quinta-feira, 4 de junho de 2009

Secretários debatem programa de prevenção à violência

Titulares de secretarias municipais reuniram-se nesta quinta-feira, dia 4, para avaliar e debater as propostas do Programa de Prevenção à Violência (PPV) para Novo Hamburgo. Participaram da reunião a secretária de Saúde, Clarita de Souza; o secretário de Educação e Desporto, Alberto Carabajal; o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Luiz Fernando Farias; a secretária de Cultura, Anita de Oliveira e a secretária de Desenvolvimento Social, Jurema Guterres.
Coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o PPV tem como meta reduzir em pelo menos 20% os índices de violência em quatro anos, a partir de ações preventivas. Seguindo as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), a proposta é o enfrentamento da violência como um problema de saúde pública e não apenas de polícia. Participam do programa, criado no RS em 2007, os 50 municípios gaúchos com maiores índices de ocorrências por causas externas - suicídio, homicídio e acidentes de trânsito.

Durante o encontro com os secretários, foi apresentado um diagnóstico da violência no município, onde os bairros Canudos, Santo Afonso e São José aparecem como os mais violentos. Entre as medidas propostas pelo programa para Novo Hamburgo está a criação de cursos de capacitação profissional para adolescentes, programas de prevenção ao uso de drogas, realizados em parceria com a Guarda Municipal, além de programas de conscientização das mulheres vítimas de violência.
“Queremos operacionalizar propostas e gerar ações concretas em Novo Hamburgo”, disse a secretária de Saúde, Clarita de Souza. Ela também ressaltou a importância de que as unidades básicas de saúde (UBS) e o próprio Hospital Municipal informem sempre sobre atendimentos em que existam suspeitas da incidência de violência sobre o paciente, para que o caso seja analisado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário