sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Notícias do Grupo Pensando Novo Hamburgo

OLÁ, AMIGOS E AMIGAS DO PENSANDO NOVO HAMBURGO!




SÁBADO, DAS 9H ÀS 12H, O PENSANDO NOVO HAMBURGO E A PREFEITURA MUNICIPAL (DEFESA CIVIL) ESTARÃO NA PRAÇA DO IMIGRANTE RECEBENDO DOAÇÕES PARA A CAMPANHA S.O.S RIO DE JANEIRO.

LEMBRAMOS QUE ALIMENTOS NÃO PERECIVEIS, ÁGUA MINERAL E MATERIAL DE HIGIENE SÃO EXTREMANTE IMPORTANTES NESSE MOMENTO.

EM BREVE ESTAREMOS MANDANDO O PRIMEIRO CAMINHÃO PARA O RIO DE JANEIRO, GRAÇAS AO APOIO DA COMUNIDADE E DE EMPRESAS DA REGIÃO.



PARTICIPE! AJUDE A LEVAR ESPERANÇA E FORÇA PARA AQUELES QUE PERDERAM TUDO.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Novo Hamburgo capacita servidores para novo sistema de gestão




Com o objetivo de dar continuidade ao processo de modernização do sistema de gestão pública, a Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação e Inclusão Digital (SETID), iniciou em janeiro uma série de treinamentos para os servidores municipais. Na capacitação, os profissionais conhecem e aprendem a operar o novo sistema integrado de gestão municipal. Contratado em agosto de 2010 por meio de licitação, o software é dividido em 11 módulos (confira lista abaixo), e oferecerá maior eficiência, segurança e agilidade no atendimento ao contribuinte.

Durante os meses de janeiro e fevereiro participarão do treinamento 125 servidores em 12 cursos diferentes. A previsão é de que quatro módulos do sistema estejam em funcionamento a partir de março. São eles: Gestão das Receitas Próprias, Gestão dos Contratos Habitacionais, Gestão dos Contratos de Aluguéis e Gestão dos Cemitérios Municipais. A partir de março serão treinados os servidores que trabalham em escolas e posteriormente será implantado o módulo de Gestão Escolar, que compreenderá os processos como matrícula, avaliação e frequência, além de biblioteca e merenda.



Investimento deve retornar em dois anos

O período de implantação total deve acontecer em até dois anos, e prevê serviços de instalação, migração de dados do sistema anterior, testes e treinamento dos servidores. O investimento é de aproximadamente R$ 2,7 milhões. De acordo com o Diretor de Tecnologia da Informação, Eder de Oliveira, este valor será recuperado pelo Município em cerca de dois anos de utilização do novo sistema. Além da otimização do trabalho e economia, ele também proporcionará o aumento da arrecadação. “Além de melhorarmos a segurança e a qualidade do trabalho dos servidores, também ampliaremos os serviços disponíveis no portal da Prefeitura”, comenta. Uma das principais vantagens do novo sistema é a utilização do conceito de cadastro único, que compartilha a mesma base de dados e elimina a duplicidade e redundância de registros. Assim, cada contribuinte é cadastrado uma única vez no sistema da Prefeitura, que pode ser consultado por qualquer uma das secretarias.



Conheça cada um dos módulos que serão instalados:

- Módulo de Gestão das Receitas Próprias: gestão dos processos da Secretaria da Fazenda (SEMFAZ) que compreendem a gestão tributária (ISSQN, IPTU, ITBI), das taxas diversas, das contribuições, da dívida ativa, das demais receitas não-tributáveis e da arrecadação municipal.



- Módulo de Ouvidoria e Solicitação de Serviços: gestão dos serviços de ouvidoria do Município, viabilizando um canal permanente de comunicação com o cidadão e um acompanhamento e mapeamento dos processos de trabalhos internos da Prefeitura no que diz respeito ao atendimento das solicitações.



- Módulo de Gestão Ambiental: gestão dos processos da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM) que compreendem atividades de licenciamento ambiental, alvarás, vistorias, automação de empreendedores e demais procedimentos da SEMAM.



