sábado, 7 de novembro de 2009

PAPO DE CULTURA - Ione Jaeger


Ione Jaeger


CONFIRA ATRAÇÕES NA FEIRA DO LIVRO



CHASQUE DE CULTURA NA FEIRA DO LIVRO

Estarei em dois momentos na Feira do Livro de Porto Alegre/2009, autografando conforme programação abaixo. Espero encontrá-los para essa confraternização cultural.


Saudações.

Cláudio Pinto de Sá
(51) 3018 7015





SEGUNDA-FEIRA =

DIA 09 DE NOVEMBRO = 18:00hs.



Livro = VOZES DO PARTENON LITERÁRIO

Livro da Sociedade Partenon Literário

.........................................................................................

.........................................................................................





SEXTA-FEIRA =

DIA 13 DE NOVEMBRO = 16:00hs



Livro = Coletanea VITÓRIAS

Livro da Associação Artística e Literária A Palavra do Século XXI

MARCELO SGUASSABIA

JOHN IN THE SKY











Que me perdoem a demora, mas só agora, depois de tantos anos, me autorizaram uma comunicação. Tenho pouco tempo e terei que ser breve e incisivo, como as letras das minhas canções após o fim do conjunto.






Sabe Yoko, Deus sabe o quanto eu queria encontrar alguém cabeça feita, com os olhos puxados e cabelos caindo pela cintura, que me lembrasse seu layout nos sixties e me fizesse companhia enquanto você não chega. Mas os japoneses são longevos e os mortos vêm pra cá com a aparência que tinham no desencarne. Então torço para que você bata as botas o quanto antes,de forma a chegar aqui em condições desfrutáveis. O que me deixa apreensivo é que você já passou dos 70 e eu continuo com meus quarentinha recém-completados, you know?






Eu queria dizer algo a respeito daquele mosaico que fizeram em minha homenagem no Central Park, com a palavra “Imagine”. Acho que a intenção foi boa mas o resultado estético ficou aquém da intenção. Por favor, destruam aquilo a picaretas e peçam a Yoko para que crie algo ao seu estilo, como nos velhos tempos. Ela conhece meu gosto e sabe o que quero dizer. Sou crítico e perfeccionista, sempre fui. Perguntem ao George Martin e ele confirmará que, por mim, regravaria a obra inteira dos Beatles, desde “Love me do”. Inclusive “Love me do”. Principalmente “Love me do”. Aliás, onde estávamos com a cabeça quando fizemos “Love me do”?






Há muita lenda envolvendo meu nome, e elas só cresceram de 1980 para cá. A história de que o comercial de cereal na TV inspirou “Good Morning” tem fundamento, mas quanto à balela de que “Lucy in the Sky with Diamonds” não queria dizer LSD, de que foi só uma coincidência, ora vamos, come on... Eu precisaria estar muito drogado para inventar aquela história do desenho que o Julian fez na escola, e devo admitir que estava! Ah, e como estava.






Para dar um basta definitivo aos boatos que persistem até hoje, o Paul não está morto coisa nenhuma. Caso contrário ele já teria incorporado não só um médium, mas toda uma assessoria de imprensa mediúnica para um ghost-pronunciamento em rede mundial, com posterior lançamento em CD, DVD e Blu-Ray. E Elvis, acreditem, também não está morto, a menos que tenha ido para o inferno e esteja por lá devorando seus sanduíches de pasta de amendoim.






Rebatizem, por favor, o Aeroporto de Liverpool – que leva o meu nome e tem como slogan “Above us only sky”. Nem morto eu compactuaria com isso.






Parem de peregrinar por Abbey Road e cruzar a faixa de pedestres. Outro dia um sujeito ficou olhando demais para a câmera na hora de tirar a foto e meia hora depois estava me pedindo autógrafo aqui em cima. Sério, guys. Procurem pela massa de tomate ainda fresca debaixo do ônibus Route 139. O nome da vítima é Thomas Allen Silverstone, veio de Denver para uns dias de turismo em Londres e mexia com seguros.






Também aproveito para fazer, desta vez além-túmulo, o mea culpa sobre aquela declaração que dei em 66, dizendo que éramos mais populares que Jesus Cristo. Tenho por aqui uma legião razoável de fãs, mas uma disputa com o filho do Homem seria ridícula. Mesmo na época em que eu tinha aquela barba comprida.



© Direitos Reservados

Marcelo Sguassábia



Correio Popular - Campinas

Jornalzen - Campinas


O Municipio - São João da Boa Vista

www.consoantesreticentes.blogspot.com


www.comunique-se.com.br (São Paulo)


www.revistaparadoxo.com (Rio de Janeiro)


www.riototal.com.br (Rio de Janeiro)


www.letraselivros.com.br (Fortaleza)


www.kplus.com.br (Campinas)


www.mhariolincoln.jor.br (Curitiba)


www.redeultra.com.br (São Paulo)


www.maisinterior.com.br (São Carlos)


www.abarata.com.br (São Paulo)


www.itu.com.br (Itu)


www.uraonline.com.br (Uberaba)


www.vinhedonet.com.br (Vinhedo)


www.ubaweb.com (Ubatuba)


www.viafanzine.jor.br (Belo Horizonte)


www.conexaomaringa.com (Maringá)


www.jornalorebate.com.br (Macaé)


www.jornalismopolitico.com (Belém)


www.zendog.com.br (Campinas)


www.simplicissimo.com.br (Porto Alegre)


www.vanguardabahia.com.br (Guanambi)


www.jornalpolegar.blogspot.com (Novo Hamburgo)

PAPO DE CULTURA - Benedito Franco

No final da década de 50, depois de anos no internato e sem visitar a casa paterna, quando lá cheguei, conheci o liquidificador, a panela de pressão, a geladeira em casa, com o pingüim de louça em cima, e a conga, as vasilhas de plástico, o velotrol - que desaprovei - o rádio de pilha e a popularização da meia de nylon, da caneta esferográfica e do óleo de cozinha... e o banheiro dentro de casa, com banheira e chuveiro elétrico – aposentaram-se os pinicos! Na época, a Celma, minha irmã, falava-se, foi a primeira fabricianense a se formar no segundo grau, com direito a missa solene e presença do Prefeito, Sr. Rufino. E Fabriciano já tinha até mesmo um colégio onde se podia estudar os quatro primeiros anos do ginásio.





CORONEL FABRICIANO - Juventude



004 – Xinganinha



Uma figura destemida e temida na igreja matriz de Fabriciano, MG, era a arrumadeira Cianinha. Zelosa ao extremo. Dona da igreja. Vivia se encrespando com os meninos, principalmente quando iam ao catecismo – apelidada por eles de Xinganinha.

A Cianinha tratava-me muito bem. Apesar disso, invocava até mesmo com os Santos e suas imagens. Limpava o Crucifixo e ele soltou-lhe das mãos e foi ao chão. Não perdeu tempo: apanhou-o e, ao colocá-lo em cima do altar, brava como sempre, após um tremendo palavrão, falou brava: - Seu lugar é aqui!

Mirian, Darcy e a Rose, meus irmãos, tomaram broncas e mais broncas da Xinganinha – ela muito séria e compenetrada em seus afazeres eclesiásticos. Eles, apesar de broncas e mais broncas, levavam tudo na brincadeira.

Quando a Cianinha chegou ao céu, Jesus deve ter-lhe puxado uma das orelhas... e Nossa Senhora olhou-a meio de soslaio... depois receberam-na de braços abertos.





026 - Durmo numa boa!



No Clube Sete de Setembro, os bailes eram animados pelas danças dos Pereiras – entre eles a Aparecida, a Lélia, o Piu, o Nelson, o Sílvio, a Arlete, uma morena de um corpo escultural, e a Sônia - Miss Sete Lagoas, para onde seu pai, tio Totônho, Antônio Pereira, se mudou.

O palco do Clube, onde o conjunto tocava, era parede e meia com o quarto do Zé Luis, um aposentado novo, na Pensão da Baiana. Eu questionava o Zé, como ele conseguia dormir com a orquestra tocando a noite inteira, sem que seu quarto e o palco possuíssem nem sequer laje para abafar um pouco o barulho dos instrumentos:- “Numa boa, respondia-me ele. Só nas primeiras vezes é que me incomodou”. Acreditem!





032 - A varanda do Moacyr



O Moacir do Sô Quincas Farmacêutico gostava de jogar sinuca no bar ao lado da loja de papai. Sô Quincas, fez somente o grupo, era aquele médico de família que dava injeção na gente! Moacyr possuía um taco profissional, composto de pedaços que se encaixavam. Era o bamba! A bicicleta, de cor alumínio, também um sucesso - ele se equilibrava de mil e uma maneiras e a gente achava o máximo. Gordo, sempre vestido de linho. Admirava como a magrela agüentava tanto peso!

Sô Quincas detestava o Moacir deixar a farmácia para jogar sinuca. Certo dia entrou no bar e quebrou o taco profissional nas costas do filho.

Moacir nunca mais saiu de casa - tomou conta da farmácia, não deixando mais seu pai trabalhar. Construiu uma pequena varanda dando para o corredor ao lado da farmácia, para onde abria a janela de seu quarto. Ali recebia os inúmeros amigos com quem batia longos e prazerosos papos e comerciavam. Compra de lotes, casas e carros realizavam-se naquela pequena varanda e corredor – a qualquer hora havia gente por lá. O carro servia para os amigos olharem as casas e lotes a comprar ou comprados. Uma única vez o Moacir deu uma volta para conhecer a Usiminas, recém instalada em Ipatinga. O solteirão deixou fortuna!



Benedito Franco



Gostou?... Repasse para os amigos! Veja também: www.paralerepensar.com.br/beneditofranco.htm

Vamos doar sangue? Se você não pode, encaminhe um parente ou um amigo!

SEU DINHEIRO - Luiz Percy Denardin


Denardin Assessoria Empresarial












































MERCADO 06/11/09



William von der Goltz

Import / Export Manager / Downes & Reader Hardwood Co

Segue abaixo, novo comentário do William , economista e empresário domiciliado nos USA nos últimos 30 anos.

"O Plano Viagra do Obama obteve um resultado positivo no primeiro trimestre, com um PIB de 3.5%, ou seja, acima dos 3,2% esperado pelos economistas. Naturalmente que tudo tem a ver com a velha matemática governamental, pois Obama injetou 787 bilhões de dólares através de programas como, “Cash for Clunkers”, (venda de carros novos com crédito de até $4,000 dólares para carros já fadados ao ferro velho), credito para compra de casas para primeiros compradores e outros. Foi uma forma de evitar que a indústria automobilística fosse a falência, quebra do sistema bancário, e dispensa maciça de servidores públicos, entre policias, professores e outros profissionais. Sendo o consumo responsável por 2/3 do PIB americano é muito fácil entender o resultado. A verdade é que a taxa de desemprego continua alta. Na realidade esse resultado não reflete o dia a dia do americano, pois existe muita incerteza, o que é péssimo para o consumo, pois ainda há um perigo de uma recessão maior ou na melhor das hipóteses uma retomada lenta do crescimento. Historicamente falando, Obama esta se baseando em uma solução tipo “New Deal” do presidente Franklin D. Roosevelt em 1933 que colocou muita gente a trabalhar com o projeto “Civilian Conservation Corps”. A única forma de sustentar este índice e diminuir a taxa de desemprego, será com mais incentivos bilionários. No meu ponto de vista dentro em breve o presidente vai despejar uma enxurrada de planos para todos os tipos de atividade, como recuperação da infra-estrutura, estradas, ferrovias e outros menores para pequena e média empresa."

Lá fora, as principais bolsas americanas no momento próximas da estabilidade, as europeias encerraram sem tendência definida. Após registrar ganhos ontem as empresas de matérias-primas fecharam o pregão em baixa, com os preços das principais commodities também recuando. Um dos principais indicadores do mercado de trabalho dos EUA, o Employment Report decepcionou as projeções, com corte de 190 mil postos de trabalho, ante consenso de 175 mil vagas fechadas, e a taxa de desemprego atingiu 10,2%, o maior número em 26 anos.





Por aqui, com os mercados globais sem tendencia definida, e no fechamento local Wall Strett próximo da estabilidade, o indice doméstico que no início da tarde começava a amenizar as perdas, acabou cedendo e encerrou com perdas, embora na semana tenha acumulado alta de 4,75%. Oscilando entre os 64.466 pts. e os 65.093pts, com um volume um financeiro de R$ 5,78 bilhões, o IBOVESPA acabou fechando aos 64.466 pontos, representando uma queda de 0,54% em relação ao fechamento anterior. Em movimento lateral, ainda em Linha de Tendência de Alta.

As maiores altas do dia ficaram por conta das Lojas Americ PN ( 7,29% ), Lojas Renner ON ( 3,28 % ), Gol PN ( 2,84% ), Telesp PN ( 2,22% ) e Usiminas PNA ( 1,92% ). As maiores perdas do dia ficaram por conta da B2W Var ON ( 5,02% ), JBS ON ( 3,80% ), Gerdau PN ( 2,96% ) Telemar ON ( 2,59% ) e Gerdau Met PN ( 2,44% ).

Já o dolar comercial, em sessão de volatilidade nos mercados, manteve a trajetória vista durante toda a semana e fechou em queda pela quarta sessão consecutiva. A moeda norte-americana fechou cotada hoje a R$1,7180 representando uma queda de 0,23% em relação ao fechamento anterior. Acumula no mes desvalorização de 2,22% e no ano de 2009 a desvalorização chega a 26,40%. No mercado paralelo foi negociada R$1,8300, representando um ágio de 6,52% em relação ao dólar comercial.

INDICES INTERNACIONAIS

Dow Jones - alta de 0,06% ( 18:40 )

Standard & Poor’s 500 - alta de 0,09% ( 18:40 )

Nasdaq - alta de0,198% ( 18:40 )

FTSE 100 - alta de 0,33%

Nikkei - alta de 0,74%

Merval - queda de 0,11% ( 05/11 )

WINFUT queda de 0,84% - 65.000,00pontos - no ano 71,05%

IBOVESPA queda de 0,54% - 64.466,13 pontos - no ano 71,68%

Segue abaixo o fechamento de hoje dos principais ativos e ao lado o resultado acumulado de 2009.

- BVMF3 queda de 0,49% - 12,30 ( MIN 12,22, MAX 12,55 ) no ano 108,83%

- PETR4 queda de 0,96% - 36,05 ( MIN 35,89, MAX 36,74 ) no ano 57,84%

- VALE5 queda de 0,69% - 41,61 ( MIN 40,87, MAX 42,13 ) no ano 74,30%

- GGBR4 queda de 2,96% - 27,22 ( MIN 26,80, MAX 28,07 ) no ano 80,74%

- ITUB4 queda de 0,44% - 36,54 ( MIN 35,72, MAX 36,84 ) no ano 40,00%

- CSNA3 queda de 1,78% - 59,70 ( MIN 59,00, MAX 61,31 ) no ano 105,86%

- USIM5 alta de 1,92% - 47,80 ( MIN 46,72, MAX 48,00 ) no ano 80,24%

- CYRE3 queda de 0,67% - 23,90 ( MIN 23,01, MAX 24,55) no ano 163,22%

- RSID3 queda de 0,92% - 12,89 ( MIN 12,15, MAX 13,20 ) no ano 248,38%

IBOVESPA - Chegou a subir 0,4% nos primeiros 10 minutos da sessão, quando atingiu a máxima do dia. Não sustentou e por volta das 11;50 atingiu a minima do dia, chegando a perder 1,9% em relação a abertura. Acabou fechando aos 64.466 pontos, representando uma queda de 0,54% em relação ao fechamento anterior. Em movimento lateral, ainda em Linha de Tendência de Alta.

MIN do dia 63.586 pontos / MAX do dia 65.093 pontos

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Feira da Música será lançada na segunda-feira

Na próxima segunda-feira, 9 de novembro, no Espaço Cultural Albano Hartz (Calçadão Oswaldo Cruz), será realizado um café da manhã de lançamento da Feira da Música do Sul, que irá ocorrer de 19 a 22 de novembro, nos pavilhões da FENAC. O evento tem início marcado para as 8h30. Participam do evento o prefeito de Novo Hamburgo, Tarcísio Zimmermann, a secretária de Cultura, Anita de Oliveira, a diretora de Cultura, Ariadne Decker e o deputado estadual Ronaldo Zülke.



Sobre a Feira da Música

A primeira edição da Feira da Música do Sul, que tem o apoio da Secretaria de Cultura de Novo Hamburgo, tem o objetivo de oportunizar um encontro entre os trabalhadores que fazem parte desta área e entre a comunidade, além de contribuir para o processo de articulação e organização dos agentes de cultura do estado. Tudo isso promovido por meio de eventos que terão entrada gratuita. A programação da Feira da Música do Sul inclui mostra de produtos e serviços (espaço onde estarão em exposição artigos que compõem a cadeia produtiva da música), rodada de negócios (espaço específico onde artistas e empresários da música se encontrarão para trocar informações, apresentar projetos e firmar futuros negócios), painéis e oficinas (onde serão realizados debates sobre os mais variados temas) e shows de artistas como Nei Lisboa, Renato Borguetti, Elton Saldanha, Neto Fagundes, além de orquestras e coros.



Mais informações podem ser consultadas no site: www.feiradamusicadosul.com.br.



O quê: Lançamento da Feira da Música do Sul em Novo Hamburgo.

Quando: Segunda-feira, 9 de novembro, às 8h30

Onde: Espaço Cultural Albano Hartz (Calçadão Oswaldo Cruz).

Crianças escolherão o Papai Noel de Novo Hamburgo

O Papai Noel de Novo Hamburgo será escolhido por crianças da cidade. Ao todo 60 pequenos hamburguenses encaminharam para a Secretaria de Cultura (SECULT) uma cartinha pedindo para serem jurados do concurso que irá eleger o Papai Noel oficial do Natal dos Sinos. Já o concurso de Papai Noel recebeu 12 inscrições. O vencedor irá participar de todas as atividades da programação do natal no Município, além de receber a chave da cidade das mãos do prefeito Tarcísio Zimmermann. A escolha do Papai Noel será definida no dia 14 de novembro, a partir das 14 horas, no Espaço Cultural Albano Hartz. Segundo a diretora de Cultura, Ariadne Decker, serão escolhidas dez crianças que formarão o júri. “Das 60 cartinhas, escolheremos as dez crianças que certamente escolherão o melhor representante, afinal, elas são o principal motivo do Papai Noel ser um dos símbolos do natal em todo o mundo”, diz.



Concurso de jingles recebeu nove inscrições

O Concurso de Jingles de Natal recebeu nove inscrições. As produções disputam o título de trilha sonora oficial do Natal dos Sinos de Novo Hamburgo. A escolha também será realizada no dia 14 de novembro, por uma comissão composta por cinco jurados, dos quais serão dois músicos, um representante da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), um representante do Sindilojas e um representante das agências publicitárias da Prefeitura. O autor do jingle vencedor, além de ter sua música tocada em todos os eventos do Natal dos Sinos, receberá um prêmio em dinheiro e uma vale compras em uma loja do Município.

SEU DINHEIRO - Luiz Percy Denardin


Denardin Assessoria Empresarial











VISUALGRAF

- IMPRESSÃO DE GRANDES FORMATOS


- FACHADAS DE EMPRESAS


- OUTDOORS E BACKLIGHTS


- PERSONALIZAÇÃO DE CARROS


SOLICITE ORÇAMENTO E VISITA


FONE: 3556-3535 ou


9102-9081






Denardin Assessoria


Empresarial


- CONSULTORIA FINANCEIRA


- INVESTIMENTO EM AÇÕES


- PROJETOS PARA FINANCIAMENTOS


- ASSESSORIA GERENCIAL


GANHE MAIS DINHEIRO


FONE: 3207-3026 ou


9989-2757






MERCADO 05/11/09





MUD@ANÇAS @CONTECEM - Parte 3

"Estamos vivendo tempos exponenciais! Você sabia que o número de mensagens de texto, transmitidas todos os dias excede a população do planeta? Que existem cerca de 540.000 palavras na língua inglesa e que isso representa 5 vezes mais do que havia na época de Shakespeare? Que mais de 3.000 novos livros são publicados diariamente? Estima-se que a quantidade de nova informação gerada no mundo este ano é maior do que toda a informação acumulada nos últimos 5.000 anos ? Que a quantidade de informação técnica dobra a cada ano ? Para os estudantes isso significa que metade do que se aprende no primeiro anos de faculdade, estará ultrapassado no terceiro ano ? Estudos prevêem que em 2.010 o conhecimento humano dobrará a cada 72 horas ? E que isto significa que todo o profissional necessita de permanente atualização ? E você, tem se atualizado ?


Você sabia que a informação está cada vez mais se utilizando dos meios digitais? Que fibras óticas de terceira geração, recentemente testadas pela NEC e Alacatel , conduzem 10 trilhões de bits por segundo em um único fio ? E que isso equivale a 1.900 CDs ou 150 milhões de ligações telefônicas simultâneas a cada segundo? Que a cada seis meses este número triplica ? Que já existem cabos e fibras suficientes e que se faz hoje é apenas melhorar as conexões com custo praticamente zero ? Que tudo indica que, muito em breve, o papel eletrônico estará mais barato que o papel real ?"



Lá fora, as bolsas americanas apresentam ganhos e as principais bolsas europeias encerraram em alta nesta quinta-feira, com os investidores avaliando as novas taxas de juros para Europa e Inglaterra, além dos indicadores positivos nos EUA.O Banco Central Europeu manteve a taxa básica de juros da região na mínima histórica de 1% ao ano, confirmando a previsão do mercado, bem como o Banco Central da Inglaterra manteve a taxa de juros, a 0,5% ao ano, também recorde de baixa. As mineradoras também registraram ganhos no pregão, com confiança de queda do dólar, os preços das commodities subiram e as ações das principais mineradoras e empresas de matéria-prima avançaram..



Por aqui, na esteira dos mercados globais, o indice doméstico voltou a encerrar com ganhos, em sua terceira sessão consecutiva. Oscilando entre os 63.699 pts. e os 64.829pts, com um volume um financeiro de R$ 5,460 bilhões, o IBOVESPA acabou fechando aos 64.815,72 pontos, representando uma alta de 1,41% em relação ao fechamento anterior. No diário em Linha de Tendência de Alta, com próxima RES ainda nos 65.089 pontos.

As maiores altas do dia ficaram por conta do Vivo Part PN ( 5,19% ), Brasil Tel PN ( 4,05% ), Gafisa ON ( 3,85% ), Eletropaulo PNB ( 3,78% ) e Brasil T Par PN ( 3,65% ). As maiores perdas do dia ficaram por conta da JBS ON ( 2,59% ), Souza Cruz ON ( 2,14% ), Brskem PNA ( 2,09% ), Embraer ON ( 1,91% ) e CCR Rod ON ( 1,10% ).

Já o dolar comercial, acompanhando o bom humor dos mercados, operou o intraday no campo negativo, e encerrou esta quinta-feira em queda pela terceira sessão consecutiva. A moeda norte-americana fechou cotada hoje a R$1,7220 representando uma queda de 0,46% em relação ao fechamento anterior. Acumula no mes desvalorização de 1,99% e no ano de 2009 a desvalorização chega a 26,23%. No mercado paralelo foi negociada R$1,8300, representando um ágio de 6,27% em relação ao dólar comercial.


INDICES INTERNACIONAIS

Dow Jones - alta de 2,09 ( 19:00 )

Standard & Poor’s 500 - alta de 1,84% ( 19:00 )

Nasdaq - alta de 2,18% ( 19:00 )

FTSE 100 - alta de 0,35%

Nikkei - queda de 1,29%

Merval - queda de 0,11%

WINFUT alta de 1,61% - 65.500,00pontos - no ano 72,37%

IBOVESPA alta de 1,41% - 64.815,72 pontos - no ano 72,61%

Segue abaixo o fechamento de hoje dos principais ativos e ao lado o resultado acumulado de 2009.

- BVMF3 alta de 3,00% - 12,36 ( MIN 11,87, MAX 12,41 ) no ano 109,85%

- PETR4 alta de 1,96% - 36,40 ( MIN 35,62, MAX 36,40 ) no ano 59,37%

- VALE5 alta de 0,77% - 41,90 ( MIN 41,10, MAX 41,90 ) no ano 75,39%

- GGBR4 alta de 2,04% - 28,05 ( MIN 27,62, MAX 28,28 ) no ano 86,25%

- ITUB4 alta de 0,82% - 36,70 ( MIN 35,91, MAX 36,70 ) no ano 40,61%

- CSNA3 alta de 0,63% - 60,78 ( MIN 59,71, MAX 61,15 ) no ano 109,59%

- USIM5 alta de 1,08% - 46,90 ( MIN 46,02, MAX 47,15 ) no ano 76,85%

- CYRE3 alta de 2,17% - 24,06 ( MIN 23,31, MAX 24,27) no ano 164,98%

- RSID3 alta de 3,25% - 13,01 ( MIN 12,18, MAX 13,01 ) no ano 251,62%

IBOVESPA - Decorreu o intraday em canal de alta, tendo atingindo a máxima do dia pouco antes do término da sessão. Acabou fechando aos 64.815,72 pontos, representando uma alta de 1,41% em relação ao fechamento anterior. No diário em Linha de Tendência de Alta, com próxima RES ainda nos 65.089 pontos.

MIN do dia 63.699 pontos / MAX do dia 64.829 pontos

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

DIRETO DO RIO DE JANEIRO - Nelson Tangerini

OS TANGERINI



Nestor Tangerini e Nelson Tangerini [pai e filho].


Nov. 2009.

 foto de Cristina de Andrade.


Nelson Tangerini

ORQUESTRA DE SOPROS FAZ CONCERTO DIA 15


Novo Hamburgo é escolhida para desenvolver projeto com idosos

Uma iniciativa para contar a vida dos idosos. Essa é a proposta de “Nossa História, Nosso Olhar”, trabalho desenvolvido pela Coordenadoria do Idoso do Estado do Rio Grande do Sul. O projeto, que selecionou histórias de 15 municípios gaúchos para compor um livro, escolheu as cidades de Novo Hamburgo e Santa Rosa para implantar a ideia com recursos do governo estadual. A finalidade é desenvolver um programa de valorização dos contos e lições de vida da terceira idade.

Novo Hamburgo, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Pessoas Idosas (CPIdosos), vai trabalhar na capacitação de pessoas que trabalham com idosos, para inserir uma nova metodologia de trabalho, na qual trabalha-se contando histórias, com a finalidade de fortalecer a memória dos idosos. “É uma realização muito grande para a Coordenadoria, pois poderemos investir na capacitação daqueles que trabalham com os idosos, sejam enfermeiros, fisioterapeutas ou outros. É um projeto muito interessante e Novo Hamburgo merece ter a oportunidade de implantá-lo aqui”, comemora a coordenadora da CPIdosos, Jane Barbosa.



Idosos de Novo Hamburgo contam suas histórias em livro

Junto do projeto “Nossa História, Nosso Olhar”, a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Pessoas Idosas (CPIdosos) de Novo Hamburgo comemora a seleção de sete textos, todos produzidos por hamburguenses, que integrarão o livro “RS Idoso: Nossa História, Nosso Olhar”. Foram selecionadas pela coordenadoria as histórias de Clair Teresinha Silveira, Teresinha Arlete Lopes, Pedro Antenor Paz, Elaine Fisch, Michela Kroth, Dulce Schmitz e Teresinha Prates Maciel. Para a coordenadora da CPIdosos, Jane Barbosa, a iniciativa valoriza a vida desse público. “É uma satisfação e um orgulho muito grande, conseguir participar deste projeto e fazer com que alguns dos nossos idosos possam contar suas histórias em um livro, e lançá-lo com uma sessão de autógrafos, isso valoriza a vida deles”.

SEU DINHEIRO - Luiz Percy Denardin


Denardin Assessoria Empresarial











VISUALGRAF

- IMPRESSÃO DE GRANDES FORMATOS


- FACHADAS DE EMPRESAS


- OUTDOORS E BACKLIGHTS


- PERSONALIZAÇÃO DE CARROS


SOLICITE ORÇAMENTO E VISITA


FONE: 3556-3535 ou


9102-9081






Denardin Assessoria


Empresarial


- CONSULTORIA FINANCEIRA


- INVESTIMENTO EM AÇÕES


- PROJETOS PARA FINANCIAMENTOS


- ASSESSORIA GERENCIAL


GANHE MAIS DINHEIRO


FONE: 3207-3026 ou


9989-2757






MERCADO 04/11/09





MUD@ANÇAS @CONTECEM - Parte 2

"Você sabia que nos EUA, mais da metade dos profissionais trabalha há menos de cinco anos na mesma empresa ? Sómente 25% destes profissionais permanecem na mesma empresa por mais de um ano. Segundo a ONU, os estudantes de hoje passarão por dez a catorze empregos até os 38 anos de idade.

Você sabia que as dez profissões que serão indispensáveis em 2.010 sequer existima em 2.004 ? Ou seja, estamos preparando estudantes para profissões que ainda não existem , que utilizarão tecnologias que ainda não forma inventadas, para resolver problemas que ainda não sabemos que existem.

Você sabia que as pessoas estão indo cada vez mais para a Internet? No ano passado, nos EUA, um em cada oito casais se conheceu pela Internet ? No anos passado, mais de 106 milhões de usuários estavam registrados no MySpace ? Hoje hà mais de 50 milhões de usuários no Orkut ? Que se o MySpace fosse um país, ele seria o 11º maior do mundo, e estaria entre o Japão e o México ? Que o Orkut seria o 24º , entre a Itália e a Coréia do Sul ?

Você sabia que 2,7 bilhões de perguntas são feitas ao Google a cada mês ? A quem perguntávamos AG ( Antes Google ?"

Lá fora, as principais bolsas europeias encerraram em em alta nesta quarta-feira, beneficiadas pela temporada de resultados e a alta das commodities, puxando empresas de matéria-prima e mineradoras. Nos Estados Unidos, dois indicadores divulgados vieram abaixo do esperado. O ADP Employment, trazendo o nível de emprego de outubro no setor privado do país, mostrou fechamento de 203 mil vagas fechadas em outubro, ante projeção de 198 mil cortes. Já para o setor de serviços o ISM Services registrou 50,6 pontos, resultado inferior às projeções de analistas, que estavam em torno de 51,5 pontos, valendo lembrar que abaixo de 50 pontos o indicador indica contração. As mineradoras também registraram ganhos no pregão, com confiança de queda do dólar, os preços das commodities subiram e as ações das principais mineradoras e empresas de matéria-prima avançaram.



Por aqui, na esteira dos meracados globais, o indice doméstico voltou a ebcerrar com ganhos, emsua segunda sessão consecutiva, com destaque para a disparada dos papéis da JBS, que lideraram isolados os ganhos do índice. Oscilando entre os 62.649 pts. e os 64.142pts, com um volume um financeiro de R$ 6,60 bilhões, o IBOVESPA acabou fechando aos 63.912 pontos, representando uma alta de 2,03% em relação ao fechamento anterior. No diário em movimento lateral sinalizando LTA, com próxima RES nos 65.089 pontos.

As maiores altas do dia ficaram por conta do JBS ON ( 10,20% ), Cyrela R ON ( 6,46% ), Net PN ( 5,86% ), BMF&Bov ON ( 5,63% ) e Eletrobras ON ( 5,37% ). As maiores perdas do dia ficaram por conta da Braskem PNA ( 3,24% ), Sabesp ON ( 0,90% ), Bradesco PN ( 0,71% ), Light ON ( 0,65% ) e Eletropaulo PNB ( 0,63% ).

Já o dolar comercial, manteve a trajetória de ontem e apresentou nesta quarta-feira a sua segunda queda consecutiva. Segundo dados do Banco Central,o fluxo cambial do mes de outubro mostrou que a entrada de dólares no País continua sendo superior à saída, com um saldo positivo de US$ 14,598 bilhões representa o maior superávit registrado desde o mes de junho de 2007. A moeda norte-americana fechou cotada hoje a R$1,7320 representando uma queda de 0,80% em relação ao fechamento anterior. Aumula no mes desvalorização de 1,54% e no ano de 2009 a desvalorização chega a 25,89%. No mercado paralelo foi negociada R$1,8400, representando um ágio de 6,36% em relação ao dólar comercial.


INDICES INTERNACIONAIS

Dow Jones - alta de 0,40% ( 18:40 )

Standard & Poor’s 500 - alta de 0,50% ( 18:40 )

Nasdaq - alta de 0,27% ( 18,40 )

FTSE 100 - alta de 1,40%

Nikkei - alta de 0,42%

Merval - alta de 2,22%

WINFUT alta de 2,07% - 64.510,00pontos - no ano 69,76%

IBOVESPA alta de 2,03% - 63.912,57 pontos - no ano 70,21%

Segue abaixo o fechamento de hoje dos principais ativos e ao lado o resultado acumulado de 2009.

- BVMF3 alta de 5,63% - 12,00 ( MIN 11,50, MAX 12,00 ) no ano 103,74

- PETR4 alta de 0,42% - 35,70 ( MIN 35,51, MAX 36,25 ) no ano 56,30%

- VALE5 alta de 1,51% - 41,58 ( MIN 41,15, MAX 41,80 ) no ano 74,05%

- GGBR4 alta de 3,31% - 27,49 ( MIN 27,15, MAX 28,00 ) no ano 82,54%

- ITUB4 alta de 3,23% - 36,40 ( MIN 34,87, MAX 36,47 ) no ano 39,46%

- CSNA3 alta de 3,07% - 60,40 ( MIN 59,76, MAX 60,98 ) no ano 108,28%

- USIM5 alta de 1,07% - 46,40 ( MIN 45,80, MAX 47,65 ) no ano 74,96%

- CYRE3 alta de 6,46% - 23,55 ( MIN 22,50, MAX 23,60) no ano 159,36%

- RSID3 alta de 3,70% - 12,60 ( MIN 12,37, MAX 12,74 ) no ano 240,54%

IBOVESPA - Subiu 1,45% nos primeiros 10 min do pregão, e passou o restante do intraday em LTA, com a máxima do dia por volta das 13:40 horas. Acabou fechando aos 63.912 pontos, representando uma alta de 2,03% em relação ao fechamento anterior. No diário em movimento lateral sinalizando LTA, com próxima RES nos 65.089 pontos.

MIN do dia 62.649 pontos / MAX do dia 64.142 pontos

FOCO CRISTÃO - Cristian Dahmer





O TEXTO FORA DO CONTEXTO – 2ª PARTE






“Sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.”


(2 Pedro 1. 20-21, Bíblia Sagrada, Almeida Revista e Atualizada).





Os leitores assíduos de meus artigos semanais tiveram contato na última semana com uma mensagem onde eu falava sobre as interpretações equivocadas da Palavra de Deus, a Bíblia, quando algumas pessoas tentam explicá-la à sua maneira, retirando textos de seus contextos, e como isso é perigoso e leva a uma direção deturpada. Como infere a passagem acima, não é com o nosso “achismo” ou conveniência que devemos interpretar a Bíblia, mas sim, com a interpretação do Espírito Santo, que foi Quem a inspirou. Vamos analisar nesta semana outro texto para mostrar que, se quisermos entender a vontade Deus, temos que analisar as Escrituras Sagradas de uma maneira ampla e relacionada, e não apenas textos isolados. Peço, novamente, que leiam essa análise de maneira aberta, sem preconceitos religiosos. Não é meu intuito questionar a fé de alguém ou agredi-la, mas sim, estudar a verdade, segundo a Bíblia, para que todo aquele que crê em Jesus Cristo não seja enganado por ensinos de pessoas equivocadas em suas interpretações sobre a Palavra.






Alguns cristãos são devotos de nossa senhora, que representa Maria, mãe de Jesus. Esses cristãos inclusive a chamam de mãe e pedem sua intercessão junto ao Senhor Jesus. Mas o que a Bíblia diz sobre isso? Esta idéia da maternidade de Maria para com os cristãos foi deduzida de um texto extraído do livro de João. O texto é o seguinte: “Vendo Jesus sua mãe e junto a ela o discípulo amado, disse: Mulher, eis aí teu filho. Depois, disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. Dessa hora em diante, o discípulo a tomou para casa.” (João 19. 26-27). Sem nos deixar envolver por emoções, estudemos algumas informações para concluirmos o significado desse texto. Primeiro: Este texto, analisando o contexto, não tem nenhuma denotação espiritual, mas sim, material. Jesus disse para o discípulo cuidar da mãe dEle, e para Sua mãe cuidar do discípulo enquanto vivos. Jesus considerava (e considera) todos os seus seguidores como sendo de sua família, independente dos laços de sangue, como Ele mesmo afirmou em Lucas 8. 21: “[...] Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a praticam.” Outro texto que nos esclarece sobre essa dita intercessão é a afirmação do apóstolo Paulo a Timóteo: ”Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem” (1 Timóteo 2. 5 – ênfase acrescentada). Pensemos: Este texto cita três pessoas; Deus, o homem e Jesus entre eles. Não diz que existe uma quarta pessoa nessa ligação, muito menos que ela está entre o homem e Jesus. Se somente Jesus liga o homem a Deus, Maria fica fora de contexto quando se trata dessa intercessão. Ademais, a última aparição de Maria, mãe de Jesus, na Bíblia se dá em Atos 1. 14, onde ela não recebe nenhum destaque especial e apenas é equiparada com as demais mulheres. Maria, também, em nenhum lugar da Bíblia é citada como nossa intercessora junto a Jesus. Sendo assim, o contexto bíblico é muito claro ao advertir que só Jesus está vivo no meio espiritual para interceder por nós, e mais ninguém. Qualquer outra tese é ensinamento inventado por humanos.






Existem diversos outros assuntos que causam divergência entre os cristãos. A guarda do sábado como o quarto mandamento ordena (Êxodo 20. 8) é um dos que mais gera confusão. Entretanto, analisando o contexto geral da Bíblia, é possível concluir que este mandamento continua existindo atualmente. Questões como alimentação, vícios, divórcio, homossexualidade, entre outros, são assuntos geralmente interpretados de acordo com o pensamento de cada um. Mas a Palavra de Deus é clara quando se refere ao que Deus pensa sobre todos esses temas. O apóstolo Paulo afirma em 1 Coríntios 2. 16: “Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo.” O cristão deve se guiar pelo que Deus pensa, pois tem a mente de Cristo. Se eu sou cristão, mas não sigo o que Jesus ensinou, então eu estou apenas me enganando. E sobre todos os assuntos temos respaldo nas Sagradas Escrituras, basta termos disposição e humildade para lê-las, não com o nosso conhecimento humano, mas sim com o Espírito de Deus nos auxiliando e nos ensinando. Por isso devemos estudá-las de um modo relacionado, e não tirando conclusões de textos isolados. O princípio que deve ser seguido é que a Bíblia se auto-explica, e se há um texto que destoa de outros, devemos então ler o seu contexto. E se mesmo assim restarem contradições, temos que buscar em outros partes a compreensão daquele. Cristo não foi reconhecido pelos judeus como o Messias porque estes não conseguiram entender em suas escrituras o que se afirmava em relação a Jesus. E você, leitor, quer conhecer a Cristo verdadeiramente, ou quer apenas continuar fingindo que O conhece?




Caso você tenha dúvidas, comentários, ou queira se cadastrar para receber por e-mail os artigos semanais, mande um e-mail, sem anexos, para: meubaluarte@gmail.com . O Senhor Jesus mudou a minha vida e o meu caráter, e Ele com certeza fará essa mudança na vida de todos que o buscarem. Qualquer problema que você tenha, Jesus pode te libertar. Dívidas, doenças, vícios, depressão, insônia, inveja, prostituição, adultério, feitiço, separação. Ele está te chamando para te ajudar. Ele quer aliviar a sua dor. (Mateus 11.28-30).



Deus abençoe a todos com libertação, entendimento e salvação! CRISTIAN DAHMER

DIRETO DO RIO DE JANEIRO - Nelson Tangerini




A mídia do Rio de Janeiro conseguiu o que queria:



destruir três grandes clubes:


Vasco da Gama, Fluminense e Botafogo.


Só não destrói o Flamengo


porque tem interesses econômicos:


a emissora de tv ganha na audiência


da concorrente


e o jornal passa a vender mais.


Futebol é comércio. É uma das garras


do grande monstro chamado capitalismo selvagem.

NMT.

Prefeitura assinará pacto pelo enfrentamento da violência contra mulheres

Representantes do executivo dos municípios de todo o estado se reúnem, nesta quinta-feira, 5 de novembro, na Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS), em Porto Alegre, para a assinatura do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. O acordo foi instituído pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do Governo Federal (SPM) e tem a finalidade de envolver as cidades gaúchas para que exista um real combate da violência contra o público feminino. Para isso, as prefeituras integradas receberão recursos para desenvolver projetos nesta área.

O prefeito Tarcísio Zimmermann estará presente no evento, acompanhado da coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres de Novo Hamburgo, Fátima Fraga, e será um dos representantes municipais a assinar o documento. Com a adesão ao pacto, o Município deverá trabalhar na criação de um Centro de Referência e Atendimento da Mulher e uma campanha de combate a feminização da AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis. Os dois projetos, enviados em maio, já foram aprovados pela SPM.

A assinatura do pacto está dentro da programação do Fórum Estadual sobre Gestão de Políticas Públicas para Mulheres, evento que foi organizado e proposto pela Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CMulher) de Novo Hamburgo, juntamente com outras três cidades. Segundo a coordenadora hamburguense, o evento tem a finalidade de capacitar e orientar gestores públicos, além de discutir e realizar um diagnóstico das ações desenvolvidas no setor. “Nós ajudamos a pensar o evento, pois acreditamos que ele vai estimular novas iniciativas. O pacto é essencial para o desenvolvimento dos projetos que a coordenadoria vem programando e planejando”, declara Fátima.



