sábado, 11 de fevereiro de 2012

SMED recebe inscrições para o programa Brasil Alfabetizado


Estão abertas até quarta-feira, dia 15 de fevereiro, as inscrições para alfabetizadores, coordenadores, tradutores de libras e alfabetizadores indígenas interessados em participar como voluntários no Programa Brasil Alfabetizado. Promovido pelo governo federal e desenvolvido em Novo Hamburgo pela Secretaria de Educação e Desporto (SMED), com a parceria da Secretaria de Estado da Educação(SEDUC), o programa é destinado a jovens e adultos não alfabetizados ou que não tenham completado o 4º ano do EnsinoFundamental.

Os educadores interessados em participar do programa devem comparecer na SMED, no 4º andar do Centro Administração Leopoldo Petry (Rua Guia Lopes, 4201) e apresentar os documentos solicitados (confira lista abaixo). O edital completo pode ser conferido no site da prefeitura no endereço www.novohamburgo.rs.gov.brno link "Concursos". O Ministério da Educação oferecerá aos voluntários uma bolsa-auxílio mensal que tem como finalidade auxiliar no deslocamento e alimentação. Todos os voluntários participam ainda de um curso de capacitação e recebem certificação.


Alunos podem fazer inscrição
Pessoas com mais de 15 anos, não alfabetizadas ou que não completaram o 4ºano do Ensino Fundamental podem participar do programa que terá duração de oito meses. As aulas são gratuitas e as inscrições podem ser feitas em qualquer uma das escolas municipais de NovoHamburgo. As turmas serão organizadas a partir das inscrições dos interessados e as aulas iniciarão  até o final  do mês de março. A SMED também busca parceiros para o programa. Entidades como empresas, CTGs, agremiações,  igrejas dentre outras interessadas em organizar turmas de alfabetizandos poderão conveniar (sem custos) com a Prefeitura de Novo Hamburgo.  As entidades recebem certificado de participação no programa.


Lista de documentos:
- Cópia de Cédula de Identidade e do CPF, acompanhados dos originais;
- Comprovação de estar em dia com o serviço militar, para os candidatos do sexo masculino, acompanhado de original;
- Comprovação de estar em dia com a Justiça Eleitoral, acompanhadode original;
- Comprovação da escolaridade e requisitos constantes do item 3 do Edital;
- Apresentar a documentação para classificação (conforme edital).

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Atelier Livre promove seminário


Na segunda-feira, dia 13 de fevereiro, o Atelier Livre Municipal promoverá um seminário interno com a participação de cerca de 15 professores que fazem parte da escola de artes mantida pela Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Educação eDesporto (SMED). As atividades terão início às 9 horas e serãorealizadas na sede do Atelier, que fica na Rua Engenheiro Ignácio Christiano Plangg, 66.
Na parte da manhã, a programação prevê a apresentação de personalidades hamburguenses relacionadas à história e ensino da arte em diversas linguagens. Participarão Lica Schamam (dança),Christina Marquart (artes visuais), Vó Nair (cultura afro-brasileira) e MauroJosé da Silva(Comitê Pró-Ações Afirmativas).“São pessoas que fazem a história destes conhecimentos e que falarão sobre o ensino na arte em Novo Hamburgo. É também uma forma de valorizar o trabalho que é realizado”, explicou a coordenadora do Atelier, CeliReinhardt. Durante a tarde os participantes do seminário assistirão ao filme Walachai, dirigido por Rejane Zilles, que documenta a história da região de imigração alemã. As atividades do seminário promovido pelo Atelier Municipal serão gravadas e farão parte do acervo histórico da escola. O objetivo é utilizar o material como ferramenta pedagógica.


Oquê: Seminário Interno Atelier Livre Municipal
Quando: Segunda-feira, 13 de fevereiro, a partir das 9 horas
Onde: Atelier Livre Municipal (Rua Engenheiro Ignácio Christiano Plangg,66 – Centro)

DISTRITO INDUSTRIAL

Hoff defende instalação de distrito industrial durante seminário



Presidente da Comissão de Competitividade, Economia, Finanças, Orçamento e Planejamento da Câmara deVereadores, o vereador Leonardo Hoff participou na noite destaquinta-feira, 10 de fevereiro do seminário “A importância doDistrito Industrial e suas alternativas” que foi realizado na sededa ACI-NH. O evento contou com a participação de diversaslideranças políticas e empresariais da cidade e foi mais umimportante passo na discussão do tema.





Hoff sempre defendeu ainstalação de um distrito deste porte em Novo Hamburgo e anopassado sugeriu que o dinheiro que seria economizado com a manutençãodos 14 vereadores na cidade, fosse aplicado neste projeto. “Emoutubro de 2011 já havia falado sobre a importância deste tema e ésatisfatório ver que ele está sendo levado adiante”, destacou ojovem progressista que é contador e pós-graduado em FinançasPúblicas e que sempre colocou o fortalecimento da economia municipalcomo uma das metas do seu mandato.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Protejo lança jornal comunitário e equipe web tv

O Protejo de Novo Hamburgo acaba de lançar a primeira edição do seu jornal, abordando temas relativos ao bairro Santo Afonso e ao exercício da cidadania dos jovens moradores do bairro. Todo trabalho foi feito por uma equipe de jornalistas cidadãos, passando pela reportagem, fotografia, vídeo, edição, diagramação e edição.As pautas são definidas com base em uma pesquisa comunitáriarealizada pelos próprios jovens do Protejo que ouviu 315 moradores de oito áreas do bairro: Vila Palmeira, Marrocos, Kroeff, Santo Afonso Central, Medianeira, Costa Rica, Loteamento Nações Unidas e a parte final da Costa Rica.

A cada mês uma nova edição do jornal será lançada. Todas contarão com o suporte e o complemento das vídeo-reportagens elaboradas pela recém criada equipe do Canal WebTv Protejo. Confira a versão digital do jornal, fotos e vídeo-reportagens em www.protejonh.blogspot.com

O Projeto de Proteção de Jovens em Território Vulnerável (Protejo) presta assistência, por meio de programas de formação e inclusão social, a jovens adolescentes expostos à violência doméstica ou urbana. O trabalho tem como foco a formação da cidadania desses jovens por meio de atividades educacionais, culturais e esportivas que visem resgatar sua auto-estima e permitir que eles disseminem uma cultura de paz em suas comunidades.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Prazo para regularizar cadastro
do Bolsa Família vai até dia 29


Os beneficiários do Bolsa Família que tiveram os recursos do programa bloqueados no mês de janeiro terão uma nova oportunidade para não perder o benefício.O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), prorrogou até o dia 29 de fevereiro o prazo para atualização cadastral das famílias que não realizaram a tarefa até o final do ano passado. Caso não seja realizada a atualização, o pagamento será cancelado.


Em Novo Hamburgo, o serviço foi disponibilizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), que está realizando a atualização das famílias em todos os Centros de Referência em AssistênciaSocial (CRAS) e Unidades de Referência em Assistência Social (URAS) dos bairros e também na sede da SDS (Rua David Canabarro, 20,Centro, 2º andar). A secretária da SDS, Jurema Guterres, reforça o pedido para que a comunidade faça a atualização dos documentos. “O pagamento será bloqueado até que o cadastro esteja atualizado. É importante que as pessoas façam isso, para que não percam o recurso”, explicou.


A atualização cadastral é feita anualmente para todas as famílias que completam dois anos sem alteração ou confirmação em seus cadastros, junto aos Municípios. Trata-se de um mecanismo de controle que permite aos gestores identificar mudança de endereço ou de renda, localização da escola dos filhos para acompanhamento da frequência escolar e composição familiar.


Atendimento
-Centro de Referência de Assistência Social - CRAS Santo Afonso
Av. Buenos Aires, 217 – bairro Santo Afonso - Fone: 3525.0741
Atende: Santo Afonso, Liberdade e Industrial


-Centro de Referência de Assistência Social - CRAS Canudos Região I
Rua Bartolomeu de Gusmão, 3500 – bairro Canudos – Fones: 3587.7307 –3556.2119
Atende: Canudos e Rondônia


-Unidade de Referência em Assistência Social – URAS Referência Monteiro Lobato
Rua Bananal, 155 – bairro Canudos – Fone: 3583.2279
Atende: Canudos e Rondônia


-Centro de Referência de Assistência Social - CRAS Canudos Região II
Rua Bruno Werner Storck, 1501 – bairro Canudos – Fone: 3595.1990
Atende: Canudos, Marisol, Kippling e Getúlio Vargas


-Centro de Referência de Assistência Social - CRAS Kephas
Rua Tamoio, 52 Vila Diehl - bairro Kephas – Fone: 3524.1375
Atende: Vila Nova, Redentora, Kephas, São José e Vila Diehl


-Unidade de Referência em Assistência Social – URAS Dom Quixote
Rua Jaboti, 47 – bairro São Jorge – Fone: 3524.9525
Atende: São Jorge


-Centro de Referência de Assistência Social - CRAS Primavera
Rua Marcirio J. Pereira, 201 – bairro Primavera – Fone: 3556.5940
Atende: Primavera, Boa Saúde, Petrópolis e Rincão


-Centro de Referência de Assistência Social - CRAS Centro
Rua David Canabarro, 20 – bairro Centro - Fone: 3527.1847
Atende:Centro, Boa Vista, Guarani, Hamburgo Velho, Ideal, Jardim Mauá, Operário, Ouro Branco, Pátria Nova, Rio Branco, Vila Rosa e Roselândia


-Unidade de Referência em Assistência Social – CRAS Bem Viver
Rua Demétrio Ribeiro,1085 – bairro Guarani – Fone: 3594.5580
Atende: Vila Nova, Redentora, Kephas, São José e Vila Diehl


-Unidade de Referência em Assistência Social – URAS Roselândia
Rua Francisco Alves, 180 Roselândia – Fone: 3581.2930
Atende: Roselândia


-Unidade de Referência em Assistência Social Lomba Grande
Rua João Aloysio Allgayer, 1238 – Lomba Grande – Fone: 3596.3443
Atende: Lomba Grande

-Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS Centro
Rua David Canabarro, 20 – bairro Centro Fone: 3527-1874

Novo Hamburgo vence o São Luiz - ijuí

Grande vitória anilada no Estádio do Vale contra o São Luiz


Bruno Colombo/ECNH


Sol, calor, chuva e jogo parado por quase 50 minutos na tarde deste domingo no Estádio do Vale. Se na primeira etapa o jogo precisou da parada técnica para os atletas tomarem água devido ao forte calor, na segunda etapa a partida foi parada por causa do forte temporal. Mesmo com as adversidades o Nóia venceu o São Luiz de Ijuí pelo placar de 3 a 0 pela quinta rodada do Campeonato Gaúcho.
O Novo Hamburgo conquistou a terceira vitória no Estádio do Vale. O time comandado por Itamar Schulle entrou em campo sabendo das dificuldades que iria encontrar contra o São Luiz de Ijuí, mas não temeu o adversário e foi para o ataque.

Durante a primeira etapa, o time anilado foi superior ao São Luiz de Ijuí, mesmo assim a equipe Rubra teve uma marcação forte e amenizou as investidas do time do Vale. O atacante Juba, mais uma vez estava em tarde iluminada. Aos 18 minutos, depois de uma jogada pela esquerda, o atacante chutou forte obrigando o arqueiro Vanderlei espalmar para escanteio. Clayton cobrou com perfeição, o zagueiro Luis Henrique cabeceou para fora.

O anilado pressionava em busca do gol. Aos 21 minutos, o lateral-direito Pedro Silva, simplesmente deu uma bomba no gol defendido por Vanderlei, mas a bola acabou saindo por cima do gol. Três minutos depois, o garoto Clayton cobrou escanteio na área onde estava o atacante Mendes, que cabeceou, levando perigo ao gol adversário. Aos 43 min, ele, o atacante e artilheiro do Nóia, Juba abriu o placar. Em cobrança de escanteio, Juba recebeu no segundo pau e mandou para o fundo da rede.

Na volta para a etapa complementar, o jogo durou 2 min, pois com o forte temporal que atingiu a região obrigou o árbitro Anderson Daronco a paralisar o jogo por quase 50min. No retorno da partida, o time do Nóia dominou o jogo e buscou ampliar o marcador.

Aos 5 minutos, boa jogada de Pedro Silva. O lateral entrou na área e bateu rasteiro, o arqueiro defendeu e no rebote novamente Pedro Silva cabeceou forte. O goleiro anilado Eduardo Martini foi pouco solicitado no jogo, mas quando o adversário pressionou ele fez boas defesas. Aos 13 minutos Sandro Sotilli levou perigo.

O Novo Hamburgo vem mostrando que possui um grupo de muita raça. E nesta partida mais uma vez, a garra e a raça foram predominantes. O lateral-direito Pedro Silva, com câimbras, não poderia mais ser substituído, continuou em campo e foi dele que os outros dois gols do anilado saíram. Aos 36min, Pedro Silva lançou na área e o atacante Paulinho Macaíba, que chama gol, estava lá na hora certa, no lugar certo, só com a missão de chutar para dentro do gol. Novo Hamburgo 2 a 0.

Dois minutos depois, Pedro começou a jogada, tabelou com Clayton, lançou para Juba, mas o goleiro Vanderlei defendeu. Aos 48 min, Juba fechou a goleada. O atacante arrancou no meio de campo, puxou o contra-ataque para Pedro, que novamente lançou para ele, que dominou a bola e chutou para fundo da rede. Final de jogo: Novo Hamburgo 3 a 0.

O próximo compromisso do anilado é na quarta-feira contra o Canoas, às 20h3, no Complexo Esportivo da Ulbra.

FICHA TÉCNICA
Novo Hamburgo 3x0 São Luiz de Ijuí
Data: 05/02/2012 Horário: 17h
Local: Estádio do Vale

NOVO HAMBURGO: Eduardo Martini, Pedro Silva, André Paulino (Alexandre), Luiz Henrique, Chicão, Marlon, Preto (Márcio Hahn), Zaquel, Mendes (Paulinho Macaíba), Clayton, Juba. Técnico: Itamar Schulle.

SÃO LUIZ DE IJUÍ: Vanderlei, Danilo (Douglas), Tiago Costa, Marcelo Mineiro, William Santos, Danilo Goiano, Xaro (Tato), Kim, Adriano Paulista, Thiago Corrêa, Araújo. Técnico: Gelson Conte
ARBITRAGEM: Anderson Daronco, auxiliado por José Inácio de Souza e Renata Schaefer