quinta-feira, 4 de junho de 2009

Equinos do bairro Santo Afonso recebem atendimento em mutirão

Nesta quarta-feira, dia 3, as éguas e cavalos dos catadores de materiais recicláveis do bairro Santo Afonso receberam uma atenção especial. Um mutirão de atendimento a equinos foi realizado na Rua da Divisa, para orientar os criadores e medicar os animais. A atividade integra a programação da Semana do Meio Ambiente de Novo Hamburgo, que ocorre de 30 de maio a 7 de junho.
A ação, que contou com a participação de duas veterinárias e um agente ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (SEMAM), teve como objetivo melhorar a qualidade de vida desses animais, submetidos diariamente ao trabalho intenso. De acordo com a veterinária Cristine Becker, um dos grandes problemas é a falta de alimentação apropriada. “Muitas pessoas não dão o tratamento adequado aos animais por falta de orientação. Explicamos aos criadores que os equinos têm um desgaste muito grande e a energia precisa ser reposta, principalmente com sais minerais”, disse Cristine. A veterinária explica que outro problema freqüente é a tosse. “Eles têm muita tosse por causa do excesso de umidade e pó no ambiente em que vivem”, diz ela.
Todos os animais foram examinados, pesados e medicados. Entre os medicamentos utilizados estão vermífugos e antibióticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário