sábado, 12 de maio de 2012

Novo Hamburgo enfrentará Campos dos Goytacazes (RJ) no Dia do Desafio 2012

 João Alves


Evento promovido pelo Sistema Fecomércio-RS/ Sesc busca conscientizar
a população para a prática de exercícios físicos.


Foram definidas, nesta segunda-feira (07/05), quais cidades competirão entre si na edição 2012 do Dia do Desafio, que acontece em 30 de maio. O Dia do Desafio, institucionalizado em diversos países do mundo, busca promover a melhoria na qualidade de vida através da prática esportiva. Nesta, que é a 18ª edição brasileira do evento, Novo Hamburgo competirá com a cidade fluminense Campos dos Goytacazes. Confira, abaixo, a relação de disputas nos municípios da área de abrangência do Sesc Novo Hamburgo.

 Os confrontos foram definidos por meio de um sorteio, cujo critério é garantir que os adversários sejam municípios com número semelhante de habitantes. O evento propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. O vencedor será aquele município que mobilizar a maior porcentagem de pessoas em relação ao número de habitantes.

No dia 15 de maio, às 9h30, haverá o lançamento estadual da edição 2012, em Porto Alegre. A cerimônia, que será realizada no Café do Sesc Centro (Av. Alberto Bins, 665 - 2º andar), é voltada a convidados e à imprensa e contará com a presença de dirigentes do Sistema Fecomércio-RS/ Sesc, além de autoridades municipais e estaduais.

Sobre o Sesc - No Rio Grande do Sul, o Sesc está presente em mais de 450 municípios com atividades sistemáticas em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação.  Desta forma, o Sesc/RS desempenha o papel social, assim como o Senac o da qualificação profissional do Sistema Fecomércio-RS, entidade que atua em âmbito econômico, político e social pela constante qualificação e crescimento do setor terciário gaúcho. Saiba mais sobre o Sesc/RS em www.sesc-rs.com.br.


Veja abaixo os confrontos da região:

Araricá x Monte Belo do Sul (Rio Grande do Sul)
Estância Velha x Aguaí (São Paulo)
Ivoti x Castilho (São Paulo)
Lindolfo Collor x Gália (São Paulo)
Linha Nova x Itobi (São Paulo)
Morro Reuter x Cedral (São Paulo)
Picada Café x Brunópolis (Santa Catarina)
Presidente Lucena x Salvador do Sul (Rio Grande do Sul)
Santa Maria do Herval x Três Fronteiras (São Paulo)
São José do Hortêncio x Taiaçu (São Paulo)
Sapiranga x Camajuani (Cuba)

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Projeto de Redecker que beneficia segmento gospel é aprovado na CCJ


A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade, na manhã desta terça-feira (08), o parecer ao projeto de lei do deputado Lucas Redecker, que reconhece a música gospel como manifestação cultural no Rio Grande do Sul. Esse reconhecimento, junto com a alteração de artigo da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), permitirá ao segmento e os eventos a ele relacionados captar recursos junto a LIC. “O segmento da música gospel é um dos que mais cresce no país, entretanto, ele nunca foi incentivado pela LIC”, afirmou o parlamentar.


Iniciativas no sentido de reconhecer a força do segmento gospel ocorreram também na Câmara dos Deputados e no Senado. Em 2009, odeputado federal Robson Rodovalho (DEM-DF) apresentou na Câmara dos Deputados o projeto de lei 27/2009 sugerindo a inclusão da música gospel no rol de manifestações culturais a serem reconhecidas pela Lei Rouanet. Da mesma forma, a senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS) efetivou pedido de preferência para votação deste projeto ainda em 2011, e que acabou posteriormente sendo sancionado pela presidente Dilma.


