sábado, 25 de julho de 2009

Telecentro da AME oferece curso de informática

Já estão abertas as inscrições para o primeiro curso de capacitação no recém inaugurado telecentro de inclusão digital da Agência Municipal de Empregos (AME) de Novo Hamburgo. Estão disponíveis 20 vagas para “Informática básica”, com início das aulas previsto para o dia 4 de agosto. As aulas acontecem sempre às terças e quintas-feiras, das 13h30 às 17h30, e as inscrições podem ser feitas no próprio local, mas são pré-requisitos a idade mínima de 16 anos e o ensino fundamental completo.
O curso é uma iniciativa da Diretoria do Trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Tecnologia e Turismo (SEDETUR), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) e com o Serviço Nacional do Comércio (Senac). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3524-4872.

Coordenadoria de Igualdade Racial participa do III CONNEB

A Coordenadoria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial de Novo Hamburgo participa até domingo, dia 26, do III Congresso Nacional de Negros e Negras do Brasil (CONNEB), que acontece na Assembléia Legislativa do RS, em Porto Alegre. O evento reúne centenas de representantes dos diversos movimentos negros do país, com delegações da maioria dos estados brasileiros.
Os debates têm como foco o Estatuto da Igualdade Racial, em tramitação no Senado Federal já há uma década; na política de reparações exigidas do Estado pelos movimentos sociais; na titularização das terras quilombolas; na criação de uma campanha em prol do combate à mortalidade dos jovens negros; na adoção de cotas étnico-raciais em diversos setores da sociedade; e na implementação total da Lei 10.639/03, ainda ignorada por alguns governos.
Na avaliação do coordenador de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, Eduardo Tamborero, o congresso é o espaço mais legítimo e representativo do Movimento Negro Brasileiro. “Nele, estão presentes todas as grandes forças políticas que buscam construir um projeto para o povo negro”, afirma. Tamborero destaca ainda que é de grande importância para o estado abrigar um evento deste porte, que em suas edições anteriores havia ocorrido nas cidades de São Paulo e Belém do Pará.
Tamborero, que está trabalhando para a organização do evento, juntamente com representantes de outros movimentos negros do RS, acredita que alguns avanços serão articulados neste espaço. “Deste encontro poderemos tirar algumas ideias que já estão em prática nos outros lugares e adaptá-las para a nossa realidade. E isto sempre é positivo”, avalia.

Mutirão de recadastramento visita dois bairros neste sábado



Dando continuidade ao mutirão de recadastramento do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), as equipes lideradas pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) percorrem os bairros Primavera e Roselândia na manhã deste sábado, 25 de julho. O objetivo do mutirão é esclarecer a população sobre a necessidade de atualização das informações do CadÚnico. Todos os beneficiários de programas sociais precisam fazer esse recadastro, caso contrário, a pessoa (ou família) corre o risco de perder o benefício já no mês seguinte. O prazo final para a ação é o dia 31 de agosto e a atualização pode ser feita em qualquer Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) ou Unidade de Referência da cidade.
Em Novo Hamburgo, além dos programas federais como o Bolsa-Família, o cadastro também é referência para a seleção de candidatos ao Minha Casa, Minha Vida, ao Educação de Jovens e Adultos (EJA), às contas sociais da Comusa e AESSul e à solicitação de remissão do IPTU. O cadastro também é obrigatório para a solicitação de isenção em passagens interestaduais para idosos. Conforme a diretora de Articulação Institucional e Parcerias da SDS, Raquel Pereira, os resultados positivos dos mutirões (até agora foram realizados quatro em diversos bairros da cidade) já são visíveis. “Somente no período entre 22 de junho e 22 de julho já tivemos a procura de 940 pessoas, enquanto a média dos meses anteriores era 587 atendimentos. Tivemos ainda 751 novos cadastros no CadÚnico, enquanto antes a média girava em torno de 180 ao mês”, analisa. No entanto, os esforços devem ser intensificados até o final de agosto, pois as estimativas da SDS são de que 3.900 pessoas ainda precisam ser recadastradas. Em um total de 14.843 pessoas, 8.891 já atualizaram seus dados.

Recadastro
O recadastramento para o CadÚnico pode ser feito durante a semana, até o dia 31 de agosto, no CRAS referente à região onde o beneficiário mora (confira abaixo os endereços). O mutirão se encerra no dia 1º de agosto, com abordagens no CRAS do Centro, localizado junto ao Centro de Cidadania (Rua David Canabarro, 20). Para atualização dos dados basta levar documentos como Carteira de Identidade, Carteira Profissional e CPF, além do comprovante de residência.

CRAS Primavera
Rua Marcírio J. Pereira, 201 – Primavera
Atende as famílias dos bairros Primavera, Boa Saúde, Petrópolis e Rincão.

CRAS Centro
Rua David Canabarro, 20 – Centro
Atende as famílias dos bairros Hamburgo Velho, Guarani, Operário, Vila Rosa, Boa Vista, Ouro Branco, Pátria Nova, Rio Branco, Mauá, Centro e Ideal.

CRAS São Jorge
Rua Jaboti, 47 - São Jorge
Atende as famílias dos Bairros Vila Nova, São Jorge, São José e Vila Diehl.

CRAS Canudos I
Rua Bartolomeu de Gusmão, 3500 – Canudos
CRAS Canudos II
Rua Odon Cavalcante, 795 – Canudos
Atendem as famílias dos Bairros Canudos e Rondônia.

CRAS Santo Afonso
Rua Boston, 25 - Santo Afonso
Atende as famílias dos Bairros Liberdade, Industrial e Santo Afonso.

CRAS Roselândia
Rua Francisco Alves, 180 – Roselândia
Atende as famílias dos Bairros Roselândia e Alpes do Vale.

Prefeitura fará blitzes educativas no Dia do Motociclista

Todos os dias, a Guarda Municipal (GM) de Novo Hamburgo registra acidentes de trânsito, envolvendo motos, carros, ônibus e caminhões. Somente em 2008, de acordo com dados da Diretoria de Trânsito (DITRAN), dos 3,1 mil acidentes ocorridos, 911 envolviam motociclistas. As estatísticas revelam mais: em apenas 25 destas ocorrências, as causas estavam ligadas às condições de trafegabilidade das vias públicas, o que mostra que a grande maioria dos acidentes é causada por falha dos condutores.
Por isso, pensando em reduzir o número de acidentes envolvendo motociclistas em Novo Hamburgo, a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR), em parceria com o Centro de Formação de Condutores Valderez, está realizando na próxima segunda-feira, 27 de julho, Dia do Motociclista, uma ação para conscientizar os condutores de motos sobre os riscos que o trânsito oferece.
De acordo com o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Luiz Fernando Farias, a ação tem como proposta realizar blitzes educativas em quatro pontos da cidade. “Esta é uma ação de caráter preventivo. Com ela pretendemos tocar, principalmente, os motociclistas. As estatísticas mostram que 56% dos mortos em acidentes de trânsito em Novo Hamburgo no ano de 2008 eram motociclistas”, revela o secretário.
As blitzes, que ocorrerão das 13h às 14h e das 17h às 18h, contarão com integrantes da Guarda Municipal, da Diretoria de Trânsito e do CFC Valderez. “Vamos distribuir um folheto educativo aos condutores. Também apresentaremos números estatísticos dos acidentes e dicas de direção defensiva. Ela é o melhor remédio para prevenir os acidentes”, diz o titular da SESMUR.

Comusa entrega primeira conta de água em braille




Na manhã desta sexta-feira, dia 24 de julho, a Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo entregou a primeira conta de água impressa em braille no município. O solicitante foi Cléo Borges, 43 anos, único deficiente visual do Rio Grande do Sul que trabalha com acupuntura. Ele recebeu o demonstrativo da conta de julho das mãos do diretor administrativo-financeiro da Comusa, Eloi Spohr, e do coordenador de Políticas Públicas para Pessoas Portadoras de Deficiência, Darwin Kremer. Também estavam presentes o coordenador comercial da Comusa, Hardi Jost, e o coordenador de tecnologia da informática da Comusa, Andre Traesel.
“A independência e a autonomia trazem dignidade para a vida da pessoa. E a Comusa faz uma grande avanço nesse sentido, ao disponibilizar a conta de água em braille para os deficientes visuais. Estão de parabéns”, declarou Borges, enquanto pressionava os dedos sobre o papel para realizar a leitura.
A iniciativa é da Coordenadoria de Políticas Públicas para Pessoas Portadoras de Deficiência em parceria com a Comusa. O serviço conta com o apoio do governo federal que, por meio de uma agência dos correios de Minas Gerais (Central Braille dos Correios), faz a conversão e a impressão gratuita dos demonstrativos. Kremer diz que a ação serve para melhorar a vida dos deficientes e promover a igualdade social. “O objetivo é promover políticas que oferecem condições iguais a todas as pessoas. Ficamos muito felizes quando conseguimos atender a expectativa de todos”, afirma. Para aderir ao serviço é necessário entrar em contato com o atendimento comercial da Comusa (que fica na Rua Joaquim Nabuco, 1074, Centro) pelo telefone (51) 3035-7112 .
O diretor geral da autarquia, Arnaldo Luiz Dutra, lembra que a iniciativa faz parte da nova visão política social da Comusa. “Este ano já definimos uma tarifa especial, para pessoas em situação de vulnerabilidade social, beneficiando mais de 20 mil moradores. Além disso, estamos levando água encanada para várias famílias que não tinham este serviço e estamos regularizando o abastecimento onde havia problemas” ressaltou.

