sábado, 31 de julho de 2010

MARCELO SGUASSABIA

Marcelo Sguassábia








O JEITO ERA JÂNIO






Embate político é jogo de vida ou morte. Mas ao que tudo indica, no tempo em que o Jânio Quadros fazia campanha para Presidente a coisa era bem mais tranquila, pelo menos no quesito comes e bebes. O homem chegava ao raio-que-o-parta num fusca caindo aos pedaços, terno com calça pula-brejo e mordiscando pão amanhecido com banana nanica. Um pouco antes de descer do carro, um assessor providencialmente polvilhava-lhe uma caspa de araque nos ombros, deixando o ilustre autor de dicionário exalando a Zé-Povinho.



Este ritual diário – quando não várias vezes num só dia – devia ser enfadonho para o célebre proibidor de brigas de galo. Mas pelo menos era seguro, o script não variava. O sanduíche de banana que empunhava era o salvo-conduto do homem da vassourinha para livrar-se de banquetes de Clotildes, até porque deduzia-se estar com o bucho a meio reservatório.



Com o tempo, a acolhida aos futuros representantes do povo com leitões, bobós e cozidos foi se tornando praxe como forma de externar apoio às candidaturas. E ai daquele que não limpasse o prato: em remotos rincões eleitorais de Minas, repetir menos de três vezes a galinha ao molho pardo era desfeita a exigir reparação no cano da garrucha. Famoso tornou-se, em meados dos anos 50, o caso Edivair Belenzinho. Disposto a qualquer sacrifício por uma cadeira no Legislativo, foi habitar o campo santo antes do pleito, tamanho o desarranjo advindo num outubro de sol quente em Três Corações, onde passou por uma gincana de cuscuz, rosquinhas de nata e um bolo salgado com cinco generosas camadas de recheio muito, mas muito pra lá de suspeito.



Patês de salmonela disfarçados de maionese também têm a fama de conduzir candidatos à presença de Jesus antes da hora, resultado igualmente atribuído às empadas de pupunha densamente povoadas de coliformes. Políticos mais experimentados, em geral postulantes à reeleição, reservam boa parte de sua verba à contratação de provadores – pagos para degustar todo e qualquer acepipe de associação comercial antes que cheguem a suas virginais boquinhas, mais afeitas aos canapés de foie gras de Brasília.



Outros, menos endinheirados, põem em prática um velho truque armado com seus guarda-costas. Ao perceberem o poder letal de certas coxinhas ou bolas de rum, chamam o fiel escudeiro para um cochicho ao pé do ouvido. Este achega-se ao patrão já abrindo o bolso do paletó, para onde discretamente escorrega a sinistra iguaria, capaz de levar um SUS inteiro a óbito. Assim, o guarda-costas transforma-se em guarda-comida.



Já dos pasteis de feira e das vacas atoladas o escape é bem mais complicado. No caso dos pasteis, em função da luz do dia, das câmeras de TV muito próximas e pelo fato da outra mão já estar, via de regra, ocupada segurando o guri de alguém da distinta freguesia. A vaca atolada, por sua vez, permite pouca ou nenhuma portabilidade para que ganhe o lixo mais próximo, e o volume que toma no prato impossibilita qualquer manobra discreta que a faça desaparecer.



Possível saída honrosa é declarar-se de antemão vegetariano, ainda que não seja e se farte o candidato de filé com fritas após os comícios do dia. Mas o risco de verduras, legumes e frutas mal lavadas, oferecidos às baciadas pela vereança correligionária, não tornam esta alternativa muito recomendável. Certo estava o velho Jânio. Aos sanduíches de banana!



© Direitos Reservados

DIRETO DO RIO DE JANEIRO - Nelson Tangerini

Nelson Tangerini


Tangerini lê Luiz Leitão em Niterói - RJ

Nelson Tangerini leu Luiz Leitão


no Corujão da Poesia

[Bar Conversa Fiada].

Niterói, RJ, 26.7.2010.



Foto de Vítor Vogel.



Nestor Tangerini era amigo de Luiz Leitão.
NOTA DE FALECIMENTO




Faleceu na manhã desta sexta-feira, dia 31 de julho, o ex-secretário Ivo Rubim Lorenz (PMDB). Lorenz foi o primeiro secretário de Indústria e Comércio de Novo Hamburgo, entre os anos de 1978 e 1982. Nascido em Dois Irmãos, Lorenz estava com problemas de saúde e faleceu aos 79 anos, vítima de parada cardíaca.

A família informou que o velório ocorre na Sala B da Funerária Krause e o sepultamento ocorrerá no Cemitério Evangélico de Novo Hamburgo, às 10 horas deste sábado, dia 1º de agosto.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Lula assina contrato para macrodrenagem em Novo Hamburgo



O presidente Lula assinou nesta quinta-feira, dia 29 de julho, os contratos para a realização de diversos projetos de macrodrenagem em Novo Hamburgo, que prevêem melhorias nas redes de saneamento básico e esgotos pluviais na Cidade. Os recursos estavam garantidos pelo Município dentro do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC 2, e somam cerca de R$ 22,7 milhões. “Nunca se investiu tanto em infraestrutura neste Estado como está sendo feito agora pelo Governo Federal. Isso é o que todos os governantes devem fazer”, assinalou o presidente Lula.

Segundo o Ministro das Cidades, Marcio Fortes, que também esteve em Porto Alegre na solenidade desta quinta-feira, esse é um reconhecimento para a comunidade do Vale do Sinos. “As cidades daquela região precisam de um cuidado especial”, garantiu o ministro. Conforme o prefeito de Novo Hamburgo, Tarcísio Zimmermann, que assinou o contrato, ao lado do presidente, as obras devem iniciar ainda neste ano. “Esse financiamento é negociado desde 2009. Foi o primeiro projeto apresentado junto ao Governo Federal, e agora estamos colhendo os resultados”, destacou.

Outros projetos hamburguenses devem ser contemplados dentro do Programa de Aceleração do Crescimento nos próximos meses. De acordo com Tarcísio, o município deve receber recursos para sistemas de tratamento de esgotos, abastecimento de água e habitação.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

SEMANA DA FOTOGRAFIA

Exposições dão ponta-pé inicial a Semana da Fotografia 2010


Imagens produzidas no ano passado estarão expostas no Bourbon Shopping Novo Hamburgo a partir de segunda-feira

Fotógrafos profissionais e amadores que se preparam para a 2ª edição da Semana da Fotografia de Novo Hamburgo, entre 15 e 22 de agosto, começam a entrar no clima. Já na próxima semana, começam as exposições que compõem o evento. A partir de segunda-feira, dia 02, fotos produzidas na Maratona Fotográfica em 2009 estarão expostas no Bourbon Shopping Novo Hamburgo.

Imagens de fotógrafos reconhecidos na cidade e no Estado também vão enfeitar a cidade nos próximos dias. Na terça-feira, 03, o Espaço Cultural Albano Hartz recebe as mostras Rio dos Sinos, de Guto Maahs; Foto na Lata, de Jorge Aguiar; Por Rica, de João Ricardo e Ao Natural, de Joel e Isa Reichert. Já no dia 04, Novo Hamburgo à Moda Antiga, de Gilberto Winter, é a atração na Prefeitura Municipal.





SEMANA DA FOTOGRAFIA

A 2ª Semana da Fotografia é uma realização da Oficina de Photographia, mantida pelos irmãos Joel e Isa Reichert, autores do livro de fotos Novo Hamburgo – a cidade se revela. A abertura ocorre no dia 15 de agosto. Serão atividades que vão de mini-cursos, debates, exposições, caminhadas e, até a Maratona Fotográfica.

As oficinas são gratuitas. Basta entrar em contato pelo telefone 51 - 3593-3128 ou pelo e-mail joeleisareichert@sinos.net. Para as palestras com profissionais da área, a inscrição custa R$80,00. O encerramento ocorre com mesa redonda no Espaço Cultural Albano Hartz, dia 22 de agosto. O evento é alusivo ao Dia da Fotografia, celebrado em 19 de agosto.





