sábado, 3 de março de 2012

4ª Semana da Mulher em Novo Hamburgo inicia domingo


Destacando os avanços femininos no Município, a Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CMulher), dará inicio à 4° Semana da Mulher. As atividadescomeçam do domingo, 4 de março, e se estendem até o dia 15, contando com palestras, shows, comemorações e formatura do projeto Mulheres da Paz.

Segundo a coordenadora da CMulher, Fátima Fraga, debater e destacar o tema“Avanços e Desafios nos direitos das mulheres”, que guiará a programação, se deve as várias conquistas que as mulheres já tiveram. “Queremos mostrar que já avançamos muito, pois já conquistamos a Lei Maria da Penha, a Delegacia da Mulher e uma Coordenadoria no Município, além disso,vamos estar formando as Mulheres da Paz de Novo Hamburgo, um grupo que ajuda e previne as ações contra a mulher”, destaca a Fátima.

A abertura da 4ª Semana da Mulher inicia com a Ação dos Homens pelo Fim da Violência Contra a Mulher – Eu Respeito a Mulher Futebol Clube, no domingo dia 4, às 17 horas, no Estádio do Vale, durante o jogo Novo Hamburgo e Cruzeiro. Entre os destaques da programação, estão também o lançamento do livro Mulher, Feminino Singular, juntamente com o show de Ivone Pacheco – a Dama do Jazz, na terça-feira, dia6, às 19h30 na Fundação Scheffel, a formatura das Mulheres da Paz, no dia 7 de março, às 19h30 no Salão Paroquial da Igreja Sagrado Coração de Jesus (Avenida Pedro Adams Filho, 977 – Santo Afonso) e a comemoração de um ano do Viva Mulher – Centro de Referência e Atendimento, com encontro da Rede de Atendimento Especializado à Mulher, no dia 9 de março, a partir das 9 horas.


Confiraa programação completa:

04/03 – Domingo
17 horas - Ação de Homens pelo Fim da Violência Contra a Mulher – Eu Respeito a Mulher Futebol Clube
Local: Estádio do Vale –Jogo Novo Hamburgo x Cruzeiro

06/03 – Terça-feira
19h30 - Lançamento dolivro MULHER, FEMININO SINGULAR – ALVALES
Show Viagem – IvonePacheco – A Dama do Jazz
Local: Fundação ErnestoFrederico Scheffel

07/03 – Quarta-feira
19h30 Formatura do projeto Mulheres da Paz
Local: Salão da Paróquia Sagrado Coração de Jesus
Av. Pedro Adams Filho,977 – Santo  Afonso

08/03 – Quinta-feira
13h30 às 18h - Entregado Caminhão Brechó Itinerante da Fábrica da Cidadania
Realização: Secretaria de Desenvolvimento Social
Local: Rua VicenteKilling, 360 - Kephas
14h às 16h Grupo de Convivência Oficina da Mulher
Realização: CRAS Canudos 2 - Rua Bruno Werner Storck, 1501 - Canudos
7h30 / 11h20 / 13h10 /17h20 - Bênção ao Dia das Mulheres
Realização: ColégioSanta Catarina – Rua General Osório, 729 – Hamburgo Velho

09/03 – Sexta-feira
9 horas – Um ano doViva Mulher – Centro de Referência e Atendimento, encontro da Redede Atendimento Especializado à Mulher
Local: Viva Mulher –Av. Pedro Adams Filho, 5836 – Centro

10/03 – Sábado
9h às 16h Encontro daMulher que sabe o que quer
Realização: Sindicatodas Sapateiras e Sapateiros de Novo Hamburgo
Rua Joaquim Nabuco, 177 – RioBranco

12/03 –Segunda-feira
17h30 Palestra daCoordenadoria da Mulher: Promoção de direitos da mulher parafuncionárias do Consórcio Nova Via

15/03 – Quinta-feira
14h Palestra daCoordenadoria da Mulher: Promoção dos direitos da Mulher
Local: Regina Comunidade– Rua da Divisa, 317 – Santo Afonso

quinta-feira, 1 de março de 2012

Caxias ganha a Taça Piratini nos pênaltis do Novo Hamburgo


Rodrigo Rodrigues

Apesar de desempenharem campanhas idênticas neste primeiro turno do Campeonato Gaúcho 2012, a partida da noite desta quarta-feira, no Estádio do Vale iniciou equilibrada. O Novo Hamburgo evoluiu durante todo o primeiro tempo e tomou conta do jogo na segunda etapa, criando boas oportunidades e demonstrando ser um time de qualidade. A equipe, atuou como se fossem guerreiros, com a virtude da entrega e da doação do início ao fim para proteger o seu território.