Imprensa Prefeitura Novo Hamburgo

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

SEU DINHEIRO - Luiz Percy Denardin

Denardin Assessoria Empresarial












VISUALGRAF

- IMPRESSÃO DE GRANDES FORMATOS


- FACHADAS DE EMPRESAS


- OUTDOORS E BACKLIGHTS


- PERSONALIZAÇÃO DE CARROS


SOLICITE ORÇAMENTO E VISITA


FONE: 3556-3535 ou


9102-9081



Denardin Assessoria


Empresarial

- CONSULTORIA FINANCEIRA


- INVESTIMENTO EM AÇÕES


- PROJETOS PARA FINANCIAMENTOS


- ASSESSORIA GERENCIAL


GANHE MAIS DINHEIRO


FONE: 3207-3026 ou


9989-2757



























































MERCADO 03/11/09





MUD@ANÇAS @CONTECEM - Parte 1

"Você sabia que os meios de comunicação, a informática e a Internet estão globalizando e mudando o nosso mundo, mas quanto? Quem disse que o tamanho não importa? Países grandes vêm se tornando cada vez mais importantes no cenário mundial. A população mundial hoje ultrapassa 6,6 bilhões de pessoas, sendo que 20% destas pessoas estão na China e 17% delas estão na Índia. Juntos esses dois países tem mais de 1/3 da população mundial. Se considerarmos que apenas os 16% mais inteligentes da Índia, teremos mais pessoas de que toda a população do Brasil. Da China precisaríamos apenas de 14%. Ou seja, há mais pessoas inteligentes na China ou na Índia, do que pessoas no Brasil. Enquanto você lê estas considerações, 30 bebês nasceram no Brasil, 244 na China e 351 na Índia. Em breve, a China será o país que mais fala inglês no mundo.


Adivinhe que país é este:


- O mais rico do mundo;


- Com o maior exército;


- Centro mundial de negócios e finanças;


- Com o melhor sistema de educação;


- Líder em inovação e invenção;


- O modelo mundial de valor;


- Com o melhor padrão de vida do planeta;


ESTE PÁIS FOI A INGLATERRA NO ANO DE 1.900. "


Lá fora, as principais bolsas europeias encerraram em baixa nesta terça-feira, puxados pelos resultados decepcionantes e anúncios de que o Royal Bank of Scotland deve receber um segundo pacote de ajuda do governo britânico. Com o fim do horário de verão nos EUA, os principais índices norte-americanos operavam no campo negativo no fechamento da bolsa brasileira. No que se refera indicadores, nos EUA, o volume de encomendas à indústria aumentou em setembro pelo quinto mês consecutivo, subindo 0,9%, resultado que veio acima das expectativas dos analistas. Já a Comissão Europeia aumentou sua perspectiva de crescimento para a Zona do Euro em 2010, e pelas projeções do órgão, a economia local crescerá 0,7% no próximo ano, ante estimativa anterior de retração de 0,1%.







Por aqui, o indice doméstico iniciou a semana de pós-feriadão, com o indice doméstico conseguindo se descolar da instabilidade dos principais mercados internacionais e encerrou a terça-feira com avanço. Com o fim do horário de verão nos EUA, os principais índices norte-americanos operavam no campo negativo no fechamento da bolsa brasileira. Destaque para o setor financeiro, com o Itaú Unibanco divulgando seus resultados referentes ao terceiro trimestre de 2009, período em que contabilizou lucro líquido recorrente de R$ 2,687 bilhões, alta de 0,4% frente ao mesmo período do ano passado.

Oscilando entre os 60.723 pts. e os 63.237pts, com um volume um financeiro de R$6,59 bilhões, o IBOVESPA acabou fechando aos 62.643 pontos, representando uma alta de 1,78% em relação ao fechamento anterior. No diário em movimento lateral.

As maiores altas do dia ficaram por conta da Braskem PNA ( 5,56% ), Itausa PN ( 5,49% ), Itau Unib ON ( 5,32% ), Vivo Part PN ( 4,40% ) e Klabin PN ( 4,34% ). As maiores perdas do dia ficaram por conta da VCP ON ( 2,06% ), Cyrela R ON ( 1,69% ), TIM Part PN ( 1,69% ), Souza Cruz ON ( 1,67% ) e Aracruz PNB ( 1,52% ).

Já o dolar comercial, após operar no campo positivo durante a manhã, à medida que o humor dos mercados dava sinais de melhoria, foi perdendo forças no início da tarde, solidificando de vez sua trajetória negativa ao final da sessão. A moeda norte-americana fechou cotada hoje a R$1,7440 representando uma queda de 0,74% em relação ao fechamento anterior.Inicia então o mes acumulando desvalorização de 0,74% e no ano de 2009 a desvalorização chega a 25,29%. No mercado paralelo foi negociada R$1,8600, representando um ágio de 6,65% em relação ao dólar comercial.



INDICES INTERNACIONAIS

Dow Jones - queda de 0,49% ( 18:00 )

Standard & Poor’s 500 - alta de 0,24% ( 19:04 )

Nasdaq - alta de 0,40% ( 19:04 )

FTSE 100 - queda de 0,32%

Nikkei - queda de 2,31%

Merval - alta de 1,40%

WINFUT alta de 1,86% - 63.155,00pontos - no ano 66,20%

IBOVESPA alta de 1,78% - 62.643,50 pontos - no ano 66,83%

Segue abaixo o fechamento de hoje dos principais ativos e ao lado o resultado acumulado de 2009.

- BVMF3 queda de 0,35% - 11,36 ( MIN 11,13, MAX 11,45 ) no ano 92,87%

- PETR4 alta de 1,46% - 35,55 ( MIN 34,48, MAX 35,93 ) no ano 55,65%

- VALE5 alta de 3,83% - 40,96 ( MIN 38,81, MAX 41,17 ) no ano 71,45%

- GGBR4 alta de 1,18% - 26,61 ( MIN 25,30, MAX 27,38 ) no ano 76,69%

- ITUB4 alta de 5,25% - 35,26 ( MIN 33,55, MAX 35,64 ) no ano 35,10%

- CSNA3 alta de 0,51% - 58,60 ( MIN 56,70, MAX 59,80 ) no ano 102,07%

- USIM5 queda de 0,20% - 45,91 ( MIN 44,39, MAX 46,80 ) no ano 73,11%

- CYRE3 queda de 1,69% - 22,12 ( MIN 21,58, MAX 22,69) no ano 143,61%

- RSID3 alta de 3,05% - 12,15 ( MIN 11,24, MAX 12,32 ) no ano 228,38%

IBOVESPA - Passou o intraday em LTA, com a máxima do dia por volta das 17:10. Acabou fechando aos 62.643 pontos, representando uma alta de 1,78% em relação ao fechamento anterior. No diário em movimento lateral.

MIN do dia 60.723 pontos / MAX do dia 63,237 pontos

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Teatro para todas as idades no Cultura no Campus da Feevale

Garotos de Programa






“Garotos de Programa” e “A Mulher que Comeu o Mundo” são atrações do programa em novembro



Novembro chegou e com ele mais duas atrações no programa Cultura no Campus. Na semana que vem, sobem ao palco do Campus II do Centro Universitário Feevale dois espetáculos que prometem sucesso entre todas as idades. Na quarta-feira, dia 11, a comédia musical Garotos de Programa anima jovens e adultos. Na quinta, dia 12, é a vez de A Mulher que Comeu o Mundo, com classificação livre. Ambas começam às 20 horas, no Salão de Atos.

Os ingressos estão à venda na Sinoscar Novo Hamburgo, Tesourarias da Feevale e Farmácia Hamburguesa. Estudantes e idosos pagam somente R$ 5,00. Para graduados e pós-graduados da Feevale, titulares do Cartão do Assinante Jornal NH, e mais um acompanhante, saem por R$ 7,00. O público geral também tem preço especial. Paga apenas R$ 10,00.

O Cultura no Campus – Projeto de Teatro é financiado pelo Ministério da Cultura através da Lei Rouanet (incentivo à cultura). É mantido pela Feevale, com produção da Um Cultural – Gestão e Projetos Culturais e patrocínio da Rede Sinoscar. Os espetáculos de novembro têm ainda apoio Joel e Isa Reichert – Oficina de Photographia. Em dezembro, as atrações são Nós Somos Mesmo Maravilhosas Vão à Praia e Homens de Perto.



GAROTOS DE PROGRAMA


(11-11 – quarta-feira – 20 horas)



Garotos de Programa é uma comédia musical ambientada no palco auditório de uma rádio fictícia, chamada ZYH Romeu. Além dos locutores, com seus comerciais diferentes e debochados, desfilam tipos musicais que vão do sertanejo ao erudito, sempre com muito humor.



A MULHER QUE COMEU O MUNDO


(12-11 – quinta-feira – 20 horas)



A Mulher que Comeu o Mundo conta a história de uma moça gorda que perde o seu pai, um homem ilustre de reputação suspeita. Para reduzir o seu sofrimento, a jovem passa a devorar tudo ao seu redor. Objetos, pessoas e emoções. A peça busca uma reflexão sobre a condição humana.