Tem Festa do Colono em Lomba Grande

Neste sábado, dia 25 de julho, começa em Lomba Grande a 20ª Festa do Colono de Novo Hamburgo. A programação, que será realizada na Paróquia São José (Rua João Aloísio Allgayer, 1311) inclui atrações cuja proposta é relembrar os costumes dos produtores rurais e apresentar aos visitantes algumas características da vida no campo.
A noite de sábado será marcada com uma celebração ecumênica e uma roda de viola, que inicia às 20 horas e se estende por toda a noite. Os violeiros vão acompanhar com música o trabalho dos assadores, que estarão preparando para o almoço de domingo um boi de 140 quilos.
No domingo, as atrações se estendem durante todo o dia. Na Feira de Artesanato e na Feira do Produtor, aproximadamente 50 expositores estarão comercializando seus produtos.
O destaque da manhã é o Desfile Temático, que contará com a participação de aproximadamente 80 famílias produtoras de Lomba Grande, que desfilarão pelas ruas do bairro em suas carretas, cavalos, tratores, jipes, caminhões, motos e carros. A programação segue durante todo o dia, com almoço típico e baile com a Banda Ébanos, que inicia às 15h.

O quê: 20ª Festa do Colono
Onde: Paróquia São José – Rua João Aloísio Allgayer, 1311, Lomba Grande.
Quando: 25 e 26 de julho

Programação:

Sábado- 25/07
20 horas - Celebração Ecumênica e Roda de Viola

Domingo- 26/07
9 horas - Feira de Artesanato
Feira do Produtor Rural
Abertura da Praça de Alimentação
10 horas - Desfile Temático em Homenagem ao Dia do Colono
12 horas – Almoço Típico
15 horas – Baile com Banda Ébanos

Comissão debate Projeto de Revitalização do Centro

A Comissão Pública para Acompanhamento do Projeto de Revitalização do Centro se reuniu pela primeira vez na tarde de quinta-feira, dia 23 de julho, no Receptivo Turístico, para aprovar as diretrizes gerais de intervenção das obras.
Entre os assuntos debatidos estão as obras do metrô, espaços para qualificar o trânsito de pedestres, regulamentação e fiscalização da utilização do espaço público, adaptação das novas obras para atender pessoas com necessidades especiais.
O próximo passo é a finalização do Termo de Referência e a contratação por licitação de uma empresa responsável pelos projetos. Após essa definição, a comissão se reunirá para analisar as alternativas propostas pela empresa para as obras.

SEU DINHEIRO - Luiz Percy Denardin


Denardin Assessoria Empresarial Ltda.



MERCADO FINANCEIRO 24.07.09
Bolsas norte americanas encerram semana sem tendencia definida.


Lá fora, após o expressivo avanço de ontem, as principais bolsas norte-americanas encerraram a semana sem tendência definida , com S&P 500 e Dow Jones sustentando ganhos e o Nasdaq na mão do recuou. Lembrando que o Nasdaq ontem, havia completado um ciclo de 12 altas consecutivas, mais longo rali desde 1992, e hoje com a Microsoft decepcionando o mercado, através de um balanço pior que o esperado e tendo como resposta uma derrocada de 8,26% em seus ativos, assim como a Amazon, que assitiu seus ativos desabarem 7,86%. No que se refere ao CIT Group, que tem sido um dos focos de atenção nas últimas semanas, viu hoje seus ativos após terem beirado ganho de 20%, terminaram com um avanço de sómente 1,35%, lembrando que a financiadora visa reestruturar seu débito atraindo mais credores e disse que planeja livrar-se da concordata. No que se refere a índices, o Michigan Sentiment um dos que medem a confiança do consumidor, ficou 1 ponto acima dos 65 esperados. No que se refer a governo, o secretário do Tesouro, Timothy Geithner, em discurso no Senado, assumiu que o sistema financeiro "falhou em sua responsabilidade básica" de fornecer crédito e proteger os consumidores, afirmando também o óbvio, que isto não pode acontecer novamente.

Já o Petróleo, om indicadores econômicos positivos dos EUA contrabalanceando resultados corporativos decepcionantes, as cotações dos contratos futuros de petróleo fecharam com nova alta no dia de hoje, encerrando a sua segunda semana consecutiva de avanço. Em Londres o BRENT fechou a US$ 70,32 ( alta de 1,55% ) e em Nova York, na Nymex fechou cotado a US$ 68,05 por barril ( alta de 1,33% ). A consultora de petróleo Oil Movements afirmou durante o dia que espera uma redução nas exportações da commodity por parte dos membros da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) durante as quatro semanas a terminarem no dia 8 de agosto, conforme os membros do cartel remanejem parte da produção para suprir os mercados internos.



Por aqui, em pregão de grande instabilidade, o indice doméstico se firmou no campo positivo sómente no meio da tarde, com algumas das principais oscilações respondendo aos números operacionais referentes ao segundo trimestre das companhias. O destaque positivo do dia, ficou por conta dos ativos da Duratex, em resposta a Brascan Corretora haver revisado suas projeções para a empresa, com recomendação aos seus papéis para "acima da média ". Na ourtra mão, o destaque negativo do dia ficou por conta dos ativos da Usiminas, que assistiram sete pregões de forte alta seguidos, lembrando que a siderúrgica reportou seu resultado na última quarta-feira. Dividindo o foco do dia, os dados de inflação mostrando desaceleraçã, com o IPCA - 15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - 15) apontando inflação de 0,22% durante o mês de julho. Oscilando entre os 54.036 pts e os 54.600 pts, com um volume financeiro de R$ 4,07 bilhões, o IBOVESPA acabou fechando, aos 54.457 pontos, representando uma alta de 0,38% em relação ao fechamento anterior. No diário em Linha de Tendência de Alta, proximo do SUP dos 54.490 pontos, chegando a romper durante o intraday.
As maiores altas do dia ficaram por conta da Duratex PN ( 6,84% ), Sabesp ON ( 5,45% ), Gafisa ON ( 2,89% ), Aracruz PNB ( 2,45% ) e Telsep PN ( 2,39% ). As maiores perdas do dia ficaram por conta da Usiminas PNA ( 2,60% ), Usiminas ON ( 2,49% ), TAM PN ( 2,40% ) Gol PN ( 2,24% ) e Souza Cruz ON ( 1,95% ).
Já o dolar comercial, após renovar ontem sua menor cotação desde setembro de 2008 e com o Banco Central voltando a realizar suas intervenções no câmbio, hoje apresentou pequeno avanço. A moeda norte-americana fechou cotada hoje a R$1,8950 apresentando uma alta de 0,37% em relação ao fechamento anterior. No mes acumula desvalorização de 3,36%, e no ano de 2009 a desvalorização chega a 18,83%. No mercado paralelo fechou estável e foi negociada a R$2,03, representando um ágio de 7,12% em relação ao dólar comercial.

INDICES INTERNACIONAIS
Dow Jones - alta de 0,26%
Standard & Poor's 500 - alta de 0,30%
Nasdaq - queda de 0,39%
FTSE 100 - alta de 0,37%
Nikkei - alta de 1,55%
Merval - queda de 0,66%
WINFUT alta de 0,85% - 54.800,00 pontos - no ano 44,21%
IBOVESPA alta de 0,38% - 54.457,29 pontos - no ano 45,03%
Segue ao lado o fechamento de hoje dos principais ativos com o resultado acumulado de 2009 :
- BVMF3 alta de 0,92% - 12,01 ( MIN 11,84, MAX 12,07 ) no ano 103,90%
- PETR4 alta de 0,31% - 32,50 ( MIN 32,18, MAX 32,60 ) no ano 42,29%
- VALE5 alta de 0,88% - 32,18 ( MIN 31,74, MAX 32,30 ) no ano 34,70%
- GGBR4 queda de 0,63% - 22,01 ( MIN 21,86, MAX 22,36 ) no ano 46,15%
- ITUB4 alta de 0,29% - 34,09 ( MIN 33,75, MAX 34,29 ) no ano 30,61%
- CSNA3 queda de 0,59% - 46,85 ( MIN 46,18, MAX 47,40 ) no ano 61,55%
- USIM5 queda de 2,60% - 41,88 ( MIN 41,72, MAX 43,40 ) no ano 57,92%
IBOVESPA - Chegou a subir 0,64% nos primeiros 10 min do pregão quando atingiu a máxima do dia. Inverteu e caius até as 12;00 horas quando atingiu a minima do dia. Inverteu e recuperou as perdas do dia até o final da sessão e acabou fechando, aos 54.457 pontos, representando uma alta de 0,38% em relação ao fechamento anterior. No diário em Linha de Tendência de Alta, proximo do SUP dos 54.490 pontos, chegando a romper durante o intraday.
MIN do dia 54.036 pontos / MAX do dia 54.600 pontos.

Seminário debate religiões afro




A Coordenadoria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial de Novo Hamburgo realiza neste sábado, 25, o 1º Seminário de Matriz Africana. O evento acontece a partir das 13h, no Espaço Cultural Albano Hartz (Calçadão Oswaldo Cruz) e pretende reunir comunidades de terreiros, Poder Público e sociedade civil para um debate sobre a importância do respeito às religiões afro, com destaque para a Umbanda.
De acordo com o coordenador de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, Eduardo Tamborero, foram visitados mais de 30 terreiros no município. “Por isso, acreditamos que o seminário será um bom espaço para a busca de soluções práticas com relação à diversidade religiosa em nossa cidade, que sofre discriminações nas suas expressões”, afirma. Segundo Tamborero, a ideia é que seja constituído um grupo a partir deste encontro, o qual passará a se reunir com certa regularidade para um debate permanente do tema.
O evento, que contará com a presença do prefeito Tarcísio Zimmermann e da secretária de Cultura, Anita de Oliveira, além de convidados de Porto Alegre e Carazinho, terá em sua abertura uma saudação aos orixás, a cargo do babalorixá Baba Dyba de Iymonjá. Após, haverá mesa de debates com os temas “Intolerância religiosa” e “Avanços da religiosidade”, da qual participam Iymonjá, Mãe Norinha, Mãe Carmem e Emir Silva, do Movimento Negro Unificado (MNU).

Mais três postos de saúde terão horário ampliado

A partir de segunda-feira, dia 27 de julho, mais três Unidades Básicas de Saúde (UBSs) passarão a funcionar em horário estendido. A medida servirá para atender, preferencialmente, pessoas que apresentarem problemas respiratórios e sintomas da gripe A. As UBSs Primavera (Rua Boa Saúde, 618), Kephas (Rua Bernardo Ludvig, s/nº - São José) e Iguaçu (Rua Bruno Werno Storck, esquina com a Rua dos Professores - Canudos) atenderão à comunidade até às 22 horas. Desde quinta-feira, dia 23, as UBSs Rondônia (Rua Balduíno Michel, 100) e Roselândia (Rua Aquarius, 133) também já estão com seus horários ampliados.

Casos
O número de casos confirmados de infecção pelo vírus da Influenza A (H1N1) em Novo Hamburgo permanece o mesmo, 14. Entretanto, nas últimas 24 horas, mais duas pessoas com suspeitas de terem contraído a doença tiveram material coletado para a realização de exames. Todos os 14 casos suspeitos estão em isolamento domiciliar para evitar que o vírus seja transmitido para outras pessoas. Já as pessoas que tiveram a confirmação da gripe A, já passaram pelo isolamento e foram liberadas.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

PAPO DE CULTURA - Ione Jaeger





CONTOS DA VIDA BREVE







IONE JAEGER (Ione Maria Rocha Jaeger). Nasceu em Salvador/BA, vive em Novo Hamburgo há 59 anos, faz poesias e outros escritos para cumprimentar a vida. Tem seis livros editados. Premiada no teatro - Melhor Texto Inédito - em NH e no Paraná. Letrista no CD Momentos Reticentes, reggae, gravado pela Banda Mundo Y. Idealizou, criou e fundou a Associação Cultural de Amigos das Artes - ACAART, em NH, 1997. Organizadora da Coletânea Onde os Poetas se Encontram, na III edição.
PATRONA da 24ª Feira Regional do Livro de Novo Hamburgo, 2006. Membro da Academia de Letras, Ciências e Artes Castro Alves, POA/RS – Cadeira nº 19 – Vianna Moog; Membro da Academia de Letras de Ribeirão Preto/SP – Cadeira Augusto dos Anjos. Sócia Correspondente da Casa do Escritor e do Poeta de Ribeirão Preto CPERP/SP; Sócia da Casa do Poeta Brasileiro – POEBRAS e da Casa do Poeta Rio-Grandense – CAPORI. Membro do Clube dos Escritores de Piracicaba/SP, Cadeira Leonor Bonsi Piselli.
Criado em 13/07/06, no Calendário Municipal o Dia do Ativista Cultural, foi escolhida a data do seu nascimento (13 de maio) em homenagem ao Ativismo Cultural que desenvolve há 10 anos.
Professora, Especialista em Educação, graduada em Pedagogia (1974), pós-graduada em MTE (Métodos e Técnicas de Ensino (1979), Faculdade de Educação FEEVALE/ NH. Coordenou o Movimento da Catequese na Catedral Basílica São Luiz Gonzaga de Novo Hamburgo (1991 a 1994) Aposentada – 1983 SEC

SEU DUINHEIRO - LUIZ PERCY DENARDIN


Denardin Assessoria Empresarial Ltda.



MERCADO FINANCEIRO 23.07.09

Os axiomas de Zurique - Do Risco

Max Gunter

É um livro que comenta e exemplifica cada um dos axiomas, com histórias interessantes, etc, e que são conselhos dados por grandes investidores, baseados nos maiores banqueiros suíços. É um Best-seller no Brasil desde antes da derrocada dos mercados, um manual bem-humorado escrito depois da crise dos 80 e publicado originalmente em 1985. Por mais que as bolsas estejam desabando dia sim, dia não, os Axiomas têm uma aplicação também no reino das finanças pessoais e embute ainda conselhos de vida. O autor Max Gunther, é um escritor suiço, descendente de um dos formuladores dos Axiomas, e parte do princípio que, de dinheiro, os suíços devem entender, pois seu país não é pródigo em riquezas naturais, não se destaca por nenhuma invenção ou especial aptidão, mas abriga bancos de reputação internacional e fortunas de monta."


Bolsas norte americanas com novo e expressivo avanço.


Lá fora, após a instabilidade de ontem, as principais bolsas norte-americanas registraram bom desempenho com o indice Dow Jones atingindo seu maior nível do ano e o Nasdaq em sua décima segunda alta consecutiva. No setor TECH, destaque para o eBay, que registrou lucro líquido de US$ 460 milhões, superior ao esperado por especialistas , e que teve seus ativos valorizados em 10,64%, e no mesmo setor mas na outra mão, o destaque ficou por conta dos ativos da SanDisk que desabaram 10,90%, após projeções da maior fabricante norte-americana de cartões de memória desapontarem o mercado. Já as gigantes AT&T, empresa de telecomunicações líder nos EUA, teve seus ativos valorizados em 2,58% e na outra mão, o McDonald's assistiu hoje o valor dos seus ativos recuar 4,64%. No setor de montadoras, a Ford vius seus ativos avançam 9,40%, em resposta ao lucro líquido de US$ 2,8 bilhões obtido no segundo trimestre do ano, o que superou as estimativas. No que se refer a indicadores, o volume de pedidos por auxílio-desemprego ficou abaixo do esperado, e o número de vendas de casas usadas veio acima do previsto pelo mercado para junho.

Já o Petróleo, em resposta ao otimismo gerado por indicadores econômicos e resultados corporativos publicados ao longo da sessão, teve sua hoje suas cotacões valorizadas nos mercados internacionais, que também recebeu recebeu suporte do Initial Claims, que veio abaixo do esperado pelo mercado. Em Londres o BRENT fechou a US$ 69,25 ( forte alta de 3,04% ) e em Nova York, na Nymex fechou cotado a US$ 67,16 por barril ( forte alta de 2,69% ).



Por aqui, na esteira dos mercados externos, o indice doméstico apagou as perdas de ontem, e com a ajuda do bom desempenho dos ativos da Vale e Perobrás , renovou seu maior patamar desde o inicio do mes de junho último. O destaque positivo do dia, ficou por conta dos ativos da Gafisa que lideraram os ganhos do dia de maneira isolda, em resposta a reação do mercado à nova redução no patamar do juro básico brasileiro colocou ações de segmentos ligados ao consumo doméstico. Destaque positivo também para os ativos ligados ao mercado de matérias-primas, cujas as atenções se voltaram para os papéis da siderúrgica Usiminas, que reportou lucro líquido de R$ 369 milhões, embora representando uma queda de 63%, se apresentou melhor do que as expectativas. Na ourtra mão, o destaque negativo do dia ficou por conta dos ativos da Embraer em resposta ao anuncio da companhia que entregou no primeiro semestre apenas 19 de 110 unidades do jato executivo Phenom programadas para o ano. Oscilando entre os 53.064 pts e os 54.628 pts, com um expressivo volume financeiro de R$ 7,2 bilhões, o IBOVESPA acabou fechando, aos 54.249 pontos, representando uma alta de 2,22% em relação ao fechamento anterior. No diário em Linha de Tendência de Alta, proximo do SUP dos 54.490 pontos.
As maiores altas do dia ficaram por conta da Gafisa ON ( 7,85% ), Lojas Renner ON ( 4,71% ), Cosan ON ( 4,52% ), Usiminas ON ( 4,27% ) e Duratex PN ( 4,18% ). As maiores perdas do dia ficaram por conta da Embraer ON ( 1,19% ), Celesc PNB ( 0,91% ), Sabesp ON ( 0,90% ), Souza Cruz ON ( 0,81% ) e ALL UNT ( 0,79% ).
Já o dolar comercial, após operar no campo negativo durante todo o intraday, cai pelo segundo dia seguido e renova menor cotação desde setembro de 2008 e com o Central voltando a realizar suas intervenções no câmbio, através de compra no mercado à vista. A moeda norte-americana fechou cotada hoje a R$1,8880 apresentando um recuo de 0,68% em relação ao fechamento anterior. No mes acumula desvalorização de 3,72%, e no ano de 2009 a desvalorização já chega a 19,13%. No mercado paralelo recuou e foi negociada a R$2,03, representando um ágio de 7,52% em relação ao dólar comercial. Segundo dados divulgados ontem pelo Banco Central, as reservas internacionais do Brasil atingiram US$ 210 bilhões, novo nível recorde.


INDICES INTERNACIONAIS
Dow Jones - alta de 2,12%
Standard & Poor's 500 - alta de 2,33%
Nasdaq - alta de 2,45%
FTSE 100 - alta de 1,47%
Nikkei - alta de 0,72%
Merval - alta de 2,89%
WINFUT alta de 1,77% - 54.340,00 pontos - no ano 43,00%
IBOVESPA alta de 0,30% - 54.249,36 pontos - no ano 44,47%
Segue ao lado o fechamento de hoje dos principais ativos com o resultado acumulado de 2009 :
- BVMF3 alta de 1,19% - 11,90 ( MIN 11,80, MAX 12,16 ) no ano 102,04%
- PETR4 alta de 2,24% - 32,40 ( MIN 31,60, MAX 32,67 ) no ano 41,86%
- VALE5 alta de 2,41% - 31,90 ( MIN 31,14, MAX 32,04 ) no ano 33,53%
- GGBR4 alta de 2,22% - 22,15 ( MIN 21,56, MAX 22,45 ) no ano 47,08%
- ITUB4 alta de 3,98% - 32,99 ( MIN 32,86, MAX 34,36 ) no ano 26,40%
- CSNA3 alta de 2,23% - 47,13 ( MIN 45,80, MAX 47,80 ) no ano 62,52%
- USIM5 alta de 3,59% - 43,00 ( MIN 40,85, MAX 43,40 ) no ano 62,14%
IBOVESPA - Chegou a subir 2,94% até as 14:00 horas, quando atingiu a máxima do dia. Inverteu o movimento e assim foi até o final da sessão porém entregando apenas pequena parte dos significativos ganhos do dia e acabou fechando, aos 54.249 pontos, representando uma alta de 2,22% em relação ao fechamento anterior. No diário em Linha de Tendência de Alta, proximo do SUP dos 54.490 pontos.
MIN do dia 53.064 pontos / MAX do dia 54.628 pontos.

RENATE GIGE - O QUE AS MULHERES PENSAM SOBRE...


Aos nossos amigos
Queremos compartilhar com vocês o lançamento da Antologia "Tendências Literárias" Alvales- 2009, no próximo dia 29 de julho, às 20 horas, na Fundação Scheffel, av.Daltro Filho,911- Bairro Histórico Hamburgo Velho.









Nesta noite teremos o prazer de apresentar o recital da mezzo -soprano Angela Diel acompanhada por Leandro Faber ao piano, em homenagem aos 21 anos de fundação da Academia Literária do Vale do Rio dos Sinos, num apoio do Lions Clube Novo Hamburgo Pérola do Vale e da Fundação Scheffel. e Cia. das Cópias.
Renate Gigel
Presidente da Alvales 2008/2010

quinta-feira, 23 de julho de 2009

PAPO DE CULTURA - Ione Jaeger






O CAMINHO DA FELICIDADE

Vera Lúcia Mixtro Chama


1. Faça como os passarinhos, comece o dia cantando. A música é o alimento do espírito. Cante qualquer coisa, cante desafinado, mas cante! Cantar dilata os pulmões e abre a alma para tudo de bom que a vida tem a oferecer. Se insistir em não cantar, ao menos ouça muita música e deixe se absorver por ela.

2. Ria da vida, ria dos problemas, ria de si mesmo. A gente começa a ser feliz quando é capaz de rir da gente mesmo. Ria das coisas boas que lhe acontecem, ria das besteiras que você já fez. Ria alto para que todos possam se contagiar com a sua alegria.

3. Não se deixe abater pelos problemas. Se você procurar se convencer que está bem, vai acabar acreditando que realmente está e quando menos perceber vai se sentir realmente bem. O bom humor, assim como o mal humor, é contagiante. Se você estiver bem humorado, as pessoas ao seu redor também ficarão, e isso lhe dará mais força.
4. Leia coisas positivas. Leia POESIA, porque a poesia é a arte de exercitar a alma. Leia romances, estórias de amor, coisas que façam reviver seus sentimentos mais íntimos, mais puros.

5. Pratique algum esporte. O peso da cabeça é muito grande e tem que ser contrabalançado com alguma atividade física. Corra, ande, jogue bola, faça alguma coisa. Você certamente vai se sentir disposto, mais animado, mais jovem!
6. Encare suas obrigações com satisfação. É maravilhoso trabalhar quando se gosta do que se faz. Ponha amor em tudo que está ao seu alcance .

7. Desde que você se propõe a fazer alguma coisa, mergulhe de cabeça. Não viva emoções mornas, próprias das pessoas mornas. Você pode até sair arranhado, mas verá que valeu muito mais a pena. Não deixe escapar as oportunidades que a vida lhe oferece, elas não voltam! Não é você quem está passando, são as oportunidades que você deixa de usufruir.

8. Tenha em mente, ou num papel, os projetos que você quer desenvolver e comece a pô-los em prática, um a um. Nenhuma barreira é intransponível se você estiver disposto a lutar contra ela. Se seus propósitos forem positivos, nada poderá detê-los!

9. Não deixe que seus problemas se acumulem, resolva-os logo. Fale, converse, explique, discuta, brigue; o que mata é o silêncio, é o rancor. Exteriorize tudo, deixe que as pessoas saibam que você as estima, as ama, precisa delas, principalmente em família. Amar não é vergonha, pelo contrário, é lindo!

10. Não deixe que preocupações materiais o abatam. Você já notou que as pessoas mais simples e despretensiosas são justamente as mais felizes? Agradeça a Deus o que você tem e você sempre terá mais do que precisa. Volte-se para as coisas puras, dedique-se à natureza. Cultive o seu interior e ele extravasará belezas por todos os poros.

11. As coisas têm a dimensão que a gente lhe confere. Um cachorro quente na esquina pode ser mais gratificante do que uma ceia. Extraia o máximo das pequenas coisas e elas se transformar-se-ão em grandes acontecimentos.
12. Tenha fé em algo mais poderoso do que você mesmo, em Deus, numa força maior, numa energia, ou no que for que você acredite. Você terá estímulo para viver, do contrário, nada terá sentido.

13. Não tente! Faça! Você pode. Conte comigo.

14. Se tudo isso não servir para nada, ofereço-lhe o meu amor carnal, que é mais concreto e palpável, mas não menos belo e significativo.

quarta-feira, 22 de julho de 2009


Denardin Assessoria Empresarial Ltda.



MERCADO FINANCEIRO 21.07.09
Mais de um terço da população está endividada, revela Fecomércio-RJ

Fonte : InfoMoney


"Pesquisa realizada pela Fecomércio-RJ (Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro), em parceria com o Ipsos Public Affairs, revelou que mais de um terço dos brasileiros pagava algum tipo de parcelamento. Os dados, coletados em mil domicílios de 70 cidades brasileiras, inclusive em nove regiões metropolitanas, mostraram que 32% da população tinha um parcelamento em abril deste ano, ante 68% que responderam o contrário. A proporção de endividados é a mesma da identificada no quarto mês do ano passado. A classe C é a mais endividada, com 35% dela que respondeu que tinha um parcelamento em abril deste ano, contra 31% da classe AB e 28% da DE. No ano passado, por sua vez, eram as classes do topo da pirâmide social as mais endividadas, com 45% que disseram que tinham um parcelamento, ante 31% da classe C e 27% da DE. De acordo com a pesquisa, 26% dos brasileiros que possuem um parcelamento fizeram essa opção para adquirir um eletrodoméstico, enquanto 18% fizeram para a compra de artigos de vestuário e 17%, de móveis. A aquisição de parcelamentos avançou, entre 2008 e 2009, para compra de bens, enquanto recuou para a finalidade de pagar dívidas, segundo mostra a tabela abaixo, em que se responde "por que você está pagando algum tipo de parcelamento?":


Item 2008 2009
Comprar eletrodoméstico 23% 26%
Comprar artigos de vestuário 19% 18%
Comprar móvel 16% 17%
Comprar eletrônico 15% 14%
Comprar veículo 16% 14%
Pagar dívidas 19% 12%
Comprar imóveis 2% 5%
Comprar alimentos 3% 4%
Reformar a casa 4% 3%

Fonte: Fecomércio-RJ/Ipsos Public Affairs


Bolsas norte americanas fecham com novo avanço.


Lá fora, superando a forte instabilidade verificada ao longo da maior parte do dia, as bolsas norte-americanas enecerraram com nova sessão de ganhos. Novamente, o CIT Group dominou o noticiário, com seus ativos desabando caindo 21,60%, em resposta a sensação do mercado que considera que o empréstimo de US$ 3 bilhões não será suficiente para evitar uma concordata. Quanto ao setor aéreo, os ativos da Continental Airlines apresentaram um recuo de 7,37% em resposta a declaraÇões de que pretende cortar 1,7 mil postos de trabalho, enquanto a Southwest Airlines, na mesam limha, anunciou que 1,4 mil empregados aceitaram demissões voluntárias, e teve como resposta um recuo de 5,89% em seus ativos. No que se refere a resultados, os papéis da Caterpillar avançaram 7,67%, refletindo os ganhos de US$ 371 milhões do segundo trimestre do ano, os quais superaram as estimativas de analistas, sendo que na outra mão, os papéis da Coca-Cola recuaram 1,33%, embora registre-se que a gigante do setor de bebidas lucrou US$ 2,049 bilhões no período, o que representa um aumento de 42% frente aos ganhos do segundo trimestre de 2008. Finalizando, o presidente do Federal Reserve, Ben Bernanke, afirmou que a economia norte-americana apresenta sinais de estabilização, mas ressaltou que a taxa de desemprego do país deve continuar aumentando.



Já o Petróleo, teve ganhos na sessão, respondendo aos fortes resultado corporativos de empresas norte-americanas , que ajudaram a elevar o humor dos mercados no dia de hoje, sendo que a expectativa acerca da divulgação do relatório sobre os estoques norte-americanos de petróleo, esperado para eamanhã contribuiu para limitar os ganhos do produto.. Em Londres o BRENT fechou a US$ 66,87 ( alta de 0,64%), e em Nova York, na Nymex fechou cotado a US$ 64,72 por barril ( alta de 1,14%).


Por aqui, na cauda da sessão instável para os índices de Wall Street , o indice doméstico após oscilar entre altas e baixas, fechou próxima a estabilidade com tímida valorização. Na agenda de indicadores, o destaque fica com o início da reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), e cujas apostas predominantes no mercado apontam para um novo corte, entre 25 pontos-base e 50 pontos-base, no juro básico brasileiro, sendo que o resultado desta reunião será divulgado amanhã, após o fechamento do mercado. Destaque positivo do dia para os ativos da Usiminas e Bradespar (holding de grande participação na Vale), apesar do cenário de queda para os preços de commodities metálicas. Na outra mão, o destque negativo do dia ficou por conta dos ativos da TAM, onde pesou o corte na recomendação recomendação a estes ativos, de outperform - acima da média - para market perform (em linha com o mercado), pelos analistas da Raymond James. Oscilando entre os 52.519 pts e os 53.715 pts, com um volume financeiro de R$ 4,8 bilhões, o IBOVESPA acabou fechando próximo da estabilidade aos 53.233 pontos, representando uma modesta valorização de 0,15% em relação ao fechamento anterior. No diário em seu quinto movimento de subida, em Linha de Tendência de Alta, onde a próxima RES se apresenta aos 53.563 pontos.
As maiores altas do dia ficaram por conta da Usiminas ON ( 3,91% ), Usiminas PNA ( 3,64% ), Bradespar PN ( 3,30% ), CCR Rod ON ( 2,75% ) e Gafisa ON ( 2,16% ). As maiores perdas do dia ficaram por TAM PN ( 4,39% ), Sabesp ON ( 3,24% ), Cesp PNB ( 3,00% ), Pao de Açucar PNA ( 2,92% ) e Telsp PN ( 2,60% ).
Já o dolar comercial, após iniciar a sessão em queda, refletindo a maior apreensão dos mercados inverteu a tendência ainda no final da manhã, eassim se manteve até o final da sessão, quebrando o ciclo de seis dias consecutivos desvalorização, e como tem acontecido nas últimas sessões,com nova intervenção do Banco Central. A moeda norte-americana fechou cotada hoje a R$1,9060 apresentando um avanço 0,21% em relação ao fechamento anterior. No mes acumula desvalorização de 2,80%, e no ano de 2009 desvalorização de 18,36%. No mercado paralelo avançou e foi negociada a R$2,05, representando um ágio de 7,26% em relação ao dólar comercial.

INDICES INTERNACIONAIS

Dow Jones - alta de 0,77%
Standard & Poor's 500 - alta de 0,36%
Nasdaq - alta de 0,36%
FTSE 100 - alta de 0,85%
Nikkei - alta de 2,73%
Merval - alta de 0,15%
WINFUT alta de 0,13% - 53.590,00 pontos - no ano 41,03%
IBOVESPA alta de 0,15% - 53.233,57 pontos - no ano 41,77%
Segue ao lado o fechamento de hoje dos principais ativos com o resultado acumulado de 2009 :
- BVMF3 queda de 0,34% - 11,71 ( MIN 11,48, MAX 11,91 ) no ano 98,81%
- PETR4 queda de 0,25% - 31,82 ( MIN 31,62, MAX 32,35 ) no ano 39,32%
- VALE5 alta de 1,48% - 31,56 ( MIN 30,91, MAX 31,56 ) no ano 32,11%
- GGBR4 queda de 0,83% - 21,47 ( MIN 20,96, MAX 22,09 ) no ano 42,56%
- ITUB4 alta de 0,09% - 32,60 ( MIN 32,17, MAX 32,98 ) no ano 24,90%
- CSNA3 alta de 1,08% - 46,00 ( MIN 44,50, MAX 46,20 ) no ano 58,62%
- USIM5 alta de 3,64% - 40,97 ( MIN 39,30, MAX 40,97 ) no ano 54,49%
IBOVESPA - Subiu 1,04% nos primeiros 10 minutos de pregão, quando atingiu a máxima do dia. Inverteu e entrou em declinio até por bolta das 12:50 horas, quando tingiu a minima do dia. A partir das 14:00 horas, entrou em movimento ascendente recuperando as perdas do dia. Acabou fechando próximo da estabilidade, aos 53.233 pontos, representando uma modesta valorização de 0,15% em relação ao fechamento anterior. No diário em seu quinto movimento de subida, em Linha de Tendência de Alta, próxima RES 53.563 pontos.
MIN do dia 52.519 pontos / MAX do dia 53.715 pontos.

Feevale promove curso Televisão:uma abordagem para o negócio

Inscrições podem ser realizadas até esta quinta-feira, dia 23

Termina nesta quinta-feira, dia 23, o prazo para realizar inscrições para o curso de extensão "Televisão: uma abordagem para o negócio", que acontecerá nos dias 25 de julho, 1º e 8 de agosto, no Campus II da Feevale (RS-239, 2755, Novo Hamburgo). A atividade é voltada a estudantes de Comunicação e Marketing, bem como aos demais interessados na área de televisão e produção de conteúdos.

O objetivo do curso é ampliar a visão do público sobre o mercado de televisão, que está passando por grandes transformações diante das novas mídias, especialmente a Internet. A intenção também é proporcionar aos participantes o entendimento sobre o modelo de negócio e para onde se está migrando com as novas tecnologias de distribuição digital. A ministrante será a jornalista Estela Kurth, mestre em História Cultural pela UFSC. Ela possui experiência de quase 18 anos em televisão, atuando em diferentes áreas - produção, programação e marketing -, em emissoras da Band e RBS TV, nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.


Confira o programa:
- Televisão - um modelo econômico baseado na transmissão

- Internet - conteúdo e interatividade

- O mercado brasileiro de televisão

- Aspectos históricos sobre a formação das redes nacionais de televisão

- A estrutura de afiliadas e as questões comerciais

- Os formatos de comercialização

- A hierarquia da cobertura jornalística e os mercados regionais

- A estrutura de uma emissora de televisão - tarefas e funções

- Programação - do modelo generalista à segmentação

- Televisão na Internet ou Internet na TV?



Mais informações podem ser obtidas no site www.feevale.br/extensao ou pelo telefone (51) 3586-8822 .

