sábado, 19 de junho de 2010

Vestibular da Universidade Feevale é neste domingo

Vestibular da Universidade Feevale é neste domingo


Prova acontecerá a partir das 9h30min, no Campus II, em Novo Hamburgo

O vestibular de inverno da Universidade Feevale acontece neste domingo, dia 20, às 9h30min, no Campus II (RS-239, 2755, Novo Hamburgo). Nesta edição, são oferecidas 40 possibilidades de ingresso, entre cursos e habilitações, totalizando 1.965 vagas. Os portões de acesso ao campus estarão abertos a partir das 7 horas. As provas serão aplicadas em quatro prédios: Azul (número 13), Bicolor (6), Branco (2) e Multicolor (1). Às 8h45min os prédios estarão abertos, ficando liberado o acesso às salas.

O gabarito será divulgado a partir das 14h30min de domingo, no site www.feevale.br/ingresso  . O listão dos aprovados será divulgado a partir das 19h de quarta-feira, dia 23, no site e no mural localizado no saguão do prédio do Campus II. As matrículas acontecerão no período de 26 de junho a 2 de julho.

Cursos mais concorridos:


- Direito (bacharelado) - noturno - 2,4 candidatos por vaga



- Arquitetura e Urbanismo (bacharelado) - noturno - 2,1



- Enfermagem (bacharelado) - final de semana - 2



- Biomedicina (bacharelado) - integral - 1,8



- Fisioterapia (bacharelado) - integral - 1,4



Alguns serviços para candidatos e acompanhantes



Transporte gratuito - empresas de transporte de várias regiões estarão prestando o serviço gratuitamente no dia do vestibular. A listagem com nome e telefone de contato pode ser consultada no Manual do Vestibulando, no site www.feevale.br/ingresso .


Documentação - no Atendimento Feevale, localizado no térreo do prédio Lilás (4), serão tratadas pendências de documentação, pagamentos, etc.



Informações em geral - serão centralizadas no quiosque instalado em frente ao prédio Lilás.



Informações sobre cursos - coordenadores dos cursos estarão à disposição para esclarecer dúvidas.



Filmes - os acompanhantes dos candidatos poderão assistir, no Salão de Atos, no prédio Lilás, a dois filmes: Invictus e Alvin e os Esquilos 2.


Espaço de leitura e internet - na Rua Coberta haverá um espaço de leitura, onde serão disponibilizados jornais e revistas, e um espaço com notebooks, para o público acessar a internet.



Financiamento estudantil - quem quiser saber mais sobre bolsas e financiamentos pode aproveitar para tirar suas dúvidas na Tesouraria, localizada no térreo do prédio Lilás.


Idiomas e intercâmbio - professores dos cursos de idiomas da Feevale e uma equipe da Diretoria de Relações Internacionais divulgarão os cursos de língua estrangeira e as oportunidades de estudos no exterior.

Universidade Feevale conta com curso sobre Matemática Financeira para Concursos

Universidade Feevale conta com curso sobre Matemática Financeira para Concursos



Interessados podem inscrever-se até o dia 11 de  julho pelo site www.feevale.br/extensao

De 14 a 16 de julho, das 18h às 22h, a Universidade Feevale promove o curso "Matemática Financeira para Concursos". A atividade, voltada para alunos de quaisquer cursos e também para a comunidade em geral vai tratar sobre as técnicas para resolver questões de matemática financeira de forma mais organizada, visando a objetividade e também a compreensão do que a questão solicita.


As aulas vão abordar temas como: juros simples, juros compostos, equivalência de taxas, descontos, anuidades, inflação, fluxo de caixa, amortizações e taxa interna de retorno. Além disso, será feito uma revisão de matemática básica abordando sistemas de equações, porcentagem, potenciação e logaritmos.


A atividade será ministrada por Renato Rivero Jover, licenciado em Matemática (UFRGS) e Técnico em Contabilidade (atual IFRS). Ele atua como professor substituto da disciplina de Matemática Financeira da UFRGS e já foi professor de cursos preparatórios para concursos.

Inscrições:



Interessados podem inscrever-se até o dia 11 de julho pelo site www.feevale.br/extensao  na Secretaria de Extensão do Campus I; ou no Atendimento Feevale, no Campus II. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3586-8822.

Final de semana terá alterações no trânsito em Novo Hamburgo

Final de semana terá alterações no trânsito em Novo Hamburgo



A Avenida Dr. Maurício Cardoso passará por recapeamento no sábado, dia 19, e no domingo, dia 20 de junho. Os reparos acontecem entre a Rua Arapeí e o Campus 1 da Universidade Feevale. O recapeamento será iniciado na pista sentido centro-bairro, na altura da Rua Arapeí. Após a manutenção do local, a pista no sentido bairro-centro receberá as obras. Somente será permitido o acesso de ambulâncias ao Hospital Regina. Os ônibus serão desviados pela Rua General Osório.



Cruzamento bloqueado no Centro

O cruzamento entre a Avenida Pedro Adams Filho e a Rua Júlio de Castilhos estará bloqueado na manhã deste domingo, dia 20 de junho. Entre às 8 e 11 horas, equipes da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR) estarão pintando a área de conflito e identificando o espaço onde os veículos não poderão ficar parados enquanto a sinaleira estiver vermelha, evitando o bloqueio do trânsito.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

DIRETO DO RIO DE JANEIRO - Nelson Tangerini

Nelson Tangerini


NEGRO FORRO






Minha carta de alforria



não me deu fazendas,



nem dinheiro no banco,



nem bigodes retorcidos.





Minha carta de alforria



costurou meus passos



aos corredores da noite



de minha pele.





ADÃO VENTURA,



Poeta negro

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Vacinação contra paralisia infantil continua nas UBSs

Vacinação contra paralisia infantil continua nas UBSs



A vacinação contra a poliomielite continua sendo realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Novo Hamburgo. As crianças abaixo de cinco anos que não receberam a dose no sábado, dia 12 de junho, devem ser levadas até uma das 15 unidades ou na Casa de Vacinas (confira abaixo a relação de locais). Todas as UBSs estão vacinando das 8 às 16 horas, de segunda a sexta-feira. Já nos sábados e domingos, apenas as unidades nos bairros Santo Afonso e Canudos aplicam as doses, das 8 às 20 horas.

A meta da Secretaria da Saúde (SMS) neste ano é imunizar 95% de um total de 16.475 crianças contra a paralisia infantil. Desde o sábado, dia 12 de junho, foram aplicadas 13.752 doses. O número representa 83,46% do total de crianças na faixa etária de zero a cinco anos. A segunda etapa da campanha ocorrerá no dia 14 de agosto.







Locais de vacinação:

Casa de Vacinas (Rua Joaquim Nabuco, 610 – Centro)

UBS Primavera (Rua Boa Saúde, 618 – Primavera)

UBS Rondônia (Rua Balduíno Michel, 100 – Rondônia)

UBS Liberdade (Rua Kurt Wacker, 14 – Liberdade)

UBS Rincão (Rua Teobaldo Nicolau Bauer, 15 – Rincão)

UBS Roselândia (Rua Aquarius, 133 – Roselândia)

UBS Canudos (Rua Sílvio Gilberto Christmann, 1451 – Canudos)

UBS Lomba Grande (Rua Odete Correa Schuck, 125 - Lomba Grande)

UBS Santo Afonso (Rua Assuncion, 85 - Santo Afonso)

UBS Iguaçu (Rua Bruno Werner Storck, esq. com a Rua dos Professores – Canudos)

UBS Kraemer (Rua Américo Vespúcio, s/nº - São Jorge)

UBS Kephas (Rua Bernardo Ludvig, s/nº - São José)

UBS São Jorge (Rua Jabuti, 308 - São Jorge)

UBS Guarani (Rua Demétrio Ribeiro, 1085 – Guarani)

UBS Boa Saúde (Rua Saturno, 202 - Boa Saúde)

UBS Redentora (Rua Tamoio, s/nº - São José)

Abertas as inscrições para curso de planejamento de eventos, cerimonial e protocolo

Abertas as inscrições para curso de planejamento de eventos, cerimonial e protocolo



Atividade acontece de 19 a 22 de julho, na Universidade Feevale



Estão abertas até o dia 17 de julho as inscrições para a 5ª edição do curso de Planejamento de Eventos, Cerimonial e Protocolo, promovido pela Universidade Feevale. A atividade é destinada aos profissionais que atuam na área de organização de eventos, alunos dos cursos de Relações Públicas e Turismos, bem como aos demais interessados.


O curso tem por objetivo proporcionar aos participantes técnicas e estratégias que os capacitem a atuar com sucesso na realização de diversos tipos de eventos, além de conhecimentos sobre Cerimonial e Protocolo, enfatizando seus principais aspectos, esclarecendo dúvidas e oferecendo dicas. Além disso, será feita uma revisão de atitudes no comportamento atual, elucidando dúvidas de etiqueta e desempenho social, destacando o constante aprimoramento do marketing pessoal.



As aulas são ministradas por Vera Lúcia Machado de Vargas, que é especialista em Administração de Marketing e Metodologia do Ensino Superior e graduada em Comunicação Social - Habilitação em Relações Públicas. Vera atua como diretora da Via Vargas Eventos e é professora do curso de Relações Públicas e Secretariado Executivo Bilíngue, da Unisinos.


A atividade será realizada no período de 19 a 22 de julho, das 19h às 22h, no Campus II (RS-239, 2755, Novo Hamburgo). Interessados podem inscrever-se pelo site www.feevale.br/extensao ; na Secretaria de Extensão do Campus I; ou no Atendimento Feevale, no Campus II. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3586-8822.



Confira o programa:

- Por que promover eventos



- Tipologia de eventos (acadêmicos, promocionais, sociais, etc.)



- Planejamento - estudo de viabilidades (projetos)



- Técnicas de divulgação/captação de patrocínios



- Organização de eventos (providências, check-list, cronograma, definição de responsabilidades)



- Coordenação e recepção de eventos (seleção e treinamento de profissionais de eventos)



- Conceito de Cerimonial e Protocolo



- Precedência entre autoridades



- Organização de bandeiras



- Organização de pronunciamentos



- Organização de mesas diretivas



- Critérios de precedência nas organizações não oficiais



- Comportamento em reuniões sociais



- Componentes da comunicação



Itens importantes sobre atitudes:



- Apresentação pessoal e postura profissional



- Gerenciando a percepção do cliente



- Qualidades que influem no êxito profissional



- Marketing pessoal

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Brechó do Gabinete da primeira dama

Brechó vende mil pares de calçados em três horas

Público já formava fila horas antes do início do evento



O terceiro Brechó Beneficente promovido pelo Gabinete da Primeira-dama de Novo Hamburgo teve início na quarta-feira, 16 de junho. Três horas antes de abrir as portas do depósito onde foi realizado o evento, no bairro Canudos, mais de 100 mulheres já formavam uma grande fila. Tudo em busca dos sapatos vendidos por R$ 10,00 cada par.



A moradora do bairro Canudos, Valéria Jeronimo Rodrigues, de 40 anos, chegou às 9h30 no local para garantir o lugar na fila. "Ano passado fui ao segundo dia do brechó e não tinha mais nada, esse ano vim cedo para conseguir comprar sapatos para mim e para minha mãe", explica. Tanta dedicação é para aproveitar o bom preço. "Na loja eu não conseguiria um par por R$ 50,00, é uma grande economia e esses calçados serão muito úteis", completa.



A iniciativa ocorre até sexta-feira, dia 18 de junho, desde que o estoque de 4 mil calçados não acabe antes. “Em apenas três horas em que começamos a comercializar os produtos, mil pares de sapatos já foram vendidos e 600 fichas de atendimento foram distribuídas”, comenta a Primeira-dama Sílvia Zimmermann. O brechó ocorre no depósito do Gabinete da Primeira-dama, que fica na Rua Bartolomeu de Gusmão, 3.500, bairro Canudos, das 12 às 20 horas. Cada pessoa pode comprar até cinco pares.



O quê: 3º Brechó Beneficente da Primeira-dama de Novo Hamburgo

Quando: de 16 a 18 de junho (ou enquanto durar o estoque), das 12 às 20 horas

Onde: Rua Bartolomeu de Gusmão, 3.500, bairro Canudos, Novo Hamburgo

SÃO JOÃO NA LEME

DIRETO DO RIO DE JANEIRO - Nelson Tangerini

Nelson Tangerini






IRACEMA [MARZULLO] RAMALHO,

TIA DO ESCRITOR

NELSON [MARZULLO] TANGERINI.

FOTO DE CRISTINA DE ANDRADE

SEROPÉDICA, RJ, 9.1. 2010.



http://cristinadeandradefotografa.blogspot.com/

MIRANTE - Marcelo de Quadro

Marcelo de Quadro

Crônicas do Desjejum

Quarta, dia 16 de junho de 2010. Minha mãe está voando para Vitória, no Espírito Santo. De avião. Tomou coragem a avó da Larihsa, do Dudu e do Paulinho. E ela vai justamente para ficar, durante um mês, com o Paulinho. Seus pais vão para Nova York ele vai ficar à disposição da vó Helena com seus 4 e poucos anos de vida. Enquanto isso a Lari está ensaiando seus primeiros passos pra ser estagiária-aprendiz na empresa Fröllich, em Ivoti. Ontem foi encaminhar o cadastro e hoje vai dar um pontapé inicial na conta bancária. Está com 16 anos e tem bastante dedicação e uma visão bem consciente da vida. Terá sucesso a nossa canhotinha dourada.


A Copa do Mundo segue na África do Sul. Ontem tivemos a estréia do Brasil. Foi tenso. O meio campo não funcionou. É lento com Gilberto Silva e Felipe Melo. Kaká não está nas melhores condições, todos sabemos. Mesmo assim esforçou-se e, no segundo tempo, começou a soltar um pouco mais e criou algumas jogadas. Robinho foi o que mais tentou. Mas quando é marcado diminui muito a sua produção. Dunga colocou, no segundo tempo, Ramirez, Nilmar e Daniel Alves. Para o meu gosto deveriam ser titulares. Pelo menos Nilmar e Daniel Alves. Os dois têm velocidade e boa técnica. E o Ramirez é uma excelente alternativa para fazer o meio campo render com velocidade e aproximação dos atacantes. Por falar em atacantes, o Luís Fabiano faz tempo que está devendo. Não consegue jogar, faz muitas faltas bobas e está irritado por qualquer coisa. Não disse, ainda, por que é chamado de ‘Fabuloso’. Tem que melhorar muito e rápido.

Chile e Honduras estão jogando neste momento. É final de primeiro tempo. O Chile marca um gol com o atacante Beausejour, de mãe chilena e pai haitiano. Lembram dele? Teve uma passagem relâmpago pelo Grêmio, não foi aprovado, e hoje é titular da seleção chilena. Valdívia, que jogou no Palmeiras, é o craque da equipe sulamericana. Por falar em atacantes que passaram pelo Grêmio, não foram aproveitados e hoje estão em alguma seleção, lembro também do Grafite. Outro que também não foi aproveitado é o ala Michel Bastos, do Brasil. Quem poderia imaginar? E ele até fez uma boa partida, ontem contra a Coreia do Norte.

Como a Copa é na África do Sul, nestes tempos de revolução global, onde a cada instante se vê uma irrupção, seja da natureza, seja humana (vide Faixa de Gaza, por exemplo) é bom lembrar que na África temos exemplos de homens maltratados que servirão de exemplo, para muitas gerações. Mandela, depois de 27 anos preso, mostrou soberania ao mundo, principalmente aos brancos, que invadiram e colonizaram injustamente seus país. “Deu a outra face” como bem disse o pediatra Mário Cezar, depois de ter assistido o filme ‘Invictus’, produção de 2009, com direção de Clint Estwood e interpretação de Morgan Freeman no papel de Mandela (que ironia a sabedoria divina ‘Free – man’ / homem livre). Agora todos são livres na África do Sul, mas o caminho da paz é longo e sombrio. Serão necessárias muitas cópias de Mandela e do seu parceiro fiel Desmond Tutu. Dois Prêmios Nobel da Paz. Desmond Tutu em 1984 e Mandela em 1993. Venceram muitos exércitos sem força e sem violência. Pelo espírito.

PAULINHO DA VIOLA == Argumento ( ao vivo)

PAPO DE CULTURA - Benedito Franco

Benedito Franco


14 de junho, segunda-feira passada, foi o dia do doador de sangue. Você se lembrou disso? Você pode ser um!






VI – SÃO PAULO




Tatiana completou um ano e, logo a seguir, dezessete dias após, nascia a Fernanda - chamada pela Tati de “Neném” – duas paulistanas. Três meses depois, procurávamos, a mãe e eu, o bico da Nanda. Pedimos à Tati para nos ajudar a procurá-lo. No mesmo instante, ela tirou da boca o seu bico, entregou-me e me disse:


- Bico da Neném.


- Não... é o seu.


- Bico da Neném! retrucou - e nunca mais aceitou bico. Quando lhe ofereciam, dizia:


- Bico da Neném.


Pena! - criança usando bico, além de lindo, para mim é o símbolo da inocência.


031 - Os Puxa-sacos



Palácio do Morumbi



Trabalhava no DAEE, São Paulo, que, além do controle da energia elétrica, através da Cesp, e água, executava algumas obras, como correção de rios, tratamento e uso das águas. e a cada obra terminada convidavam-nos para a inauguração. Muitas vezes, realizavam-se as festas no Palácio no Morumbi, Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo – e como havia festas! E de tanto ir lá, era conhecido dos guardas, entrando e saindo com meu carro, como funcionário público, sem maiores problemas. Uma das coisas interessantes: a liberdade em todas as dependências do Governo; quantas e quantas vezes andei tranqüilamente por todo o Palácio, inclusive indo ao apartamento do governador. Hoje, a segurança...



... e o cordão dos puxa-sacos cada vez...



O mais impressionante do visto em tudo isso foram os louvaminheiros, verdadeiramente os lictores que precediam os políticos, com seus encômios, os encomiastas modernos, - ou, rasgando o verbo, os puxa-sacos palacianos - rodeavam os políticos, louvaminhando-os, turibulando-os e lisonjeando-os como autênticos cachorrinhos ou cercando-os como formiguinhas em um grão de açúcar caído no chão. Descrevê-los seria difícil... Não dá para acreditar! Até vergonhoso. Sentia-se o constrangimento do Governador, de seus Secretários e de todos os presentes. Aqui pra nós: pra agüentar discurso demorado de político - e os nossos políticos! - só mesmo os puxas! Puxa-saco não difere quanto à hierarquia - quanto mais alto o cargo... basta ver e ouvir os políticos nas TVs...

Repare na televisão os Ministros, Secretários e Deputados do mesmo partido, ou aliados, referindo-se aos chefes... Dá pena... parece até que estão nos cargos, não pela competência profissional, ou política, mas pela aptidão em puxar sacos!... e exceções há pouquíssimas... se as houver! Quem não puxa saco... puxa carroça! Seria o lema, ou dilema, deles?

Sabe a história, fala-se, o chefe vai ao banheiro e os puxa-sacos, se deixar... ajudam... desabotoam... puxam... tiram... limpam... ufa!... deixe pra lá!

Conforme as más línguas... e o que presenciei!... é pior!

... e o cordão dos puxa-sacos cada vez aumenta mais!



Benedito Franco



Você é um doador de sangue, de medula ou de órgãos?... Pode e deve ser... acredite! Já tentou? Procure...

terça-feira, 15 de junho de 2010

Seminário Internacional de Educação começa amanhã na Feevale

Seminário Internacional de Educação começa amanhã na Feevale




Autor de mais de 30 livros, o historiador inglês Peter Burke abre o evento


De 16 a 18 de junho, a Feevale realiza o XII Seminário de Internacional de Educação, que terá como tema Educação e Tecnologia: significados e tendências na construção do conhecimento. O evento começará com a conferência História Social do Conhecimento, ministrada pelo historiador inglês Peter Burke. Doutor pela Universidade de Oxford e professor da Universidade de Cambridge, Burke é considerado um especialista sobre a Idade Moderna Europeia e também em assuntos da atualidade, enfatizando a relevância de aspectos socioculturais nas suas análises.

O seminário é destinado a professores de todos os níveis de ensino, acadêmicos de graduação e pós-graduação e profissionais da área da Educação. O evento ocorrerá na quarta-feira, dia 16, das 16h às 22h15min, na quinta-feira, dia 17, das 8h30min às 22h15min, e na sexta-feira, dia 18, das 8h30min às 22h15min, no Campus II. Informações: www.feevale.br/seminarioeducacao  .


Peter Burke é autor de mais de trinta livros, muitos deles publicados no Brasil. Entre eles estão: Uma História Social do Conhecimento (2000) e Uma História Social da Mídia (2004), ambos publicados pela editora Zahar.

Produtores já recebem vale diesel em Lomba Grande

Produtores já recebem vale diesel em Lomba Grande



A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), continua mobilizando os produtores rurais de Lomba Grande para adesão ao vale diesel. O benefício é uma nova medida de incentivo à produção rural implementada a partir do Fundo de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Fundaf), regulamentado através de decreto municipal em abril deste ano.

Com isso é possível o fornecimento de cotas de óleo diesel. A cada 25 Unidades de Referência Municipal (URM) emitidas em notas fiscais, será concedido aos produtores um litro do combustível. A SDR já possui um levantamento dos produtores interessados em aderir ao vale diesel. Até o momento 60 pessoas estão habilitadas a receber o benefício.

O produtor rural Jorge Cassel, 41 anos, aproveitou a oportunidade e foi até a SDR para desfrutar do benefício. "Fiquei surpreso com essa novidade e tenho certeza que esse incentivo será muito importante para amenizar os custos da minha produção", afirma. Jorge utiliza em sua propriedade três tratores e uma colheitadeira. Seu gasto anual com combustível é de três a quatro mil litros por ano. "O diesel é um componente bastante caro, que pesa no bolso do agricultor", justifica. Com o vale diesel, o produtor terá direito a cota máxima estipulada de 900 litros por um ano.

Para realizar a inscrição e receber o vale diesel, os produtores rurais devem procurar a SDR (Rua João Aloysio Allgayer, 1238, Lomba Grande), com as notas fiscais emitidas no ano anterior ao exercício atual. O diretor de Desenvolvimento Rural, Carlos Gutbier, ressalta a importância da medida, já que a prática da emissão das notas permite um retorno de arrecadação para o Município. “Além disso, ocorre uma valorização do trabalho realizado pelos produtores rurais de Lomba Grande, possibilitando que a localidade seja considerada uma área de produção agrícola”, explica.

Palestra aborda cenários econômicos do Brasil para os próximos anos

Palestra aborda cenários econômicos do Brasil para os próximos anos

Marcus Vinicius Pratini de Moraes falará nesta quarta, na Universidade Feevale


O economista Marcus Vinicius Pratini de Moraes estará na Universidade Feevale nesta quarta-feira, dia 16, para falar sobre cenários econômicos do Brasil para os próximos anos. A atividade, gratuita e aberta à comunidade, acontecerá das 9h30min às 11h, no auditório do prédio Azul, Campus II (RS-239, 2755, Novo Hamburgo). As inscrições podem ser realizadas pelo site www.feevale.br/extensao


Pratini de Moraes é graduado em Economia e pós-graduado em Administração Pública e em Administração de Empresas. Ele preside o Conselho Empresarial Brasil-Rússia e o Capítulo Brasileiro do Conselho Empresarial da América Latina (Ceal); é vice-presidente internacional do Serviço de Informação da Carne (SIC); diretor da Divisão de Produtos de Origem Animal do Departamento do Agronegócio (Deagro); e integrante de diversos Conselhos, entre os quais, do Conselho Empresarial Brasil-China.


O palestrante já foi deputado federal pelo Rio Grande do Sul, ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (1999-2002), ministro de Minas e Energia (1992), ministro da Indústria e do Comércio (1970-1974) e ministro interino do Planejamento (1968-1969).

Mais informações sobre a palestra: (51) 3586-8822.

Primeira-dama de Novo Hamburgo firma parceria com organizadores da Feira de Ibitinga

Primeira-dama de Novo Hamburgo firma parceria com organizadores da Feira de Ibitinga



Ocorre nesta quarta-feira, 16 de junho, às 14 horas, na Sala Agostinho Cavasotto, na FENAC (entrada Portão 1 – Rua Araxá, nº 505), uma reunião onde a Primeira-dama de Novo Hamburgo, Sílvia Zimmermann, firmará um acordo de parceria com os organizadores da Feira de Ibitinga. O evento, que ocorrerá de 18 a 27 de junho, nos pavilhões da FENAC, comercializará malhas, couros, confecções, edredons, calçados e diversos outros produtos.



O quê: Coletiva de imprensa – Parceria Primeira-dama e Feira de Ibitinga.

Quando: Quarta-feira, 16 de junho às 14 horas

Onde: Sala Agostinho Cavasotto, na FENAC (entrada Portão 1 – Rua Araxá, nº 505).

Feira de Iniciação Científica da Feevale abre inscrições

Feira de Iniciação Científica da Feevale abre inscrições



Os interessados podem inscrever trabalhos até 26 de julho através do site www.feevale.br/fic

Até 26 de julho estão abertas as inscrições para a Feira de Iniciação Científica 2010 (FIC), que acontecerá de 14 a 16 de outubro, nos campi I e II da Feevale, em Novo Hamburgo. A atividade integra o Inovamundi - programa de estímulo à inovação e à produção do conhecimento. No evento, será possível apresentar trabalhos acadêmicos de graduação da Feevale e de outras instituições de ensino, sob a orientação de docentes. Também poderão participar os acadêmicos que concluíram a graduação durante o segundo semestre de 2009. Os interessados poderão inscrever os trabalhos através do formulário eletrônico disponibilizado no site www.feevale.br/fic .
A FIC é um evento que reúne acadêmicos e docentes envolvidos em atividades de pesquisa, através da divulgação de seus trabalhos. Conforme a Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi), este será o momento de apresentar as inovações científicas e tecnológicas nas diversas áreas do conhecimento, promovendo a divulgação e o intercâmbio dos resultados de pesquisas.

A participação no evento é muito importante, pois poderão ser apresentados trabalhos desenvolvidos em sala de aula, originados de Trabalho de Conclusão de Curso e/ou atividades junto aos projetos de pesquisa. O evento contribui tanto para a formação acadêmica, quanto para a formação profissional, no aperfeiçoamento do currículo profissional; publicação de resumo em evento científico, com reconhecimento como atividade complementar, conforme grade curricular de cada curso de graduação; publicação com relevância para processos seletivos de mestrado e/ou doutorado; preparação para as etapas de desenvolvimento e de defesa do Trabalho de Conclusão de Curso da graduação; e para a ampliação do conhecimento, através das apresentações de trabalhos durante as sessões temáticas.


Saiba mais:



Mais informações sobre o evento pode ser obtido pelo site www.feevale.br/inovamundi

NOTICIAS DA CÂMARA DE NOVO HAMBURGO

- Jesus: projeto para mais segurança em bancos


Proposta também busca conforto a quem aguarda atendimento



Para proteger os clientes das instituições financeiras de assaltos e

roubos, o presidente da Casa, Jesus Maciel (PTB), apresentou o Projeto de

Lei 43/2010, que obriga as agências bancárias a isolar visualmente as

operações que estão sendo realizadas em balcões e caixas. "Pretendo,

assim, inibir a ação dos informantes de assaltantes que agem dentro e no

ambiente onde são realizadas as transações", explicou o vereador. A

proposta foi aprovada em primeiro turno, por unanimidade, na sessão desta

terça-feira, 15.



Outras medidas

O PL ainda determina que a distância mínima entre os caixas em operação e

o local onde as pessoas aguardam atendimento seja de 2 metros. Os bancos

terão ainda que instalar cadeiras ou similares para no mínimo 20 clientes.

Por fim, o PL orienta os estabelecimentos a afixar cartazes em locais

visíveis com informações sobre segurança.





*



- Peteffi: Copa do Mundo para promover educação

Vereador lembra tema do evento que ocorre na África do Sul



Na sessão desta terça-feira, 15, dia de estreia do Brasil na Copa do

Mundo, Gerson Peteffi (PSDB) lembrou que o tema do mundial deste ano é a

educação. "É um assunto fundamental", frisou o vereador. "O início das

festividades foi marcado por pronunciamentos. Nelson Mandela afirmou que a

educação é a arma mais poderosa que pode ser usada para mudar o mundo." O

tucano disse esperar que, mesmo depois dos jogos, as pessoas sigam em

busca de educação para todos. "Que a Copa possa servir também para isso."



Patriotismo em todos os momentos

Peteffi ainda ponderou que o patriotismo, tão evidente em tempos de

disputas esportivas, deve permanecer forte em outros momentos. "Por

exemplo, durante campanhas da vacinação e mutirões, quando as pessoas se

unem por algo bom."



Raul Cassel (PMDB) fez um pronunciamento semelhante. "Não acho que a

paixão demonstrada durante a Copa seja exagerada. Mas espero que o

sentimento continue ao longo do ano. O patriotismo não deve ser apenas

direcionado a um time de futebol."



*



- Vereadores buscam solução para moradores de rua

Pessoas que se abrigam na rua Silveira Martins preocupam



As pessoas que abrigam-se sob as marquises de um imóvel situado em frente

à sede do PDT, na rua Silveira Martins, foram o tema do pronunciamento de

Raul Cassel (PMDB) na sessão desta terça-feira, 15. "O prédio está

abandonado, mas pessoas moram ali. No Município existem abrigos. Na maior

parte, as pessoas não vão a esses lugares porque não querem se submeter às

regras e horários", explicou. "Só que aquilo passou dos limites, é questão

de saúde pública. Há dejetos, uso de droga, relações mais íntimas. Tudo no

trajeto de uma das maiores escolas de Novo Hamburgo, em uma rua de grande

movimento. Alguma providência há de se tomar. É preciso coibir esse tipo

de situação, do contrário, será exemplo e modelo."



Propostas de soluções

Ricardo Ritter – Ica (PDT) salientou que a área é privada, por isso não é

possível tirar os entulhos de lá. "Vamos intimar o proprietário, para que

tome as medidas necessárias." Sergio Hanich (PMDB) disse que é preciso um

trabalho que reúna assistente social, psicólogos e médicos. "Temos de

convencê-los a voltar à sociedade."

PAPO DE CULTURA - Benedito Franco

Benedito Franco


Nesta semana o Banco Central aumentou os juros em 0,75%. Isso dará aos bancos duas vezes mais dinheiro que todo o aumento pleiteado pelos aposentados... e bastou uma rubrica do presidente do BC!! Dá pra acreditar?...



O projeto de nosso aumento já passou pela Câmara e pelo Senado e o Lula reluta em assinar!... Dá pra acreditar?





031 - Israel - São Paulo



São Paulo, cidade sem água. Israel também.

Israel, formado por judeus de todo o mundo, vindos quase sempre de países ricos. Como recebe dinheiro desses países, principalmente dos EUA, montou equipes para solucionar todos os seus problemas. Um deles é a água - a região é praticamente um deserto.

Israel, reunindo grande e competente equipe de hidrólogos e engenheiros, resolveu o problema da água otimizando a captação e o uso, montando uma adutora que corta todo o país, recebendo e deixando água onde é possível e necessário; a adutora vai de menos 360 metros abaixo a 360 metros acima do nível do mar, mais ou menos. Aproveita água dos pequenos rios que tem, do mar e até mesmo do esgoto. Água usada com parcimônia, técnica e sabiamente.

Essa equipe de hidrólogos e engenheiros foi fazer um estudo sobre a água na Grande São Paulo e região - trabalhei com ela no Departamento de Água e Energia Elétrica – DAEE – da Secretaria de Obras do Estado de São Paulo. O Doutor F. Mero, um cientista considerado o maior hidrólogo de Israel e um dos dois maiores do mundo, acabou ficando meu amigo - inclusive, ele e a esposa almoçaram em minha casa por duas vezes. Quando um de seus filhos chegou de Israel, pediu-me para eu acompanhá-lo no serviço, pois necessitava de alguém que entendesse francês ou inglês, línguas que seu filho falava – esse rapaz acabou voltando para Israel e morto, logo a seguir, numa das estúpidas guerras realizadas por lá - e há guerra que não seja estúpida?... das de lá, nem falemos!...



USP, INPE e INM



O DAEE, além do controle da energia elétrica, através da Cesp, e água, executava algumas obras, como correção de rios, tratamento e uso das águas. Era dono, ou tinha convênios com o Laboratório de Hidráulica da USP, onde se realizaram os testes, em maquetes, de algumas das maiores usinas hidrelétricas do Brasil – Itaipu, por exemplo.

A serviço do DAEE, tive muitos contatos com o Laboratório de Hidráulica da USP e o INPE, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, em São José dos Campos, onde, logo após alguns dias do nascimento de minha primeira filha, tive oportunidade de conhecer e cumprimentar, pessoalmente, um dos maiores cientistas de todos os tempos: Wernher Von Brown, aquele dos foguetes e da bomba V-2 - assisti à conferência dada por ele; conheci e manuseei as primeiras fotos enviadas por satélite - enquanto no Brasil era quase proibido vê-las, e muito menos obtê-las (Segurança Nacional!), nos Estados Unidos qualquer cidadão poderia comprá-las. A serviço, estive muitas vezes no Instituto Nacional de Meteorologia de Belo Horizonte, do Rio de Janeiro e de São Paulo, onde estagiei por algum tempo.



Cérebro eletrônico e o /1130



Trabalhávamos com o computador usando cartão perfurado - programando em Fortran. Para obter dados meteorológicos do INPE para o DAEE, comprei e levei em meu carro mais de 40.000 cartões. De quando em quando, ainda se falava em cérebro eletrônico! Um /1130 da IBM, considerado o melhor computador científico do mundo - e, pasmem, com a considerável e incrível memória de apenas 32 k, de anéis imantados – quaisquer maquininhas de hoje têm bem mais que isso - até mesmo milhares ou milhões de vezes maiores!!... E os israelenses possuíam cada programa de deixar a todos embasbacados - que competência!... Nessa época, e no mesmo dia e ano, nasciam minha segunda filha e a Internet - 29 de outubro daquele ano (se disser o ano, revelaria a sua idade - não sei se gostaria!).



Benedito Franco



Você é um doador de sangue, de medula ou de órgãos?... Pode ser... acredite!

Alunos do Atelier Livre promovem espetáculo de dança

Alunos do Atelier Livre promovem espetáculo de dança



O Atelier Livre de Novo Hamburgo, da Secretaria de Educação e Desporto (SMED), promove o espetáculo de dança contemporânea “Quanto tempo o tempo tem?” nesta quarta-feira, dia 16 de junho, às 20 horas. A apresentação ocorrerá no Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno, junto ao Centro de Cultura, na Rua Eng. Ignácio C. Plangg, 66, no Centro.

Cerca de 120 estudantes das turmas de dança contemporânea da escola de arte participam do espetáculo, que terá reapresentação na quinta-feira, dia 17 de junho, às 9 e às 14 horas. Escolas e grandes grupos que queiram assistir a apresentação devem fazer agendamento pelo telefone (51) 3593-2013. O ingresso custa R$ 4,00. Todo o dinheiro arrecadado será revertido para as próximas apresentações do grupo.



O quê: Espetáculo de dança “Quanto tempo o tempo tem?”

Quando: Quarta-feira, dia 16 de junho, às 20 horas, e quinta-feira, dia 17 de junho, às 9 e 14 horas

Onde: Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno - Centro de Cultura (Rua Eng. Ignácio Plangg, 66 – Centro)
COMPPIR assina petição pelas mulheres africanas




Motivada por campanha internacional, a Coordenadoria de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial (COMPPIR) de Novo Hamburgo assinou a petição eletrônica que sugere que o Prêmio Nobel 2011 seja entregue às mulheres africanas. Criada na Itália, a iniciativa é da Coordinamento di Iniziative Popolari di Solidarietà Internazionale (CIPSI), entidade que reúne 48 associações de solidariedade internacional e busca apoio de celebridades e instituições para o reconhecimento não de uma pessoa ou entidade, mas de um coletivo. “As mulheres africanas são merecedoras do Nobel por dar exemplo ao mundo de resistência, luta e sabedoria de conviver com lealdade em meio aos conflitos”, comenta o coordenador da COMPPIR, Eduardo Tamborero. O objetivo da campanha é alcançar dois milhões de assinaturas e entregar ao comitê do Prêmio Nobel da Paz.

O site para consultar as atividades da ação e também assinar a petição é www.noppaw.org.

SEDETUR oferece cursos gratuitos de informática

SEDETUR oferece cursos gratuitos de informática



A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SEDETUR), está retomando o cronograma de cursos gratuitos de informática básica oferecidos para a comunidade. Os dois primeiros cursos deste ano acontecerão na Vila Diehl e em Canudos, e estão com as inscrições abertas até quinta-feira, dia 17 de junho.

Desde 2009 a SEDETUR, por meio da diretoria do Trabalho, oferece para a comunidade cursos gratuitos nessa área visando a qualificação e inserção social e profissional dos hamburguenses no mercado de trabalho. O projeto está sendo retomado neste ano com aulas no Telecentro do Kephas, localizado na Vila Diehl e no Telecentro Loteamento Morada dos Eucaliptos, em Canudos. As aulas no Kephas acontecerão todas as terças e quintas-feiras, das 9 às 12 horas, de 22 de junho a 26 de agosto, enquanto a atividade no Loteamento Morada dos Eucaliptos será nas segundas e quartas-feiras, das 13 às 17 horas, de 21 de junho a 9 de agosto.

Podem participar da capacitação, hamburguenses com no mínimo 16 anos que tenham concluído o Ensino Fundamental. As inscrições para os cursos podem ser feitas na Agência Municipal de Empregos (AME) ou nos Telecentros onde acontecerão as aulas

SEU DINHEIRO - Luiz Percy Denardin

Denardin Assessoria Empresarial











Luiz Percy Denardin
VISUALGRAF- IMPRESSÃO DE GRANDES E PEQUENOS FORMATOS

- FACHADAS DE EMPRESAS

- OUTDOORS E BACKLIGHTS

- PERSONALIZAÇÃO DE CARROS

FONE: 3556-3535 ou

9102-9081

Denardin Assessoria


Empresarial

- CONSULTORIA FINANCEIRA

- INVESTIMENTO EM AÇÕES

- PROJETOS PARA FINANCIAMENTOS

- ASSESSORIA GERENCIAL

FONE: 3207-3026 ou

9989-2757













































"Ser humilde com os superiores é uma obrigação, com os colegas uma cortesia, com os inferiores é uma nobreza."

( Benjamin Franflin )

"O sabio pode mudar de opinião, o ignorante nunca."

( Immanuel Kant )



NÃO SEI

Autor : Max Gehriger

"Cada um de nós nasceu para se tornar alguma coisa na vida profissional.

Mas nossos planos raramente incorporam uma variável que atende pelo nome de Destino.

O Destino é aquela diferença entre o que queremos fazer da vida e o que a vida faz de nós.

Por isso, todos sonhamos com o que seremos.

Mas nem todos seremos o que sonhamos.

E parte desse desencontro entre a aspiração e a realidade reside em nossa falta de perspicácia para descobrir, o mais cedo possível, qual é a nossa verdadeira vocação.



Se você ainda não sabe qual é a sua verdadeira vocação, imagine a seguinte cena.

Você está em pé, saboreando um merecido instante de introspecção.

Ali, olhando pela janela.

Não há nada especial no céu, apenas algumas nuvens esparsas e esquálidas.



De repente, chega alguém que também não tem nada de útil para fazer e lhe pergunta:

"Será que vai chover?"

Se você responder "Com certeza",

a sua área é Vendas, pois opessoal de Vendas é o único que sempre tem certeza de tudo.

Se a sua resposta for "Sei lá, estou pensando em outra coisa",

a sua área é Marketing, pois o pessoal de Marketing está sempre pensando naquilo que os outros não estão.

Se você responder "Sim, há uma boa probabilidade de chover hoje",

você é de uma das muitas áreas de Engenharia, sempre disposta a transformar o Universo em números.

Se a sua resposta for "Depende", você nasceu para trabalhar em Recursos Humanos,

uma área em que qualquer fato sempre está na dependência de uma série de outros fatos.

Se você responder "A meteorologia diz que não", você é de Contabilidade,

a que sempre confia mais nos dados concretos do que na intuição.

Se a resposta for "Sei lá, mas, por via das dúvidas, eu trouxe o guardachuva", pode ir direto para o departamento Financeiro,

que deve estar sempre preparado para qualquer virada repentina da situação.



Agora, se você responder "Não sei", há uma razoável chance de que você tenha uma carreira de sucesso e

acabe chegando aos postos mais altos da empresa, estou incluindo aí até mesmo a presidência.





De cada cem pessoas, só uma tem a coragem de responder "Não sei" quando não sabe.

As outras 99 sempre acham que precisam ter uma resposta pronta, seja ela qual for, em qualquer circunstância.

Elas imaginam que "Não sei" é sinônimo de ignorância, e não de sabedoria.

E isso gera uma brutal perda de produtividade, porque "Não sei" é sempre uma resposta que economiza o tempo de todos,

evita mal-entendidos desnecessários e predispõe os envolvidos a conseguir dados mais confiáveis antes de decidir.





Parece simples, mas responder "Não sei" é uma das coisas mais difíceis de aprender na vida.

Por quê?

Eu, sinceramente, não sei. "



Os principais indíces acionários norte-americanos , após um pregão marcado em sua maior parte por ganhos, fecharam sem tendência definida nesta segunda-feira. Temores negativos foram acrescentados à sessão após a agência Moody’s reduzir o rating grego em quatro pontos. Antes disso, fortes dados divulgados na Zona do Euro e a fala positiva do presidente da unidade regional do Federal Reserve em St. Louis imprimiam otimismo à sessão.





Os principais indíces acionários europeus , pela quarta sessão consecutiva, encerraram em alta, um refletindo o otimismo em relação à recuperação econômica da região, em que se destaca a recepção positiva aos dados sobre a produção industrial no mês de abril, cuja expansão superou as estimativas.Também ganham repercussão as notícias sobre o panorama fiscal da região, com o anúncio de cortes de gastos pela França e a divulgação de que o Reino Unido deverá registrar um déficit menor do que o previsto, mesmo com um crescimento inferior do PIB (Produto Interno Bruto) do país, informação deverá ser confirmada no próximo dia 22 de junho.



Petróleo : Viu suas cotações fecharem em alta, conforme investidores pesavam o avanço na produção industrial da Zona do Euro e o downgrade da Grécia pela Moody’s. ( New York alta de 1,22% a US$ 75,12 / Londres queda de 1,02% a US$ 74,974,72% ).



IBOVESPA - Seguiu o movimento externo e foi pressionado ainda pelo recuo das ações da Petrobras. Oscilando entre os 63.529 pontos e os 64.295 pontos, hoje com um volume financeiro de R$ 4,27 bilhões, o índice doméstico acabou fechando quase na minima do dia aos 63.519 pontos, representando uma leve queda de 0,11% sobre o fechamento anterior. No diário, em movimento lateral, com próximo suporte nos 63.067 pontos ( Res do canal lateral anterior ).



Já o dolar comercial , depois de cair mais de 1% durante o intraday, repercutindo o efeito positivo causado pelos bons indicadores europeus nos mercados, amenizou parte de suas perdas no final desta segunda-feira após a Moody’s rebaixar o rating da Grécia. Dessa forma a moeda norte-americana fechou cotada a R$ 1.8060 representando uma queda de 0,44% em relação ao fechamento anterior. No mes acumula valorização de 0,71% e no ano acumula valorização de 3,84%.

INDICES INTERNACIONAIS

USA - Dow Jones - queda de 0,20%

USA - S & P 500 - queda de 0,18%

USA - NASDAQ - alta de 0,02%

ENG - FTSE 100 - alta de 0,74%

JAP - Nikkei - alta de 1,80%

ARG - Merval - variaçao de 0,00%

WINFUT queda de 0,37% - 63.455,00 pontos - 2009 + 81,97%

IBOVESPA queda de 0,11% - 63.532,85 pontos - 2009 + 81,88%

Segue abaixo o fechamento de hoje de principais ativos e ao lado acumul. 2009.

- BVMF3 queda de 0,67% - 11,91 / 2009 + 107,98%

- PETR4 queda de 1,92% - 29,05 / 2009 + 60,64%

- VALE5 alta de 0,10% - 41,70 / 2009 + 76,64%

- GGBR4 alta de 0,48% - 25,13 / 2009 + 93,49%

- ITUB4 queda de 1,60% - 34,35 / 2009 + 48,24%

- CSNA3 alta de 0,04% - 27,30 / 2009 + 90,45%

- USIM5 alta de 1,06% – 46,50 / 2009 + 87,63%

- CYRE3 alta de 3,64% - 20,80 / 2009 + 162,11%

- RSID3 queda de 1,21% - 13,90 / 2009 + 300,00%

IBOVESPA – Interrompendo hoje duas sessões de ganhos, chegou a subir 1,08% nos primeiros 20 min da sessão, quando atingiu a maxima do dia, porém após as 12:00 horas não se sustentou e iniciou movimento declinante, até passar ao campo negativo. Acabou fechando quase na minima do dia aos 63.519 pontos, representando uma leve queda de 0,11% sobre o fechamento anterior. No diário, em movimento lateral, com próximo suporte nos 63.067 pontos ( Res do canal lateral anterior ).



MIN do dia 63.532 pontos / MAX do dia 64.295 pontos

MIRANTE - Marcelo de Quadro

Marcelo de Quadro


Crônicas do Desjejum




Terça, 15 de junho de 2010. Hoje é dia da estréia do Brasil na Copa da África. O adversário é a desconhecida Coreia do Norte. Em tempos de tudo globalizado é preciso ficar alerta e não temer. Temos futebol e estamos focados. É preciso confirmar a tendência de favoritismo. Até o momento ninguém, na primeira rodada, empolgou. Nem Argentina, nem Alemanha, nem Holanda, nem África do Sul. A estréia é difícil, a pressão é grande sobre os favoritos. É preciso vencer e convencer. Os brasileiros sabem disso. A zebra está atrás de alguém para escancarar uma manchete explosiva e negativa. Há um silêncio ensurdecedor na busca de algo espalhafatoso e imprevisível. Se bem que o futebol não é mais, há muito tempo, imprevisível. Tudo pode acontecer. Por isso é futebol e se tornou o esporte das massas, pobres e ricas. Também da mídia e dos patrocinadores e empresários ligados aos clubes, jogadores e empresas afins. Assim é o futebol. Até quando... não sabemos. Mas vamos lá, vamos torcer pelo Brasil!.

