sábado, 19 de dezembro de 2009

PAPO DE CULTURA - Benedito Franco


Benedito Franco


O Iraque tem petróleo?... O Afeganistão tem petróleo?... Este não, um país paupérrimo, mas sua posição estratégica, espremido entre o Oriente Médio, a Ásia Central e a Índia, foi, e é, disputado por vários países – tanto pela Rússia imperial como pelo império britânico... e hoje, pelos Estados Unidos. Isso torna moralmente justificável a matança de inocentes em duas guerras, a ponto de se tornar moralmente justificável um Prêmio Nobel da Paz?




Os aposentados vamos pedir o Prêmio Nobel da PÁS para o Presidente Lula-la-la!!!



RIO DE JANEIRO

050 - A estética da coisa!



Quando cheguei ao Rio de Janeiro, no meio do mandato do Presidente JK, o povo ligava o rádio para ouvir os maravilhosos debates dos deputados, no Palácio Tiradentes, e dos senadores, no extinto Palácio Monroe. Valia a pena ouvi-los nas discussões. Tanto na Câmara quanto no Senado, grandes oradores, como Carlos Lacerda, Baleeiro, Adauto Lúcio Cardoso, Afonso Arinos... Acreditava-se ainda no político - tinha personalidade marcante e caráter.



Em um escritório de contabilidade, o meu primeiro emprego, no Bairro de Fátima. Morava bem perto, na Lapa. Durou pouco esse emprego - com menos de dois meses de trabalho, por motivo de economia, alguns colegas e eu fomos dispensados - nem fichado tinha sido eu.

Mudei para Copacabana, onde ia à praia todos os dias após o serviço. No centro, ao lado da Praça Mauá, entrei para o escritório das Lojas Brasileiras, no Departamento do Pessoal - na época, a maior cadeia de lojas do Brasil, hoje inexistente. Situada no início da Av. Venezuela, entre o Hospital dos Servidores, a Rodoviária antiga, a Imprensa Nacional (agora, sede da Polícia Federal) e o prédio da Rádio Nacional, Praça Mauá, onde os programas de auditório eram o máximo no Brasil - lugar dos artistas globais: Paulo Gracindo, César de Alencar e os cantores Emilinha Borba, Ângela Maria, Marlene, Silvio Caldas, Orlando Silva, Cauby Peixoto etc.

Nas Lojas Brasileiras tinha os colegas Sebastião de Carvalho, ainda hoje um grande amigo, e um outro, o Zé Roberto. Almoçávamos no restaurante popular na Praça da Bandeira - apesar de bem longe, íamos e voltávamos a pé - um bom pedaço de chão - com o calor do Rio, suávamos às bicas! Gastávamos as energias adquiridas no almoço.



Pneus General



Meu primo, Sr. Waldomiro de Castro - de Antonio Dias, MG, onde fora prefeito - era o chefe do Departamento do Pessoal na fábrica da Pneus General, em Queimados, RJ - Km 27 da Rodovia Presidente Dutra. Sr. Castro levou-me das Lojas Brasileiras para ser um de seus auxiliares. Viera ele da fábrica da Pneus Brasil, de propriedade de um seu conterrâneo, o Dr. Carvalho de Brito - a única fábrica de pneus genuinamente brasileira até hoje. Carvalho de Brito, filho do Coronel Fabriciano, proprietário da primeira usina hidrelétrica fornecedora de energia para Belo Horizonte e dono de algumas tecelagens em Minas; em Minas, ocupou algumas Secretarias de Estado e, indo para o Rio de Janeiro, foi Ministro da Fazenda, no governo do Getúlio Vargas.

De Copacabana a Queimados são bem uns setenta quilômetros - mudei-me para o Catete, em frente aos colossais portões da Beneficência Portuguesa - quinze quilômetros a menos.

No Rio, tinha eu a companhia, morávamos perto, dos primos José Franco e o Vianney. Com o Vianney, íamos, na Tijuca, à casa do Dr. Euzébio - irmão do Dr. Carvalho de Brito e padrinho do Vianney - ele ajudou muito à Vovó Olinda, mãe de meu pai, quando ela enviuvou, arranjando-lhe o emprego no Grupo Escolar de Antonio Dias.

O assistente direto do Sr. Castro era o Oscar, a quem eu mais me reportava.



Datilógrafo



No primeiro dia de trabalho, o Oscar deu-me uma carta para datilografar - uma meia página de texto. Com muita dificuldade catamilhiografei. Oscar pega o papel, corrige os muitos erros e pede para eu datilografar novamente. Mais alguns erros, e lá fui eu repetir o feito, uma, duas, três... "n" vezes. Agora, sem erro, o Oscar pede-me para ver se eu conseguiria dar uma ajeitada, colocando o texto um pouco para baixo, um pouco para cima, no meio da folha... uma vez foi a data muito acima do texto... outra o "Atenciosamente" abaixo do desejado... outras as margens atrapalhando a estética do conjunto...

- Olhe a estética da coisa, dizia-me ele!

E assim, fiquei todo aquele dia, catamilhiografando a bendita carta!

Valeu a pena. Hoje, tudo que escrevo, ou faço, procuro, dentro do possível, seguir os passos do Oscar: esforço-me para achar a estética da coisa!



Benedito Franco





Gostou?... Repasse para os amigos!

Veja também: www.paralerepensar.com.br/beneditofranco.htm

Vamos doar sangue? Se você não pode, encaminhe um parente ou um amigo!

PAPO DE CULTURA - Benedito Franco

DE BENEDITO FRANCO, Conselheiro Lafaiete/MG, para os leitores do JORNAL POLEGAR



Benedito Franco




FELIZ NATAL!!!






MUITOS SORRISOS COMEÇAM POR CAUSA DE OUTROS SORRISOS...











RELAXE...






E...FELIZ NATAL !!!... E PRÓSPERO ANO NOVO!!!

Que o Menino Deus lhes dê, para você e sua Família, tudo o que desejam e o que merecem!



Benedito Franco e Família

MARCELO SGUASSABIA




O ZEN NECESSÁRIO





Bem, ao que tudo indica o seu caso é bastante simples, embora as abordagens mais recentes recomendem uma conduta multidisciplinar com observação constante e rigorosa. Comece com três horas semanais do velho, bom e inescapável divã, nas velhas, boas e inescapáveis sessões de 50 minutos cada. Olhando para o teto, a parede, a micose na unha do mindinho ou qualquer outra coisa que não seja a cara do analista, vá desembuchando o que der na cachola. Mesmo que em doses homeopáticas, lembrando que homeopatia séria exige acompanhamento de médico habilitado e uma farmácia de manipulação de absoluta confiança.

Acredite no que a numerologia e o baralho cigano profetizam para os seus próximos dez minutos de vida, transcenda os véus ilusórios da razão e visualize o terceiro chakra cercado de runas e patuás de Oxóssi por todos os lados. Caso não consiga visualizar nitidamente, é aconselhável consultar um iridólogo que prescreva shiatsu e florais concomitantemente à terapia de vidas passadas. Leia o Livro dos Espíritos da página 129 até a 354 no mínimo duas vezes ao dia, logo após o Bhagavad-Gita, enquanto banha-se de luz azul num ofurô de bom tamanho - mantendo obviamente a face voltada para Meca e o pensamento focado em Buda.

Inspire pelo nariz e expire pela boca, em movimentos abdominais ritmados e profundos, tendo em mente que o alcaçuz in natura apresenta propriedades terapêuticas conhecidas desde os tempos do império asteca, o que pode ser particularmente benéfico no seu caso. Repouse suavemente os braços sobre as pernas, diga “OM” enquanto faz do-in e conserve atitude positiva diante dos percalços, ainda que você deva estar o tempo todo sem sapatos para captar da terra a energia telúrica. Contudo, jamais encare descalço o Caminho de Santiago, mesmo que o referido caminho seja para você uma excursão de 3 dias para a capital do Chile, com traslado, café da manhã e city tour.

Em seguida, para saber se está ou não sob efeito hipnótico, ordene que sua mão esquerda comece a formigar. Formigando, junte-a com a direita em posição de prece acima da cabeça, mantendo a postura de lótus e o ambiente aromatizado com incensos de sândalo, rosa branca e limão cravo. Qualquer que seja a resposta do organismo, a radiestesia xamânica é não apenas útil como enfaticamente recomendada, tanto pelos monges tibetanos quanto pelos frades da Ordem Terceira do Divino Sacramento.

Terminado o procedimento e feita a pós-assepsia prescrita na segunda série de exercícios de pilates, repita a operação todas as vezes em que, a leste da constelação de Andrômeda, surgir uma estrela âmbar. Persistindo o estado inicial, é hora de lançar mão do reiki, da yoga, do feng shui, da mandala, da massagem ayurvédica, da cabala, da cura prânica, da terapia holística, do mapa astral, do tarô, da gnose, da massoterapia e da acupuntura, necessariamente nesta ordem. Ou não, se assim sentir-se mais confortável.





Minha homenagem ao Jornalzen, que há 5 anos vem conseguindo colocar ordem e sentido na bagunça aí de cima.





© Direitos Reservados


Marcelo Sguassábia





Correio Popular - Campinas

Jornalzen - Campinas

O Municipio - São João da Boa Vista

www.consoantesreticentes.blogspot.com

www.comunique-se.com.br (São Paulo)

www.revistaparadoxo.com (Rio de Janeiro)

www.riototal.com.br (Rio de Janeiro)

www.letraselivros.com.br (Fortaleza)

www.kplus.com.br (Campinas)

www.mhariolincoln.jor.br (Curitiba)

www.redeultra.com.br (São Paulo)

www.maisinterior.com.br (São Carlos)

www.abarata.com.br (São Paulo)

www.itu.com.br (Itu)

www.uraonline.com.br (Uberaba)

www.vinhedonet.com.br (Vinhedo)

www.ubaweb.com (Ubatuba)

www.viafanzine.jor.br (Belo Horizonte)

www.conexaomaringa.com (Maringá)

www.jornalorebate.com.br (Macaé)

www.jornalismopolitico.com (Belém)

www.zendog.com.br (Campinas)

www.simplicissimo.com.br (Porto Alegre)

www.vanguardabahia.com.br (Guanambi)

www.jornalpolegar.blogspot.com (Novo Hamburgo)

COLUNA DA ALVALES - Renate Gigel


Renate Gigel



Arte em família.







Velas pela casa, estrelas de Natal na mesa,


Vozes em harmonia


Canto, música,


Poesia.






Espírito de união,


Mãos unidas,


oração!






Sarau é dividir,


compartilhar,divagar nas artes,


Sonhar.





Foi assim que a ALVALES- Academia Literária do Vale do Sinos encerrou suas atividades para 2009, em encontro de autores, poetas, declamadores e coral" De boca Aberta", especialmente convidado de Sapiranga , para a confraterização cultural que aconteceu nos altos da cidade, na Casa Schmitt- Presser.



Junto aos acadêmicos registramos nossos votos de Boas Festas!



Renate Gigel / Presidente

COLUNA DO LIONS - Renate Gigel













Renate Gigel












Espírito de Natal






Propagandas mil, crianças conquistando os corações com sua simpatia singela , convidando a oferecer belos presentes....

Quem me dera tivesse a famosa varinha de condão para fazer a mágica da realização de desejos!

Deixo meus pensamentos divagarem e buscarem lembranças adormecidas.

Parece mentira , mas o que mais me embala são recordações de afagos e afetos, doces beijos e carinho de família e o eterno desejo de que o suave sentimento jamais se dissipe.......

São sonhos que acompanham ao longo da vida.

Será que são só meus?

Parece que não, senão não seria possível compartilhar essa vontade de dividir o espírito natalino com tantos outros que trabalham para poder dividir alegria com quem nos for possível alcançar.

Feliz Natal!!!!!



Ações de Advento do Lions Clube NH.Pérola do Vale:

Kits de Natal para a ADEFI e para os abrigados do Albergue Municipal

Óculos para aluno da escola para surdos EEEKeli Meisi Machado.

Ceia de Natal para as abrigadas pelo "Projeto Querubim"

Coleta de alimentos para entidades sociais.

Isto nos deixou mais felizes!!!!!



sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Letras&Cia estréia em Novo Hamburgo com promoções de Natal

Antiga Digital do Bourbon Shopping opera com nova marca, promoções e descontos de até 30%

Felipe de Oliveira /Divulgação

Livraria Letras&Cia – Bourbon Shopping Novo Hamburgo





Natal é tempo de presentear amigos e familiares. Frase ouvida anualmente quando o fim do ano se aproxima. Não é novidade para ninguém. Então por que deixar sempre a escolha dos presentes para a última? Se você é como a média dos brasileiros, aí vai uma dica. Livros são sempre uma boa opção. E desde o início de dezembro opera em Novo Hamburgo a Letras&Cia, que substitui a Livraria Digital do Bourbon Shopping.

A direção é a mesma, a qualidade dos produtos também. Quem garante é o gerente Gustavo Hickmann. O que mudou, segundo ele, foi a aparência da loja e a quantidade de livros no acervo. A reforma atende ao novo plano visual do shopping e, sobretudo, padroniza a marca de livrarias do Grupo Multilivro, que mantém também a matriz da Letras&Cia em Porto Alegre. “O público tem elogiado bastante. Tanto o acervo, como a nova disposição da loja”, comemora.

Os clientes passam a contar com poltronas apropriadas para leitura. Seja para a definição da obra a levar para casa, ou para aguardar por um compromisso. “Percebemos que o pessoal marca a Letras&Cia como ponto de encontro. Quem chega antes pode aproveitar e folhear um livro”, conta o gerente. Hickmann avalia como positivo o resultado da mudança. “A previsão de aumento nas vendas já está se confirmando”, explica. “É difícil dizer se é só pelas mudanças. Afinal, livro é uma ótima opção no Natal.”

DESCONTOS E PROMOÇÕES

Enganam-se os que pensam que a nova marca é o único atrativo. Aliás, ainda mais atraentes são os descontos e promoções. Comprar um livro até o Natal na Letras&Cia do Bourbon Shopping Novo Hamburgo pode ser até 30% mais barato. Mas é bom correr! O estoque é limitado. O Símbolo Perdido, por exemplo, novo best-seller de Dan Brown, autor de O Código da Vinci, de R$ 39,90 sai por R$ 31,90.

Nas compras acima de R$ 150,00, o cliente preenche uma ficha e ganha na hora um DVD à sua escolha. São diversos filmes, desenhos e documentários do Discovery Channel. Para quem tem atitude ecológica, a opção é uma ecobag. Comprando mais de R$ 60,00, sai por apenas R$ 1,00 uma bolsa ecológica. Nos livros de arte e literatura tem bônus de até R$ 70,00 para uma próxima compra. Não tem desculpa para deixar uma pessoa querida sem presente!

Saiba mais sobre a Letras&Cia: www.letrasecia.com.br

PAPO DE CULTURA - Ione Jaeger


Ione Jaeger

TODOS OS DIAS NASCE UM
DEUS-MENINO NA MINHA CASA




Imagem da Internet - Google





Cara de fuinha, estrábico, inteligente. O moleque me olhava, um olho meio fechado, um sorriso chocho – o rato tinha levado os dentinhos de leite, os incisivos superiores – e fazia perguntas do arco-da-velha:

– Vovó Sara, quem inventou comer? Quem disse que a gente tem que dar bom-dia para as pessoas? O vento que tinha ontem, onde está ele hoje?

– Vovó, Deus já sabe que ele vai nascer amanhã?

Era véspera de Natal.

– Socorro, Nossa Senhora das Candeias! Acenda uma vela na minha mente para eu responder certo ao meu santinho perguntador!

E as perguntas vinham uma atrás da outra. Tirava minha concentração. Eu me perdia nas contas do ponto-de-cruz do guardanapo que estava bordando para a mulher do doutor Balbino. Ela pagava bem. Eu queria entregar a encomenda ainda hoje. Dinheiro garantido para fazer um rancho na quitanda do Zé Pretinho e melhorar o almoço do dia de Natal. Queria fazer uma cabidela de galinha, um arroz branco e macarrão com molho. Também, sobremesa. Cocada preta. Meu menino gosta!

Todo o pessoal da rua, até a irmã do frei Antônio, achou um absurdo eu pegar o menino para criar. A mãe, uma indigente que vagava pela vila, sem ter onde cair morta, deu à luz antes de fechar o nono mês de gravidez. Caiu do bonde. Morreu, bateu a cabeça nos paralelepípedos do leito dos trilhos. A criança se salvou. Ficou três meses na incubadeira.

Na missa do primeiro domingo de Advento, o padre disse no púlpito:

– Alguma família caridosa quer pegar o filho da Maria Indigente, que ainda está no hospital? É um varão com saúde para dar e vender.

A primeira a levantar a mão fui eu:

- Eu quero!

Ninguém mais se coçou. Dias depois, busquei o Quincas. Não sei dizer qual teria sido o ato de maior resolução, mais importante para mim – fazer o sinal que queria o neném, ou trazer para casa aquela criancinha. Nunca me casei, não fui mãe. Dava aula dominical de catecismo na paróquia. Parei há doze anos, quando papai adoeceu para morrer. Convivia há muito tempo somente com gatos e cachorros.

Foi gostoso trazer o bebê no colo. Quentinho, encostado no meu peito, do lado do coração. Tão pequeninho enrolado nos cueiros, no xale! As pessoas me olhavam. Invejosas! Algumas falavam coisas:

– Você perdeu o juízo, dona Sara?

– Que falta de ponderação, dar uma criancinha para uma mulher de quase sessenta anos criar!

– Hum! Não vai ficar muito tempo! Não dou cinco dias. É só começar a chorar de noite, não lhe deixar dormir!

– Sara, donde a senhora vai tirar recursos para o sustento do menino?

– Criar uma criança sem pai!

E eu pensava com meus botões: Deus provê. Deus há de prover!

José Joaquim completou seis anos em setembro. Passou para o segundo ano com a melhor nota da classe. Nunca passou fome nem deixou de ir à missa, à aula, por não ter roupa e borzeguim. Claro que não era roupa de veludo. Eu mesma costurava as calças, camisas e paletós para ele. Seu Almeida, o sapateiro do convento, fazia as botinhas. Nunca ficou doente, doença brava. Nunca chorou de noite. Sabia desde pequeninho que a mãe havia morrido. Eu até o levei num cemitério onde a mãe estava enterrada. Hum! Sei lá de quem era aquela sepultura. Não tinha nome, mesmo. Rezava antes de dormir, pedindo que a mãe estivesse sempre sentada do lado do Papai do Céu.

Neste ano, aprendendo a letra p, fez a pergunta na hora do almoço:

– Vovó, meu pai morreu, foi pra guerra ou foi embora com outra mulher?

– Quê, criaturinha!?

– Na aula, quatro não têm pai: A Rosa, o pai morreu tuberculoso; o do Ciríaco, foi para a guerra e nunca mais voltou; o do Orlando e o da Celina foram embora com outra mulher. E o meu?

– O seu... bem... morreu também.

– Ah! Que mentirosa a dona Mariquita, avó do Chico. Disse que eu nunca tive pai. Ela fuma aquele cachimbo fedorento que deve ter feito mal pros miolos dela. Para a gente nascer se precisa de um pai.

Quincas discursou com categoria. Pensei: meu neném cresceu! Obrigada, meu São Joaquim, meu São José!

Naquela tarde, véspera de Natal, ele brincou a tarde inteira. Jogou bola com os filhos da dona Dinda, fez-me o questionário cotidiano, leu pela centésima vez o livrinho ganho da professora por ter tirado o primeiro lugar, jantou sopa de verduras com pão, rezou, se preparou para dormir. Antes de deitar colocou o calçado na janela da cozinha.

– O que você espera que Papai Noel traga para você, Quincas? (o que eu ia dar estava bem escondido: uma piorra, um livro de história, uma patinete, comprados com muito amor e pouco dinheiro).

Parado na minha frente, a cara de fuinha, o olhar estrábico, o sorriso banguela, a doce voz infantil – a imagem de um deus-menino:

– Minha avó (foi a primeira vez que ele me chamou assim), Papai Noel não traz presente. São os pais e avós que compram ou fazem. Eu não quero presentes. Botei minhas botinhas na janela porque é Natal e Deus nasce sempre, para ele saber que aqui mora um neto com a avó e que o neto gosta muito da avó. Ele vai ler no meu sapato.

Ergueu os bracinhos finos, levou as mãos ao meu rosto, acariciando-me a face:

– Boa noite, minha avó Sara!

Foi para o quarto. Olhei-o até entrar e fechar a porta. Fiquei parada, sentada na minha cadeira predileta não sei por quanto tempo. Quando dei por mim estava com um sorriso escondido nos lábios, o avental molhado, a minha face também, a mão levantada e ainda ouvi no silêncio da sala minha voz:

– EU QUERO!

Novo Hamburgo - 2003







IONE JAEGER (Ione Maria Rocha Jaeger). Nasceu em Salvador/BA, vive em Novo Hamburgo há 59 anos, faz poesias e outros escritos para cumprimentar a vida. Tem seis livros editados. Premiada no teatro - Melhor Texto Inédito - em NH e no Paraná. Letrista no CD Momentos Reticentes, reggae, gravado pela Banda Mundo Y. Idealizou, criou e fundou a Associação Cultural de Amigos das Artes - ACAART, em NH, 1997. Organizadora da Coletânea Onde os Poetas se Encontram, I, II. e III edição.


PATRONA da 24ª Feira Regional do Livro de Novo Hamburgo, 2006. Membro da Academia de Letras, Ciências e Artes Castro Alves, POA/RS – Cadeira nº 19 – Vianna Moog; Membro da Academia de Letras de Ribeirão Preto/SP – Cadeira Augusto dos Anjos. Sócia Correspondente da Casa do Escritor e do Poeta de Ribeirão Preto CPERP/SP; Sócia da Casa do Poeta Brasileiro – POEBRAS e da Casa do Poeta Rio-Grandense – CAPORI. Membro do Clube dos Escritores de Piracicaba/SP, Cadeira Leonor Bonsi Piselli.


Criado em 13/07/06, no Calendário Municipal o Dia do Ativista Cultural, foi escolhida a data do seu nascimento (13 de maio) em homenagem ao Ativismo Cultural que desenvolve há 10 anos.


Professora, Especialista em Educação, graduada em Pedagogia (1974), pós-graduada em MTE (Métodos e Técnicas de Ensino (1979), Faculdade de Educação FEEVALE/ NH. Coordenou o Movimento da Catequese na Catedral Basílica São Luiz Gonzaga de Novo Hamburgo (1991 a 1994) . Aposentada – 1983 SEC/RS







Santo Afonso é Território de Paz




Santo Afonso é Território de Paz




Agora é oficial, Novo Hamburgo e o bairro Santo Afonso já são Território de Paz. O lançamento ocorreu na tarde desta quinta-feira, dia 17 de outubro, no campo do Esporte Clube Santo Afonso, lugar onde será construída a Praça da Juventude, local que será referência para as atividades do programa. O Território de Paz é um conjunto de ações realizadas para diminuir a violência e gerar oportunidades de ensino, trabalho e lazer para a comunidade. O anúncio oficial foi feito pelo ministro da Justiça, Tarso Genro, e pelo prefeito Tarcísio Zimmermann, em uma solenidade que lotou o campo e contou com a presença de diversas autoridades locais.



Com o anúncio do Território de Paz, Novo Hamburgo receberá um investimento de R$ 9,4 milhões, que será dividido em programas sociais como o Mulheres da Paz, Protejo, Programa Esporte e Lazer na Cidade, Praça da Juventude, Farol Afro Digital, Justiça Comunitária, Polícia Comunitária, Videomonitoramento e Valorização de Profissionais da Segurança Pública. Tudo isso faz parte do Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania (Pronasci) do Ministério da Justiça. A cerimônia iniciou com diversas atrações culturais e artísticas do Município, e uma encenação do grupo Canal Livre, da Guarda Municipal, que sintetizou o significado do programa nacional em forma de uma esquete. Em seguida, o secretário executivo do Pronasci, Ronaldo Teixeira, divulgou o investimento, antecedendo a assinatura dos convênios dos projetos de Justiça Comunitária e Mulheres da Paz, por Tarso e Tarcísio. De maneira simbólica, o ministro ainda apresentou uma Teaser (arma não letal que dispara descargas elétricas), que em breve deverá ser incorporada pela Guarda Municipal.



Segundo Tarcísio o Ministério da Justiça foi essencial para a conquista dos recursos para o Território de Paz, e por isso fez um agradecimento especial. “Esse é um exemplo de política bem sucedida e só temos a agradecer ao Ministério, pois todas as cidades estão disputando programas como esses”, destacou. Além disso, o prefeito ressaltou que a comunidade local ainda será contemplada por muitas iniciativas de desenvolvimento. “Essa conquista vai além da Praça da Juventude e nos próximos anos o bairro Santo Afonso receberá um conjunto de investimentos que podem chegar a aproximadamente R$ 60 milhões”, citou, lembrando que são projetos da Administração, para o bairro, a construção de mais uma escola, um posto de saúde, a reestruturação da Vila Palmeira e a reforma da iluminação pública e do saneamento básico. Já Tarso fez questão de destacar o trabalho de Tarcísio na busca pela aprovação dos projetos. “Ele foi competente e soube buscar os recursos. No início do ano quando ele foi ao meu gabinete ele falou imediatamente do bairro Santo Afonso para receber o programa”, declarou. Ele finalizou o evento destacando que o sistema do Pronasci está sendo implantado também em outros países, e, inclusive, foi apresentado como referência à Organização das Nações Unidas (ONU).





Conheça as ações que o Território de Paz está trazendo para o bairro Santo Afonso



Mulheres da Paz – Serão capacitadas 100 lideranças femininas para atuar na prevenção da violência junto à comunidade e estimular a participação de jovens nos programas sociais e educacionais. Como incentivo, cada Mulher da Paz receberá R$ 190,00 por mês. O investimento total para o projeto será de R$ 611.151,16.



Protejo – Jovens de 15 a 24 anos, que estejam fora da escola e expostos à violência, vão receber orientação, acompanhamento e oportunidades de participar de atividades culturais, esportivas e educacionais. Cada jovem receberá um auxílio mensal de R$ 100,00. O investimento total para o projeto será de R$ 953.562,05.



Farol Afro Digital – Vai promover a formação profissional de jovens afro-descendentes de 15 a 24 anos em tecnologia da informação. Eles terão também, oficinas de esporte e cultura afro-brasileira. O investimento total do projeto é de R$ 183.422,19



PELC – Programa Esporte e Lazer na Cidade – Serão atendidos 1.200 jovens em atividades culturais, de esporte, lazer e capacitação profissional. O investimento total para o projeto será de R$ 510.339,32



Praça da Juventude – É um complexo com quadra poliesportiva, campo de futebol, pistas de corrida e de skate, área de ginástica e centros de convivência e da terceira idade. O investimento total para o projeto será de R$ 1,7 milhão.



Geração Consciente – R$ 140.000,00



Justiça Comunitária - O núcleo de Justiça Comunitária será um espaço de mediação de conflitos com orientação de profissionais e participação de pessoas devidamente capacitadas da comunidade.

O investimento total para o projeto será de R$ 350.000,00



Videomonitoramento - Será ampliado o número de câmeras para monitoramento preventivo de segurança no bairro e em toda a cidade. O investimento será dividido em duas etapas: 1) R$882.947,21 e 2) R$ 1.250.000,00



Reaparelhamento do Quartel do 3º BPM – O valor do investimento será de R$ 532.190,00



Reaparelhamento da inteligência do 3º BPM – O valor do investimento será de R$ 196.581,02



Formação para Guardas Municipais - O investimento total para o projeto será de R$ 88.905,60.