PROGRAMAÇÃO DE EXPOSIÇÕES

- Participantes da Maratona Fotográfica 2009 – no Bourbon Shopping, de 2 a 13 de agosto.

– Rio dos Sinos - Guto Maahs - no Espaço Cultural Albano Hartz, de 3 a 22 de agosto.

– Foto na Lata - Jorge Aguiar – no Espaço Cultural Albano Hartz, de 3 a 22 de agosto.

– Por Rica - João Ricardo – no Espaço Cultural Albano Hartz, de 3 a 22 de agosto.

– Ao Natural - Joel e Isa Reichert – no Espaço Cultural Albano Hartz, de 3 a 22 de agosto.

– Novo Hamburgo à Moda Antiga - Gilberto Winter - na Prefeitura Municipal, de 4 a 23 de agosto.

– Um mundo de fotos - Ita Kirsch – na Galeria Modernidade, de 19 a 31 de agosto.

– Varal Fotográfico - Sinos foto Clube – no Receptivo Turístico, de 15 a 22 de agosto.

– A fotografia no contexto das artes visuais - Alunos do curso de Artes Feevale – no Espaço Arte Um, no Campus I da Feevale, de 15 a 22 de agosto.

- Olhares sobre Novo Hamburgo dos Educadores de mídia e educação – na Tenda Fotográfica (em frente ao Espaço Cultural Albano Hartz), de 15 a 22 de agosto.

– Dinâmica da Luz - Denise Wichmann - no Campus II da Feevale, de 15 a 22 de agosto.

· Mais informações em www.joeleisareichert.com.br

SEU DINHEIRO - Luiz Percy Denardin

Luiz Percy Denardin Filho
Denardin Assessoria Empresarial


VISUALGRAF
- IMPRESSÃO DE GRANDES E PEQUENOS FORMATOS

- FACHADAS DE EMPRESAS

- OUTDOORS E BACKLIGHTS

- PERSONALIZAÇÃO DE CARROS

FONE: 3556-3535 ou

9102-9081

Denardin Assessoria


Empresarial

- CONSULTORIA FINANCEIRA

- INVESTIMENTO EM AÇÕES

- PROJETOS PARA FINANCIAMENTOS

- ASSESSORIA GERENCIAL

FONE: 3207-3026 ou

9989-2757











































O Ambiente

Conta uma popular lenda do Oriente, que um jovem chegou à beira de um oásis, junto a um povoado e, aproximando-se de um velho, perguntou-lhe:

- Que tipo de pessoas vive neste lugar?

- Que tipo de pessoas vive no lugar de onde você vem? - perguntou por sua vez o ancião.

- Oh! Um grupo de egoístas e malvados - replicou-lhe o rapaz. Estou satisfeito por ter saído de lá.

E o velho replicou: - a mesma coisa você haverá de encontrar por aqui.

No mesmo dia, um outro jovem se acercou do oásis para beber água e vendo o ancião perguntou-lhe:

- Que tipo de pessoas vive por aqui?

O velho respondeu com a mesma pergunta:

- Que tipo de pessoas vive no lugar de onde você vem?

O rapaz respondeu:

- Um magnífico grupo de pessoas, amigas, honestas, hospitaleiras. Fiquei muito triste por ter de deixá-las.

- O mesmo encontrará por aqui - respondeu o ancião.

Um homem que havia escutado as duas conversas perguntou ao velho:

- Como é possível dar respostas tão diferentes à mesma pergunta?

Ao que o velho respondeu:

- Cada um carrega no seu coração o meio ambiente em que vive.

Aquele que nada encontrou de bom nos lugares por onde passou, não poderá encontrar outra coisa por aqui.

Aquele que encontrou amigos ali, também os encontrará aqui. Somos todos viajantes no tempo. O futuro de cada um está escrito no seu próprio passado.

Ou seja, cada um encontra na vida exatamente aquilo que traz dentro de si mesmo.

O ambiente, o presente e o futuro somos nós que criamos e isso só depende de nós mesmos.





"Você nunca enfrentará um problema que não esteja carregado de oportunidade."

( Sêneca )



"Quando escrita em Chinês, a palavra crise está composta de dois caracteres, um representa perigo, o outro representa oportunidade."

( John F Kennedy )



'Problemas podem se tornar oportunidades quando as pessoas certas vierem junto."

( Robert South )



"As oportunidades são como o nascer do sol. Se você esperar demais, vai perdê-las."

( William Arthur Ward )



"Sorte é o que acontece quando a capacidade encontra-se com a oportunidade."

( Sêneca )









INFORMAÇÕES SOBRE O MERCADO FINANCEIRO DE HOJE







Os principais índices acionários norte-americanos , intensificaram as perdas com a divulgação do Livro Bege do Fe, que indicou estagnação em algumas regiões da economia do país. Com indicadores negativos e resultados corporativos divergentes, o pessimismo predominou e bolsas de Wall Street fecharam em queda nesta quarta-feira (



Os principais índices acionários europeus , encerraram com sinais divergentes nesta quarta-feira, interrompendo assim seqüência de ganhos que já durava seis sessões. O otimismo dos investidores declinou após os pedidos de bens duráveis nos EUA terem apresentado um declínio inesperado, o que ofuscou o resultado positivo de algumas companhias.





IBOVESPA - Hoje predominando as definições a respeito do setor de telecomunicações, com as ações das empresas do setor se destacando nas duas pontas do índice, e avaliando resultados corporativos de peso reportados na sessão, marcou sua oitava sessão de alta consecutiva. Oscilando entre os 66.427 pontos e os 67.050 pontos, hoje com um volume financeiro de R$ 5,77 bihões, acabou fechando aos 66.808 pontos, representando uma valorização de 0,20% em relação ao fechamento anterior. No diário, em movimento em LTA, com próxima RES nos 67.116 pontos..



Já o dólar comercial, após iniciar o dia com leve alta e manter-se no campo negativo durante toda a tarde, foi amenizando gradualmente suas perdas na reta final de negócios, chegando nos instantes finais de negociação com cotação bem próxima do fechamento anterior. Dessa forma a moeda norte-americana fechou cotada a R$ 1,7710 representando uma leve alta de 0,06% em relação ao fechamento anterior. No mês acumula desvalorização de 1,83% e no ano a valorização é de 1,71%.







ÍNDICES INTERNACIONAIS

USA - Dow Jones - queda de 0,38%

USA - S & P 500 - queda de 0,69%

USA - NASDAQ - queda de 1,04%

ENG - FTSE 100 - queda de 0,86%

JAP - Nikkei - alta de 2,70%

ARG - Merval - queda de 0,56%



Segue abaixo o fechamento de hoje de principais ativos e ao lado acumulado 2009.

- WINFUT queda de 0,16% - 67.035,00 pontos - 2009 + 81,97%

- IBOVESPA alta de 0,20% - 66.808,25 pontos - 2009 + 81,88%



- BVMF3 alta de 2,08% - 12,79 / 2009 + 107,98%

- PETR4 queda de 0,64% - 27,80 / 2009 + 60,64%

- VALE5 altade1,31% - 42,50 / 2009 + 76,64%

- GGBR4 alta de0,39% - 25,81 / 2009 + 93,49%

- ITUB4 queda de 2,34% - 39,40 / 2009 + 48,24%

- CSNA3 quedade0,86% - 29,39 / 2009 + 90,45%

- USIM5 alta de 1,52% - 52,98 / 2009 + 87,63%

- CYRE3 alta de 1,77% - 23,60 / 2009 + 162,11%

- RSID3 queda de 3,02% - 15,42 / 2009 + 300,00%

IBOVESPA – Após abrir em queda, marcou a minima do dia por volta das 10:30 horas Inverteu e apresentando a máxima do dia, acabou fechando aos 66.808 pontos, representando uma valorização de 0,20% em relação ao fechamento anterior. No diário, em movimento em LTA, com próxima RES nos 67.116 pontos.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Br-116 interrompida no final de semana

Obras interrompem trânsito na BR-116 neste fim de semana
Horários das formaturas serão mantidos na Universidade Feevale


De quinta-feira, 29, até sábado, 31, acontecem mais cinco formaturas no Campus II da Universidade Feevale. Na quinta-feira, às 20 horas, no Salão de Atos, será realizada a colação de grau da turma de Sistemas de Informação. Na sexta-feira, será a vez dos cursos de Letras (18h, no Salão de Atos) e Educação Física (20h, na Rua Coberta). No sábado também ocorrem duas formaturas: Ciências Farmacêuticas (18h, no Salão de Atos) e Direito (20h, na Rua Coberta).
Os responsáveis pela organização das formaturas lembram que a BR-116 estará bloqueada neste fim de semana, na altura do km 260, no limite entre Canoas e Esteio, para substituição de módulos do viaduto da Petrobras. A interrupção do tráfego deve começar as 22h de sexta-feira e se estender até as 6h de segunda-feira, dia 2 de agosto.