O time do Nóia começou em ritmo intenso. Aos 10 min, o goleiro Eduardo Martini lançou a bola para o ataque anilado, Mendes subiu mais alto e de casquinha deixou Juba em boa condição para o arremate, o atacante bateu forte para fora. Com 18 min, Mendes recebeu passe preciso, e de fora da grande área, cortou para a esquerda e bateu forte, assustando a meta grená.

Três minutos depois, Mendes novamente apareceu. Após bate rebate da zaga do time da Serra, a bola sobrou no seu pé, e de esquerda obrigou o goleiro Paulo Sérgio a fazer uma grande defesa, evitando o primeiro gol anilado. Aos 24 minutos, o Caxias abriu o placar com Vanderlei, deslocando no canto direito do goleiro anilado.

Depois do gol, só deu Novo Hamburgo. O time do Vale do Sinos, procurou a todo momento empatar a partida e teve maior poder ofensivo. Aos 28 minutos Leandrinho chutou forte de fora da área, o goleiro do Caxias deixou escapar e no rebote o zagueiro Alexandre quase empatou a partida. Aos 37 min, Clayton que entrou na partida no lugar de Pedrinho, recebeu, girou, e encontrou Marlon livre pela meia esquerda, o lateral ajeitou e soltou a bomba, Paulo Sérgio novamente fez boa defesa.
E o milagre do primeiro tempo ocorreu aos 41 min. Após escanteio cobrado, o zagueiro Alexandre desviou de cabeça com velocidade, a bola ia entrando e o goleiro salvou milagrosamente.

O Nóia voltou para a segunda etapa aplicando forte pressão no time caxiense. Logo aos 6 min, tabela de Leandrinho com Márcio Hahn na entrada da área, o volante anilado bateu colocado, obrigando o arqueiro grená a mandar para escanteio. Dois minutos depois, pressão total do Novo Hamburgo. Juba encostou para Marlon bater rasteiro forte, o arqueiro do Caxias novamente executou grande defesa evitando o empate.

Aos 13 minutos, o setor defensivo do anilado recuperou a bola, ligando diretamente o volante Márcio Hahn, que encontrou Clayton livre, o meia ajeitou e bateu com precisão obrigando o goleiro mandar para escanteio. E foi através da pressão, que aos 14 minutos, o Novo Hamburgo encontrou o caminho do gol. Clayton fez um lançamento perfeito para Márcio Hahn na meia direita, o volante guerreiro e que teve uma atuação destacada, conduziu carinhosamente a bola e cruzou na medida para o matador Mendes deslocar de cabeça do até então implacável goleiro Paulo Sérgio, sacramentando o empate do Nóia.

Com 31 minutos, Márcio Hahn cobrou falta perfeita pela esquerda, obrigando o arqueiro do Caxias a mandar para escanteio. Daí para frente só deu Novo Hamburgo, e os jogadores já exaustos pela luta e determinação, conduziram o empate e garantiram a disputa nas penalidades.

Final de partida no tempo normal, 1 a 1 e a decisão por pênaltis. Nas cobranças, Pedro Silva e Marlon marcaram, porém não foi suficiente para a conquista do campeonato.

NOVO HAMBURGO 1 (2) x (4) 1 S.E.R. CAXIAS

NOVO HAMBURGO
Eduardo Martini, André Paulino, Alexandre, Luis Henrique, Márcio Hahn (Pedro Silva), Marlon, Pedrinho (Clayton), Zaquel, Mendes, Leandrinho (Paulinho Macaíba) e Juba. Técnico Itamar Schulle

S.E.R. CAXIAS
Paulo Sérgio, Michel, Lacerda, Jean, Umberto, Fabinho, Paraná, Mateus, Vanderlei, Wangler e Caion. Técnico Paulo Porto

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Encontro da ARAD acontece neste sábado

Neste sábado, dia 3 de março, às 9h, acontecerá um encontro da Associação Rio-Grandense de Apoio ao Diabético de Novo Hamburgo (ARAD). A reunião ocorre na sala 402, no Campus I da Universidade Feevale (Avenida Dr. Maurício Cardoso, 510, Novo Hamburgo). A palestrante será a nutricionista Maria De Lurdes Milan, que falará sobre alimentos diet e light, além de esclarecer dúvidas sobre a alimentação. O evento é gratuito e aberto à comunidade.