ACI terá história de seus 90 anos reconstruída pela Feevale

Pesquisadores começam a coletar dados em agosto

A Feevale firmou parceria com a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, para a produção de um livro que contará a história dos 90 anos da entidade. Além disso, a Instituição fará uma pesquisa histórica sobre a ACI-NH/CB/EV. O projeto de pesquisa, denominado "Mosaico histórico: a memória da comunidade através de suas instituições", será coordenado pela professora Cristina Ennes da Silva, doutora em História Ibero-Americana, que contará com o apoio de mais dois professores de História e três bolsistas de iniciação científica.

O contrato de prestação de serviços foi assinado pelo reitor Ramon Fernando da Cunha e pela presidente da ACI, Fatima Daudt. À Feevale caberá, entre outras atribuições, identificar e selecionar documentos produzidos pela entidade; levantar, selecionar e catalogar imagens relacionadas à entidade; entrevistar membros da comunidade; e organizar, analisar e interpretar os dados provenientes das diversas fontes de pesquisa (documentos, imagens e entrevistas).

A ACI, por sua vez, deverá acompanhar o desenvolvimento da pesquisa e fornecer toda e qualquer informação que venha contribuir com o projeto. Também orientará sobre a escolha dos entrevistados, entregará documentos e objetos e fornecerá todas as informações necessárias à realização do serviço. O trabalho deverá estar concluído no segundo semestre do próximo ano.

Preservação da memória

Conforme a assessora administrativa da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, Carolina Strack Rostirolla, a intenção é preservar a memória da comunidade, através da história da ACI-NH/CB/EV, que em outubro de 2010 comemora 90 anos. "A divulgação dos resultados da pesquisa possibilitará a preservação da memória e da história da entidade, bem como a ressignificação da identidade regional, contribuindo para a preservação do patrimônio cultural da região", afirma.

A coordenadora do projeto "Mosaico histórico: a memória da comunidade através de suas instituições", Cristina Ennes da Silva, diz que o estudo tem como objeto de pesquisa a reconstrução e a preservação da memória da comunidade através da história de instituições como clubes, indústrias, associações, casas comerciais e pessoas, por exemplo, que desenvolvem ou desenvolveram suas atividades na região do Vale do Rio dos Sinos. "Essa região abriga, desde meados do século XIX, uma diversidade de grupos sociais que se empenharam na realização de atividades diversificadas voltadas ao comércio, à indústria, ao lazer, etc.", diz a professora, acrescentando que reconstruir a trajetória histórica dessas instituições contribui para que as pessoas possam conhecer a história da região.


O projeto possui estreita relação com as pesquisas desenvolvidas pelo grupo de pesquisa em Cultura e Memória da Comunidade, através da linha Cultura, Memória e Identidade. Desde 2003, os pesquisadores desenvolvem atividades que vão desde a constituição de espaços de preservação da memória, como o Museu Nacional do Calçado e o Centro de Documentação e Pesquisa Feevale, até investigações que buscam a reconstrução das trajetórias históricas das associações, como por exemplo, a Associação Pró-Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), ou mesmo indústrias e entidades ligadas ao cluster coureiro-calçadista.


Segundo Cristina Ennes da Silva, a coleta de dados terá início em agosto deste ano. Ela solicita às pessoas que tiverem documentos, fotos ou outros materiais relacionados à ACI-NH/CB/EV e que queiram ajudar a reconstruir a história da entidade, que entrem em contato com a Feevale, pelo telefone (51) 3586-8800 , ramal 8958, ou e-mail crisennes@feevale.br

terça-feira, 21 de julho de 2009

PAPO DE CULTURA - Ione Jaeger


O NASCER DO POEMA


Ora! Um amigo me pediu
para poetar na perseverança.
Cruzei os braços, olhei – nada!
Pensava... Como?
Se o poeta não persevera,
se a inspiração é efêmera,
se a imaginação pouco dura ao compor um poema,
é passageira?

Num instante inconstante surge um verso,
revestido de sentimento
vestido de fantasia
e se gesta a poesia.

Amigo, olhe bem:
não sei versejar com persistência,
perseverar na essência dum poema.

Porque fazer verso não é no gesso esculpir,
nem na tela desenhar,
muito menos no palco encenar,
tocar um instrumento,
ou palavras rabiscar num pedaço de papel

Fazer verso é parir um pensamento
concebido no momento do nascer de uma idéia
nas entranhas,
no ventre do beletrismo da criação
e da visão do poeta.


Ione Jaeger
21/02/07

Ação de vândalos faz Prefeitura substituir 36 papeleiras no primeiro semestre



O município de Novo Hamburgo vem sofrendo com a constante ação de vândalos nas praças, ruas e avenidas da cidade. A prova disso é que a cada mês, a Prefeitura substitui seis papeleiras depredadas em locais públicos. Somente no primeiro semestre, a Diretoria de Limpeza Pública (DLIMP) substituiu 36 papeleiras destruídas por pessoas que não respeitam e não preservam o patrimônio público. Caso o ritmo de depredação das papeleiras mantenha-se no mesmo nível, até o final de 2009, o município fará a substituição de 72 papeleiras. Para cada unidade danificada, o município tem um prejuízo de R$ 80,00. Nos primeiros seis meses deste ano, a DLIMP contabilizou perdas de R$ 2,8 mil somente com a substituição das papeleiras.
De acordo com o diretor da Secretaria de Obras Públicas e Serviços Urbanos (SEMOPSU), Anílton César Rodrigues, os equipamentos feitos de polietileno sofrem com a ação de vândalos constantemente. “A ação destas pessoas ocorre, principalmente, nos finais de semana. Para amenizar os danos, em alguns locais, estamos substituindo as papeleiras de polietileno, por canos de concreto danificados e que não possuem mais utilidade para a secretaria de obras”, explica Rodrigues.

As lixeiras com capacidade para armazenar até 50 litros são limpas diariamente por equipes que circulam pelos pontos centrais da cidade. Para Rodrigues, a comunidade precisa se conscientizar de que o dinheiro gasto pelo município para reconstruir o que foi depredado é de todos. "As pessoas precisam saber que o bem público não é da prefeitura e, sim, de cada morador", ressaltou.

Lei
O vandalismo representa crime contra o patrimônio público e é passível de punição. Quem praticar esse tipo de ato pode ser enquadrado no Código Penal Brasileiro (Capítulo IV, artigo 163, inciso III) por dano qualificado. A pena para esse tipo de prática varia de seis a três anos de detenção e multa.

COMUSA INICIA SUBSTITUIÇÃO DE REDE NO BOA VISTA

Iniciam nesta quarta-feira, 22 de julho, no bairro Boa Vista, as obras da primeira etapa do Programa de Substituição de Redes de Água da Comusa - Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo. Acompanham o início das obras, às 10h, na esquina das Ruas Alegrete e Coronel Travassos, o prefeito Tarcísio Zimmermann, o diretor geral da Comusa, Arnaldo Luiz Dutra, e o diretor da Virtual Engenharia, empreiteira responsável pela execução das obras, Marcirio Miranda.

Com investimentos de R$ 1,7 milhão, o programa prevê a substituição de 20 quilômetros de tubulação antiga por canos de Polietileno de Alta Densidade (PEAD), um material de alta performance e durabilidade. Numa primeira etapa, a troca vai beneficiar diretamente mais de 10 mil consumidores em três bairros hamburguenses - Boa Vista, Ouro Branco e Jardim Mauá.
No bairro Boa Vista, serão substituídos sete quilômetros de tubulação em 18 ruas: Acre, Alegrete, Amapá, Aracaju, Bento Gonçalves, Cacequi, Canoas, Coronel Travassos, Flores da Cunha, Fortaleza, Goiânia, Itaqui, Niterói, Quaraí, Recife, São Salvador, Terezina e Vitória.

Últimos dias de inscrições para vestibular especial de inverno

As inscrições podem ser realizadas até domingo, nos campi I e II
da Feevale ou através do site www.feevale.br/vestibular



A Feevale realiza na próxima segunda-feira, dia 27, o vestibular especial de inverno. O processo seletivo para ingresso nos cursos superiores ocorrerá através de prova de redação, que acontecerá das 19h30min às 21h, no Campus II, em Novo Hamburgo. Os candidatos poderão se inscrever até domingo, dia 26, em um dos campi da Instituição ou pelo site www.feevale.br/vestibular . Mais informações pelo telefone (51) 3586.8811.