Saiba mais em www.feevale.br/culturanocampus



INGRESSOS



- R$ 5,00 - Estudantes e idosos

- R$ 7,00 - Graduados e pós-graduados da Feevale

- R$ 10,00 - Público em geral



PONTOS DE VENDA



- Sinoscar: Av. Pedro Adams Filho, 3790 (3584 1300)

- Farmácia Hamburguesa: Rua Bento Gonçalves, 2742 (3584 8000)

- Tesourarias da Feevale: Campi I e II (3586 8822)









Comunicação - Um Cultural




---

VERSÃO FINAL Comunicação

Novo Hamburgo – RS

Fone: (51) 3066 6229

E-mail: versaofinal@uol.com.br

Felipe de Oliveira

Jornalista Responsável - MTb 14029

Fone: (51) 8122 0039

PENSANDO NOVO HAMBURGO CONVIDA


Projeto de Lei que cria o Conselho da Mulher entra em votação na terça-feira

Entra em primeira votação nesta terça-feira, 3 de novembro, na Câmara hamburguense, o projeto de lei que cria do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM). O projeto foi elaborado pela Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CMulher) da Prefeitura de Novo Hamburgo. A segunda votação ocorre na quinta-feira, 5 de novembro. Caso seja aprovado, o projeto volta ao Executivo para a sanção do prefeito.

Segundo a coordenadora da CMulher, Fátima Fraga, a criação deste conselho está sendo organizada há cerca de seis meses, por meio de debates com representantes de entidades e mulheres da comunidade. O objetivo principal do conselho é fortalecer as políticas voltadas à busca da igualdade de direitos e oportunidades, além de propor medidas de enfrentamento para eliminar a discriminação e a violência contra a mulher.

DIRETO DO RIO DE JANEIRO - Nelson Tangerini


Nelson Marzullo Tangerini






A VOZ GALANTE DE RONALDO LUPO







Quem liga para o número telefônico de Ronaldo Lupo, ainda ouve a voz do Cantor Galante, do compositor de grandes sucessos, do pianista talentoso, do violonista virtuoso e do cineasta sempre inspirado e humorado.




Conheci Ronaldo pessoalmente. Era amigo de Nestor Tambourindeguy Tangerini, meu pai. Com ele escreveu as canções Manon, Não me convém, Vou desistir de namorar, entre outras, e textos humorísticos para a Rádio Clube do Rio de Janeiro, na década de 40 do século passado.



Lupo tinha uma grande ligação com minha família. Quando podia, visitava-nos em nossa casa no distante, longínquo bairro suburbano de Piedade. Minha avó materna, Antônia Marzullo, atriz de rádio [Rádio Nacional], cinema, teatro e televisão, mãe do advogado e poeta Maurício Marzullo, meu tio, e das atrizes Dinah, minha mãe, e Dinorah Marzullo, minha tia, trabalhou em seu filme As aventuras de Chico Valente.




Na foto, o compositor, músico, cantor, humorista e cineasta Ronaldo Lupo.

Estive com Ronaldo Lopovici, filho de judeus romenos, em 1999, em sua casa de Saquarema, Estado do Rio de Janeiro, onde se refugiou, quando eu escrevia o livro Perfil quase perdido – Uma biografia para Nestor Tangerini.



O artista insistiu tanto que eu fosse visitá-lo, que acabei aceitando o convite. Sempre conversávamos por telefone. quando cheguei a Saquarema, numa bela tarde ensolarada de verão, Ronaldo – o mesmo Ronaldo Lupo de sempre – elegante, alegre, sorridente, bem humorado e gentil – me esperava em seu carro na rodoviária e me levaria até sua casa, onde fiquei hospedado e tive mordomias de chefe de estado.



Naquele final de semana, caminhamos juntos pela praia, passeamos de carro, visitei seu ranário e testemunhei o amor com que tratava seus cães e os cães da rua.



O amor e o carinho por Alice Alves, namorada eterna, sua primeira e única paixão, eram ainda os mesmos do início de suas vidas.



Na piscina, conversamos sobre os grandes artistas do passado e do presente – Ataulfo Alves, Grande Otelo, Nat King Cole, Cole Porter, Ray Charles, Rubinstein, Dercy Gonçalves – nacionais e internacionais – e, ali, me confessava sua grande admiração por Nestor Tangerini.



Lembrei-lhe um fato do qual ele já não se recordava mais: o velocípide que ele me deu de presente quando fiz 5 anos de idade. Aliás, o melhor, o mais forte e mais bonito velocípide que tive em minha infância. Lembro-me ainda do presentão dentro de seu carro, uma caminhonete, se não me falha a memória.



Quando me enviou seu cd, gravado aos 91 anos, o que levou Affonso Romano de Sant´Anna a escrever-lhe uma belíssima crônica, publicada no jornal Estado de Minas, Ronaldo me disse que gostaria de gravar outro, com músicas que escreveu de parceria com meu pai. Mas veio a morte de Alice, que muito o abalou. Viriam a tristeza, a saudade da esposa, e a coração de Ronaldo silenciou para sempre.



Ronaldo Lupo nos deixou no dia 18 de agosto último. Sabia, por Renée Lupovici, sua irmã e fã, que ele estava numa cadeira de rodas. Mas achei que A voz galante ainda driblaria mais esse obstáculo.



Posteriormente, soube de sua morte através de uma nota publicada num jornal do Rio. Dias depois, uma biografia sua, escrita pela própria irmã, seria publicada na imprensa, uma vez que nenhum jornalista se lembrou de escrever alguma coisa sobre o grande artista.



Liguei para sua residência de Saquarema, Renée estava no Rio. Liguei, então, para a de Laranjeiras. Ouvi sua voz na secretária eletrônica e, emocionado, deixei-lhe um recado:



- Ronaldo, que bom ouvir a sua voz!



Renée me telefonou, dias depois, e, juntos, falamos de nossas mágoas.



“ - Meu irmão foi esquecido! Ele não merecia isto! Amava este país! Ele deu seu sangue pelo cinema e pela música do Brasil! Ninguém me telefonou! Tive de pôr uma biografia sua no jornal, para que não caísse em esquecimento! – me confessou em prantos e revoltada. E completou: “- Ele gostava muito de seu pai, tinha uma grande admiração por ele!”.



Ronaldo Lupo não deixou apenas uma voz gravada numa secretária eletrônica, deixou filmes, discos, um cd, músicas gravadas por artistas diversos.



No momento em que minha mãe, Dinah Marzullo Tangerini, ex-atriz da Cia Alda Garrido, 88 anos, amiga de sua querida Alice, com Mal de Alzheimer e tumor cerebral, também se despede lentamente deste país ingrato e sem memória, deixo aqui meu depoimento, lembrando frase sua, que retiro de seu cd Para os amigos: “Ninguém é tão velho, que não possa realizar seu sonho”.



Agradecido, Ronaldo Lupo!





Texto escrito em agosto de 2005, antes do falecimento de Dinah Marzullo Tangerini [*1.6.1917 - + 22.10.2005].





Nelson Marzullo Tangerini, 54 anos, é escritor, jornalista, compositor, fotógrafo e professor de Língua Portuguesa e Literatura. É membro do Clube de Escritores Piracicaba, SP [ clube.escritores@uol.com ], onde ocupa a Cadeira 073 – Nestor Tangerini.





nmtangerini@yahoo.com / nmtangerini@gmail.com

http://narzullo-tangerini.blogspot.com/





domingo, 1 de novembro de 2009

CONTOS DE JORGE EDUARDO MAGALHÃES

Amor cafajeste



- Ele não te merece, ele nunca te mereceu!

- Eu nunca mais quero olhar para a cara daquele desgraçado!

- Você já falou isso não sei quantas vezes.

- Mas dessa vez é sério. Eu juro!

- Jura mesmo?

- Por tudo o que há de mais sagrado!

- Espero que desta vez seja verdade.

- Claro que é! Eu não sei onde eu estava com a cabeça quando larguei tudo, a minha vida, a minha casa, os meus pais para ir atrás daquele desgraçado do Valdir. Todo mundo me avisou, eu tinha um futuro promissor, meus pais investiram tudo em mim, parece que eu estava louca, que estava cega, só tinha olhos para o Valdir.

- Sinceramente, não sei o que você viu naquele cara.

- Que homem vulgar, grotesco, só sabia me bater e gastar todo o dinheiro que ganhava com jogo e bebedeira – começa a chorar.

- Calma meu amor, não chore. Vou te ajudar a esquecer isso tudo! Agora você tem a mim que te ama e vai saber te respeita e te dar valor!

- Eu sei, eu sei!

- Agora deixa eu pegar um lenço para enxugar esses olhinhos lindos, já volto.

Ela pega da bolsa uma foto de Valdir.

- Ah, meu grande amor! Por que me abandonou? Estou morrendo de saudades.

MARCELO SGUASSABIA


Marcelo Sguassábia



PEQUENO ALBERT







Sempre que acordado pelo barulho dos marrecos, o pequeno Albert passava o resto do dia de mau humor. Não era incomum que nessas ocasiões, só de pirraça, misturasse deliberadamente moela com chantilly no café da manhã e usasse seu suéter furado. Furado, aliás, por uma bicada de marreco, numa véspera de Natal em que um deles também acordou de ovo virado.



Nada pode garantir de maneira categórica que o interesse do pirralho pelos buracos negros datasse dessa época do furo na blusa, mas há fortes evidências que reforçam a tese. Foi também à mesa de refeições que, certa feita, gotículas de leite quente espirradas do bule despertaram no futuro grande físico a obsessão pela via láctea e seus mistérios, segundo depoimentos de vizinhos de cerca. Daí foi um passo para a formulação das primeiras teorias e equações. A modorrenta rotina da fazenda e a falta propriamente do que fazer turbinavam a imaginação do menino, que punha-se a disparar enunciados bucólico-científicos aos quais ninguém então dava crédito, exceto os sargaços, alguns esquilos e Copérnico, seu poodle de estimação.



É nesse limbo pouco estudado, quer seja, o tempo do Albert imberbe, que a história deveria se debruçar com acuidade investigativa e faro de paleontólogo. Se o fato de pouco sabermos da vida de Cristo enquanto criança pouco prejuízo trouxe à disseminação do Cristianismo enquanto doutrina, o mesmo não se pode dizer em relação à infância do nosso herói e suas consequências sobre a maior de suas descobertas: a Teoria Geral da Relatividade.



Explico e dou exemplo. É sabido que Albert foi taxado como débil mental por um professor. Como revide ao mestre, o mirim impôs-se o propósito de sobrepujar os achados de Newton no campo da Física. Assim, aos 12 anos, deitou-se debaixo de uma árvore aguardando inspiração idêntica à que fez o sagaz Isaac descobrir a lei da gravidade. A lerdeza de raciocínio atribuída ao menino explica o fato de não ter se dado conta de que a árvore sob a qual se deitara era uma jaqueira. Para não contrariar outra lei, a de Murphy, é claro que uma das jacas o atingiu em cheio. A queda do fruto fez abrir, literal e figurativamente falando, a cabeça do garoto, que ficou com o hipotálamo e o cerebelo em posição invertida à normalmente encontrada nos comuns dos mortais. Além disso, é de conhecimento público que seu cérebro, dissecado e estudado após o óbito, fez os cientistas concluírem que este era maior e mais denso que a média. De onde se deduz que a suposta anatomia privilegiada devia-se ao inchaço causado pelo impacto da jaca sobre a caixa encefálica, constatação infame demais para constar com dignidade num relatório científico – o que justifica a omissão do ocorrido até a presente data.



Mais grave ainda é a também desconhecida demanda jurídica daí originada, movida por um japonês de sobrenome Kobaiashi, o antigo proprietário da fazenda onde os Einstein residiam. Entendia o produtor hortifrutigranjeiro que, se não houvesse plantado a jaqueira quando administrador da propriedade, o desenvolvimento fenomenal do garoto não ocorreria, e consequentemente a Teoria Geral da Relatividade não teria sido formulada. Assim, seus herdeiros pleiteiam até hoje uma revisão histórica onde se atribua a co-autoria da TGR ao antepassado nipônico, passando doravante a denominar-se “Teoria de Einstein / Kobaiashi”. O processo encontra-se tramitando atualmente no Fórum da Comarca de Cotia.



© Direitos Reservados

PAPO DE CULTURA - Benedito Franco






Benedito Franco



O Governo, além de incluir na cesta básica, deveria lançar a pasta de dente genérica, a escova
de dente genérica e o sabonete genérico...
CORONEL FABRICIANO - Juventude





065 - Quelemente



O Clemente, um preto humilde e simpático, conheci-o na loja de papai. Falava, falava e sorria - um sorriso de cara inteira e de alguém feliz. Também sorria com e de seus pensamentos. Que dentes!

Chegou da roça, empregou-se e se empolgou com o salário recebido - difícil se desfazer de um tostão sequer. Trabalhava na serraria de Sô César – Coronel César - e, parece-me, era bom trabalhador, morando num dos barracões da firma - composto de uma cozinha mínima, um pequeno quarto e, do lado de fora, uma latrina, a casinha, com um chuveiro frio - um cano por onde saía a água - na época, conforto total.

Um dia entrou na loja de papai. Papai puxou conversa:

- Como você se chama?

- Quelemente.

E emendou:

- Tô quereno comprá um pano pra fazê u’a carça e u’a camisa.

Depois de demorar bastante para enfiar a mão no bolso, lá se foi o Clemente levando os panos para a nova roupa, assim como o aviamento (pano para os bolsos da calça, botões e linha). Não havia loja de roupa pronta como há hoje - as costureiras faziam camisas para os homens e os alfaiates as calças e paletós.

Todas as tardes chegava o Clemente com a roupa suja do trabalho.

- Você num vai tomar um banho e trocar de roupa?

- Eu tomo banho toda noite e lavo a minha rôpa. Coloco ela no vará e vô drumi nu, pruquê num tenho ôtra.

Empolgou-se tanto com a nova roupa que jogou fora as, ou a, precárias que tinha e passou a usar só a nova aquisição.

Clemente chegava à loja e estacionava com os dois cotovelos em cima do balcão, as mãos no queixo, e assim ia, calmamente e com voz baixa e meio rouca, soltando sua língua pátria de poucos vocábulos, mas que atraía a muitos, com assunto para todos também.

Quis comprar um guarda chuva. Perguntado o porquê de tanta esbanjação, respondeu: - Pra mim num fartá às aula quando chovê, pois vô entrá na iscola e meu sonho é sê engenhêro pra construí u’a grande ponte de cimento armado, como a que vi nu’a revista.

Comprou o guarda chuva, mas... a chuva sumiu por uns dois ou três meses. Numa tarde escureceu o céu e ele ficou de antena ligada. Passavam-se as horas e nada de chuva. O sono veio e ele adormeceu. Lá pelas tantas da madrugada, começou a chover. Levantou-se, vestiu a roupa ainda meio molhada, pegou o guarda chuva e foi andar pelas ruas. No dia seguinte contou a novidade para o papai, louvando as qualidades e encantado com o guarda-chuva. Acabou descobrindo que o guarda-chuva era também guarda-sol... Com sol ou chuva lá vinha ele armado com seu guarda-chuva.



Ademar de Barros



Outro grande sonho seria votar no Adhemar de Barros, Governador de São Paulo. Um dia iria para São Paulo trabalhar para o Adhemar e lá estudaria e faria a tal grande ponte de concreto – como as pontes da região eram de madeira, nunca tinha visto uma de concreto, a não ser na tal revista. Pedia sempre a alguém para escrever para o Adhemar - político não deixa de responder...

Perto da serraria havia uma coroa – a pedido do Clemente, escrevia as cartas endereçadas ao Ademar de Barros. O Clemente se engraçou por ela, a Anita. Sonhava com ela dia e noite, noite e dia. Clemente mudou de vida, visitando constantemente a loja: começou a gastança! Passou a andar alinhado! Tudo que via queria comprar para a Anita. Só não foi à falência porque ela deve ter segurado um pouco. Apesar de falar na Anita com todo mundo, não se declarou para ela - apenas levava-lhe presentes e mais presentes.

Clemente maravilhava-se com as bicicletas - comprou uma, aprendeu a andar e saía todo orgulhoso e garboso em seu meio de exibição e transporte. Será quantas vezes passou em frente da casa da Anita?

Um dia, como chovia muito, o Clemente quis guardar a bicicleta dentro da venda, mas, como havia muita gente, ficou do lado de fora com o guarda chuva aberto e deitado por sobre ela para que ela não se molhasse.



Em São Paulo



Mandado embora da serraria, ficou com muita raiva do patrão e dizia para os quatro ventos que um dia faria uma ponte de concreto armado e nela colocaria uma placa de bronze "pr’aquele nego fedorento passá e vê que foi feita por um antigo impregado seu" e, com seu nome em destaque, mandaria escrever: "PONTE DE CONCRETO ARMADO FEITA PELO ENGENHÊRO QUELEMENTE". O Sô César era de cor escura e um grande empresário da região.

Clemente mudou-se mesmo para São Paulo, onde arrumou, com a ajuda do Adhemar de Barros, um emprego de faxineiro em uma escola. Durante alguns anos, voltava de quando em vez a Fabriciano para visitar os amigos.

Cursou o segundo grau e aposentou-se como cantineiro da escola onde trabalhava... O sonho de ser engenheiro não diminuiu e muito menos acabou... e sua admiração pelo Adhemar de Barros aumentou.



Benedito Franco



Gostou?... Repasse para os amigos! Veja também: www.paralerepensar.com.br/beneditofranco.htm

Vamos doar sangue? Se você não pode, encaminhe um parente ou um amigo!