sexta-feira, 5 de junho de 2009

Funcionários públicos discutem a sustentabilidade do Centro Administrativo

SEMAM- Sustentabilidade no Centro Administrativo é discutida por funcionários da prefeitura.JPG

Na Semana do Meio Ambiente de Novo Hamburgo, os funcionários da Prefeitura Municipal participaram na noite de quinta-feira, 4, do seminário “Sustentabilidade no Centro Administrativo”, no qual iniciou-se um processo de discussão em torno do uso racional da água, luz, papel e outros materiais, para redução do desperdiço e da produção de resíduos no Centro Administrativo Leopoldo Petry.

Presente ao evento, o prefeito Tarcísio Zimmermann destacou a importância de se discutir a sustentabilidade. “O tema ambiental surge tardiamente para a nossa geração. Esse é um assunto pelo qual ainda não estamos intuitivamente preparados. É algo que está em construção e há muita coisa que podemos fazer. É um desafio de cidadão”, disse Tarcísio. Durante o seminário, os funcionários entregaram fichas em que relataram o que o seu setor está fazendo para economizar e que tipo de economia se relaciona com a sustentabilidade. Além disso, deram sugestões do que poderia ser melhorado. As fichas irão compor um painel que será exposto na prefeitura.

O secretário de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (SEMAM), Ernani Galvão, falou sobre o assunto e contribuiu com sugestões. “Devemos repensar nossos atos. Aqui na prefeitura podemos reaproveitar a chuva e usar racionalmente a água”, sugeriu Galvão. De acordo com ele, atualmente o mundo consome 20% a mais do que a terra pode gerar. Já o titular da Secretaria de Educação e Desporto (SMED), Alberto Carabajal, deu exemplos do que já é feito em seu setor. “Lá no 4º andar estamos trabalhando duro em uma proposta ambiental. Nós separamos o lixo, usamos os dois lados das folhas e desligamos os computadores quando não são usados”, revelou Carabajal.

Durante o seminário, foi formada uma comissão provisória composta por integrantes de todas as secretarias, que será responsável por fazer estudos e articular campanhas para a criação de um sistema de gestão ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário