sábado, 4 de setembro de 2010

LIVRO DE SEU RIBEIRO

A VIDA É PURA POESIA



Fotos de Seu Ribeiro

.:

Desde 2006, quando comecei a espalhar poesias na websfera (originalmente no orkut e agora via Facebook), já semeei milhares de poemas que tem servido de alimento diário a inúmeras pessoas conectadas a rede. Infelizmente quase todos os poemas que postei no Orkut se perderam, quando decidi excluir a conta que tinha lá - temo que o mesmo aconteça com os que faço aqui! Portanto, no intuito de preservar uma seleção de melhor lavra, pretendo publicar meu Primeiro Livro de Poesia.

Para isso conto e aceito apoio de políticos, governos, empresários, profissionais liberais e todos quanto acreditam na seriedade e potencial do meu trabalho, bem como na eficácia de um poema em nutrir, lapidar e curar as almas daqueles que são concebidos da inspiração do amor, num momento de pura poesia, onde os corpos de um homem e uma mulher, inebriados de paixão, se entregam a odisseia da vida no mais lindo romance do astral.

Você pode contribuir com este esforço, no simples compartilhar desta mensagem em seu mural, porém se tiver interesse em apoiar e si tornar parceiro deste projeto, envie sua proposta para o e-mail valedoribeiro@gmail.com

...

Não estou pedindo seu voto, apenas sua cumplicidade.

Desde já meu sincero agradecimento

Seu Ribeiro

Exposição Setembro

Exposição “Setembro”faz homenagem ao tradicionalismo


Obras do artista plástico Marciano Schmitz estarão no Bourbon Shopping Novo Hamburgo



Setembro tem importância histórica para os gaúchos. Marciano Schmitz encontra poesia para descrever a data da Revolução Farroupilha: “No horizonte, um tropel, bandeiras e heróis arrastam lembranças de tudo que somos”. Este mês, o artista plástico expõe seus trabalhos, compostos, em sua maioria, por pinturas nativistas. A mostra “Setembro” tem abertura marcada para o dia 17, às 18h e 30 min., no Bourbon Shopping Novo Hamburgo.

A exposição segue até o dia 27 de setembro. Além das obras nativistas, vai contar com trabalhos de outras linhas do artista. O patrocínio é de Carlson Indústria de Móveis, com promoção do Bourbon Shopping. O apoio é de Auto Shopping Sinos, Tudo Imobiliária, Print Art, Laboratório Exame e Unimed Vale do Sinos. A produção é da Um Cultural.



MARCIANO SCHMITZ

Pintor, escultor e professor, há mais de 30 anos Marciano Schmitz é artista conceituado, que integrou movimentos de conscientização e interiorização da arte. Sua obra é eclética. Do movimento surrealista e da pintura metafísica ao muralismo sacro e ao nativismo. Fazem parte do seu acervo obras públicas, como a fachada escultórica do Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno e o Monumento à Bíblia, em Novo Hamburgo, e obras na Catedral de Pedra Nossa Senhora de Lourdes, em Canela.

· Informações no site: www.marcianoschmitz.com.br



ABERTURA DA EXPOSIÇÃO “SETEMBRO”

Quando: Sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Horário: 18h e 30min.

Onde: Bourbon Shopping Novo Hamburgo

(Av. Nações Unidas, 2001)

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

FOCO CRISTÃO - Cristian Dahmer

Cristian Dahmer







IMPOSSÍVEL NÃO CRER



“A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça; porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis.” (Romanos 1. 18-20, Bíblia Sagrada, Almeida Revista e Atualizada).





Não sei quanto a vocês, mas para mim este trecho é um dos mais fortes de toda a Palavra de Deus. Você já foi tentado a acreditar que nós, para chegarmos a nossa condição atual, passamos por anos e anos de evolução? Já disseram a você que todo o universo surgiu de uma explosão que se deu no meio do nada? Ou até que o ser humano evoluiu do mesmo ancestral do macaco? A teoria da evolução, que afirma tais hipóteses, vem sendo usada pelas pessoas para encontrar uma explicação “cientifica” para o surgimento deste planeta. Os seres humanos que defendem esta tese dizem que Deus não existe porque não se pode vê-lo. Além disso, o afastamento dos homens do seu Criador, por não quererem obedecer a Sua vontade, faz com que a teoria da evolução ganhe mais força: “Se não existe um Deus criador, um Ser todo-poderoso a quem devemos obedecer, então podemos fazer o que quisermos”, pensam eles. Entretanto o apóstolo Paulo afirma que tudo que se pode conhecer de Deus é manifesto entre os homens. Inclusive os atributos invisíveis de Deus, como o Seu poder e a Sua divindade, tudo isso se reconhece por meio das coisas que Ele criou, e do universo inteiro. E o apóstolo vai mais além: “Tais homens são, por isso, indesculpáveis”.



Mas indesculpáveis pelo quê? Pelo simples fato de serem seres pensantes, racionais, e não conseguirem perceber a existência de Deus a sua volta. Por isso, os homens não têm desculpa para alegar que não se pode acreditar num Criador. Exemplificando, vamos imaginar que exista uma fábrica que tenha todos os elementos para se montar um carro. Ainda não existe projeto de nenhum automóvel, e ninguém conseguiu montar um carro até então, mas todas as peças, motor, engrenagens, estão armazenadas num grande depósito. Suponhamos que em um determinado momento ocorra uma explosão neste depósito e que, os moradores da região chegando até o local, encontrem uma frota de carros totalmente prontos para sair rodando pelas estradas, inclusive com tanque cheio. Esta história não parece absurda? Nas minhas aulas teóricas para tirar a carteira de habilitação, eu estudei a complexidade do sistema de locomoção de um carro. Cada parte foi pensada, planejada e criada para desempenhar uma função que contribui para o funcionamento do veículo. Imaginem agora toda a complexidade do nosso planeta: a função das plantas, do oxigênio, dos animais, dos menores insetos existentes. Cada um tem uma função na natureza. Mas vamos nos restringir ao ser humano e seus órgãos. Compreende? Analise o seu corpo, seus olhos, por exemplo. A ciência ainda não conseguiu, em pleno século 21, criar um substituo para os olhos, tamanha a sua complexidade. Será que tudo isso que foi citado, toda esta organização natural, pode ter vindo de uma explosão? Tudo isso foi criado de forma impessoal, sem um Ser pensante, apenas pelo acaso?



Já me perguntaram o seguinte: “Mas se Deus criou tudo que existe, quem criou Deus?” Esta pergunta é interessante e geralmente proferida por pessoas que não creem nEle e acabam colocando alguns cristãos em saia justa. Todavia, não saber de onde se originou Deus não prova que Ele não exista. A lei da gravidade já existia muito antes do homem descobri-la, ela apenas estava encoberta aos nossos olhos. É importante lembrar também que as duas teorias (evolução e criação), no que tange a suas próprias origens, são uma incógnita. Por exemplo, assim como a Bíblia não revela como Deus surgiu, a teoria da evolução não explica, de forma plausível, como se originou o ser unicelular que deu origem a evolução das espécies? O ser unicelular, em princípio, surgiu do nada, e a partir dele ocorreu a evolução. Sendo assim, a teoria da evolução continua sendo apenas uma teoria, pois não é comprovada cientificamente. Quanto ao criacionismo a situação é a mesma, pois cientificamente não pode ser comprovado, e até a existência de Deus pode ser questionada.. Todavia, Paulo parece não se conformar com a incredulidade humana que não percebe que toda a natureza, a imensidão do universo, o céu azul e o nosso próprio corpo, todas estas coisas nos mostram o poder e a grandeza de Deus e, por não querermos enxergar o tamanho testemunho de Sua existência, somos indesculpáveis.



Você é muito importante para Jesus, não importa quem você seja ou o que tenha feito. Deus prometeu que, se você se arrepender dos seus erros e se converter, Ele te perdoará e te aceitará. Caso você não reconheça, ainda, o seu erro, pois não entende o porquê de certas coisas acontecerem; entretanto quer entender e servir a esse Deus de amor e graça, não se preocupe! Venha como você está, seja sincero diante de Jesus e o mais Ele fará! Se você tem dúvidas, comentários, ou quer se cadastrar para receber por e-mail os artigos semanais, mande um e-mail, sem anexos, para: meubaluarte@gmail.com . O Senhor Jesus se sacrificou para que você fosse livre do pecado; Ele ama você.



Deus abençoe a todos com libertação, entendimento e salvação! CRISTIAN DAHMER

PAPO DE CULTURA - Benedito Franco

Benedito Franco


Um motorista do Senado ganha mais para dirigir um automóvel do que um oficial da Marinha para pilotar uma fragata!



Um ascensorista da Câmara Federal ganha mais para servir os elevadores da casa, do que um oficial da Força Aérea que pilota um Mirage.


Um diretor que é responsável pela garagem do Senado ganha mais que um oficial-general do Exército que comanda um regimento de blindados.



062 - Cuncum, cuncum, cuncum!



- Cuncum, cuncum, cuncum! - È o que minha filha Fernanda, até os dois anos e meio, sabia falar – e só!

Para as conversas da Nanda – cuncum, cuncum e cuncum - a gente chamava a irmã Tati para traduzir - era exímia.

Fernanda, com pouco mais de ano e meio, brincava só na sala. De repente começou a choramingar. A Hedda, a mãe, corre para ver o que acontecia e encontra-a apontando para a casa do botão da blusinha e para o nariz, dizendo:- cuncum, cuncum, cuncum... e, fazendo carinha feia, olhava para a mãe e choramingava.

Entro em casa e a Tati me relata – para quaisquer fatos, a Tatiana contava uma história e uma estória! - que a Nanda introduziu um botão no nariz. Pego-a e corro para o posto do INSS, perto de casa – morávamos no Bairro Sagrada Família. Na portaria, informam-me que o médico atendia no oitavo andar do prédio. A Nanda choramingando. Ela e eu cada vez mais aflitos e nervosos. Pois seria muito perigoso se o corpo estranho fosse para o pulmão; um botão ou o quê? Espero o elevador por instantes, mas como achei que demorava demais – nessas situações, um minuto vira uma hora! - subi os oito andares pela escada. Alguém me aponta a porta onde estaria o médico. Sem bater, abri a porta e lá dentro uma senhora acabando de se vestir e um médico levantando-se da cadeira, esbaforido com minha brusca entrada.

- Mas o Senhor não pode fazer uma coisa dessa!

- O Senhor vai atender à menina?

- Vou...

- É o que interessa!

O médico apanha na gaveta um pequeno aparelho, o introduz no narizinho da Fernanda, que nem teve tempo de se assustar ou chorar, e em questão de segundo tira o bendito corpo estranho: um botão!



Cuncum, cuncum e cuncum, apontando para o nariz e a casa de botão da blusinha, repetidos inúmeras vezes, foi a explanação que a Nanda fez, para a mãe e a Tati, do acontecido no consultório. Entenderam?



Ah!... Isquici!...



Em Belo Horizonte, morávamos na Av. Brasil, perto da Igreja de Santa Efigênia, a qual freqüentávamos. No mês de maio, havia a coroação, quando as meninas se vestiam de anjinhos.

O importante, a alegria e o orgulho dos pais era a filha cantar e coroar. A Tati coroou e a Nanda também, só que, na hora de cantar, a Fernanda, com uns três anos, pegou a coroa - todos nós na expectativa - olhou para Nossa Senhora, e em vez de cantar, calmamente colocou a coroa na cabeça da imagem, virou-se para o público e falou:

- Ah!... isquici!

A Igreja inteira foi um só riso!



127 – Artes



Em Belo Horizonte, minhas meninas, desde os quatro, a Fernanda, e cinco anos, a Tatiana, levava-as ao teatro todos os fins semana possíveis. Terminada a peça, íamos a uma exposição de arte. Como eu mensalmente passava por Ouro Preto, São João Del Rei, Tiradentes, tinha, e tenho, o costume de visitar igrejas, principalmente as barrocas, em todas as cidades por onde passo - as meninas seguiam-me constantemente. Pra falar a verdade, nem sempre adoravam essas visitas, mas mesmo assim iam.

Estudei algum tempo na Escola Grinhard, no Palácio das Artes. As meninas acompanhavam-me, sendo paparicadas por todos. Ganhavam folhas de papel e desenhavam, assim como olhavam curiosas os escultores e outros artistas, dando suas opiniões – a Tatiana falava feito pobre na chuva – agradava e era agradada!

Em uma novela que fez muito sucesso, a protagonista foi a Sônia Braga. Terminada a novela, a Sônia apresentava-se numa peça teatral em um teatro na Avenida Princesa Izabel, no Rio de Janeiro. Levei-as para assistirem a tal peça. Normalmente, acabada a apresentação, nas peças infantis, os artistas apareciam no palco e recebiam mui carinhosamente as crianças, respondendo-lhes as perguntas e dando-lhes sorrisos e abraços. A meninada esperou, esperou e a Sônia saiu rapidamente pelos fundos, não dando satisfação à criançada. Decepção total.

Até hoje, minhas meninas (mulheres casadas!) gostam muito de teatro.

Vá e leve os seus ao teatro! Teatro é cultura!



Benedito Franco



Não vote em candidato que coloca som nas ruas! Ele não respeita os doentes, as criancinhas e o pessoal que trabalha em turno!

SEU DINHEIRO - Luiz Percy Denardin

Luiz Percy Denardin Filho










Denardin Assessoria Empresarial


VISUALGRAF
- IMPRESSÃO DE GRANDES E PEQUENOS FORMATOS

- FACHADAS DE EMPRESAS

- OUTDOORS E BACKLIGHTS

- PERSONALIZAÇÃO DE CARROS

FONE: 3556-3535 ou

9102-9081


Denardin Assessoria


Empresarial

- CONSULTORIA FINANCEIRA

- INVESTIMENTO EM AÇÕES

- PROJETOS PARA FINANCIAMENTOS

- ASSESSORIA GERENCIAL

FONE: 3207-3026 ou

9989-2757





PAPEL PICADO AO VENTO

( Desconhecido )

"Um senhor, há muito tempo, tanto falou que seu vizinho era ladrão que o rapaz acabou preso!

Dias depois, descobriram que era inocente.

O rapaz foi solto, e processou o homem.

No tribunal, o velho diz ao juiz:

Comentários não causam tanto mal.

E o juiz responde:

Escreva os comentários num papel, "depois pique e jogue os pedaços no caminho de casa.

Amanhã, volte para ouvir a sentença.

O senhor obedeceu e voltou no dia seguinte.

Antes da sentença, terá que catar os pedaços de papel que espalhou ontem", disse o juiz.

Responde o velho:

Não posso fazer isso.

O vento deve tê-los espalhado, já não sei onde estão.

Responde o juiz:

Da mesma maneira, um simples comentário pode destruir a honra de um homem, a ponto de não podermos consertar o mal.

Se não se pode falar bem de uma pessoa, é melhor que não se diga nada.

Sejamos donos de nossa boca, para não sermos escravos de nossas palavras."



"A língua que calunia mata três pessoas ao mesmo tempo: a que profere a calúnia, a que escuta, e a pessoa sobre a qual se fala." ( Paulo Coelho )

"Os caluniadores são como o fogo que enegrece a madeira verde, não podendo queimá-la." ( Voltaire )

"A melhor resposta a calúnia é o silêncio." ( Benjamin Jonson )

"A calunia é sem dúvida o pior dos flagelos, visto que faz dois culpados e uma vítima." ( Heródoto )

_____________________________________________________

INFORMAÇÕES SOBRE O MERCADO FINANCEIRO DE HOJE

Os principais índices acionários norte-americanos , fecharam novamente em alta a sessão desta quinta-feira. Dados econômicos acima do esperado no mercado de trabalho e imobiliário trouxeram otimismo aos investidores, que agora ficam na expectativa pelo Relatório de Emprego referente ao mês de agosto, a ser divulgado no próximo pregão.

Petróleo : ( NY alta de 1,31% a US$ 74,95 / Londres alta de 0,52% aUS $ 76,25 ).

As principais bolsas européias, encerraram bem próximos à estabilidade, entre realização de lucros após a expressiva alta da véspera e dados econômicos positivos nos Estados Unidos. Além disso, o Banco Central Europeu reviu para cima a projeção de crescimento para a região

IBOVESPA - Após a forte alta de ontem que implicou em realização no dia de hoje, na contramão dos mercados externos, marcou recuo, amenizado pela forte alta dos ativos da Petrobrás. Oscilando entre os 66.404 pontos e os 67.167 pontos, hoje com um volume financeiro de R$ 5,12 bilhões, acabou fechando aos 66.808 pontos, representando uma queda de 0,39% em relação ao fechamento anterior. No diário, em movimento lateral, com próximo SUPORTE nos 65.154 pontos e RESISTÊNCIA nos 67.072 pontos.

COMPOM - Manteve a taxa SELIC em 10,75% ao ano, dizendo encerrando assim o ciclo de aperto monetário iniciado em abril. As taxas de curto prazo já haviam amplamente precificado a decisão nesse sentido, mas ainda assim o movimento pendeu para o lado negativo, o que mostra uma correção às apostas daqueles que previam nova alta na Selic.

Já o dólar comercial, marcou forte recuo na sessão de hoje, renovando sua mínima desde o dia 3 de maio passado. Dessa forma a moeda norte-americana fechou cotada a R$ 1,7300 representando uma queda de 0,86% em relação ao fechamento anterior. No mês a desvalorização é de 1,42% e no no ano a desvalorização é de 0,53%.



ÍNDICES INTERNACIONAIS

USA - Dow Jones - alta de 0,49%

USA - S & P 500 - alta de 0,91%

USA - NASDAQ - alta de 1,06%

ENG - FTSE 100 - alta de 0,09%

JAP - Nikkei - alta de 1,52%

ARG - Merval - alta de 0,89%



Segue abaixo o fechamento de hoje de principais ativos e ao lado acumulado 2009.

- WINFUT queda de 0,68% - 67.300,00 pontos - 2009 + 81,97%

- IBOVESPA queda de 0,39% - 66.808,08 pontos - 2009 + 81,88%

ATIVOS

- BVMF3 queda de 0,84% - 13,00 / 2009 + 107,98%

- PETR4 alta de 2,11% - 27,60 / 2009 + 60,64%

- VALE5 queda de1,04% - 42,85 / 2009 + 76,64%

- GGBR4 queda de 0,74% - 24,07 / 2009 + 93,49%

- ITUB4 quedade 1,07% - 37,90 / 2009 + 48,24%

- CSNA3 quedade 0,18% - 28,05 / 2009 + 90,45%

- USIM5 queda de 1,10% - 44,85 / 2009 + 87,63%

- CYRE3 alta de 1,07% - 22,74 / 2009 + 162,11%

- RSID3 queda de 0,32 - 15,45 / 2009 + 300,00%

IBOVESPA – Em dia de movimento lateral , acabou fechando aos 66.808 pontos, representando uma queda de 0,39% em relação ao fechamento anterior. No diário, em movimento lateral, com próximo SUPORTE nos 65.154 pontos e RESISTÊNCIA nos 67.072 pontos.



MIN do dia 66.404 pontos / MAX do dia 67.167 pontos

NOTICIAS DA CÂMARA DE NOVO HAMBURGO

JESUS E SERJÃO RECEBEM DIPLOMA MÉRITO PARLAMENTAR


Homenagem foi concedida durante o Congresso Nacional de Combate à Corrupção Eleitoral



Na tarde de quarta-feira, dia 1º de setembro, o presidente da Casa, Jesus

Maciel (PTB), e o vereador mais votado de Novo Hamburgo e também

vice-presidente, Sergio Hanich (PMDB), receberam o Diploma Mérito

Parlamentar, entregue pelo Instituto Municipalizar, organizador do

Congresso Nacional de Combate à Corrupção Eleitoral – O Resgate da

Democracia em Nossas Mãos. Ao todo, 122 instituições, dentre elas a Ordem

dos Advogados do Brasil, o Tribunal de Justiça, o Ministério da Justiça, a

Prefeitura e Câmara Municipal de Porto Alegre, a Escola Superior do

Ministério Público, a Famurs e a AGM creditaram a homenagem. A cerimônia

aconteceu no Palácio da Justiça, sede do Poder Judiciário Gaúcho, ao lado

da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre.



Jesus Maciel acredita que a premiação é uma valorização do Legislativo.

Segundo ele, uma láurea como essa, sem custos para o vereador e para

instituições envolvidas, possui valor maior. "Me sinto honrado de fazer

parte de um Poder, onde as pessoas são valorizadas e destacadas dessa

forma. O lugar da premiação também confere credibilidade", ressaltou. Para

o presidente da Câmara, a láurea também aumenta a responsabilidade de

prestar um trabalho cada vez mais qualificado para a sociedade.