- Módulo de Gestão dos Processos da PGM: gestão dos processos da Procuradoria Geral do Município (PGM) com a finalidade de possibilitar um efetivo acompanhamento e controle processual on-line.



- Módulo de Gestão de Recursos Humanos: gestão dos processos do departamento de gestão de pessoas que compreendem a administração do quadro de pessoal no que diz respeito ao cadastro de funcionários, folha de pagamento, benefícios, cedências, ponto eletrônico, recrutamento, seleção e treinamento.



- Módulo de Fiscalização do Município: Compreende rotinas que possibilitam um controle efetivo dos procedimentos de fiscalização municipal (notificação, intimação, autos de infração e multas), nas suas diversas secretarias e de acordo com a legislação vigente.



- Módulo de Gestão dos Projetos e Edificações: gestão e acompanhamento dos projetos de construção civil do Município, da administração do Plano Diretor Urbanístico Arquitetônico (PDUA), bem como da emissão de certidões de Habite-se e demais documentos oficiais relacionados.



- Módulo de Gestão Escolar: gestão integrada das escolas municipais compreendendo os processos de gestão acadêmica (matrícula, avaliação, frequência), gestão financeira, gestão da merenda escolar e gestão de bibliotecas, bem como a gestão dos processos vinculados a Secretaria de Educação e Desporto (SMED).



- Módulo de Gestão dos Contratos Habitacionais: destina-se ao gerenciamento dos contratos habitacionais do Município, por parte da Secretaria de Habitação (SEHAB), referentes aos assentamentos realizados pelo Fundo de Habitação Popular.



- Módulo de Gestão dos Cemitérios Municipais: Módulo de necrópoles, destinado a gestão dos processos realizados nas unidades de cemitérios do Município.



- Módulo de Gestão dos Contratos de Aluguéis: destinado ao gerenciamento dos contratos de aluguéis de imóveis e espaços públicos do Município, bem como dos aluguéis de espaços do Mercado Público e das concessões de uso de acordo com a legislação vigente.
Empreendedores Individuais devem declarar receita até o dia 31 de janeiro



Durante o ano de 2010 mais de mil trabalhadores informais de Novo Hamburgo se formalizaram e tornaram-se Empreendedores Individuais (EI). Ao ingressarem no programa, que tem como diferencial a facilidade de legalização gratuita, eles garantiram benefícios previdenciários, como impostos reduzidos e o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Mas para os Empreendedores Individuais continuarem com o CNPJ em dia, é necessário apresentar à Receita Federal a Declaração Anual de Receita relativa a 2010, até o dia 31 de janeiro. A tarefa pode ser feita diretamente no site www.receita.fazenda.gov.br, com a ajuda de contadores credenciados no Simples Nacional, ou na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SEDETUR), localizada no segundo andar da Prefeitura de Novo Hamburgo (Centro Administrativo Leopoldo Petry, 4201, bairro Canudos).

O diretor de Economia Solidária e Apoio a Microempresas, Ênio Brizola, reforça que a declaração é simples e importante para o governo saber as dificuldades e necessidades na área. “Ao apresentar a declaração à Receita Federal, o empreendedor ficará em dia e vai demandar políticas públicas a partir de informações que passará ao governo, que irá avaliar os pontos positivos, as necessidades e entraves que a Lei Geral do Microempreendedor apresenta”. Caso o Empreendedor Individual não faça a declaração, será cobrada uma multa e o CNPJ será bloqueado. Se a renda anual for maior do dos R$ 36 mil permitidos pelo programado, o trabalhador passa diretamente para o Simples Nacional”, informa.



Empreendedores precisam de alvará

Além de declarar a renda anual, os Empreendedores Individuais precisam de alvará de licenciamento para trabalhar formalmente, e para isso, é necessário estar atento ao prazo de emissão do documento. “Dos aproximadamente 1.500 Empreendedores Individuais que há em Novo Hamburgo, a metade ainda não emitiu alvará. Eles podem fazer isso até 180 dias após a data da regularização da empresa”, destaca Brizola. Para ter o alvará é necessário comparecer na SEDETUR com CNPJ, comprovante de residência, contrato social e CPF.