O futebol é um dos principais fatores causadores da globalização. Agora a Copa está nos levando a conhecer um pouco do rico e empobrecido continente africano. Ficamos pensando se a África do Sul é assim carente, o que será dos demais países que na sua maioria são mais miseráveis do que o seu irmão rico do sul? Miséria, muita miséria, sofrimento, atraso e mais miséria. E muitas dessas nações ficaram e ficarão acorrentadas até que os poderosos invasores, colonizadores e que outros adjetivos se queira dar, lhes suguem todas as riquezas naturais possíveis e também acabem com sua cultura, mediante a imposição de uma estrutura militar, outra religiosa, outra cultural, outra educacional, uma nova língua universal e oficial e uma nova divisão política administrativa, que separe tribos, famílias, povos e nações. São as sementes de uma ou várias Babilônias. Como se puder entender e interpretar.

Outro fator da globalização, envolvendo o futebol e, principalmente a Copa do Mundo, é uma espécie de miscigenação das seleções; cada vez mais acelerada nos últimos anos. Praticamente todos os países têm negros nos seus times. Sejam eles nascidos ou naturalizados nestes nestas nações representadas. E essa é uma grande vitória contra a intolerância racial, que por outro lado, vendo seu fim se aproximar, tenta encontrar meios de sobreviver em outras e várias manifestações, sejam elas abertas ou veladas. Muitas torcidas organizadas, destes mesmos times ou em seus países, muitas vezes, não resistem e mostram a camiseta, que de fato vestem por trás da máscara do disfarce. O preconceito e a discriminação odiosa e burra. Diabólica. Mas o futebol e outros esportes vão chutando estas portas; mostrando a hora de acabar com a intolerância racial, com essa prepotência e impotência velada.

Enquanto isso, na África, a Eslováquia vai marcando seu primeiro gol no jogo contra a Nova Zelândia. Dois times fracos e sem ambição ou aptidão para pensar em alguma coisa. São do grupo F desta Copa, onde, pela lógica, devem passar para a próxima fase Paraguay e Itália. Lembrando que a Eslováquia é um dos países que pertencia a Tchecoslováquia, hoje República Tcheca.

Depois da Copa tem Eleições. É logo ali... Mas os candidatos já estão por aqui, abanando as bandeirinhas do seu time. Cuidado com os sorrisos e os tapinhas nas costas. Brindes não podem mais distribuir.

DIRETO DO RIO DE JANEIRO - Nelson Tangerini

Nelson Tangerini


BÚZIOS


NAVIO E BARCO EM BÚZIOS, RJ.



FOTO DE CRISTINA DE ANDRADE.



FEV. DE 2010.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

NOTICIAS DA CÂMARA DE NOVO HAMBURGO

- Comissão do Meio Ambiente debate saneamento


Vereadores participam de assembleia da Assemae



Os membros da Comissão de Meio Ambiente da Câmara – Matias Martins

(presidente), Luiz Carlos Schenlrte (secretário) e Gilberto Koch (PT) – ,

acompanhados do diretor da Comusa, Arnaldo Dutra, estão participando da

40ª Assembléia Nacional da Associação Nacional de Serviços Municipais de

Saneamento (Assemae) em Uberaba, Minas Gerais.



Nesta segunda-feira, Matias participou da palestra "Estratégias e Recursos

para Elaboração de Planos Municipais de Saneamento", na qual também foram

abordados os 25 anos de trabalhos desenvolvidos pela Assemae. Amanhã, o

presidente da comissão deve integrar uma mesa redonda sobre os desafios da

gestão pública da água.



Os vereadores retornam a Novo Hamburgo na próxima sexta-feira, 18.



*



- Vereadores prestigiam lançamento de obras de UPA

Legisladores empenharam-se para que demanda fosse atendida



Diversos vereadores prestigiaram o lançamento das obras da Unidade de

Pronto Atendimento (UPA) 24 horas do bairro Canudos. A cerimônia ocorreu

na manhã de sábado, 12. Estiveram presentes o presidente da Câmara, Jesus

Maciel (PTB), o vice-presidente, Sergio Hanich (PMDB), o líder do governo,

Gilberto Koch (PT), Carmen Ries (PT), Alex Rönnau (PT), Matias Martins

(PT), Ricardo Ritter – Ica (PDT), Antonio Lucas (PDT), Volnei Campagnoni

(PCdoB) e Vladi Lourenço (PP). Ito Luciano (PMDB) não pôde comparecer, mas

foi representado por assessores.



Reivindicada há mais de uma década pela comunidade local, com apoio de

legisladores, a nova estrutura será construída na Praça Centenário, que

fica entre a rua Bartolomeu de Gusmão e a avenida Victor Hugo Kunz.



Dados

O novo espaço terá capacidade para atender 300 pessoas diariamente. Serão

investidos mais de R$ 2 milhões na construção do novo prédio, sendo que a

maior parte é proveniente do governo federal, com cerca de R$ 100 mil de

contrapartida do Município. Além deste valor, a Prefeitura também

investirá cerca de R$ 500 mil em equipamentos. A obra será entregue à

comunidade em seis meses e deve começar a funcionar em dezembro deste ano.



*



- Sessão plenária às 9h na terça-feira, 15

Horário do expediente será alterado



Por determinação do presidente Jesus Maciel, conforme Portaria Nº

141/15L/2010, o expediente desta terça-feira, 15 de junho, será das 8h às

14h. Ficam ressalvados os serviços essenciais e/ou inadiáveis.



A sessão ordinária se realizará às 9h. A mudança do horário permitirá que

o trabalho diário e o atendimento aos vereadores e à comunidade transcorra

em absoluta tranqüilidade.



PORTARIA N° 141/15L/2010

Dispõe sobre o Expediente no dia 15 de junho de 2010.

JESUS MACIEL MARTINS, PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE NOVO HAMBURGO, no

uso de suas atribuições legais,

RESOLVE:

que, no dia 15 de junho de 2010, o Expediente na Câmara Municipal será das

8h às 14h, ressalvados os serviços essenciais e/ou inadiáveis.

GABINETE DA PRESIDÊNCIA "VICTOR HUGO KUNZ", aos vinte dias do mês de maio

do ano de 2010 (dois mil e dez).

JESUS MACIEL MARTINS,

Presidente.

Brechó do Gabinete da primeira dama

Calçados da Fábrica Conceito serão comercializados no brechó da Primeira-dama



O Brechó Beneficente, promovido pelo Gabinete da Primeira-dama de Novo Hamburgo, terá uma novidade na sua terceira edição: sapatos masculinos. Além dos tradicionais modelos femininos (cerca de 4 mil pares), uma parceria entre a Fenac, o Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC) e a Coelho Assessoria Empresarial, possibilitou a doação de 80 produtos destinados ao público masculino e 335 calçados femininos. “Estes calçados foram produzidos pela Fábrica Conceito, que funcionou na 34ª Fimec”, explica o diretor-presidente da FENAC, Ricardo Michaelsen.

Os mais de 400 calçados foram entregues para a Primeira-dama do Município, Sílvia Zimmermann, durante um encontro realizado nesta segunda-feira, 14 de junho, na Fenac. Além de Sílvia, o prefeito Tarcísio Zimmermann, o diretor-administrativo da Fenac, Elivir Desiam e Luís José Coelho, da Coelho Assessoria Empresarial, também estiveram presentes.

O terceiro Brechó Beneficente ocorre de 16 a 18 de junho (ou enquanto durar o estoque), das 12 às 20 horas, no depósito do Gabinete da Primeira-dama (Rua Bartolomeu de Gusmão, 3.500, bairro Canudos). Cada pessoa poderá comprar cinco pares, que serão vendidos a R$ 10,00 cada. “Só podemos agradecer a todas as empresas que colaboraram com esta iniciativa. Através dos brechós conseguimos levantar recursos para auxiliar as famílias atendidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social”, diz Sílvia.

Últimos dias para conferir a exposição de Marciano Schmitz

Últimos dias para conferir a exposição de Marciano Schmitz


A mostra intitulada “Acesso” permanece no Espaço Cultural Albano Hartz até o dia 19 de junho



Para quem ainda não viu as obras de Marciano Schmitz, ainda há tempo. O conceituado artista plástico hamburguense disponibiliza parte do seu trabalho através da exposição Acesso, que acontece até 19 de junho no Espaço Cultural Albano Hartz, em Novo Hamburgo. Esta é uma das poucas mostras individuais da carreira do artista. Estão expostos cerca de 40 trabalhos de diferentes épocas e estilos.

Para as escolas que quiserem conferir a exposição de Marciano Schmitz, basta entrar em contato com a Um Cultural, produtora da exposição. As visitas em grupos podem ser agendadas pelo telefone 3066 6229. O espaço fica aberto de segunda à sexta-feira, das 10h às 20horas. A mostra tem o apoio de Print Art e Espaço Cultural Albano Hartz.



SITE

Além da exposição no Espaço Cultural Albano Hartz, as obras de Marciano Schmitz estão disponíveis em sua página eletrônica: www.marcianoschmitz.com.br. O site apresenta a biografia do artista, galeria com imagens dos trabalhos, notícias, contato e informações sobre os parceiros. Há também a sessão que explica o processo de criação das obras do artista.



MARCIANO SCHMITZ

Pintor, escultor e professor há mais de 30 anos, Marciano Schmitz é artista conceituado, que integrou movimentos de conscientização e interiorização da arte. Sua obra é eclética. Do movimento surrealista e da pintura metafísica ao muralismo sacro e ao nativismo. Fazem parte do seu acervo obras públicas, como a fachada escultórica do Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno e o Monumento à Bíblia, em Novo Hamburgo, e obras na Catedral de Pedra Nossa Senhora de Lourdes, em Canela.

OSNH organiza concerto com clássicos populares

OSNH organiza concerto com clássicos populares



A Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo (OSNH) está preparando o seu segundo concerto oficial deste ano. Segundo o maestro e coordenador artístico do espetáculo, Marcos Vilmar Gröff, a apresentação promete emocionar a comunidade hamburguense. “Estamos ensaiando um repertório com os melhores clássicos populares e com certeza todos vão gostar pela facilidade de identificação com cada música”, comenta. Intitulado “Clássicos que Encantam”, o espetáculo está programado para acontecer no dia 20 de junho, no Teatro Paschoal Carlos Magno (Centro de Cultura), a partir das 19h30. Estão reservadas participações especiais como a solista Líris Neumann e a Domus Estúdio de Dança. O ingresso será a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis, que serão repassadas ao Gabinete da Primeira-dama de Novo Hamburgo.





Imprensa Prefeitura Novo Hamburgo

NOTÍCIAS DA CÂMARA DE NOVO HAMBURGO

- Poda de árvores será tema de encontro hoje


Debate sobre lixo prossegue na sua terceira etapa



Hoje, às 19h30min, acontece na Câmara Municipal a terceira etapa do debate

sobre a destinação do lixo doméstico em Novo Hamburgo. O encontro se

realiza no Plenário Luiz Oswaldo Bender e é aberto ao público.



A realização da sessão especial – O QUE ESTOU FAZENDO COM O MEU LIXO? – é

uma iniciativa do presidente da Câmara, Jesus Maciel, em conjunto com a

Mesa Diretora e com a Comissão do Meio Ambiente. O assunto principal desse

encontro será a poda das árvores, que sempre gera dúvidas entre os

contribuintes. Essa questão envolve o período adequado para o corte, a

autorização da Prefeitura e a destinação correta dos resíduos.



Desde o início deste ano, a Câmara vem desenvolvendo uma campanha de

conscientização sobre o papel de cada cidadão na manutenção da limpeza da

cidade e na preservação do ambiente.



Conquistas

No desenvolvimento desse trabalho, a Câmara comemora a conquista de

espaços definidos para a colocação de resíduos sólidos de obras e

demolições. Três áreas já estão sendo utilizadas para a colocação de

caliça: duas na rua Guia Lopes, nos fundos da área do Porto Seco, e a

outra na rua Athanásio Becker, no lado norte do Aeroclube. As empresas

beneficiadas obtiveram licença da Prefeitura para descartar os resíduos

nessas áreas. A participação da Câmara foi fundamental para a obtenção

desses espaços.

MIRANTE - Marcelo de Quadro

Marcelo de Quadro


Crônicas do Desjejum

Segunda, 14 de junho. Faz frio em Novo Hamburgo. A temperatura deve estar na faixa dos 14 graus. Enquanto ponteio estas linhas ainda estou lembrando das palavras de Paulo aos Romanos. Palavras duras, sim. Mas de liberdade, de vida, de sabedoria e de luz. A salvação é pela graça de Deus. E o nosso cheque é a fé. A lei só nós mostra que estamos errados, que somos pecadores, que estamos condenados e que somos perdedores. Mas a graça de Deus nos abriu novo caminho em Jesus. Tantos para judeus como para gentios. É a misericórdia de Deus, a nova aliança, a ponte da salvação, a verdade e a vida.






Na televisão está acontecendo a Copa do Mundo, na África do Sul, o jogo de hoje pela manhã é entre Dinamarca e Holanda. O segundo tempo começa e a Holanda consegue marcar um gol. as equipes, até agora, não mostraram nada de surpreendente. Apenas a Alemanha fez quatro a zero na seleção da Austrália. Mas temos que esperar para ver os alemães contra um adversário mais competente. Embora os alemães sejam competentes nesta modalidade, a Copa do Mundo.



As equipes, parece, estão globalizadas e engessadas. Pouca diferença nos esquemas e nas jogadas. O brilho individual é mínimo. O mundo, também no futebol, parece estar se tornando, cada vez mais, de uma só face, uma só língua, uma só moeda. Ou muito poucas. As mais poderosas, é claro. E isso também é medido pelo poderio de artilharia, não dos jogadores, mas dos exércitos. Das bombas, que não são chutes potentes, atômicas. Das pesquisas em todos os setores, principalmente na área de química, biologia e informática.



Estamos aguardando a estréia do Brasil. Será nesta terça contra a Coreia do Norte. Time desconhecido contra um Brasil criticado. A imprensa não está perdoando Dunga e a comissão técnica do Brasil, por causa dos treinos fechados e por outras ‘manias’ que o técnico brasileiro impôs e acabaram dando o resultado esperado por ele. Hoje ninguém mais fala que Dunga não é treinador. Mas ainda tem muita gente torcendo para que os resultados o crucifiquem. Se for vencedor, ficarão calados. Ou dirão que o Brasil ganhou por que tinha a obrigação de vencer. Lembro que Felipão sofreu, também, grande pressão, quando impôs um regime de disciplina e trouxe o pentacampeonato para o Brasil, em 2002. Contrário a isso, os desmandos de 2006 e também de 1998 ainda não foram explicados convincentemente.

Mas, enfim, é preciso caminhar. O dia segue e daqui a pouco já será tarde. Depois da Copa tem eleições. Numa jogado de Elia, um negro, a Holanda faz o seu segundo gol contra a Dinamarca. A bola bate no poste e na sequência o seu companheiro só toca para as redes. Os favoritos, mesmo não jogando bem, estão vencendo. Vamos esperar pela seleção canarinho. Como têm negros nas seleções mundiais. É a globalização do talento dos jogadores de origem africana nos times mundo a fora.