoiadores do jantar: Lúxuria na Intimidade (Rua Bento Gonçalves, nº2259 - Centro), Identidade Boutique (Rua Bento Gonçalves, nº2071 - Centro) e Capelli & Capelli Cabeleireiros (Av. Maurício Cardoso, nº2124 - Centro). Mais Informações pelo telefone 3594-9990.

Abertas inscrições para especializações na Feevale

Estão abertas as inscrições para 18 cursos de pós-graduação lato sensu na Feevale. As especializações são diferenciadas e abrangem diversas áreas, como gestão, educação, arte, sustentabilidade e saúde. Detalhes sobre as especializações, como objetivos, disciplinas e investimento, por exemplo, podem ser obtidas através do site www.feevale.br/pos . Além disso, há possibilidades de financiamento.


Confira os cursos oferecidos:
Poéticas Visuais: gravura, fotografia e imagem digital

Informática Aplicada à Educação

Processos Inclusivos: educação e diferença

Geografia, História e Educação: discussões contemporâneas

Supervisão Escolar

Estudos Avançados de Língua Espanhola e Literaturas de Língua Espanhola

Leitura e Ensino de Língua Portuguesa

Gestão de Negócios em Turismo

Jornalismo e Convergência de Mídias

Psicologia do Trabalho e das Organizações

Multidisciplinar em Cardiologia

Gerontologia

Gestão de Serviços de Saúde

Nutrição Clínica

Prescrição de Exercícios Físicos na Academia

Saúde do Trabalhador

Toxicologia Forense

Cidade e Sustentabilidade: instrumentos de planejamento



Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail posgraduacao@feevale.br, telefone (51) 3586-8822 ou diretamente no Setor de Atendimento, localizada no térreo do prédio Lilás, no Campus II.

Aspeur/Feevale é homenageada pela ACI

Nesta quinta-feira, dia 18, a Aspeur/Feevale será homenageada pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, pelos seus 40 anos de fundação. Argemi Machado de Oliveira, presidente da Aspeur, receberá a homenagem em nome da Instituição.

A solenidade acontece às 11h45min, no Salão de Convenções da entidade, durante o evento Prato Principal, reunião-almoço promovida pela ACI-NH/CB/EV. O evento contará com a presença do diretor Corporativo e de Relações com Investidores da Randon S.A, Astor Milton Schmitt, que palestra sobre o tema "Crise: Mercados e Ações de Interação".

Primeira turma do Jovem Profissional Feevale em Campo Bom se forma nesta quinta-feira

Solenidade acontece às 19h30min, no auditório de prédio Multicolor, no Campus II

Nesta quinta-feira, dia 18, acontece a formatura da primeira turma do projeto Jovem Profissional Feevale no Núcleo de Extensão Universitária da Feevale, no Parque Tecnológico do Vale do Sinos, em Campo Bom. A solenidade acontece às 19h30min, no auditório de prédio Multicolor, no Campus II da Feevale (RS-239, 2755, Novo Hamburgo).

Atualmente, o projeto Jovem Profissional Feevale, em Campo Bom conta com duas novas turmas: uma pela manhã e outra à tarde, no mesmo local. As aulas são gratuitas e têm como objetivo capacitar jovens em situação de vulnerabilidade social para o uso da tecnologia no mercado de trabalho. "Além da formação técnica, os alunos recebem uma formação integral, que envolve oficinas de psicologia e aulas de português, literatura e inglês, e proporciona a participação dos estudantes em atividades que são desenvolvidas na Feevale, como a Oficina de Economia Solidária", afirma a professora Cláudia Goulart, coordenadora do projeto.

A Feevale cedeu o espaço e dá o suporte técnico e toda a estrutura pedagógica do projeto. Os 20 computadores, mesas, cadeiras, quadro e softwares, adquiridos especialmente para a implementação do curso, foram cedidos pelo município de Campo Bom. A articulação entre as empresas incubadas, as escolas, a prefeitura de Campo Bom e a Feevale fica a cargo da Associação de Desenvolvimento Tecnológico do Vale (Valetec), gestora do Parque Tecnológico do Vale do Sinos.

Saiba mais:

Desenvolvido pela Feevale, o projeto Jovem Profissional tem como objetivo, além de profissionalizar, desenvolver a cidadania dos jovens provenientes de famílias de baixa renda, a partir de atividades integradas nas áreas técnicas e humanas. O curso é direcionado à área de informática, mas os alunos participam, também, de aulas de português, literatura, inglês, oficinas de psicologia e economia solidária.

O projeto tem como proposta assegurar a inclusão de jovens nas dimensões social,
cultural e profissional. Além disso, garante espaços para atividades de extensão à comunidade acadêmica, constituindo um ambiente privilegiado de interlocução entre ensino, pesquisa e extensão, que possibilita uma visão mais ampla da profissionalização de jovens e de inclusão social.

Abertas inscrições para Feira de Iniciação Científica 2009

Já estão abertas as inscrições para a Feira de Iniciação Científica 2009 (FIC), atividade que integra o Inovamundi - programa de estímulo à inovação e à produção do conhecimento - que acontece de 15 a 17 de outubro. Os interessados podem inscrever-se até o dia 20 de julho.

A FIC é um evento que reúne acadêmicos e docentes envolvidos em atividades de pesquisa, através da divulgação de seus trabalhos. Conforme a Pró-reitoria de Pesquisa, Tecnologia e Inovação (Proptec), é o momento de apresentar as inovações científicas e tecnológicas, bem como a produção, nas diversas áreas do conhecimento.

A participação no evento é muito importante, pois podem ser apresentados trabalhos desenvolvidos em sala de aula, originados de Trabalho de Conclusão de Curso e/ou atividades junto aos projetos de pesquisa. O evento contribui tanto para a formação acadêmica, quanto para a formação profissional, no aperfeiçoamento do currículo profissional; publicação de resumo em evento científico, com reconhecimento como atividade complementar, conforme grade curricular de cada curso de graduação; publicação com relevância para processos seletivos de mestrado e/ou doutorado; preparação para as etapas de desenvolvimento e de defesa do Trabalho de Conclusão de Curso da graduação; e para a ampliação do conhecimento, através das apresentações de trabalhos durante as sessões temáticas.

Mais informações sobre as atividades no site www.feevale.br/fic , pelo e-mail fic@feevale.br ou com a Pró-reitoria de Pesquisa, Tecnologia e Inovação (Proptec) pelo telefone (51) 3586-8800, ramal 8956.

SEU DINHEIRO - LUIZ PERCY DENARDIN FILHO


Denardin Assessoria Empresarial Ltda.



MERCADO FINANCEIRO 16.06.09



"Quando uma administração com reputação brilhante enfrenta uma empresa com reputação de maus fundamentos econômicos, é a reputação da empresa que permanece intacta." WARREN BUFFET


Wall Street novamente em dia de fortes perdas.
Lá fóra, os principais índices em Wall Street , apesar de abrirem no positivo, se mantiveram com perdas por praticamente todo o dia, em resposta a indicadores ecomicos díspares e também com o forte recuo do setor financeiro, com os papéis do Banck of America caindo 4,50% e os do Citigroup 3,56%. No que se refere a indicadores, o Housing Starts do anualizado de maio veio melhor que o esperado, o que trouxe estabilidade aos ativos do setor imobiliário. Por outro lado, com maior destaque para a produção industrial norte-americana de maio, que apresentou um recuo um pouco maior do que o esperado pelo mercado, Wall Street viu nas manchetes a queda de 7,3% dos papéis da Best Buy, com as vendas abaixo das expectativas e os fracos lucros referentes ao primeiro trimestre.

Já o Petróleo, hoje com referências díspares, e na continuidade da apreensão com as perspectivas da maior economia do mundo. Em Londres o BRENT fechou a US$ 70,24 ( alta de 1,15% ) , e em Nova York, na Nymex fechou cotado a US$ 70,47 por barril ( queda de 0,21% ).

Por aqui, novamente contaminado pelo mau humor externo , o indice doméstico estedeu as perdas de ontem , com os ativos do setor siderúrgico pressionando em virtude de mais uma sessão negativa para os contratos futuros de metais básicos como alumínio e cobre. Destaque negativo do dia ficou por conta da Copel, em resposta às declarações do Governador do Paraná, Roberto Requião, de que não repassará aumento nas tarifas de energia elétrica que eventualmente seja determinado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Na ponta positiva, o destaque hoje novamente ficou por conta dos ativos da Light, em seu segundo dia consecutivo liderando os ganhos. Oscilando entre os 51.165 pts e os 52.493 pts, e com expressivo volume financeiro de R$ 4,3 bilhões em função do vencimento de opções, o IBOVESPA acabou fechando muito próximo a minima do dia aos 51.205 pontos, representando uma queda de 1,59% em relação ao fechamento anterior. No diário, perdeu o suporte do canal, voltando ao canal anterior e sinalizando LTA.

As maiores altas do dia ficaram por conta da Light ON ( 3,77% ), Eletropaulo PNB ( 3,49% ), Cesp PNB ( 2,25% ), Trans Paulista PN ( 2,20% ) e VCP PN ( 2,00% ). As maiores perdas do dia ficaram por conta da Copel PNB ( 6,27% ), Usiminas ON ( 5,24% ), TIM Part PN ( 3,80% ) Gerdau PN ( 3,65% ), SID ON ( 3,58% ).
Já o dolar comercial, pela segunda sessão consecutiva se mantém com avanço. A moeda norte-americana fechou cotada hoje a R$1,9620 apresentando uma uma alta de 0,79% em relação ao fechamento anterior. No mes acumula desvalorização de 0,56%, e no ano de 2009 acumula desvalorização de 15,96%. No mercado paralelo permaneceu avançou para os R$2,0900, representando um ágio de 06,52% em relação ao dólar comercial.
IBOVESPA perde o suporte do canal lateral e cai para os 51.200 pontos.

INDICES INTERNACIONAIS

Dow Jones - queda de 1,25%
Standard & Poor's 500 - queda de 1,27%
Nasdaq - queda de 1,11%
FTSE 100 - alta de 0,06%
Nikkei - queda de 2,86%
Merval - queda de 0,90%
WINFUT queda de 1,88% - 50.975,00 pontos - no ano 34,14%.
IBOVESPA queda de 1,59% - 51.205,78 pontos - no ano 36,36%
Segue ao lado o fechamento de hoje dos principais ativos com o resultado acumulado de 2009 :
- PETR4 queda de 2,25% - 32,55 ( MIN 32,46, MAX 33,70 ) no ano 42,51%
- VALE5 queda de 1,59% - 32,18 ( MIN 32,11, MAX 32,90 ) no ano 34,70%
- GGBR4 queda de 3,65% - 19,55 ( MIN 19,55, MAX 20,59 ) no ano 29,81%
- ITUB4 queda de 0,61% - 30,73 ( MIN 30,64, MAX 31,46 ) no ano 17,74% ( Antiga ITAU4 )
- CSNA3 queda de 3,58% - 44,50 ( MIN 45,50, MAX 46,94 ) no ano 53,45%
- USIM5 queda de 3,50% - 38,84 ( MIN 38,84, MAX 40,70 ) no ano 46,46%
IBOVESPA - Abriu em alta atingindo a máxima do dia nos primeiros 10 min de pregão, e a partir dai andou de lado até por volta das 12:00 hs, quando derreteu até por volta das 13:00 passando o restante da tarde em movimento lateral e acabou fechando muito próximo a minima do dia aos 51.205 pontos, representando uma queda de 1,59% em relação ao fechamento anterior. No diário, perdeu o suporte do canal, voltando ao canal anterior e sinalizando LTA.
MIN do dia 51.165 pontos / MAX do dia 52.493 pontos.

RELEMBRANDO
Discurso de Sam Walton, fundador do WAL MART, fazendo a abertura de um programa de treinamento para seus funcionários.
"Eu sou o homem que vai a um restaurante, senta-se à mesa e paciente mente espera, enquanto o garçom faz tudo, menos o meu pedido"

"Eu sou o homem que vai a uma loja e espera calado, enquanto os vendedores terminam suas conversas particulares"

"Eu sou o homem que entra num posto de gasolina e nunca toca a buzina, mas espera pacientemente que o empregado termine a leitura do seu jornal"

"Eu sou o homem que, quando entra num estabelecimento comercial, parece estar pedindo um favor, ansiando por um sorriso ou esperando apenas ser notado"

"Eu sou o homem que entra num banco e aguarda tranquilamente que as recepcionistas e os caixas terminem de conversar com seus amigos, e espera"

"Eu sou o homem que explica sua desesperada e imediata necessidade de uma pessoa, mas não reclama pacientemente enquanto os funcionários trocam idéias entre si ou, simplesmente abaixam a cabeça e fingem não me ver"

Você deve estar pensando que sou uma pessoa quieta, paciente, do tipo que nunca cria problemas.

Engana-se.

Sabe quem eu sou???

EU SOU O CLIENTE QUE NUNCA MAIS VOLTA!!!

Divirto-me vendo milhares sendo gastos todos os anos em anúncios de toda ordem, para levar-me de novo à sua firma.

Quando fui lá, pela primeira vez, tudo o que deviam ter feito era apenas a pequena gentileza, tão barata, de me enviar um pouco mais de CORTESIA".

"CLIENTES PODEM DEMITIR TODOS DE UMA EMPRESA, DO ALTO EXECUTIVO PARA BAIXO, SIMPLESMENTE GASTANDO SEU DINHEIRO EM ALGUM OUTRO LUGAR."

(WAL MART É A MAIOR REDE DE VAREJO DO MUNDO)

"A paciência é amarga, mas seu fruto é doce”
Jean Jacques Rousseau

PAPO DE CULTURA - IONE JAEGER



Espetáculo teatral
"Mas Bah Tchê! Como é Grande o Meu Rio Grande".
Musical - conta a história do Rio Grande do Sul de maneira emocionante.
Muito indicado para atividades relacionadas à Semana Farroupilha.
Contato pelos telefones (51) 3593-8912 e (51) 8182-2797
e saiba mais sobre nossos trabalhos.






Mas Bah Tchê!
Como é Grande o Meu Rio Grande


Rio Grande dos campos sem fim, do chimarrão, do minuano, do churrasco, dos causos, das batalhas, do céu mais azul, grande nas dimensões continentais, grande na valentia e coragem do seu povo, grande Rio Grande do Sul. Navegar pelas águas deste rio é revisitar um passado de grandes conquistas, é marcar um encontro com uma história construída sobre patas de cavalos, escrita com o sangue dos bravos farrapos, com o suor dos colonizadores e desenhada com a ponta de lança dos valentes guaranis com seu grito eternamente a ecoar por estas coxilhas, bradando que “Esta terra tem dono!” Passe o tempo que passar.

Nas curvas deste caudaloso rio, encontramos velhos conhecidos de nossa história e outros que ainda não conhecíamos, generais, escravos, gaudérios, chinocas, piás, personagens reais ou andarilhos de causos, não importa, todos gaúchos, testemunhas do passado de um povo que constrói o presente com o olhar direcionado para o futuro. Vasculhar baús, mergulhar em livros, ouvir as histórias dos mais velhos enquanto sorvemos um chimarrão, é marcar um encontro com as nossa origens, uma experiência que nos faz entender de que matéria somos feitos, que justifica a relação de amor e respeito que temos por nossas tradições e que reforça o orgulho de sermos “Gaúchos”.


O Espetáculo

Um grande desafio, costurar a colcha de retalhos que representa a história do rio grande do Sul, é como montar um gigantesco quebra-cabeças, com grandes partes encaixadas, peças que não se encaixam e outras que precisamos encontrar em meio a mais de 500 anos de história. A aventura começa com uma grande pesquisa em livros, filmes, documentos, entrevistas, e um vasto material arquivado na memória de um guri que passou a infância no interior, andando a cavalo, ouvindo causos do avô, comendo churrasco assado na vala e tomando chimarrão na beira do fogo de chão nas longas noites de inverno. Pronto....este é o material que serviu de base para a construção deste espetáculo.

Outro grande desafio, foi encontrar uma linguagem que fosse de fácil compreensão para o público infantil, optamos então por uma estrutura narrativa, onde contadores de causos invadem a cena para contar a história da formação do Rio Grande do Sul da descoberta até a declaração da república. Uma proposta mais lúdica propõe uma divertida viagem pelo tempo, destacando fatos, personagens e acontecimentos importantes, didaticamente selecionados dentro de uma ordem cronológica. A pesquisa procurou destacar peculiaridades da nossa história, como a origem do nome do estado, a chegada dos colonizadores e a revolução Farroupilha. A música é outro elemento de fundamental importância, pois ela ajuda a contar a história destacando as várias influencias culturais e os vários ritmos que compõem a diversidade musical gaúcha.


Sinopse


No começo das grandes navegações marítimas, os reinos de Portugal e Espanha disputavam a posse das terras que iam descobrindo, ilhas, paises, continentes inteiros eram divididos criando uma grande confusão no mapa mundi, ninguém entendia quem era realmente dono do que. Com a expansão marítima e a grande descoberta de que a terra não era plana e sim redonda, Portugal e Espanha fazem um acordo chamado de Tratado de Tordesilhas e dividem o mundo em duas partes, e por incrível que pareça é ai que começa a nossa história vivente!!!!

Mas Bah Tche!!! Um divertido musical infantil que conta a história do Rio Grande do Sul, da descoberta até a Revolução Farroupilha, passando pela formação do povo gaúcho, suas lendas, costumes e tradições. Um grupo de cantadores gaúcho invade a cena para dar início a esta fascinante viagem pelo tempo.

Mas Bah Tchê!!! ´´E a nova produção infantil do Teatro Luz e Cena, revisitando uma fórmula de sucesso, utilizada em “Terra à Vista”, espetáculo de grande repercussão nacional contando a história do Brasil, a companhia traz para o público mais uma bela parte de nossa história, cumprindo a função primordial da arte, levando entretenimento, mas sobretudo informação, contribuindo desta forma para a construção de nossa identidade cultural.




terça-feira, 16 de junho de 2009

Teatro lotado no lançamento da Semana de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas


O Teatro Paschoal Carlos Magno recebeu cerca de 400 pessoas entre jovens e adultos na segunda-feira, 15, para o lançamento da Semana Municipal de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas. A campanha instituída neste ano, realizada em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) busca prestar esclarecimentos a população sobre a importância da conscientização, prevenção e combate ao uso de drogas lícitas e ilícitas.

Para a presidente do COMEN, Rita Inês de Oliveira, o objetivo do evento é elaborar um plano municipal de prevenção do uso indevido de drogas. "Temos atividades programadas até sexta-feira. Durante a semana, queremos colher opiniões para elaborarmos o plano municipal", revela a presidente do COMEN.

O prefeito Tarcísio Zimmermann participou do evento de abertura e disse que percebeu o efeito que a droga causa as pessoas quando visitou internos da FASE (Fundação de Atendimento Sócio-Educativo). "O município, a Brigada Militar, Polícia Civil e entidades precisam trabalhar unidas para, juntos, punir o verdadeiro criminoso que é o traficante que atua contra as famílias", afirmou o prefeito. Em seu pronunciamento, Tarcísio disse ainda que chegam diariamente determinações judiciais obrigando o município a custear internações de dependentes. "Cada internação custa aos cofres municipais R$ 6,5 mil. Este dinheiro poderia estar sendo investido na construção de escolas, na contratação de professores, em melhorias na rede de e na construção de praças" apontou.

Confira abaixo a programação da semana

Quarta-feira, 17 de junho
Estudo de texto base, distribuído previamente pelo COMEN/NH com o objetivo de apresentar propostas concretas no Fórum de quinta-feira, dia 18 de junho.
Local: Nas várias instituições que trabalham na área da dependência química, direta ou indiretamente e nas secretarias municipais.

Quinta-feira, 18 de junho
Fórum de debate para definição de um plano de prevenção e campanha permanente de prevenção ao uso indevido de drogas.
Local: Espaço Cultural Albano Hartz – Calçadão Osvaldo Cruz – Centro - NH
8h30 - Recepção e credenciamento
9h – “Fundamentação teórica para o trabalho em grupo, a partir de uma visão sistêmica e multidisciplinar” – promotor de Justiça da cidade de Rio Grande, Rodrigo Schoeller de Moraes
10h - Intervalo
10h20 – “Organização da rede Social do Município em relação a prevenção ao uso de drogas e reinserção” – secretária de Desenvolvimento Social, Jurema Guterres
10h50 – “Organização da rede de Saúde em relação à prevenção ao uso indevido de drogas” –secretária de Saúde, Clarita de Souza
11h30 - Intervalo para o almoço
13h30 - Grupos de trabalho sob a Coordenação do COMEN/SDS
15h - Intervalo
15h20 - Socialização das propostas para o Plano Municipal e para a Campanha Permanente de Prevenção ao uso de drogas
16h30 - Apresentação das propostas já tabuladas por área de atuação para aprovação dos participantes
17h – Encerramento

Sexta-feira, 19 de junhoLançamento oficial da campanha permanente de prevenção ao uso de drogas e da proposta do plano municipal de prevenção ao uso indevido de drogas
Local: Colégio Marista PIO XII – Rótula da Av. Nicolau Becker – NH
19h30 - Recepção e boas vindas
19h50 - Lançamento da Campanha “PREVINE AÍ” e apresentação oficial das propostas para a elaboração do Plano Municipal de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas - COMEN/SDS
20h15 - Apresentação de Esquete do Grupo Canal Livre da Guarda Municipal
20h30 - “Prevenção na Família”, Padre Haroldo J. Hahm
21h30 - Encerramento do evento e da Semana

Estudantes utilizam a internet para aprender sobre a cultura afro-brasileira


Alunos da escola Caldas Junior aprendem sobre a cultura afro-brasileira com a ajuda a internet


Alunos da escola municipal Caldas Junior, no bairro Santo Afonso, estão conhecendo um pouco mais sobre as suas próprias raízes. Na unidade de ensino, 45 estudantes de duas turmas de 4º ano estão aprendendo – com a ajuda da tecnologia – a cultura e a história afro-brasileira.

A iniciativa está transpondo os limites do quadro e do giz. É com a ajuda da internet que a professora Patrícia Kusma aprofunda o tema dentro da sala de aula. Ela criou um blog (www.escolacaldasjunior.blogspot.com), que tem como título África e Africanidades, que alimenta com informações que serão utilizadas ou foram produzidas em sala de aula pelos estudantes. “A internet é usada pelas crianças tanto para fazer pesquisas, quanto para divulgar os resultados”, afirma.
Patrícia explica que, na maioria das vezes, são os próprios alunos que sugerem o conteúdo para colocar no blog. “Eles pesquisam na internet sobre alguns aspectos da cultura negra, como folclore, músicas, rituais e depois o conteúdo é acrescentado no blog”, resume.

Para a coordenadora pedagógica da escola, Sandra Frapiccini, é importante focar o que cada série vai tratar em sala de aula e de que forma. “Uma das alternativas encontradas foi conciliar o interesse dos jovens pela computação com o conteúdo curricular. Neste projeto, estão interligadas três disciplinas: estudos sociais, português e informática”, diz ela.

Assessoria
De acordo com o assessor pedagógico da área sócio-histórico, José Edimar de Souza, da Secretaria de Educação e Desporto (SMED), os alunos precisam aprender mais sobre a origem das raízes do povo gaúcho e brasileiro. “Somos um povo de múltiplas colonizações, com miscigenações de todas as partes do mundo, inclusive africano. Não podemos deixar de lado essa importante parte da nossa história”, afirma Souza.
Já para Leira Salete Teixeira de Souza, coordenadora do Estudo da Igualdade Racial na Diversidade, quando todas as etnias conhecerem um pouco mais umas das outras, a discriminação e o preconceito serão deixados de lado. “A escola municipal Caldas Junior é apenas uma das diversas instituições de Novo Hamburgo que já estão adequadas a Lei Federal 10.639 de 2003 que institui o tema no currículo escolar”, acrescenta Leira.

Lei
A Lei 10.639 que institui a história e cultura afro-brasileira e africana no currículo escolar foi instituída no dia 9 de janeiro de 2003. Ela acrescenta, nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, o ensino obrigatório da luta dos negros no Brasil, da cultura negra brasileira e do negro na formação da sociedade nacional e sua contribuição nas áreas sociais, econômicas e políticas.

VIII edição do Festival Universitário de Dança acontece nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira, dia 19 de junho, alunos, professores e a comunidade terão a oportunidade de participar gratuitamente de um espetáculo de dança e arte. Neste dia, acontece a VIII edição do Festival Universitário de Dança da Feevale. O evento é promovido pelos alunos da disciplina de Metodologia do Ensino das Atividades Rítmicas e Expressivas, do curso de Educação Física da Feevale. As atividades acontecem às 20h, no Ginásio do Campus I (Av. Dr. Maurício Cardoso, 510, Hamburgo Velho, Novo Hamburgo).

O Festival, que é realizado no final de cada semestre, se consolida como um evento educativo, mas também como um evento público. Além de contar com 20 apresentações, o evento reúne um público com mais de 400 pessoas. Segundo o coordenador do evento, o professor Marcelo Silva da Silva, as atividades têm como objetivo divulgar e promover a dança na Instituição, reunindo além de acadêmicos do curso de Educação Física, grupos de dança da região do Vale do Sinos, participantes de projetos sociais desenvolvidos pela Feevale e demais instituições da região, além de alunos das escolas de Educação Básica.

A VIII edição do Festival Universitário de Dança conta com o patrocínio da academia Companhia do Corpo, Rotary Clube de Novo Hamburgo, site Novo Hamburgo.Org, Cia Vídeo, Celsom Sonorização e Dog Mania. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: danca@feevale.br .

O GAÚCHO - Marcelo Santos

Audiência debate revitalização do Centro nesta quarta-feira

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Tecnologia e Turismo (SEDETUR) promove amanhã uma audiência pública para debater a revitalização e requalificação do Centro. Aberto ao público, o evento inicia às 19h, no Espaço Cultural Albano Hartz, no Calçadão Oswaldo Cruz.

A requalificação da área central urbana faz parte do Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado de Novo Hamburgo, e tem como objetivo proporcionar mais conforto, mobilidade e atratividade aos usuários, com áreas planejadas para encontro, lazer e eventos, além de espaço qualificado para compras e serviços, agregando valor ao comércio local. Segundo a diretora de turismo da SEDETUR, Rosi Fritz, a iniciativa visa beneficiar não somente o turista, mas a população e a economia local, uma vez que Novo Hamburgo tem um forte potencial histórico.

O projeto abrange o perímetro compreendido entre as ruas Marcílio Dias, Joaquim Nabuco e Rua Bento Gonçalves e Avenida Nações Unidas. A revitalização física desta área tem como objetivo a requalificação do espaço urbano, compreendendo também ações e serviços que garantam a livre circulação e o acesso ao uso dos espaços públicos pelos usuários. Estão previstas melhorias na infraestrutura urbana, como iluminação pública, sistema de distribuição de energia elétrica, telefonia, cabos, microdrenagem urbana, sistema viário e sinalização.

A audiência também abrirá espaço para debater a revitalização das funções urbanas, para a geração e manutenção de negócios. Também entram na pauta assuntos como a regulamentação para intervenções em prédios históricos e a colocação de publicidade em espaço público.

Famílias pedem auxílio da SEHAB para organizar cooperativa



Nesta segunda-feira, 15, representantes de 26 famílias que moram em uma área de terra ocupada no loteamento Kephas, bairro São José, estiveram reunidos com os diretores da Secretaria de Habitação (SEHAB) hamburguense para expor seu problema. Conforme o grupo, eles vivem no local há mais de 30 anos, onde inclusive a maioria de seus filhos nasceu e cresceu. Apesar disso, o proprietário retomou ação judicial para reintegração de posse da área, uma massa falida de indústria. Em caso da ação, que já tramita há dez anos, ser julgada favorável ao dono do imóvel, todos terão que deixar o terreno em pouco tempo.

Ciente de que a Prefeitura não tem poder para interferir em decisões judiciais desta ordem, a sapateira Denise Silva, líder comunitária da localidade, explica que a reunião com a SEHAB não objetivou auxílio neste sentido, mas na busca de uma saída para o período posterior ao quase inevitável despejo. “Estamos dispostos a montar uma cooperativa habitacional para regularizar nossa situação, seja lá ou em outro lugar”, afirma Denise. Segundo ela, no entanto, lhes falta o conhecimento de como pôr em prática a ideia. “Queremos contribuir com o município, nos organizar e conquistar nossa moradia decente, mas para isso precisamos que a Prefeitura nos oriente”, complementou a sapateira.

De acordo com a diretora de Habitação e Cooperativismo do município, Selíria Márcia da Rosa, a iniciativa dos moradores é louvável e merece atenção. “Infelizmente não temos lotes emergenciais disponíveis para este tipo de situação”, lamenta a diretora. “Além disso, precisamos observar critérios sociais como a renda e a situação de risco para o direcionamento das famílias aos programas habitacionais”, pondera. Conforme sua avaliação, porém, estas pessoas são todas de baixa renda, o que faz com que se enquadrem nas prioridades da SEHAB. Para dar encaminhamento à questão, nos próximos dias será agendada uma reunião coletiva entre os moradores, o advogado de defesa das famílias e equipe da Secretaria de Habitação. Juntos, eles buscarão a melhor alternativa para o coletivo.

PAPO DE CULTURA - Ione Jaeger



DESTINO DE VELHO TEMA

Ele passava à noite à luz da lua,
Fitando estrelas num silêncio imenso,
Sem se lembrar que a vida tumultua
E avança e cresce num progresso intenso.

Era pequeno nesse tempo, e penso
Sorrira às vezes da mania sua.
Hoje, homem feito, sinto-me propenso
A ver a noite só, à luz da lua.

Muitos rirão de mim... a velha estória...
Não sorrira eu também de outros tantos,
Antes de ver no amor a eterna glória?

Velho tema, terás esse destino.
Basta ter certo alguém todos encantos
Que a gente sonha um dia, inda menino...

NEMÉZIO MIRANDA DE MEIRELLES

FOCO CRISTÃO - Cristian Dahmer


AMOR VERDADEIRO

“Quem ama é paciente e bondoso. Quem ama não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso. Quem ama não é grosseiro nem egoísta; não fica irritado, nem guarda mágoas. Quem ama não fica alegre quando alguém faz uma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo. Quem ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência..” (1 Coríntios 13. 4-7, Bíblia Sagrada Versão Nova Tradução na Linguagem de Hoje).

O capítulo 13 de 1 Coríntios fala do amor de forma genérica, pois podemos usá-lo para nos ensinar a como amar nossos irmãos no mundo, como podemos entendê-lo para nortear o nosso relacionamento amoroso e casamento. Focaremos, então, o amor de relacionamento entre homem e mulher, que é diferente da paixão. Na novela “Caminho das Índias”, da Rede Globo, temos uma situação entre os protagonistas que ilustra exatamente a diferença entre amor e paixão. Na história, a personagem Maya teve um relacionamento amoroso com Bahuan. Eles se apaixonaram, mas por uma tribulação enfrentada no namoro, acabaram se separando. Então Maya conheceu Raj, pelo qual não era apaixonada, mas sim prometida em casamento por seus pais. Ela casou com o rapaz, e hoje está construindo o amor com ele (expressão que os dois usam diversas vezes na novela). Ela está bem, está feliz, está em paz, porque não está escrava de um sentimento que a domina. Já Bahuan busca se vingar de Maya e Raj, por ela não querer ficar com ele.

Eu pergunto: Esse grande “amor” que eles sentiam um pelo outro, onde está? Se a Bíblia diz que o amor não se ressente do mal, não é vaidoso, porque esse ódio todo? É porque nunca existiu amor entre eles, o que existiu foi paixão, sentimento que todos procuram e dizem se chamar amor! Os apaixonados não são, necessariamente, pessoas ruins. Mas fazem coisas ruins porque se deixam dominar por esse sentimento. Ou então, por outro lado, sofrem exageradamente pelo término de um relacionamento. O sentimento da paixão não vem de Deus, pois Deus não quer que as pessoas sofram. Quem quer isso é o Diabo, que veio para “[...] matar, roubar e destruir [...]”. (João 10. 10).

