sábado, 8 de agosto de 2009

PAPO DE CULTURA - Ione Jaeger








Para Oscar Rocha, Meu Pai

"Ó que saudades que eu tenho
da aurora da minha vida
da minha infância querida
que os anos não trazem mais"
(Casemiro de Abreu)



Abro a cortina. Uma visão amena, singela, descampa-se à minha frente.
Eis a infância!
Lá está meu pai, sentado, diante do tabuleiro de xadrez. Doutor Floriano pigarreia - xeque-mate! A ama Regina traz um cafezinho. Na bandeja, diáfanas xícaras de porcelana chinesa, tesouro da cristaleira de espelhos. Minha mãe à máquina de costura faz vestidos de babadinhos para as filhas. Minha mãe sempre ventruda. Doze gravidez em vinte anos de casada.
A casa de Cruz das Almas, um amplo quintal com três alas: jardim, horta e pomar. Nesta última está o galinheiro. As galinhas, alguns patos. Respeitável fila! Dora à frente, com uma folha do mamoeiro, é a porta-estandarte. Toninho é o corneteiro. Eu a tamborista. Alguns punhados de milho dentro da lata (de querozene) vazia e, em movimentos ora ascendentes, ora descendentes, marco o compasso da marcha: um dois, esquerda, direita. A pata marcha com elegância. Passo certo. A pata é de Carlinhos. Presente de madrinha Cotinha. A pata alça vôo. Cinqüenta metros de comprimento por três de altura. Passa por cima da casa. Foge da nossa perseguição. Não quer o tope que vamos colocar-lhe na cabeça.
A galinha pescoço pelado sumiu. Ninguém sabe, ninguém viu. Toninho a encontra. Ei-la, dezessete pintinhos recém descascados.
Do alto da goiabeira vemos José chegar da rua, correndo. Entra na despensa. Come a metade dos bolinhos de banana d'água. Sai de mansinho. Levamos a culpa.
Vendemos uma dúzia de ovos para dona Safira. Logo para ela, grande amiga! Apanhamos. Onde já se viu vender ovos? Todos os dias ela manda a empregada pedir que lhe ceda uns ovos e fica no não é nada. Apanho de palmatória na sola dos pés - meu castigo é maior do que o do Toninho. Quem fez a contagem fui eu. Ele ainda não aprendeu o que é uma dúzia. Queremos o produto da venda para as despesas com a festa da padroeira, do quintal - Nossa Senhora das Candeias.
Meganha! Meganha! É a galinha mexendo com a força policial - Toninho, Dora e eu. Corremos atrás da molecada. Corremos, corremos, montados nos cavalos de cabo de vassoura. Corremos de lá para cá e se vai a poedeira para dentro da fossa. Afoga-se. Ficamos desolados. Minha mãe sentencia: agora é tarde, inês é morta!
Vem o bloco carnavalesco com fantasias de papel crepom em pleno mês de julho - cantando, tamborilando, barulho. Meu pai grita: Deixem eu calcular! Com que imponência ele brada! Sentado à escrivaninha de jacarandá, preparando aulas ou corrigindo provas. Apelidamos o galo de Meu Pai. Meu Pai, que postura! Esbelto, nobre, cabeça levantada, crista hirta, dizia: cococoricó com elegância. A pedidos insistentes do doutor Ivan, trocamos Meu Pai por duas galinhas. Uma, a tuberculosa - sobe na mesa e come meio quilo da manteiga de garrafa.
Toninho amarra num arbusto a saracura encontrada no banhado. Fino barbante ata-lhe a patinha. A ave de estimação dá uma bicada na bunda de Carlinhos. Carlinhos fica brabo. Pega uma vara e vai para cima do bicho: eu mato, eu mato! Toninho ajoelhado: não mate, não mate meu bichinho!
Cair da tarde. Tudo calmo. Estou tranquila, pensativa, sentada na rede pendurada entre duas árvores, no quintal, frente da janela da cozinha. Uma catapulta chamada José ativa a rede arremessando o projétil. Vôo. Entro pela janela. Aterrisso de bojo sobre o fogão de pedra.
No oratório, toda a família ajoelhada diante do nicho de madeira. É sábado. Já jantamos. Rezamos o ofício de Nossa Senhora. Meus pais e os que já sabem ler, lêem. As palavras vão crescendo... ficando mágicas: agora lábios meus... não quero ler... ouvi Mãe de Deus ... os filhos estão lendo ... ide vós adiante ... meu coração bate forte... vaso insigne de devoção... tremo... sede de sabedoria... tenho medo de ler errado... rosa mística... estou ansiosa... consolação dos aflitos... Rainha da Paz... rogai por nós ... amém...
A casa está em rebuliço. Oba! Betty e Therezinha chegarão à noitinha do internato. Estão no ginásio. Férias. Arruma-se a casa, passa-se cera, varre-se o quintal. Faz-se doce de tomate e de jaca mole, em calda. Bolo de aipim. As duas trazem um repertório de fox-troit... the bell are sing, for me and my girl... A guerra troa na Europa.
Sábado, dia de feira livre. Festa. Quanto é a laranja cravo? Vinte por dez tons! O tostão ainda impera e o cruzeiro está com mais de um ano de vida. Conto as laranjas. O feirista se distrai. Surrupiamos uma.
A farinha é boa, freguês? Prova, freguesa! Ah, invejo o que o vendedor faz: lança um punhado de farinha em direção à boca, num rápido impulso com os dedos - o mínimo, o anular e o médio - vencendo um raio de, mais ou menos, quarenta centímetros, acertando o alvo. Tento fazer o mesmo, não acerto. A farinha em nuvem chega-me aos olhos.
Ó minha mãe, olhe aquele porquinho! É dez mi reis, madame! Leve, minha mãe, leve! Tão pequeninho. Pretinho, lustroso. Mas tem que ser Toninho quem o traz para casa no colo. Este bicho não vai se criar! Vai sim, meu pai! Toma café morno com leite e açúcar. De outro jeito, não aceita.
Pretinho brica conosco. Corre pela casa. Vara as salas de jantar e visitas, os seis quartos, o corredor, o oratório, a cozinha... É às vezes nosso filho. Vestimos-lhe nossa roupa.
Pretinho, vem meu pai! Corre da sala até o quintal. Leva na corrida o pote de barro com água de beber. A talha. O aguadeiro vem somente uma vez por semana, aos sábados. É segunda-feira. Que coisa! Lamenta chorosa a dona Zelinha.
Vou à venda de Lili, madrinha de crisma de Dora. Vou comprar uma copo de cachaça. Minha mãe vai fazer licor de jenipapo. No local, onde fica a pipa da aguardente, as abelhas tentam cheirar-me. Ai, que medo! Pousam nos meus cabelos, no ombro, beijam-me na face, nos lábios. Lili e o marido recomendam-me para ficar quietinha. Prendo, até, a respiração. Não vejo a hora de sair dali. No caminho de volta encosto a boca na beirada do copo. Geladinha, gostosa!...
Estou indo à casa de Amenália. Toninha me acompanha. Levamos um bilhete. Curiosa, resolvo ler o recado. Sentamos à sombra de um cajueiro à beira da estradinha. Leio, Toninho não sabe ler ainda. Dona Zélia pede a carne. Deus! Por que pede carne para a nossa professora?! Será que estamos pobres? Trazendo a carne, um pequeno pacote, formato quadrado, enrolado com grosso papel pardo e cordões garantindo a inviolabilidade. Abro o embrulho que me é confiado. Contém um livro - A Carne, de Júlio Ribeiro.
Vem a carroça do Maçu. Vamos fazer compras na loja no centro da cidadezinha. Meu pai e minha mãe vão juntos. Maçu, Maçu, eu vou no banco da frente! Vai, invejosa! Nós vamos no banco de trás. Você vai cheirando as bufas da égua... Como é mesmo o nome daquela égua? Delicada. Sim, Delicada é delicada. E vamos! Maçu nem escuta as nossas brigas. Pa-ca-tá! Pa-ca-tá! As rodas macias deslizam na estrada de chão batido.
Tudo ficando para trás!...
_________________________________________________________________________________________________





Oscar Rocha, natural de Bagé/RS, nasceu no dia 7 de julho de 1898. Filho de Carlota e Virgilino Rocha. Estudou em Porto Alegre. Formado pela Escola Técnica Parobé, trabalhou inicialmente em profissões ligadas à sua formação, indo, mais ou menos, em 1920, trabalhar em Caxias, na Abramo Eberle & Cia. Foi jogador amador no Juventude de Caxias. Conheceu Licério Schreiner que o convidou para trabalhar e estudar no Rio de Janeiro. Em 1922, na Cidade Maravilhosa, jogou no América Foot-ball Clube (1922/1924 ?) e fez um curso na Escola Politénica do Rio. Saiu do Rio em missão de trabalho, no início de 1925, indo a algumas capitais do nordeste, implantando escolas técnicas. Chegou em Salvador nos primeiros dias de abril de 25. Trabalhou sendo Diretor interino da Escola de Aprendizes Artífices da Bahia (hoje Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia), gamou na jovem baianinha de 16 anos (10 anos menos que ele), Zélia Fraga dos Santos, casando-se a 28 de novembro do mesmo ano, sendo pai de 10 filhos: Therezinha Eva, Betty Mercês, José Acyr, Ione Maria, Sérgio Antônio, Dora Yeda, Carlos Eduardo, Gilka Norma, Célmi Leda e Oscar Júnior. Católico, diplomado em 1938 em Engenheiro Agrônomo, exerceu os cargos de Professor catedrático da Escola de Agricultura e Medicina Veterinária , Cruz das Almas, diretor da Escola Luiz Tarquínio de Salvador (SENAI), professor no SENAI de Novo Hamburgo, professor e visitador no Serviço Nacional de Aprendizagem industrial de Vitória, Espírito Santo. Ocupava na capital capixaba o cargo de Diretor do Fomento Agrícola do Estado do Espírito Santo. Faleceu em 14 de fevereiro de 1958, em Vitória.


Na presença de meu pai, em toda a minha vida, homenageio os pais de todos meus amigos no dia em que se festeja O DIA DOS PAIS.Ione

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Prefeito recebe a visita do cônsul argentino




O prefeito Tarcísio Zimmermann recebeu na tarde desta sexta-feira, dia 7 de agosto, a visita do cônsul da Argentina Jorge Alberto Biglione. Na pauta da reunião estiveram assuntos sobre a integração comercial entre Novo Hamburgo e a Argentina. Também participaram da reunião o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Tecnologia e Turismo, Carlos Finck, e a assessora de Políticas de Desenvolvimento da Prefeitura, Júlia Ambros.

Município adia volta às aulas




A Secretaria de Educação e Desporto (SMED) decidiu nesta quinta-feira, dia 6 de agosto, por adiar o retorno das aulas nas escolas municipais. A decisão vale para todas as turmas de educação infantil, de ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), além dos projetos Escola Aberta e Mais Educação, do Atelier Livre Municipal e atividades esportivas, como o Centro de Centros de Iniciação e Formação Esportiva de Novo Hamburgo (CIFENH). A medida foi tomada para evitar a proliferação do vírus da Gripe A.
A suspensão das atividades escolares por mais uma semana foi uma decisão conjunta entre a SMED e os diretores das 76 unidades de ensino do município. De acordo com o secretário de Educação, Alberto Carabajal, neste momento é preciso serenidade e tranquilidade para lidar com esse tema. “Estamos preocupados com a saúde dos estudantes”, declarou. O secretário informou que a forma como será feita a recuperação das aulas deverá ser avaliada em outro momento. Conforme o calendário escolar, a volta às aulas no recesso de inverno estava previsto para ocorrer no dia 3 de agosto.
Uma nova reunião com os diretores está marcada para quinta-feira, dia 13 de agosto, às 8 horas, no auditório do 4º andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry (Rua Guia Lopes, 4201, bairro Canudos) para avaliar a situação da nova gripe no município e as próximas ações das escolas. Segundo a secretária da Saúde, Clarita de Souza, o adiamento das aulas também serve para preservar os atendimentos básicos do setor. “O sistema de saúde possui capacidade para atender uma determinada quantidade de pessoas ao mesmo tempo. Mas se o número de casos se alastrar rapidamente, infelizmente não haverá estrutura para acomodar toda a população”, afirma. Ela aponta ainda que as crianças estão em uma situação de fator de transmissão e risco. “Isso nos leva a orientar que as escolas municipais adiem, por mais uma semana, a retomada das aulas”, completou.

SECULT inicia a preparação do Natal em Novo Hamburgo

A Secretaria de Cultura (SECULT), juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Tecnologia e Turismo (SEDETUR), já começou a organizar as comemorações de Natal em Novo Hamburgo. Segundo a diretora de Cultura, Ariadne Decker, o tema das festividades já foi escolhido. “O tema para este ano será Natal dos Sinos. Nós já montamos todo o projeto de atividades e decoração da cidade”, informou. Ela ressalta ainda que na programação deverão constar mostras públicas de teatro, música e diversas outras atividades que também irão envolver a comunidade. “Estamos programando oficinas, como a de decoração natalina feita através de materiais recicláveis, e faremos também alguns concursos, como a escolha do Papai Noel do município”.
A secretária de Cultura, Anita de Oliveira, explica que todas estas atrações fazem parte do projeto que as secretarias estão apresentando para as entidades e empresas do município. “Estamos fazendo reuniões com os grupos empresariais da cidade para que em um trabalho conjunto, consigamos realizar um lindo Natal para Novo Hamburgo”, diz Anita. Ela completa o assunto falando sobre as vontades e dificuldades da secretaria. “Claro que temos muitas ideias que de imediato não serão possíveis de ser feitas. Mas ao longo do tempo conseguiremos ir realizando, pois a elaboração de eventos como este demandam tempo para adequá-lo ao que se pode e ao que se quer fazer”, avalia Anita.

Grupo vai discutir ações para fortalecer o comércio




Com a proposta de fortalecer o comércio de Novo Hamburgo, o prefeito Tarcísio Zimmermann reuniu-se nesta quinta-feira, dia 6 de agosto, com representantes da CDL, do Sindilojas e secretários municipais. Participaram o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Leonardo Silveira, o presidente do Sindicato dos Lojistas (Sindilojas), Gerson Jacques Müller, o diretor executivo da Fenac, Elivir Desian, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Tecnologia e Turismo, Carlos Finck, o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Luiz Fernando Farias, e a secretária especial de Gabinete, Kátia Reichow.
Durante o encontro foi criado um grupo de trabalho que deverá discutir ações que promovam o fortalecimento do comércio hamburguense. Composto por Carlos Finck, Kátia Reichow, Leonardo Silveira, Gerson Muller e a diretora de Turismo, Rosi Fritz, o grupo vai diagnosticar problemas e apontar soluções a curto, médio e longo prazo.
Finck destacou que além de ações voltadas para atrair os consumidores, a cidade precisa de ajustes na estrutura urbana para melhor receber os visitantes, o que está sendo avaliado no projeto de Revitalização do Centro.
A primeira reunião do grupo acontece na próxima quinta-feira, 13 de agosto, às 9h, no Receptivo Turístico

SEU DINHEIRO - Luiz Percy Denardin


Denardin Assessoria Empresarial Ltda.



MERCADO FINANCEIRO 06.08.09

O TAO de Warren Buffett

"Nada melhor do que escrever para forçá-lo a pensar e organizar seus pensamentos."

"Se você não consegue escrever sobre algo, não pensou realmente a respeito disso. Assim, todo o ano, Warren se senta e escreve uma longa carta aos seus acionistas explicando os eventos do ano anterior. Esse exercício o ajuda imensamente a refinar seus pensamentos sobre como ganhar bilhões. Escrever algo faz você pensar naquilo, e se pensar sobre onde investir seu $ e'uma coisa boas, então escrever a respeito disso é ainda melhor. Warren geralmente começa a escrever seu relatório anual logo que o ano começa, em sua casa de inverno, `a beira-mar, em laguna Beach ( perto de onde morou Benjamin Graham). Ele escreve tudo a mão, papel e caneta, e depois remete ao amigo Carol Loomis, um dos editores da revista Fortune. "


Principais bolsas norte-americanas com novo recuo.

Lá fora, pressionadas pela realização de lucros após o recente rali, apesar do bom desempenho dos setores varejista e financeiro, com destaque para as ações do American Express que se valorizaram em 3,13% e AIG (American International Group) que subiram 2,41%, e auxiliado na mão negativa pelo setor de tecnologia, os principais indices norte-americanos terminaram o dia no campo negativo. Apesar do clima negativo, o indicador referente ao número de pedidos de auxílio-desemprego registrou 550 mil solicitações na última semana, abaixo das 580 mil esperadas


Já o Petróleo, com o pessimismo injetado nos investidores pelos banco europeus, voltou a recuar. Em Londres o BRENT fechou a US$ 74,75 ( queda de 1,01% ) e em Nova York, na Nymex fechou cotado a US$ 71,94 por barril ( leve queda de 1,01% ). O ministro de petróleo do Kuwait, descartou a possibilidade da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) optar por uma nova redução em sua produção na próxima reunião do grupo, em setembro.


Por aqui, de olho na instabilidade de Wall Street, hoje o indice doméstico se rendeu e não resistindo a tendência externa, interrrompeu o ciclo de cinco altas consecutivas. No cenário local, divulgado o IGP-DI (Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna) apontou deflação de 0,64% no mês de julho, após a variação negativa de 0,32% vista em junho. O destaque negativo do dia ficou por conta dos ativos da Eletrobrás, que apresentaram ganhos de 4,76%, sendo seguidos pelos da Braskem e Cemig. Na outra mão, os ativos da Klabin liderararam as perdas com recuo de 5,65%, seguidos pela Cyrella e Lojas Renner. Oscilando entre os 55.361 pts e os 56.780 pts, com um volume financeiro de R$ 5,07 bilhões, o IBOVESPA acabou fechando acabou fechando aos 55.754 pontos representando um recuo de 1,12% em relação ao fechamento anterior. No diário , em movimento lateral encerrou o ciclo de cinco altas seguidas, entregando hoje , o ganho das duas últimas e parte da terceira. No Intraday, testou e foi contido na RES dos 56.800, patamar alcançado no mes de novembro de 2008.
Mas atenção, freada hoje na RES dos 56.800 pts, a tendência de alta vigente até ontem, continua valendo que um movimento de "correção mais forte" não pode ser descartado, uma vez que o mercado apresentou um forte ritmo de altas consecutivas. Dependendo do que aconteça nos próximos dias, é necessário ficar atento aos suportes em 55.000 pontos e 54.200 pontos, sendo que abaixo dos 54 mil pontos, o mercado volta a testar os 53.715 pontos e 53.250 pontos, com próximos suportes relevantes em 53.000 pontos e 52.635 pontos.

Já o dolar comercial, após cinco quedas consecutivas , a cotação hoje inverteu para o positivo, com os mercados depois do recente otimismo, afetados por um movimento de ajuste de posições e aumento do grau de aversão ao risco. C om o Banco Central realizando suas já tradicionais intervenções no câmbio, a moeda norte-americana fechou cotada hoje a R$1,8390 apresentando um forte avanço de 1,66% em relação ao fechamento anterior. No mes acumula desvalorização de 1,29%, e no ano de 2009 a desvalorização chega a 21,22%. No mercado paralelo avançou e foi negociada a R$1,9700, representando um ágio de 7,12% em relação ao dólar comercial.

INDICES INTERNACIONAIS
Dow Jones - queda de 0,27%
Standard & Poor's 500 - queda de 0,56%
Nasdaq - queda de 1,00%
FTSE 100 - alta de 0,93%
Nikkei - alta de 1,32%
Merval - queda de 1,63%
WINFUT queda de 0,91% - 55.800,00 pontos - no ano 46,84%
IBOVESPA queda de 1,12% - 55.754,88 pontos - no ano 48,48%
Segue ao lado o fechamento de hoje dos principais ativos com o resultado acumulado de 2009 :
- BVMF3 queda de 1,84% - 11,75 ( MIN 11,75, MAX 12,10 ) no ano 99,49%
- PETR4 queda de 1,30% - 31,90 ( MIN 31,77, MAX 32,68 ) no ano 39,67%
- VALE5 queda de 1,21% - 32,71 ( MIN 32,45, MAX 33,32 ) no ano 36,92%
- GGBR4 queda de 2,65% - 22,05 ( MIN 21,86, MAX 22,70 ) no ano 46,41%
- ITUB4 queda de 0,83% - 34,70 ( MIN 34,18, MAX 35,35 ) no ano 32,95%
- CSNA3 alta de 0,81% - 49,55 ( MIN 48,85, MAX 50,09 ) no ano 70,86%
- USIM5 alta de 0,56% - 45,25 ( MIN 44,38, MAX 45,89 ) no ano 70,63%
IBOVESPA - Subiu 0,62% nos primeiros 10 minutos do pregão, quando inverteu sendo que as 15:00 horas atingiu a minima do dia. quando chegou a estar perdendo 1,82% em relação a abertura. Inverteu novamente e amenizando um pouco as perdas do dia, acabou fechando aos 55.754 pontos representando um recuo de 1,12% em relação ao fechamento anterior. No diário , em movimento lateral encerrou o ciclo de cinco altas seguidas, entregando hoje , o ganho das duas últimas e parte da terceira. No Intraday, testou e foi contido na RES dos 56.800, patamar alcançado no mes de novembro de 2008.
Mas atenção, freada hoje na RES dos 56.800 pts, a tendência de alta vigente até ontem, continua valendo que um movimento de "correção mais forte" não pode ser descartado, uma vez que o mercado apresentou um forte ritmo de altas consecutivas. Dependendo do que aconteça nos próximos dias, é necessário ficar atento aos suportes em 55.000 pontos e 54.200 pontos, sendo que abaixo dos 54 mil pontos, o mercado volta a testar os 53.715 pontos e 53.250 pontos, com próximos suportes relevantes em 53.000 pontos e 52.635 pontos.
MIN do dia 55.361 pontos / MAX do dia 56.780 pontos.

DIRETO DO RIO DE JANEIRO - Nelson Tangerini




Novas informações me levaram
ao verdadeiro local onde o poeta CRUZ E SOUSA
passou 3 dias internado,
antes de morrer:
O SANATÓRIO DE SÍTIO,
na cidade de Antônio Carlos,
Minas Gerais.



Foto de Nelson Tangerini.
Julho de 2009.






Subject: VOVÓ QUERIDA. 40 ANOS DE SAUDADE.
To: ntinsecta@hotmail.com, nmtangerini@gmail.com

Nelson Marzullo Tangerini, escritor.

Este textos estão nos blogs:

http://narzullo-tangerini.blogspot.com/

e
http://nelsonmarzullotangerini.blogspot.com/

e no site:

www.recantodasletras.com.br

Prorrogadas as inscrições para curso de Instalador Elétrico Predial

Inscrições podem ser feitas até o dia 13 de agosto, na sede do Sinduscon, em Novo Hamburgo.

Aulas acontecem de 17 de agosto a 21 de novembro de 2009


Foram prorrogadas até o dia 13 de agosto as inscrições para o curso de Instalador Elétrico Predial, atividade que integra o projeto "Mãos à Obra" da Feevale. A qualificação tem por objetivo habilitar o operário na execução de instalações elétricas elementares em ambientes residenciais.


Os interessados podem inscrever-se na sede do Sinduscon (Av. Nações Unidas, 2120L1, Novo Hamburgo). Para tanto o candidato deverá apresentar Carteira de Identidade e CPF. Para freqüentar as aulas, o candidato deve ter cursado até a 4ª série do Ensino Fundamental (ou equivalente) e ter idade mínima de 18 anos.


O curso acontece de 17 de agosto a 21 de novembro de 2009, sempre nas segundas e quartas-feiras, das 17h às 19h15min e aos sábados, das 8h30min às 12h, no Campus II. O "Mãos à Obra" é um projeto de extensão do curso de Arquitetura e Urbanismo da Feevale, tem como parceiros a ASAEC, Sinduscon e Senai Gustavo Copé. O objetivo do projeto é qualificar a mão de obra para a construção civil, e sempre que possível, aliar esta formação a um trabalho de cunho social.


Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3586-8800 , ramal 8960 com o professor Hugo Springer Jr. ou pelo e-mail hugos@feevale.br

Centro de Idiomas da Feevale recebe inscrições até segunda, dia 10

Quem já possui conhecimento no idioma pode realizar a prova de nivelamento

O Centro de Idiomas da Feevale está com inscrições abertas para os cursos de alemão, espanhol, francês, inglês e italiano, bem como para aulas de Speaking Time - conversação em inglês. Quem já possui conhecimento no idioma pode realizar a prova de nivelamento online, nos cursos de inglês, espanhol e alemão, através do site www.feevale.br/idiomas . Também é possível fazer a prova de forma presencial, para todos os cursos oferecidos, basta agendar a prova através do e-mail idiomas@feevale.br ou pelo telefone (51) 3586.8800, ramal 9007. Ambas são gratuitas.


Os participantes da prova de nivelamento poderão consultar sua colocação e o prazo de matrícula no site www.feevale.br/idiomas , no link "Prova de Nivelamento". O prazo de matrículas se encerra na segunda-feira, dia 10 de agosto. Elas são realizadas no Atendimento Feevale no Campus II, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h15min às 22h, e aos sábados, das 8h15min às 11h45min. As rematrículas podem ser realizadas pelo site www.feevale.br/matricula . Mais informações pelo telefone 3586-8822.

Feevale oferece especialização em Comunicação Estratégica e Branding

Curso proporciona dupla titulação: especialização no Brasil e diplomado no Chile

A Feevale abriu inscrições para o curso de pós-graduação em Comunicação Estratégica e Branding. A especialização é o primeiro programa de integração acadêmica do Mercosul entre Brasil e Chile, no âmbito da comunicação estratégica e da gestão de marcas. Ao final do programa, pode-se optar pelo mestrado Magíster Comunicación Estratética y Branding, na Universidad Mayor do Chile.


O curso, coordenado pela professora Cíntia Carvalho, doutora em Comunicação Social, destina-se a profissionais que atuem, preferencialmente, nos níveis estratégicos e/ou decisórios das organizações e aos interessados em ampliar conhecimentos na área. Para ingressar na especialização, é necessário ter formação superior, compreensão da língua espanhola e leitura da língua inglesa.


As aulas terão início no dia 11 de setembro e acontecerão nas sextas-feiras, das 19h às 22h, e aos sábados, das 8h30min às 12h10min e das 13h às 17h30min. As disciplinas serão cursadas até junho do próximo ano e o trabalho de conclusão deverá ser entregue até o final de 2010. As inscrições podem ser realizadas até 31 de agosto, através do site www.feevale.br/pos .


Professores do Brasil, do Chile, da Espanha e de Portugal irão ministrar as aulas. Confira as disciplinas:


- Comunicação e novos paradigmas: pensamento estratégico

- Estudos de audiências e comportamento do consumidor: novas audiências, novos comportamentos

- Brand corporativo: imagem/reputação

- Brand management, brand experience & brand positioning

- Integrated brand communication

- Brand communication, brand engagement & brand community

- E-branding

- Brand protection, brand strategy, brand equity & brand valuation

- Green branding & antibranding

- Brand mutante (mutant brand)

- Brand research

- Metodologia da pesquisa em comunicação

- Trabalho de conclusão - redação de artigo científico

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

TEATRO: EU SOU MINHA PRÓPRIA MULHER

A Secretaria de Cultura convida e aguarda sua presença para a peça teatral Eu Sou Minha Própria Mulher, dia 12/08, segue informações.





SEU DINHEIRO - Luiz Percy Denardin


Denardin Assessoria Empresarial Ltda.



MERCADO FINANCEIRO 05.08.09
O TAO de Warren Buffett

"Se você tiver sucesso logo de saída, não tente mais."

"Warren sempre procurou empresas excelentes para comprar e, depois de compradas, continuou com elas, observando os preços das ações subirem junto com os lucros. Uma vez realizado um bom investimento em uma empresa excelente, é melhor dormir sobre os louros do que vendê-la obtendo um lucro modesto e procurar outra empresa para investir. Dai a importância de saber distinguir uma empresa excelente , pois assim você perceberá quando enfim tiver encontrado uma. Porém se você investiu numa empresa medíocre cujos fundamentos econômicos de longo prazo não trabalham a seu favor, melhor seguir o conselho de Bernard Baruch ( o Warren Buffett de sua época ) , que , quando lhe perguntaram como tinha enriquecido, respondeu com um sorriso maroto : "SEMPRE VENDI CEDO DEMAIS". "


Principais bolsas norte-americanas recuam.

Lá fora, pressionadas por indicadores econômicos piores que os esperados e com atendência pela realização de lucros, Wall Street bem como as principais bolsas da maior economia global encerraram com recuo, com o setor de serviços, que representa 80% da atividade economica do pais, apresentando no mes de julho desempenho inferior às expectativas. Também o .ADP Employment, que mede o número de postos de trabalho no setor privado dos EUA, decepcionou o mercado ao registrar o fechamento de 371.000 vagas entre os meses de junho e julho, 21.000 vagas acima das previsões. Na contra mão , o setor financeiro apresentou bom desempenho, com papeis do Citi Group avançando 10,15%, e com desatque para as seguradoras, com os papeis da AIG disparando 62,72%, Radian Group 83,11% e Triad Guaranty 65,35%. No que se refere a montadoras, as ações de General Motors tiveram valorização de 2,15% e da Ford 1,69%, em resposta ao aguardo pela decisão do Senado dos EUA sobre o projeto de lei que pretende injetar US$ 2 bilhões no programa governamental denominado "Cash for Clunker".


Já o Petróleo, ignorando hoje o aumento dos estoques na maior economia do mundo, encerrou dia maracndo avanço nos mercados. Em Londres o BRENT fechou a US$ 75,35 ( avanço de 1,44% ) e em Nova York, na Nymex fechou cotado a US$ 71,79 por barril ( avanço de 0,77% ). As cotações de hoje, também tiveram o suporte do ADP Employment Report, que apontou uma desaceleração no ritmo de demissões nos EUA durante o último mês, com dados que revelam que foram fechadas 371 mil vagas no setor privado do país na passagem entre junho e julho, enquanto na medição anterior fora apontado um corte de 463 mil vagas.

Por aqui, de olho na instabilidade de Wall Street, o indice doméstico, apesar de haver operado no negativo pela parte da manhã, novamente conseguiu resistir a tendência externa, e deu sequencia a sua quinta alta consecutiva, registrando seu maior patamar desde o mes de setembro de 2008. Entre as principais altas do dia, destaque para as ações preferenciais da Klabin, que subiram 6,58% na sessão seguidas pelos ativos da Redecard e JBS-Friboi. Na outra mão, destaque negativo para os papéis classe B da Celesc que caíram de 1,70%, e que na mesma mão forma seguidos pelos da Aracruz e VCP. Oscilando entre os 55.406 pts e os 56.585 pts, com um volume financeiro de R$ 4,88 bilhões, o IBOVESPA acabou fechando aos 56.384 pontos representando um avanço de 0,62% em relação ao fechamento anterior. Terminou o dia reestabelecendo uma LTA, com próxima RES nos 56.800, ocorrido em novembro de 2008.

Já o dolar comercial, após chegar a operar em alta durante a manhã, inverteu a tarde e em seu quinto recuo consecutivo, renova sua minima desde o mes de setembro de 2008, e com o Banco Central realizando suas já tradicionais intervenções no câmbio. A moeda norte-americana fechou cotada hoje a R$1,8090 apresentando uma queda de 0,71% em relação ao fechamento anterior. No mes acumula desvalorização de 2,90%, e no ano de 2009 a desvalorização chega a 22,51%. No mercado paralelo recuou e foi negociada a R$1,9400, representando um ágio de 7,24% em relação ao dólar comercial.

INDICES INTERNACIONAIS
Dow Jones - queda de 0,42%
Standard & Poor's 500 - queda de 0,29%
Nasdaq - queda de 0,91%
FTSE 100 - queda de 0,52%
Nikkei - queda de 1,18%
Merval - alta de 1,77%
WINFUT alta de 0,01% - 56.315,00 pontos - no ano 48,20%
IBOVESPA alta de 0,62% - 56.384,08 pontos - no ano 50,16%
Segue ao lado o fechamento de hoje dos principais ativos com o resultado acumulado de 2009 :
- BVMF3 queda de 0,25% - 11,97 ( MIN 11,87, MAX 12,13 ) no ano 103,23%
- PETR4 alta de 0,62% - 32,32 ( MIN 31,79, MAX 32,36 ) no ano 41,51%
- VALE5 alta de 0,21% - 33,11 ( MIN 32,56, MAX 33,31 ) no ano 38,59%
- GGBR4 queda de 0,18% - 22,65 ( MIN 22,14, MAX 22,86 ) no ano 50,40%
- ITUB4 alta de 2,01% - 34,99 ( MIN 33,95, MAX 35,32 ) no ano 34,06%
- CSNA3 alta de 1,75% - 49,45 ( MIN 47,60, MAX 49,57 ) no ano 70,52%
- USIM5 alta de 0,22% - 45,00 ( MIN 44,11, MAX 45,72 ) no ano 69,68%
IBOVESPA - Subiu 0,50% nos primeiros 10 minutos do pregão, inverteu e chegou a perder 1,11% até as 11:10 horas, quando atingiu a minima do dia. Inverteu novamente e passou o restante do intraday em canal de alta com pequeno recuo nos 30 minutos finais, e acabou fechando aos 56.384 pontos representando um avanço de 0,62% em relação ao fechamento anterior. Terminou o dia reestabelecendo uma LTA, com próxima RES nos 56.800, ocorrido em novembro de 2008.
Mas atenção, apesar da tendência de alta vigente, o movimento de "correção" não pode ser descartado e seria até saudável, uma vez que o mercado apresentou um forte ritmo de altas consecutivas, sendo assim, é necessário ficar atento aos suportes em 55.000 pontos e 54.200 pontos, sendo que abaixo dos 54 mil pontos, o mercado volta a testar os 53.715 pontos e 53.250 pontos, com próximos suportes relevantes em 53.000 pontos e 52.635 pontos.
MIN do dia 55.406 pontos / MAX do dia 56.585 pontos.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Prefeitura define volta às aulas da rede municipal

Nesta quinta-feira, dia 6 de agosto, membros da Secretaria de Educação e Desporto (SMED) se reúnem novamente com os diretores das escolas municipais para definir o rumo do ano letivo. O encontro ocorrerá às 14 horas no auditório do 4º andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry (Rua Guia Lopes, 4201, bairro Canudos).
A decisão sobre a volta às aulas será tomada mediante a avaliação da evolução da disseminação do vírus Influenza A (H1N1) e das ações estratégicas definidas por cada escola. Para o secretário de Educação de Novo Hamburgo, Alberto Carabajal, a saúde dos estudantes é prioridade neste momento de crise. “Iremos tomar a melhor decisão para garantir a integridade das crianças da cidade”, completa.
Desde segunda-feira, dia 3, todas as atividades escolares estão suspensas nas 76 unidades de ensino da rede municipal. A decisão foi tomada no dia 31 de julho durante plenária com representantes dos pais e diretores de escolas na Câmara hamburguense. As turmas de educação infantil, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), além dos projetos Escola Aberta, Mais Educação e atividades esportivas, como os Centros de Iniciação e Formação Esportiva de Novo Hamburgo (CIFENH), inclusive o Atelier Livre, continuam em recesso, pelo menos, até o dia 10 de agosto. Ainda nesta quinta-feira ocorrerão reuniões com os pais e a comunidade escolar. O assunto é divulgar e orientar sobre as medidas adotadas para a prevenção da nova gripe. Os encontros ocorrerão simultaneamente em quase todas as unidades de ensino às 19 horas.

O quê: Decisão sobre a retomada do ano letivo
Quando: Quinta-feira, dia 6 de agosto, às 14 horas
Onde: Auditório do 4º andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry (Rua Guia Lopes, 4201 - Canudos)

Prefeito recebe projeto da Semana da Consciência Negra




Na tarde desta quarta-feira, 5, o prefeito Tarcísio Zimmermann recebeu para apreciação, das mãos do coordenador de Políticas Públicas para a Igualdade Racial, Eduardo Tamborero, o projeto detalhado da Semana da Consciência Negra de Novo Hamburgo 2009, prevista para acontecer entre os dias 14 e 21 de novembro, na Praça do Imigrante.
Acompanharam a entrega os professores Noberto Kunh Junior e Margarete Nunes, do Núcleo de Identidade, Gênero e Relações Interétnicas (NIGERIA) do Centro Universitário Feevale; Joel da Rosa, membro do Comitê Pró-ações Afirmativas (COPAA); o presidente da Associação de Entidades Recreativas, Culturais e Carnavalescas de Novo Hamburgo (AERCCNH), João Neves; o presidente Escola de Samba Império da São Jorge, Cléber Moreira; e o presidente da Escola de Samba Cruzeiro do Sul, Ademir da Silva. “Queremos promover um evento grande, de relevância para o município”, disse Tamborero durante a entrega.

