quarta-feira, 3 de junho de 2009

FOCO CRISTÃO - Cristian Dahmer


Bom dia a todos.

Envio a reflexão semanal que fiz.

Aos que nunca receberam minhas mensagens, informo que são passagens retiradas da Bíblia, seguidos de uma análise da Palavra. O faço para que, os que desejarem conhecer o Senhor Jesus, que salva, transforma e liberta, possam começar a entender Sua vontade.

Conforme o Senhor Jesus ordenou: "... Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura." (Marcos 16. 15).

Se você crê, repasse esse artigo à sua lista de amigos e conhecidos, e ajude a propagar o evangelho. Você nunca sabe quem está precisando de uma palavra.

Abraço a todos. Na fé.

O LIVRE-ARBÍTRIO

“Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência” (Deuteronômio 30. 19, Bíblia Sagrada Versão Almeida Revista e Atualizada).

Esta semana, quando fui almoçar, dois colegas de trabalho falavam a respeito de Deus. Um crê, e outro não. O teor da conversa, como se pode imaginar, era o cristão argumentando a favor da existência de um Ser divino, enquanto o outro rebatia os argumentos com questionamentos plausíveis. O primeiro questionamento que ouvi quando cheguei foi: “Mas se Deus é tão poderoso e misericordioso, por que Ele permite ...?” Não teria como explicar nesse espaço o assunto específico da conversa, porém as reticências podem ser substituídas por qualquer questão. Então a lista cresce: Por que Ele permite os assassinatos, os roubos, as traições, crianças de rua, etc.?
Bom, quando Deus criou o homem, Ele o pôs como administrador da Terra. O homem foi o único ser feito à imagem e semelhança de Deus (Gênesis 2. 27), dotado de inteligência, criatividade, liberdade e livre-arbítrio. Mas como Pai da criação, Deus pôs regras para a convivência dos seres humanos entre eles, com a natureza, e com o próprio Deus. Quando Adão e Eva desobedeceram a uma ordem dada pelo Altíssimo, aceitando a sugestão do Diabo, então o homem admitiu o mal, o pecado, a morte. Deus, na sua misericórdia, havia exortado: “[...] De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” (Gênesis, 2 16-17). Deus sabia que no momento em que o homem conhecesse o mal, Satanás conseguiria entrar na sua mente com o pecado. E o Diabo, astuto como sempre e em forma de serpente, disse à mulher “[...] É certo que não morrereis.” (Gênesis, 3. 4). O homem e a mulher preferiram acreditar no Diabo e, nesse momento, por escolha do homem, a opção do bem e do mal entrou no mundo para os seres humanos. Desde então, como diz nas primeiras linhas desse texto, Deus coloca diante de nós a vida e a morte, a bênção e a maldição, para que escolhamos o que queremos. Mas Ele, como Pai amoroso que é, aconselha: “[...] escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência.” (Deuteronômio 30. 19).

Alguns podem alegar: “Mas por que Deus não fez um homem que nunca desobedecesse?” Deus criou um ser (homem) com liberdade de escolha, e não um robô. Deus avisou a Adão para não comer, mas a decisão estava na mão do homem. Ele até poderia ter criado seres humanos que O obedecessem sem questionar, mas daí nós não seríamos livres, e sim escravos de Deus. Muitos ateus usam a situação do mundo atual para questionar a existência e o poder do Senhor. Querem que Deus apareça para eles, prove que Ele existe, e os obrigue a obedecer aos Seus mandamentos com um “chicote na mão”. Ora, se as pessoas escolhem praticar o pecado, fazer o que é mal, por livre e espontânea vontade, se Deus as forçasse a obedecê-lO, com certeza Lhe amaldiçoariam por tê-las obrigado a fazer o que não queriam. Ou seja, sempre teriam uma desculpa para rejeitar a Deus. Por isso Deus nos criou livres. E aquele que O adora, o faz de livre e espontânea vontade. É como você que é pai ou mãe. Você quer que seu filho lhe ame pela própria vontade, e não por obrigação.

Mas ainda existe outro questionamento: Se Deus sabia que Adão e Eva poderiam ser enganados, por que colocou a árvore do conhecimento do bem e do mal no jardim? Creio que Deus é soberano em sabedoria, e nunca conseguiremos, até a ressurreição do corpo para a vida eterna, entender todos os Seus desígnios. Todavia, partindo do mesmo princípio do parágrafo anterior, Adão tinha a opção de escolher. Ainda que Deus tivesse posto a árvore ali para testar a fidelidade dos dois (o que não creio, porque quem tentou os dois foi o Diabo), era opção do homem ser fiel e obedecer ao seu Criador. Atualmente, por exemplo, é como uma mulher bonita insinuar-se a um homem casado. É obrigação do marido ser fiel a sua esposa, pois ele prometeu isso a ela. Ele pode dizer: “Mas por que Deus me tenta assim?” E o apóstolo Tiago adverte : ”Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e Ele mesmo a ninguém tenta. Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz.” (Tiago 1 . 13-14). Então, se você se deixa seduzir pela sua cobiça, você é o único culpado. É por isso que vemos tantas coisas horríveis nesse mundo de hoje.

Caso você tenha dúvidas, comentários, ou queira se cadastrar para receber por e-mail os artigos semanais, mande um e-mail, sem anexos, para: meubaluarte@gmail.com . Não é preciso se identificar. Citem, na mensagem, o texto lido. Saiba que qualquer problema que você tenha, Jesus pode te libertar. Digo isso por experiência própria, seja ele qual for: Dívidas, doenças, vícios, depressão, insônia, inveja, separação, prostituição, adultério, feitiço. Ele está te chamando para te ajudar. Ele quer salvar a sua alma e aliviar a sua dor, basta você crer e se entregar a Ele com todo o seu coração (Mateus 11.28-30). Deus abençoe a todos com libertação, entendimento e salvação!


CRISTIAN DAHMER

Nenhum comentário:

Postar um comentário