sábado, 28 de novembro de 2009

Domingo é dia de vestibular na Feevale

Domingo é dia de vestibular na Feevale




Provas serão aplicadas no Campus II, a partir das 13h. Feira de artesanato, filmes e jogos digitais são algumas das atividades para os acompanhantes dos candidatos







O vestibular de verão da Feevale acontece neste domingo, dia 29, às 13 horas, no Campus II (RS-239, 2755, Novo Hamburgo). O concurso reunirá 3.319 candidatos. Confira os dez cursos mais concorridos:


- Direito (bacharelado) - noturno - 3,87 candidatos por vaga



- Engenharia Química (bacharelado) - noturno - 3,83



- Arquitetura e Urbanismo (bacharelado) - noturno - 3,04



- Engenharia Mecânica (bacharelado) - noturno - 2,74



- Educação Física - noite (licenciatura) - noturno - 2,53



- Enfermagem (bacharelado) - final de semana - 2,5



- Ciência da Computação (bacharelado) - noturno - 2,38



- Biomedicina (bacharelado) - diurno - 2,23



- Ciências Contábeis (bacharelado) - noturno - 2,2



- Comunicação Social: hab. em Publicidade e Propaganda (bacharelado) - noturno - 2,2



Abertura dos portões - Os portões do Campus II estarão abertos a partir das 8h e as salas a partir das 12h15min. Das 10h às 12h45min, os candidatos que não tiverem o comprovante de inscrição poderão verificar a sala e o prédio onde realizarão as provas no Setor de Atendimento Feevale, localizado no térreo do prédio Lilás (nº 4). Para realizar as provas, os vestibulandos devem portar documento de identidade com foto, comprovante de inscrição e caneta esferográfica azul ou preta.


Gabarito - O gabarito será divulgado a partir das 18h, no site www.feevale.br/ingresso.



Listão - O listão dos aprovados será divulgado a partir das 19h de quinta-feira, dia 3, no site www.feevale.br/ingresso e no mural localizado no saguão do prédio do Campus II.


Prédios onde serão aplicadas as provas - Azul (número 13), Bicolor (6), Branco (2), Multicolor (1) e Vermelho (3).


Transporte gratuito - empresas de transporte de várias regiões estarão prestando o serviço gratuitamente no dia do vestibular. A listagem com nome e telefone de contato pode ser consultada no Manual do Vestibulando, no site www.feevale.br/ingresso.



Serviços para candidatos e acompanhantes


Diversas atividades estão sendo organizadas para receber os vestibulandos e seus acompanhantes. Todas as atividades são gratuitas e acontecem na Rua Coberta ou no prédio Lilás. Confira abaixo:


Filmes - os acompanhantes dos candidatos poderão assistir, no Salão de Atos do prédio Lilás, a dois filmes. Se eu Fosse Você 2 passará às 13h30min e A Era do Gelo 3 às 15h15min.


Artesanato - outra opção de lazer será a feira de artesanato que ocorre na Rua Coberta. Os integrantes da Associação dos Artesãos de Novo Hamburgo e da Economia Solidária



estarão expondo e vendendo seus trabalhos em bancas instaladas no local.



Financiamento estudantil - quem tiver interesse em informar-se sobre bolsas e financiamentos pode aproveitar o dia da prova para tirar todas as dúvidas. A equipe do setor de Serviço Social e Financiamento Estudantil estará a postos no saguão do prédio Lilás para auxiliar vestibulandos e acompanhantes.


Idiomas e intercâmbio - professores dos cursos de idiomas da Feevale e uma equipe da Diretoria de Relações Internacionais estarão circulando no saguão prédio Lilás para divulgar os cursos de língua estrangeira e as oportunidades de estudos no exterior.

Games - o público visitante poderá conferir os jogos digitais que estarão disponíveis na Rua Coberta.


Informações sobre cursos - durante o dia, os vestibulandos e acompanhantes poderão aproveitar para contatar com coordenadores dos cursos, que estarão à disposição para esclarecer dúvidas.


Outros - distribuição de brindes, contatos com os coordenadores dos cursos, divulgação dos serviços da Central de Estágios, orientação profissional, etc.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Novo Hamburgo na luta contra a Aids

Novo Hamburgo na luta contra a Aids




A prefeitura de Novo Hamburgo, em parceria com a Ong Cores, realiza a partir desta terça-feira, dia 1º de dezembro, uma série de atividades da Semana Municipal de Luta Contra Aids. O evento busca conscientizar a população hamburguense sobre a disseminação da Aids e de outras doenças sexualmente transmissíveis. Durante toda a semana, diversos painéis ocorrerão pela cidade, onde também serão distribuídos materiais explicativos e preservativos. A programação segue até o dia 6 de dezembro.

No primeiro dia, a atividade começa às 19 horas, na Colégio Marista Pio XII, com a abertura oficial e painel sobre a prevenção e luta contra a Aids, destinada principalmente a estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Município. A programação encerra no domingo, dia 6, com a 4ª Parada Livre de Novo Hamburgo, na Praça do Imigrante, e diversas outras atrações, como hip hop, drag queens, gogo boys e shows artísticos variados.



Confira a programação:



Terça-feira, 1º de dezembro

19h – Abertura Oficial e painel sobre DST/Aids

Local: Escola Marista Pio XII



Quarta-feira, 2 de dezembro

15 horas – Painel sobre DST/Aids para Idosos

Local: Espaço Cultural Albano Hartz



Quinta-feira, 3 de dezembro

19 horas – Painel sobre DST/Aids para Mulheres

Local: Espaço Cultural Albano Hartz



Sexta-feira, 4 de dezembro

19 horas – Painel sobre DST/Aids para o Público LGBT

Local: Espaço Cultural Albano Hartz



Sábado, 5 de dezembro

8 horas – Intervenção junto ao público

Local: Praça do Imigrante



Domingo, 6 de dezembro

14 horas – 4ª Parada Livre de Novo Hamburgo (Dia de Conscientização e Reflexão sobre o Direito de Expressão Sexual)

Local: Praça do Imigrante

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

OS PRIMEIROS PASSOS DE DUDU NAS ARTES




Terminam na próxima segunda-feira as inscrições para novos alunos nas escolas municipais

Terminam na próxima segunda-feira as inscrições para novos alunos nas escolas municipais



Segunda-feira, dia 30 de novembro, é o último dia para realizar as inscrições para novos alunos da rede municipal de educação. Pais ou responsáveis pelas crianças podem procurar uma das 76 unidades de ensino do Município, que ficam abertas das 7h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas (confira abaixo a lista das unidades educacionais do Município). A divulgação dos alunos novos contemplados com vaga será feita no dia 11 de dezembro. Logo após, entre os dias 14 e 19 de dezembro, ocorrerá efetivamente a matrícula desses novos estudantes.



Educação Infantil

Na Educação Infantil as vagas são destinadas para crianças entre 4 meses e 5 anos e 11 meses. Os pais ou responsáveis devem preencher uma ficha de matrícula, que será oferecida na própria escola, e apresentar cópias da certidão de nascimento, do comprovante de residência de Novo Hamburgo e do comprovante de trabalho e de renda da família. A seleção dos alunos ocorrerá após análise do perfil sócio-econômico da família e o resultado será divulgado no dia 11 de dezembro.



Ensino Fundamental

Para se candidatar às vagas no 1º ano do Ensino Fundamental, as crianças devem ter 6 anos completos até o dia 28 de fevereiro de 2010. Os pais ou responsáveis devem buscar a escola mais próxima em seu bairro e levar os seguintes documentos: cópia do comprovante de residência de Novo Hamburgo, cópia da certidão de nascimento ou da carteira de identidade, carteira de vacinação atualizada e cópia do histórico escolar.



Rematrícula

Também entre os dias 16 e 30 de novembro as escolas estarão abertas para efetuar a rematrícula dos alunos que já estão inseridos na rede municipal. Todas as crianças terão vaga garantida para o ano letivo seguinte. Além disso, os dados da família precisam ser atualizados no ato da rematrícula. Para isso, os pais ou responsáveis precisam apresentar cópia da certidão de nascimento, carteira de vacinação atualizada, comprovante de residência de Novo Hamburgo, comprovante de horário de trabalho e de renda dos integrantes do grupo familiar.



Educação de Jovens e Adultos

Jovens e adultos com mais de 15 anos que não concluíram o Ensino Fundamental e querem retornar aos estudos também podem fazer sua inscrição para as turmas de Educação de Jovens de Adultos (EJA). Todas as escolas estarão recebendo e orientando os estudantes, mas as aulas ocorrem somente nas unidades Arnaldo Grin, Elvira Brandi Grin, Eugênio Nelson Ritzel e Senador Salgado Filho. Para fazer a inscrição basta levar um documento de identidade, comprovante residencial de Novo Hamburgo e, se tiver, histórico escolar.



Saiba Mais:

- Os estudantes concluintes da Educação Infantil Municipal terão prioridade de matrícula nas escolas de Ensino Fundamental do Município.

- Todos os alunos terão vaga garantida para o ano letivo seguinte na rematrícula.

- Todas as escolas receberão inscrições para alunos da EJA, embora as aulas ocorram somente nas escolas Arnaldo Grin, Elvira Brandi Grin, Eugênio Nelson Ritzel e Senador Salgado Filho.





Escolas Municipais de Educação Infantil



Unidade e Endereço

A Bela Adormecida - Jacob Kroeff Filho, 1991 - Rondônia

Aldo Polhmann - Av. Pedro Adams Filho, 1628 - Industrial

Arca de Noé - Potiguara, 178 - Canudos

Arco Íris - Bernardo D. Ludwig, s/nº - Vila Diehl

Branca de Neve - Finlândia, 2063 - Rincão

Chapeuzinho Vermelho - Orozimbo Mendes, 119 - Canudos

Cinderela - Germano Fehse, 1005 - Rondônia

Érico Veríssimo - Colúmbia, 198 - Canudos

Favo de Mel - Pedro Gyrillo Wolf, s/nº - Santo Afonso

Irmã Valéria - Bruno Werno Storck, 1300 - Canudos

João de Barro - Guilherme Growermann, 960 - Rondônia

Lápis Mágico - João Aloysio Algayer, 315 - Lomba Grande

Negrinho do Pastoreio - Jaboti, 47 - São Jorge

Pequeno Polegar - Demétrio Ribeiro, 1085 - Guarani

Peter Pan - Humaitá, 487 - Santo Afonso

Pica-Pau Amarelo - Mundo Novo, 160 - Canudos

Prof. Ernest Sarlet - Paquistão, 399 - Rincão

Sementinha Viva - Pascale, 200 - Roselândia

Vivendo e Aprendendo - Amantino Antonio Peteffi, 1979 - São Jorge

Vovô Werno - Ibirubá, 580 - Vila Nova





Escolas Municipais de Ensino Fundamental



Unidade e Endereço

Ana Néri - Gomes Portinho, 1158 – Jardim Mauá

Anita Garibaldi - Mundo Novo, 222 - Canudos

Arnaldo Grin - Montevidéu, 902 - Santo Afonso

Bento Gonçalves - Estrada do Taimbé - Lomba Grande

Boa Saúde - Av. 22 de Outubro, s/nº - Boa Saúde

Caldas Júnior - Montevidéu, 46 - Santo Afonso

Castro Alves - Est. Int. Leopoldo Petry, 1055 - Lomba Grande

Cecília Meireles - Barão do Rio Branco, 665 - Operário

Cel. Guilherme Gaelzer Neto - Guia Lopes, 1541 - Santo Afonso

Conde D'Eu - Quilombo do Sul - Lomba Grande

Darcy Borges de Castilhos - Tabatinga, 430 - Liberdade

Dr. Antônio Bemfica Filho - Alfredo Ebert, 358 - Petrópolis

Dr. Jacob Kroeff Neto - Cururipe, 80 - Rincão

Elvira Brandi Grin - Travessão, 810 - Rondônia

Eugênio Nelson Ritzel - da Conquista, 411 – Vila Diehl

Francisca F. P. Saile - Benjamim Altemeyer, 249 - Roselândia

Francisco Xavier Kunst - Quatro, 120 - Canudos

Harry Roth - Montevidéu, s/nº - Santo Afonso

Hugo Engelmann - Miranda, 750 - Liberdade

Imperatiz Leopoldina - Carlos Germano Bürkle, 508 - Ideal

Irmão Nilo - Tarcísio Antônio Bruxel, 254 - Boa Saúde

João Batista Jaeger - Valparaíso, 431 - Santo Afonso

Jorge Ewaldo Koch - Carlos Dienstbach, 308 - Rondônia

José Bonifácio - Etto Albano Cristmann, 70 - Primavera

José de Anchieta - São João do Deserto – Lomba Grande

Machado de Assis - Walkíria Spindler, 110 - Canudos

Marcos Moog - São Francisco de Assis, 296 - Jardim Mauá

Maria Quitéria - Carrossel, 110 - Roselândia

Marina M. P. Garbarino - Boston, 91 - Santo Afonso

Martha Wartenberg - Sílvio G. Cristmann, 1351 - Canudos

Monteiro Lobato - Irmã Lina, 240 - São Jorge

Olavo Bilac - Montevidéu, 890 - Santo Afonso

Padre Reus - Flamengo, 186 - Santo Afonso

Pres. Affonso Penna - Caxambú, 298 - Vila Nova

Pres. Campos Salles - Arthur Momberger, 1213 - Vila Diehl

Pres. Castelo Branco - Irmã Amália, 252 - Canudos

Pres. Deodoro da Fonseca - Hamburgo, 635 - Canudos

Pres. Floriano Peixoto - Américo Vespúcio, 640 - São Jorge

Pres. Getúlio Vargas - Paquistão, 257 - Rincão

Pres. Hermes da Fonseca - Rio Tietê, 258 - Liberdade

Pres. João Goulart - Finlândia, 507 - Petrópolis

Pres. Nilo Peçanha - Tupiniquins, 134 - Ideal

Pres. Prudente de Moraes - Frederico Westphalen, 172 - São Jorge

Pres. Rodrigues Alves - Taquari, 494 - São José

Pres. Tancredo Neves - Elvira da Conceição, 153 - Canudos

Pres. Washington Luiz - Santa Maria do Butiá - Lomba Grande

Profª Adolfina J. M. Diefenthäeler - Helmuth Rückert, 111 - Vila Diehl

Profª Helena C. Sampaio - Projetada A – Lot. Integração – Lomba Grande

Profª Zozina S. de Oliveira - RS 239, 2415 - Vila Nova

Samuel Dietschi - Sobradinho, 27 - São Jorge

São Jacó - Leão XIII, 191 – Hamburgo Velho

São João - Araújo Vianna, 74 - Guarani

Sen. Salgado Filho - Ver. Oscar Horn, 1046 - Canudos

Tiradentes - Est. Carlos Scherer - M. dos Bois - Lomba Grande

Ver. Arnaldo Reinhardt - Ângelo Provenzano, 705 - Canudos

Ver. João Brizola - La Salle, 285 - Canudos

AME oferece vagas específicas para portadores de deficiência

A Agência Municipal de Empregos (AME) de Novo Hamburgo criou neste ano o cadastro específico para portadores de deficiência. A iniciativa busca facilitar o contato das empresas com os interessados e aumentar a divulgação das vagas, que são específicas para cada tipo de deficiência, sendo física ou mental. Essas inscrições são diferenciadas, pois avaliam o grau de deficiência para cumprir o perfil exigido e não expor a pessoa interessada à atividades que não pode desempenhar.

“As ofertas de empregos têm surgido constantemente e nem sempre os inscritos cumprem o perfil necessário para suprir determinadas funções, por isso temos vagas em aberto para esse público”, explica o diretor de Trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SEDETUR), Paulo Haubert. Atualmente a AME disponibiliza oportunidades para trabalhar como repositor, caixa de mercado, auxiliar de enfermagem e serviços gerais.

O cadastro na AME (Rua David Canabarro, 20, Centro - 2º andar) deve ser feito pessoalmente e as empresas que desejam divulgar vagas devem entrar em contato pelo telefone (51) 3524-4872 ou pelo site da Prefeitura, www.novohamburgo.rs.gov.br, no link Portal Municipal de Serviços.

Cultura no Campus 2009

Cultura no Campus 2009 encerra com “Homens de Perto

Crédito: divulgação


Homens de Perto





“Nós Somos Mesmo Maravilhosas Vão à Praia” também está entre as últimas atrações do ano na Feevale

Crédito: divulgação

Nós Somos Mesmo Maravilhosas



O projeto Cultura no Campus da Feevale termina o ano de 2009 em grande estilo. As comédias teatrais Nós Somos Mesmo Maravilhosas Vão à Praia e Homens de Perto marcam a programação cultural de dezembro. Espetáculos de classificação livre que sobem ao palco da Rua Coberta do Campus II dias 13 e 14, respectivamente. Ambos começam às 20 horas.

Os ingressos já estão à venda. Estudantes pagam apenas R$ 5,00, com o benefício da meia-entrada oferecido pelo programa. Para graduados e pós-graduados da Feevale saem por R$ 7,00. O público em geral também tem preço especial: R$ 10,00. Para garantir as entradas, basta escolher um dos pontos de venda: Sinoscar - Novo Hamburgo, Tesouraria da Feevale e Farmácia Hamburguesa.

A produção das atrações no Centro Universitário Feevale é da Um Cultural, com patrocínio da Rede Sinoscar e apoio de Joel e Isa Reichert Oficina de Photographia. O Cultura no Campus ­- Projeto de Teatro de 2009 é financiado pelo Ministério da Cultura através da Lei Rouanet (incentivo à cultura).

RETROSPECTIVA

Durante o ano, o programa soma 14 espetáculos de diversos estilos. Cerca de sete mil espectadores conferiram na Feevale o melhor do teatro gaúcho, sempre com ingressos mais acessíveis do que o teatro convencional. Peças consagradas como Se Meu Ponto G Falasse. Talentos regionais, como Nós Somos Mesmo Maravilhosas. E a atração nacional Pássaro da Noite, com Luana Piovani. Em 2010, o programa traz a Novo Hamburgo mais 16 apresentações e promete cinco atrações nacionais.

NÓS SOMOS MESMO MARAVILHOSAS VÃO À PRAIA

(13-12 - domingo - 20 horas)

Lúcia, Sidônia e Alvícia resolvem contar ao público a primeira vez que foram à praia com seus maridos (Pedro, Jacó e Mindo). Lúcia antes de sair resolveu ir ao mercado fazer compras, achando que iria chegar lá e não acharia os produtos necessários. Sidônia não via a hora de passar protetor solar, que ela nem imaginava o que é. Já Alvícia tinha muita curiosidade de como fazer xixi na beira do mar. Uma aventura muito divertida para toda e família.

HOMENS DE PERTO

(14-12 - segunda-feira - 20 horas)

Ao atingir o auge da libertinagem, Honorato morreu. Seus amigos - também companheiros de trabalho - chegam do enterro e decidem seguir com o espetáculo que encenavam juntos. Ainda tocados pelo funeral, reúnem todas as energias para justificar a máxima de que “o espetáculo deve continuar”. Desde o início o público tem um contato direto com uma galeria de cenas que vão do absurdo ao improvável, mas que revelam, sem censura, os melhores momentos que o grupo compartilhou: o surto de regionalismo e a exposição despudorada dos lados femininos de cada um.

Saiba mais em www.feevale.br/culturanocampus

INGRESSOS

- R$ 5,00 - Estudantes e idosos

- R$ 7,00 - Graduados e pós-graduados da Feevale

- R$ 10,00 - Público em geral

PONTOS DE VENDA

- Sinoscar: Av. Pedro Adams Filho, 3790 (3584 1300)

- Farmácia Hamburguesa: Rua Bento Gonçalves, 2742 (3584 8000)

- Tesourarias da Feevale: Campi I e II (3586 8822)



CONTATO

(51) 3066 6229

Daniela Ramirez

Comunicação - Um Cultural



---

VERSÃO FINAL Comunicação

Novo Hamburgo – RS

Fone: (51) 3066 6229

E-mail: versaofinal@uol.com.br

Felipe de Oliveira

Jornalista Responsável - MTb 14029

“O fascínio das mulheres pelo brilho de um acessório poderoso é uma realidade”

BAZAR DE MODA E DECORAÇÃO





Eloisa Senger - Designer de Jóias, gaúcha de Novo Hamburgo-RS., cria e desenvolve, já há três anos, peças exclusivas, que levam seu nome.

Expressar conceitos, utilizando, sobretudo, formas orgânicas é o trabalho desta designer . Mais do que produzir peças comprometidas com uma concepção "natural", busca estabelecer uma relação entre o objeto e quem o usa.

Suas peças, consideradas fantásticas, já virou moda entre as mulheres de personalidade e com estilo "descolado" que buscam modernos colares, pulseiras e brincos diferenciados!

Seu foco é harmonizar couros e pedras naturais brasileiras,madeira e metais, originando acessórios marcado por um estilo contemporâneo adequado às tendências de moda e cores.









O quê: BAZAR


Data: 28/11(sábado)


Horários: 15h às 20hs


Local: Pó de Estrela


Rua Alberto Torres. 228. Cidade Baixa


Tel: (51) 32 25 69 77


Porto Alegre - RS





Contamos com a sua presença

PAPO DE CULTURA - Ione Jaeger


Ione Jaeger

D I S S I M U L A Ç Ã O






Pouco importa se você me esqueceu


Pouco importa!


Você lembra, lembra bem, eu sei


muito bem!


Mesmo se esforçando para esquecer


não há, não há como não lembrar


Fui na sua vida alguém que fez


por você


o que ninguém pôde


ninguém quis fazer!






Você lembra de mim


não dá para esquecer


apagar-me da memória?


Ah! Não conseguirá...


isso em você dói!


E como dói! Deixa-o infeliz


(seu olhar trai...)


deixa mísero e secretamente infeliz!






O melhor mecanismo para enganar


a você mesmo


fazer-de-conta que esqueceu,


me esqueceu e


você sabe muito bem... que não sabe,


não sabe como me esquecer!


Esquecer, como?


Impossível, não dá!...




Ione Jaeger


23/02/02 - NH







Poesia intimista, realista, brega, escrita num momento em que a inspiração estava ausente. IJ

TODA SEXTA TEM GRUPO SHOW NA PORTELA DO SUL


DIRETO DO RIO DE JANEIRO - Nelson Tangerini


Nelson Tangerini

O VASO GREGO E O PARALELEPÍPEDO



Nelson Marzullo Tangerini





No dia 19 de outubro de 2007, fui ao lançamento do livro “Alberto de Oliveira – Antologia Poética”, Seleção, Prefácio e Glossário de Camillo Cavalcanti, na Biblioteca Municipal de Niterói, onde a obra foi lançada, após palestra do Professor Camillo.



Alberto de Oliveira, cujo nome verdadeiro era Antônio Mariano de Oliveira, nasceu em Pontal de Saquarema a 28 de abril de 1857 e faleceu em Niterói, Estado do Rio de Janeiro, a 19 de janeiro de 1937.



Apresentado pelo Professor Camillo como filho de um dos membros do antigo Café Paris, da cidade fundada pelo Cacique Araribóia, não resisti à tentação; levantei-me e acabei declamando, em público, o belíssimo soneto “Céu Fluminense”, o meu preferido:



“Chamas-me a ver o céu de outros países,


Também claros, azuis ou de ígneas cores,


Mas não violentos, não abrasadores


Como este, bárbaro e implacável, - dizes,




O céu que ofendes e de que maldizes,


Basta-me entanto: amo-o com os seus fulgores,


Amam-no poetas, amam-no pintores,


Os que vivem do sonho, e os infelizes.




Desde a infância, as mãos postas, ajoelhado,


Rezando ao pés de minha mãe, que o vejo,


Segue-me sempre... E ora da vida ao fim,




Em vindo o último sono, é meu desejo


Tê-lo sereno assim, todo estrelado,


Ou todo sol, aberto sobre mim”.



Nestor Tangerini, meu pai, ex-membro da roda literária do Café Paris, conheceu pessoalmente, em Niterói, nos anos 20 do século passado, o poeta fluminense.


Achando-se um poeta menor, o piracicabano escreve o pesado e bruto soneto Paralelepípedo em homenagem ao grande poeta parnasiano, que um dia nos deixou um fino, leve e trabalhado Vaso Grego.


O paulista conta-nos sua história :


“Conquanto apreciasse muito a Alberto de Oliveira, que residia em Niterói, Tangerini, que brincava com todo mundo, achou de brincar, também, com Príncipe dos poetas, e escreveu (não sabemos se o notável poeta gostou ou não), sobre o Paralelepípedo”:

“Jóia és. Jóia sendo, alfombras, belo,


As, em que piso, príncipe do verso,


Ruas de Niterói, ninho meu terso,


Onde nasci de, em punho, camartelo.




És um lyrio com “i grego”, lyrio imerso


Da Grécia nos paus, e inspiras melo-


Peias à lira minha. Em doce anelo,


Nela, por ti, mil sons, sons mil disperso.




Dentro, mesmo, da forma, que tens, linda,


Piramidal te me deparas inda,


Para, da minha, orgulhoso, bigodeira.




E, na piramidez platifungente,

És o que eu sou, és, finalmente,


Os versos meus. – Alberto de Oliveira.”


A Roda do Café Paris, encontro de poetas paranasianos niteroienses liderados pelos sonetistas Luiz Leitão e Nestor Tangerini, tem sido estudada por um grupo de abnegados, mas sua produção literária ainda não foi devidamente estudada.


Sobre o poeta fluminense, Tangerini nos conta, ainda, que “Alberto era muito mais poeta do que farmacêutico. Uma tarde, passando Catulo, jovem candidato a poeta, cabotino, pelo nosso Príncipe da Lira, assim o cumprimentou, convencido:


- Boa tarde, colega.
Alberto respondeu-lhe apenas com ligeiro movimento de cabeça e perguntou, sisudo, para a pessoa com quem conversava:

- O Catulo é farmacêutico?”



Foi-se 2007. Por que a mídia “oficial” não se lembrou dos 70 anos da morte do poeta fluminense e Acadêmico Alberto de Oliveira?


Alberto Oliveira



Nelson Marzullo Tangerini, 54 anos, é escritor, jornalista, compositor, fotógrafo e professor de Língua Portuguesa e Literatura. É membro do Clube dos Escritores Piracicaba [ clube.escritores@uol.com.br] , onde ocupa a Cadeira 073 – Nestor Tangerini.



nmtangerini@yahoo.com.br, nmtangerini@gmail.com


http://narzullo-tangerini.blogspot.com


http://nelsonmarzullotangerini.blogspot.com/


http://jornalpolegar.blogspot.com/

SEU DINHEIRO - Luiz Percy Denardin


Denardin Assessoria Empresarial









VISUALGRAF
- IMPRESSÃO DE GRANDES FORMATOS


- FACHADAS DE EMPRESAS


- OUTDOORS E BACKLIGHTS


- PERSONALIZAÇÃO DE CARROS


SOLICITE ORÇAMENTO E VISITA


SEM COMPROMISSO


FONE: 3556-3535 ou


9102-9081






Denardin Assessoria


Empresarial


- CONSULTORIA FINANCEIRA


- INVESTIMENTO EM AÇÕES


- PROJETOS PARA FINANCIAMENTOS


- ASSESSORIA GERENCIAL


FALE COM QUEM SABE E


GANHE MAIS DINHEIRO


FONE: 3207-3026 ou


9989-2757

























































MERCADO FINANCEIRO 25/11/09





ALERTA

Inadimplência no cheque especial bate recorde

Fonte : InfoMoney

"A inadimplência de pessoas físicas no cheque especial ficou em 12,3% em outubro deste ano, segundo a Nota de Política Monetária e Operações de Créditodo Banco Central, divulgada nesta quarta-feira , e é o maior nível da série histórica e a quarta elevação seguida neste ano. A taxa registrou aumento de 0,4 ponto percentual em relação a setembro e, na comparação com outubro de 2008, quando estava em 9,3%, subiu 3 p.p.



Inadimplência geral

Considerando a inadimplência em todos os tipos de financiamento, o índicede outubro ficou em 8,1%, levemente abaixo do registrado no mês anterior, quando estava em 8,2%. Em relação a outubro do ano passado, o índice de inadimplência apresentou alta de 0,5 p.p., já que estava em 7,6% naquele mês.



Aquisição de bens

Considerando a aquisição de veículos, a inadimplência teve uma leve queda em outubro, na comparação com setembro, passando de 4,9% para 4,8%. Já em relação a outubro do ano passado (3,9%), o índice teve um aumento de 0,9 p.p. Na modalidade de aquisição de bens, exceto veículos, a inadimplência também recuou. Em outubro, as dívidas acima de 90 dias representaram 14,1% do total da modalidade. No mês anterior, o índice estava em 14,7% e, em outubro de 2008, era de 13,5%.


Já considerando a modalidade de crédito pessoal, o índice ficou em 5,2%, levemente abaixo do registrado em setembro deste ano (5,3%) e 0,2 p.p. menor do que o registrado no décimo mês do ano passado."





Lá fora, enquanto as bolsas americanas estão registrando avancos, também as principais bolsas europeias encerraram em alta nesta quarta-feira, com os mercados acionários se recuperando da abertura negativa, após a divulgação de indicadores positivos nos Estados Unidos e no Reino Unido. O número de pedidos de auxílio-desemprego veio abaixo do esperado pelo mercado nos EUA e a confiança do consumidor no país ficou levemente acima das expectativas, apontando 67,4 pontos em novembro. Da mesma forma, a venda de casas novas superou as estimativas em outubro, ficando acima também do registrado em setembro.





Por aqui,o indice doméstico chegou a recuar 1,23% até as 12;40 horas, mas acabopu por inverter a tendência e entrou em movimento ascendente no restante do intraday. Destaque para os ativos da Gafisa, Cosan e Souza Cruz aparecem entre as maiores perdas do Ibovespa nesta tarde, revertendo os ganhos da véspera. Na outra mão, os ativos da Light apresentaram forte recuo, assim como os papéis da Eletropaulo.



Por aqui,acompanhando o bom humor externo, o indice doméstico marcou sua terceira alta consecutiva, atingindo seu maior patamar desde 17 de junho de 2008, quando fechou cotado a 68.437 pontos. Dando continuidade ao movimento positivo das últimas sessões, os papéis da Duratex seguiram com forte valorização no Ibovespa, assim como os ativos da ALL. Também em função da alta dos metais básicos e do petróleo, as ações ordinárias da Vale e Petrobras também tiveram bom desempenho como resposta.

Oscilando entre os 67.240 pontos e os 67.997 pontos, com um volume financeiro de R$ 5,90 bilhões, o IBOVESPA acabou fechando próximo a máxima do dia aos 67.917 pontos, representando uma alta de 0,89% em relação ao fechamento anterior. No diário em sua terceira sessão consecutiva de alta, em Linha de Tendência de Alta hoje rompeu a RES dos 64.452 pontos e encerrou na máxima do ano.

Os cinco maiores ganhos do dia ficaram por conta da Cosan ON ( 5,32% ), ALL UNT ( 4,84% ), Duratex ON ( 4,18% ), Net PN ( 3,40% ) e Fibria ON ( 3,29% ). As cinco maiores perdas do dia ficaram por conta da Telesp PN ( 2,40% ), Brasil Telcom PN ( 2,08% ), Telemar PNA ( 1,94% ), Trans Paulista PN ( 1,77% ) e Copel PNB ( 1,72% ).

Já o dolar comercial, após atenuar as perdas vistas na abertura durante o início da tarde, voltou a cair até o encerramento dos negócios, apesar da intervenção do Banco Central. A moeda norte-americana fechou cotada hoje a R$1,7340 representando uma alta de 0,52% em relação ao fechamento anterior. Acumula no mes desvalorização de 1,31% e no ano de 2009 a desvalorização chega a 25,72%. No mercado paralelo foi negociada R$1,8500, representando um ágio de 6,69% em relação ao dólar comercial.

ÍNDICES INTERNACIONAIS

Dow Jones - alta de 0,28% ( 18:40 )

Standard & Poor’s 500 - alta de 0,34% ( 18:40 )

Nasdaq - alta de 0,23% ( 18:40 )

FTSE 100 - alta de 0,77%

Nikkei - alta de 0,43%

Merval - alta de 0,54%

WINFUT alta de 1,28% - 68.280,00pontos - no ano 77,42%

IBOVESPA alta de 0,89% - 67.917,00 pontos - no ano 80,877%

- BVMF3 alta de 0,42% - 11,94 ( MIN 11,79, MAX 12,05 ) no ano 102,72%

- PETR4 alta de 0,77% - 39,45 ( MIN 39,00, MAX 39,65 ) no ano 72,72%

- VALE5 alta de 0,63% - 43,37 ( MIN 42,95, MAX 43,46 ) no ano 81,54%

- GGBR4 queda de 0,78% - 28,50 ( MIN 28,30, MAX 28,55 ) no ano 89,24%

- ITUB4 alta de 1,84% - 38,79 ( MIN 37,95, MAX 38,79 ) no ano 48,62%

- CSNA3 alta de 0,27% - 59,53 ( MIN 59,31, MAX 60,11 ) no ano 105,28%

- USIM5 alta de 2,43% - 51,50 ( MIN 49,95, MAX 51,60 ) no ano 94,19%

- CYRE3 queda de 0,41% - 24,45 ( MIN 24,39, MAX 24,90) no ano 169,27%

- RSID3 alta de 0,35% - 14,23 ( MIN 13,92, MAX 14,33 ) no ano 284,59%

IBOVESPA - Engrenou subida por volta das 13:hora e assim foi no restante do intraday e acabou fechando próximo a máxima do dia aos 67.917 pontos, representando uma alta de 0,89% em relação ao fechamento anterior. No diário em sua terceira sessão consecutiva de alta, em Linha de Tendência de Alta hoje rompeu a RES dos 64.452 pontos e encerrou na máxima do ano.

MIN do dia 67.240 pontos / MAX do dia 67.997 pontos

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

CRAS dos bairros Kephas e Primavera terão investimentos de R$ 177 mil

Os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) dos bairros Kephas e Primavera, onde estão cadastradas cerca de 5 mil famílias em situação de extrema pobreza, receberão recursos de R$ 177 mil para reforma e adequação de seus espaços. É no CRAS onde psicólogos, assistentes sociais e pedagogos atuam diretamente com a comunidade fortalecendo o convívio sócio-familiar. Os centros também buscam facilitar o acesso dos moradores aos serviços básicos como confecção de documentos, além de orientar as pessoas que estão na busca de um emprego ou que precisam do auxílio de programas sociais como o Bolsa Família.

A reforma dos espaços consiste na substituição de forros, pisos e reforma em parte do telhado dos dois locais. Além disso, a adequação possibilitará acesso aos banheiros dos CRAS por cadeirantes que frequentam os locais. Segundo o Secretário de Obras Públicas e Serviços Urbanos (SEMOPSU), Lino De Negri, serão feitos ainda, reparos no teto, nas calhas, além de pintura em toda a parte externa e interna do prédio. “Ainda vamos adequar o centro no plano de prevenção contra incêndios, colocando extintores e sinalização nos pontos de entrada e saída conforme determina a lei municipal”, explica.

Para a coordenadora e assistente social do CRAS Kephas, Rosângela Tagliari Costa, as melhorias no prédio irão contribuir para o atendimento das famílias proporcionando também, um local adequado para os encontros dos grupos de mulheres, idosos e as pessoas com deficiência. “Neste ano, um grupo de mulheres participou de um curso de tear e, para 2010, estaremos promovendo um de corte e costura em parceria com a Asbem (Associação do Bem-estar da Criança e do Adolescente)”, conta. De acordo com Rosângela a oferta deste tipo de curso proporciona aos participantes uma forma de sair da condição de dificuldade, pois possibilita que as pessoas busquem uma renda extra. No CRAS do bairro Kephas ocorrem ainda aulas de duas turmas do ProJovem Adolescente. Uma na parte da manhã, e outra na tarde, onde, 42 alunos com idade entre 18 e 24 anos, têm a oportunidade de concluir o Ensino Fundamental em até um ano e seis meses.