Principais benefícios da formalização

- Formalização simplificada, rápida, gratuita e feita pela internet

- Obtenção de número no CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica)

- Acesso a produtos e serviços bancários como pessoa jurídica

- Apoio técnico do Sebrae

- Segurança para desenvolver sua atividade, pois as regras só podem ser alteradas pelo Congresso Nacional

- Cobertura da Previdência Social para o Empreendedor Individual e sua família

- Emissão de nota fiscal para venda para outras empresas ou para o setor público

- Dispensa da formalidade de escrituração fiscal e contábil

- Desempenho de atividade de forma legal

Fonte: Ministério da Previdência Social

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Novo Hamburgo é destaque na Couromoda 2011




Mais uma vez a Prefeitura de Novo Hamburgo oportuniza a participação de empresas do setor coureiro calçadista do Município em importantes eventos do ramo. Pelo segundo ano consecutivo, o estande coletivo “Novo Hamburgo – Capital Nacional do Calçado” participa da Feira Internacional de Calçados, Artigos Esportivos e Artefatos de Couro - Couromoda, em São Paulo. Na 38ª edição do evento, que iniciou na segunda-feira, dia 17 de janeiro, 21 empresários estão expondo para o público nacional e internacional seus produtos fabricados em Novo Hamburgo. A abertura oficial da Couromoda 2011 contou com a presença do governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, do prefeito de Novo Hamburgo, Tarcísio Zimmermann e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo, Carlos Finck, entre outras autoridades.

Conforme o prefeito Tarcísio, o primeiro dia foi marcado com uma consideração explícita do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fernando Pimentel, em consideração ao setor industrial e coureiro-calçadista. “Ele trouxe toda a sua equipe para a solenidade de abertura. A expectativa é de que nos próximos meses ele possa aprovar e discutir propostas mais globais de desoneração de toda a indústria”, cita.



Autoridades visitam estande de Novo Hamburgo

Comprovando o expressivo destaque do estande de Novo Hamburgo na Couromoda, inúmeras autoridades passaram pelo espaço. Entre elas o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, o secretário de Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa, Maurício Dziedricki, a senadora Ana Amélia Lemos, e os deputados eleitos Ronaldo Zulke (federal) e Luis Lauermann (estadual).

A iniciativa do estande coletivo surgiu em 2010 com a finalidade de consolidar o Município como Capital Nacional do Calçado, além de fortalecer as vendas dos produtos locais. Desde então, Novo Hamburgo já participou da Couromoda 2010, da Francal, ambas em São Paulo, e do Salão Internacional do Couro e do Calçado – SICC, em Gramado. Todas as feiras têm sido um sucesso para as empresas participantes, tornando o Município, referência no setor. Na Couromoda deste ano, Novo Hamburgo será homenageada pela Associação Brasileira de Lojistas de Calçados e Artefatos (Ablac), como cidade Capital Nacional do Calçado. “Essa distinção que vamos receber é em função da potencialidade da produção de calçados na cidade”, explica o secretário Carlos Finck. A homenagem será realizada na segunda-feira, dia 17 de janeiro, durante o jantar anual de confraternização, que faz parte da agenda oficial da feira.



Estande tem 350 metros quadrados

No estande “Novo Hamburgo – Capital Nacional do Calçado”, o público pode conferir calçados e artefatos de couro fabricados no Município. São 21 empresas que dividem os 350 metros quadrados do estande expondo suas marcas e a Fenac. Os participantes passaram por uma seleção e capacitação que tratou de assuntos como abordagem, marketing, acompanhamento pós-feira e as formas de tratamento com clientes, fornecedores e representantes comerciais. A iniciativa conta com a parceria do Sindicato das Industrias e Calçados de Novo Hamburgo, SEBRAE, Feevale e ACI/NH. A Couromoda 2011 acontece até quinta-feira, dia 20 de janeiro, no Parque Anhembi, em São Paulo.