No total, são oferecidas 378 vagas para diferentes cursos. São eles:



- Administração (manhã, noite e final de semana)

- Artes Visuais

- Ciência da Computação

- Ciências Biológicas - Controle Ambiental

- Ciências Contábeis

- Ciências Farmacêuticas

- Comunicação Social - habilitação em Jornalismo

- Comunicação Social - habilitação em Publicidade e Propaganda

- Comunicação Social - habilitação em Relações Públicas

- Curso Superior de Formação Específica em Gestão da Produção (final de semana)

- Design

- Design de Moda e Tecnologia

- Direito

- Educação Física (final de semana)

- Engenharia de Produção - habilitação em Calçados e Componentes

- Engenharia Eletrônica

- Engenharia Industrial - habilitação em Engenharia Industrial Química. Área de Concentração: Desenvolvimento de Matérias-primas

- Engenharia Industrial - habilitação em Engenharia Industrial Química. Área de Concentração: Gerenciamento Ambiental

- História

- Nutrição

- Pedagogia

- Quiropraxia

- Sistemas de Informação



Cursos superiores de tecnologia - menor duração:



- Comércio Exterior

- Gestão de Recursos Humanos

- Gestão Financeira

- Jogos Digitais

- Construção de Edifícios (final de semana)

- Sistemas para Internet (final de semana)

Biblioteca Pública terá projeto de leituras nesta quarta-feira

A Secretaria de Cultura de Novo Hamburgo convida a comunidade hamburguense para nesta quarta-feira, 22 de julho, conferir o “Projeto de Leituras Feevale – Contos da Vida breve”, do escritor hamburguense Henrique Schneider. A apresentação ocorre na Biblioteca Pública Municipal (Rua Praça da Bandeira, nº 66 – Centro), às 19 horas, e dá a largada para a edição 2009 do projeto. A entrada é gratuita.

Sobre a iniciativa:
O projeto possibilita um espaço de leitura e interação com os autores convidados. Nesta primeira edição, Henrique Schneider escolheu 12 contos que foram publicados no espaço Vida Breve, sua coluna dominical no Jornal ABC Domingo, do Grupo Sinos. As crônicas, que abordam com inteligência e bom humor dilemas da humanidade, serão interpretadas pelo autor.

RENATE GIGEL - O QUE AS MULHERES PENSAM SOBRE...




CONVITE DA ALVALES


Aos nossos amigos


Nesta noite teremos o prazer de apresentar o recital da mezzo -soprano Angela Diel em homenagem aos 21 anos de fundação da Academia Literária do Vale do Rio dos Sinos, num apoio do Lions Clube Novo Hamburgo Pérola do Vale e da Fundação Scheffel.


Renate Gigel

Presidente da Alvales 2008/2010





OS 80 ANOS DE ALBERTO OLIVEIRA - SANTO ANTÔNIO DA PATRULHA































FESTA DO COLONO EM LOMBA GRANDE

Gostaríamos de convidá-los para a 20 Festa do Colono que ira ocorrer em Lomba Grande nos dias 25 e 26 de julho, na Paróquia São José.
No dia 25, será realizada um culto ecumênico com início as 20 horas seguido de uma roda de viola.
No dia 26 pela manhã teremos várias atrações, feira do produtor com produtos caseiros, pães, cucas, doces, linguiças, verduras e outras gostosuras.
O desfile iniciará às 10 horas, com carretas puxadas por bois, cavalos, tratores, caminhões e outros transportes rurais.
A praça de alimentação será coberta, e oferecerá almoço e lanches.
Para as crianças, haverá uma praça de brinquedos infláveis
Uma domingueira com a Banda Ébanos irá encerrar a festa, com muita animação.








Lealdo Tavares
Secretário de Desenvolvimento Rural da
Prefeitura Municipal de Novo hamburgo

DIRETO DO RIO DE JANEIRO - Nelson Tangerini




O escritor Nelson Tangerini
autografa
a Antologia Literária Komedi 2009,
em Campinas, SP,
no sábado próximo.
No livro, textos de Nestor Tangerini,
Nelson Tangerini
e homenagem à Antônia Marzullo.

editora@komedi.com.br

---------------------------------------------------------------------------------
Amigos:
Leiam minhas crônicas
no blog do jornal POLEGAR,
de Novo Hamburgo, RS.

http://jornalpolegar.blogspot.com/

Abraços,
Nelson Marzullo Tangerini, Escritor.

SEU DINHEIRO - Luiz Percy Denardin


Denardin Assessoria Empresarial Ltda.



MERCADO FINANCEIRO 20.07.09
Bolsas norte americanas fecham com avanço.


Lá fora, as bolsas norte-americanas e européias encerraram com ganhosinstáveis neste inicio de semana, e com o CIT Group dominando o noticiário internacional, fechou um acordo para receber US$ 3 bilhões de um grupo de detentores de títulos, segundo agências internacionais, cuja medida evitaria uma eventual concordata e, com isso, as ações da instituição tiveram como resposta uma disparada de 78,57%.

Por outro lado, os ativos do Bank of America recuaram 5,04%, e os ativos do Citi tiveram queda de 7,62%. Em Las Vegas, as ações do Las Vegas Sands avançaram 14,78% neste pregão, considerando os planos de seu dono, Sheldon Adelson, para realizar uma oferta inicial de ações em Hong Kong, no próximo mês, assim como os papéis de outros cassinos apresentaram valorização como MGM Mirage de 8,04% e o Wynn Resorts 10,12%.

Também o Bank of America elevou a recomendação para as ações da Caterpillar de "neutral" (neutro) para "buy" (compra), e seus ativos tiveram como resposta uma 7,83%. Do mesmo modo, os papéis da Walt Disney encerraram com alta de 3,51% neste pregão, refletindo a elevação para "overweight" (acima da média) pelo Morgan Stanley, cujos analistas citaram a "qualidade superior das ações" frente aos concorrentes de TV à cabo. Para finalizar, uma pesquisa divulgada pela NABE (National Association for Business Economics) avalia que a recessão norte-americana está enfraquecendo e que apresenta sinais de recuperação.


Já o Petróleo, respondendo ao bom humor dos mercados neste inicio de semana, fechou com ganhos. Em Londres o BRENT fechou a US$ 66,44 ( alta de 1,62%), e em Nova York, na Nymex fechou cotado a US$ 63,98 por barril ( alta de 1,62%). Os mercados também estiveram atentos às declarações do ministro argelino de energia, Chakib Khelil, que indicou a possibilidade da Opep (Organização dos Países Produtores de Petróleo) concordar em fazer um novo corte de produção em sua próxima reunião, no dia 9 de setembro, e de acordo com o ministro, os preços da commodity deverão girar entre US$ 65 e US$ 70 ao final do ano, ficando acima de US$ 70 em 2010.



Por aqui, na cauda do bom humor exeterno, o indice doméstico obteve neste inicio de semana a sua quarta sessão consecutiva de ganhos, e a boa impressão trazida por estas referências voltou a afetar as cotações das commodities, em especial petróleo e metais básicos, que subiram. Em resposta, os ativos de Vale, Petrobras e siderúrgicas apresentaram bom desempenho na sessão. Destaque positivo do dia para os papéis da da Gafisa, em resposta ao Credit Suisse haver elevado o preço-alvo e sua recomendação às ações para outperform (acima da média de mercado), citando os recentes números preliminares positivos divulgados no setor.

Destaque negativo do dia ficou com os papéis da Redecard , que juntamento com BMF Bovespa tiveram rebaixamento nas recomendações do Goldman Sachs.Oscilando entre os 52.072 pts e os 53.262 pts, com um expressivo volume financeiro de R$ 7,77 bilhões, hoje inflado pelo vencimento de opções sobre ações, que movimentou R$ 2,46 bilhões, o IBOVESPA acabou fechando, aos 53.154 pontos, representando uma alta de 2,08% em relação ao fechamento anterior. No diário em seu quarto movimento de subida, em Linha de Tendência de Alat, próxima RES 53.563 pontos.


As maiores altas do dia ficaram por conta da Gafisa ON ( 6,94% ), Cosan ON ( 6,26% ), TAM PN ( 6,25% ), Lojas Renner ON ( 5,73% ) e Gerdau PN ( 4,69% ). As maiores perdas do dia ficaram por conta da Redecard ON ( 3,19% ), Sadia PN ( 2,51% ), BRF Foods ON ( 2,12% ), Cesp PNB ( 0,99% ) e BMFBovespa ( 0,76% ).

Já o dolar comercial, fem função das diversas referências positivas do dia, principalmente dos Estados Unidos, e a retomada dos preços das commodities, com nova intervenção do Banco Central, como tem acontecido nas últimas sessões, fecha em sua sexta sessão consecutiva de perdas. A moeda norte-americana fechou cotada hoje a R$1,9020 apresentando um recuo de 1,24% em relação ao fechamento anterior. No mes acumula desvalorização de 3,01%, e no ano de 2009 desvalorização de 18,53%. No mercado paralelo recuou e foi negociada a R$2,04, representando um ágio de 7,26% em relação ao dólar comercial.

INDICES INTERNACIONAIS

Dow Jones - alta de 1,19%
Standard & Poor's 500 - alta de 1,14%
Nasdaq - alta de 1,20%
FTSE 100 - alta de 1,25%
Nikkei - alta de 0,55% em 17/07
Merval - alta de 1,83%
WINFUT alta de 2,23% - 53.520,00 pontos - no ano 37,76%
IBOVESPA alta de 2,08% - 53.154,93 pontos - no ano 38,67%
Segue ao lado o fechamento de hoje dos principais ativos com o resultado acumulado de 2009 :
- BVMF3 queda de 0,76% - 11,75 ( MIN 11,66, MAX 12,15 ) no ano 99,49%
- PETR4 alta de 1,27% - 31,90 ( MIN 31,82, MAX 32,15 ) no ano 39,67%
- VALE5 alta de 3,05% - 31,10 ( MIN 29,87, MAX 30,35 ) no ano 30,18%
- GGBR4 alta de 4,69% - 21,65 ( MIN 20,90, MAX 21,68 ) no ano 43,76%
- ITUB4 alta de 4,22% - 32,57 ( MIN 31,13, MAX 31,70 ) no ano 24,79%
- CSNA3 alta de 4,17% - 45,51 ( MIN 44,21, MAX 45,51 ) no ano 56,93%
- USIM5 alta de 2,68% - 39,53 ( MIN 39,01, MAX 39,80 ) no ano 49,06%
IBOVESPA - Subiu 2,11% nos primeiros 30 minutos de pregão, e passou o restante do dia em movimento lateral. Acabou fechando, aos 53.154 pontos, representando uma alta de 2,08% em relação ao fechamento anterior. No diário em seu quarto movimento de subida, em Linha de Tendência de Alat, próxima RES 53.563 pontos.
MIN do dia 52.072 pontos / MAX do dia 53.262 pontos.

Você conhece James Harris "Jim" Simons ?

Nascido em 1938, é um cidadão americano, matemático, acadêmico, operador no mercado financeiro e filantropista. Em 1982, Simons fundou a Renaissance Technologies Corporation, uma empresa de investimentos privados com sede em New York, que gerencia mais de US$ 20 bilhões. Simons está no comando, como CEO, daquele que atualmente é um dos mais bem sucedidos fundos de hedhe do mundo. Segue abaixo matéria sobre o assunto, publicada no informativo Infomoney de hoje.

Personagens do Mercado: os segredos de Jim Simons, 20 anos à frente de Wall Street
Fonte InfoMoney

Personagens do Mercado sempre se atenta para as figuras que marcam ou de alguma forma marcaram o ambiente dos investimentos. Alguns nomes são muito conhecidos, outros menos. Falando de desempenho, inevitavelmente surgem à mente nomes como George Soros e Warren Buffett. Jim Simons aparece para poucos.

Mas Simons é unanimidade. Mesmo sem a mesma fama de muitos outros, é um estrategista imbatível quando se colocam os números na mesa. A menor exposição pode ser atribuída ao fato de Simons não gostar dos holofotes. Ele não comenta sobre suas estratégias e, de certa forma, vai contra os princípios tradicionais de Wall Street.

O melhor do mundo
Hoje aos 71 anos, o investidor é sócio-presidente da Renaissance Technologies, hedge fund especializado em fundos quant. Sua performance é impressionante. Desde sua abertura em 1988, o Medallion Fund, mais antigo produto da Renaissance, acumula retorno anual de 35,6% até o ano passado. O Medallion não opera ações, mas Treasuries, câmbio, commodities e derivativos.

Segundo matéria da EuroMoney datada de março de 2008, o Medallion rendeu 2.480% a seus cotistas em um período de 11 anos encerrados no final de 1999. De longe a melhor performance dentre todos os fundos semelhantes. Em segundo lugar aparece o Quantum Fund de George Soros, que conseguiu 1.700% no mesmo período.

Isto até 2008. Aí que a habilidade de Simons como gestor é reforçada. No ano em que praticamente todos perderam no mercado, a Renaissance Technologies lucrou US$ 2,5 bilhões, com impressionante retorno de 80% do Medallion. Com este desempenho, liderou o ranking de 2008 dos melhores gestores de fundo da Alpha Magazine, que considera as taxas de administração cobradas.

Máquina à frente nas decisões
Mais intrigante é a maneira que a Renaissance opera. A firma sediada na pequena cidade de East Setauket, no estado de Nova York, conta com aproximadamente 200 funcionários. Destes, apenas dois são formados em finanças e possuem carreira em Wall Street. O restante são estudiosos de astrofísica, matemática, linguística, ciência da computação ou estatística. Cerca de um terço é Phd em sua área.

Simons é referência quando se fala em fundos quantitativos. Utiliza softwares avançados para a tomada de decisões, fator que limita a exposição das operações às oscilações emocionais de seu gestor. Entre as modalidades difundidas por seus fundos, destaque para os "high frequency", modelos que se adaptam em tempo real a qualquer oscilação diária do mercado, propondo uma série de alternativas ao investimento instante por instante.

Os esforços dos mais de 200 cientistas da Reinassance vão para o desenvolvimento de modelos matemáticos complexos, cuja proposta é analisar e executar as ordens automaticamente. A cada variação do intraday, alguns de seus modelos geram centenas de respostas em segundos, incorporando qualquer informação ou variável. As ordens são soltas não por gestores, mas pelos computadores.

A fórmula secreta
Como James Harris Simons não comenta sobre suas estratégias, alguns chegam a questionar a possibilidade de, lá na frente, seu fundo se provar uma nova pirâmide Madoff. Mas o Medallion, por exemplo, já foi fechado para novos aportes, atualmente administrando mais de US$ 7 bilhões. Atualmente, trabalha com recursos apenas de Simons e seus funcionários. Caso alguém saia prejudicado, serão eles mesmos.

Em 2003, dois funcionários que haviam trabalhado na Renaissance revelaram alguns segredos de Simons. Seus modelos utilizam informações dos livros de ofertas, de ordens que ainda não haviam sido executadas. Como exemplo, identifica uma grande venda de determinado ativo e formula opções centavos antes, usando aquela ordem para cobrir simultaneamente sua posição.

20 anos à frente
Fica nisto. A ausência de maiores informações também responde ao fato dos empregados de Simons não terem do que reclamar. Poucos deixaram a Reinassance até hoje, seja pelos bônus milionários, seja pela simplicidade, pelo bom humor ou pela preocupação demonstrada com seus funcionários. O curioso restante de Wall Street trata o gestor como mito.

A possibilidade de sempre bater o mercado é vista com muito ceticismo. Ao longo dos anos, alguns argumentos pesam contra esta tese, como a performance ruim de Buffett em 2008, a queda do LTCM - Long Term Capital Management - no final da década de 1990, ou a pausa de Soros alguns anos atrás. Enquanto não se prova o contrário, Simons segue na frente dos índices.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

COLUNA DA ANA MARTHA




CORRENTES E INTERNET

Um dos meus maiores pavores ao abrir a caixinha de correspondência antigamente, era encontrar um papelzinho dobrado, escrito a mão, ou um envelope em branco sem destinatário nem remetente. Ai, recebi uma corrente!

Sem ter vinte a cinquenta pessoas para repassar, sem coragem para colocar em caixas alheias (meus pais sempre me ensinaram a nunca desejar para os outros o que não queria para mim), sem dinheiro para pagar Xérox e uma preguiça terrível que me impedia de copiar a corrente vinte vezes, meu destino se selava: estaria condenada a morrer esmolando, com feridas fétidas pelo corpo, ardendo no inferno.

Com o tempo, aprendi a burlar a caixa de correspondência; se visse qualquer coisa suspeita que aparentasse ser uma corrente, eu fazia de conta que não via, e deixava lá. Afinal, o guardião da corrente devia estar tão ocupado em destruir a vida dos “quebradores de corrente” que nem iria perceber que eu o enganava.
Surgiu a Internet!
Certo dia, abri a caixa de e-mail. Lá estava, uma linda mensagem:
– Oba, uma coisa para começar o dia feliz.
Abri sem pestanejar:
– Olha só, o mala456@.com se lembrou de mim! Vale a pena ter amigos? Ele só me deseja coisas boas e lembra que tem alguém olhando por mim! Opa, o que é isto no fim da mensagem? É o passado que resolve me assombrar (todos aqueles guardiões de correntes os quais burlei resolveram se vingar?!!!)

Se repassar esta mensagem para 20 pessoas uma coisa muito boa vai me acontecer... Se não repassar? E se não tiver 20 pessoas para repassar? Repassar para o Shoptime, a Saraiva e o Bordado Inglês, serve? Conta uma só pessoa ou posso fazer uma média dos funcionários? Posso repassar 20 vezes para mim? Não chego a ter 20 personalidades, mas umas 5 eu consigo numa boa.

Na vida tudo é aprendizado. Aprendi rapidinho a burlar as cibercorrentes: quando abro sem saber o que é (são sorrateiras, não se apresentam como tal) e começo a ler, minha mão direita sobre o mouse, involuntária, escorrega e apaga a mensagem.
– Viu, não tive culpa de não saber usar a computador!...


Ana Martha Jaeger – Campinas/SP

RENATE GIGEL - O QUE AS MULHERES PENSAM SOBRE...





20 DE JULHO - DIA INTERNACIONAL DO AMIGO






Aos amigos e amigas !!!!!

FELIZ DIA DO AMIGO

Com muito carinho.

Renate