sábado, 14 de agosto de 2010

DEFESA CIVIL E A PREVISÃO DO TEMPO

Previsão de mau tempo mobiliza Defesa Civil de Novo Hamburgo


A possibilidade de rajadas de vento entre 80 e 100 km/h, com chuva moderada e forte para os próximos dias, colocou os agentes da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) de Novo Hamburgo em estado de atenção. Segundo o coordenador da Defesa Civil de Novo Hamburgo, Claudinei Moyano, o grupo estará de prontidão 24 horas por dia, durante todo o final de semana. “Temos a disposição o telefone 9964-3889, qualquer situação de emergência entramos em ação imediatamente”, informa Moyano. Ele informou também que essa semana a unidade recebeu dois lotes de lona. “Se ocorrerem destelhamentos podemos providenciar as lonas até que sejam providenciados os reparos”, revelou.

Defesa Civil de Novo Hamburgo

A Defesa Civil de Novo Hamburgo faz ações de prevenção, de preparação e resposta para emergências e desastres e reconstrução de áreas atingidas. Em Novo Hamburgo, a entidade está ligada ao Gabinete do Prefeito, auxiliando nas ações da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR) e da Guarda Municipal. A Defesa Civil fica na Rua Bartolomeu de Gusmão, 3500, no bairro Canudos. Os telefones para contato são (51) 3587-7863 e (51) 9964-3889.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

DIRETO DO RIO DE JANEIRO - Nelson Tangerini

CRISTÃOS MORTOS POR MUÇULMANOS


NO AFEGANISTÃO.

DEPOIS, NÓS, OCIDENTAIS, É QUE SOMOS

ISLAMOFÓBICOS.



FOLHA DE S. PAULO.

8.8.2010.

SEMANA DA FOTOGRAFIA

Segunda Semana da Fotografia começa neste domingo


Amantes da fotografia vão participar de diversas atrações em Novo Hamburgo

Fotógrafos profissionais e amadores têm encontro marcado a partir deste final de semana. Começa no domingo, dia 15, a 2ª edição da Semana da Fotografia. Até 22 de agosto, os amantes da fotografia vão participar de debates, exposições, mini-cursos e da segunda edição da Maratona Fotográfica. O evento, alusivo ao Dia da Fotografia – 19 de agosto, é uma realização da Oficina de Photographia, mantida pelos irmãos Joel e Isa Reichert, autores do livro de fotos Novo Hamburgo – a cidade se revela.

O diferencial desta edição é a diversidade de atrações, que vão atingir diferentes públicos. Serão atividades dirigidas para crianças das escolas municipais, fotógrafos amadores, alunos e profissionais de artes, moda, design, reportagem, fotojornalismo, entre outros. “Nossa expectativa é de que a Semana da Fotografia alcance um número ainda maior que na edição passada, que já foi bastante expressivo”, explica a fotógrafa Isa Reichert.
ATIVIDADES

A abertura da Semana da Fotografia ocorre no domingo, 15 de agosto. Serão atividades que vão de mini-cursos, debates, exposições às caminhadas. Sucesso na edição anterior, não poderia faltar a Maratona Fotográfica. Trata-se de 24 horas de fotografia em diversos pontos da cidade, começando em 20 de agosto. As oficinas são gratuitas. Basta entrar em contato pelo telefone 51 - 3593-3128 ou pelo e-mail marketing@hjoeleisareichert.com.br. Para as palestras com profissionais da área, a inscrição custa R$80,00. O encerramento ocorre com mesa redonda no Espaço Cultural Albano Hartz no domingo , dia 22.

SEGUNDA SEMANA DA FOTOGRAFIA DE NOVO HAMBURGO

JOEL E ISA REICHERT - OFICINA DE PHOTOGRAPHIA

QUANDO: 15 a 22 de agosto de 2010.

INSCRIÇÕES: pelo telefone (51) 3593-3128


· Mais informações em www.joeleisareichert.com.br/blog



PROGRAMAÇÃO DE EXPOSIÇÕES

- Participantes da Maratona Fotográfica 2009 – no Bourbon Shopping, até 13 de agosto.

– Rio dos Sinos - Guto Maahs - no Espaço Cultural Albano Hartz, até 22 de agosto.

– Foto na Lata - Jorge Aguiar – no Espaço Cultural Albano Hartz, até 22 de agosto.

– Por Rica - João Ricardo – no Espaço Cultural Albano Hartz, até 22 de agosto.

– Ao Natural - Joel e Isa Reichert – no Espaço Cultural Albano Hartz, até 22 de agosto.

– Novo Hamburgo à Moda Antiga - Gilberto Winter - na Prefeitura Municipal, até 23 de agosto.

– Um mundo de fotos - Ita Kirsch – na Galeria Modernidade, de 19 a 31 de agosto.

– Varal Fotográfico - Sinos Foto Clube – no Receptivo Turístico, de 15 a 22 de agosto.

– A fotografia no contexto das artes visuais - Alunos do curso de Artes Feevale – no Espaço Arte Um, no Campus I da Feevale, de 15 a 22 de agosto.

- O design em um enfoque social – Alunos dos cursos de design e comunicação da Feevale - no Campus II da Feevale, de 15 a 22 de agosto.

- Olhares sobre Novo Hamburgo dos Educadores de mídia e educação – na Tenda Fotográfica (em frente ao Espaço Cultural Albano Hartz), de 15 a 22 de agosto.

– Dinâmica da Luz - Denise Wichmann - no Campus II da Feevale, de 15 a 22 de agosto.

CONTATO

(51) 3066 6229

Daniela Ramirez

Comunicação - Um Cultural

Fone: (51) 9983 0364

DIRETO DO RIO DE JANEIRO - Nelson Tangerini

Nelson Tangerini








O ENCONTRO DO ESCRITOR NELSON TANGERINI

COM O BATMAN.



FOTO DE CRISTINA DE ANDRADE

SEU DINHEIRO - Luiz Percy Denardin

Luiz Percy Denardin
Denardin Assessoria Empresarial









VISUALGRAF
- IMPRESSÃO DE GRANDES E PEQUENOS FORMATOS

- FACHADAS DE EMPRESAS

- OUTDOORS E BACKLIGHTS

- PERSONALIZAÇÃO DE CARROS

FONE: 3556-3535 ou

9102-9081

Denardin Assessoria


Empresarial

- CONSULTORIA FINANCEIRA

- INVESTIMENTO EM AÇÕES

- PROJETOS PARA FINANCIAMENTOS

- ASSESSORIA GERENCIAL

FONE: 3207-3026 ou

9989-2757













































REJEIÇÃO não é fatal, ressignifique.

Barry J. Farber

"Falando sobre rejeição, meu primeiro livro, State of the Art Selling, foi recusado por 26 editores até que um finalmente o comprou. Hoje eu sei por que muitos escritores talentosos não conseguem publicar seu trabalho. Quando estão expostos constantemente a esse tipo de rejeição, sua confiança e perseverança se esvaem.Certamente fiquei perturbado depois da primeira rejeição, mas não me deixei abater.No entanto, cinco ou seis rejeições depois, comecei a ficar realmente preocupado.Liguei então para meu agente e perguntei qual era o problema.Ele disse que simplesmente havia muitos livros à venda no mercado, por isso os editores estavam hesitando em pegar outro. Mas eu sabia que tinha uma abordagem nova e idéias importantes para acrescentar a uma área reconhecidamente apinhada.Por isso, depois da rejeição seguinte, liguei para o editor e perguntei o que poderia fazer para aumentar minhas chances.

O que faltava no meu livro? De que ele precisava para se destacar e ser aceito?

A rejeição seguinte foi seguida de um telefonema semelhante, e fiz a mesma coisa com as demais.As mudanças sugeridas foram incorporadas.A essa altura, eu estava aguardando ansiosamente cada rejeição.Sem saber, esses editores estavam ajudando a escrever meu livro!A valiosa lição que aprendi foi não considerar rejeição como sinônimo de fracasso. Quando o vigésimo sétimo editor comprou meu livro, ele não estava levando um original que havia fracassado 26 vezes. Estava levando um original que havia se beneficiado do conselho de 26 talentosos e reconhecidos profissionais.

A rejeição é apenas a opinião de uma pessoa.

Não podemos levá-la para o lado pessoal, ou ela destruirá sua confiança e o impedirá de andar para frente."

Na realidade, todos nós ressignificamos muitas coisas todos os dias, imperceptivelmente. O ideal é que aprendamos a fazê-lo conscientemente, assim potencializaremos nossa capacidade de superação em momentos adversos. Lembre-se, a idéia não é simplificar situações complexas, mas encarar de forma simples a complexidade de qualquer situação. Na prática, mesmo que difícil, é aprender a observar que todas as circunstâncias na vida podem ser compreendidas. É considerar fatos dentro de outras perspectivas, encarar fatos incômodos com equilíbrio emocional e obtendo como contrapartida a serenidade necessária parra assimilar e/ou agir com sabedoria. Enfim, ressignificar, é a arte de transformar limões azedos em uma refrescante limonada.



O Dr. Stephen Hawking, um dos mais consagrados físicos da atualidade, é portador de uma rara doença degenerativa que paralisou os músculos de seu corpo, sem no entanto atingir suas funções cerebrais. Com mobilidade praticamente nula, "ressignificou" as suas enormes limitações físicas, encarando-as como uma forma de seu extraordinário cérebro não nessitar se preocupar com pés, pernas, mãos e braços, o que o deixa totalmente livre para preocupar-se em desvendar os segredos do Universo.

"Sereis bem sucedidos… Mesmo que os demais não crêem em vós.. Contanto que tenhais confiança em vós próprios."

( Orison S Marden )

Você não pode confiar em seus olhos quando sua imaginação está fora de foco."

( Mark Twain )

_____________________________________________________________

INFORMAÇÕES SOBRE O MERCADO FINANCEIRO DE HOJE

Os principais índices acionários norte-americanos , recuaram nesta quinta-feira. Mais uma vez, a pauta econômica não reservou boas referências aos investidores. O tom pessimista foi trazido pela manhã, com a divulgação do aumento de pedidos de auxílio-desemprego no país. O Initial Claims registrou um total de 484 mil novos pedidos de auxílio-desemprego na última semana nos EUA, maior volume dos últimos cinco meses e que representa alta frente à última medição, contrariando a expectativa de recuo.

Deflação novo risco nos USA - Depois de um tempo fora da mídia, a discussão sobre a possibilidade de deflação nos Estados Unidos voltou com força nas últimas semanas. A decisão do FOMC de manter os estímulos já existentes parece ter trazido uma sinalização clara, o Fed está preocupado com a possibilidade de deflação, em meio aos sinais de desaceleração da economia. Para muitos, a antecipação da autoridade monetária ao risco deflacionário pode ser algo positivo. Para outros, no entanto, apenas a sinalização de que há um risco já é o bastante para tornar este risco real. É a velha história da profecia autorrealizável: a partir do momento em que se fala em deflação, as pessoas passam a se preparar para este cenário, levando diretamente aos fatores que poderão torná-lo realidade. A princípio, na lógica do consumidor, uma deflação seria, então, algo bom: os preços caem e pode-se comprar mais produtos com o mesmo montante de dinheiro, certo? Errado. Ou pelo menos do ponto de vista macroeconômico é errado, já que uma queda persistente dos preços poderia implicar, indiretamente, em uma menor taxa de investimento das empresas.

Os principais índices acionários europeus, encerraram sem tendência no dia de hoje, com o índice FTSE 100, na Inglaterra, marcando leve ganho de 0,4%, e com as bolsas de Paris e Frankfurt também tiveram oscilação modesta, mas encerraram em campo negativo porém com modesto recuo. Vale lembrar que todos os índices recuaram mais de 2% na sessão de ontem.

Petróleo – Londres queda de 2,88% a US$ 75,30 / Nova York queda de 2,25% a US$ 75,76.



IBOVESPA - Se descolou dos mercados globais, com destaque de alta para as empresas do Grupo EBX e teles. Oscilando entre os 65.257 pontos e os 66.027 pontos, hoje com um volume financeiro de R$ 5,09 bilhões, acabou fechando aos 67.223 pontos, representando uma queda de 0,94% em relação ao fechamento anterior. No diário, formando Linha de Tendência de Baixa, com próximo Suporte nos 66.950 pts.

Já o dólar comercial, após superar a casa dos R$ 1,78 durante a manhã e depois alternar entre perdas e ganhos à tarde, intensificou sua trajetória no final do dia e conheceu sua terceira sessão consecutiva de alta. Dessa forma a moeda norte-americana fechou cotada a R$ 1,7720 representando uma alta de 0,23% em relação ao fechamento anterior. No mês acumula valorização de 1,03% e no ano a valorização é de 1,88%

INDICES INTERNACIONAIS

USA - Dow Jones - queda de 0,57%

USA - S & P 500 - queda de 0,54%

USA - NASDAQ - queda de 0,83%

ENG - FTSE 100 – alta de 0,40%

JAP - Nikkei - queda de 0,86%

ARG - Merval - queda de 0,72%





Segue abaixo o fechamento de hoje de principais ativos e ao lado acumulado 2009.

- WINFUT alta de 0,33% - 67.440,00 pontos - 2009 + 81,97%

- IBOVESPA alta de 0,27% - 65.966,17 pontos - 2009 + 81,88%

ATIVOS

- BVMF3 queda de 1,24% - 12,74 / 2009 + 107,98%

- PETR4 alta de 0,11% - 27,53 / 2009 + 60,64%

- VALE5 alta de 0,80% - 42,72 / 2009 + 76,64%

- GGBR4 alta de 0,60% - 25,01 / 2009 + 93,49%

- ITUB4 alta de 0,48% - 37,65 / 2009 + 48,24%

- CSNA3 alta de 0,03% - 29,06 / 2009 + 90,45%

- USIM5 alta de 1,81% - 49,02 / 2009 + 87,63%

- CYRE3 queda de 2,48% - 22,04 / 2009 + 162,11%

- RSID3 alta de 0,87% - 14,99 / 2009 + 300,00%

IBOVESPA – Hoje em movimento de sobe e desce, obteve a mínima do dia por volta das 10:30 horas. Acabou encerrando aos 65.966 pontos, representando uma alta de 0,27% em relação ao fechamento anterior. No diário, em movimento lateral e em Linha de Tendência de Baixa.



MIN do dia 65.257 pontos / MAX do dia 66.027 pontos

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Oficina de Fotojornalismo

Secretaria de Cultura promove


oficina de Fotojornalismo



Na terça-feira, 17 de agosto, a Secretaria de Cultura de Novo Hamburgo (SECULT) promove, dentro da programação do Panorama das Artes Visuais, a Oficina de Fotojornalismo de Eventos. A atividade inicia às 14h30, no Auditório do Espaço Cultural Albano Hartz (Calçadão Osvaldo Cruz, 112, Centro). O fotógrafo Joel Reichert, da Oficina de Photografia, será o ministrante. A oficina é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (51) 3581-2652.



O quê: Oficina de Fotojornalismo

Quando: dia 17 de agosto, às 14h30

Onde: Espaço Cultural Albano Hartz (Calçadão Osvaldo Cruz, 112, Centro)

NOTICIAS DA CÂMARA DE NOVO HAMBURGO

PEDIDO DE MATIAS MARTINS TRAZ MAIS ÁRVORES PARA CANUDOS


- Vereador é presidente da Comissão de Meio Ambiente



Os hamburguenses que moram nas proximidades da rua Afonso Arinos, em

Canudos, têm muito a comemorar. Há cerca de uma semana foram plantadas

novas espécies de árvores no passeio público dessa via.



Havia sido solicitado ao vereador Matias Martins (PT) uma poda nesse

lugar. As antigas espécies, porém, tiveram de ser retiradas, já que suas

raízes estavam crescendo pelo interior das calçadas; e seus galhos,

prejudicando a fiação elétrica da rua.



Zélia Maria de Oliveira, moradora do bairro há mais de 20 anos, enviou uma

carta ao vereador, solicitando que ele intermediasse o processo de

replantio. Matias repassou a necessidade aos profissionais da secretaria

do Meio Ambiente, e o pedido foi atendido nesta semana. Zélia comemorou:

Aalém de melhorar o visual da rua, no verão as árvores até podem fazer

sombra."



Matias Martins salienta a importância deste tipo de ação. "Arborizar a

cidade é umas das minhas preocupações como presidente da Comissão do Meio

Ambiente da Câmara Municipal. E quando os moradores estão engajados com

isso, como nesse caso, facilita ainda mais no processo."



*



- Cuidado com golpe do falso sequestro

Situação vivida pela servidora serve de alerta para a população



Uma tentativa de golpe de falso sequestro, aplicado por telefone, teve

como alvo na manhã desta quinta-feira, dia 12, o Poder Legislativo.

Diversas ligações de um celular do Rio de Janeiro - (21) 9132 5326 - foram

registradas pelo sistema telefônico da Casa. Uma das telefonistas da

Câmara atendeu à ligação, e o golpista afirmou ter raptado seu filho e

exigiu resgate. A funcionária desligou o telefone e, imediatamente, ligou

para casa e verificou que seus familiares estavam bem.



A situação vivida pela servidora serve de alerta para a população. É

importante destacar que, na maioria das vezes, o criminoso utiliza um

celular pré-pago. Para aterrorizar as vítimas, colocam na linha uma pessoa

chorando e pedindo socorro, simulando ser o refém.



Além da exigência de depósitos, os bandidos costumam pedir como resgate

crédito para celulares pré-pagos. O interlocutor precisa manter a calma e,

em hipótese nenhuma, deve passar informações para o criminoso, como nomes

dos familiares.





*



- R$ 120 mil para combater a violência entre jovens

Verba do governo estadual faz parte do RS programa Socioeducativo



O recebimento de R$ 120 mil do governo do Estado para o combate à

violência entre adolescentes hamburguenses foi aprovado em segundo turno,

por unanimidade, na sessão desta quinta-feira, 12. O projeto de lei

70/2010, autoriza a abertura de crédito adicional especial na Lei

Orçamentária Nº 2.096/2009, é de autoria do Executivo. A verba será usada

para co-financiar ações socioeducativas voltadas a famílias de

adolescentes em conflito com a lei.



O que é

O RS Socioeducativo faz parte do programa estruturante do Estado de

Prevenção à Violência. Tem o objetivo de reduzir o índice de reincidência

de jovens egressos da Fase, e está dividido em quatro eixos: incentivo às

medidas de meio aberto em 18 municípios gaúchos; ampliação das unidades de

semiliberdade em parceria com entidades não-governamentais do Estado;

atendimento ao egresso da Fundação, com vistas à sua plena reincorporação

à sociedade; e descentralização da Fundação de Atendimento Socioeducativo

(Fase) de Porto Alegre.



*



- Presidente do Sindicato dos Professores usa tribuna

Luciana Martins destacou conquistas e reivindicações do magistério



Luciana Martins, presidente do Sindicato dos Professores Municipais de

Novo Hamburgo, participou da sessão desta quinta-feira, 12, a convite do

vereador Raul Cassel (PMDB). A entidade completa cinco anos na

segunda-feira, 16.



"É uma luta diária, mas são cinco anos de conquistas", disse Luciana. "E

para nós, que somos funcionários públicos, essa Casa é fundamental, pois

todos os projetos passam por aqui. Por isso, nada mais justo do que

falarmos sobre esse período no plenário."



"O sindicato tem como objetivo defender nossos direitos", frisou a

presidente. "Os professores têm uma especifidade dentro do funcionalismo

público. Havia a necessidade de ter um espaço para lutarmos por melhores

salários e condições de trabalho e para debatermos os rumos da educação."

Ela apontou ainda a falta de um plano de carreira e de mais contratações.

"A situação do magistério está complicada."



Luciana lembrou que a maioria dos professores municipais são mulheres.

"Esperamos que isso mude. O equilíbrio de gêneros vai contribuir para o

reconhecimento de nossa profissão." E destacou que a educação é feita não

apenas pelos professores, mas também pelos funcionários das escolas.