Eu já me apaixonei e, quando olho pra trás, percebo que essas paixões só trouxeram sofrimento e lágrimas. Podem me perguntar se eu não fui feliz enquanto vivi aquelas paixões. Posso dizer que eu estava “feliz”, meu coração batia acelerado, mas foi momentâneo, mentiroso, pois a felicidade verdadeira não oscila conforme as circunstâncias e nem gera sofrimento. Alguns podem ler esse texto e dizer que eu estou traumatizado. Bem, tenho dois alicerces que sustentam a minha afirmação: Primeiro, os meus fundamentos se baseiam, teoricamente, na Palavra de Deus; segundo, ela está alicerçada, na prática, em minha experiência depois que comecei a viver esses ensinamentos. Eu não estaria falando de algo que eu não tivesse experimentado.

Quando estamos apaixonados, não queremos nos separar da pessoa, não porque a amamos, mas sim porque não queremos sofrer com a sua falta. As pessoas confundem essas duas coisas, mas o sofrimento apenas reflete a dor de quem o sente, uma dor egoísta, alimentada pela paixão. Queremos ter o outro para satisfazer o nosso coração. Mas Deus ensina que o amor não é egoísta, ele liberta, se doa. E você só consegue ter esse sentimento se você for livre.

Se você não tem esse amor que a Bíblia ensina pelo seu cônjuge, você não consegue suportar nada. Diversos casais se separam atualmente visto que a lei permite. É mais fácil se separar do que engolir o orgulho, ser humilde e lutar pelo casamento. Mas isso ocorre porque, geralmente, a época de namoro não foi usada para conhecer o cônjuge. Foi feito de tudo: festas, sexo, poemas, flores, mas o que verdadeiramente importa que é o conhecimento do caráter, dos objetivos para o futuro, da forma de pensar, da forma de agir, isso ficou pra depois.

Casais separam-se porque dizem que o cônjuge é “assim ou assado”, mas será que no namoro não se percebeu isso? Ou não se quis perceber! O relacionamento só dará certo se o casal for submisso a Deus e, antes de fazer a sua própria vontade, fizer a vontade do Senhor. Então não haverá mais separações, nem adultérios, nem egoísmos. O amor que emana de Deus supera qualquer dificuldade, pois quem o sente é paciente e bondoso, não busca seus próprios interesses, mas sim, o interesse do ser amado. Sendo assim, não há a necessidade de divórcio ou traições, desde que o casal tenha fé! Afinal, no altar foi prometido: na alegria e na tristeza. Jesus Cristo está vivo e ele tem o poder para transformar qualquer casamento destruído. Mas será que as pessoas têm fé no Senhor Jesus?

Caso você tenha dúvidas, comentários, ou queira se cadastrar para receber por e-mail os artigos semanais, mande um e-mail, sem anexos, para: meubaluarte@gmail.com . O Senhor Jesus mudou a minha vida e o meu caráter, e Ele com certeza fará essa mudança na vida de todos que o buscarem. Qualquer problema que você tenha, Jesus pode te libertar. Dívidas, doenças, vícios, depressão, insônia, inveja, prostituição, adultério, feitiço, separação. Ele está te chamando para te ajudar. Ele quer aliviar a sua dor. (Mateus 11.28-30).
Deus abençoe a todos com libertação, entendimento e salvação!

SEU DINHEIRO - Luiz Percy Denardin


Denardin Assessoria Empresarial Ltda.



MERCADO FINANCEIRO 15.06.09

Para 72% dos consumidores das classes A e B, crise mudará hábitos.
Fonte - Infomoney


"Para os especialistas, o pior da crise econômica internacional pode ter passado, mas seus efeitos trouxeram mudanças significativas no estilo de vida das pessoas. Ao menos é isso que 72% dos consumidores das classes A e B acreditam, revela a Pesquisa Social Odes 2009 - "Consumo em Tempos de crise", do Observatório de Sinais. De acordo com o levantamento, 30% acreditam que as mudanças serão efetivas e outros 42% dos consumidores dessa parcela da população concordam "em parte" que a crise trará mudanças efetivas e duradouras no estilo de vida das pessoas. No entanto, para a maior parte dos entrevistados (91%) a crise fará com que o consumidor fique ainda mais exigente e, com isso, o mercado terá de se adaptar.

Para 70% dos entrevistados pelo Observatório, essas mudanças já chegaram e fizeram com que eles mudassem algum hábito, por conta da crise. Dentre esses consumidores que mudaram hábitos, 29% mudaram a relação com o consumo, que agora é mais consciente. Ainda segundo o levantamento, os outros 30% afirmaram não ter mudado nenhum hábito por conta da crise. De modo geral, no entanto, 79% dos entrevistados admitem que estão pesquisando mais antes de comprar depois que os efeitos negativos da crise começaram a mostrar seus reflexos no País.

Ainda segundo a pesquisa, os consumidores mais abastados não estão otimistas com relação à posição do Brasil frente a crise. Isso porque apenas 14% dos entrevistados acreditam que "o Brasil sairá fortalecido" desse cenário instável. Para 45% dos pesquisados, a crise não está perto do fim e se perpetuará ainda por mais 6 meses ou mesmo 1 ano. Apesar do pessimismo, para esses consumidores há possibilidades de ajudar o País a sair da crise. Para 84% dos entrevistados, escolher produtos nacionais na hora da compra é uma das formas "corretas" de ajudar.

O levantamento Odes 2009 reflete os sinais socioculturais e comportamentais dos consumidores e foi realizada entre fevereiro e março deste ano. Foram entrevistados 614 consumidores das classes A e B, com formação superior e economicamente ativos. Dentre eles, 100 foram entrevistados em profundidade. Entre os outros 514 pesquisados, ouvidos por telefone, 54% são mulheres e os outros 46% homens. A maior parte desses (75%) residem nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul."