Os organizadores lembram que o horário das cerimônias não será alterado. Portanto, é importante salientar que os formandos que utilizam a BR-116 saiam mais cedo das suas casas e não se atrasem.
Saiba mais:

O trânsito da BR-116 deve ser desviado por rotas alternativas. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) recomenda aos motoristas que trafegarem no sentido Interior-Capital que peguem o acesso ao Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, seguindo pela Avenida Guilherme Schell, em Canoas, ou que usem a RS-118, em Sapucaia do Sul. No sentido Capital-Interior, podem ser utilizadas as ruas laterais da rodovia ou o desvio pela RS-118. A empresa encarregada da obra sinalizará os desvios.

Segundo o Dnit, um guindaste de 500 toneladas será utilizado no procedimento, que mobilizará 50 trabalhadores. Entre a noite de sexta e a manhã de sábado, a atual estrutura será removida sem o uso de explosivos. A montagem dos novos módulos começará em seguida e deve estar concluída até a manhã de segunda. A operação pode ser transferida em caso de mau tempo.

Agentes Comunitários de Saúde

FSNH prorroga inscrições de concurso para 125 Agentes Comunitários de Saúde



O concurso público para Agentes Comunitários de Saúde teve as inscrições prorrogadas. Agora os interessados têm até o dia 9 de agosto para se candidatarem a uma das 125 vagas disponíveis em diversos bairros hamburguenses, com salários de R$ 700. As provas acontecerão no dia 22 de agosto, em local a ser divulgado a partir de 10 de agosto pelo site www.fundacaolasalle.org.br/.

Os candidatos deverão ter 18 anos ou mais e possuir pelo menos o Ensino Fundamental completo. Todos os demais requisitos do candidato, bem como a ficha de inscrição, podem ser encontrados no endereço eletrônico da Fundação La Salle.

Direito da Pessoa com Deficiência

Município participa da 1ª Conferência Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência



A Coordenadoria de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência (CPPD) é uma das apoiadoras da 1ª Conferência Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que será realizado no dia 11 de agosto, às 9 horas, na Câmara de Vereadores de São Leopoldo. O evento é uma promoção do Conselho Municipal dos Direitos e Cidadania da Pessoa Portadora de Deficiência de Novo Hamburgo e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Leopoldo. Além da CPPD, a atividade conta com o apoio da Diretoria Municipal de Políticas para as Pessoas com Deficiência de São Leopoldo.

O encontro terá como tema central a “Inclusão com Qualidade de Vida” e servirá de preparação para a 3ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que ocorre nos dias 13 e 14 de setembro. A atividade estadual analisará os obstáculos e avanços da política estadual dirigida ao segmento. Também será discutida a consolidação das conferências e fóruns municipais e regionais que tenham sido realizados.



Programação ampla

A programação conta com três atividades distintas. Serão duas palestras, uma pela manhã, sobre esporte, turismo e lazer, e outra à tarde, sobre educação e saúde. Em outro momento, acontece a apresentação de propostas a serem levadas à Conferência Estadual. Além disso, ocorre a eleição dos delegados que irão representar os municípios na conferência de setembro. Outras informações sobre o encontro podem ser obtidas na CPPD, pelo telefone (51) 3594-9999, ramal 9186.



O quê: 1ª Conferência Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Quando: dia 11 de agosto, das 9 às 17 horas

Onde: Câmara de Vereadores de São Leopoldo (Rua Independência, 66 – Centro, São Leopoldo)

NOTÍCIAS DA CÂMARA DE NOVO HAMBURGO

- Comissão reforça solicitação de equipe para UBSs


Postos precisam frequentemente de pequenos reparos e consertos



Gerson Peteffi (PSBD), médico e secretário da Comissão de Saúde, voltou a

pedir ao Executivo, na sessão plenária de terça-feira, 27, uma equipe

exclusiva para realizar reformas e consertos nas unidades básicas de saúde

da cidade. "Recentemente, um cidadão de mais de 80 anos, que trabalhou

como marcineiro, arrumou as janelas de um posto sem cobrar nada", contou.



"Está mais do que na hora de termos esse grupo de profissionais. A

depreciação acontece, ninguém está criticando isso. O que não podemos é

ficar sem condições adequadas para o trabalho", prosseguiu o tucano. Raul

Cassel (PMDB), presidente da comissão e também médico, lembrou que existe

uma equipe similar na secretaria da Educação, que fuciona muito bem.



Hospital Municipal

Os dois veradores também falaram, novamente, sobre a necessidade da

conclusão das obras de expansão do Hospital Municipal. "Os 60 leitos

inacabados estão fazendo falta para a comunidade", frisou Peteffi.





*



- Pedidos de providências abordam trânsito e limpeza

Vereadores solicitam à prefeitura melhorias em vários bairros



Melhorias no trânsito e limpeza das ruas são essenciais para um dia a dia

de qualidade. Por isso, diversos pedidos de providências feitos pelos

vereadores no início dessa semana abordam essas duas áreas.



O presidente da Casa, Jesus Maciel (PTB), solicitou operação tapa-buracos

na rua Araújo Viana, em frente à escola São João, e conserto da pista de

rolamento da rua Demétrio Ribeiro, em frente ao Centro Social Urbano, no

bairro Guarani.



Carmen Ries (PT) busca a colocação de bancos na parada de ônibus da rua

Dr. Karl Wilhelm Schinke, no bairro Rondônia, e na da rua Ícaro, em

Canudos. Ela ainda destacou a necessidade de uma operação tapa-buracos na

rua Mauá, na esquina com a avenida Victor Hugo Kunz, em Hamburgo Velho.



Patrolamento e britagem na rua Benjamin Altmayer, no bairro Roselândia,

são demandas encaminhadas à prefeitura por Luiz Carlos Schenlrte (PMDB).

Ele sugere também a construção de um canteiro central na avenida

Presidente Lucena, no Boa Saúde, da rótula com a rua Rincão até a rótula

com a avenida Pedro Quaresma da Silva. "Ali são registrados inúmeros

acidentes, causados por ultrapassagens indevidas, principalmente nos

horários de pico", explica o peemedebista.



Gilberto Koch (PT) apontou que é preciso colocar britas nas ruas Oito,

Quinze e Dezesseis, no bairro Santo Afonso. Buracos na rua Tupinambá, no

Rio Branco, chamaram a atenção de Volnei Campagnoni (PCdoB).



Limpeza e outras melhorias

Carmen também pede limpeza em um terreno da rua Albino Momberger, em

Canudos; e Carlinhos, recolhimento de lixo e galhos na avenida Alcântara,

no mesmo bairro.



Entulhos na rua Três de Maio, no São Jorge, mobilizaram Gerson Peteffi

(PSDB). E Volnei informou a prefeitura sobre a sujeira acumulada na

boca-de-lobo em frente ao número 805 da rua do Ipê, no Ideal.



Betinho, além da retirada de galhos e entulhos da rua Vidal de Negreiros,

no Operário, busca a colocação de canos de esgoto pluvial na rua Planalto,

no Santo Afonso, e a manutenção dos brinquedos da praça Erno Remi Coller,

também no Operário.





*



- Vereadores comentam decisão sobre Lei dos Mercados

TJ/RS considerou inconstitucional a restrição aos horários do comércio



A decisão do Tribunal de Justiça do Estado, que considerou

inconstitucional a Lei dos Mercados (Lei Municipal 2.005/2009) no início

dessa semana, gerou manifestações dos vereadores na sessão de terça-feira,

27. O projeto que deu origem à nova legislação, uma iniciativa de Alex

Rönnau (PT), foi assinado também por Gilberto Koch (PT), Sergio Hanich

(PMDB) e Volnei Campagnoni (PCdoB). O objetivo era restringir o horário de

funcionamento dos mercados, como forma de preservar os pequenos

comerciantes, que sofrem com a concorrência de grandes redes.



Entretanto, com a decisão do TJ/RS, a restrição prevista naquele

regramento não pode mais ser aplicada. A Lei dos Mercados não permitia que

os estabelecimentos abrissem fora dos seguintes horários: de segunda a

sábado, das 7h30 às 21 horas, e no domingo, das 8 às 12 horas. A Ação

Direta de Inconstitucionalidade (ADI) foi proposta pelo Partido

Progressista (PP).



Matias Martins (PT) salientou, na tribuna, que quando os parlamentares

aprovaram a lei, estavam preocupados com a economia local. "São esses

estabelecimentos que, quando a cidade passa por crises, vendem no caderno

e acolhem mais trabalhadores." Segundo ele, há grandes redes que

desenvolvem a chamada economia predatória. "Hoje, não precisamos andar

muito para achar uma loja de uma grande rede. Elas vendem um produto mais

barato do que nas pequenas casas, e quando essas quebram, adonam-se da

clientela." Betinho concordou com o correligionário. "Um dos mercados mais

tradicionais da cidade já fechou as portas."



Já Vladi Lourenço (PP) discordou dos petistas. "Defendemos a livre

iniciativa. Essa lei poderia fazer com que centenas de empregos fossem

perdidos. Temos uma estimativa de que 600 pessoas ficariam sem trabalho

por causa da restrição."

NOTÍCIAS DA CÂMARA DE NOVO HAMBURGO

PROJETO BOMBEIRO MIRIM RECEBE HOMENAGEM DA CÂMARA

Plenário ficou lotado de crianças, professores e policiais militares



Por requerimento de Gilberto Koch (PT), o projeto Bombeiro Mirim do Corpo

de Bombeiros de Novo Hamburgo recebeu uma homenagem na sessão desta

terça-feira, 27, pelo seis anos de atividades voltadas à educação de

jovens. As galerias da Casa ficaram lotadas, com crianças, professores e

policiais militares.



Foi mostrado um vídeo com imagens do trabalho realizado com os aprendizes.

No final da solenidade, o Major Cleber Pereira recebeu uma placa

comemorativa das mãos de Betinho. Os soldados Elias de Oliveira, Ezequiel

Pereira dos Santos e Carlos Antonio Forlin, além das colaboradoras Vera

Pinheiro dos Santos e Jaqueline Angelita Affonso, receberam certificados.



O projeto é realizado na cidade desde 2005. Os interessados devem ter

entre oito e 14 anos e entrar em contato com os bombeiros no início de

março. Há 100 vagas por ano. O treinamento ocorre sempre em maio e junho,

e a formatura é no início de julho.



Elogios

"Ficamos muito felizes ao ver o plenário cheio", disse Betinho. "Essa ação

tem grande importância. Não há palavras suficientes para louvá-la. Esses

movimentos mostram a capacidade que os jovens têm para construir um futuro

melhor. E proporciona um presente melhor." O petista ressaltou o apoio de

todos os vereadores para a realização do programa. "Uma das

características do projeto é ensinar não apenas primeiros socorros, mas

cidadania. Outra, é como fica o ambiente depois. É o que se chama de

plantar a semente", frisou.



Raul Cassel (PMDB) elogiou Betinho pela iniciativa. E contou que foi pai

de um bombeiro mirim. "Por isso, acompanhei muito de perto tudo o que

acontece nesse projeto. É sensacional. Noções de respeito, cidadania,

disciplina e patriotismo nunca vão sair de moda. Além disso, são

repassadas noções de prevenção de acidentes e de primeiros socorros." Ele

afirmou que, para as crianças, essas atividades são excelentes. "Aposto

que vocês chegavam em casa cheios de novidades. Sem falar no momento da

formatura, que é muito bonito. Parabéns ao Corpo de Bombeiros."



Gerson Peteffi (PSDB) destacou a credibilidade que tem o Corpo de

Bombeiros. "Isso é importante para os bombeiros mirins. Vocês têm, dentro

do peito, orgulho por essa credibilidade. Nos seus lares certamente não

haverá drogas, roubos nem mentiras. Vocês já militam por bons valores.

Deixo um apelo para que todos continuem como uma grande corporação, como

pessoas de bem, não apenas dentro do Corpo de Bombeiros."



O presidente da Câmara, Jesus Maciel (PTB), citou a importância dos pais

no desenvolvimento dos jovens cidadãos. E salientou a responsabilidade que

os bombeiros têm em momentos difíceis. "Não se houve falar em negligência

entre os bombeiros. Ninguém se omite." O petebista lembrou a importância

do treinamento na prevenção de acidentes. "O conhecimento pode até salvar

vidas. Por isso, as crianças merecem elogios."



Fazer a diferença

"O Corpo de Bombeiros de Novo Hamburgo faz muito mais do que apagar

incêndio. Certamente, esse trabalho está fazendo diferença na comunidade",

disse o Major Cleber Valinodo Pereira, comandante do 2º Subgrupamento de

Combate a Incêndio. Ele elogiou a competência e o profissionalismo de

todos os servidores. "O que temos de mais importante não são as viaturas,

os capacetes nem a tecnologia. São as pessoas."



O Major explicou como o projeto se iniciou na cidade. "O descuido é a

primeira faísca de qualquer incêndio. No efetivo, temos 34 bombeiros para

toda a cidade e para Ivoti e Estância Velha. É pouco. Só que sempre iremos

enfrentar problemas. Temos que criar alternativas. Por isso, nos reunimos

e chegamos a um consenso: trabalhar na prevenção. Hoje, temos 568

bombeiros mirins. E esse projeto é apenas um dos vários que estamos

realizando."



O Tenente Coronel Rodolfo Pacheco, comandante do 2º Comando Regional de

Bombeiros do Vale dos Sinos, agradeceu os pais pela confiança. Ele afirmou

que o apoio da sociedade para a realização dos projetos é fundamental. "O

Corpo de Bombeiros busca fortalecer os princípios que os senhores passam a

seus filhos em casa." Ele também disse que a principal forma de lidar com

incêndios é a prevenção. "Esse fortalecimento do conhecimento nos deixa

muito satisfeitos. Mas o programa vai além." O Tenente Coronel terminou

sua fala citando Pitágoras: "Eduquemos as crianças, e não será necessário

castigar os homens".



Relatos

Carla de Oliveira, mãe de dois bombeiros mirins, Júlia e Lucas, falou em

nome dos pais dos participantes. "Tornar-se um bombeiro, quem nunca sonhou

com isso? Acredito que as crianças que participaram do projeto tornaram

esse sonho realidade. Todo o respeito, a educação e a sabedoria foram

ensinados e exigidos durante o treinamento. Esse aprendizado vale ouro

para nosso filhos. É fundamental para o crescimento", disse. "Muitos

adultos não tiveram essa oportunidade, de aprender os cuidados que temos

que ter em casa com velas, com o fogão, com o botijão de gás. E também a

fazer rapel, a usar o extintor de incêndio. São muitos exemplos. Nosso

muito obrigada do tamando de um coração de mãe."



O bombeiro mirim Marcus Vinicius de Lima, 12 anos, destacou o que aprendeu

durante o curso. Sua colega Alexia Schiefelbein, 11 anos, afirmou que o

treinamento a ajudou até na escola. "Muito obrigada a todos", exclamaram

juntos.



Consciência

0 programa Bombeiro Mirim busca a socialização da criança e do jovem de

baixa renda por meio de uma reeducação para a convivência em sociedade,

tendo como base sua formação integral. As crianças recebem das Unidades de

Bombeiros da Brigada Militar noções básicas de primeiros socorros e

prevenção de incêndio. Com isso, despertam para conceitos de disciplina,

responsabilidade, motivação para o trabalho e a consciência de sua

importância na sociedade através de serviços e esclarecimentos prestados à

comunidade.



*



- Caçambas coletoras terão que pagar estacionamento



Proposta de Raul Cassel estende obrigação aos "papa-entulho"



Em busca de uma solução para o problema das caçambas estacionadas por

diversos dias em vias públicas, Raul Cassel (PMDB) apresentou o Projeto de

Lei 36/2010. O texto, aprovado por nove votos a dois, em primeiro turno,

na sessão desta terça-feira, 27, determina que as caçambas coletoras de

entulho depositadas nas áreas destinadas ao estacionamento pago não estão

isentas da taxa de estacionamento.



Cassel explicou que houve uma reunião com representantes da Comur para

tratar do tema. "Existe a necessidade do serviço, mas também ocorrem

abusos." Por isso, frisou, essas caçambas não devem ser isentas do

pagamento. "A regulamentação, contudo, ficará a cargo da Comur."



Justificativa

"O proprietário de veículo automotor deve, principalmente na área central

da cidade, contribuir com o sistema de estacionamento rotativo Faixa

Nobre, que exige a rotatividade de uma em uma hora ou a renovação do

cartão mediante o pagamento de mais uma taxa. Não é justo que, ao

depositar uma caçamba para recolhimento de resíduos na área de abrangência

do sistema de estacionamento rotativo o contratante e o fornecedor do

serviço estejam isentos das taxas", ponderou Cassel. O vereador destacou

ainda que a administração municipal deixa de arrecadar milhares de reais

mensalmente por falta deste sistema de cobrança. "Dinheiro que poderia ser

usado na melhoria da infraestrutura de nossa cidade."
*



- Semana dos Esportes poderá ter nova data



Proposta de Raul Cassel antecipa atividades em sete dias


A Semana Municipal dos Esportes poderá ser celebrada de 25 de agosto a 1º

de setembro. O Substitutivo ao Projeto de Lei 41/2010, de autoria de Raul

Cassel (PMDB), que antecipa as atividades em sete dias, foi aprovado em

primeiro turno na sessão desta terça-feira, 27. O objetivo da proposta é

facilitar o desenvolvimento das ações, que atualmente coincidem com as

comemorações da Semana da Pátria.



"O considerável número de atividades ligadas à Semana da Pátria que

ocorrem em empresas, entidades, escolas e instituições públicas ou

privadas pode impossibilitar o agendamento e a realização de ações

voltadas à Semana Municipal dos Esportes", frisou o peemedebista.



"A data escolhida anteriormente dizia respeito ao Dia do Professor de

Educação Física. Mas representantes da Diretoria de Desporto dizem que não

há como competir com a Semana da Pátria. Por isso, pediram a apresentação

de um novo projeto. Agora, o encerramento da Semana Municipal dos Esportes

coincidirá com o Dia do Profissional de Educação Física", explicou.



O trabalho de Raul Cassel é voltado, em grande parte, à defesa e

valorização do esporte na cidade.



*



- R$ 65 mil serão divididos por 17 entidades



Repasse de verbas foi aprovado na sessão desta quinta-feira



O projeto 76/2010 foi aprovado em segundo turno, por unanimidade, na

sessão desta terça-feira, 27. A proposta que autoriza o repasse de verbas

a diversas entidades hamburguenses havia sido aprovada em primeiro turno

no dia 20 – terça-feira da semana passada. Sua segunda apreciação não

ocorreu na quinta-feira seguinte, dia 22, porque a prefeitura teve que

enviar uma mensagem retificativa, alterando o valor do repasse e

acrescentando instituições à lista de beneficiadas.



Serão R$ 56 mil divididos por 17 entidades. Esse dinheiro deve ser usado

em ações e programas assistenciais, culturais, desportivos e educacionais.

As instituições beneficiadas terão que prestar contas à administração, e a

fiscalização compete às secretarias municipais. Se for constatada alguma

irregularidade na destinação dos recursos, sua liberação poderá ser

cancelada.



Entidades beneficiadas

Atlético Clube Veterano – R$ 17 mil

Sociedade Beneficente Mães Pobres de Novo Hamburgo (Sobemp) – R$ 4 mil

Associação dos Lesados Medulares do Rio Grande do Sul (Leme) – R$ 5 mil

Instituto de Amparo e Assistência ao Idoso (Lar São Vicente de Paula) – R$

2 mil

Associação Tradicionalista de Novo Hamburgo (ATNH) – R$ 8 mil

Associação de Assistência ao Menor em Oncologia (AMO) – R$ 1 mil

Instituição Educacional, Social e Terapêutica (JUAD) – R$ 4 mil

Clube Primavera – R$ 4 mil

Associação do Bem Estar da Criança e do Adolescente (Asbem) – R$ 1 mil

APAMEM da EMEI João de Barro – R$ 1 mil

Associação dos Amigos do Bairro Ideal – R$ 2 mil

Associação dos Moradores do Bairro Boa Saúde – R$ 1 mil

APAMEM da EMEF Elvira Brandi Grin – R$ 1 mil

Com. da Escola Estadual de Ensino Fundamental Leopoldo Petry – R$ 1 mil

APAMEM da EMEF Francisco Xavier Kunst – R$ 1 mil

APAMEM da EMEF Getúlio Vargas – R$ 2 mil

APAMEM da EMEF João Goulart – R$ 1 mil


*



- Nova edição do Jornal da Câmara já está circulando



Informativo traz notícias sobre as atividades dos 14 vereadores



Com notícias que destacam as diretrizes do Legislativo Hamburguense, a

nova edição do jornal Câmara Notícias já está circulando. Os leitores

encontram informações sobre as atividades realizadas dentro e fora da Casa

por todos os 14 vereadores. A cada nova edição, apresentamos, também,

reportagens com os parlamentares suplentes, nas quais eles enfocam suas

linhas de ações, contando os principais projetos desenvolvidos enquanto

titulares.



Há também informações sobre as atividades realizadas no plenário, como as

sessões, votações de projetos, homenagens e demais eventos. O Hospital

Municipal continua na mira dos vereadores, que permanecem mobilizados pela

conclusão da nova ala da instituição. Além disso, na contracapa há uma

reportagem especial sobre o bulling, assunto que recentemente foi

discutido por especialistas e vereadores sendo, inclusive, tema de nova

lei municipal.



Peça um exemplar do jornal ao seu vereador ou pegue-o diretamente na sede

da Câmara. O informativo pode, ainda, ser lido na internet. Acompanhe e

mantenha-se informado.

Notícias da Feevale

Universidade Feevale oferece curso sobre "A arte de preparar risotos"



Atividade acontece no dia 12 de agosto, no Campus II



Nesse clima gelado do inverno, nada melhor que comidas quentes para ajudar a aquecer. No dia 12 de agosto, a Universidade Feevale promove o curso "A arte de preparar risotos", que acontece no Campus II (RS-239, 2755, Novo Hamburgo). As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site www.feevale.br/extensao ; na Secretaria de Extensão do Campus II ou no Atendimento Feevale do Campus II. A aula acontece das 18h às 22h.



O curso ensina a preparar risotos de vários tipos e, principalmente, a conhecer os ingredientes, o modo de preparo e suas variações, estimulando a criatividade dos cozinheiros. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3586-8822.



Confira a programação:



Orientações quanto aos ingredientes:

- Tipos de arroz para risotos

- Ingredientes utilizados no preparo de risotos



Elaboração de Risotos:

- Preparo do caldo base para risotos

- Preparo da base para risotos (para uso posterior)



Tipos de Risotos:

-Risoto de filé mignon com queijo gorgonzola

-Risoto de funghi

-Risoto de camarão

-Risoto de tomate seco, rúcula e mussarela

-Risoto de Abóbora

-Risoto de manga

DIRETO DO RIO DE JANEIRO - Nelson Tangerini

Nelson Tangerini


NELSON TANGERINI É CONTRA

A PEDOFILIA, O RACISMO E A HOMOFOBIA.



NT / FOTO DE CRISTINA DE ANDRADE.

SEU DINHEIRO - Luiz Percy Denardin

Luiz Percy Denardin Filho
Denardin Assessoria Empresarial




VISUALGRAF
- IMPRESSÃO DE GRANDES E PEQUENOS FORMATOS

- FACHADAS DE EMPRESAS

- OUTDOORS E BACKLIGHTS

- PERSONALIZAÇÃO DE CARROS

FONE: 3556-3535 ou

9102-9081

Denardin Assessoria


Empresarial

- CONSULTORIA FINANCEIRA

- INVESTIMENTO EM AÇÕES

- PROJETOS PARA FINANCIAMENTOS

- ASSESSORIA GERENCIAL

FONE: 3207-3026 ou

9989-2757


O Mestre e o Escorpião

"Um mestre oriental viu um escorpião que se afogava e decidiu tirá-lo da água, mas quando o fez, o escorpião lhe picou.

Como reação à dor, o mestre soltou-o e o animal caiu na água e, de novo, estava se afogando.
O mestre tentou tirá-lo outra vez, e novamente o escorpião o picou.
Alguém que tinha observado tudo, aproximou-se do mestre e disse:
- Perdão, mas você é muito teimoso! Não entende que cada vez que tentar tirá-lo da água, ele o picará?
O mestre respondeu:
- A natureza do escorpião é picar e isso não muda a minha natureza, que é ajudar.

Então, com a ajuda de um ramo, o mestre retirou o escorpião da água e salvou-lhe a vida.
Não mude a sua natureza se alguém lhe ferir, apenas tome as devidas precauções."
------------------------------------------------------------------------------
"Se você não pode mudar seu destino, mude sua atitude." ( Amy Tan )

"Se uma pessoa adquire a atitude correta em relação ao dinheiro, isso ajudará a endireitar quase todas as outras áreas de sua vida."

( Billy Grahan )

"Uma grande atitude faz muito mais que acender as luzes no nosso mundo; parece que ela magicamente nos conecta a todos

os tipos de oportunidades casuais, que estavam ausentes antes da mudança." ( Earl Nightingale )

_____________________________________________________________

INFORMAÇÕES SOBRE O MERCADO FINANCEIRO DE HOJE

Os principais índices acionários norte-americanos , fecharam com sinais opostos o pregão de hoje. Os investidores dividiram-se entre resultados acima do esperado no front corporativo e pessimismo trazido pela queda da confiança do consumidor no mês de julho. Embora os bons números do mercado imobiliário dos EUA e resultados acima do esperado, a queda superior à expectativa do mercado da confiança do consumidor norte-americano em julho ajudou a dividir os investidores neste pregão

Os principais índices acionários europeus , encerraram a sessão desta terça-feira em alta, impulsionados principalmente pelo desempenho do setor financeiro, que observou tanto resultados de bancos importantes como UBS e Deutsche Bank, quanto as regras mais brandas propostas pelo Comitê de Basileia. Além disso, indicadores econômicos do continente também surpreenderam positivamente.

Regulação : O Comitê de Supervisão Bancária de Basileia, que integra os principais reguladores mundiais, chegou na data de ontem a um acordo sobre um novo quadro de regulação do setor bancário, com o objetivo de aumentar a resistência a possíveis crises. Com isso, certos ativos, como participações minoritárias em companhias financeiras, podem vir a ser aceitos para determinar o capital dos bancos. A medida trouxe ânimo ao setor, uma vez que foi recebida como menos austera do que o esperado

Petróleo : ( NY queda de 2,02% a US$ 77,37 / Londres queda de 1,65% a US $ 76,18 ).



IBOVESPA - Marcando hoje sua sétima alta consecutiva, oscilando entre os 66.293 pontos e os 67.102 pontos, hoje com um volume financeiro de R$ 5,05 bilhões, acabou fechando aos aos 66.674 pontos, representando uma valorização de 0,35% em relação ao fechamento anterior. No diário, em movimento em LTA, com próxima RES nos 67.116 pontos.

Já o dólar comercial, após alternar entre perdas e ganhos no intraday, fechou o dia com modesta valorização. Dessa forma a moeda norte-americana fechou cotada a R$ 1,7680 representando uma leve alta de 0,17% em relação ao fechamento anterior. No mês acumula desvalorização de 1,88% e no ano a valorização é de 1,65%.

INDICES INTERNACIONAIS

USA - Dow Jones - alta de 0,12%

USA - S & P 500 - queda de 0,10%

USA - NASDAQ - queda de 0,36%

ENG - FTSE 100 – alta de 0,27%

JAP - Nikkei - queda de 0,07%

ARG - Merval - alta de 0,06%

Segue abaixo o fechamento de hoje de principais ativos e ao lado acumulado 2009.

- WINFUT alta de 0,45% - 67.140,00 pontos - 2009 + 81,97%

- IBOVESPA alta de 0,35% - 66.674,44 pontos - 2009 + 81,88%

- BVMF3 alta de 1,05% - 12,53 / 2009 + 107,98%

- PETR4 alta de 0,29% - 27,98 / 2009 + 60,64%

- VALE5 quedade0,36% - 41,95 / 2009 + 76,64%

- GGBR4 queda de0,35% - 25,71 / 2009 + 93,49%

- ITUB4 queda de 0,23% - 38,50 / 2009 + 48,24%

- CSNA3 quedade1,72% - 29,14 / 2009 + 90,45%

- USIM5 alta de 1,01% – 53,80 / 2009 + 87,63%

- CYRE3 alta de 1,05% - 23,19 / 2009 + 162,11%

- RSID3 alta de 3,31% - 15,90 / 2009 + 300,00%

IBOVESPA – Após abrir em queda, quando marcou a máxima do dia por volta das 10:10 horas, inverteu e entre sobe e desce até o final do intraday, acabou fechando aos 66.674 pontos, representando uma valorização de 0,35% em relação ao fechamento anterior. No diário, em movimento em LTA, com próxima RES nos 67.116 pontos.



MIN do dia 66.293 pontos / MAX do dia 67.102 pontos

terça-feira, 27 de julho de 2010

Tarcísio lança nova Agência de Notícias de Novo Hamburgo



O lançamento Agência de Notícias de Novo Hamburgo ocorreu na tarde desta terça-feira, 27 de julho, às 14 horas. O prefeito Tarcísio Zimmermann aprovou a nova ferramenta que tem como objetivo facilitar o acesso da comunidade e dos meios de comunicação às informações da administração pública municipal. Além das notícias produzidas pela assessoria de imprensa do Município, o site terá maior capacidade para armazenar fotos, além de arquivos de áudio e vídeo, os quais ficarão disponíveis para download. “Nossa ideia é favorecer a comunicação entre a Prefeitura e a comunidade. A Agência de Notícias disponibiliza informações e serviços com mais agilidade para a população e os veículos de imprensa”, destacou o prefeito.



Software livre

A Agência de Notícias de Novo Hamburgo foi desenvolvida a partir de um software livre, uma ferramenta chamada “Xoops”, idealizada por uma rede de colaboradores, via internet. “Nós utilizamos a ferramenta desenvolvida pelo governo do Paraná, que gentilmente nos cedeu os direitos de uso. Apenas alteramos o layout da página e adequamos às nossas necessidades”, explica a secretária de Tecnologia da Informação e Inclusão Digital, Márcia Schüller.

A partir de agora o site está disponível para acesso no link http://an.novohamburgo.rs.gov.br. Na página, além da produção jornalística, haverá informações sobre a cidade, administração pública, serviços e um acesso direto ao Portal da Transparência.
Dos 24 jogadores convocados por Mano Menezes para jogo contra os EUA, 16 passaram pelas Seleções de base



CBF

Dos 24 jogadores convocados pelo técnico Mano Menezes para o amistoso do dia 10 de agosto contra os Estados Unidos, 16 passaram pelas Seleções de base.

Veja a lista dos jogadores:

Alexandre Pato - disputou Sul-Americano Sub-20 2007 e Mundial Sub-20 2007- faz 21 anos no dia 2 de setembro.

Carlos Eduardo - disputou o Mundial Sub-20 de 2007 - tem 23 anos

Daniel Alves - disputou Sul-Americano Sub-20 e Mundial Sub-20 2003 - tem 27 anos

David Luiz - disputou Mundial Sub-20 2007 - tem 23 anos

Diego Tardelli - disputou Mundial Sub-20 2005 - tem 25 anos

Ederson - disputou Sul-Americano e Mundial Sub-17 2003 - tem 24 anos

Paulo Henrique Ganso - disputou Mundial Sub-20 2009 - tem 20 anos, completa 21 no dia 12 de outubro

Henrique - disputou amistosos pela Sub-20 em 2004 - tem 23 anos, completa 24 no dia 14 de outubro

Jefferson - disputou Sul-Americano e Mundial Sub-20 2003 e Pan-Americano 2003 - tem 27 anos

Lucas - disputou Sul-Americano Sub-20 e Sub-18 2007 - tem 23 anos

Marcelo - disputou Sul-Americano Sub-16 2004, Sul-Americano Sub-17 2005, Mundial Sub-17 2005, Mundial Sub-20 2007 - tem 22 anos

Neymar - disputou Sul-Americano Sub-16 e Sub-17 e Mundial Sub-17 2009 - tem 18 anos

Rafael - disputou Sul-Americano Sub-15 2005, Sul-Americano Sub-17 2007, Pan-Americano 2007, Mundial Sub-17 2007 - tem 20 anos

Robinho - convocado para o Sul-Americano Sub-20 2003, foi liberado por contusão - 26 anos

Sandro - disputou Sul-Americano Sub-20 2009 - tem 21 anos

Thiago Silva - Seleção Sub-20 em 2002 - tem 25 anos, completa 26 no dia 22 de setembro.

O técnico Mano Menezes visitou nesta terça-feira pela manhã a Granja Comary, em Teresópolis, o centro de treinamento das seleções de base.

Matéria no site : http://www.cbf.com.br/php/noticias.php?e=1

MIRANTE - Marcelo de Quadro

Parceiros para um novo veículo

Olá, amigos!

O jornal Polegar vai continuar, sim! Está passando por reformulações e está quase pronto para a retomada. Mas temos uma boa surpresa. Pelo menos acreditamos que sim. Vamos lançar um novo veículo(jornal) antes da volta do Polegar.

Contamos com a colaboração de todos para o sucesso do novo e a do que estará retornando em breve.

Para o novo veículo precisamos:

Precisamos de Parceria Comercial e também de Contatos Comerciais.

Se alguém se dispuser ou souber de alguém... solte o grito! Esta é uma grande oportunidade.


Contatos pelo e-mail:
jornalpolegar@gmail.com



Abs

Marcelo de Quadro

Esportes

SMED libera recursos para realização do Campeonato Municipal de Futebol de Campo



A Secretaria de Educação e Desporto (SMED) de Novo Hamburgo, está disponibilizando recursos para a realização do Campeonato Municipal de Futebol de Campo. A competição, que será organizada pela Associação Hamburguense de Futebol Amador (AHFA), deverá ocorrer entre os meses de agosto e dezembro.

De acordo com o diretor de Desporto, Geraldo dos Santos, a SMED e o Conselho Municipal de Desporto (CMD) estipularam oito critérios para a liberação do recurso (confira abaixo a relação). “Serão 50 mil reais para a contratação da arbitragem e para a premiação. Mas para que o campeonato possa ser realizado, pelo menos 10 clubes, dos 20 existentes no Município, devem estar inscritos”, explica.

Santos afirma, ainda, que o maior beneficiado com o campeonato será a comunidade, já que um dos itens solicitados para a realização do projeto é a liberação dos campos para a utilização em atividades sociais desenvolvidas pela Prefeitura. “Além do espírito competitivo, teremos entretenimento aos adeptos do futebol amador e suas famílias”, diz.



Critérios para a realização do campeonato

1 – O campeonato deve contemplar no mínimo duas categorias por clube;

2 – Os atletas devem residir em Novo Hamburgo com comprovação de residência;

3 – Os clubes deverão em contrapartida ceder os campos para as Escolas Municipais e ou projetos sociais desenvolvidos pela Prefeitura;

4 – Todos os clubes devem ter diretoria empossada e devidamente registrada em Cartório;

5 – Todas as segundas-feiras deverão ser entregues na Diretoria de Desporto cópias das súmulas referentes aos jogos do final de semana decorrente;

6 – A relação de todos os atletas inscritos nas competições deverá ser entregue para a Diretoria de Desporto assim que expirar o prazo para tais;

7 – O gerenciamento e a fiscalização do campeonato ficam a cargo da AHFA;

8 – Um possível repasse para o ano seguinte só deverá ser viabilizada se todos os critérios forem cumpridos e se a aplicação do valor recebido estiver de acordo com o Plano de Aplicação e a prestação de contas esteja conforme solicitação da Lei.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

DIRETO DO RIO DE JANEIRO - Nelson Tangerini

AMIGOS,




O COMPOSITOR NESTOR TANGERINI ESTÁ NO LIVRO

"BENEDICTO LACERDA - E A SAUDADE FICOU",

DE JADIR ZANARDI,

EDITORA MUIRAQUITÃ:

editora.muiraquita@gmail.com





BENEDICTO LACERDA E NESTOR TANGERINI

ESCREVERAM JUNTOS A VALSA "DONA FELICIDADE",

GRAVADA, EM 1937, POR CASTRO BARBOSA

PARA O SELO RCA VICTOR.



ABRAÇOS,

NELSON TANGERINI, ESCRITOR.

PAPO DE CULTURA - Ione Jaeger

Ione Jaeger


M E M E N T O C A T Á R T I C O




Quero saber, quem fez calar, emudecer,

meus cantos puros e pueris?

Onde estará o anel que tu me deste,

o chicote queimado, o lenço-atrás?

Perdidos nos pulos do jogo

da amarelinha para ao céu chegar?

Quiçá !

Ou, quem sabe? A Fadinha Luz entregou

para outra criança mais feliz !

Quisera saber quando deixei

o velho-do-saco levar minhas fantasias

deixando meus brinquedos estragados,

horrivelmente disformes,

amargurados:

Pai Francisco na prisão,

as cinco-marias desgarradas

bloqueando o passa-passará

às saídas de sentimentos magoados

Há quem me olha e se aproxima,

parecendo o temido bicho-papão.

Tremo, desconfio, fujo, me isolo,

quando a cuca me chama, aos quatro ventos,

de amiga, de querida, e me elogia.

O lobo-mau me assusta.

A bruxa mal intencionada me quer,

viva, cozinhar na fogueira da maldade

vendo gordo o meu minguinho.

Aprisionada no jogo-da-velha

me fazem cabra-cega e perguntam:

O que vós quereis, mata-tira, tirarei?

Na Berlinda estou, minha consciência!

Por que deixaste eu invadir essa ciranda em que me meti?

Como vou lidar com os fantasmas

da criança que, ainda, me acompanham?

Explica para eles o que nos aconteceu,

eu te peço, consciência!

Ora! responderás:

O que posso, sinceramente, te dizer?

Não soubeste dissimular o orgulho, a alegria, o entusiasmo,

a real busca do teu ideal. Não soubeste

mascarar a beleza da vida, a vida que crês,

que ditas, apregoas, sublimas e massacras,

e fazes com amor - o teu fanal!





Ione Jaeger - Novo Hamburgo, 2003

Anelise Kunrath - Museu Odilo Friedrich

EMEF Rodrigues Alves visita o Casarão Friedrich

Professores e funcionários da E.M.E.F. Presidente Rodrigues Alves, em número de vinte, visitaram na tarde de 23/07/2010 o "Casarão e Museu Friedrich-1845".





De acordo com o roteiro proposto, puderam apreciar desde a mangueira de taipa, o banheiro carrapaticída, o açude, a moenda de cana, o estábulo contruído em pedra grés, a figueira tricentenária, até chegarem no Casarão e no prédio da Atafona, onde se concentra o maior acervo do Museu. Ali estão dispostos o maquinário original da fábrica de farinha de mandioca, construída simultaneamente com a casa, pelo imigrante alemão Georg Michael Renck, em torno de 1845. A Atafona foi desativada por meu pai Germano Friedrich, em 1918, por estar obsoleta e anti-econômica.

Do acervo gobal destacam-se as engrenagens e equipamentos acionados mediante tração animal e manual para realizar o processo da "farinhada".

Os visitantes puderam admirar, também, vários outros objetos e ferramentas do trabalho cotidiano na agricultura, como sejam, carretão, arados, subsoladoras, plantadeiras, abanador de cereais, e outros, bem como os equipamentos utilizados na matança doméstica de bovinos e suínos(carne e banha), aperos de encilha e montaria, agregados ao espaço de Elizabeth Friedrich, minha avó.

Uma vez concluído o recorrido, os visitantes foram convidados a adentrarem no Casarão ,onde conheceram as dependências. Em sequência, lhes foi servido um" Chá Colonial" durante o qual se debateram aspectos arquitetônicos, de preservação e conservação do patrimônio histórico, e deu-se por encerrada a visitação.



Odilo Friedrich e Anelise Kunrath



www.museufriedrich.com.br

www.odilofriedrich.blogspot.com

www.anelisekunrath.blogspot.com

domingo, 25 de julho de 2010

ABÍLIO PACHECO

Feliz dia do Escritor: 25 de julho.





MARCELO SGUASSABIA



Marcelo Sguasábia











CITRUS







Deu-se o fato, como das outras vezes, ao sol quase posto das seis da tarde, e foi como se uma mão de força irreconhecível me empurrasse para o pomar das laranjas descascadas. Firmes, doces, sem sementes nem fiapos a se entranhar entre os dentes. Laranjas de Hollywood. Cenográficas, escolhidas e livres de suas cascas, sem um machucado de faca. Todas estranhamente dispostas em seus galhos de nascença, à mercê da humanidade preguiçosa. As melhores não necessariamente se apanhavam nos ramos mais altos das árvores, como nos pomares comuns e para tristeza dos meninos mirradinhos. Muitas das mais suculentas ficavam nas saias das laranjeiras, quase tocando a terra e ao alcance do casal de anões. Fartavam-se ambos, sorvendo até secarem os bagaços, naquele “chup-chup” a lembrarem porcos. Pus-me ali sem querer assustar, e ao verem-me ao seu lado não manifestaram outra coisa senão uma silenciosa indiferença. Ali éramos, somente, sem definido propósito. Dois anões e um intruso de outro tempo, a observar sem compreender, talvez despido das cascas da lógica, do senso de necessária causa e consequência para tudo que exista sob o sol – já praticamente lua, àquela altura do dia 18 de novembro de 1942.

Direitos Reservados

PAPO DE CULTURA - Benedito Franco

Benedito Franco



034 - A Janela




Tenho duas filhas - nunca levei alguma a médico.

A segunda nasceu com 2,90 kg, mas com membrana hialina - um problema no pulmão - nasceram em São Paulo. Com catorze dias no CTI, foi para casa com 2,20 kg. Pegando sapinha, fungo, emagreceu mais ainda, chegou a 1,75 kg.

Procurava saber, quando ia a Fabriciano, tudo sobre criança, com minha mãe, doze filhos, e Dona Rosa, a sogra, catorze filhos - sendo três na fazenda, sem uma pessoa sequer para lhe dar alguma assistência. Dois monumentos em pediatria!

Tatiana, com uns seis meses - que saudade! Aliás, criança tem este defeito: cresce! - a mãe grávida e eu, fomos ao Hospital das Clínicas para a Tati tomar vacina, a tríplice.

No caminho, perto do Pacaembu, na subida atrás do estádio, avistando o Hospital, fomos parados, o trânsito barrado. Caça a um terrorista - escondeu-se numa das mansões do bairro. Estávamos na ditadura.

Tiro pra cá, tiro pra lá... saímos ilesos - uma irresponsabilidade dos brucutus contra a população ordeira... enfim... deixemos terroristas para o Obama!...

Conseguimos chegar ao hospital.

Achei interessante receber a Carteira de Vacinação para controle das vacinas - inexistia ou não estava a par da existência.

Formou-se pequena fila e, a nosso lado, uma senhora com um menino lindo, de pouco mais de um ano, com queimadura feia e grande em um dos bracinhos.

A mãe contou-nos que a empregada, moça de ótima aparência, e como se mostrara de confiança e carinhosa com o menino, ela, a mãe, resolveu até mesmo voltar a trabalhar no antigo emprego, meio expediente.

Recebeu telefonema da empregada para que fosse urgente para casa. O menino havia caído em cima do ferro de passar roupa, enquanto ela olhava uma panela no fogão.

A mãe correu, pegou o menino e o levou para o Pronto Socorro.

Bem socorrido por médicos e enfermeiros e, por ser um menino interessante e a queimadura grande para uma pessoinha tão linda, o caso despertou a curiosidade dos funcionários presentes. Feito o curativo, paparicado e admirado, a mãe com o filho foi para a rua dar um jeito de voltar para casa - ela iria pegar um táxi. Esqueceu-se do dinheiro e o taxista que a trouxera até perdoara a dívida da corrida, condoído com o sofrimento do pequerrucho.

Esperando o táxi veio correndo um funcionário do Pronto Socorro pedindo para ela voltar, pois os médicos que a atenderam desejavam falar-lhe. E em lá chegando, um médico esperava-a na porta. Entraram. O médico:

- Minha senhora, confabulávamos, os colegas e eu, sobre a queimadura no bracinho do menino. Chegamos à conclusão de a queimadura não ser acidental... foi proposital - alguém colocou o ferro de passar roupa em cima do bracinho do menino e, pelas características, até o segurou por instantes. Será feito um B.O. - Boletim de Ocorrência. A polícia está a par e a Senhora terá de comparecer ao Distrito Policial aqui perto, com o menino e a empregada, para esclarecimentos.

Assinou os papéis do B.O., feito pelo Policial presente no Pronto Socorro, e correu para casa.

Morava no oitavo andar. Em lá chegando, de sopetão, avançou na empregada, dando-lhe uma verdadeira surra - seu físico não era dos mais privilegiados - e não sabia onde arrumou tanta força e coragem. No quarto da empregada, pegou a mala e pertences, encaminhou-se para a sala e jogou tudo pela janela que dava para a rua.

Expulsando e empurrando a empregada escada a baixo, gritou:

- Dê graças a Deus meu marido não estar aqui, pois, se estivesse, jogaria a mala e os pertences na escada e você seria atirada na rua pela janela!



Os tiros, o caso drástico e dramático deixaram-me nervoso. Chegou a enfermeira, pegou a Tatiana, tirou-lhe a fralda e lhe aplicou injeção na bundinha. Tatiana, não era de chorar, fez carinha feia e chorou e chorou.

Se houvesse uma janela por ali... a enfermeira... o B.O....

Pai de primeira viagem.

Porque não inventam mais vacinas de gotinha?



Benedito Franco





Emblema da Copa de 2014 tem o número escrito em vermelho!!! Vai ganhar um doce quem explicar o pq!!!! ??????




E PQ não é o azul, a cor de nossa bandeira???????

Ah!!!... nossos dirigentes não gostam de nossa bandeira....