Outras ações:

Valorização do Profissional de Segurança Pública:



Bolsa Formação - Vai qualificar policiais, guardas municipais e agentes penitenciários para que prestem melhor atendimento à comunidade. Estes profissionais participarão de cursos de aprimoramento e receberão incentivo financeiro.



Modernização – Equipamentos para a Guarda Municipal - Novas viaturas, coletes e equipamentos de informática vão garantir melhores condições de trabalho aos profissionais e ajudar a melhorar a qualidade dos serviços prestados à comunidade.



Polícia Comunitária - Policiais militares e guardas municipais vão receber capacitação em direitos humanos, ética e cidadania atuarem no Território de Paz. O objetivo é estabelecer uma relação de confiança e aproximação com a comunidade.



Total de investimentos: R$ 9,4 milhões.

SECULT confirma recursos para o Carnaval 2010

Deivis Luz


O prefeito Tarcísio Zimmermann e a secretária de Cultura Anita Lucas de Oliveira premiam a escola campeã em 2009



SECULT confirma recursos para o Carnaval 2010



A Secretaria de Cultura (SECULT) de Novo Hamburgo confirmou esta semana a liberação de R$ 254 mil para o Carnaval 2010 de Novo Hamburgo. A verba é a mesma destinada para o Carnaval de 2009, acrescidos os 30 mil que são disponibilizados para a escola que representa o município no desfile da capital. Por isso, a escola de samba Protegidos da Princesa Isabel, campeã de 2009, recebe um total de R$ 60 mil. As outras quatro escolas do município (Portela do Sul, Império de São Jorge, Aí vem os Marujos e Cruzeiro do Sul), receberão R$ 30 mil cada.

“As escolas utilizam estes valores para custear parte das despesas com a construção de carros alegóricos, compra de material e contratação de pessoal especializado, como costureiras, ferreiros, artistas plásticos, além de músicos e compositores”, explica a secretária de Cultura, Anita Lucas de Oliveira.

O restante da verba, R$ 74 mil, é destinado para a organização do evento, realizada pela Associação das Entidades Recreativas, Culturais e Carnavalescas de Novo Hamburgo (AERCCNH) e para a premiação das escolas, que novamente será de R$ 20 mil: R$10 mil para a primeira colocada; R$ 6 mil para a segunda e R$ 4 mil para a terceira.

O desfile de carnaval em 2010 será realizado no dia 15 de fevereiro. O lançamento ocorre no dia 16 de janeiro, na Fenac, quando haverá a escolha da corte e a apresentação dos sambas enredos.

Show dos Fagundes é nesse sábado




Show dos Fagundes é nesse sábado




É neste sábado, 19 de dezembro, o grande show do Natal dos Sinos 2009. A apresentação ocorre na Praça do Imigrante, a partir das 20h30. O grupo promete encantar o público com o show intitulado “Natal Gaúcho em Família”, onde eles apresentam clássicos riograndenses e temas natalinos com arranjos gauchescos.

Segundo Ernesto Fagundes, um dos vocalistas do grupo, a idéia desse show surgiu da importância de se comemorar a data ao lado dos familiares “Fazemos esse show especial porque o espírito do Natal é a família. São duas gerações tocando juntas”, destaca. O grupo é composto pelo pai Bagre, os filhos Neto, Ernesto e Paulinho, e o tio Nico Fagundes. Completam o grupo os músicos convidados Leandro Rodriguez (acordeon), Lucas Esvael (contrabaixo) e Ricardo Arenhaldt (bateria).

DIRETO DO RIO DE JANEIRO - Nelson Tangerini








                                                       Nelson Tangerini



A POESIA SATÍRICA NA DÉCADA DE 1920
[Início de um trabalho sobre a poesia satírica fluminense]
Texto de Nelson Marzullo Tangerini



No Século XX, mais precisamente nos 1920, Niterói era tomada de assalto, no bom sentido, por uma plêiade de poetas magníficos. Eles se reuniam no legendário Café Paris [1], onde elaboravam jornais e revistas e escreviam e declamavam poesias. O referido Café foi demolido, após incêndio, no início da década de 1930, para a construção da Av. Amaral Peixoto. Mas o Paris ainda vive na memória de muitos abnegados que guardam documentos da época e trabalham para que a memória literária de Niterói não caia no esquecimento



São Paulo fervilhava. A Semana de Arte Moderna de 1922, comandada pelos paulistas Mário de Andrade e Oswald de Andrade, demorou, porém, a chegar à antiga capital fluminense, ainda que esta estivesse próxima da Capital Federal, onde morava o pernambucano Manuel Bandeira.



Muitos dos poetas “parisienses” eram exímios sonetistas. Dois deles, Luiz Leitão e Nestor Tangerini transitavam entre a poesia satírica e a poesia lírica, dentro do metro exigido pelos antigos parnasianos. Ficaram, porém, mais conhecidos pela interessante poesia satírica que escreveram.



A Nitpress, depois de mais de 80 anos, relançou o livro de sonetos Vida Apertada [1926], de Luiz Antônio Gondim Leitão, considerado por Alberto Valle, membro da Academia Fluminense de Letras, o maior sonetista satírico do Estado do Rio de Janeiro.



Outros poetas havia: Mazzini Rubano, Brasil dos Reis, Olavo Bastos, Apollo Martins, René Descartes de Medeiros, Mayrink, Varon. Mas estes poetas optaram pelo que restava do Simbolismo, do Romantismo ou do Positivismo. E foram igualmente grandes.



O objetivo deste trabalho é que centremos nosso estudo nas obras de Luiz Leitão e Nestor Tangerini, resgatando, assim, a tradição satírica na poesia de língua portuguesa, vindo das Cantigas Medievais Portuguesas [de Maldizer e de Escárnio], passando por Bocage, Tolentino, Gregório, Tomás Antônio Gonzaga, Oswald de Andrade, entre tantos outros.



Vale ainda ressaltar que a poesia de Leitão e Tangerini, apesar da forma parnasiana, “emparedada” no soneto decassílabo ou em trovas [7 sílabas], tem, em seu conteúdo, a verve dos primeiros modernistas que abalaram as estruturas da poesia parnasiana de Olavo Bilac, Alberto de Oliveira e Raimundo Correia. Faziam reescrituras de muitos textos do passado, na forma de paródia [As fitas e Ouvir estrelas, sonetos de Luiz Leitão, parodiando, respectivamente As pombas, soneto de Raimundo de Oliveira e Via Láctea, de Olavo Bilac; A casa do Sr. Elias, de Nestor Tangerini, parodiando Visita à casa paterna, soneto de Luís Guimarães Jr.], apelavam para a descontração [Minhas dívidas e Ao público, sonetos de Luiz Leitão], usavam a ironia [Elas, de Luiz Leitão; Paralelepípedo, homenagem a Alberto de Oliveira, O Príncipe do Verso, e Vocação, de Nestor Tangerini], o sarcasmo [Uma tragédia, de Luiz Leitão], a irreverência e escreviam sonetos-piada [A vovó, soneto de Luiz Leitão]. Tinham uma visão cômica da vida e se aproximavam, muitas vezes da fala popular [como veremos em Cenas do Rio (iniciando uma período com o pronome oblíquo “me” – fala de D. Ivete) ou em Quando ela passa (“num desejo malvado de comê-la”), sonetos de Nestor Tangerini]



A poesia satírica não é encontrada apenas na Era Medieval, no Neoclassicismo ou no Modernismo – ou na fase transitória entre Parnasianismo e Modernismo [Café Paris]. Volta e meia ela aparece em Fagundes Varela [Romantismo] e Cruz e Sousa [Simbolismo], sendo que os poetas medievais [das Cantigas de Escárnio e Maldizer], Bocage, Tolentino, Gregório, Tomás Antônio Gonzaga, Luiz Leitão e Nestor Tangerini, satíricos exímios, dedicaram-se exaustivamente ao gênero, ainda que Leitão não fosse tão agressivo e cítrico como Tangerini.



Fora do circuito Rio – São Paulo, a poesia satírica fluminense ficou relegada a 2o. plano. Nem mesmo é citada pelos literatos de plantão.



Na foto, Nelson Tangerini imitando o pai,



Nestor Tangerini.


Foto de Cristina de Andrade.


Nov. 2009.





[1] Recentemente [2009] houve exposição sobre o Café Paris no Centro de Memória Fluminense, na Biblioteca da UFF, no Gragoatá, em Niterói, RJ.





Nelson Marzullo Tangerini, 54 anos anos, é escritor, jornalista, compositor, poeta, fotógrafo e professor de Língua Portuguesa e Literatura. É membro da ABI, Associação Brasileira de Imprensa, e do Clube dos Escritores Piracicaba [ clube.escritores@uol.com.br ], onde ocupa a Cadeira 073 – Nestor Tangerini.



nmtangerini@gmail.com, nmtangerini@yahoo.com.br


http://cafeparisniteroirj.blogspot.com/


http://nelsonmarzullotangerini.blogspot.com/


http://narzullo-tangerini.blogspot.com/

Novo Hamburgo integrará Corredor Digital Gaúcho

Novo Hamburgo integrará Corredor Digital Gaúcho





Ismael Dias

Assinatura do Termo de Cooperação com o SERPRO para a criação do Corredor Digital Gaúcho.



Novo Hamburgo sediou nesta quinta-feira, dia 17 de dezembro, o 1º Encontro de Tecnologia das Prefeituras Gaúchas, promovido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO). O evento, que contou com a participação de representantes de 23 municípios, foi realizado no Salão de Atos do Centro Administrativo Leopoldo Petry e teve como objetivo apresentar os projetos desenvolvidos pelo SERPRO e discutir a gestão pública da tecnologia.

Segundo o prefeito Tarcísio Zimmermann, ainda há muito a ser feito nesse quesito, ainda mais na cidade de Novo Hamburgo. “Não há como fazer democracia sem a democratização da tecnologia da informação”, declarou. Para o diretor-presidente do SERPRO, Marcos Mazoni, a infraestrutura digital no país foi construída ao longo das décadas e hoje existe uma carência para atender a necessidade da população brasileira. “O Brasil não possui, atualmente, capacidade para suprir a carência tecnológica”, afirmou Mazoni, que ressaltou também o trabalho do SERPRO no desenvolvimento de ferramentas corporativas para a gestão pública em software livre, como o Expresso, que converge funções de e-mail, agenda e calendário. Além disso, durante o evento também foram apresentadas soluções para as áreas de educação e saúde. “Estamos criando um padrão tecnológico para todo o país para os serviços de atendimento à população”, explica Mazoni.

O encontro contou ainda com a participação do representante do Ministério do Planejamento, João Batista Ferri, que apresentou o programa e-Cidades, um sistema integrado de gestão para os municípios. Os prefeitos da região também assinaram o Termo de Cooperação com o SERPRO para a criação do Corredor Digital Gaúcho. “Essa é a consolidação do acesso à tecnologia mais democrática que o país viveu nas últimas décadas”, comemorou Tarcísio.





quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

PAPO DE CULTURA - Ione Jaeger














Ione Jaeger




UM CONTO DE NATAL




Pedalou vinte minutos para chegar em casa. Percurso de subidas. Mais um dia de trabalho. Desde a saída da fabriqueta de esquadrias de madeira, pensou na Maria – sua esposa. Pensava na situação dos dois a partir de janeiro. A pequena empresa fecharia as portas no último dia do ano. Tudo muito difícil! Aluguel do prédio, matéria-prima e componentes, impostos, obrigações sociais... O dinheiro estava escasso. Outro grande problema era receber o pagamento dos trabalhos executados. O décimo terceiro dos quatro empregados foi pago em minúsculas parcelas. E com dificuldades! Como contar para a mulher que, no primeiro dia do novo ano, seria mais um desempregado?

No portão, Maria o esperava. Barriga enorme, (quase nove meses de gravidez), encurtava-lhe o vestido. Os vinte, ou trinta metros, que levou para chegar perto da futura mamãe tornaram-se quilométricos. Faltava a coragem para contar à esposa a situação. O seguro-desemprego era por pouco meses. Se não arrumasse, logo, outro serviço? Trabalhava na carpintaria há seis anos. Estava com vinte e três. Decidiu: “vou contar, agora!”

Maria estendeu-lhe as mãos, queixando-se com voz sofrida:

– Zé, está perto. Passei o dia inteiro com dor nas costas, na altura dos quadris. Às vezes, acho que estou fazendo xixi. É um pinguinho de nada...

– Não é para dois de janeiro? Faltam dez dias, Maria!

– Eu posso ter me enganado nas contas.

– A última vez que tu menstruou foi em primeiro de abril. O médico do Postinho marcou entre dois e quinze de janeiro. São nove luas cheias!

– Zé, tua mãe falou que primeiro filho sempre adianta.

– São onze horas, guria, vamos comer uma coisa! Estou com fome. Quando amanhecer vamos atrás de atendimento. Dá para esperar? ...

Antes das cinco da manhã José ouve um gemido.

– Que foi, Maria?

– Ai, Zé, doeu mais forte!

– É assim mesmo, Maria, é assim! Vamos controlar as contrações. O doutor avisou: quando ficassem de cinco em cinco minutos a gente vai para o hospital. Fica calma!

Distante os sinos da igreja bateram seis horas.

– Zé, vamos ao Postinho. Acho bom!

José pegou a carteira de trabalho e o cartão de saúde da Maria, colocou num bolso da camisa junto a alguns trocados – não somavam dez reais – montaram na bicicleta. Foram ao Posto. Não havia médico. A atendente, bocejando, olhou pela basculante e orientou que fossem ao hospital.

Horrível morar longe de tudo! Horrível não ter dinheiro para ônibus! No trajeto de bicicleta, Maria chorava. Era olhada por todo mundo. Um barzinho abria as portas, os dois pediram água. O botequeiro, saindo de trás do balcão, falou grosso:

– Ô cara, se manda daqui logo! Se essa criança inventar de nascer, agora, vai estragar meu dia! ...

Seguiram caminho. O hospital estava perto. Andavam devagar. Zé empurrava a bicicleta. A jovem caminhava cheinha de dor.

– Zé, vamos parar um pouco? Quero mijar. Podemos pedir àquela mulher, lavando a calçada, para ir ao banheiro.

Tiveram por resposta:

– Pobrezinha! Não posso deixar entrar. A patroa ficaria uma fera. Moça, não te judie! Vá detrás daquela árvore e abra a torneira! No seu estado, ninguém vai dar bola!

O casal prosseguiu. Adiante, Maria sentou-se no muro de uma residência. Uma garota gritou para a mãe: “uns marginais estão espiando o nosso pátio! Devem ter roubado uma bicicleta em outra casa!”. A mãe reagiu:

– Vão embora! Vou soltar os cachorros!

Chegaram ao hospital. O sol estava quente. Maria estava pálida, choramingava. O estômago de Zé, colado nas costas de tanta fome, doía. A gestante acomodou-se num banco. José foi guardar a bicicleta. Uma mulher idosa, gente humilde, aproximou-se de Maria, segurando-lhe uma das mãos:

– Primeiro filho? Marinheira de primeira viagem! Isso é assim! Sofre na hora de botar para fora, mas na hora de botar para dentro (suspirou). Eu tive doze. Quatro nasceram mortos. Tu já tem nome para teu guri? Bota o nome de Mateo, é nome de artista de novela. Ou Ronaldinho, ou Zezé de Camargo.

O futuro papai (de Mateo, ou Ronaldinho, ou Zezé de Camargo) veio ao encontro da esposa.

– Em meia hora a enfermeira te chama.

Olhando para José, a senhora que conversava com Maria, continuou:

– Veja teu trabalho (apontando com o queixo a parturiente). Tu tá aí, bonitão, sem dor nenhuma! Para vocês homens tudo é fácil. É só gozar. A gente é que fica nove meses carregando a tua satisfação na barriga. (A barriga de Zé roncava ...) A gente sofre para parir, tem o trabalho de criar, depois de algum tempo somos trocada por outra mais nova, sem filho na barra da saia. Sabe, vizinha, eu tive um patrão, quando nascia filho macho, fazia um festerê. Filha mulher, hum! Ficava dizendo o que podia e o que não podia fazer quando ficasse moça. Ele sabia, sabia, somos nós quem carregamos a cruz!

Uma funcionária apareceu numa portinhola e chamou:

– Maria Nazarena Nascimento dos Santos!

A grávida e o marido atenderam o chamado.

– Somente ela entra. O senhor espera aqui fora com as sacolas!

José estava cansado. Largou as bagagens no chão e agachou-se ao lado. A fome atacava-o cruelmente. Uma mulher baixinha com cara de nordestina ofereceu-lhe um sonho. Devorou. Lembrou-se que não tinha agradecido. Procurou, com os olhos, a caridosa senhora não a encontrando. Zé adormeceu. Ouvindo a voz da esposa, abriu os olhos. Ela caminhava, com dificuldade, pernas abertas, as duas mãos sob o ventre, segurando-o. A auxiliar de enfermagem avisou:

– Pode voltar para casa, o bebê é para a outra semana.

José quis dialogar, porém a moça já atendia a outra paciente que, horas antes, teve a bolsa rota. Chamou Maria:

– Vamos embora!

– Zé, que dia é hoje? Que horas?

– É sete da noite do dia 24.

– Zé, vamos fazer um lanche? Você tá com dinheiro?

Lembrou-se que o patrão prometera um vale para a tarde deste dia. O que fazer, agora?

No “treiler”, Maria bebeu um copo de batida de banana; José comeu um cacetinho com margarina e um copo de café preto. Descansaram um pouco. Anoiteceu. Retomaram o caminho para casa – José, Maria e a bicicleta.

As ruas por onde passavam eram iluminadas. Muitas luzes coloridas. Um Papai Noel, com um saco repleto de presentes, entrou numa residência. Sininhos tocavam vindos de todos os lados. Nas casas as pessoas abraçavam-se, sorriam. Lágrimas escorriam dos olhos de Maria. Os sapatos apertavam. Sentia mais fortes as tais contrações. Encontraram pela frente uma maternidade recentemente construída e inaugurada. Num pacto silencioso o casal para lá se dirigiu:

– Moço, minha mulher está dando à luz. Por Deus, faça alguma coisa. Ela não agüenta mais!

– Vocês tem plano de saúde? Mesmo tendo, há uma caução de dois mil reais. Aqui é particular. Não posso fazer nada. Procure o atendimento do SUS.

– Ah! Maria, Maria! Pelo nosso filho, coragem! Deus vai cuidar de você, do gurizão!

Os jovens e a bicicleta tomaram a estrada rumo à casa. Mudos. A voz da mamãe quebrou o silêncio:

– Olha, Zé, uma luz!

O “giroflash” de uma viatura se aproximava.

– Amigo, ajude! A Maria está sofrendo. Não tem mais forças para viajar montada numa bicicleta! Por favor, ajude!

Dois brigadianos carregaram a mulher e a colocaram no carro, com muito cuidado. Maria exalou um suspiro de alívio.

– Moça! Exclamou um soldado negro, de grandes mãos, voz acolhedora – Vamos cuidar da senhora. Vamos levá-la ao hospital.

Acomodada a grávida, ligada a chave do carro, antes da partida um dos ocupantes do veículo, exclamou:

– Sargento, a criança está nascendo!

Os parteiros tranqüilos, trocando poucas palavras, faziam o parto. O bebê chorou. Uma cão vagando, solitário, veio bisbilhotar. Um homem de longas barbas brancas, roupa vermelha, fantasiado de felicidade, tripulando uma moto, passou badalando um sininho. Um chevete velho parou e três passageiro queriam saber o que acontecia. Um homem alto, caindo de bêbado, boca mole (cheia de línguas), assegurou:

– Vocês hão de convir: o nascimento de uma criança é prova que o meu amigo, Jesus Cristo, nos ama e ainda tem confiança na humanidade!

Seu companheiro (no escuro não foi possível identificar se era um rapaz ou uma moça) assegurou:

– Aí, coisa “tri” é o parto! Me sinto arrepiar ...

O terceiro tripulante do chevete – o motorista – explicando para os militares:

– Não liguem para estes dois despojados. São gente boa. Vou levá-los para suas casas!

Embarcados no automóvel, o bebum pela janela, desejou:

– Feliz Natal!

O voz de barítono da equipe de partejamento:

– Sargento, podemos ir. Está tudo em ordem. O resto é com o hospital. O nenê é perfeito e a mãe é feliz! Virando para o pai, encolhido num canto, perguntou qual o nome do varão:

– O mesmo nome do meu avô – Emanuel!