*



- Daniel Schokal e Teo Reichert assumem vereança

Os suplentes estão, respectivamente, no lugar de Peteffi e Lucas



Na sessão desta quinta-feira, 12, dois suplentes assumiram a vereança:

Daniel Schokal e Teo Reichert. Schokal fica apenas por hoje no lugar de

Gerson Peteffi (PSDB). Já Reichert permanecerá na cadeira de Antonio Lucas

(PDT) por 10 dias. Os dois vereadores titulares solicitaram licença por

motivo de saúde.

ANGELA ALANO - INFORMAÇÕES

Olá pessoal,


Convido à todos- que possam e queiram- prestigiar este evento que é um exemplo de agilidade e superação !!!

Um show!

Abraços,



Angela Alano

LEME- Associação dos Lesados Medulares do RS.









Prezados !





A Leme-Associação dos Lesados Medulares do RS tem a honra de convidar para:



II COPA LEME - Basquete sobre rodas:



Data: 13, 14 e 15 de Agosto 2010

(Sexta, Sábado e Domingo)

Horário: 09:00 as 18:00 hrs( Sexta e Sábado)

09:00 as 12:00 hrs ( Domingo)

Local: Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo

Valor: GRATUITO

Equipes participantes: LEME-RS / ERECHIM / CAXIAS DO SUL/ SAPUCAIA /

LAJEADO / FLORIANÓPOLIS STA. CATARINA / S.LEOPOLDO/ POA



" VENHAM PRESTIGIAR MOMENTOS DE SUPERAÇÃO

ATRAVÉS DO BASQUETE EM CADEIRA DE RODAS "



Abertura oficial: Sexta 13 Agosto as 13:30 hrs



* Segue Tabela de Jogos e Cartaz de divulgação, REPASSEM A SEUS CONTATOS



REALIZAÇÃO:

LEME-ASSOCIAÇÃO DOS LESADOS MEDULARES DO RS



APOIO:

PREFEITURA MUNICIPAL DE NH

SOCIEDADE GINÁSTICA DE NH

COORDENADORIA DA PESSOA DEFICIENTE DE NH

FUNDERGS

USUÁRIOS, FAMILIARES E VOLUNTÁRIOS DA LEME
Universidade Feevale participa da Semana da Fotografia de Novo Hamburgo


Atividades acontecem a partir de segunda-feira, dia 16


A Universidade Feevale está integrando a Semana da Fotografia de Novo Hamburgo, organizada pelo Estúdio Joel e Isa Reichert, com três programas paralelos. São eles: a exposição Design sob o enfoque social; a palestra da aula inaugural do curso de Design de Moda e Tecnologia, com a fotógrafa Denise Wichmann; e uma exposição de fotos com Denise Wichmann. Todas as atividades acontecem no Campus II (RS-239, 2755, Novo Hamburgo), a partir de segunda-feira, dia 16.
A exposição Design sob o enfoque social estará presente na Feevale durante uma semana, de 16 a 20 de agosto, das 8h30min às 22h15min. Participaram da oficina que deu início à exposição os alunos Jéssica Scheffel, Luciana Costa, Carlos Reinke e Jéssica Klein, sob a coordenação dos professores Donaldo Hadlich, de Fotografia, e Bruna Ruschel Moreira, de Moda. A exposição acontece na sala de exposições do prédio Arenito e é aberta ao público em geral.
A aula de inauguração do curso de Design de Moda e Tecnologia contará com a presença da fotógrafa Denise Wichmann, que também fará uma exposição de fotos. A aula será realizada no dia 16, às 20h, na sala de exposições do prédio Arenito.
Saiba mais:
A Semana da Fotografia é um evento de uma semana onde fotógrafos profissionais e amadores se reúnem trocando conhecimentos e experiência. O programa, que está na sua segunda edição, promove debates, oficinas, exposições e caminhadas fotográficas. Mais informações sobre as atividades que serão realizadas na Universidade Feevale podem ser obtidas pelo telefone (51) 3586-8822.

NOTICIAS DA CÂMARA DE NOVO HAMBURGO

Trânsito, iluminação e limpeza seguem em foco


Vereadores começam semana em busca de diversas melhorias



Esta semana começou com diversos pedidos de providências encaminhados pelo

Legislativo ao Executivo. O presidente da Casa, Jesus Maciel (PTB),

solicitou uma sinaleira para pedestres em frente à Escola Madre Benícia; a

proibição do estacionamento em um dos lados da rua Rio de Janeiro; poda de

árvore na rua Luiz de Camões, esquina com a Victor Hugo Kunz; operação

tapa-buracos na rua Ribeiro de Almeida, esquina com a avenida Dr. Maurício

Cardoso; e patrolamento e colocação de saibro na rua Osório Cândido

Valadares.



O vice-presidente Sergio Hanich (PMDB) busca vistoria da diretoria de

Iluminação Pública na rua Presidente Juscelino K. de Oliveira e limpeza da

calçada na rua Carlos Brenner Sobrinho, nas proximidades do número 344. Já

Luiz Carlos Schenlrte (PMDB) informou a prefeitura sobre diversos

problemas de iluminação no Parque do Trabalhador, na rua Bandeirantes e na

avenida Jardim Alcântara. Além disso, segundo o vereador, a ponte da rua

Bandeirantes, em frente ao número 303, precisa de reparos.



Carmen Ries (PT) encaminhou à administração uma lista de demandas feitas

pelos cidadãos, que inclui revitalização, poda e limpeza nas praças das

ruas Plutão e Visconde de Macaé; limpeza na avenida Rodolfo Behs e nas

ruas Espanha, Júpiter e Alfredo Becker; revitalização da sinalização de

trânsito no entroncamento da rua Quinze de Novembro com a Primeiro de Maio

e a avenida Pedro Adams Filho; operação tapa-buracos na rua Visconde de

Ouro Preto, na altura da rua Bento Manoel; e limpeza de bueiro entupido e

conserto do entorno da boca-de-lobo afundado na rua Alma Lampert Brenner.



Melhorias imprescindíveis

Gilberto Koch (PT) destacou a necessidade de revitalização da sinalização

de trânsito na rua Vinte Quatro de Maio, esquina com a avenida Pedro Adams

Filho; colocação de placa com a frase "Proibido colocar lixo" na área em

frente ao número 493 da rua Otávio Oscar Bender; colocação de meio-fio nas

ruas Onofre Pires e Eldorado; e retirada de lixo de terreno e da calçada

da rua Otávio Oscar Bender.



Para Gerson Peteffi (PSDB), é imprescindível que seja feita calçada e

fechado um buraco na rua Vicente da Fontoura; além de vistorias na rua

Guanabara e na avenida Pedro Adams Filho, onde há lâmpadas que ficam

ligadas ao longo do dia.



Verificação dos postes da rua Beco do Gugu, onde falta energia elétrica há

alguns dias, e desentupimento da rede de esgoto na rua Araxá, são

solicitações feitas por Alex Rönnau (PT). Poda de árvores que ficam perto

do semáforo na esquina entre a avenida Nicolau Becker e a rua Silveira

Martins, por Ito Luciano (PMDB). Operação tapa-buracos ao longo da rua

Lima e troca de lâmpadas da La Paz, por Volnei Campagnoni (PCdoB).



*



- Conselhos municipais reúnem-se com presidente

Objetivo do encontro foi trocar informações com o Legislativo



Representantes do Fórum dos Conselhos Municipais de Novo Hamburgo, que

reúne 11 entidades, reuniram-se com o presidente da Casa, Jesus Maciel

(PTB), e com a diretora Clea Caberlon na tarde dessa quarta-feira, 11. O

objetivo do encontro foi trocar informações sobre o funcionamento da

entidade e do Legislativo.



Uma sugestão apresentada pelos conselheiros é que a comunicação com os

vereadores seja ampliada. Para tanto, um membro do fórum deve participar

da sessão plenária do dia 19 deste mês para esclarecer os outros

legisladores sobre as ativiades exercidas pelos conselhos municipais.

NOVOS RADARES NA FREEWAY

NOVOS RADARES
NA FREE WAY E BR 116




Na Free Way já existem dois...

Na 116 também existem dois: um em frente da Refinaria Alberto Pasqualini e outro na altura da Honda de NH



MUITO CUIDADO COM AS VELOCIDADES.


Vejam com atenção os novos 'radares' para as auto-estradas.

Estão bem disfarçadinhos nos 'rails' ... é difícil localizá-los!

Agora é que vai ser uma fartura ...

Tenham muito cuidado. Vai ser mesmo a doer ...

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Mulheres do CAPS-AD participam de oficina de fotografia




Vinte mulheres do grupo feminino de apoio psicológico para ex-usuárias de álcool e drogas e familiares de dependentes do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD) de Novo Hamburgo, participam, no dia 18 de agosto, da oficina “Mulheres Revelando Talentos”. A atividade acontece às 14 horas e faz parte da Segunda Semana da Fotografia de Novo Hamburgo.

A Oficina de Photografia Joel e Isa Reichert (Rua Marechal Câmara, 314 - Ideal) recebe o evento, que terá dois momentos. Primeiramente, a coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres da Prefeitura de Novo Hamburgo, Fátima Fraga, falará sobre direitos e empoderamento das mulheres. Em seguida, ocorre uma oficina de fotografia, ministrada pela fotógrafa Isa Reichert. Será disponibilizado transporte para as participantes até a oficina, saindo às 13h30 do CAPS-AD (Rua Domingos de Almeida, 288 – Centro). Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3594-9909 ou no e-mail mulher@novohamburgo.rs.gov.br.
Universidade Feevale promove curso de modelagem de malha

Processo, corte e modelagem de peças de roupas estão na programação


Estão abertas, até o dia 23 de agosto, as inscrições para o curso de Modelagem de Malhas. A atividade, que acontecerá no período de 25 de agosto a 30 de setembro, no Campus II da Universidade Feevale (RS-239, 2755, Novo Hamburgo), é dirigida a acadêmicos dos cursos de Design de Moda e Tecnologia, profissionais da área e demais interessados.
As aulas serão realizadas aos sábados, das 8h30min às 12h e das 13h às 17h. No dia 30 de setembro, a aula acontecerá das 8h30min às 12h. A ministrante é Luciana Borges, que desenvolve modelagens para diversas empresas de vestuário. Ela é graduada em Design de Moda e Tecnologia pela Feevale, e especialista em Moda, Inovação e Criatividade.
O curso capacita os alunos para desenvolverem moldes e confecções de peças do vestuário feminino, como moldes básicos para malha e moldes modificados: calça sem costura lateral, blusa de suplex, calça justa, blusa e vestido em viscolycra. Mais informações pelo site www.feevale.br/extensao  ou pelo telefone (51) 3586-8822.