Esse mercado movimentou mais de R$ 2 bilhões no país em 2011 e é um dos que apresenta um dos menores índices de pirataria, em comparação com os demais. Estimativas apontam que 40 milhões de brasileiros são hoje evangélicos. O projetode lei deverá ser votado em plenário pelos deputados nos próximos dias.
Maikerbfest promete diversão para comunidade hamburguense


Um evento que promete resgatar os costumes alemães em um dia cheio de atividades em Novo Hamburgo. A Prefeitura, por meio da Secretaria deCultura (SECULT), juntamente com a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana da Ascensão e a Sociedade de Canto UniãoFraternal, realiza no domingo, 13 de maio, mais uma edição do Maikerbfest. O evento terá início às 10 horas, com um passeio típico com bierwagen, partindo da Igreja da Ascensão (Rua Bento Gonçalves, 2394 - Centro) até a Sociedade de Canto União Fraternal (Av. Pedro Adams Filho, 3.973 – Pátria Nova).


O Maikerbfest será realizado no dia 13 de maio por ser no quinto final de semana após a Páscoa. Durante o dia, a comunidade poderá prestigiar apresentações diferenciadas, além de jogos germânicos, bandinha, show com a Tia Herta, artesanato, dentre outras atrações. Ao meio-dia acontece o almoço típico alemão, e a partir das 14 horas, o baile com a banda Só Se For Agora, além de  apresentações típicas e da apresentação da Banda Suplemento, no palco externo.


O evento ainda conta com algumas atividades especiais devido ao Dia dasMães, que acontece na mesma data, como jogos entre mães e filhos, fotos customizadas e outros. Para aqueles que querem participar do almoço, os ingressos estarão a venda na hora, e podem ser reservados com antecedência pelo telefone 3527-0602. O valor do ingresso é de R$ 14,90 por pessoa.


Concentração para passeio do Bierwagen
A partir das 9h30, a comunidade fará uma concentração em frente às bancas da Praça do Imigrante, no Centro, de onde sairá com a banda pelo Calçadão Oswaldo Cruz, e encontrará o bierwagen em frente à Igreja da Ascensão. Ao final do culto, às 10 horas, inicia o passeio até a Sociedade Fraternal, passando também pelo Centro dacidade.


O quê: Maikerbfest
Quando: Domingo,13 de maio, com início às 10 horas
Onde: Parte da Igreja da Ascensão (Rua Bento Gonçalves, 2394 - Centro)até a Sociedade de Canto União Fraternal (Av. Pedro Adams Filho,3.973 – Pátria Nova).
Faculdade de Tecnologia Senac-RS inscreve para curso de Sommelier
   
As aulas começam dia 21 de maio e as inscrições estão abertas na Unidade   

Orientar a melhor opção de bebida de acordo com o cardápio e o perfil do cliente. Essa é apenas uma das tarefas de um Sommelier. Este profissional está conquistando o mercado de trabalho em Porto Alegre e Região Metropolitana devido ao relevante número de consumidores de vinhos e espumantes.

   Os interessados em realizar uma capacitação na área podem inscrever-se no curso oferecido pela Faculdade de Tecnologia Senac-RS. As aulas iniciam no dia 21 de maio e as matrículas já podem ser feitas diretamente na Faculdade, localizada na Rua Coronel Genuíno,130. As vagas são limitadas.  

    No curso de 160 horas serão abordados conhecimentos como normas de etiqueta à mesa, aplicação de técnicas de atendimento adequadas a cada situação, aspectos relacionados com a vitivinicultura, enologia, entre outros. As aulas serão ministradas às segundas e às terças-feiras, das 19h às 22h, e aos sábados, das 9h às 12h e das 13h às 16h. Na semana em que houver aulas no sábado, não haverá aulas na terça-feira. Ainda será oportunizado duas visitas à vinícolas em dois dos sábados   e no mínimo dois jantares harmonizados. Mais informações podem ser adquiridas pelo telefone (51) 3022-1044 ou através do site www.senacrs.com.br/faculdades.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Encontro da ARAD será neste sábado

Neste sábado, dia 12 de maio, às 9h, acontecerá um encontro da Associação Rio-Grandense de Apoio ao Diabético de Novo Hamburgo (ARAD), na sala 402, no Campus I da Universidade Feevale (Av. Dr. Maurício Cardoso, 510). A palestrante será a fisioterapeuta Daniela Ballardin, que ensinará exercícios de pilates para melhorar a circulação sanguínea. O evento é gratuito e aberto à comunidade.