Serjão dedicou o diploma a sua família, a seus eleitores e a todos que

auxiliaram para que conquistasse a cadeira de vereador. "A homenagem

aumenta nossa responsabilidade perante a comunidade. Devemos sempre buscar

o desenvolvimento para nossa cidade e o bem-estar dos cidadãos. Um

político só pode ser feliz se a comunidade está feliz", afirmou,

destacando que se não fosse a população, ele não estaria no posto que

ocupa.



O diploma foi entregue pelo diretor financeiro-administrativo do Instituto

Municipalizar, Eduardo Morche Wagner.



- Atleta hamburguense fala de experiência na China


Mateus Martins joga futsal em time naquele país



A pedido de Ricardo Ritter – Ica (PDT), parte do expediente da sessão

desta quinta-feira, 2, foi destinada para apresentação do atleta de futsal

Mateus Martins. Natural do bairro Guarani, ele mora na China há três anos.

"Me sinto bastante contente por ter alcançado grande destaque naquele

país", disse.



Segundo ele, sua maior conquista é ter se adaptado à cultura e à língua

chinesa, que são muito diferentes. "Sou o único estrangeiro do meu time."

O aspecto negativo é ficar longe da família.



Língua

"A língua oficial é o mandarim, mas cada província tem sua forma de falar.

Muitas vezes se ouve muitas línguas diferentes em um mesmo lugar. O chinês

é um povo muito migratório. Os jovens vão aonde tem emprego. Geralmente, é

perto do mar", conta.



Responsabilidade

Martins relevou que o povo brasileiro é muito respeitado naquele país.

Principalmente quando se trata de futebol. "É uma grande responsabilidade.

Mas acho que estou me saindo bem. Tenho levado o nome de Novo Hamburgo

para tão longe, de forma positiva."



Surpresa no futebol

Outra curiosidade: lá, os times pertencem ao governo. O interesse e a

vontade de superação dos chineses também chamou a atenção do atleta. "Em

breve, teremos boa surpresa em relação ao futebol da China."



História

Além do trabalho do futsal, Martins coordena uma escolinha esportiva. Ele

revelou ainda que foi até lá para trabalhar em fábrica, e só depois passou

a atuar como atleta. "Agora, aos 31 anos, posso dizer que realizei meu

sonho de menino. Sou reconhecido."



Homenagem

Ica entregou a Martins uma placa laudatória. A homenagem, explicou o

vereador, é por ter levado o nome da cidade e do país para tão longe.



*
- Mais de R$ 1 milhão para o Hospital Municipal

Autorizada em primeiro turno abertura de crédito adicional especial



Na sessão desta quinta-feira, 2, foi aprovado em primeiro turno o Projeto

de Lei nº 90/2010, de autoria do Executivo. A proposta abre crédito

adicional especial no valor de R$ 1.068.465,63, que deve ser aplicado no

Hospital Municipal.



Para tanto, serão transferidos pelo governo estadual R$ 688.465,63 do

Programa "Apoio aos Hospitais", além de R$ 334.500,00 vinculados à

Consulta Popular Corede. A contrapartida do Município será de R$ 45.500,00

.
Informações

O recurso "Apoio aos Hospitais" é para o pagamento de medicamentos,

materiais hospitalares e despesa com pessoal. O Corede é recurso oriundo

da consulta popular, realizada anualmente nos municípios, por meio da qual

a população define onde deve ser aplicado o dinheiro. No ano passado foi

selecionada, por votação popular, a aplicação para o Hospital Municipal


*
- R$ 25 mil para o Sport Club Americano

Objetivo do repasse é melhorar as instalações, utilizadas para prática de

futebol


O Sport Club Americano poderá receber até R$ 25 mil do Município. O

objetivo é realizar melhorias nas instalações e nos equipamentos, para

maior comodidade da comunidade que utiliza os campos de futebol amador.



O Projeto de Lei nº 82/2010, de autoria do Executivo, que autoriza a

destinação de recursos, foi aprovado em primeiro turno na sessão desta

terça-feira, 2. A entidade deverá prestar contas da utilização do

dinheiro.



- Manutenção de painel na rótula do PIO XII sem custos

Reparos em leds e adesivos ocorreram no mês de agosto



Foi concluído há duas semanas o serviço de manutenção do painel eletrônico

do Legislativo, localizado na Rótula do Colégio Pio XII. A substituição de

leds, troca de adesivos e demais reparos foi realizada pela empresa Kopp,

sem custo para a Câmara Municipal.



Na parte numérica do painel, os leds vermelhos foram substituídos por leds

laranjas, cuja visibilidade é superior. Além de mostrar o número de

projetos apreciados, requerimentos e pedidos de providência, o jornal

eletrônico, na parte inferior do painel, leva ao cidadão informações de

utilidade pública.



A estrutura montada na Rótula do Pio XII consiste em um painel de 4m50cm

de largura por 3m50cm de altura com campos numéricos e um jornal

eletrônico na parte inferior do equipamento.



*
- Jornal da Câmara chega à 10ª edição

Informativo traz informações sobre a atividade legislativa



A 10ª edição do informativo oficial do Legislativo hamburguense, Câmara

Notícias, já pode ser lida na internet e na forma impressa. Neste mês,

estão em destaque as atividades dos vereadores fora do plenário, na

tratativa das necessidades dos cidadãos junto aos seus bairros, e dentro

da Câmara, na votação de importantes projetos de lei. Além disso, a

contracapa do jornal debate um tema essencial para a qualidade de vida da

população: acessibilidade.



Peça para o seu vereador um exemplar ou retire-o na portaria da Câmara

Municipal. Você ainda pode lê-lo na forma online.
Prova do Mundial de Duathlon acontece neste sábado


O sapiranguense Jonas Araújo, aluno do curso de Educação Física  da Universidade Feevale está na Escócia, onde compete no Mundial de Duathlon



O atleta Jonas Araújo (Universidade Feevale/Unimed Vale do Sinos/WIN/Sapiranga) já está na Escócia, onde neste sábado, dia 4 de setembro, disputa o Mundial de Duathlon. O sapiranguense, 24 anos, é veterano em competições mundiais, com sete participações, três títulos, é o atual Campeão Mundial na categoria 20/24 anos masculino.



O aluno do último semestre do curso de Educação Física da Universidade Feevale é o único gaúcho a participar desta edição do mundial, que contará com cerca de mil atletas. O esportista conseguiu índice para o maior evento na 1ª Etapa do Campeonato Brasileiro que aconteceu em Porto Alegre, em 2010.



O Mundial de Duathlon conta com um trajeto de dez quilômetros de corrida, 40 quilômetros de ciclismo e cinco quilômetros de corrida. "Meu treinamento diário para esta competição, especificamente, começou há três meses. Agora, não estou tão ansioso, mas sei que o frio na barriga acontece no dia anterior ou na hora da prova," conta o atleta.



Sem revelar detalhes sobre os projetos futuros, Araújo conta que no ano que vem quer participar de uma prova um pouco diferente. "Em 2011, acontece o Mundial da Espanha e quero muito competir!", destaca.



Matheus Ghiggi embarca para o Mundial de Triathlon nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira, dia 6, em pleno aniversário de 19 anos, o atleta Matheus Ghiggi (Universidade Feevale/Focus Bike/Kinei Calçados/Doctor Clin/Conforto) embarca para Budapeste, na Hungria, onde no dia 10 de setembro encara o Mundial de Triathlon. O esportista, embarca às 10 horas, no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.


O aluno do 4º semestre do curso de Administração da Universidade Feevale vai encarar os desafios do maior evento esportivo, na categoria 16/19 anos masculino. A conquista de índices para a disputa dessa prova foi através dos resultados de 2009 e do primeiro semestre de 2010.



Ghiggi será o único atleta gaúcho a integrar a Delegação Brasileira que contará com 75 esportistas. Conforme o hamburguense, na história dos mundiais, este é o maior grupo que o Brasil levará para o evento. "A gente sempre fica um pouco nervoso e ansioso, ainda mais para mim, pois será a minha estreia em mundiais. Espero fazer uma boa prova, pretendo ficar entre os 10 melhores, mas quero muito o pódio," ressalta o atleta.


O esportista está treinando diariamente, uma média de quatro horas por dia para encarar os 750 metros de natação, que acontece num lago, com temperatura em torno dos 20ºC; os 20 quilômetros de ciclismo e cinco quilômetros de corrida, em trajeto totalmente plano. "Evoluí bastante desde o primeiro semestre deste ano, principalmente na natação. Mesmo assim, estou reforçando mais o ciclismo", explica.


Apaixonado pela modalidade, Matheus Ghiggi revela que pretende seguir por muitos anos no triathlon. Ele tem objetivo de competir nas Olimpíadas de 2016. Acompanhe a prova: http://budapest.triathlon.org/.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

GASODUTO

Obras do gasoduto provocam mudanças no trânsito do Centro

As obras de instalação da rede de gás natural em Novo Hamburgo provocam mudanças no trânsito do Centro nos próximos dias. Segundo a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR), no sábado, 4 de setembro, haverá fechamento da Avenida 1º de Março, no sentido Bairro/Centro, no trecho entre as Ruas Marcílio Dias e Lima e Silva, das 8h às 17h.

Domingo, 5 de setembro, a Rua Lima e Silva na esquina com a Avenida 1º de Março estará bloqueada, das 15h30 às 16h30, com sinalização informativa na Avenida Nações Unidas e Rua Cidade de Atlântida e trânsito em meia pista na Avenida 1º de Março, no sentido Bairro/Centro, das 8h às 17h.

Já na segunda-feira, 6 de setembro, o fechamento será na Avenida 1º de Março no sentido Bairro/Centro entre as Ruas Marcílio Dias e Lima e Silva, das 8h às 17h, e meia pista na Rua Magalhães Calvet, entre a as Ruas Lima e Silva e Joaquim Nabuco, no mesmo horário. No feriado de 7 de Setembro, terça-feira, ocorrerá o fechamento da Rua Joaquim Nabuco na esquina com a Rua Magalhães Calvet das 14h às 17h. No mesmo dia, no mesmo período, a Rua Magalhães Calvet no sentido Centro/Bairro, entre a Avenida Nicolau Becker e Rua Joaquim Nabuco, também estará bloqueada.

DIRETO DO RIO DE JANEIRO - Nelson Tangerini


Nelson Tangerini











Cristina de Andrade

[Profa. de História e fotógrafa]

na Igreja da Penha,

no subúrbio do Rio:

PAZ NA TERRA!

Foto do maridão Nelson Tangerini.

2009.

ESPETÁCULO DE DANÇAS

C O N V I T E




Temos a grata satisfação de convidar Vossa Senhoria e família para prestigiar o espetáculo de músicas e danças folclóricas do GRUPO SÃO TIAGO DE LOBÃO de PORTUGAL, no dia 06 de setembro as 20 horas no Teatro Paschoal Carlos Magno, com ingresso franco.

Este mesmo grupo participará do Desfile de Sete de Setembro, na Avenida Pedro Adams Filho. Este evento é uma realização da SECULT/SMED/ATELIER LIVRE e CORAL LUIZINHO. Agradecemos a sua presença.

CMULHER

Coordenadora da CMulher participa de evento em Brasília

A coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres da Prefeitura de Novo Hamburgo, Fátima Fraga, participou, na terça-feira, 31 de agosto, do Fórum Nacional de Organismos de Políticas Públicas para as Mulheres. O evento, que ocorreu em Brasília, contou com a presença da Ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) da Presidência da República, Nilcéa Freire. O encontro serviu para promover um debate, buscando a consolidação do Plano Nacional de Políticas para Mulheres.





A Ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) da Presidência da República, Nilcéa Freire, e a Coordenadora da CMulher, Fátima Fraga

FESTA NACIONAL DO CALÇADO

Festa Nacional do Calçado abre nesta sexta-feira


A Festa Nacional do Calçado de Novo Hamburgo abre suas portas na sexta-feira, dia 3 de setembro, com a expectativa de superar todos os recordes. A previsão é de que até o dia 12, os corredores da Fenac recebam cerca de 100 mil pessoas. A cerimônia de abertura oficial, reunindo autoridades, empresários e convidados, está marcada para as 10 horas.

Na quinta-feira, dia 2, os mais de 300 expositores tratavam dos últimos detalhes para oferecer ao público não somente calçados, que formam o carro-chefe do evento, mas também dezenas de outros produtos, através de uma multifeira que inclui cintos, bolsas, carteiras, confecções, tapetes, acessórios, utensílios domésticos, malhas, edredons, bijuterias, artesanato, produtos coloniais, motos e automóveis, entre outros. Nos sapatos, os descontos podem chegar a 70%.

"Teremos aqui dez dias de um verdadeiro shopping de ofertas. Torcemos pelo sol e pelo tempo bom, mas como nosso espaço é todo coberto e climatizado, o público poderá circular sem nenhum problema pelos pavilhões", lembra o diretor-presidente da Fenac S/A, Ricardo Michaelsen. Um sistema integrado de monitoramento, através de câmeras e profissionais especializados, será utilizado para garantir a segurança dos visitantes.

Atrações para todos os públicos

Além dos estandes com os mais variados tipos de produtos, a Festa Nacional do Calçado contará com outros atrativos para toda a família. Praça de Alimentação com 12 operações e 800 lugares, Parque de Diversões, Brinquedos Infláveis, exposição de automóveis antigos com a Expoclassic, incluindo o carro do Mr. Bean e outras raridades, automóveis do Velopark, como o Dragster, Baile da Idade de Ouro, na quinta-feira, dia 9, e o projeto Casa NEME - Ambiente dos Sonhos, do Núcleo de Empresas de Móveis e Esquadrias do Vale do Sinos, onde uma casa especialmente montada estará aberta à visitação, mostrando produtos e serviços das marcas ligadas à associação.

O ingresso à festa custa R$ 5,00 para adultos e R$ 2,50 para estudantes e pessoas acima de 60 anos. O estacionamento interno custa R$ 10,00. A exemplo do ano passado, a Trensurb colocará à disposição dos usuários ônibus para o sistema integração entre a Estação São Leopoldo e o Parque de Exposições da Fenac.

A realização da Festa Nacional do Calçado é da Fenac S/A e da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo, com apoio da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, Associação dos Municípios do Vale do Rio do Sinos, Bourbon Shopping Novo Hamburgo, CDL Novo Hamburgo, IBTeC (Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos), Comtur (Conselho Municipal de Turismo de Novo Hamburgo), Sindilojas Novo Hamburgo, Feevale e Senac

SERVIÇOS NO FERIADO DE 7 DE SETEMBRO

Serviços para o feriado de 7 de Setembro


Centro Administrativo Leopoldo Petry: Não haverá atendimento ao público nos dias 6 e 7 de setembro. O expediente volta normalmente na quarta-feira, das 9 às 18 horas.

Recolhimento de lixo: Recolhimento normal, com o turno da manhã iniciando às 7 horas, e da noite iniciando às 19 horas.

Unidades Básicas de Saúde: As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Canudos e Santo Afonso funcionarão normalmente das 7 às 22 horas, na segunda-feira, dia 6, e a unidade de Lomba Grande das 7 às 18 horas. Na terça-feira todas as UBSs estarão fechadas, funcionando o Pronto Atendimento (PA) do Centro e o Hospital Municipal. Durante o final de semana, o funcionamento continua normal, com as UBSs Santo afonso e Canudos atendendo das 7 às 20 horas sábado e domingo.

Pronto Atendimento e Hospital Municipal: O Pronto Atendimento funcionará normalmente. O Hospital Municipal funciona normalmente nos dois dias.

Guarda Municipal: Segue a programação do Centro Administrativo, sem atendimento ao público nos dias 6 e 7. Os agentes de rua trabalham normalmente e o plantão da Guarda funciona pelo telefone 153.

Cartório de Trânsito: Não funcionará nos dias, 6 e 7 de setembro.

Comusa: Não haverá atendimento ao público nos dias 6 e 7 de setembro. Em caso de vazamentos ligar para o telefone 0800 6000 115.

Mercado Público e Feira do Produtor: O Mercado Público funciona normalmente na segunda-feira, 6 de setembro. A Feira do Produtor também funcionará em horário normal na terça-feira, dia 7 à tarde.

Escolas Municipais: As escolas da rede municipal estarão de feriadão. Porém no dia 7 de setembro, as escolas desfilarão na Avenida Pedro Adams Filho.

Casa de Vacinas: Não funcionará nos dias 6 e 7 de setembro.

COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO

COLUNA DO CLÁUDIO HUMBERTO
(claudiohumberto.com.br)




02/09/2010

08:54

IBGE: ‘entulho autoritário’ da ditadura

Será que o sigilo do IBGE é igual ao do Enem? Quem garante que não vão vender nossas informações para marqueteiros elegerem presidentes?, pergunta o jornalista e ex-preso político Luis Carlos Barros, em artigo, lembrando que o IBGE foi criado na ditadura Vargas, recriado pelo ditador Castelo Branco e, no período mais feroz da didatura, o general Costa e Silva criou lei obrigando os brasileiros a prestarem informações privadas ao Instituto, sob pena de multa

claudiohumberto.com.br

Os bastidores da mudança do Orkut – Tendências

Os bastidores da mudança do Orkut – Tendências

CMULHER

COMDIM oficializa sua primeira diretoria



Convocando todas as entidades presentes para trabalhar em conjunto, a representante do Núcleo de Apoio aos Direitos da Mulher (NADIM), Cláudia Petry de Faria, foi empossada presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM) de Novo Hamburgo. A cerimônia ocorreu na tarde de quarta-feira, 1º de setembro, no Gabinete do Prefeito Tarcísio Zimmermann. Na ocasião, Cláudia agradeceu a confiança de todos e afirmou que vai trabalhar incansavelmente pelo conselho.

Também tomaram posse a vice-presidenta, Maria Bernadete da Luz, representante da Secretaria da Cultura (SECULT), e a secretária, representando a Associação Beneficente Evangélica da Floresta Imperial (ABEFI), Eliana Reinhardt. Cerca de 30 pessoas acompanharam o ato, que marca o início da consolidação do conselho como um órgão efetivo na luta por políticas públicas para as mulheres.

Para prefeito, o momento é de comemoração. “Fico feliz em ser o prefeito que pôde sancionar a lei que cria o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e de poder empossar a sua diretoria”, afirmou. Ele ressaltou a união e dedicação das responsáveis pelo conselho, destacando que essa atitude deve servir de exemplo. “É um desejo do governo reproduzir em cada uma das suas esferas um pouco dessa visão de integração. Um órgão em si não se basta, ele tem que buscar se relacionar com outras entidades, trabalhando em conjunto”, explicou.

A Coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Fátima Fraga, destacou que a criação do COMDIM era um projeto de anos, lembrando, ainda, que a união das representantes não deve cessar agora que a entidade possui uma diretoria consolidada. “A partir de agora cada uma de vocês é uma mão que se soma às mãos dos que já vinham lutando pelos direitos das mulheres”, resumiu.



Nova mesa diretora do COMDIM:

Presidenta: Cláudia Petry de Faria, do Núcleo de Apoio aos Direitos da Mulher (NADIM)

Vice: Maria Bernadete da Luz, da Secretaria Da Cultura (SECULT)

Secretária: Eliana Reinhardt, da Associação Beneficente Evangélica da Floresta Imperial (ABEFI)



Entidades civis com representantes no COMDIM:

Glacira Eli Santos da Silva, da Ação da Mulher Trabalhista (AMT)

Eliana Valquíria Reinhardt, da Associação Beneficente Evangélica da Floresta Imperial (ABEFI)

Tereza Sausedo Dela Pace, da Escola Conquistadora

Sônia Streb, da Associação Evangélica de Ação Social (AEVAS)

Teonisia Reichert Vidal da Silva, da Liga Feminina de Combate ao Câncer

Adriana da Cunha Martins, da Marcha Mundial de Mulheres

Marisa de Fátima Dela Pace Minuzzi, do Projeto Vida

Cláudia Petry de Faria, da Universidade Feevale – Núcleo de Apoio aos Direitos da Mulher (NADIM)



Pastas com representantes indicados pelo governo:

Aneli Teresinha Seibert, da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR)

Seliria Márcia da Rosa, da Secretaria da Habitação (SEHAB)

Vera Núbia Reis, da Procuradoria Geral do Município (PGM)

Fátima Adriana da Silva Fraga, da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CMulher)

Maria Bernadete Silveira da Luz, da Secretaria da Cultura (SECULT)

Eliane dos Santos Duarte, da Secretaria da Saúde (SMS)

Inajara Patrícia Elias, da Secretaria do Desenvolvimento Social (SDS)

Dirlene Correa da Cunha, da Secretaria de Educação e Desporto (SMED)

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

ANGELA ALANO - INFORMAÇÕES

Olá pessoal,




Compartilho esta informação e sugestão de um excelente programa para este sábado à noite, no próximo dia 25/9.

Segue divulgação de mais um jantar da Societá Italiana.

Caso alguém queira participar, entre em contato com :

-Vivian Laube (que fará a reserva dos convites)

Fone: +55 51 81260390

laubevi@terra.com.br

Skype: vivianlaube / Msn: laubevi@hotmail.com

FEIJOADA NA PROTEGIDOS

Não tem Nada Para Fazer No Feriado de 7 de Setembro?

Feijoada e Roda de Samba

Local: Na Quadra da Protegidos

Valor por pessoa:13,00 reais Inicio:12h

A tarde:

Roda de Samba,apresentação da Mini Bateria,

Novo Carnavalesco,

Novo Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira,

Nova Porta Estandarte,

A Volta do Jean como Mestre de Bateria,

Exposição do enredo de 2011.

Skol gelada, samba e muita Alegria!

FESTA NACIONAL DO CALÇADO

Festa Nacional do Calçado inicia na sexta-feira




A Festa Nacional do Calçado, que pretende atrair cerca de 100 mil visitantes aos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo, será aberta oficialmente nesta sexta-feira, 3 de setembro, 10h, com a realização de uma cerimônia que contará com a presença de convidados e autoridades do Município. A feira, que segue até o dia 12, funcionará diariamente das 10 às 21 horas com a expectativa de comercializar cerca de 150 mil pares de calçados.



Mais de 300 expositores em 40 mil metros quadrados de área estarão oferecendo diversos tipos de mercadorias além de sapatos, como cintos, bolsas, carteiras, confecções, tapetes, acessórios, utensílios domésticos, malha, edredons, bijuterias, artesanato, produtos coloniais, motos e automóveis, entre outros. O ingresso custa R$ 5,00 para adultos e R$ 2,50 para estudantes e pessoas acima de 60 anos. O estacionamento interno custa R$ 10,00. A exemplo do ano passado, a Trensurb colocará à disposição dos usuários ônibus para o sistema integração entre a Estação São Leopoldo e o Parque de Exposições da Fenac, conforme tabela de preços e horários que ainda será divulgada.



"Vamos colocar toda a nossa estrutura para que o público tenha um ambiente favorável às compras. A Fenac vai se transformar num grande shopping temporário de ofertas, nesta que é a maior promoção de sapatos do Brasil", destaca o diretor-presidente da Fenac, Ricardo Michaelsen.



A terça-feira, 31 de agosto, foi de intensa movimentação nos pavilhões da Fenac. Além da montagem dos estandes, equipes de pintores, marceneiros, eletricistas, auxiliares e outros profissionais estão preparando o cenário para a ambientação da Festa Nacional do Calçado.



A realização é da Fenac S/A e da Prefeitura de Novo Hamburgo, com apoio da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, Associação dos Municípios do Vale do Rio do Sinos, Bourbon Shopping Novo Hamburgo, CDL Novo Hamburgo, IBTeC (Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos), Comtur (Conselho Municipal de Turismo de Novo Hamburgo), Sindilojas Novo Hamburgo, Feevale e Senac.



Texto e Fotos: De Zotti - Assessoria de Imprensa

Fotos: Montagem dos estandes na Fenac

DIRETO DO RIO DE JANEIRO - Nelson Tangerini

Nelson Tangerini








O TEATRO EM NITERÓI
Nelson Tangerini



Luiz Leitão e Nestor Tangerini, além de escreverem sonetos satíricos e freqüentarem a Roda Literária do legendário Café Paris, também se dedicavam ao Teatro de Revista.



Juntos, levaram ao palco do Teatro João Caetano, em 1933, a peça TUDO PELO BRASIL. Alguns textos da referida peça eram de Tangerini; outros, de Lili; outros, dos dois.



No folheto propaganda de TUDO PELO BRASIL, dois sonetos humorísticos, Elas, de Luiz Leitão, e Quando ela passa, de Nestor Tangerini, para aguçar a curiosidade do cidadão que passa. O objetivo da dupla é, sem dúvida, prometer um refinado humor e levar a poesia satírica para o palco.



Como se sabe, esses poetas conheciam a tradição satírica deste tipo de poesia em língua portuguesa, começada com os cantadores medievais e levada a sério – eufemismo! – pelos poetas que viriam depois: Bocage, Tolentino, Gregório, Gonzaga, Bastos Tigre, entre outros.



Antes de se juntarem – e se afinarem - em TUDO PELO BRASIL, Luiz Leitão e Nestor Tangerini já haviam mostrado seus trabalhos em palcos niteroienses. Tangerini, por exemplo, já havia apresentado, em 1927, a sua peça BONDE ERRADO, que contava, no elenco, com a atriz Antônia Marzullo, sua futura sogra. O “Bonde de Tangerini” foi patrocinado pelo empresário Oscar Mangeon, que montou a peça em sua casa de espetáculos Cine-Teatro Éden. Oscar, também poeta, era amigo dos garotos do Paris, e caía na farra com eles.



Como ambos eram muito ligados à atmosfera do teatro, também fariam a ele piadas e críticas, através de sonetos humorísticos. Em O Canastrão, jornal de Nestor Tangerini, p. 4, Niterói, RJ, Anos 1920 [não consegui identificar o ano], Luiz Leitão, com o pseudônimo Bacorinho e mais próximo das Cantigas de Escárnio, nos brinda com uma hilariante crítica ao escritor teatral Freire Júnior e à atriz Alda Garrido:



“NO PICADEIRO



Por que o escritor conhecido



Freire Júnior, que é de fato,



Vive agarrado à Garrido,



Pior do que carrapato?





Que me explique um mais sabido,



Que eu, como moço pacato,



Não tenho nada entendido:



Esta charada não mato.





Consta, até, que o “musicista”,



Para unir-se mais à artista,



Vai fundir seu nome ao de Alda...





Entrelaçar vai os dois,



Para assinar-se, depois,



Em lugar de Freire, Fralda...”





Luiz Antônio Gondim Leitão [* Niterói, 25 de janeiro de 1890 – + Niterói, 4 de abril de 1936], escreveu uma dezena de peças teatrais [Tudo na rua, 1914, Então não sei?, 1915, Pra cima de moi, 1916, Logo cedo, 1917, Das duas uma, Eu aqui e ela lá e O espora, 1918, Bancando o trouxa, 1921, Demi-garçonete, Niterói em cuecas e A ceia dos presidentes, paródia de A ceia dos coronéis, de Bastos Tigre [de parceria com Nestor Tangerini], 1924, O rende-vous amarelo, caricatura de O reposteiro verde, de Júlio Dantas, 1930, Minha sogra é do outro mundo, 1933, Tudo pelo Brasil [de parceria com Nestor Tangerini], 1933]. Lamentavelmente, toda a obra teatral de Lili Leitão desapareceu. Comigo, ainda guardo um esquete, O filho do padeiro [de Nestor Tangerini] escrito para a revista Tudo pelo Brasil, Empresa Teatral A. Neves e Companhia, absoluto sucesso no Teatro João Caetano. Pelo menos é o que dizem os periódicos do antigo Distrito Federal, na época.





Nelson Tangerini, 55 anos, é escritor, jornalista, compositor, poeta, fotógrafo, memorialista e professor de Língua Portuguesa e Literatura. É membro do Clube dos Escritores Piracicaba [ clube.escritores@uol.com.br ], onde ocupa a Cadeira 073, Nestor Tangerini, da ABI, Associação Brasileira de Imprensa, e da ABL, Academia de Letras do Brasil [ www.academialetrasbrasil.org.br ].


nmtangerini@hotmail.com, nmtangerini@yahoo.com.br
http://nelsontangerini.blogspot.com/

Mês do idoso

Setembro é o Mês do Idoso em Novo Hamburgo


O mês de setembro, que inicia na quarta-feira, será repleto de atividades para a Terceira Idade de Novo Hamburgo. Isso porque o período é reservado para homenagear esse público, com o Mês do Idoso. As comemorações, organizadas pela Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Pessoas Idosas (CPIdosos) trarão as mais variadas programações. São palestras, bailes e atividades culturais (confira a programação abaixo), todas voltadas para essa faixa-etária, que soma cerca de 23 mil pessoas no Município.

Entre os destaques está uma palestra com o médico Matheus Roriz, doutor em Neurologia Geriátrica pela Universidade de Kyoto, Japão. Pesquisador, com diversos trabalhos publicados na área, Roriz vem à Novo Hamburgo falar sobre Alzheimer. O evento ocorre quarta-feira, 8 de setembro, às 14 horas, no Espaço Cultural Albano Hartz (Calçadão Oswaldo Cruz, 112 – Centro). O encontro tem entrada gratuita.



CMulher realiza “Dia da Beleza”

Dentre as atrações programadas também está o “Dia de Beleza e Saúde”. O evento ocorre no dia 13 de setembro, a partir das 8h30, no Espaço Cultural Albano Hartz (Calçadão Oswaldo Cruz, 112 – Centro). A atividade está sendo preparada pela Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CMulher) e trará para pessoas idosas (mulheres e homens) serviços como: manicure, corte de cabelo e maquiagem. Além disso, haverá sorteio de brindes. A atividade conta com o apoio da Oska cosméticos, Farmácia Maxxi Econômica, Senac, Salão de Beleza Ana Pureza, Salão Sempre Bela (Sapiranga), Zezinho Cabeleireiro, Rainha do Lar e Visobel Produtos de Beleza.



Inscrições para Show de Talentos

Além das programações educativas e de serviços, também está agendado o Show de Talentos. Para esta iniciativa, programada para o dia 29 de setembro, às 13 horas, é necessário fazer uma inscrição. Somente idosos podem participar, no entanto não é necessário fazer parte de algum grupo de terceira idade para se apresentar. Há limite de tempo, dependendo do tipo de apresentação: até 20 minutos para esquetes, até 10 para danças, até cinco para músicas e até três minutos para poesia. O cadastro dos interessados devem ser feitos na Secretaria da Cultura (SECULT), ou pelo telefone (51) 3593-2013, com Rita ou Bernadete.



PROGRAMAÇÃO DO 2º MÊS DO IDOSO



1º de setembro - Quarta-feira

15h30 - Culto Ecumênico com participação Coral da Feevale e Coral Adventista.

Local: Igreja Evangélica de Confissão Luterana Comunidade Ascensão (Av. Bento Gonçalves, 2394 – Centro)





2 de setembro - Quinta-feira

15h - Lançamento oficial do 2º Mês do Idoso

Local: Praça do Imigrante





3 de setembro - Sexta-feira

14h - Palestra para rede de atendimento do Município

Palestrante: Dra Zhélide Quevedo, psicóloga, educadora e gerontóloga.

Local: Escola Conquistadora (Rua General Osório, 581 – Centro).





7 de setembro - Terça-feira

Desfile Cívico com representação de idosos.

Local: Início Vicente da Fontoura, Centro.





8 de setembro – Quarta-feira

14h - Palestra sobre Alzheimer

Palestrante: Dr. Matheus Roriz, Doutor em Neurologia Geriátrica - Universidade de Kyoto, Japão.

Local: Espaço Cultural Albano Hartz (Calçadão Oswaldo Cruz, 112).





9 de setembro – Quinta-feira

13h - Baile da Idade de Ouro Fenac

Local: Av. Nações Unidas, 3825 – Centro.





13 de setembro - Segunda-feira

8h30 - Dia de beleza e saúde

Local: Espaço Cultural Albano Hartz (Calçadão Oswaldo Cruz,112).





14h - Baile de kerb. Clube de terceira idade Paraíso.

Local: Sociedade Atiradores Lomba Grande (Rua João Aloísio Allgayer, nº 430)





21 de setembro - Terça-feira

14h - Sessão de Cinema para os Idosos

Local: Centro de Cultura (Rua Engenheiro Ignácio Cristiano Plang, 66 – Centro).





22 de setembro – Quarta-feira

13h30 - Baile da Primavera. Promoção Grupo de idosos Unidos com Liberdade.

Local: Sociedade Esportiva e Recreativa Liberdade (Rua Timbaúva, 82 – Liberdade).





23 de setembro - Quinta-feira

14h - Palestra sobre direitos dos idosos

Palestrante: Professora Oni Terezinha, de Canoas.

Local: Espaço Cultural Albano Hartz (Calçadão Oswaldo Cruz, 112).





26 de setembro - Domingo

9h - Caminhada do Sesc. Um quilo de alimento não perecível dá direito a uma camiseta do evento.

Local: Saída da Praça do Imigrante





27 de setembro - Segunda-feira

9h - Encontro com Idosos e seus bichos de estimação

Local: Praça do Imigrante





14h - Programação cultural, com teatro, música, ginástica e outras atividades

Local: Praça do Imigrante





28 de setembro - Terça-feira

14h - Palestra sobre Sexualidade na Terceira Idade

Palestrantes: Karine F. de Oliveira, mestre em Educação em Ciência Química da Vida e Saúde-URFGS e Cristiano Costa Flores, graduado em Fisioterapia.

Local: Salão de Atos, no Campus 1 da Feevale (Av. Dr. Maurício Cardoso, 510 - Hamburgo Velho)





29 de setembro - Quarta-feira

13h - Show de talentos.

Local: Centro de Cultura (Rua Engenheiro Ignácio Cristiano Plang, 66 – Centro).





30 de setembro - Quinta-feira

13h30 - Baile com escolha do Rei e Rainha

Local: Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo (Rua Castro Alves, nº.166 – Rio Branco).





1º de outubro - Sexta-feira

Dia Especial com visita em todos os Lares de Idosos.