quarta-feira, 5 de setembro de 2012


Desfile Cívico encerra a Semana da Pátria em Novo Hamburgo

A atração mais esperada durante as comemorações da Semana da Pátria está marcada para acontecer na manhã de sexta-feira, dia 7 de setembro, feriado de Independência do Brasil. O tradicional Desfile Cívico de Novo Hamburgo terá início a partir das 8h30 no Centro da cidade. Antes disso, às 8h15, o Fogo Simbólico da Pátria chegará na Praça do Imigrante. Às 11 horas será a vez do Desfile Militar. Em caso de chuva, as atividades serão canceladas.

O desfile será realizado na Avenida Pedro Adams Filho e terá como ponto de partida o cruzamento com a Rua Vicente da Fontoura, encerrando na esquina com a Rua Joaquim Nabuco. Cerca de 8,5 mil pessoas foram inscritas e são esperadas para o evento que contará com a participação de mais de 100 entidades hamburguenses entre escolas, clubes, projetos sociais e associações representativas. O lema municipal das comemorações dos 190 anos de Independência do Brasil é “Cuidar da vida promovendo a paz e a sustentabilidade”. Os homenageados serão os catadores de resíduos sólidos e jovens construtores da paz de Novo Hamburgo.

A Semana da Pátria teve início no dia 1º de setembro, com a chegada do Fogo Simbólico da Pátria na unidade Centro do CataVida. Durante a semana, a chama passou por diversas entidades de Novo Hamburgo. Já no domingo, dia 2 de setembro, pelo menos 5 mil pessoas acompanharam o Desfile de Lomba Grande, que aconteceu na Rua João Aloysio Allgayer.

Atividade altera trânsito no Centro

A Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR) de Novo Hamburgo informa que a partir das 19h30 de quinta-feira, dia 6 de setembro, o trânsito será fechado na Rua David Canabarro, na esquina com a Rua Bento Gonçalves. O motivo é a montagem do palanque oficial do Desfile Cívico, que ficará na esquina da Rua David Canabarro com a Avenida Pedro Adams Filho. Serão permitidos acessos somente para moradores locais, ambulâncias e usuários da garagem pública.
Na sexta-feira, dia 7, a partir das 7 horas, também devido ao Desfile Cívico, o trânsito será fechado na Avenida Pedro Adams Filho, entre a Rua Flores da Cunha e Avenida Nicolau Becker. Neste trecho serão fechadas todas as ruas transversais.
Alternativas – Os condutores poderão utilizar a Avenida 1º de Março e a Rua Bento Gonçalves. Haverá sinalização indicando os desvios. As empresas de transporte público já foram avisadas sobre o fechamento.



O quê: Desfile Cívico de Novo Hamburgo
Quando: Sexta-feira, dia 7 de setembro, às 8h30
Onde: Avenida Pedro Adams Filho, esquina com a Rua Vicente da Fontoura - Centro

terça-feira, 4 de setembro de 2012


Grupo de combate à dengue percorre os
bairros de Novo Hamburgo

Em 2012, o Rio Grande do Sul teve o mês de agosto mais quente já registrado. Essa onda de calor aumenta a preocupação com a dengue. Por isso, alunos da Universidade Feevale estão visitando residências à procura de focos do mosquito em Novo Hamburgo. A iniciativa surgiu de convênio entre a Prefeitura e o Projeto de Combate à Dengue da Feevale. Eles buscam ainda a conscientização dos moradores. “A população tem que tomar conhecimento da situação atual, pois a probabilidade é que casos de proliferação do Aedes aegypti aumentem no verão”, antecipou o coordenador do projeto, Paulo Henrique Schneider. Os agentes, todos devidamente identificados, devem ser bem recebidos pelas famílias, para que possam realizar a prevenção. “Vale lembrar que esse é um serviço para os próprios moradores”, garantiu Schneider.

Na tarde de terça feira, dia 4 de setembro, os agentes estiveram no bairro São José. Cerca de 45 alunos, acadêmicos de Biologia, Biomedicina e Gestão Ambiental, procuram por locais com retenção de água. Se for o caso, eles coletam amostras, que são enviadas para o Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) da Prefeitura. Os exames de laboratório verificam se as larvas coletadas são do Aedes aegypti. Quando isso acontece, uma equipe é redirecionada para o local, a fim de impedir a proliferação do mosquito. Segundo a coordenadora da Vigilância em Saúde, Solange Shama, esse processo é importante para eliminar possíveis casos de dengue. A aposentada Delci Pereira de Moraes, de 66 anos, é uma que demonstra preocupação com a doença. “É muito boa essa intervenção dos agentes. Por mais que a gente cuide, sempre passa alguma coisa”, contou.

Como evitar a proliferação do mosquito:
- Não deixe ao ar livre lixo ou vasilhas que possam acumular água
- Mantenha calhas, canos e ralos desentupidos
- Trate a água de piscinas com cloro
- Mantenha as garrafas vazias viradas com a boca para baixo
- Troque a água destinada aos animais todos os dias e esfregue as paredes internas dos bebedouros pelo menos uma vez por semana
- Não acumule pneus velhos. Se você guardar, deve furá-los ou mantê-los cobertos
- Tampe caixas d'água, tonéis, barris e latões
- Retire a água parada acumulada nas folhas das plantas
- Coloque areia nos cacos de vidros dos muros
- Mantenha os pratos dos vasos sem água. Escove bem para remover possíveis ovos do mosquito e encha o prato com areia

domingo, 2 de setembro de 2012

NOTÍCIA DE MOÇAMBIQUE - por Jorge Mirione

Luiz Furlan, ex-ministro do Comércio Exterior do Governo de Lula da Silva, faz o lançamento do LIDE Moçambique

Maputo - Moçambique é o segundo país africano, depois de Angola, a receber o do Grupo de Líderes Empresariais (LIDE). Aquela organização tem como missão promover a integração entre empresas, organizações e entidades privadas, através de programas de debates, fóruns de negócios, actividades de conteúdo, e iniciativas de apoio à sustentabilidade e responsabilidade social.

«O nosso objectivo é juntar empresas e empresários, homens e mulheres de negócios para incentivar e promover as relações empresariais nacionais e internacionais. O LIDE Moçambique surge como herdeiro do LIDE Brasil, motivado pelo crescimento económico e pelas boas relações de amizade e cooperação entre os dois países», disse o Presidente do LIDE Internacional, Luiz Furlan, ex-ministro do Comércio Exterior do Governo de Lula da Silva, tendo acrescentado que a vocação do grupo é ser uma organização de escala global, presente em todos os grandes mercados.

Luiz Furlan referiu que para o ano de 2012, o grupo programou a abertura do LIDE EUA em Miami, México, Uruguai, Espanha, Alemanha, Correia do Sul, Japão e África do Sul a partir do LIDE Angola e Moçambique.

A Mário Machungo foi confiado o cargo de Presidente do comité de gestão do LIDE Moçambique, que na sua intervenção disse esperar inovar e alcançar ideias que permitam contribuir para o desenvolvimento sustentável do país, tornando o mercado nacional mais competitivo e participativo no universo empresarial e a nível mundial.

Mário Muchunge referiu, por outro lado, que o grupo irá destacar as relações entre Moçambique e Brasil, Angola e Portugal, facto pela qual a presidência da CPLP está nas mãos dos moçambicanos.

A cerimónia de lançamento do LIDE decorreu na primeira quinzena de Agosto corrente cujo objectivo é melhorar o ambiente de negócios e assegurar os investimentos em Moçambique.

Por: Jorge Mirione / em Portugês moçambicano

Secretário Geral de Governo assume Executivo dia 3

O secretário Geral de Governo e Relações Comunitárias, Roque Werlang, assume na segunda-feira, dia 3 de setembro, de forma interina, o cargo de prefeito de Novo Hamburgo. A posse ocorre em função do pedido de férias do prefeito Tarcísio Zimmermann. O ato de transmissão ocorre às 9 horas, no gabinete do 9º andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry (Rua Guia Lopes, 4201, bairro Canudos). 

Durante o evento ocorrerá também uma reunião geral com todos os secretários municipais. O posto é transferido ao secretário em função da legislação eleitoral, que impede vice-prefeita e presidente da Câmara Municipal de assumir o cargo quando concorrem em eleições municipais, além disso, a juíza diretora do Foro de Novo Hamburgo declinou de assumir a chefia do Executivo.

O quê: Transmissão de posse do prefeito
Quando: Segunda-feira, dia 3 de setembro, às 9 horas
Onde: Gabinete do Prefeito, 9º andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry