sábado, 3 de setembro de 2011

BLOG DO CIDADÃO COBRA RESPOSTA
DA CÂMARA HAMBURGUENSE


Olá vereadores e servidores da câmara de Novo Hamburgo




Venho por meio deste e-mail solicitar informações sobre o andamento do projeto de lei de iniciativa popular, protocolado em 27 de julho de 2011, que trata da manutenção do atual número de vereadores (14) no legislativo hamburguense.



Solicito obter resposta oficial sobre o tramite dado ao referido projeto protocolado, mediante o Item V do Artigo 117 da Lei Orgânica Municipal, que trata como direito constitutivos da cidadania a prerrogativa de receber, oficialmente, resposta a qualquer pedido de informação sobre assunto de natureza pública endereçado ao Poder Público.



Além da resposta solicitada, necessito de esclarecimentos sobre qual o prazo estabelecido para que um projeto de lei de iniciativa popular seja colocado em votação pelos edis. Também solicito esclarecimentos sobre o Item XV do Artigo 31 da Lei Orgânica Municipal, que atribui como competência exclusiva da Câmara Municipal, fixar o número de Vereadores para a legislatura seguinte até 120 dias da respectiva eleição. Faz-se necessário esclarecer se o mesmo prazo é válido para as decisões legislativas tomadas por meio de pedido oriundo de um projeto de lei de iniciativa popular.



No aguardo das respostas e agradecido pela atenção.

Blog Cidadão NH - http://cidadaonh.blogspot.com/
1ª Canudos Fest movimenta o maior bairro de Novo Hamburgo


Gustavo Henemann
Prefeito Tarcísio Zimmermann, acompanhado da banda Só Se For Agora, percorre os corredores da 1ª Canudos Fest





A abertura oficial da 1ª Canudos Fest, que ocorreu na tarde de sexta-feira, 2 de setembro, com a presença do prefeito Tarcísio Zimmermann, foi marcada por uma alegria contagiante do público que participou da iniciativa. Antes mesmo das festividades iniciarem, os comerciantes já haviam realizado algumas vendas, dando início à movimentação do comércio local. O evento vai até domingo, dia 4, na Praça Centenário, junto à UPA 24 Horas do bairro Canudos (Rua Bartolomeu de Gusmão, esquina com Avenida Victor Hugo Kunz). A Canudos Fest é promovida pela Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SEDETUR), com apoio do grupo Canudos Forte e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

Tarcísio aproveitou a oportunidade para visitar cada estande e cumprimentar os expositores mobilizados para a festa. No momento em que esteve com a palavra, o chefe do Executivo falou da importância de ações que buscam o desenvolvimento da cidade. “Canudos é um dos bairros que mais contribui para a economia do Município. Essas ações do governo vêm para auxiliar no crescimento da cidade”, destacou. Segundo o diretor de Apoio à Microempresa da SEDETUR, Ênio Brizola, os moradores fizeram questão de cumprimentar a Prefeitura pela iniciativa. “A alegria desses cidadãos demonstra o valor que a Administração dá ao bairro. Ficamos no compromisso de fazer uma grande festa que fique na memória da comunidade”, ressaltou.

Durante a solenidade, o público conferiu a apresentação da banda Só Se For Agora. Além disso, a população aproveitou a oportunidade para visitar os comércios da feira e também usufruir dos serviços da Prefeitura. A moradora Marta Guimarães, 52 anos, conferiu o estande da SEDETUR para se candidatar às vagas de trabalho oferecidas pela Agência Municipal de Empregos (AME). “A festa está muito bonita”, disse. Ela também elogiou a abertura da UPA Canudos. “O nosso bairro já tinha tudo. A implantação da unidade trará mais qualidade de vida para todos”, complementou Marta.

Para o final de semana, foram preparadas uma série de shows musicais. O público poderá acompanhar apresentações de Lucas e Felipe, Dani Seiva e Luciano, Sodacústica, Só se for Agora, Toque de Mágica e Gang do Arrasta-pé. As feiras comerciais e de artesanato continuam até o domingo. Além disso, a Prefeitura disponibiliza serviços de vacinação, verificação de pressão arterial, confecção de carteiras de trabalho e agência de empregos. Participam também o projeto CataVida, da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), e os programas da Secretaria de Educação e Desporto (SMED), Segundo Tempo e Esporte e Lazer na Cidade.





sexta-feira, 2 de setembro de 2011

No duelo de invictos, Novo Hamburgo vence o Inter e segue na liderança da chave



Conquistar a primeira vitória fora de casa e trazer na bagagem os três pontos. Foi com esse pensamento que o Novo Hamburgo enfrentou o Internacional, no Beira-Rio, pela Copa Laci Ughini. Mas esses três pontos não vieram tão fácil assim, pois a partida iniciou com 1 hora de atraso, pela falta de ambulância no estádio colorado.