Wall Street em dia de fortes perdas.Lá fóra, os principais índices em Wall Street encerram com fortes perdas, hoje abalando os preços das commodities metálicas e do petróleo , em função da diminuição das espectativas pelo mercado, sobre a iminente recuperação da economia global. O secretário do Tesouro dos EUA, Timothy Geithner, afirmou nesta sessão que os mercados financeiros estão "na primeira etapa da recuperação" e que esse processo levará tempo. Ele defendeu a reforma proposta pelo governo no setor financeiro, com o objetivo de garantir que novas crises com as mesmas dimensões da atual não ocorram novamente. Disse também que o governo norte-americano não balanceou corretamente os riscos tomados nos últimos anos, acreditando que a economia de seu país enfrenta um período de grandes desafios tanto para as empresas quanto para os consumidores e a retomada pode ser mais lenta do que o de costume.

No que se refere aos preços do petróleo, o secretário geral da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), afirmou que uma valorização muito acelerada dos preços pode prejudicar uma recuperação da economia global, sendo necessário um preço estável para o produto.


Já o Petróleo, com os ganhos do dólar frente às divisas internacionais, os sinais negativos da economia norte-americana e a instabilidade política em grandes produtores mundiais do produto , os [reços da commoditie voltaram a cair. Em Londres o BRENT fechou a US$ 70,18 ( queda de 2,26% ) , e em Nova York, na Nymex fechou cotado a US$ 70,49 por barril ( queda de 1,97% ).

Por aqui, com base no mau humor externo e no recuo dos preços das commodities, após duas altas consecutivas, o indice doméstico sofreu um forte ajuste e recuou ao patamar do último dia 03 de junho. Destaque para a Petrobras nos noticiários com as declarações do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, de que, após se capitalizar no mercado internacional, a empresa detém cerca de US$ 31 bilhões em caixa para investir neste ano.

Em dia povoado de perdas, o destaque negativo ficou por conta dos papéis da Cyrela, que apagaram os ganho do último pregão. O destaque positivo do dia ficou por conta da LIGT3, entre os 3 unicos ganhos do dia entre os 65 integrantes do indice.Oscilando entre os 51.252 pts e os 53.558 pts, e com expressivo volume financeiro de R$ 7,6 bilhões em função do vencimento de opções, o IBOVESPA acabou fechando aos 52.033 pontos, representando uma queda de 2,85% em relação ao fechamento anterior. No diário, fechou sobre o suporte do canal em movimento lateral.

As poucas altas do dia ficaram por conta da Light ON ( 1,36% ), Natura ON ( 1,15% ) e Brasil T par ON ( 0,09% ). As maiores perdas do dia ficaram por conta da Cyrela ON ( 6,43% ), Gol PN ( 6,34% ), Tim Part ON ( 6,01% ), Telamr PNA ( 5,98% ) e Brasil T Par PN ( 5,80% ).

Já o dolar comercial, em função do forte movimento de ajuste nas principais bolsas, operou no campo positivo desde a abertura, mesmo com intervenção do Banco Central. A moeda norte-americana fechou cotada hoje a R$1,9520 apresentando uma uma forte alta de 1,40% em relação ao fechamento anterior. No mes acumula desvalorização de 1,06%, e no ano de 2009 acumula desvalorização de 16,39%. No mercado paralelo permaneceu estável nos R$2,0800, representando um ágio de 06,56% em relação ao dólar comercial.

IBOVESPA em forte movimento de ajuste cai para os 52.000 pontos.
INDICES INTERNACIONAIS

Dow Jones - queda de 2,13%
Standard & Poor's 500 - queda de 2,38%
Nasdaq - queda de 2,28%
FTSE 100 - queda de 2,61%
Nikkei - queda de 0,95%
Merval - queda de 0,90%
WINFUT queda de 3,22% - 51.970,00 pontos - no ano 36,76%.
IBOVESPA queda de 2,85% - 52.033,82 pontos - no ano 38,57%
Segue ao lado o fechamento de hoje dos principais ativos com o resultado acumulado de 2009 :
- PETR4 queda de 1,91% - 33,30 ( MIN 32,81, MAX 33,67 ) no ano 45,80%
- VALE5 queda de 1,36% - 32,70 ( MIN 32,05, MAX 32,75 ) no ano 36,88%
- GGBR4 queda de 5,23% - 20,29 ( MIN 20,02, MAX 21,09 ) no ano 34,73%
- ITUB4 queda de 3,44% - 30,92 ( MIN 30,14, MAX 31,63 ) no ano 18,47% ( Antiga ITAU4 )
- CSNA3 queda de 4,45% - 46,15 ( MIN 45,55, MAX 47,60 ) no ano 59,14%
- USIM5 queda de 3,48% - 40,25 ( MIN 39,51, MAX 41,20 ) no ano 51,77%
IBOVESPA - Caiu 1,45% no primeiros 10 minutos do pregão, e seguiu em queda no intraday até por volta das 14:30 horas , quando atingiu a minima do. A partir dai inverteu e recuperando parte das singnifacitvas perdas do dia, e acabou fechando aos 52.033 pontos, representando uma queda de 2,85% em relação ao fechamento anterior. No diário, fechou sobre o suporte do canal em movimento lateral, e retoma a cotação do fechamento do último dia 03.
MIN do dia 51.252 pontos / MAX do dia 53.558 pontos.