sexta-feira, 5 de junho de 2009

5 DE JUNHO - DIA MUNDIAL DA ECOLOGIA E MEIO AMBIENTE

“ Hoje em dia, o ser humano apenas tem ante si três grandes problemas que foram ironicamente provocados por ele próprio: a super povoação, o desaparecimento dos recursos naturais e a destruição do meio ambiente. Triunfar sobre estes problemas, vistos sermos nós a sua causa, deveria ser a nossa mais profunda motivação.” Jacques Yves Cousteau (1910 – 1997)

POLUIÇÃO E O MEIO AMBIENTE
O nível elevado de substâncias que poluem o ar, provindos de químicos – o monóxido, o dióxido de carbono, o dióxido de enxofre e outros, causados pelos lixos em abertos, o tubo de escape dos carros, pesticidas etc, são agentes da poluição atmosférica. Distúrbios respiratórios, alergias, lesões degenerativas no sistema nervoso ou em órgãos vitais, e o cancro, podem ser causados pelo ar, em cidades com elevada taxa de poluição atmosférica, apesar do homem não acreditar no mal que está causando a ele mesmo. A poluição do ar MATA!

A camada de ozônio, invisível, protege a superfície da Terra dos raios ultravioletas. Indispensável à sobrevivência dos seres vivos na terra, está sendo destruída pelo homem.A redução da camada de ozônio foi descoberta, primeiramente, sobre a Antárctida em 1986 pelo físico britânico Joe Farman. Noutras regiões "o escudo do ozono" está mais fino, permitindo a penetração dos raios ultravioleta e novos "buracos" poderão surgir sobre regiões populosas tornando-se um problema ambiental.

Porém, cientistas da NASA revelaram que o buraco de ozono sobre o Atlântico, está menor e dividido em dois. Isto devido às altas temperaturas verificadas na atmosfera nos últimos meses, podendo vir a desaparecer.

BIODIVERSIDADE – RIQUEZA NACIONAL

A privilegiada localização do Brasil na região tropical do globo terrestre, a dimensão territorial, com climas diferentes e solos diversos, condições favoráveis para a diversificação da grande riqueza nacional. Só na Amazônia existem 55 mil espécies de plantas, 428 de mamíferos, 1.622 de aves, 467 de répteis e 516 de anfíbios. A mata Atlântica é a segunda maior extensão original de florestas tropicais do Brasil. Na época do descobrimento do país, ocupava 1.3 milhões de quilômetros quadrados ao longo da costa brasileira, hoje reduzida a 12% desse número. O pau-brasil está em crescente extinção.


“Quando o homem pescar o último peixe, cortar a última árvore, matar o último animal, ele vai descobrir que não pode comer dinheiro.” Greenpeace

Colaboração Mauro Kern - Dep. Ecologia e Meio Ambiente
junho de 2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário