sábado, 19 de outubro de 2013

Feira Regional do Livro é atração em Novo Hamburgo até dia 20

Patronese Renate Gigel abriu a Feira do Livro em Novo Hamburgo

O Dia das Crianças marcou a abertura oficial da 31ª Feira Regional do Livro de Novo Hamburgo. Até domingo, dia 20, a Praça 20 de Setembro recebe atividades e eventos para todos os gostos e idades. Em 2013, a feira, organizada pelas Secretarias de Cultura (SECULT) e Educação (SMED), em parceria com a produtora Um Cultural, ocorre em conjunto ainda com a 9ª Mostra Multicultural de Educação, que apresenta trabalhos de alunos de escolas municipais em 13 estandes temáticos. Para a escritora e presidente do Conselho Municipal de Cultura de Novo Hamburgo, Renate Gigel, foi um prazer ter sido escolhida e homenageada como patronesse da Feira do Livro. “É libertador escrever. É ainda mais ler e viajar no que as páginas dos livros nos oferecem. Espero contribuir para o convívio entre os amantes das letras”, agradeceu.

Durante a cerimônia de abertura, Renate recebeu das mãos de sua neta Giovanna um arranjo de flores. “Costumo ler todos os dias. Foi muito por causa dela que eu gosto tanto de ler. É bem legal ter uma avó escritora”, disse Giovanna, de apenas 9 anos. Ao longo da semana, o personagem Alceu, o Locutor, comanda a programação e diverte os leitores que passam pela praça. Isso porque a 31ª Feira Regional do Livro traz em sua temática o envolvimento entre futebol e literatura, com destaque para a expressão “Gol de Letra”.

De acordo com o secretário de Cultura, Carlos Mosmann, a ideia é aproveitar esse momento que antecede a Copa do Mundo para ressaltar um vínculo interessante entre duas paixões brasileiras. “O futebol está inserido em diversas atividades da sociedade, e com a literatura não é diferente. Conseguimos organizar uma Feira do Livro com muitas atrações diferentes. Mesmo vindo de um momento ruim para o Município com a enchente, que afetou a comunidade e os cofres públicos, mostramos que a cultura é uma área também de importantes investimentos em Novo Hamburgo”, salientou.

Além do lazer, a Feira do Livro também representa um espaço para a educação. Foi com esse objetivo também que a 9ª Mostra Multicultural recebeu seus próprios estandes. “As nossas crianças são sempre as mais beneficiadas com a Feira do Livro, pois é importante esse contato direto delas com os livros. Este ano resolvemos ainda organizar um evento delas na feira. Trouxemos a nossa Mostra Multicultural para a rua para que as pessoas possam acompanhar esse belo trabalho realizado pelos alunos”, destacou o secretário de Educação, Alberto Carabajal.

Em outubro, lugar de criança é na Feira do Livro
Durante a tarde de domingo, 13 de outubro, as centenas de pessoas que passaram pela Praça 20 puderam acompanhar diversas atividades, entre sessões de autógrafos e apresentações artísticas. No palco principal, foi realizada mais uma edição do Sarau Livre da SECULT, além da apresentação da orquestra alemã Die Neuen Wandermusikanten. Já o Teatro Paschoal Carlos Magno recebeu a peça teatral “O Maior Menor Espetáculo Desta Face da Terra”, que contou com a participação de dezenas de pais e crianças. A professora Juliana Bohn, 30 anos, fez questão de levar sua filha, Anna Rafaela, 5 anos, e sua sobrinha, Sarah, 6, para assistirem à peça. “Achei o espetáculo bem interativo. As crianças gostaram bastante e ainda puderam participar”, relatou.

A pequena Anna contou que gostou muito de ir ao teatro. “Foi muito divertido. Gostei do leão, do palhaço e também das bolinhas de sabão”, contou. Para Juliana, é essencial incentivar o convívio das crianças com a leitura. “Nós sempre viemos à Feira do Livro. Minha filha tem 5 anos e já conheceu a sua quinta edição. Temos que incentivar sempre, até para que elas saibam que a família também acha muito importante a leitura”, concluiu. A 31ª Feira Regional do Livro de Novo Hamburgo e a 9ª Mostra Multicultural de Educação contam com patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal e copatrocínio do Banrisul e do Governo do Estado.

Final de semana de música
Juntamente com o encerramento da Feira do Livro, no dia 20 de outubro, acontece a final do Festival Nossa Música Pela Paz Contra as Drogas, às 18 horas. A atividade terá apresentação de 12 bandas, que foram classificadas em duas etapas realizadas no final de setembro. O show de abertura será do Bando Antiguera, vencedor do festival em 2012. Antes disso, na quinta-feira, dia 17, às 20 horas, tem show com a banda Overdriver. No sábado, 19, as atrações musicais ficam por conta da banda Black Tchê, às 17 horas, e do cantor gaúcho Vitor Ramil, às 20 horas. Já no domingo, o encerramento da feira fica por conta das bandas The Darma Lóvers e Barata Oriental, a partir das 20h30. Todos os shows serão todos realizados no palco principal da Praça 20 de Setembro.