Rejeitada a criação do Diário Oficial Eletrônico

28/02/2012 - A criação do Diário Oficial Eletrônico (DOM) de Novo Hamburgo foi rejeitada por 10 a três votos na sessão desta terça-feira, 28. A proposta ainda será apreciada em segundo turno na próxima quinta-feira, 1º de março. O Projeto de Lei nº 126/2011, de Volnei Campagnoni (PCdoB), determina que o DOM será o meio oficial de comunicação, publicidade e divulgação dos atos dos Poderes Executivo e Legislativo de Novo Hamburgo.

Rejeitada a criação do Diário Oficial Eletrônico
Segundo o autor, os objetivos dessa iniciativa são a disponibilização na internet das informações oficiais, a racionalização operacional e de recursos, a segurança, a padronização e a maior eficiência na busca de dados. Votaram a favor apenas Volnei, Sergio Hanich (PMDB) e Luiz Carlos Schenlrte (PMDB).
Acesso

De acordo com o texto, o DOM substitui integralmente a versão impressa das publicações oficiais, sendo publicado nos sites www.novohamburgo.rs.gov.br (Executivo) e www.camaranh.rs.gov.br (Legislativo), e podendo ser consultado por qualquer interessado, em qualquer lugar com equipamento que permita acesso à internet, sem custos e independentemente de qualquer tipo de cadastro. Deve ser disponibilizado diariamente, de segunda a sexta-feira, a partir das 10h, exceto nos feriados nacionais, estaduais e municipais e nos dias em que, mediante divulgação, não houver expediente.

Debate
Volnei salientou que outras cidades, como Porto Alegre, já contam com diários oficiais eletrônicos. Além da proteção ao meio ambiente, ele frisou, a iniciativa implica economia. Ele calcula que, com o DOM, o Município poderia economizar até R$ 1 milhão ao ano.
O líder do governo, Matias Martins (PT), parabenizou Volnei pela essência de sua proposta. Mas ele apontou que o projeto deve ser reavaliado. “Os editais devem ter uma repercussão melhor na sociedade.” Carlinhos lembrou que foi realizada uma audiência pública sobre o tema. “O dinheiro economizado poderia ser investido na saúde”, apontou. “Nós não deveríamos nem discutir – já deveríamos ter aprovado esse projeto por unanimidade”, afirmou Serjão. Ele ponderou que uma parcela da população não tem acesso ao veículo no qual os editais são publicados atualmente.

(fonte: Câmara de Novo Hamburgo)

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Guarda Municipal atuará contra flanelinhas na final da Taça Piratini

Guarda Municipal atuará contra
flanelinhas na final da Taça Piratini


Gustavo Henemann
Reunião debateu ações para a final da TaçaPiratini.


Na tarde de terça-feira, 28 de fevereiro, uma reunião no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo, definiu o planejamento das ações para adisputa da final do primeiro turno do Campeonato Gaúcho de Futebol,a Taça Piratini, entre Esporte Clube Novo Hamburgo e S.E.R Caxias. No encontro foram acertados os detalhes quanto a segurança dos torcedores, combate aos flanelinhas e o trânsito de veículos nas proximidades do local da partida.


A Guarda Municipal manterá a operação de combate aos flanelinhas nas vias de acesso ao estádio. Caso sejam flagrados indivíduos atuando ilegalmente, estes serão conduzidos para a Delegacia de Polícia, e responderão por exercer atividade ilegal, prevista na Lei Municipal. Os agentes da Guarda auxiliarão ainda no controle do grande fluxo de veículos esperado para a partida.


Participaram da atividade representantes das Secretarias de Segurança e Mobilidade Urbana(SESMUR) e  Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SEDETUR), Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e do Esporte Clube Novo Hamburgo.


Trânsito
De acordo com a SESMUR, será bloqueado o trânsito de veículos na Rua Santa Tereza (via emfrente ao Estádio do Vale), a partir das 12 horas. Nas Ruas Sorocaba, Itapetininga, Macapá e Garça (transversais da Rua SantaTeresa), será permitido somente acesso local.


Serviços para o jogo
-Após o jogo haverá ônibus em direção ao Centro e ao bairro Canudos. Táxis também auxiliarão no final da partida;
- Os ambulantes poderão comercializar produtos somente com autorização da SEDETUR;
- Está proibida a venda de bebidas destiladas nas proximidades do Estádio;
- É proibido adentrar ao Estádio com mastros de bandeiras, foguetes e guarda-chuvas;


segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

CARNAVAL EM NOVO HAMBRGO

Justiça feita: melhor campanha está na final

Bruno Colombo/ECNH


Emoção. Essa palavra define o jogo da noite deste domingo na vitória do Novo Hamburgo por 3 a 2 sobre o Juventude, e a classificação do Nóia para a final da Taça Piratini.


Um jogo que começou  mostrando que o time anilado novamente teria que mostrar garra, raça  e determinação. Logo aos três minutos, Jardel abriu o placar para o time da Serra. Após levar o gol, o time comandado por Itamar Schulle cresceu em campo e foi em busca do empate. Mendes, que ainda não havia balançado as redes neste Gauchão, guardou para o jogo decisivo seu primeiro gol com a camisa anilada. Aos 9 min, Márcio Hahn fez boa jogada e lançou a bola na área, lugar de centroavante,  e ele estava lá para empatar a partida com um golaço de cabeça.

A equipe anilada teve boa posse de bola e criou boas jogadas pelas laterais. O time do Juventude estava disposto a ampliar o marcador e aplicou forte marcação na saída de bola do time do Vale.  E o segundo gol do Novo Hamburgo saiu aos 33 min.  Marlon cobrou o escanteio, Alexandre desviou para trás e o zagueiro colocou a bola contra o seu próprio gol. O juiz deu o gol contra para Rafael Toledo. O primeiro tempo terminou com a vitória parcial do Novo Hamburgo 2 a 1.

Na segunda etapa, o time da Serra foi em busca do resultado. Aos 13 min, o zagueiro Alexandre, foi importante na marcação e evitou o gol de empate do Juventude. No restante da etapa complementar o jogo ficou equilibrado com as duas equipes criando boas oportunidades. Mas as emoções estavam guardadas para os minutos finais. Aos 39 min, o Juventude empatou o jogo com Athos. E quando todos já falavam que a decisão iria para os pênaltis, saiu do banco de reservas o atacante Paulinho Macaíba, que já deu muitas alegrias ao torcedor do Nóia, e mais uma vez foi peça importante no jogo. Aos 46 da etapa final,  Macaíba encobriu o goleiro e fez um golaço, fazendo com que a torcida anilada vibrasse e gritasse junto com o time. Final de jogo: Novo Hamburgo 3 a 2 Juventude.


Já na quarta-feira, o time do Vale enfrenta o Caxias na final da Taça Piratini.


 FICHA TÉCNICA
Novo Hamburgo3 x2 Juventude
Data: 26/02/2012 Horário 19h
Local: Estádio do Vale


NOVO HAMBURGO: Eduardo Martini. Chicão, Alexandre, André Paulino (Russo), Márcio Hahn, Marlon, Pedrinho, Zaquel, Mendes (Paulinho Macaíba), Juninho (Pedro Silva)  e Juba.
Téc: Itamar Schulle

JUVENTUDE: Jonatas, Rafael Toledo (Ramiro), Rafael Pereira, Bruno Salvador, Alan (Everton), Jardel, Deoclécio (Nico Martinez), Nem, Jardel, Athos, Jonatas Belusso e Eraldo.
Téc: Antonio Picolli

ARBITRAGEM: Fabrício Neves Corrêa, auxiliado por José Eduardo Calza e José Inácio Souza

PRESIDENTE DO ESPORTE CLUBE NOVO HAMBURGO

Carlos Duarte: “O futebol está muito nivelado”


O gol de Paulinho Macaíba aos 46 minutos do segundo tempo contra o Juventude garantiu o Novo Hamburgo na final da Taça Piratini (primeiro turno do Gauchão 2012). O presidente Carlos Duarte acredita que a excelente campanha anilada no Estadual é resultado do trabalho realizado dentro e fora de campo: “Foi uma grande vitória a altura do que o Novo Hamburgo está fazendo. Estamos colhendo os frutos do grande trabalho que está sendo feito pela nossa direção e nada melhor que ter uma vitória no final da partida para ascender a emoção no nosso torcedor e trazer mais torcida para o nosso estádio”, acrescentou.

Duarte também comentou a animação e o apoio do torcedor anilado durante os 90 minutos da partida: “O nosso torcedor está entendendo e incorporando o espírito do Novo Hamburgo. Eu sempre digo que não precisa jogar bonito, precisa jogar pra ganhar”, destacou.

O presidente do ECNH ainda falou sobre a final da Taça Piratini ser decidida entre duas equipes do interior: “Os times do interior estão se preparando há bastante tempo. Eu disse hoje (domingo) que quando jogávamos contra a dupla Grenal sabíamos que iríamos perder, mas não sabíamos de quanto. Hoje está tudo muito nivelado tanto na parte física quanto na técnica. O futebol está muito nivelado. O interior está dando uma lição de humildade e simplicidade”, encerrou.