sexta-feira, 22 de abril de 2011

PABLO NERUDA

UM POEMA DE PABLO NERUDA


http://youtu.be/Vvmol09umnM

UM POEMA DE AMOR

http://youtu.be/cjrO_U2x-d0

POEMA DE PABLO NERUDA

UM POEMA DO GRANDE PABLO NERUDA


http://youtu.be/7BFaNDesLSw

terça-feira, 19 de abril de 2011

PAPO DE CULTURA - Benedito Franco

Benedito Franco









Páscoa!!


Santa Ceia de Manuel da Costa Ataíde – Caraça, MG                                                                                             

   “Só o Caraça paga toda a viagem a Minas.” D. Pedro II,  1881


  A tela traz a assinatura do mestre: “Ataíde fez em 1828”.
Nesta Páscoa vamos nos lembrar do Cristo que ressuscitou.



Nesta Páscoa vamos nos lembrar dos Ovos de Páscoa.

Nesta Páscoa lembremo-nos também dos elementos de que são feitos os ovos: o cacau, o açúcar e o leite - o chocolate.



Há Ovos de Páscoa de quase todos os preços – aliás, este ano com preços maiores e pesos menores! Há até os que custam quase uma fortuna - e o elemento-chave é o chocolate.

O cacaueiro ( " Theobroma cacau" theobroma, significando , em grego, alimento dos deuses). É por isso que os americanos e os europeus – os deuses do capitalismo, do colonialismo e da exploração dos povos - são os maiores consumidores do chocolate.

O chocolate é indicado como um alimento energético, afrodisíaco, antioxidante, tônico cardiovascular e estimulante do bom humor.

Toda a fortuna derivada do chocolate acaba indo para as multinacionais dominadoras desse mercado. Elas são implacáveis atrás de seus lucros.

Como Cristo ressuscitou para todos nós, nesta Páscoa lembremo-nos dos miseráveis iniciadores da fortuna dos Ovos de Páscoa: os tiradores de leite, os cortadores de cana e os apanhadores de cacau - inclusive lembremo-nos também dos países maiores produtores de cacau, cujo povo vive na miséria: Costa do Marfim, Gana, Camarões e Nigéria – um dia eles se levantarão.... há uma luz no fim do túnel.

O chocolate é um produto que deixa miséria e leva fortuna e alegria para os países ricos.



Lembremo-nos...

Feliz Páscoa!!



Benedito Franco



NB.: Uma vez escrevi que gostava mais desta pintura do Ataíde - no Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens, no Caraça - que a do Leonardo Da Vinci. A do Ataíde com mais gente, mais movimento, mais cor e luz que a do Leonardo. Houve um jornalista que contestou veementemente, embora respeite a dele, fico com minha opinião.

Manuel da Costa Ataíde, o maior expoente da pintura mineira e brasileira, mais conhecido como Mestre Ataíde, (Mariana, 18 de outubro de 1762 – idem, 2 de fevereiro de 1830), foi um pintor, dourador, encarnador, entalhador e professor brasileiro – contemporâneo do Aleijadinho.

BF