sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Vestibular na Universidade Feevale acontece neste domingo

Prova será realizada às 9h30min, no Campus II, em Novo Hamburgo

O vestibular de verão da Universidade Feevale acontece neste domingo, dia 20, às 9h30min, no Campus II (ERS-239, 2755, Novo Hamburgo). Nesta edição, 4.563 candidatos se inscreveram para uma das 3.555 vagas oferecidas.

Os portões de acesso ao campus estarão abertos a partir das 7h. As provas serão realizadas no Campus II, nos prédios Azul (13), Multicolor (1), Bicolor (6), Branco (2), Rosa (19), Vermelho (3) e Oficina Tecnológica (10). Às 8h45min, os prédios estarão abertos, ficando liberado o acesso às salas. Vestibulandos que queiram conferir sua sala poderão acessar o Espaço do Vestibulando, disponível em www.feevale.br/ingresso.

O gabarito será divulgado no domingo, no site www.feevale.br/ingresso, após todos os candidatos concluírem as provas. As matrículas acontecerão entre 23 de novembro e 1º de dezembro, variando conforme o curso, devendo ser efetuadas no Setor de Atendimento Feevale, no térreo do prédio Lilás, no Campus II da Feevale.

Cursos mais concorridos:
- Direito (bacharelado) - noturno – 5,3 candidatos por vaga
- Arquitetura e Urbanismo (bacharelado) – noturno – 5,2 candidatos por vaga
- Publicidade e Propaganda (bacharelado) – noturno – 3,2 candidatos por vaga
- Psicologia (bacharelado) – noturno – 2,9 candidatos por vaga
- Engenharia Civil (bacharelado) – noturno – 2,3 candidatos por vaga
Alguns serviços para candidatos e acompanhantes:
Transporte gratuito: empresas de transporte de várias regiões estarão prestando o serviço gratuitamente no dia do vestibular. A listagem com nome e telefone de contato pode ser consultada no Manual do Vestibulando, no site www.feevale.br/ingresso.

Documentação: no Atendimento Feevale, localizado no térreo do prédio Lilás (4), serão tratadas pendências de documentação, pagamentos, etc.

Informações em geral: a equipe do Núcleo de Relacionamento estará direcionando às salas e prestando informações.

Informações sobre cursos: coordenadores dos cursos estarão à disposição para esclarecer dúvidas.

Filmes: os acompanhantes dos candidatos poderão assistir, no Salão de Atos, no prédio Lilás, a dois filmes: Os Pinguins do Papai (9h30min) e Meu Malvado Favorito (11h).

Agência de Talentos: fará a divulgação dos serviços e oportunidades de estágios.

Financeiro e Financiamento Estudantil: o setor estará atendendo o público para fornecer informações sobre vagas ProUni e divulgação de formas de financiamento.

Pravaler: a equipe estará prestando informações sobre o FES-Pravaler, no qual o acadêmico pode pagar metade da mensalidade, sem juros, no dobro do tempo.
Mais informações no site www.fespravaler.com.br.

Idiomas e intercâmbio: professores dos cursos do Centro de Idiomas da Feevale e uma equipe da Diretoria de Relações Internacionais divulgarão os cursos de língua estrangeira e as oportunidades de viagens de estudo e intercâmbio acadêmico em outros países.

Exposição: os cursos de Moda e Arquitetura e Urbanismo estarão expondo na Rua Coberta.

Lounge: haverá um lounge, na Rua Coberta, com sofás, revistas e jornais para acomodação dos acompanhantes.

Internet: haverá notebooks, também na Rua Coberta, com acesso à internet, para vestibulandos permanecerem conectados antes da prova e para acompanhantes.

Pista com carrinho de pilotagem Cock Pit.

CHIMARRUTS EM NOVO HAMBURGO

Natal dos Sinos traz show da banda Chimarruts para Novo Hamburgo

A banda de reggae promete emocionar os hamburguenses no domingo, 20 de novembro


Com músicas próprias que falam de amor e paz, a banda gaúcha de reggae Chimarruts é a atração de domingo, dia 20 de novembro, do Natal dos Sinos de NovoHamburgo. O show faz parte da programação natalina desenvolvida pela Prefeitura, e ocorre a partir das 20h30, na Praça do Imigrante(Centro). Formada em 2000, a Chimarruts ficou conhecida pelas canções Chapéu de Palha e Iemanjá, músicas já clássicas no Rio Grande do Sul. Atualmente a banda é composta por oito músicos, que prometem fazer o público dançar, cantar, e se emocionar.

Com cinco discos já gravados, a Chimarruts já dividiu palco com artistas como Paralamasdo Sucesso, Gilberto Gil, Papas da Língua, CPM 22, Lulu Santos, Capital Inicial e Charlie Brown Jr. Quemfor conferir o show na Praça do Imigrante não precisa se preocupar com a previsão do tempo, pois a atração também acontece em caso de chuva. Na Praça, uma estrutura foi especialmente montada para abrigar o público, além de receber a Vila Noel, com a casa do Papai Noel contador de histórias e um espaço para sessões de cinema 3D gratuitas com o filme O Trenó Maluco.

Mais informações sobre o Natal dos Sinos 2011 e a programação completa, que vai até o dia 6 de janeiro de 2012, podem ser obtidas no site www.natal2011.novohamburgo.rs.gov.br.

Oquê: Show com a banda CHIMARRUTS
Quando: 20 de novembro de 2011, às 20h30
Onde: Praçado Imigrante, Centro de Novo Hamburgo

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Lupi, Brizola travestido » Opinião e Notícia

Lupi, Brizola travestido » Opinião e Notícia
O coordenador da COMPPIR, Eduardo Tamborero, reforçou a importância do evento para a cultura afro do Município

Semana da Consciência Negra iniciou com concurso dos mais belos negros




Foto: Luan Iglesias

Candidatas a Mais Bela Negra desfilam na passarela do Samba da Protegidos da Princesa Isabel



Novo Hamburgo deu início a mais um evento de valorização da cultura afro no Município. A terceira semana da Consciência Negra, que busca enfatizar o tema da igualdade racial e do combate ao preconceito, começou no domingo, 13 de novembro, na quadra da escola de samba Protegidos da Princesa Isabel. O evento, promovido pela a Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial (COMPPIR), abriu com o concurso Mais Belo Negro e Mais Bela Negra da cidade. Foram cerca de 30 candidatos, divididos entre as categorias infantil, juvenil e adulto.

Foto: Luan Iglesias

Candidatas a Mais Bela Negra desfilam na passarela do Samba da Protegidos da Princesa Isabel



De acordo com o Coordenador da COMPPIR, Eduardo Tamborero, o concurso de beleza simboliza o protagonismo que a população afrodescendente do Município tem assumido no decorrer dos anos. “Em 2011 estamos homenageando Sebastião Antônio Flores, um dos principais carnavalescos que a Escola de Samba Protegidos da Princesa Isabel teve nos últimos tempos. Queremos, assim, reforçar a cultura afro em Novo Hamburgo e dar voz e essa fatia da população para a efetivação de seus direitos”, salientou Tamborero.

Foto: Luan Iglesias

Candidatos a Mais Belo Negro também marcam presença no concurso






Inauguração do Memorial

Foto: Luan Iglesias

Integrantes da Escola de Samba Protegidos da Princesa Isabel visitam o Memorial Sebastião Flores.





Durante a solenidade também foi inaugurado o memorial Sebastião Flores. Uma antiga sala de troféus foi usada para expor todos os sambas da escola, capas de jornais que noticiam desfiles históricos da Protegidos, atas de reuniões e fotografias. Todo material reunido é oriundo da época em que Sebastião Flores estava a frente da Protegidos da Princesa Isabel. O espaço foi inaugurado com muita comoção por parte dos integrantes da Escola de Samba.



Mais Belo Negro e Mais bela Negra



Após a emoção enaltecida pelo memorial, os familiares dos candidatos ao Mais Belo Negro e Mais Bela Negra levantaram cartazes e faixas com mensagens de apoio aos participantes. Os desfiles foram organizados de forma coletiva e individual. O júri escolheu os novos representantes por meio da beleza, simpatia e demais características pessoais que evidenciem a natureza da cultura afro.


Foto: Luan Iglesias

Material reunido evidencia as conquistas da Escola de Samba



Depois de aproximadamente uma hora de espera, o resultado foi divulgado. Adrielen Luiza Melo Rodrigues, 6 anos, e Kauã Giancler Machado da Silva, 7, venceram na categoria infantil; Ana Caroline Alves, 15 e Guyecker Teixeira, 11, na categoria Juvenil; e Cíntia Corrêa Alves, 20, e Tales Edner da Silva, 16, foram eleitos na categoria adulto. A programação completa da semana da Consciência Negra pode ser consultada no site: http://www.novohamburgo.rs.gov.br/
 
Fotos: Luan Iglesias

Vencedores do concurso Mais Belo Negro e Mais Bela Negra posam para os jurados

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Escolher quem pode entrar em contato com você através de seu perfil

Escolher quem pode entrar em contato com você através de seu perfil

UM LOCAL PARA EVENTOS

Elisiane e gêmeos ganham alta do Hospital de Novo Hamburgo


Ronan Dannenberg
Com o documento da alta, família deixa o Hospital Municipal
de Novo Hamburgo

A mãe eos gêmeos de Santa Vitória do Palmar tiveram alta do HospitalMunicipal de Novo Hamburgo (HMNH) na manhã de quarta-feira, dia 16de novembro. Após 25 dias de internação, Elisiane dos Santos SanMartin, de 34 anos, e os recém-nascidos Gustavo e Guilherme deixaram a casa de saúde, mas permanecem mais alguns dias no Município doVale dos Sinos. A família ainda receberá acompanhamento médico por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e, nesse período, será acolhida na casa de uma funcionária da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH).


A alta de Elisiane e dos filhos ocorreu logo após uma coletiva de imprensa organizada no HMNH e encerra uma história que começou no final de outubro. Foi quando ela teve que sair de Santa Vitória do Palmar, no Sul do Estado, e percorrer mais de 530 quilômetros para ter os gêmeos em Novo Hamburgo. No HMNH, a paciente foi recebida muito bem pela equipe médica e dos demais profissionais de saúde, que fizeram de tudo para salvar a vida de Elisiane e dos bebês – ela com uma infecção e as crianças nascidas prematuramente. “Temos um Hospital que recebe pacientes de todas as regiões e que enfrenta as mesmas dificuldades de outras casas de saúde. Mesmo assim, nunca fechamos as portas e essa vitória, além da família, também deve ser creditada aos funcionários”, disse o prefeito Tarcísio Zimmermann, respaldado por Elisiane e o marido, Alex Caetano Naparo,de 33 anos.


Na sequência, Tarcísio entregou dois exemplares do livro “MeuPrimeiro Sapatinho”, material que é distribuído a todas as mães e que serve para os pais preencherem com informações do bebê, além de carteira de vacinação, caderneta de saúde da criança e um sapatinho, referência à Capital Nacional do Calçado e o cuidado com a saúde das futuras gerações. Além disso, o Gabinete daPrimeira-dama Silvia Zimmermann presenteou Elisiane com duas bolsas de bebê.



Também presente na coletiva, o secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni, parabenizou o HMNH, ressaltando o preparo dos profissionais e que toda a atenção que a família recebeu foi por intermédio do SUS. A atividade ainda contou com a presença da Secretária da Saúde, Clarita de Souza, e da diretora administrativa da FSNH, SimoneZucolotto.



Família encontrou em Novo Hamburgo carinho e atenção



Quando Guilherme e Gustavo crescerem, Elisiane terá muitas histórias paracontar. Em Novo Hamburgo, a mãe e os gêmeos encontraram um povo acolhedor, hospitaleiro, que passou carinho e atenção à família no momento difícil que passaram. Em quase um mês que a família ficou no Município, a comunidade mandou cartas, bilhetes, livros eoutras lembranças à Elisiane. “Agradeço a todo povo da cidade e também aos funcionários. Não conhecia quase ninguém e, mesmo assim, muitos vieram ajudar”, contou Alex, que se casou com Elisiane em março deste ano.


Sinônimo dessa dedicação foi a assistente administrativa da FSNH, Isabel Cristina de Oliveira. Ela ofereceu sua casa, situada no bairro São José, para servir de abrigo aos familiares durante o período que Elisiane e os bebês permaneceram no HMNH. “Vi que eu tinha quefazer alguma coisa e fiz isso por eles”, relatou ela após receber um abraço especial da mãe.



Prefeito pediu maior apoio da União e do Estado para a área hospitalar



Durante a coletiva, Tarcísio Zimmermann não só apontou a dedicação dos profissionais do HMNH como também estampou dificuldades e pediu maior apoio dos governos federal e do Estado no custeio da saúde, principalmente na área hospitalar. “Precisamos que União e Estado consigam ampliar o financiamento, sobretudo na média complexidade”,disse.


Somente em Novo Hamburgo, a atual Administração tem promovido a qualificação da rede de atenção básica, com a previsão de 12 novas Unidades Saúde da Família (USFs), além da implantação de equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF). Além disso, o HMNH está sendo ampliado, com a construção de uma nova emergência e 60 leitos. Já está encaminhado também o projeto do novo anexo da casa de saúde, com quatro pavimentos que abrigarão salas cirúrgicas, leitos de UTI adulto, entre outros serviços.
ANÁLISE DIVERTIDA DO MUNDO


por M Fernanda Freitas, domingo, 13 de Novembro de 2011 às 21:21.




Li uma vez que a Argentina não é nem melhor, nem pior que a Espanha, só que mais jovem. Gostei dessa teoria e aí inventei um truque para descobrir a idade dos países baseando-me no 'sistema cão'. Desde meninos nos explicam que para saber se um cão é jovem ou velho, deveríamos multiplicar a sua idade biológica por 7.



No caso de países temos que dividir a sua idade histórica por 14 para conhecer a sua correspondência humana. Confuso? Neste artigo exponho alguns exemplares reveladores.



A Argentina nasceu em 1816, assim sendo, já tem 190 anos. Se dividimos estes anos por 14, a Argentina tem 'humanamente' cerca de 13 anos e meio, ou seja, está na pré-adolescência. É rebelde, não tem memória, responde sem pensar e está cheia de acne.



Quase todos os países da América Latina têm a mesma idade, e como acontece nesses casos, eles formam gangues. A gangue do Mercosul é formada por quatro adolescentes que têm um conjunto de rock. Ensaiam numa garagem, fazem muito barulho, e jamais gravaram um disco.



A Venezuela, que já tem peitinhos, está querendo unir-se a eles para fazer o coro. Em realidade, como a maioria das mocinhas da sua idade, quer é sexo, neste caso com Brasil.



O México também é adolescente, mas com ascendente indígena. Por isso, ri pouco e não fuma nem um inofensivo baseado, como o resto dos seus amiguinhos. Mastiga coca, e se junta com os Estados Unidos, um retardado mental de 17 anos, que se dedica a atacar os meninos famintos de 6 anos em outros continentes.



No outro extremo, está a China milenária. Se dividirmos os seus 1.200 anos por 14 obtemos uma senhora de 85, conservadora, com cheiro a xixi de gato, que passa o dia comendo arroz porque não tem - ainda - dinheiro para comprar uma dentadura postiça. A China tem um neto de 8 anos, Taiwan, que lhe faz a vida impossível. Está divorciada faz tempo do Japão, um velho chato, que se juntou às Filipinas, uma jovem pirada, que sempre está disposta a qualquer aberração em troca de grana.



Depois, estão os países que são maiores de idade e saem com o BMW do pai. Por exemplo, Austrália e Canadá. Típicos países que cresceram ao amparo de papai Inglaterra e mamãe França, tiveram uma educação restrita e antiquada e agora se fingem de loucos.



A Austrália é uma babaca de pouco mais de 18 anos, que faz topless e sexo com a África do Sul.



O Canadá é um mocinho gay emancipado, que a qualquer momento pode adoptar o bébé da Groenlândia para formar uma dessas famílias alternativas que estão de moda.



A França é uma separada de 36 anos, mais prostituta que uma galinha, mas muito respeitada no âmbito profissional. Tem um filho de apenas 6 anos: Mónaco, que vai acabar virando gay ou bailarino... ou ambas coisas. É a amante esporádica da Alemanha, um caminhoneiro rico que está casado com a Áustria, que sabe que é chifruda, mas que não se importa.



A Itália é viúva faz muito tempo. Vive cuidando de São Marino e do Vaticano, dois filhos católicos gémeos idênticos. Esteve casada em segundas núpcias com Alemanha (por pouco tempo e tiveram a Suíça), mas agora não quer saber mais de homens. A Itália gostaria de ser uma mulh como a Bélgica: advogada, executiva independente, que usa calças e fala de política de igual para igual com os homens (a Bélgica também fantasia de vez em quando que sabe preparar esparguete).



A Espanha é a mulher mais linda de Europa (possivelmente a França se iguale a ela, mas perde espontaneidade por usar tanto perfume). É muito tetuda e quase sempre está bêbada. Geralmente se deixa enganar pela Inglaterra e depois a denuncia. A Espanha tem filhos por todas as partes (quase todos de 13 anos), que moram longe. Gosta muito deles, mas a perturbam quando têm fome, passam uma temporada na sua casa e assaltam sua geladeira.



Outro que tem filhos espalhados no mundo é a Inglaterra. Sai de barco de noite, transa com alguns babacas e nove meses depois, aparece uma nova ilha em alguma parte do mundo. Mas não fica de mal com ela. Em geral, as ilhas vivem com a mãe, mas a Inglaterra as alimenta.



A Escócia e a Irlanda, os irmãos da Inglaterra que moram no andar de cima, passam a vida inteira bêbados e nem sequer sabem jogar futebol. São a vergonha da família.



A Suécia e a Noruega são duas lésbicas de quase 40 anos, que estão bem de corpo, apesar da idade, mas não ligam para ninguém. Transam e trabalham, pois são formadas em alguma coisa. Às vezes, fazem trio com a Holanda (quando necessitam maconha, haxixe e heroína); outras vezes cutucam a Finlândia, que é um cara meio andrógino de 30 anos, que vive só em um apartamento sem mobília e passa o tempo falando pelo celular com a Coreia.



A Coreia (a do sul) vive de olho na sua irmã esquizóide. São gémeas, mas a do Norte tomou líquido amniótico quando saiu do útero e ficou estúpida. Passou a infância usando pistolas e agora, que vive só, é capaz de qualquer coisa. Estados Unidos, o retardadinho de 17 anos, a vigia muito, não por medo, mas porque quer pegar as suas pistolas.



Irã e Iraque eram dois primos de 16 que roubavam motos e vendiam as peças, até que um dia roubaram uma peça da motoca dos Estados Unidos e acabou o negócio para eles. Agora estão comendo lixo.



O mundo estava bem assim até que, um dia, a Rússia se juntou (sem casar) com a Perestroika e tiveram uma dúzia e meia de filhos. Todos esquisitos, alguns mongolóides, outros esquizofrénicos.



Faz uma semana, e por causa de um conflito com tiros e mortos, os habitantes sérios do mundo descobriram que tem um país que se chama Kabardino-Balkaria. É um país com bandeira, presidente, hino, flora, fauna... e até gente! Eu fico com medo quando aparecem países de pouca idade, assim de repente. Que saibamos deles por ter ouvido falar e ainda temos que fingir que sabíamos, para não passarmos por ignorantes.



Mas aí, eu pergunto: por que continuam nascendo países, se os que já existem ainda não funcionam?



E Portugal?



Por esta ordem de ideias Portugal será um "cota" de 62 anos, que não quer saber dos filhos que fora de horas teve em África de uma mãe trintona (todos agora com por volta dos dois anos e meio) enquanto se perde de amores pela enteada catorzinha que do outro lado do Atlântico se insinua emergente e tesuda ao som do Samba. Proxeneta por tradição, sendo o mais velho na Europa acha que os outros têm obrigação de o sustentarem, e para tal usa de todos os estratagemas e de chantagem emocional: quando necessário até canta o Fado.



Fabulosa localização com... "aquela janela virada para o mar"! Já para não falar das vinhas ancestrais que lhe crescem nas traseiras do quintal, do azeite das oliveiras que bordejam a propriedade, do peixinho fresco que só falta conhecer o caminho para o assador para ser perfeito!



Ah! À sua custa vivem duas belas filhas solteironas já quarentonas: uma toda virada para a ecologia, com uns olhos azuis lindos como lagoas; e a outra, muito rebelde, a ameaçar casar sempre que a mesada tarda. Ambas com um temperamento assaz vulcânico, prometem ainda dar que falar: a primeira tem sempre a cama feita para um jovem ricaço que a visita amiude de avião; e a segunda, de tão bela, dá-se ao luxo de nem se depilar da sua floresta laurissilva, recentemente eleita para Património Mundial da Humanidade

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Elisiane e gêmeos receberão alta do Hospital de Novo Hamburgo




A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Saúde (SMS) e Fundação de Saúde Pública (FSNH), informa que na quarta-feira, 16 de novembro, Elisiane dos Santos San Martin, de 34 anos, receberá alta às 9h30 do Hospital Municipal. Elisiane foi protagonista de um episódio de repercussão nacional, quando percorreu 534 quilômetros desde sua cidade, Santa Vitória do Palmar, em busca de um leito para dar à luz. O momento, que servirá para celebrar a recuperação da agora mãe de gêmeos na casa de saúde hamburguense, contará com a presença do secretário Estadual da Saúde, Ciro Simoni, do prefeito Tarcísio Zimmermann e da secretária Municipal de Saúde, Claritade Souza. Na ocasião, o chefe do Executivo hamburguense entregará os primeiros sapatinhos à família, gesto que vem sendo realizado a todos os recém nascidos no Hospital Municipal de Novo Hamburgo, juntamente com um livro e uma cartilha de cuidados com o bebê. A atividade ocorre no Núcleo de Estudos da Feevale (anexodo hospital), com entrada pela Rua Henri Dunant, quase esquina com a Rua Magalhães Calvet.




Entenda o caso



Na quinta-feira, 20 de outubro, após o rompimento da bolsa, Elisiane, que estava grávida de sete meses, saiu de Santa Vitória doPalmar, local em que reside, em busca de uma vaga em leitos de Unidades deTerapia Intensiva (UTIs) neonatal nas cidades próximas, Rio Grande e Pelotas. Como não havia disponibilidade, a gestante acabou viajando mais de sete horasaté dar entrada no Hospital Municipal de Novo Hamburgo, somente no domingo, dia 23 de outubro. Após, o parto foi realizado e a mãe recebeu todos os cuidados necessários. Elisiane e os filhos gêmeos, Guilherme e Gustavo, permaneceram internados por mais alguns dias até apresentarem sinais de melhora no quadromédico. Três semanas depois do ocorrido, Elisiane e os filhos poderão retornar para sua casa.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

POLÍTICA EM NOVO HAMBURGO

Floriza dos Santos reaparece em reunião política


Quem deu as caras recentemente foi a ex-deputada Floriza Rosa dos Santos. Ela que também é ex-primeira-dama de Novo Hamburgo, esposa de José Airton dos Santos, ex-prefeito de Novo Hamburgo(1997-2004).

Desde que deixou o seu mandato na Assembleia, em 2006, a ex-deputada saiu da cena política e não estava mais interessada em retomar tais ações.

Floriza esteve participando de uma reunião com lideranças do PMDB hamburguense, atual partido de Airton, depois que deixou o PDT.

Nosso 'telefone sem fio' informou que Floriza concordou em voltar aos poucos à cena política e auxiliar a oposição na organização da eleição de 2012. Mas afirmou que não pretende cancelar sua ficha no PDT, porque ser Trabalhista é uma tradição que herdou da sua família.

O prelúdio de um ataque militar » Opinião e Notícia

O prelúdio de um ataque militar » Opinião e Notícia