Após o grande transtorno e desgaste para os atletas, a equipe anilada decidiu ir à campo e honrar a camisa e trazer para seu torcedor a liderança da chave metropolitana. O Novo Hamburgo venceu o Internacional por 1 a 0 e acabou com a invencibilidade do time colorado. Agora a equipe do Vale é a única que ainda não perdeu na chave 1.



O jogo que iniciou equilibrado com as duas equipes buscando entrar no ritmo, o Novo Hamburgo levou a campo a mesma equipe que venceu o São José, já o colorado reforçou o time, e trouxe do grupo profissional peças para compor sua equipe.



Jogando em casa, o Inter pressionou o anilado, mas o contra-ataque da equipe do técnico Itamar Schulle foi certeiro. Mais uma vez a troca de passes foi um dos pontos fortes do time do Vale. O meia-atacante Clayton, novamente estava em tarde iluminada e saiu dos pés dele o gol da vitória anilada. Aos 38 min, Chicão, que teve uma atuação expressiva, passou a bola para Juninho, que viu Clayton na área e mais uma vez fez um golaço. Depois do gol, o Novo Hamburgo administrou o resultado e não deu oportunidades para o adversário.



Na segunda etapa, após conversa do técnico Itamar Schulle, a equipe voltou determinada a não sair do Beira-Rio sem a liderança da chave. No entanto, aos 4 min o Novo Hamburgo levou um susto. O árbitro assinalou pênalti para o colorado.Gilberto bateu por cima do travessão.



Apesar da pressão do Internacional para empatar a partida, foi o anilado que criou as melhores chances de gol para ampliar o marcador. Aos 39 min, Juninho teve uma grande chance. Após bela jogada pela esquerda, limpou todo o lance, ficando cara a cara com o goleiro, mas acabou chutando no meio do gol, dando chance para o arqueiro Agenor espalmar. E já nos acréscimos o atacante Jhon completou de cabeça para Agenor que fez um milagre e impediu o segundo gol do ECNH.



Final do jogo: Internacional 0 x 1 Novo Hamburgo. Com o resultado, o anilado soma 13 pontos e é líder isolado da chave metropolitana.



FICHA TÉCNICA

Internacional 0 x 1 Novo Hamburgo

Data: 01/09/2011 Horário: 15h

Local: Beira-Rio



INTERNACIONAL: Agenor; Alisson, Dalton, Romário e Paulinho; Noé, Wilson Mathias, Ricardo Goulart e Lucas Roggia (Siloé); Alex (Marcos Vilela) e Gilberto (Talles Cunha).

Téc: Osmar Loss



NOVO HAMBURGO: Eduardo Martini; Jhonathan, Glauco, Heverton e Luis Henrique (Alisson) ( Branco); Zaquel, Chicão, Juninho e Clayton (Rodrigo Mendes); Paulinho Macaíba e Jhon.

Téc: Itamar Schulle



ARBITRAGEM: Marcus Vinicius Gonçalves, auxiliado por Feliciano Tansini e Jorge Bernardi



GOLS: Clayton - NH

foto: Mirela Putrich

PROTEGIDOS NA SEMANA DA PÁTRIA

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

UTILIDADE PÚBLICA - NOVO HAMBURGO

UTILIDADE PÚBLICA:





Rua Joaquim Nabuco fechada devido abertura da Semana da Pátria



A Rua Joaquim Nabuco, em frente a Catedral Basílica de São Luiz Gonzaga, no Centro de Novo Hamburgo, será fechada na manhã de quinta-feira, dia 1º de setembro, das 7 às 11 horas, entre a Avenida Nações Unidas e a Rua Cidade de Atlântida. A alteração ocorre devido a cerimônia de abertura das comemorações da Semana da Pátria. Haverá sinalização indicando os desvios.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Esporte Clube Novo Hamburgo

Novo Hamburgo busca primeira vitória fora de casa

O Novo Hamburgo, no Estádio do Vale, tem 100% de aproveitamento. O time anilado venceu as três partidas disputadas em casa, pela Copa Laci Ughini, e no único jogo longe do Vale ficou no empate sem gols com o Grêmio. Agora a equipe anilada trabalha forte para trazer na bagagem os três pontos contra o Internacional.




Mas a equipe do técnico Itamar Schulle sabe que derrotar o colorado não será uma tarefa fácil, até porque o Inter, assim como o Novo Hamburgo ainda também não perdeu na competição. Para seguir na liderança da chave, Schulle vem intensificando os trabalhos, tanto nas jogadas de bola parada como também finalizações.



Na manhã desta quarta-feira, a equipe anilada realizou o último treino antes da partida contra o colorado. As atividades foram realizadas no gramado suplementar do Estádio do Vale. Os jogadores iniciaram com um trabalho de dois toques. Por fim, os jogadores treinaram cobranças de falta.



O zagueiro Luis Henrique, autor do segundo gol na vitória frente ao São José-POA, falou sobre a expectativa e a preparação da equipe para essa partida: “Temos que ter cautela, pois a equipe do Inter é uma equipe qualificada e tem jogadores rápidos. Trabalhamos forte durante a semana para ir lá e buscar a vitória”, ressaltou.



Internacional x Novo Hamburgo, é nesta quinta-feira, às 15h, no Estádio Beira-Rio.



FICHA TÉCNICA

Internacional x Novo Hamburgo

Data: 01/09/2011 Horário: 15h

Local: Beira-Rio

Arbitragem: Marcus Vinicius Gonçalves, auxiliado por Feliciano Tansini e Jorge Bernardi

UPA 24 HORAS



Canudos Fest e inauguração da UPA alteram trânsito em Novo Hamburgo




A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR), informa que o trânsito em torno da Praça Centenário, no bairro Canudos, sofrerá interrupções a partir de quarta-feira, 31 de agosto, até o dia 5 de setembro. As mudanças ocorrem em função da realização do evento Canudos Fest e a inauguração da primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas do Estado.




Alterações

A Rua Bartolomeu de Gusmão será interrompida, nos dois sentidos, entre a Rua Daltro Filho e Avenida Victor Hugo Kunz. Também haverá interrupção na Rua João Edmundo Streb, em ambos os sentidos, entre as Ruas Pedro Wickert e Bartolomeu de Gusmão. Desta forma, a Rua Pedro Wickert terá o tráfego invertido entre as Ruas João Edmundo Streb e General Daltro Filho. Haverá sinalizações no local. Todas as empresas de ônibus foram avisadas sobre as alterações de trânsito.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

UPA 24 HORAS

Primeira UPA 24 horas do Estado



será inaugurada dia 3 de setembro


Está marcada para sábado, dia 3 de setembro, a inauguração oficial da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas do bairro Canudos, em Novo Hamburgo. Uma grande cerimônia, que começará a partir das 10 horas, celebrará o início das atividades do novo serviço no Município. O evento terá a participação do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e do prefeito Tarcísio Zimmermann, entre outras autoridades. Será a primeira UPA a entrar em funcionamento no Estado, graças a um investimento superior a R$ 2,1 milhões, além de outros R$ 500 mil para compra de equipamentos.



Na quarta-feira, dia 31 de agosto, a Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria da Saúde (SMS) e da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH), promoverá uma visita guiada à imprensa, apresentando cada detalhe da infraestrutura da UPA Canudos e também de como será o funcionamento do novo espaço. A atividade será realizada a partir das 11 horas, na Rua Bartolomeu de Gusmão, 2300, esquina com a Avenida Victor Hugo Kunz. “Esta é uma grande conquista e a realização dos sonhos de muitos hamburguenses”, destaca o prefeito Tarcísio.


A estrutura

A UPA Canudos terá capacidade para receber até 300 pacientes por dia. Serão quatro médicos que atenderão a população, sendo dois clínicos e dois pediatras. Reforçam os trabalhos uma equipe completa de enfermeiros e técnicos de enfermagem, entre outros servidores, totalizando 117 trabalhadores na nova unidade.


Os serviços serão realizados em 1.254 metros quadrados de área construída. O prédio é dividido em seis zonas: Pronto Atendimento, Apoio Diagnóstico Terapêutico, Observação, Urgência, Apoio Técnico Logístico e Administrativo. A UPA Canudos contará com 12 consultórios e 12 leitos de observação, divididos em adulto masculino (4), adulto feminino (4) e pediátrico (4). A estrutura também compreende a disponibilização de exames de laboratório, raio-X e eletrocardiograma. O prédio ainda contempla o fácil acesso de pessoas com deficiência e a destinação correta dos resíduos hospitalares gerados, por meio de uma central de separação de lixo.


A UPA Canudos estará totalmente integrada com os demais serviços de saúde de Novo Hamburgo. Essa rede será ampliada, com a construção de mais 12 Unidades de Saúde da Família (USF), duas delas já inauguradas e outras quatro em construção. A Administração também tem garantidos recursos para a construção de uma segunda UPA no bairro Centro e prevê a construção de novos Centros de Especialidades, um médico e outro odontológico, além da ampliação e da construção de um novo anexo para o Hospital Municipal.

Segue a programação da Nitpress para a Bienal do Livro do Rio de Janeiro. Peço o favor de confirmarem suas presenças, dentro dos dias e horários fixados. Os eventos acontecerão no espaço "Letras de Niterói", Praça Luís Antônio Pimentel (Av. Origines Lessa Q, Pavilhão Verde).


abrs,

Luiz Erthal


Programação da Nitpress na Bienal 2011




07/09, quarta-feira



12h – Contação de história e relançamento do livro Era uma vez, Euclydes, da professora Fabiana Corrêa. (Editora Nitpress)



17h – Os 50 anos da Cadeia da Legalidade - Debate: “O último levante popular brasileiro”, com Eduardo Costa (médico sanitarista, líder estudantil em 1961, ex-secretário de saúde no governo Leonel Brizola no Rio de Janeiro) e Osvaldo Maneschy (jornalista, ex-assessor de imprensa de Leonel Brizola, atual secretário de Trabalho de Niterói). Lançamento dos livros: 50 anos desta noite, de Eduardo Costa, e A Legalidade e outros pensamentos conclusivos de Leonel Brizola, de Osvaldo Maneschy. (Editora Nitpress)



18h – A participação da imprensa no Golpe de 64 – Palestra do professro Aloysio Castelo de Carvalho (UFF), autor do livro A Rede da Democracia – O Globo, O Jornal e o Jornal do Brasil no Golpe de 64, que será relançado em seguida. (Editora Nitpress)



9/09, sexta-feira



19-21h – Mini FLUP (Festival Fluminense de Poesia), sarau poético com a participação dos grupos “Uma noite na taverna”, “Um brinde à poesia” e “Corujão da poesia”, com lançamento do livro Ângela e Antônio, de Maria Helena Latini (orelha de Marco Lucchesi). (Editora Nitpress)





10/09, sábado



15h – O resgate do Café Paris - As novas pesquisas e produções sobre a roda lítero-boêmia do Café Paris, na Niterói dos anos 10 e 20 do século passado. Participação do doutor em filosofia Roberto Kahlmeyer-Mertens (membro da Academia Niteroiense de Letras e do Cenáculo Fluminense de História e Letras), do professor Nélson Tangerini (da União Brasileira de Escritores) e do professor e lexicógrafo Luiz Antonio Barros (da Academia Niteroiense de Letras). Lançamento e relançamento dos livros: Na taba de Arariboia, de Nestor Tangerini, Viagem literária através do Estado do Rio, de Luiz Antonio Barros, Vida Apertada, de Lili Leitão (edição crítica organizada por Roberto Kahlmeyer-Mertens), e Nestor Tangerini e o Café Paris, de Nélson Tangerini. (Editora Nitpress). (Editora Nitpress)



16h – A nova ortografia da língua portuguesa. Lançamento do livro Palavras hifenizadas e pluralizadas, de Dionilce Silva de Faria, com palestra da autora. (Editora Nitpress)



11/09, domingo

13h – Palestra, exposição e lançamento de livro do dr. Benvindo Salles Iniciação ao cultivo de orquídeas. (Editora Nitpress)



15h – Palestra sobre auto-ajuda, com o lançamento do livro A cura através da sua mente, do dr. Marcos Calmon. (Editora Nitpress)

RECLAMES de PESAR



VOCÊ é NOSSO CONVIDADO!





Estamos produzindo o espetáculo teatral RECLAMES de PESAR dentro do projeto SOLUÇÃO CÊNICA . Uma comédia/monólogo que traz no elenco a jovem atriz ANGÉLICA MACIEL. Texto e direção de JOEL GARCIA.

A produção que tem estréia marcada para o mês de SETEMBRO, realizará um ENSAIO ABERTO no dia 15 de SETEMBRO em Novo Hamburgo, NO AUDITÓRIO DO CENTRO CULTURAL ALBANO HARTZ- Calçadão Osvaldo Cruz.

Início da sessão: Pontualmente às 20hs.

ENTRADA FRANCA- (ingressos LIMITADOS)


Interessados devem fazer suas reservas pelos seguintes endereços:



e-mail: jgarciarsbr@gmail.com

jessica_msn_91@hotmail.com







"UM TALENTO NÃO SE INVENTA, REVELA-SE"