Projeto Mulheres da Paz será implantado em Novo Hamburgo

Novo Hamburgo foi um dos onze municípios gaúchos selecionados para a implantação do projeto do governo federal Mulheres da Paz. A proposta integra as ações do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) e Território de Paz, e vai usar a experiência de vida de cerca de 100 mulheres, moradoras do bairro Santo Afonso, para enfrentar situações que levam ao crime e à violência e acompanhar famílias com problemas, buscando inserir os jovens em conflito com a lei em redes sociais de atendimento.

Para o desenvolvimento do projeto, conveniado por dois anos, o Município vai investir cerca de R$ 13 mil e receberá R$ 616 mil (do governo federal). A iniciativa partiu da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CMulher), que será o órgão responsável pela execução do projeto, em parceria com as secretarias de Desenvolvimento Social (SDS) e Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR).

Segundo a coordenadora da CMulher, Fátima Fraga, a ação está programada para ocorrer no próximo ano, e tem início com a seleção das 100 mulheres, que deverão ter mais de 18 anos, ter cursado no mínimo até a 4ª série do Ensino Fundamental (ou comprovar capacidade de leitura e escrita) e ter renda familiar de, no máximo, dois salários mínimos. As selecionadas passarão por um curso de capacitação sobre direitos, lei e apoio psicossocial de no mínimo 30 dias antes de iniciarem o trabalho na comunidade.

Para fazer a mediação dos conflitos existentes no Território de Paz e fortalecer a prevenção e enfrentamento à violência, as mulheres capacitadas irão desenvolver oficinas integrativas, atividades lúdicas, comportamentais e culturais com a comunidade atendida. “Acreditamos que, capacitando 100 Mulheres da Paz para atuarem no bairro Santo Afonso como mediadoras de conflitos, apoiando os jovens e as jovens desta localidade, sendo multiplicadoras dos conhecimentos e experiências vivenciadas nessa proposta, haverá uma contribuição significativa na cultura da paz e pela emancipação desta comunidade sobre a violência”, explica Fátima.

Empresas podem integrar estande na Couromoda 2010


Projeto da Casa de Novo Hamburgo na Couromoda 2010

Os fabricantes de calçados e artefatos do setor coureiro hamburguense já podem se inscrever para integrar a “Casa de Novo Hamburgo na Couromoda 2010”. O projeto é uma inovação no Rio Grande do Sul, pois o Município será o único que terá seu próprio espaço e não fará parte do estande do Estado. A feira ocorre entre os dias 18 e 21 de janeiro, no Parque Anhembi em São Paulo.

A participação no estande coletivo de Novo Hamburgo deve ser solicitada pelas empresas, por meio de um formulário de inscrições junto a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SEDETUR), pelo telefone (51) 3954-9943. As empresas passarão por uma seleção realizada pelas entidades parceiras, Feevale, Senac, Sebrae e Sindicato das Indústrias de Novo Hamburgo, que irão analisar a coleção e o acabamento dos produtos. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de dezembro e ao todo serão contemplados 20 fabricantes. Os escolhidos serão divulgados até o dia 14 de dezembro.

DIRETO DO RIO DE JANEIRO - Nelson Tangerini


Nelson Tangerini


CAFÉ PARIS

Amigos:


Vejam o blog que fiz para homengear

os poetas do Café Paris:







Abraços,

Nelson Marzullo Tangerini.

SEU DINHEIRO - Luiz Percy Denardin


Denardin Assessoria Empresarial









VISUALGRAF

- IMPRESSÃO DE GRANDES FORMATOS


- FACHADAS DE EMPRESAS


- OUTDOORS E BACKLIGHTS


- PERSONALIZAÇÃO DE CARROS


SOLICITE ORÇAMENTO E VISITA


SEM COMPROMISSO


FONE: 3556-3535 ou


9102-9081






Denardin Assessoria


Empresarial


- CONSULTORIA FINANCEIRA


- INVESTIMENTO EM AÇÕES


- PROJETOS PARA FINANCIAMENTOS


- ASSESSORIA GERENCIAL


FALE COM QUEM SABE E


GANHE MAIS DINHEIRO


FONE: 3207-3026 ou


9989-2757







MERCADO FINANCEIRO 24/11/09





Para Fed, recuperação será lenta e desemprego deve cair gradativamente

Fonte : InfoMoney

"A minuta da reunião de novembro do Federal Reserve, divulgada nesta terça-feira (24), mostra que a autoridade monetária dos Estados Unidos segue confiante na retomada da atividade econômica, que continua a dar sinais de melhora, como avanços no setor imobiliário e consumo. Apoiados nos dados positivos da economia, os membros do Fed elevaram as projeções para o PIB (Produto Interno Bruto) dos EUA no segundo semestre de 2009 – enquanto em junho a expectativa era de que o PIB recuasse entre 1% e 1,5% em 2009, as novas projeções apontam variação negativa entre 0,1% e 0,4%. As expectativas para 2010 e 2011 permaneceram praticamente inalteradas. Os índices de Wall Street receberam bem a notícia, diminuindo o ritmo de perdas logo após a divulgação das minutas.Mas, se por um lado a consistente recuperação da economiatraz otimismo, o mercado de trabalho norte-americano segue como principal preocupação do BancoCentral dos EUA. De acordo com a minuta, o Fed espera que a taxa de desemprego permaneça alta em 2010 (em torno de 9,7%), e recue modestamente em 2011, para 8,6%. O desemprego, e seu efeito no consumo das famílias, serão as principais barreiras para a recuperação dos EUA, segundo a autoridade monetária. Para alguns membros do comitê, a retomada da atividade econômicanorte-americana deve levar entre 5 e 6 anos – outros membros antecipam uma recuperação ainda mais lenta. De acordo com a minuta, os membros do comitê estão confiantes que o Fed estará pronto para remover os incentivos quando for "apropriado", e que o BC norte-americano conduzirá testes de como executar sua política de saída – ressaltando que estes testes não significam que a estratégia de saída será implementada em breve. Os membros do Fed também se referiram às preocupações de que a manutenção da taxa de juro norte-americana em um patamar extremamente baixo por um período longo de tempo possa ter efeitos negativos no mercado. Segundo a minuta da reunião, esses riscos não preocupam os membros do comitê no momento, mas estão sendo monitorados de perto."





Lá fora, enquanto as bolsas americanas estão registrando recuos, também as principais bolsas europeias encerraram em queda nesta terça-feira, após a revisão para baixo do PIB dos EUA ofuscar outros indicadores positivos divulgados no país e no continente europeu. No que se refere a índices nos EUA, o Consumer Confidence de novembro apontou 49,5 pontos, acima das expectativas do mercado, que indicavam 47,5 pontos, e do registrado no mês de outubro. Já o PIB norte-americano do terceiro trimestre foi revisado de crescimento de 3,5% para 2,8%, incorporando novos dados sobre o consumo e um déficit maior da balança comercial. No que se refer ao setor bancário, o diretor do FMI (Fundo Monetário Internacional), Dominique Strauss-Kahn, afirmou ontem que cerca de metade dos bancos ainda reportarão prejuízos trimestrais.





Por aqui,o indice doméstico chegou a recuar 1,23% até as 12;40 horas, mas acabopu por inverter a tendência e entrou em movimento ascendente no restante do intraday. Destaque para os ativos da Gafisa, Cosan e Souza Cruz aparecem entre as maiores perdas do Ibovespa nesta tarde, revertendo os ganhos da véspera. Na outra mão, os ativos da Light apresentaram forte recuo, assim como os papéis da Eletropaulo.



Oscilando entre os 65.969 pontos e os 67.317 pontos, com um volume financeiro de R$ 5,44 bilhões, o IBOVESPA acabou fechando na máxima do dia aos 67.317 pontos, representando uma alta de 0,76% em relação ao fechamento anterior. No diário ainda ainda em movimento lateral, próximo de testar a RES do canal 64.452 / 67.405 pts.

Os maiores ganhos do dia ficaram por conta da Fibria ON ( 4,86% ), Duratex ON ( 4,21% ), Cemig PN ( 4,21% ) Lojas Americanas PN ( 3,91% ) e TIM Part ON ( 3,45% ). As maiores perdas do dia ficaram por conta da Gafisa ON ( 3,55% ), Light ON ( 2,09 % ), Cosan ON ( 1,74% ), Eletropaulo PNB ( 1,59% ) e Souza Cruz ON ( 1,31% ).

Já o dolar comercial, aós iniciar o dia alternando entre perdas e ganhos, solidificou sua tendência positiva, acompanhando a cautela instaurada nos mercados após a divulgação de indicadores da agenda norte-americana. A moeda norte-americana fechou cotada hoje a R$1,7340 representando uma alta de 0,52% em relação ao fechamento anterior. Acumula no mes desvalorização de 1,31% e no ano de 2009 a desvalorização chega a 25,72%. No mercado paralelo foi negociada R$1,8500, representando um ágio de 6,69% em relação ao dólar comercial.

INDICES INTERNACIONAIS

Dow Jones - queda de 0,29% ( 18:40 )

Standard & Poor’s 500 - queda de 0,17% ( 18:40 )

Nasdaq - queda de 0,41% ( 18:40 )

FTSE 100 - queda de 0,59%

Nikkei - queda de 1,01%

Merval - queda de 0,66%

WINFUT alta de 0,18% - 67.420,00pontos - no ano 77,42%

IBOVESPA alta de 0,76% - 67.317,00 pontos - no ano 79,27%

- BVMF3 alta de 1,11% - 11,89 ( MIN 11,51, MAX 11,90 ) no ano 101,87%

- PETR4 alta de 0,77% - 39,15 ( MIN 38,38, MAX 39,15 ) no ano 71,41%

- VALE5 alta de 0,54% - 43,10 ( MIN 42,28, MAX 43,10 ) no ano 80,41%

- GGBR4 queda de 0,07% - 28,28 ( MIN 27,85, MAX 28,49 ) no ano 87,78%

- ITUB4 alta de 0,53% - 38,09 ( MIN 37,21, MAX 38,09 ) no ano 45,94%

- CSNA3 queda de 0,80% - 59,37 ( MIN 58,53, MAX 60,00 ) no ano 104,72%

- USIM5 alta de 1,99% - 50,28 ( MIN 48,30, MAX 50,28 ) no ano 89,59%

- CYRE3 alta de 0,20% - 24,55 ( MIN 23,90, MAX 24,80) no ano 170,37%

- RSID3 queda de 0,84% - 14,18 ( MIN 13,90, MAX 14,35 ) no ano 283,24%

IBOVESPA - Caiu 1,23% até por volta das 12:40 horas, quando atingiu a minima do dia. Inverteu e passou o restante do intraday em canal de alta e acabou fechando na máxima do dia aos 67.317 pontos, representando uma alta de 0,76% em relação ao fechamento anterior. No diário ainda ainda em movimento lateral, próximo de testar a RES do canal 64.452 / 67.405 pts.

MIN do dia 65.969 pontos / MAX do dia 67.317 pontos

PAPO DE CULTURA - Ione Jaeger


Ione Jaeger

O OLHO DE DEUS








– “Olhe, Ione, o olho de Deus vê tudo que você faz, mesmo se você estiver bem escondida, debaixo da cama!”

Criança, eu morria de medo do olho de Deus. Na parede da sala de jantar havia um grande quadro do Coração de Jesus, lindamente colorido, braços estendidos ao longo do corpo. Da palma das mãos saiam halos brilhosos – fachos de luz clareando meu espaço, deixavam-me à descoberta.



Eu tinha desejo de beber o resto do aluá geladinho, beber de um só gole!... Ninguém por perto. Ninguém me olhando. Somente o olho de Deus. Ah! tentação! Furtar um bolinho de um prato cheio, em cima da mesa, estava para esfriar! Queria um só. Sairia correndo para o quintal... Ninguém estava em casa. Só o olho de Deus ... Houve vez, houve sim, que burlei a vigilância. Confesso:



Menti. Jurei para dona Zelinha, minha mãe, que não fui eu quem quebrou a agulha da prestimosa máquina de costura.



Menti. Não cortei um pedaço do tecido branco da fronha que ela bordava. (Pô, eu só tirei um pedacinho!).



Menti. Na mais grave violação aos princípios divinos e ainda jurei em falso. Tremendo em frente ao meu pai, jurei que queria ver a alma que assombrou o pai de Lori, quando quebrei a lanterna nova, comprada naquela tarde. Menina de dez anos, fiquei curiosa para ver como funcionava. Na madrugada, lá estava a alma no canto escuro do quarto, olhando-me dormir. Pulei para a cama da minha irmã. Me entreguei! O olho de Deus viu! Recebi carões, até castigos.



O olho de Deus não permitiu que eu cometesse outros erros.



Na semana passada, numa loja de departamentos, presenciei a detenção de duas mocinhas que furtavam das prateleiras xampu e outros produtos similares. Os seguranças abordaram as jovens conduzindo-as a um lugar reservado. Vimos as mulheres, cabeça baixa, saírem da loja.



Câmaras ocultas filmaram.



O olho de Deus viu.




Ione Jaeger


Campinas/SP - 24/07/04

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Últimos dias para inscrições do 14º Campeonato Municipal de Futsal

Últimos dias para inscrições do 14º Campeonato Municipal de Futsal



Seguem até o dia 26 de novembro as inscrições para o 14º Campeonato Municipal de Futsal 2009 – Garotos e Garotas, promovido pela Secretaria de Educação e Desporto (SMED) de Novo Hamburgo. O torneio será realizado entre os dias 1º e 4 de dezembro nos ginásios Agostinho Cavasotto (Rua Portugal, s/n - Rincão), Alberto Mossmann (Rua 3 de Outubro, s/n - Ideal) e da Brigada Militar (Avenida Coronel Travassos, 1111 – bairro Rondônia). O evento é destinado a todos os estudantes das redes públicas e particulares do Município. Além disso, o torneio tem a finalidade de incentivar a prática esportiva e integrar as comunidades escolares.

As fichas de inscrições estão disponíveis na sessão 'Downloads' no site da Prefeitura, www.novohamburgo.rs.gov.br, assim como o regulamento do evento. Ela deve ser preenchida e entregue na diretoria de Desporto da SMED, que fica no 4º andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry (Rua Guia Lopes, 4201 – Canudos). As inscrições são gratuitas. Os três primeiros colocados de cada categoria receberão troféu e medalhas. Também será premiado o goleador, equipe mais disciplinada, goleiro menos vazado e técnico destaque. O congresso técnico para definir os horários dos jogos ocorrerá no dia 27 de novembro, às 17h30, no auditório do 4º andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry.



O quê: 14º Campeonato Municipal de Futsal 2009 – Garotos e Garotas

Quando: de 1º a 4 de dezembro

Onde: ginásios Agostinho Cavasotto (Rua Portugal, s/n - Rincão), Alberto Mossmann (Rua 3 de Outubro, s/n - Ideal) e da Brigada Militar (Avenida Coronel Travassos, 1111 – bairro Rondônia).

PAPO DE CULTURA - Benedito Franco


Benedito Franco


Nossos países gastam, este ano, com armamento - armas! - nada mais nada menos que um trilhão e oitocentos bilhões de dólares!... ( $ 1,800,000,000.00!). Com 10% disso, eles matariam a fome de toda a humanidade!


A negra África, o continente com mais riqueza em seu solo, explorada pelos brancos, é o que mais fome sofre!



A mais forte das ações é o abraço: vem à tona o amor, a amizade e une dois corações!





FABRICIANO - Juventude



046 - Ele tem qui casá!



Estava na varanda da casa de meus pais. Chegaram um casal de velhinhos - magros, aparência nítida do árduo trabalho na roça, alguma contrariedade e os sofrimentos com o peso dos anos - e uma mocinha – quase uma menina - linda!... de olhos vivos e brilhantes e semblante um tanto desconfiado e maroto.

Pediram-me para eu chamar o "cumpade Sô Zé Franco, o dotô Juiz", meu pai. Em chegando, o velhinho, após cumprimentos:

- Pois é, cumpade Sô Zé Franco, o sinhô, que é o dotô Juiz (Juiz de Paz), tem qui fazê o Jaquim, fio do cumpade Tião, casá com nossa netinha, esta aqui! - Ele feis mal pra ela e el'istá in instado interessante! El'istá buchuda... istá grave, cumpade.

Calmamente, papai ponderou:

- Compadre Belarmino, vou conversar sobre o assunto com o compadre Tião, homem bom, e daqui a alguns dias, volto a falar com o senhor.

- É cumpade – compassadamente balbuciando palavra por palavra - se ele num casá, num seio o qui vai sê de nossa netinha... tem só treze ano. Ele tem qui casá! Fais ele casá cumpade!

Os velhinhos insistiam e imploravam para meu pai tomar logo a decisão, e as providências, e obrigasse o tal de Joaquim a se casar com a netinha, grávida, o mais rápido possível. Papai acalmava-os:

- Fique tranqüilo, compadre, mais alguns dias e tudo será resolvido

Lá se foram os velhinhos balançando as cabeças, meio contrariados, preocupados que estavam com a netinha grávida, sem que o dotô Juiz decidisse algo. Tinham certeza que o cumpade Sô Zé Franco tomaria a decisão logo.

Com dezoito anos, quis mostrar a meu pai, que achava um absurdo não ter falado para os pobres velhinhos que iria obrigar o rapaz a se casar com a netinha.

Papai argumentou que, primeiro, seria ilegal obrigar alguém a se casar com alguém. Segundo, ouvira apenas uma das partes da contenda. E ainda: - Sempre ouça as duas partes, antes de tomar qualquer decisão, ou dar algum conselho.



E apareceu o compadre Tião. Eu presente.

- Pois é, cumpade Sô Zé Franco, a gente mora na roça, lá pru lado do Coigo de Nossa Senhora ( o Horto em Ipatinga). A minina, neta do cumpade Belarmino, saía da casa dele, uns quinhentos metro da minha casa, maisomeno azonze hora da noite, arrombava e sartava a janela do quaito do meu minino e ia drumi no canto da cama dele. Ela é muito bunitinha e esprivitada. Meu minino é macho, é home mermo. E home mermo num guenta umas coisa dessa, cumpade!...

Papai sorriu pra mim.



Benedito Franco





NB.: Desculpem-me os erros no anúncio do conto anterior: “Paseios, Chico Chavier e vincos...” = “Passeios, Chico Xavier e vincos”. E mais: meu programa insiste em colocar a antiga ortografia.



Gostou?... Repasse para os amigos!

Veja também: www.paralerepensar.com.br/beneditofranco.htm

Vamos doar sangue? Se você não pode, encaminhe um parente ou um amigo!

GRAMADO É MAIS PERTO VIA MORRO REUTER

Amigos,


como todos sabem, a BR 116 está interditada em Picada Café, e esta é uma situação bem dificil para todos os comerciantes da região.

Fizemos um mapa explicativo, para que possamos informar sobre o caminho 'a Gramado por Santa Maria do Herval.
 

Neste momento nossa união vai fazer a diferença.










Sabia que existe um caminho alternativo para chegar em Gramado, partindo de MORRO REUTER??







30 km mais perto e sem pedágio!!!!




O asfalto do acesso em Morro Reuter está pronto, pela VRS 833.


Faça as contas e venha conhecer!


Lembrando que nossos restaurantes continuam atendendo normalmente!!!


E temos lugares bem legais para compras e visitas! (ateliês, lojas, chocolates, cafés...)





informações: (51) 3569.1455




www.pmreuter.com.br


www.turismoemmorroreuter.com.br


segunda-feira, 23 de novembro de 2009

PAPO DE CULTURA - Ione Jaeger


Ione Jaeger
O QUE FAZER COM O AMOR?*






Abomino o meu amor, um desgraçado!


Não domino a vontade insana de matá-lo!






É um sentimento estranho: maltrata, oculta-se,


fere, zomba, destrata a razão e se diverte.






Expulsá-lo dos meus planos, eu desejo


não mais ver causar-me tantos danos.






Com azedume, amargas e sentidas queixas


cobra-me da alma gêmea a separação.






Impugnando-o, vou cremá-lo do pensamento.


nas suas cinzas escarrar o asco.






O que fazer com esse amor carente?


Suplica tua presença e eu não sei lhe dar!





Ione Jaeger


Novo Hamburgo/RS /1998



* Do livro inédito: CURRICULUM VITAE







**

domingo, 22 de novembro de 2009

Fórum Nacional da Música reúne-se na FMS

Crédito: Charles Dias







Um dos momentos históricos vividos pela Feira da Música do Sul foi o encontro do Fórum Nacional de Música que, no sábado (21), reuniu representantes dos Fórum Estaduais do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Goiás, Minas Gerais, Distrito Federal, Paraná, Pernambuco, Pará, Piauí, Ceará e Alagoas.



Na pauta das discussões, esclarecimentos sobre o importante processo de eleição do colegiado que comporá a Setorial de Música e a preparação para a eleição dos delegados para a pré-conferência que antecede a Conferência Nacional de Cultura.



O Fórum Nacional de Música foi criado em abril de 2005, em Brasília.



Feira da Música do Sul



As atividades da Feira da Música do Sul estão sendo transmitidas pela radioweb ebtk.com.br, que também está produzindo vídeos com entrevistas que podem ser assistidos no Orkut da Feira.



Realização: GB Produtora

Parceiros: Assembleia Legislativa do RS, Fórum da Música do RS, Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo e Fenac

Apoio: BM&A, CEEE, Sebrae, BNDES, Unimed, Vonpar e Converse

Patrocínio: Petrobras e Eletrobrás

A Feira tem financiamento da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério

da Cultura.



Serviço:

O que: Feira da Música do Sul

Quando: de 19 a 22 de novembro, das 13h às 24h

Onde: Pavilhões da Fenac - Av. Nações Unidas, 3825 – Novo Hamburgo/RS

Entrada Franca