Mais cinco casos suspeitos de Gripe A

Quarta-feira, 5 de agosto de 2009, às 15h

Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo
Secretaria da Saúde
Departamento de Vigilância Sanitária



O Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde (SMS) contabilizou nesta quarta-feira, dia 5 de agosto, mais cinco casos suspeitos da nova gripe em Novo Hamburgo. Todos estão em restrição social para evitar a proliferação do vírus Influenza A (H1N1). Das 15 pessoas que receberam a confirmação da infecção pelo vírus por meio dos exames, 14 já foram liberadas e uma foi a óbito.

SEU DINHEIRO - Luiz Percy Denardin


Denardin Assessoria Empresarial Ltda.



MERCADO FINANCEIRO 04.08.09

ALERTA - Excesso de liquidez pode criar nova bolha nos mercados.

Fonte - Infomoney

"Apesar de reconhecerem a importância de cada um dos responsáveis pela melhora de cenário nos últimos meses, os analistas do Deutsche Bank destacam os bancos centrais, que além de atuarem através dos instrumentos restritos de política monetária, também anunciaram uma série de medidas com o objetivo de injetar liquidez no setor financeiro, contribuindo assim para estabilizar um dos segmentos mais prejudicados pela crise. Por outro lado, devido à acentuada expansão dos gastos governamentais nas principais economias do planeta, diversos especialistas têm demonstrado preocupação com um potencial aumento da inflação e com um otimismo exagerado de boa parte dos investidores acerca da retomada da atividade global, especialmente tendo em vista a forte performance das bolsas no acumulado do ano. O temor do banco alemão também leva em conta a possibilidade de que os investidores novamente se contagiem pela abundância de liquidez nos mercados , definida pela instituição como um aumento do dinheiro em relação ao PIB (Produto Interno Bruto) , isto porque, ao contrário do cenário pré-crise, o excesso de liquidez agora se deve ao encolhimento da economia global, e não a fatores sustentáveis como um aumento do capital investido pela população."

Possibilidade de ajuste nos mercados
"Em suma, embora considere tais riscos limitados pelas difíceis condições vividas pela indústria e pelo mercado de trabalho nas maiores economias do globo, a equipe do Deutsche Bank alerta que o excesso de liquidez pode criar uma nova bolha sobre os preços dos ativos de risco nos mercados, podendo desencadear inclusive uma nova crise nos próximos anos. Entretanto, os analistas do banco voltam a ressaltar sua confiança na atuação dos bancos centrais, que, em sua opinião, já estão conscientes deste risco e devem implementar as chamadas "estratégias de saída" - reversão da política monetária, no caso através de um novo ciclo de aumento dos juros - assim que a economia global retomar o caminho do crescimento. Além disso, dados os elevados patamares das principais bolsas na atualidade, a instituição acredita ser apenas uma questão de tempo para que o apetite por risco entre os investidores volte a recuar, já que, em sua visão, o espaço para ganhos, ao menos no curto prazo, já se encontra bastante limitado e por isso, o banco não descarta um ajuste de posições nos próximos meses."



Principais bolsas norte-americanas avançam.

Lá fora, após abertura no negativo e apesar de transcorrerem a maior parte do dia neste campo, encerraram com ganhos, que embora modestos os índices Dow Jones e S&P 500 fecharam o pregão na sua maior pontuação nos últimos nove meses. Os destaques no setor financeiro ficaram por conta do Bank of América que viu seus ativos valorizarem 2,09%, enquanto que o suiço OBS amargou recuo de 7,57%., em resposta a divulgação de prejuízo maior que o esperado pelo mercado. No que se a indicadores refrentes ao mes de junho, o número de contratos de compra e venda de imóveis usados nos EUA veio acima do esperado, e a renda dos norte-americanos caiu. A novidade corporativa que dominou o noticiário se refere à PepsiCo, a qual comprará duas engarrafadoras por US$ 7,8 bilhões em dinheiro e ações. Assim, a companhia passa a ser detentora integral dos papéis de Pepsi Bottling Group e de PepsiAmericas, que teve como resposta um avanco de 5,09% no preço dos seus ativos..



Já o Petróleo, encerrou sem tendência em função das trajetórias distintas em resposta a forte volatilidade apresentada nos negócios do dia, com peso também do nervosismo com os estoques norte-americanos de petróleo. Em Londres o BRENT fechou a US$ 74,37 ( avanço de 1,11% ) e em Nova York, na Nymex fechou cotado a US$ 71,44 por barril ( queda de 0,22% ). Na área das previsões , o ministro do Kuwait, otimista em relação a recuperação econômica mundial, disse durante o dia em Roma, que espera que os preços da commodity oscilem entre US$ 70 e US$ 80 até o final de 2009.


Por aqui, de olho na instabilidade de Wall Street, o indice doméstico, com modesta alta consegiu fechar sua quarta sessão consecutiva de ganhos. Divulgado hoje o IPC-Fipe (Índice de Preços ao Consumidor) de julho, que apontou inflação de 0,33%, taxa 0,06 ponto percentual superior à registrada na medição anterior. Destaque positivo para os ativos da ALL, que mantendo a tendência de alta do pregão de ontem, apresentou a maior alta do dia, com valorização de 6,71%, seguido pelos ativos da Klabin e Cyrela e TIM, que respondem bem aos resultados da empresa. Na outra mão , o destaque negativo do dia ficou com os ativos da Telemar que recuaram de 2,71%, seguidos no mesmo sentido pelos papéis da Rossi Residencial e VCP. Oscilando entre os 55.727 pts e os 56.200 pts, com um volume financeiro de R$ 5,37 bilhões, o IBOVESPA acabou fechando aos 56.038 pontos representando um timido avanço de 0,07% em relação ao fechamento anterior. No diário, após testar os 55.000 pts por vários pregões, ontem rompeu na abertura embora tenha sido contido na barreira dos 56.000 pts. Próxima a esta região, entre os 56.800 pontos, encontra-se a retração de 38,2% dos números de Fibonacci vinda dos 73.920 pts, topo histórico do mercado, até o fundo do mercado em 29.435 pontos. Terminou o dia com um DOGI, que pode indicar um final de movimento, então os próximos dias poderão confirmar se reestabelece uma LTA, estabelece novo canal de alta ou se recua em movimento de correção. Mas atenção, apesar da tendência de alta vigente, o movimento de "correção"não pode ser descartado e seria até saudável, uma vez que o mercado apresentou um forte ritmo de altas consecutivas, sendo assim, é necessário ficar atento aos suportes em 55.000 pontos e 54.200 pontos, sendo que abaixo dos 54 mil pontos, o mercado volta a testar os 53.715 pontos e 53.250 pontos, com próximos suportes relevantes em 53.000 pontos e 52.635 pontos.

Já o dolar comercial, recuou pela quarta sessão consecutiva e renova a minima desde o mes de setembro de 2008, memso com o Banco Central realizando suas já tradicionais intervenções no câmbio. A moeda norte-americana fechou cotada hoje a R$1,8220 apresentando uma queda de 0,65% em relação ao fechamento anterior. No mes acumula desvalorização de 2,20%, e no ano de 2009 a desvalorização chega a 21,95%. No mercado paralelo recuou e foi negociada a R$1,950, representando um ágio de 7,03% em relação ao dólar comercial.

INDICES INTERNACIONAIS
Dow Jones - alta de 0,36%
Standard & Poor's 500 - alta de 0,30%
Nasdaq - alta de 0,13%
FTSE 100 - queda de 0,24%
Nikkei - alta de 0,22%
Merval - queda de 0,34%
WINFUT alta de 0,11% - 56.310,00 pontos - no ano 48,18%
IBOVESPA alta de 0,07% - 56.038,07 pontos - no ano 49,24%
Segue ao lado o fechamento de hoje dos principais ativos com o resultado acumulado de 2009 :
- BVMF3 queda de 1,56% - 12,00 ( MIN 11,90, MAX 12,39 ) no ano 103,74%
- PETR4 queda de 1,32% - 32,12 ( MIN 32,02, MAX 32,79 ) no ano 40,63%
- VALE5 queda de 0,03% - 33,04 ( MIN 32,82, MAX 33,51 ) no ano 38,30%
- GGBR4 alta de 0,84% - 22,69 ( MIN 22,29, MAX 22,99 ) no ano 50,66%
- ITUB4 alta de 0,88% - 34,30 ( MIN 33,68, MAX 34,47 ) no ano 31,42%
- CSNA3 queda de 1,44% - 48,60 ( MIN 48,06, MAX 49,78 ) no ano 67,59%
- USIM5 queda de 0,99% - 44,90 ( MIN 44,50, MAX 45,92 ) no ano 69,31%
IBOVESPA - Chegou a subir 1,17% até as 12:40 horas, quando atingiu a máxima do dia. Andou de lado até por volta das 13:50 horas, quando entreou em movimento declinante, recuperando o campo positivo sómente nos últimos 10 minutos do pregão, e práticamente na estabilidade ( DOGI ), acabou fechando aos 56.038 pontos representando um inexpressivo avanço de 0,07% em relação ao fechamento anterior. No diário, após testar os 55.000 pts por vários pregões, ontem rompeu na abertura embora tenha sido contido na barreira dos 56.000 pts. Próxima a esta região, entre os 56.800 pontos, encontra-se a retração de 38,2% dos números de Fibonacci vinda dos 73.920 pts, topo histórico do mercado, até o fundo do mercado em 29.435 pontos. Terminou o dia com um DOGI, que pode indicar um final de emovimento, então os próximos dias poderão confirmar se reestabelece uma LTA, estabelece novo canal de alta ou se recua em movimento de correção.
Mas atenção, apesar da tendência de alta vigente, o movimento de "correção"não pode ser descartado e seria até saudável, uma vez que o mercado apresentou um forte ritmo de altas consecutivas, sendo assim, é necessário ficar atento aos suportes em 55.000 pontos e 54.200 pontos, sendo que abaixo dos 54 mil pontos, o mercado volta a testar os 53.715 pontos e 53.250 pontos, com próximos suportes relevantes em 53.000 pontos e 52.635 pontos.
MIN do dia 55.727 pontos / MAX do dia 56.656 pontos.

PAPO DE CULTURA - Ione Jaeger






NECESSITAMOS, SEM FALTA...


De um exército pacífico e unido que acredite no valor das pequenas e grandes coisas.
De gente que faça História e não se deixe arrastar pelos fatos.
De mais corações desarmados, num mundo cheio de guerra.
De almas magnânimas, numa sociedade interesseira.
De espíritos fortes, num século de mediocridade.
De mais cidadãos que digam: "vou tentar fazer algo"
E de menos cidadãos que afirmam: - "É impossível".
De um número maior de audaciosos, que se lancem ao fundo do problema para resolvê-lo, e de um número menor de fatalistas acomodados na omissão.
De mais amigos que arregacem as mangas conosco, e de menos demolidores que só apontam defeitos.
De mais gente acenando esperança, e de menos frustrados arrotando toneladas de desânimo.
De mais personalidades que perseverem, e de menos colegas que iniciam e nunca acabam.
De rostos mais sorridentes e de frontes menos anuviadas.
De uma floresta de mãos benfeitoras, acendendo um fósforo nas trevas, diminuindo a escuridão, fazendo calar o pessimismo da multidão.

Mensagem eletrônica enviada por NEGROS DE SANTOS

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Primeira morte pelo vírus da nova gripe é registrada em Novo Hamburgo

Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo
Secretaria da Saúde
Departamento de Vigilância Sanitária

O primeiro caso de óbito por infecção do vírus Influenza A (H1N1) foi registrada em Novo Hamburgo. A declaração foi feita pelo secretário estadual de Saúde, Osmar Terra, nesta segunda-feira, dia 3 de agosto, e confirmada pela titular da Secretaria Municipal de Saúde, Clarita de Souza. A vítima de 45 anos morreu no último dia 25 de julho. Ele apresentava, além dos sintomas da gripe, outras doenças que agravaram o quadro clínico, como hipertensão e obesidade. No município, 15 pessoas receberam o resultado dos exames positivos, no entanto, todas já passaram pelo isolamento e estão curadas. Outras 36 pessoas tiveram o material coletado e aguardam os resultados dos laboratórios de análise.

Município adia volta às aulas

A Prefeitura de Novo Hamburgo, juntamente com os diretores de escolas e presidentes das Associações de Pais e Mestres (APEMENs), decidiu adiar por uma semana o retorno do ano letivo nas escolas da rede municipal. A decisão foi tomada durante reunião realizada sexta-feira, dia 31 de julho, no plenário da Câmara hamburguense, baseada nos dados sobre a disseminação do vírus da Influenza A (H1N1).
A partir desta segunda-feira, dia 3 de agosto, até o próximo domingo, dia 9, não será realizada nenhuma atividade dentro das escolas. As turmas de educação infantil, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), além dos projetos Escola Aberta, Mais Educação e atividades esportivas, como os Centros de Iniciação e Formação Esportiva de Novo Hamburgo (CIFENH) estão temporariamente suspensas. De acordo com o prefeito Tarcísio Zimmermann, o governo está tomando a decisão de forma conjunta com a comunidade para definir o melhor para as crianças. “Todos temos receio e preocupação sobre essa nova forma da gripe. Por isso precisamos construir o plano mais seguro para evitar um potencial risco no futuro”, declarou. Ele afirmou ainda que é preciso manter a tranquilidade e tomar as precauções necessárias. Para o secretário de Educação e Desporto (SMED), Alberto Carabajal, os pais também precisam participar do processo de decisão que pretende proteger a saúde dos estudantes. “É uma responsabilidade conjunta sobre o futuro das nossas crianças que deve ser a mais sensata”, declarou. Uma nova reunião com os diretores está marcada para sexta-feira, dia 7 de agosto, para avaliar a situação da nova gripe no município e as medidas tomadas pelas escolas. No momento também será definido se haverá a retomada do ano letivo na rede municipal.

Medidas preventivas
Entre as medidas apontadas na reunião, uma das primeiras será reunir o corpo docente de cada escola para estruturar o plano de ação de prevenção. Ações como a distribuição de copos plásticos nos bebedouros e a limpeza frequente de objetos de uso comum, como maçanetas de portas e bancos são algumas das orientações. “O conjunto de cuidados que cada unidade de ensino vai ter será elaborado pela própria escola. Os professores receberão instruções de como identificar e prevenir o alastramento do vírus da Influenza A (H1N1)”, explicou a secretária de Saúde, Clarita de Souza. A ideia é capacitar os educadores para que atuem como vigilantes dentro da sala de aula. A partir desta segunda-feira, os professores receberão a visita de equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para orientar e tirar dúvidas sobre a nova gripe. “A medida faz parte do conjunto de ações intersetorial que pretende mobilizar e esclarecer dúvidas da comunidade escolar. Será nosso exercício educativo para toda a cidade”, afirma Clarita.

Merenda
Durante a reunião Tarcísio afirmou que as escolas continuarão distribuindo a merenda escolar nas unidades onde houver necessidade. “Não deixaremos que as crianças percam a principal refeição que é servida dentro da escola”, destacou o prefeito. Ele afirmou também que, caso seja necessário, as APEMENs receberão um repasse em dinheiro para aquisição dos materiais necessários, como copos descartáveis e produtos para a higienização dos ambientes. “Assim não há perda de tempo e as medidas podem ser tomadas mais rapidamente, para que não haja prejuízo para a educação das crianças e dos jovens”, completou.

Inscrições abertas para curso de Instalador Elétrico Predial

Inscrições podem ser feitas até o dia 10 de agosto, na sede do Sinduscon, em
Novo Hamburgo. Aulas acontecem de 17 de agosto a 21 de novembro de 2009



Estão abertas as inscrições para o curso de Instalador Elétrico Predial, que integra o projeto "Mãos à Obra" da Feevale. A qualificação tem por objetivo habilitar o operário na execução de instalações elétricas elementares em ambientes residenciais.

Os interessados podem inscrever-se até o dia 10 de agosto, na sede do Sinduscon (Av. Nações Unidas, 2120L1, Novo Hamburgo). Para inscrever-se o candidato deverá apresentar Carteira de Identidade e CPF. Para freqüentar as aulas, o candidato deve ter cursado até a 4ª série do Ensino Fundamental (ou equivalente) e ter idade mínima de 18 anos.

O curso acontece de 17 de agosto a 21 de novembro de 2009, sempre nas segundas e quartas-feiras, das 17h às 19h15min e aos sábados, das 8h30min às 12h, no Campus II da Feevale (RS-239, 2755, Novo Hamburgo). O "Mãos à Obra" é um projeto de extensão do curso de Arquitetura e Urbanismo da Feevale, tem como parceiros a ASAEC, Sinduscon e Senai Gustavo Copé. O objetivo do projeto é qualificar a mão de obra para a construção civil, e sempre que possível, aliar esta formação a um trabalho de cunho social.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3586-8800 , ramal 8960 com o professor Hugo Springer Jr. ou pelo e-mail hugos@feevale.br

Prefeito viaja a Brasília nesta terça-feira

O prefeito Tarcísio Zimmermann viaja nesta terça-feira, dia 4 de agosto, para Brasília (DF). Ele acompanhará projetos de todas as secretarias na Esplanada dos Ministérios, mas principalmente pretende abrir novas frentes para a área da Habitação. Segundo Tarcísio, Novo Hamburgo quer se candidatar à receber R$ 50 milhões do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS). “Desse total R$ 40 milhões seriam para obras na Vila Palmeira e R$ 10 milhões para construções e infraestrutura do bairro Boa Saúde”, informou o prefeito. “Mas no geral vamos repassar vários projetos já iniciados”, completou. Tarcísio embarca na parte da manhã e volta no fim do dia. Como a vice-prefeita Lorena Mayer está de licença, o presidente da Câmara de Novo Hamburgo, Antônio Lucas, deverá assumir o Executivo durante um dia.

Escolas municipais orientam comunidade escolar sobre a Gripe A

As escolas da rede municipal realizam na quinta-feira, dia 6 de agosto, reuniões com os pais de alunos e a comunidade escolar. O objetivo é divulgar e orientar sobre as medidas adotadas para a prevenção da nova gripe. Os encontros ocorrerão simultaneamente em quase todas as unidades de ensino às 19 horas.

A decisão foi tomada nesta segunda-feira, dia 3 de agosto, em reunião entre a Secretaria de Educação e Desporto (SMED) e os diretores de escolas. Segundo o secretário de Educação, Alberto Carabajal, a participação da comunidade é fundamental nesse processo. “Cada pai, cada mãe, cada família precisa fazer a sua parte para que juntos possamos superar essa crise”, afirmou Carabajal, salientando que cuidar da saúde do estudante é prioridade da secretaria. Durante a reunião, a secretária de Saúde, Clarita de Souza, orientou os diretores e tirou dúvidas sobre o manejo e prevenção da transmissão do vírus Influenza A (H1N1). Ela deu dicas de como realizar a correta higienização dos objetos comuns nas escolas e como identificar, nos alunos, possíveis sintomas que possam indicar a doença. “No reinício do ano letivo os professores estarão preparados para identificar características que podem ser sinal da infecção respiratória”, garante Clarita.

Ano letivo
A partir desta semana todas as atividades escolares estão suspensas nas 76 unidades de ensino da rede municipal. A decisão ocorreu na última sexta-feira, 31 de julho, durante a plenária com pais de alunos e diretores de escolas na Câmara de Vereadores. As turmas de educação infantil, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), além dos projetos Escola Aberta, Mais Educação e demais atividades esportivas, como os Centros de Iniciação e Formação Esportiva de Novo Hamburgo (CIFENH) e Atelier Livre, continuam em recesso até o dia 10 de agosto. Uma nova reunião com os diretores foi marcada para quinta-feira, dia 6, às 14 horas, na SMED, que fica no 4º andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry (Rua Guia Lopes, 4201 - Canudos), para decidir sobre a retomada, ou não, do ano letivo.

PAPO DE CULTURA - Ione Jaeger








QUATRO MEIAS
Rudimar Serves



Num distante verão, 1991, dezembro, sol escaldante, chegaste com tua cor caramelada. Nas partes inferiores das pernas, pequenas manchas brancas - MEIAS BRACAS. Idênticas! Nasceste para ser destaque na ninhada. Tinhas um brilho especial nos olhos cativantes! Te escolhi. Ou me escolheste? Jamais saberei.
Teus primeiros dias de vida foram desastrosos, inimagináveis para um cão com menos de uma semana de vida. Parte da orelha esquerda havia desaparecido. Horrível cicatriz no pequeno dorso lombar, mostrava que a vida não lhe fora de brincadeira. Mas mesmo assim sobreviveste. Afinal, eu havia te escolhido. Ou me escolheste! Sei lá!
Tua desastrada chegada ao mundo cão deu-me uma responsabilidade ímpar. Tinha de salvar-te, ajudar-te a sobreviver. O cão que sempre quis!
Teu nome deveria ser único, também.
Aparentavas ter sobrevivido de um ataque de lobos. Claro, era isso, o filme Dança com Lobos estava nas locadoras. Havia no filme um lobo que acabou fazendo amizade com um soldado de espírito indígena! O lobo acabou sendo chamado de "Duas Meias".
Tu, com as quatro patas esbranquiçadas, chamei-te de "Quatro Meias"! Um nome perfeito!
Conviveste comigo e com CHOCOLATE, o outro "mano com quem aprendeste a subir e descer os degraus do novo lar, como os da própria vida! A cicatriz das costas provava isso! A orelha dobrada, mostrava ter dado a ti mais audição e sensibilidade. Ouvias tudo com a alma e o coração. Infelizmente Chocolate partiu cedo, um câncer abreviou-lhe a existência, deixando-te filho único por algum tempo! Isso tornou nossa convivência ainda mais sólida, mais terna, igual a um jogo qualquer, onde o resultado final era um só - tu trazendo a bola na boca como troféu, como a prova do gol, como a prova da nossa amizade! Éramos felizes.
Dias, meses...
Enciumado, quando se é adulto, entende-se certas coisas, Tu aceitaste a chegada intrusa de FLUKI ( na língua indígena, quer dizer, "espírito que anda"). Esse outro meio irmão veio, tal qual cão sem dono. Apareceu na frente do portão, tu como guarda que eras, de fato, me fizeste notar que havia alguém estranho na rua. Ajudaste-me a entender que, do jeito que o cão estava, não sobreviveria muito tempo. Dividistes o pátio, teu pote de água, tua comida, tua bola de tênis, com igualdade, com benevolência, talvez por lembrar de Chocolate.
Anos...
Pesaram na tua existência! A agilidade não era mais a mesma, os dias e as noites eram mais longos, as corridas atrás da bolinha de tênis mais lentas, exaustivas, e o pior, uma taquicardia congênita veio tirar um pouco do prazer de correr e passear pela grama e do brilho dos olhos! Tua casinha ganhou um colchão, feito sob medida, um pouco maior do que aquela almofada que eu usava antes e te permitia dormir sobre ela. A ração foi trocada, outra mais macia, o croc-croc de outrora, audível à distância, era dificultosa tarefa, pois alguns dos outrora dilacerantes dentes, apresentavam falhas na arcada. A gente levava a vida...
Foram inesquecíveis quinze anos. O último verão foi esbaforido, o cansaço te assombrava, incomodava mesmo. E parece que tinha de ser assim, exato no dia certo, como um outono, precisamente no dia e na hora da chegada do outono de 2006, exatamente as 15h45, fui obrigado a abreviar-te o sofrimento. Com uma dor lancinante em meu coração, vi o brilho de teu olhar apagar-se, mas altivamente não os cerraste. Partiste fitando-me diretamente nos meus olhos! Não saberei jamais se entendeste o porquê disso, mas não poderia deixar-te sofrendo, cambaleando, sem se firmar nas patas! Infelizmente tinha de ser assim. Feriste esse meu ja' calejado coração de dono sem cão. Jamais também saberás!
Quatro Meias, durmas eternamente em paz! Foi pouco talvez o tempo, e o que fiz por ti. Ainda devo ter algum tempo para cuidar do FLUKI. Parece que ele ainda não entendeu direito o fato de não estares mais presente!
Saudades, ah! Serão constantes, sofridas, doídas, tristes e choradas. É a vida. Ganha-se algumas, perde-se outras!
Serás inesquecível! Provaste que foi possível extinguir a linha divisória entre cativante e cativado!
Quatro Meias, meu cachorro de estimação!

Adeus!



Rudimar João Servestécnico em áudio/vídeo designer, cinema, teatro. Sócio da ACAART, foi Diretor de Eventos, Coordenou o Projeto Artístico Procissão Luminosa (2005). É natural de Ijuí/RS, reside nesta cidade há muitos anos. Participou na 23ª Feira Regional do Livro de Novo Hamburgo com a palestra: CONCEITUAÇÃO DE CINEMA DIGITAL

DIRETO DO RIO DE JANEIRO - Nelson Tangerini








2010: 80 anos da revolução de 1930.


Caricaturas de Nestor Tangerini.




Getúlio Vargas.


Baptista Luzardo

domingo, 2 de agosto de 2009

DIRETO DO RIO DE JANEIRO - Nelson Tangerini


Familiares e amigos,
A atriz Antônia Marzullo
está nos blogs:
http://narzullo-tangerini.blogspot.com/
e
http://nelsonmarzullotangerini.blogspot.com/
Abs,
Nelson Marzullo Tangerini, jornalista.

25 de agosto de 2009:
40 anos da morte da atriz Antônia Marzullo,
pioneira do Cinema e do Teatro
do Brasil.

SEU DINHEIRO - Luiz Percy Denardin


Denardin Assessoria Empresarial Ltda.



MERCADO FINANCEIRO 31.07.09

Principais bolsas norte-americanas sem tendência definida


Lá fora, após grande valorização na véspera por conta da euforia, as principais bolsas norte-americanas apresentaram ganhos mais moderados e com o Nasdaq invertendo a tendência positiva do dia no final do pregão, e fechando no campo negativo. Atentos ao PIB dos Estados Unidos, divulgado esta manhã, e a novos balanços corporativos, Dow Jones e o S&P500 terminaram o dia com tímidas altas, mesmo assim fechando o melhor mês do Dow Jones desde 2002 . O PIB norte-americano, principal índice da economia dos EUA, referente ao segundo trimestre do ano, foi revelado na manhã de hoje , e de acordo com dados anualizados divulgados pelo Departamento de Comércio dos Estados Unidos, a economia norte-americana recuou 1% no período, percentual menor do que os 1,5% esperados. Já as bolsas europeias terminaram a sessão em queda, em resposta aos decepcionantes balanços corporativos do setor petrolífero, pesando também os indicadores econômicos da região revelados no dia de hoje, que mostraram o aumento do desemprego na zona do euro.


Já o Petróleo, na carona do otimismo com a divulgação do PIB norte-americano, fechou a sessão com expressivo avanço. Em Londres o BRENT fechou a US$ 71,59 ( forte avanço de 2,11% ) e em Nova York, na Nymex fechou cotado a US$ 69,20 por barril ( forte avanço de 3,75% ). Adicionalmente, os preços da commodity também foram influenciados por notícias vindas da Europa, conforme uma das maiores petrolíferas do mundo, a BP, que divulgou que suas refinarias foram paralisadas devido a problemas com o fornecimento de energia, e refinarias na França e na Alemanha foram fechadas.


Por aqui, em sua terceira semana positiva, o indice doméstico estendeu os ganhos da véspera, com destaque para o setor petroquímico onde a Braskem liderou os ganhos do dia seguida pela Embraer em resposta ao bom balanço da empresa divulgado ontem. Já a maior perda do dia ficou por conta dos papéis da GOL seguidas pelas representantes de papel e celulose VCP e Aracruz, que tiveram desvalorização após forte sequência de altas, 12 para VCP e 5 para Aracruz. Oscilando entre os 54.206 pts e os 54.979 pts, com um volume financeiro de R$ 4,25 bilhões, o IBOVESPA acabou aos 54.765 pontos, representando um avanço de 0,53% em relação ao fechamento anterior. No diário em em LTA e hoje furou novamente a RES dos 54.490 pontos.
As maiores altas do dia ficaram por conta da Braskem PNA ( 6,54% ) , Embraer ON ( 6,05% ), Duratex PN ( 4,66% ), Klabin PN ( 4,38% ) e Usiminas ON ( 2,88% ). As maiores perdas do dia ficaram por conta da Gol PN ( 3,38% ), Cosan ON ( 2,80% ), Aracruz PNB ( 2,65% ), VCP PN ( 2,46% ) e Trans Paulista PN ( 1,81% ).
Já o dolar comercial, com o Banco Central realizando suas já tradicionais intervenções no câmbio, volta a renovar a minima do ano. A moeda norte-americana fechou cotada hoje a R$1,8630 apresentando uma queda de 0,53% em relação ao fechamento anterior. No mes acumula desvalorização de 4,99%, e no ano de 2009 a desvalorização chega a 20,20%. No mercado paralelo recuou e foi negociada a R$2,000, representando um ágio de 7,30% em relação ao dólar comercial.

INDICES INTERNACIONAIS
Dow Jones - alta de 0,19%
Standard & Poor's 500 - alta de 0,07%
Nasdaq - queda de 0,29%
FTSE 100 - queda de 0,50%
Nikkei - alta de 1,89%
Merval - alta de 1,45%
WINFUT alta de 0,34% - 54.650,00 pontos - no ano 43,82%
IBOVESPA alta de 0,53% - 54.765,72 pontos - no ano 45,85%
Segue ao lado o fechamento de hoje dos principais ativos com o resultado acumulado de 2009 :
- BVMF3 queda de 0,17% - 12,06 ( MIN 11,95, MAX 12,19 ) no ano 104,75%
- PETR4 alta de 0,80% - 31,47 ( MIN 31,13, MAX 31,72 ) no ano 37,78%
- VALE5 alta de 1,22% - 32,40 ( MIN 31,70, MAX 32,50 ) no ano 35,62%
- GGBR4 alta de 1,72% - 21,93 ( MIN 21,39, MAX 21,99 ) no ano 45,62%
- ITUB4 queda de 0,47% - 33,60 ( MIN 32,25, MAX 34,01 ) no ano 28,74%
- CSNA3 alta de 0,73% - 48,06 ( MIN 46,84, MAX 48,40 ) no ano 65,72%
- USIM5 alta de 0,80% - 44,28 ( MIN 43,31, MAX 44,48 ) no ano 66,97%
IBOVESPA - Caiu 0,50% nos primeiros 10 minutos quando atingiu a minima do dia. Inverteu nos 30 minutos seguintes e andou lateralmente no restante do intrday. Acabou fechando aos 54.765 pontos, representando um avanço de 0,53% em relação ao fechamento anterior. No diário em em LTA e hoje furou novamente a RES dos 54.490 pontos.
MIN do dia 54.206 pontos / MAX do dia 54.979 pontos.

FOCO CRISTÃO - Cristian Dahmer







OBEDIÊNCIA E SALVAÇÃO




“Vocês o guardarão até o dia catorze deste mês, e na tarde desse dia todo o povo israelita matará os animais. Pegarão um pouco do sangue e o passarão nos batentes dos lados e de cima das portas das casas onde os animais vão ser comidos. [...] — Nessa noite eu passarei pela terra do Egito e matarei todos os primeiros filhos, tanto das pessoas como dos animais. E castigarei todos os deuses do Egito. Eu sou o SENHOR. O sangue nos batentes das portas será um sinal para marcar as casas onde vocês moram. Quando estiver castigando o Egito, eu verei o sangue e então passarei por vocês sem parar, para que não sejam destruídos por essa praga.”
(Êxodo 12. 6-13, Bíblia Sagrada, Versão Nova Tradução na Linguagem de Hoje).


O texto acima relata a ordem de Deus ao povo de Israel quando estavam escravos no Egito, e Ele mandaria a décima praga sobre o país para que o Faraó libertasse Seu povo. Todos devem conhecer, ou ter ouvido falar nas dez pragas que Deus mandou sobre o Egito. A décima praga seria a morte de todo o primogênito de cada família egípcia. Mas como Deus não queria fazer nenhum mal aos filhos de Israel, então ordenou que os israelitas derramassem o sangue de um cordeiro nos batentes da porta de suas casas. Assim, na noite em que Deus descesse e matasse os primogênitos em cada casa do Egito, pelas casas que tivessem o sangue nas portas, ele passaria direto, sem matar o primogênito. Mas o que Deus quis ensinar ao povo de Israel, e a nós, com esse episódio?

Deus deixa bem claro que passaria direto pelas casas que tivessem sangue na porta. Ou seja, se tem sangue, Ele passa, se não tem, Ele mata o primogênito. E se uma família de Israel esquecesse de passar o sangue na porta? Será que Deus mataria o primogênito daquela casa mesmo assim? A resposta provável é sim. Deus sabe quem é quem, Ele sabe quem é do seu povo e quem não é. Mas Deus é tão santo, tão correto, tão fiel, que não se agrada da desobediência. Eu pergunto: Alguém poderia reclamar com Deus se Ele matasse o primogênito de uma casa de Israel que não tivesse com o sangue na porta? Lógico que não! Ele mandou fazer, Ele disse como os israelitas poderiam se livrar da maldição da morte. Se algum israelita não foi prudente, não deu importância, ou foi orgulhoso e não acreditou no profeta (Moisés), o que Deus poderia fazer por essa pessoa? Deus não salvou ninguém por ser filho de Israel, mas sim, por ter obedecido.

Atualmente, não é diferente. Deus nos diz como devemos agir para que Ele nos salve da morte eterna. A bíblia afirma que quem crer em Jesus Cristo não morrerá (João 3. 16), mas o que é esse “crer”? Crer em Jesus não significa somente acreditar que Ele exista, mas também, obedecer-Lhe, pois Ele mesmo afirma: “A pessoa que aceita e obedece aos meus mandamentos prova que me ama [...]” (João 14. 21). Percebem aqui a condição? Crer e amar Jesus significa obedecer aos Seus mandamentos. Os principais mandamentos estão descritos em Êxodo 20. Notem que os mandamentos que se aprendem em algumas igrejas não são, necessariamente, os mandamentos de Deus. Algumas igrejas (algumas há séculos no mundo) inventaram seus próprios mandamentos, dizendo ter autoridade para mudar os mandamentos de Deus. Entretanto, não há em nenhum lugar na bíblia a autorização de Deus para que o homem mude os Seus mandamentos! Adorar estátuas, adulterar, mentir, fazer promessas a mortos são algumas das coisas abominadas por Deus. Mas as pessoas não estão preocupadas com o que Deus pensa. Quando prego a Palavra de Deus, mostrando na Bíblia tais mandamentos, tem pessoas que dizem que aquilo pode ter sido alterado, porque foi escrito por homens. Mas, se algum cristão acha que a Bíblia foi alterada, e por isso não obedece a algum mandamento, então esse cristão é, na verdade, um ateu. Como pode crer em Quem fez os mandamentos, mas não crer nos mandamentos, se os dois têm a mesma base de informação, a Bíblia? Pura conveniência, pura hipocrisia! A pessoa que afirma isso está só dando uma desculpa para não obedecer. E, se não obedece, não crê. As pessoas querem tudo de Deus, mas não querem dar-Lhe o que Ele pede, obediência. Isso não é amor, isso é interesse. Eu não estou falando de religião, estou falando de Palavra de Deus e obediência. O que sua igreja afirma não tem validade alguma se não estiver embasada na palavra de Deus. E você tem dois caminhos a partir de agora: Pode se revoltar com esse texto, se inflamar no seu orgulho e na sua vaidade e nem verificar na Bíblia o que eu disse; ou pode ser humilde, buscar na Palavra de Deus a verdade, arrepender-se dos seus erros e passar a obedecer ao Criador. A escolha é sua. Mas lembre-se de Israel: se não passar o sangue na porta (obedecer-Lhe), não há livramento da morte! Que Deus abra o seu entendimento!

Caso você tenha dúvidas, comentários, ou queira se cadastrar para receber por e-mail os artigos semanais, mande um e-mail, sem anexos, para: meubaluarte@gmail.com . O Senhor Jesus mudou a minha vida e o meu caráter, e Ele com certeza fará essa mudança na vida de todos que o buscarem. Qualquer problema que você tenha, Jesus pode te libertar. Dívidas, doenças, vícios, depressão, insônia, inveja, prostituição, adultério, feitiço, separação. Ele está te chamando para te ajudar. Ele quer aliviar a sua dor. (Mateus 11.28-30).

Deus abençoe a todos com libertação, entendimento e salvação!


CRISTIAN DAHMER