Confira mais sobre o conteúdo do curso:

- Noções básicas de obtenção de medidas/manejo de máquinas
- Traçado básico da calça sem costura suplex
- Traçado básico da blusa suplex
- Pilotagem da calça e blusa suplex
- Traçado da calça justa viscolycra
- Pilotagem da calça justa viscolycra
- Traçado básico da blusa feminina
- Traçado modificado da blusa feminina
- Pilotagem da blusa feminina
- Traçado do vestido feminino
- Pilotagem do vestido feminino

DIRETO DO RIO DE JANEIRO - Nelson Tangerini

Nelson Tangerini

NO DIA 20 DE AGOSTO PRÓXIMO, ÀS 18 H,


O ESCRITOR NELSON TANGERINI TOMA POSSE NA

ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL

[NÃO CONFUNDAM COM

ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS].

APAREÇAM LÁ.

O ENDEREÇO É:

CONFEDERAÇÃO DAS ACADEMIAS DE LETRAS DO BRASIL.

RUA TEXIEIRA DE FREITAS, 5 /S. 303

LAPA, RIO DE JANEIRO, RJ.

[PRÉDIO DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO NACIONAL].

O PATRONO DE NELSON TANGERINI

É O POETA NITEROIENSE LUIZ LEITÃO.

SEU DINHEIRO - Luiz Percy Denardin

Luiz Percy Denardin
Denardin Assessoria Empresarial









VISUALGRAF
- IMPRESSÃO DE GRANDES E PEQUENOS FORMATOS

- FACHADAS DE EMPRESAS

- OUTDOORS E BACKLIGHTS

- PERSONALIZAÇÃO DE CARROS

FONE: 3556-3535 ou

9102-9081

Denardin Assessoria


Empresarial

- CONSULTORIA FINANCEIRA

- INVESTIMENTO EM AÇÕES

- PROJETOS PARA FINANCIAMENTOS

- ASSESSORIA GERENCIAL

FONE: 3207-3026 ou

9989-2757



As três peneiras de Sócrates.

Sócrates, é considerado um dos principais filósofos de toda a história da filosofia ocidental. Sócrates vivia de maneira humilde, percorrendo descalço as ruas de Atenas. Tornou-se o filósofo por excelência, "amigo do saber". Passou a ensinar em praça pública, sem cobrar pelos seus ensinamentos, ao contrário do que faziam os sofistas. Seu método consistia em fazer perguntas que conduziam o discípulo à descoberta da verdade. Sócrates reformulou a filosofia grega, fazendo com que a busca de conhecimento, antes centrada no estudo da natureza, passasse a ocupar-se do homem e das suas ações. No fim da vida, foi considerado um perigo para a sociedade e, confundido com os sofistas, acabou acusado e condenado à morte. A mensagem abaixo, circula mundo afora já faz um longo tempo. A assimilaçao e a pratica no dia a dia, tanto para o que nos contam quanto para o que pretendemos contar, pode significar enorme diferença de resultados. Procure praticar, e ficará espantado verificando que muitos assuntos que nos contam ou mesmo assuntos que repassamos, se passados ficariam retidos na malha das sábias peneiras de Sócrates.

"Augustus procurou Sócrates e disse-lhe:

- Sócrates, preciso contar-lhe algo sobre alguém!

Você não imagina o que me contaram a respeito de…

Nem chegou a terminar a frase, quando Sócrates ergueu os olhos do livro que lia e perguntou:

- Espere um pouco Augustus. O que vai me contar já passou pelo crivo das três peneiras?

- Peneiras? Que peneiras?

- Sim. A primeira, Augustus, é a da VERDADE.

Você tem certeza de que o que vai me contar é absolutamente verdadeiro?

- Não. Como posso saber? O que sei foi o que me contaram!

- Então suas palavras já vazaram a primeira peneira.

Vamos então para a segunda peneira: a BONDADE.

O que vai me contar, gostaria que os outros também dissessem a seu respeito?

- Não, Sócrates! Absolutamente, não!

- Então suas palavras vazaram, também, a segunda peneira.

Vamos agora para a terceira peneira: a NECESSIDADE.

Você acha mesmo necessário contar-me esse fato, ou mesmo passá-lo adiante? Resolve alguma coisa? Ajuda alguém? Melhora alguma coisa?

- Não, Sócrates.. Passando pelo crivo das três peneiras, compreendi que nada me resta do que iria contar.

E Sócrates sorrindo concluiu:

Se passar pelas três peneiras, conte!

Tanto eu, quanto você e os outros iremos nos beneficiar.

Caso contrário, esqueça e enterre tudo.

Será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e fomentar a discórdia entre irmãos.

Devemos ser sempre a estação terminal de qualquer comentário infeliz!"

Da próxima vez que ouvir algo, antes de ceder ao impulso de passá-lo adiante, submeta-o ao crivo das três peneiras porque:

Pessoas sábias falam sobre idéias , pessoas comuns falam sobre coisas e pessoas medíocres falam sobre pessoas."

_____________________________________________________________

INFORMAÇÕES SOBRE O MERCADO FINANCEIRO DE HOJE

Os principais índices acionários norte-americanos , fecharam em baixa nesta terça-feira, mas conseguiram escapar das mínimas do dia após o Federal Reserve (FED) anunciar novas medidas para estimular o crescimento do país.

FED - Esperado ansiosamente desde a ontem, o fim da reunião do Fomc (Federal Open Market Committee), resultou em optar pela manutenção, pela 15ª vez consecutiva, do juro básico norte-americano na faixa entre 0% e 0,25% ao ano. Avaliando que o cenário econômico está mais fraco, o comitê anunciou que irá manter constante o atual patamar de alguns tipos de ativos securitizados sob sua posse, reinvestindo o pagamento do valor principal que receber dos títulos de dívida lastreados em financiamento hipotecário e também de títulos com lastro em Treasuries de longo prazo.

Os principais índices acionários europeus, .encerraram em queda no dia de hoje, após o bom humor que dominou o mercado no pregão no dia de ontem haver evaporado com os dados relativos à balança comercial e aos preços das propriedades chinesas, indicadores que sugerem um abrandamento da economia do gigante asiático.

China - Aumentam os sinais do enfraquecimento no crescimento do país. Os preços de propriedades nas 70 maiores cidades chinesas avançaram no menor ritmo em seis meses, ao subir 10,3% em julho. A balança comercial também deflagra receios, com as importações chinesas avançando 22,7% em julho, abaixo das estimativas que apontavam para crescimento de 30%. Ainda em terras asiáticas, a política monetária japonesa também chama a atenção nesta manhã com o BoJ (Bank of Japan) decidindo por unanimidade manter a taxa básica de juros por volta de 0,1% ao ano. A autoridade monetária reconheceu que o Japão enfrenta um "desafio crítico" em relação à deflação e à retomada do crescimento sustentado.

IBOVESPA - Oscilando entre os 66.946 pontos e os 67.836 pontos, acabou fechando aos 67.223 pontos, representando uma queda de 0,94% em relação ao fechamento anterior. No diário, formando Linha de Tendência de Baixa, com próximo Suporte nos 66.950 pontos.

Já o dólar comercial, após ser negociado próximo dos R$ 1,765 durante boa parte do intraday, amenizou após o Federal Reserve anunciar a manutenção da taxa básica norte-americana entre 0% e 0,25% ao ano. Contudo, o teor do comunicado não foi suficiente para reverter o mau humor dos mercados e acabou a terça-feira marcando alta. Dessa forma a moeda norte-americana fechou cotada a R$ 1,7560 representando uma alta de 0,34% em relação ao fechamento anterior. No mês acumula valorização de 0,11% e no ano a valorização é de 0,96%.

INDICES INTERNACIONAIS

USA - Dow Jones - queda de 0,51%

USA - S & P 500 - alta de 0,60%

USA - NASDAQ - alta de 1,24%

ENG - FTSE 100 – queda de 0,63%

JAP - Nikkei - queda de 0,22%

ARG - Merval - queda de 1,23%



Segue abaixo o fechamento de hoje de principais ativos e ao lado acumulado 2009.

- WINFUT queda de 0,66% - 67.440,00 pontos - 2009 + 81,97%

- IBOVESPA queda de 0,94% - 67.223,23 pontos - 2009 + 81,88%

ATIVOS

- BVMF3 queda de 2,38% - 13,14 / 2009 + 107,98%

- PETR4 queda de 1,46% - 28,41 / 2009 + 60,64%

- VALE5 quedade 1,25% - 43,60 / 2009 + 76,64%

- GGBR4 quedade 2,07% - 26,00 / 2009 + 93,49%

- ITUB4 quedade 0,47% - 38,32 / 2009 + 48,24%

- CSNA3 alta de 0,20% - 30,22 / 2009 + 90,45%

- USIM5 queda de 1,26% - 49,50 / 2009 + 87,63%

- CYRE3 queda de 0,09% - 23,40 / 2009 + 162,11%

- RSID3 alta de 0,59% - 15,29 / 2009 + 300,00%

IBOVESPA – Abriu caindo 1,00% nos primeiros 10 minutos da sessão, obtendo a mínima do dia por volta das 10:40 horas. De lado no restante intraday, acabou encerrando aos 67.223 pontos, representando uma queda de 0,94% em relação ao fechamento anterior. No diário, formando Linha de Tendência de Baixa, com próximo Suporte nos 66.950 pts..



MIN do dia 66.946 pontos / MAX do dia 67.836 pontos

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Dançando chega a sua 22ª edição em Novo Hamburgo

Dançando chega a sua 22ª edição em Novo Hamburgo



Na próxima quarta-feira, dia 16 de agosto, a ParaNóia Produções Artísticas dá início a 22ª edição do Dançando, Mostra de Dança da Cidade de Novo Hamburgo. O evento, que conta com o apoio da Secretaria de Cultura (SECULT), acontecerá entre os dias 16 e 22 de agosto no Teatro Paschoal Carlos Magno (Centro Municipal de Cultura, Rua Eng. Ignácio C. Plangg, 66, Centro). As apresentações ocorrem de segunda a sexta-feira às 19 horas e sábado e domingo às 15 e 19 horas.



Bailarinos de vários locais do Estado participarão do evento nas categorias balé clássico, jazz, dança moderna e contemporânea, street dance, folclórico de projeção, folclórico de imigração, estilo livre, covers e dublagens. A novidade dessa edição é a categoria Melhor Idade, destinada a pessoas com mais de 50 anos.



Os ingressos antecipados podem ser adquiridos ao preço de R$ 16,00 na loja Ballerine Roupas e Acessórios de Dança (Rua Nações Unidas, 1932, Bairro Rio Branco), loja Pipoca Lingerie & Fofoca (Rua Paraíba, 108, loja 02, Bairro Pátria Nova) e na ParaNóia Produções (Rua 25 de Julho, 1215, Bairro Rio Branco), onde também pode ser adquirido o passaporte para os sete dias ao preço de R$ 80,00. Na hora o ingresso será vendido por R$ 20,00, com desconto para o Cartão do Assinante NH e para sócios da Associação Hamburguense de Técnicos, Atores e Diretores de Artes Cênicas (AHTADAC). Mais informações pelo telefone (51) 3593-6947.
Crianças devem tomar a segunda dose da vacina contra paralisia infantil



Sábado, dia 14 de agosto, as crianças menores de cinco anos precisam tomar a segunda dose da vacina contra a poliomielite. A Secretaria de Saúde (SMS) de Novo Hamburgo estará atuando em 80 pontos da cidade para imunizar mais de 16 mil hamburguenses (confira abaixo os locais e os horários). Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) a população também poderá colocar em dia a caderneta de vacinação, entre 8 e 17 horas. Em Lomba Grande, equipes da SMS estarão percorrendo as localidades durante o dia.

Os pais ou responsáveis das crianças que ainda não completaram 5 anos devem levá-las a um dos pontos munidos da caderneta de vacinação. Mesmo aquelas que não tomaram a primeira dose devem procurar um dos locais para receber a gotinha, que não possui nenhuma contra-indicação. A meta da SMS neste ano é imunizar 95% de um total de 16.475 crianças contra a paralisia infantil. Na primeira etapa da campanha, realizada em junho, foram aplicadas 14.294 doses, número que representa 86,75% do total de crianças. Em 2009, foram imunizados 15.455 hamburguenses, o que correspondia a 90,09% da população abaixo dos cinco anos de idade.



Locais de vacinação



8 às 12h

Escola Adolfina Diefenthaeler



8 às 17h

Escola Municipal Irmão Nilo, Escola Municipal Boa Saúde, Escola Municipal Elvira Grin, Escola Municipal Marcos Moog, Escola Municipal Anita Garibaldi, Escola Mun. Deodoro da Fonseca, Escola Municipal Tancredo Neves, Escola Municipal Monteiro Lobato, Escola Municipal Prudente de Morais, Escola Municipal Affonso Penna, Escola Municipal Campos Sales, Escola Municipal Getúlio Vargas, Escola Municipal Cecília Meireles, Escola Municipal Castro Alves, Escola Municipal Helena Canho Sampaio, Escola Municipal Arnaldo Grin, Escola Municipal Hermes da Fonseca, Escola Municipal Imperatriz Leopoldina, Escola Municipal Nilo Peçanha, Escola Municipal Padre Réus, Escola Municipal Francisca Saile, Escola Municipal Guilherme Gaelzer Neto, Escola Municipal Jorge E. Koch, Escola Municipal Francisco Xavier Kunst, Escola Estadual Dom Pedro II, Escola Estadual Santo Afonso, Escola Estadual Leopoldo Petry, Hipermercado Carrefour, Hipermercado Bourbon, Super Rissul/Unidão, Maxi Atacado, Supermercado Ofertão (Bento Gonçalves, 335), Agafarma (Paradão), Drogaria Farmacro, Agafarma (Joaquim Pedro Soares), Praça do Imigrante, Padaria Bier, Mc Donald's, Lojas Quero-Quero, Lojas Paludo (Ícaro esq. Victor Hugo Kunz), Associação Moradores de Canudos, Associação Moradores do Mundo Novo, Mercado Todo Dia, Igreja Vila Kroeff (Tancredo Neves, 275), Casa de Apoio Comunidade Regina, Desbravadores (Rua Irmã Amália, 22, Canudos), Desbravadores (Rua Joaquim Oliveira,107, Canudos), Escola Municipal Senador Salgado Filho, Desbravadores (Praça Centenário, Canudos), Desbravadores (Rua Ildefonso T. Garcia, 507, Boa Saúde), Desbravadores (Rua José de Alencar, 311, Rio Branco), Desbravadores (Rua 22 de Outubro, Esq. Do Bosque, Boa Saúde), Desbravadores (Rua Israel Silvestre de Vargas, 55, Canudos), Desbravadores (Av. Victor Hugo Kunz, Posto Ipiranga, Canudos), Casa de Vacinas, Centro de Especialidades, UBS Boa Saúde, UBS Canudos, UBS Guarani, UBS Kephas, UBS Liberdade, UBS Lomba Grande, UBS Primavera, UBS Rincão, UBS Rondônia, UBS Roselândia, UBS Santo Afonso, UBS Vila Kraemer, UBS Redentora, UBS Iguaçu, UBS São Jorge.



9 às 17h

Lojas Super Legal (Rua Marcílio Dias, 816), Lojas Super Legal (Rua Marcílio Dias, 1323)



10 às 17h

Novo Shopping



11 às 17h

Habbibs

DANÇAS GAUCHESCAS

Abertas inscrições para curso de Danças Gauchescas



A Guarda Municipal (GM) de Novo Hamburgo está com inscrições abertas para o curso de Danças Gauchescas. Ao todo são 30 vagas, as inscrições são gratuitas, e podem ser realizadas pelo telefone (51) 3524-8737, ramal 26, ou pelo endereço eletrônico gmensino@novohamburgo.rs.gov.br. A idade mínima para fazer o curso é de 15 anos e cada participante terá que confirmar dois casais de padrinhos para a formatura. Este é o primeiro curso de danças promovido pela GM e é aberto para a comunidade em geral. O curso terá aulas práticas e teóricas onde serão abordados temas sobre a trajetória da dança, noções básicas e o uso adequado da indumentária, num total de 20 horas. O inicio do curso será em setembro, no Galpão do Parque Floresta Imperial, localizado na Avenida Coronel Travassos, 197, bairro Rondônia.
Novo Hamburgo sedia campeonato de basquete sobre rodas



A 2ª Copa Leme de Basquete sobre Rodas, que ocorre a partir das 9 horas de sexta-feira, 13 de agosto, conta o apoio da Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência (CPPD). O evento é uma realização da Associação dos Lesados Medulares do RS (Leme) e a entrada é gratuita. A Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo recebe a competição. Ao todo, oito equipes de várias partes do estado estão na disputa. A abertura ocorre na sexta-feira, às 13h30, e a atividade segue até o domingo, dia 15, às 12 horas. “Muito se fala em inclusão nas áreas de educação e saúde. Ações como a Copa Leme chamam atenção para o esporte. Será uma demonstração de superação, de mostrar que a pessoa com deficiência tem condições de realizar uma atividade física, até em nível de competição”, ressalta o coordenador da CPPD, Darwin Kremer.



O quê: 2ª Copa Leme de Basquete sobre Rodas

Quando: dias 13,14 e 15 de agosto (sexta, sábado e domingo), das 9 às 18 horas (sexta e sábado) e das 9 às 12 horas (domingo).

Onde: Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo

Sites Úteis

ARQUIVEM ESTE E.MAIL TEM PRATICAMENTE QUASE TUDO QUE PRECISAMOS - GRANDE UTILIDADE




01.

Quando for comprar qualquer coisa não deixe de consultar o site Gastarpouco.

www.gastarpouco.com



02. Serviço dos cartórios de todo o Brasil, que permite solicitar documentos via internet:

www.cartorio24horas.com.br/index.php



03. Site de procura e reserva de hotéis em todo o Brasil,por cidade, por faixa de preços, reservas etc.:

www.hotelinsite.com.br



04. Site que permite encontrar o transporte terrestre entre duas cidades, a transportadora, preços e horários:

https://appweb.antt.gov.br/transp/secao_duas_localidades.asp'



05. Encontre a Legislação Federal e Estadual por assunto ou por número, além de súmulas dos STF, STJ e TST:

www.soleis.adv.br



06. Tenha a telinha do aeroporto de sua cidade em sua casa, chegadas e partidas:

www.infraero.gov.br/pls/sivnet/voo_top3v.inip_cd_aeroporto_ini=

07. Encontre a melhor operadora para utilizar em suas chamadas telefônicas:

http://sistemas.anatel.gov.br/sipt/Atualizacao/Importanteaspp'



08. Encontre a melhor rota entre dois locais em uma mesma cidade ou entre duas cidades, sua distância, além de localizar a rua de sua cidade:

www.mapafacil.com.br



09. Encontre o mapa da rua das cidades, além de localizar cidades:

http://mapas.terra.com.br/Callejero/home.asp



10 Confira as condições das estradas do Brasil, além da distância entre as cidades:

www.dnit.gov.br



11. Caso tenha seu veiculo furtado, antes mesmo de registrar ocorrência na polícia, informe neste site o furto.O comunicado às viaturas da DPRF é imediato:

www..dprf.gov.br/ver.cfmlink==form_alerta



12. Tenha o catálogo telefônico do Brasil inteiro em sua casa. Procure o telefone daquele amigo que estudou contigo no colégio:

www.102web.com.br



13. Confira os melhores cruzeiros,datas, duração,preços, roteiros, etc.:

www.bestpricecruises.com/default.asp



14.. Vacina anti-câncer (pele e rins). OBS: ESTA VACINA DEVE SER SOLICITADA PELO MÉDICO ONCOLOGISTA:

www.vacinacontraocancer.com.br/hybricell/home.html



15. Indexador de imagens do Google - captura tudo que é foto e filme de dentro de seu computador e os agrupa, como você desejar:

www.picasa.com



16. Semelhante ao Internet Explorer , porem muito mais rápido e eficiente, e lhe permite adicionar os botões que desejar, ou seja, manipulado como você o desejar:

www.mozilla.org.br/firefox



17. Site de procura, semelhante ao GOOGLE:

www.gurunet.com



18. Site que lhe dá as horas em qualquer lugar do mundo:

www.timeticker.com/main.htm



19. Site que lhe permite fazer pesquisas dentro de livros:

www.a9.com



20. Site que lhe diz tudo do Brasil desde o descobrimento por Cabral:

www.historiadobrasil.com.br



21. Site que o ajuda a conjugar verbos em 102 Idiomas:

www.verbix.com



22. Site de conversão de Unidades:

www.webcalc.com.br/conversões/area.html



23. Site para envio de e-mails pesados, acima de 50Mb:

www.dropload.com



24. Site para envio de e-mails pesados, sem limite de capacidade:

www.sendthisfile.com



25. Site que calcula qualquer correção desde 1940 até hoje, informando todos os índices disponíveis no mercado financeiro.. Grátis para Pessoa Física:

www.debit.com.br



26. Site que lhe permite falar e ver pela internet com outros computadores,ou LHE PERMITE FALAR DE SEU COMPUTADOR COM TELEFONES FIXOS E CELULARES EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO GRÁTIS - De computador para computador, voz + imagem. De computador para telefone fixo ou celular:

www.skype.com



27. Site que lhe permite ler jornais e revistas de todo o mundo.

www.indkx.com/index.htm





28 .. Site de câmaras virtuais, funcionando 24 hs por dia ao redor do mundo:

www.earthcam.com



ATENÇÃO : Divulguem este e-mail aos amigos

DIRETO DO RIO DE JANEIRO - Nelson Tangerini


Nelson Tangerini


NESTOR TANGERINI ERA SÓCIO



DA SOCIEDADE BRASILEIRA



DE AUTORES TEATRAIS [SBAT].
 

Laboratório Municipal passa a coletar sangue na UBS Roselândia



O Laboratório Público Municipal, coordenado pelo Hospital Municipal da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH), passa, a partir desta semana, a realizar coletas de sangue na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Roselândia, que integra o Programa de Saúde da Família do Município. Desta forma, a comunidade daquela região da cidade já pode agendar seus atendimentos diretamente na unidade, e aguardar a visita da técnica em enfermagem que estará no local todas as terça-feiras após as 8 horas.

A entrega do resultado do exame ocorre em até três dias, no mesmo local da coleta. Antes disso, porém, uma das médicas do Programa de Saúde da Família faz uma reavaliação do paciente e repassa a ele as orientações e medicações necessárias para sua pronta recuperação. A dona de casa Luiza Ribeiro Barros, 49 anos, que mora no bairro há 22 anos, disse durante um procedimento de coleta que está feliz com a iniciativa da Secretaria de Saúde de Novo Hamburgo (SMS) em determinar a ida de uma profissional do Laboratório Público até a comunidade para a realização dos exames. Ela conta que o reflexo imediato para ela foi econômico, pois não precisará mais gastar com passagens para o deslocamento até o Hospital Municipal, onde funciona o Laboratório Público.

A aposentada Tereza Aguirre da Silva, 73 anos, também comemora a melhoria. Com esta iniciativa, a Administração está beneficiando uma significativa parcela da comunidade. Ela relata ser uma pessoa que praticamente não utiliza a rede de Saúde, mas que no momento em que sentiu a necessidade, se mostrou aliviada por poder dispor da coleta de sangue no próprio bairro. “Tudo fica mais fácil”, argumenta. Conforme o coordenador do Laboratório Público, Silvio Tasca, há outros desafios para serem superados ainda em 2010, ano em que se espera que o laboratório amplie o número de exames de 35 mil para 50 mil mensais. “Há três anos o Laboratório Municipal tinha uma capacidade instalada para realizar apenas 17 mil exames a cada mês”, argumenta o coordenador.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

A pesquisa antes da Universidade

Inscrições para a Feira de Iniciação à Pesquisa seguem até 27 de agosto

A pesquisa faz parte da rotina acadêmica da Universidade, ela é a responsável por construir novos conhecimentos no indivíduo pesquisador e por desenvolver a sociedade na qual esta está inserida. Ela permite não só construir novos saberes como questionar as descobertas já realizadas, buscar diferentes respostas para diferentes perguntas, aguçar a curiosidade e solucionar os mais diversos tipos de problemas. E hoje, este interesse não se encontra apenas no meio universitário, a pesquisa tomou conta dos bancos escolares, onde já se encontram diferentes projetos que buscam tornar a vida muito melhor.
Como prova disso, a Escola de Educação Básica Feevale - Escola de Aplicação realiza, de 14 a 16 de outubro, a Feira de Iniciação à Pesquisa - FIP 2010. O evento integra as atividades do Inovamundi, um programa de disseminação do conhecimento científico, tecnológico e de inovação produzido na Feevale, promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da Feevale (PROPI).
Podem participar da FIP alunos concluintes do Ensino Fundamental e alunos do Ensino Médio de escolas públicas e particulares de Novo Hamburgo, sob a orientação de professores. Serão concedidos prêmios destaque e menções honrosas aos melhores trabalhos, de acordo com a etapa cursada, e todos os trabalhos receberão certificados, além de serem publicados em formato de e-book. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 27 de agosto pelo site www.feevale.br/fip. O regulamento do evento pode ser consultado na página eletrônica da FIP, no mesmo endereço. A programação geral é aberta ao público.


Redes Sociais como fonte de pesquisa


Luana Weber, 15 anos, atua no Programa de Iniciação Científica Júnior Feevale - PICF-Jr., um programa da Universidade que estimula a cultura da pesquisa nos estudantes de ensino médio da Escola de Aplicação. Ela participa do projeto "Etnicidades comunicacionais e experiências migratórias: o caso dos trabalhadores gaúchos do setor calçadista na China", do grupo de pesquisa Comunicação e Cultura. Através de fotografias postadas nas redes sociais por gaúchos que trabalham na China no setor coureiro-calçadista, procura-se compreender como acontece a sua adaptação a uma cultura tão diferente. O trabalho da estudante é procurar fotos na web e arquivá-las. "Já dá pra perceber que os brasileiros que estão lá procuram outros brasileiros para sentir-se integrados. É legal ver como os brasileiros encaram outra cultura, é um aprendizado", diz Luana.



Trabalho que estará exposto na FIP 2010.
Prefeitura lança mutirão “Nossa Cidade Mais Bonita”



A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM), e da Secretaria de Obras Públicas e Serviços Urbanos (SEMOPSU) lançou nesta segunda-feira, 9 de agosto, no CTG Velha Querência (Bairro São José) o mutirão “Nossa Cidade Mais Bonita”. Estiveram presentes no evento o prefeito Tarcísio Zimmermann, o titular da SEMOPSU, Lino de Negri, demais secretários municipais e representantes do comitê “Nossa Cidade Mais Bonita”.

O mutirão levará diversos serviços para os bairros do Município, buscando deixar, através da mobilização das equipes da SEMAM e da SEMOPSU, a cidade mais limpa, melhorando a qualidade de vida da população. Serão realizadas as recuperações de passeios danificados por obras públicas, reforma em caixas, bocas de lobo e meios-fios, além de reparos de infiltrações na rede coletora de esgoto. “Todo este trabalho complementa o esforço da Administração em possibilitar que Novo Hamburgo seja uma cidade melhor, mais limpa e bonita, agregando esforços entre o poder público e a comunidade”, diz Tarcísio.

Também serão desempenhados serviços como recolhimento de galhos e entulhos, manutenção de iluminação pública, operação tapa buracos, capina mecanizada, patrolamento e britagem de ruas. A Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR) irá participar do projeto realizando a recuperação da sinalização viária, campanha de educação no trânsito, reparos nas paradas de ônibus e pinturas das faixas de segurança.



Operação “Bota-fora” no Kephas e Roselândia

Dentro do projeto “Nossa Cidade Mais Bonita” ocorrerá o “Bota Fora”, uma iniciativa que tem a finalidade de facilitar a destinação correta dos objetos que os moradores hamburguenses não querem mais. O mutirão e o “Bota Fora” já começaram no Kephas, Redentora, Vila Diehl e Roselândia. De 9 a 13 de agosto as equipes da Prefeitura estarão nestas localidades realizando os serviços. “A comunidade poderá colocar na calçada das suas casas aquilo que não quer mais, observando os dias em que o mutirão estiver no seu bairro, para que o caminhão recolha, providenciando uma destinação correta aos materiais”, explicou o Prefeito. Segundo o diretor de Limpeza Urbana da SEMAM, Luiz Henrique Nascimento, a iniciativa evitará o depósito de lixo em locais indevidos.



Calendário do projeto “Nossa Cidade Mais Bonita”



09/08 a 13/08: Kephas, Redentora, Vila Diehl e Roselândia.

16/08 a 20/08: São José e parte do São Jorge.

23/08 a 27/08: Rincão, Petrópolis, Primavera, Boa Saúde, Jardim Liberato, Guarani, Vila Nova, Operário e Lomba Grande.

30/08 a 03/09: Santo Afonso, Liberdade e Ideal.

06/09 a 10/09: Rondônia, Industrial, Ouro Branco e parte do Pátria Nova.

21/09 a 24/09: Parte do São Jorge, parte de Hamburgo Velho e parte do Jardim Mauá.

27/09 a 01/10: Centro, Vila Rosa, Boa Vista, parte do Rio Branco, parte do Pátria Nova e parte de Hamburgo Velho.
Campanha arrecada artigos de bebês




Uma campanha realizada pela Loja Sleeper, com o apoio do Gabinete da Primeira-dama de Novo Hamburgo, está arrecadando artigos para bebês. A iniciativa da empresa hamburguense, que começou em junho e não tem data para acabar, arrecadou em um mês 27 peças de roupas e 103 utensílios voltados para cuidados com os bebês. As doações serão repassadas para a Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH) que faz o acompanhamento das gestantes e distribuirá os materiais de acordo com a necessidade das mamães. Roupas, sapatos, brinquedos, cobertores, berços, carrinhos e outros utensílios em bom estado podem ser doados diretamente na Loja Sleeper (Rua General Osório, 118, Hamburgo Velho). Mais informações pelo telefone (51) 3524-6795.

TEATRO PRODUÇÃO URBANA

O TEATRO PRODUÇÃO URBANA


apresenta



OS TRÊS MOSQUITEIROS

em



“Um Por Todos e Todos Contra o Mosquito da Dengue!”



s i n o p s e



Um reino não muito distante daqui fora escolhido para sediar a próxima Copa do Mundo de Futebol. Infelizmente esse reino está na iminência de ter que abrir mão deste evento. Um mosquitinho chamado Aedes aegypti, mais conhecido como mosquito da dengue, está colocando o reino em alerta. A alegria que havia ali deu lugar à fraqueza, a dor de cabeça, a falta de apetite, a febre e a outros sintomas, fazendo com que seus moradores não queiram mais sair de casa. Até mesmo os Mosquiteiros do Rei – homens especialmente preparados para lutar contra o mosquito da dengue - estão um a um caindo perante o grande perigo que representa este inseto.

O que fazer para reverter esse jogo? Como derrotar um adversário que rapidamente se multiplica em campo? O que fazer para não perder a organização da Copa do Mundo para outro reino?

Os Três Mosquiteiros em “Um Por Todos e Todos Contra o Mosquito da Dengue” é um espetáculo divertido e de muita ação que certamente chamará a atenção do público para uma epidemia que já bate em nossa porta.

Assista “Os Três Mosquiteiros”, faça parte do nosso time e você verá que a vitória depende da ação de cada um de nós.

Bom espetáculo!









TEATRO PRODUÇÃO URBANA

Leonel dos Santos – ator e produtor

51 35618372 – 85651434

www.producaourbana.com.br

TREM DE ITABIRA

Amigos, eis o resumo da nova edição do jornal O TREM Itabirano.




O crítico mineiro Fábio Lucas investiga o bicho mineiro.

“Demora a reagir às ditaduras”, diz.



Márcio Sampaio estreia nO TREM reescrevendo Memória de Drummond.



Sandra Starling, ex-petista, dá uma geral em Dilma, Serra e Marina.



Furos culturais: Marcos Caldeira Mendonça traz crônica inédita do itabirano

Clóvis Alvim e descobre em Itabira um livro raro, a primeira edição de Alguma

Poesia, de 1930.



Contista Sérgio de Agostino apresenta um condenado.



Denes Lott brada contra esse ignominioso açougue de carne humana chamado BR 381.





Contista Cecilia Prada mostra seu diário do não-livro.



Robinson Damasceno revela quem o ensinou a não pegar gonorreia na zona.



O cartunista Genin Guerra entrevista Gonzalo Cárcamo.



O advogado Guido Bilharinho reflete sobre o pensamento unilateral.



Fernando Jorge informa que Santos Dumont era mulherengo.



Flávio Goulart recomenda o músico Leonard Cohen.



Edmílson Caminha diz que Nelson Rodrigues vale o epíteto de gênio.



Festival de Inverno de Itabira teve até evento com zero de público. Conseguiram.





Vitória de Itabira: Ronaldo Magalhães não é candidato a deputado.



Um caso: Carlos Drummond de Andrade e Arp Procópio vendo vitrine de roupas

íntimas no Rio.



Itabira tem até candidato a senador. É sério, está no novO TREM.



Isso e muito mais na nova e quentinha edição dO TREM, o jornal de Itabira que o

Brasil lê e admira.



Assinantes no Brasil recebem o jornal via Correios.

Assinantes internacionais recebem cópia em PDF.



O TREM pratica altaria, vale por um bom livro e enriquece culturalmente.

Para assinar O TREM:

31 3835-1329
 ou otremitabirano@yahoo.com.br

DIRETO DO RIO DE JANEIRO - Nelson Tangerini

Nelson Tangerini


JOHN LENNON FARIA 70 ANOS EM 2010.



"ALL YOU NEED IS LOVE!".







JOHN LENNON NO CÉU COM DIAMANTES
Nelson Tangerini



Roqueiro inveterado, meu amigo Adalberto (1) convenceu-me a ir com ele a um centro de mesa.



Juro que não entendi. Mas ele insistia no assunto.



- Eu explico. Li, na Folha Espírita, que um médium inglês recebeu o espírito de John Lennon.



Ele não sabia precisar a data do jornal e o nome do médium. Mas acreditava naquilo, no conteúdo daquela psicografia. E estava convencido de que o ex-Beatle continuava fazendo música no além.



- Ele enviou uma mensagem para Yoko. Disse que continuava fazendo música. E agradeceu a Elton John pela belíssima canção, Empty Garden, que o cantor dos grandes óculos compusera para ele.



- Mas você acha que ele está fazendo música do outro lado?...



- Sim, pois John está montando uma super banda.



- Super banda?



- Sim, uma super banda. Ele convidou Sid Vicious, baixo; Pete Ham, guitarra solo; Ian Stewart, teclados, e Keith Moon, bateria, para tocarem com ele.



- Mas você tem uma grande imaginação. Neste caso, como estariam Janis Joplin, Jimi Hendrix, Jim Morrison, Elvis, Mamma Cass, John Boham, Bill Halley, Karen Carpenter...?



- Estão todos produzindo. Janis não gostava dos Beatles. Ela está montando uma banda com Brian Jones, Jimi, Boham... Elvis e Bill também estão formando suas bandas...



Bem, eu já estava me sentindo um vovô, com toda aquela constelação desfiada por Adalberto. Mas eu me sentia orgulhoso e feliz. Foi uma época de contestação, uma época frutífera, e eu sobrevivi a tudo. Mas não estava disposto e nem interessado em assistir aos concertos dessas bandas...



- Mas... como você pode provar isto? – perguntei.



- Eu tenho intuição, bicho!



- Ah, vá lá!...



Venha comigo. Vamos a um centro espírita. Quero que você testemunhe isto. Vai ser um ti-ti-ti na imprensa. Tipo: Bomba, bomba...



Era bom mesmo que Ibrahim Sued estivesse aqui por baixo!



Tendo consideração com o amigo, fui com Adalberto ao centro espírita mais próximo. Ele vive no mundo da música... Talvez pudesse mesmo falar com os deuses.



A pedido de Adalberto, os médiuns se concentram...



E quem disse que a mensagem vinha?!



Todos insistiam. Não podíamos sair dali sem a tal mensagem. Não podia desapontar o amigo. E, se desse, eu pediria até um autógrafo.



Um dos componentes da mesa nos disse que as coisas não eram bem assim... Que não podíamos forçar a barra...



De repente, um rapaz, atendendo ao pedido de Adalberto, incorpora um espírito. Era inglês. Fiquei entusiasmado. É o ex-Beatle!, pensei. Mas... , para a nossa decepção, não, não era John. E deixou a seguinte psicografia:



- John Wiston Lennon e sua banda, Super Nova, estão excursionando por outras dimensões.



E assinou:



- Brian Epstein.(2)







(1)Adalberto Barboza – Autor de ENERGIA AZUL, de parceria com Nelson Tangerini.



(2)Brian Epstein – Ex-empresário dos Beatlles







Nelson Tangerini, 55 anos, é escritor, jornalista, fotógrafo, compositor e professor de Língua Portuguesa e Literatura. É membro do Clube dos Escritores Piracicaba [ clube.escritores@uol.com.br], onde ocupa a Cadeira 073 – Nestor Tangerini, e da ABI, Associação Brasileira de Imprensa.





n.tangerini@uol.com.br, nmtangerini@yahoo.com.br

CONTOS DE JORGE EDUARDO MAGALHÃES

Jorge Eduardo e Jorge Bombeiro


O noivo da suicida


Foi ao hospital fora do horário da visita, conseguiu convencer os enfermeiros, não queria correr o risco de se deparar com nenhum familiar de Cecília. “A culpa foi sua!” “Canalha!” Tinha certeza de que ouviria isso, talvez até partissem para a violência física.

Namoraram desde garotos, mas a relação estava desgastada, Cecília era extremamente ciumenta, possessiva, sentia-se sufocado. Havia conhecido Cristina, uma pessoa maravilhosa, que o compreendia e o incentivava a realizar todos os seus sonhos. Enquanto Cecília sempre o ridicularizava, baixando ainda mais a sua auto-estima.

Não tinha culpa de nada, ninguém era obrigado a ficar com ninguém. Não era culpado se a louca da Cecília, depois que ele terminou o namoro ateou fogo no próprio corpo.

Entrou no quarto, ela estava sedada, ficou observando seu corpo enfaixado e sentiu um enorme aperto em seu coração. Sim, a culpa era toda dele, ele tinha que ter preparado Cecília para o rompimento do compromisso.

Agora se sentia na obrigação moral de se casar com Cecília, afinal, ela arruinara sua vida por causa dele.

Saiu do quarto com os olhos úmidos, no corredor do hospital pensava em terminar tudo com Cristina, seria duro, mas ele se sentiria melhor.

Cristina o esperava na porta do hospital e ele estava decidido.

- Cris, preciso muito falar contigo, tomei uma decisão muito séria.

- Pode falar, meu amor.

Ficou calado por alguns instantes e disse:

- Querida, te amo muito, por isso quero me casar contigo.

Trocaram um apaixonado beijo.

MARCELO SGUASSABIA

Marcelo Sguassábia


RAMIFICANDO





Ilustração: Marco Fraga



Deitado na rede, após o almoço, estava naquele limbo entre o sono e um vago estado de vigília. Acima dele, a copa densa da árvore não conseguia filtrar todo o mormaço do dia.

As ramificações, do tronco para os galhos maiores, dos galhos maiores para os menores, e destes para outros raminhos minúsculos, despertou nele um paralelo com a própria vida. Refletia em como uma decisão, num dado ponto do tempo, faz o destino ir pra um lado ou pra outro completamente diverso. Os galhos maiores seriam as escolhas cruciais, que determinam os rumos mais importantes. Os menores, as conseqüências que deles derivam. Um esbarrão em alguém no supermercado e pronto - uma série de acontecimentos aparentemente banais vão se encadeando. E aquela garota na gôndola de cosméticos acaba mãe dos seus filhos.



Espantou uma mosca, se ajeitou melhor na rede e se pôs a pensar no que poderia ter sido e não foi. Feliz ou infelizmente.



Possibilidade 1: ao invés de sair de casa pra cursar Economia, ele fica morando lá mesmo. Lá, naquele fim de mundo onde nunca ninguém merecia ter nascido. Amarga um emprego no banco, depois abre uma loja de ferragens - que se transforma em disk comida árabe, franquia dos Correios e distribuidora de água mineral. Vai levando como pode e toma umas duas ou três todo final de tarde. Gosta de carros antigos, joga futebol de botão sozinho e será candidato outra vez a vereador. Não nega que deve, muito e a muita gente. Mas diz que paga quando puder.



Possibilidade 2: seguindo uma inclinação de infância, ele vai para o seminário em 1978. A avó exulta de alegria: que benção um sacerdote na família! Excessos no genuflexório o obrigam a uma operação no menisco do joelho esquerdo, três anos depois. Recuperado, abandona a vocação religiosa. Presta um concurso na antiga Light, e passa em sexto lugar. Solteirão, mora em onze cidades diferentes. Aposentou-se o ano passado e hoje toca uma pousadinha em Guarapari.



Possibilidade 3: sua cega paixão pelo The Doors o leva, um dia, ao túmulo do Jim Morrison em Paris. No vôo de volta ao Brasil, senta-se ao lado de um enólogo da Real Companhia Velha, fabricante secular de vinho do Porto, em viagem ao Rio para visitar parentes. Bastam dez minutos para que se tornem amigos de infância. Trocam cartões e se despedem no aeroporto. O distraído lusitano deixa cair a carteira, bem recheada. Ele liga para o enólogo, dizendo que está com ela. A recompensa não tarda: um emprego em Portugal. "Aceitas, ó pá? Morarás numa linda quinta, serás meu braço direito e não terás despesa alguma". Ele topa. Conhece uma rapariga e, pouco tempo mais tarde, enche a quinta de miúdos (crianças, no português de Portugal). Todos os anos, nas férias, ele vai para o Brasil. Fátima, a esposa, fica. Para cuidar dos meninos e degustar o enólogo.



Possibilidade 4: Aquele galho (sem trocadilhos) dos tempos de colégio vira namoro e depois casamento. O que seria terrível: a Gracinha ficou gorda e (mais uma vez, sem trocadilhos) perdeu completamente a graça. Sem falar nos cinco meninos que ela teve. Tá certo que se casou com um crente, que não admitia anticoncepcional. Casada com ele, talvez tivesse um filho só, continuasse o balé no conservatório e mantivesse, ainda por uma boa década, toda aquela saúde que fez sua fama na cidade e adjacências. É, podia ser. Podia, só que não foi assim. Vamos pra próxima.



Possibilidade 5 (tão bem-arranjada quanto inverossímil): as dezenas 02 - 15 - 16 - 34 - 38 - 49 , a mesma fezinha que fazia há anos, finalmente sairiam numa Sena Acumulada. A bolada seria grande e todinha dele. Ganharia mundo e poderia muito bem estar agora numa tabacaria em Gênova. No lobby de um hotel em Bruxelas. Caminhando por Beirute e ouvindo Mozart no disc-man. Ou então, já desapegado do dinheiro, aprendendo meditação em Nova Dheli. Poderia estar em qualquer lugar. Menos ali, às quinze pra uma da tarde, olhando feito bobo para a copa de um flamboyant.

Possibilidade 6...



© Direitos Reservados

PAPO DE CULTURA - Benedito Franco

Benedito Franco


Alô!... Sô Zé Franco taí?




Parabéns Papai!

Parabéns! Sô Zé Franco!

Parabéns! Vô Zé Franco!





- Alô! Alô! É o papai?

- Alô! Sim, sou eu. Estou conhecendo a voz... é o Bené.

- Sim, sou eu. Que saudade! Parabéns! Parabéns pelo seu dia. Faço idéia a festa que a mamãe está aprontando por aí!

- Obrigado. Obrigado. Da Naná posso esperar tudo. Eu também sinto muita saudade, mas agora mais conformado, pois tenho além da companhia da Naná, da Imaculada, do Zé Maurício, do Antonio Elcio e do Pedrinho, também do Magno e do Cláudio.

- Pois é. Enquanto aí o Senhor vai matando sua saudade, nós aqui, neste vale de lágrimas, vamos reavivando e aumentando a nossa.

- O papai, a mamãe, a Sabita e o Vital e os filhos, a Etelvina, a Sinhá e o Leandro já apareceram por aqui e me deram os parabéns. Os sogros, Sô Pedro Araujo e a comadre Mariquinha, com os filhos, fizeram barulho. Dom José Gonçalves e Dom Brandão me abençoaram. Sua Santidade o Papa João Paulo II também deve aparecer - ele faz furor até aqui no céu. Se festa houver, Nossa Senhora e São José virão abençoar toda nossa família, tenho certeza disso. Acho que é surpresa...

- É, tudo aí às mil maravilhas, mas aqui a vida está cada vez mais dura - até seu Cruzeiro não anda muito bem das pernas...

- Aqui, mais do que nunca, continuo torcendo por ele - ainda bem que os atleticanos daqui andam meio sumidos...

- E o resto do pessoal?

- O Totonho, o Durval, João Bragança e a Dona Rosa estão sempre por aqui. O que vejo pouco são os políticos brasileiros - acho que há poucos por estas bandas - será que são eternos por aí?

- Sei, ou imagino, que se encontra com os parentes, de quem o Senhor tanto gosta, e com os amigos...

- Diz-me como estão todos..

- Ih! Tem muita gente nova. A Tati casou-se e tem dois bisnetos seus: o João Pedro e o Luis Filipe. A Deusinha também tem netinhos, mas a vovó mais coruja - tanto quanto eu, é claro - é a Miriam. Fale para a mamãe que a Deusinha e a Miriam têm mais netinhos. Até a Lúcia tem netinhos...

- Vou falar com a Naná... ela não se esquece dos netos...

- Alô!... Alô!... Alô!... Que inferno!... a ligação caiu!... Essas multinacionais!...

Putss!... Acordei...



Parabéns papai!!

Bené.







José Anastácio



José...

José do Egito, filho de Jacob e de Rachel...

José de Arimatéa, discípulo de Jesus...

José, o Reformador, rei de Portugal...

José, Infante de Portugal...

José I, Imperador da Alemanha...

... José da Silva, os inúmeros Josés do Brasil...

... e Zé-Povinho, com suas características de candura, mansidão, paciência sofredora, credulidade... e sua sabedoria característica.



Assim como Abraão e os Patriarcas, ele aguardava ansiosamente o cumprimento das promessas de Deus. Entretanto, Deus realiza-as provando-o na fé. Está comprometido com a namorada, que engravida de um filho que não é dele. Não entende o que se passa. Vacila. Fica confuso e agoniado, mas acolhe a Palavra que lhe ordena tomá-la como esposa e acolher o Menino que vai nascer.

O nascimento do Filho não pôde ser programado. O Menino nasce em um estábulo, em meio a animais, à margem da sociedade. Os que vêm prestar-Lhe culto é gente estranha, moradores fora das fronteiras de seu país. Não bastasse isso, ameaçado de morte é obrigado a deixar a terra natal e fugir para o Egito.

No Egito, luta arduamente para sobreviver, numa terra estrangeira, na clandestinidade. Aguarda pacientemente o momento do regresso, quando a vida do Filho não mais estiver ameaçada. Todavia, a vida do Messias estará ameaçada durante todos os seus dias, até sua morte...

... o maior dos Josés: o esposo de Nossa Senhora!... José, o pai de Jesus!



De origem persa e mágico de profissão...

Seu nome persa era Magundat.

Abandonou a magia e foi morar na cidade de Hierápolis, depois de se tornar cristão, na casa de um ourives, cuja profissão acabou aprendendo. Encaminhado a Jerusalém, passado algum tempo, foi batizado. Sentindo-se atraído pela vida monástica, foi admitido em um mosteiro, onde aprendeu o grego, levando uma vida humilde, como cozinheiro e jardineiro. Visitava os lugares santos na Palestina, foi preso e conduzido a Betsaloé, na Pérsia. Ao ser levado diante do Governador persa, não se prosternou. Por ser cristão e não abjurar a fé, foi condenado a trabalhos forçados, torturado cruelmente e finalmente esquartejado. Era o ano de 628 de nossa Era. Cabeça erguida, confessou:

"Sou cristão, persa, da Província de Rasec, da aldeia de Rasnuni; fui cavaleiro e mago, mas abandonei as trevas pela luz; chamei-me Magundat, e chamo-me agora, como cristão, Anastácio".



A esposa gostava, amava, idolatrava José Anastácio; José Anastácio, junto com os filhos, era o tudo dela aqui na terra.

Para nós, e os parentes, também o José Anastácio era um ídolo, um conselheiro, um rei ou um imperador. Sabia ele também ser um João da Silva ou um Zé-povinho, com sua angelical candura, com sua enorme mansidão, com sua infinita paciência e com sua incrível credulidade. E sua sabedoria?... Era o sábio, admirado e respeitado por todos!

Nosso José Anastácio Franco, o Sô Zé Franco!

... O nosso São José... o esposo da mamãe!



Benedito Franco