O rádio de um fuquinha verde, guiado por um senhor calvo, transmitia uma conhecida canção:

– “Noite Feliz ... ó Senhor, Deus do amor ... ... Dorme em...”.

O careca desligou o rádio.



Ione Jaeger - 1999

SEU DINHEIRO - Luiz Percy Denardin

Denardin Assessoria Empresarial




DESEJAMOS A TODOS UM FELIZ NATAL




VISUALGRAF

- IMPRESSÃO DE GRANDES FORMATOS


- FACHADAS DE EMPRESAS


- OUTDOORS E BACKLIGHTS


- PERSONALIZAÇÃO DE CARROS


SOLICITE ORÇAMENTO E VISITA


SEM COMPROMISSO


FONE: 3556-3535 ou


9102-9081






Denardin Assessoria


Empresarial


- CONSULTORIA FINANCEIRA


- INVESTIMENTO EM AÇÕES


- PROJETOS PARA FINANCIAMENTOS


- ASSESSORIA GERENCIAL


FALE COM QUEM SABE E


GANHE MAIS DINHEIRO


FONE: 3207-3026 ou


9989-2757







MERCADO FINANCEIRO 16/12/09





Fonte : O TAO de Warren Buffet

"Às vezes quando as pessoas investem, esquecem que estão na verdade comprando uma participação fracionária numa empresa. Warren gosta de ver as ações como a posse de uma pequena parcela da empresa. Desse modo, consegue julgar se está pagando de mais pela empresa. Ele multiplica o preço da ação pelo numero de ações em circulação, e depois pergunta se seria um bom o mau negócio caso estivesse comprando a empresa inteira. Se o preço é alto demais, para comprar a empresa inteira, também será para comprar ações, mesmo que seja uma só. Esse pensamento é suficiente para evitar que voce se veja envolvido no frenesi especulativo que costuma acompanhar um mercado em alta, pois raramente as favoritas de Wall Street e outros papéis badalados, são vendidos pelos quais faria sentido comprar a empresa inteira.



Lá fora, enquanto as principais bolsas norte-americanas operam com sinais divergentes, as principais bolsas europeias encerraram em alta nesta quarta-feira, com destaque para o setor financeiro e indicadores econômicos positivos. Os principais índices dos 18 países da parte ocidental avançaram, com exceção da Irlanda. Banco da Irlanda teve forte queda de 9,09%, após o membro do Banco Centra,l Patrick Honohan, afirmar que é bem possível que o governo irlandês tenha que comprar 50% da participação em um ou dois dos maiores bancos do país.



Por aqui,o indice domestico se descolou da tendência de alta dos principais mercados globais na tarde de hoje e encerrou a sessão com recuo. Vale mencionar que houve vencimento de opções sobre o índice e contratos futuros do Ibovespa no pregão.O principal destaque positivo da sessão ficou com as ações da TAM, que entrou nesta quarta-feira com pedido de IPO (Initial Public Offering) de seu programa de fidelidade Multiplus e também anunciou parceria com o Itaú, fornecendo facilidade no financiamento de passagens a correntistas do banco.Os ativos da GOL também avançaram, após a empresa anunciar a inauguração de sua primeira loja do Voe Fácil, para venda de passagens aéreas a consumidores de classe média. Vale mencionar que foram divulgados os dados da produção brasileira de aço. A produção brasileira de aço bruto caiu 4,3% em novembro na comparação com o mês anterior, interrompendo um ciclo de recuperação que havia começado no início deste ano. As ações das siderúrgicas reagiram predominantemente com queda.

Oscilando entre os 68.465 pontos e os 69.622 pontos, com um volume financeiro de R$ 16,90 bilhões ( dia de opções ), o IBOVESPA acabou fechando próximo da minima do dia, aos 69.311pontos, representando uma queda de 0,06% em relação ao fechamento anterior. No gráfico diário, entregou os 3 últimos ganhos e está sobre a RES do canal lateral 67.613 / 68.628. O DOGI Long-Legged de ontem, que sinalizava indecisão e um possível final de movimento de alta, se confirmou hoje.

Já o dolar comercial, após registrar forte volatilidade ao longo do dia, o dólar comercial solidificou sua trajetória negativa durante a tarde, fechando esta quarta-feira com recuo, que teve a contribuição do Banco Central voltando a realizar leilão de dolares no mecado a vista, no intuito de minimizar as perdas.A moeda norte-americana fechou cotada hoje a R$1,7490 representando uma leve baixa de 0,34% em relação ao fechamento anterior. No mes acumula desvalorização de 0,11% e no ano desvalorização de 25,07%. No mercado paralelo foi negociada R$1,8700, representando um ágio de 6,92% em relação ao dolar comercial.

ÍNDICES INTERNACIONAIS

Dow Jones - queda de 0,10% ( 19:00 )

Standard & Poor’s 500 - alta de 0,20% ( 19:00 )

Nasdaq - alta de 0,30% ( 19:00 )

FTSE 100 - alta de 0,65%

Nikkei - alta de 0,93%

Merval - alta de 0,94%

WINFUT queda de 1,22% - 69.500,00pontos - no ano 82,89%

IBOVESPA queda de 0,98% - 68.630,70 pontos - no ano 82,77%

Segue abaixo o fechamento de hoje dos principais ativos e ao lado o resultado acumulado de 2009.

- BVMF3 alta de 0,41% - 12,16 ( MIN 12,16, MAX 12,35 ) no ano 106,45%

- PETR4 queda de 0,37% - 37,86 ( MIN 37,85, MAX 38,45 ) no ano 65,76%

- VALE5 queda de 0,65% - 42,92 ( MIN 42,70, MAX 43,33 ) no ano 79,66%

- GGBR4 queda de 2,06% - 29,00 ( MIN 28,94, MAX 29,93 ) no ano 92,56%

- ITUB4 queda de 1,27% - 39,60 ( MIN 39,32, MAX 40,21 ) no ano 51,72%

- CSNA3 queda de 0,35% - 59,59 ( MIN 59,59, MAX 60,33 ) no ano 105,48%

- USIM5 queda de 1,95% - 49,38 ( MIN 49,26, MAX 50,67 ) no ano 86,20%

- CYRE3 queda de 1,87% - 23,60 ( MIN 23,40, MAX 24,35 ) no ano 159,91%

- RSID3 queda de 2,57% - 14,80 ( MIN 14,77, MAX 15,35 ) no ano 300,00%

IBOVESPA - Andou de lado até por volta das 15:40 horas, quando desabou. Acabou fechando próximo da minima do dia, aos 69.311pontos, representando uma queda de 0,06% em relação ao fechamento anterior. No gráfico diário, entregou os 3 últimos ganhos e está sobre a RES do canal lateral 67.613 / 68.628. O DOGI Long-Legged de ontem, que sinalizava indecisão e um possivel final de movimento de alta, se confirmou hoje.

MIN do dia 68.465 pontos / MAX do dia 68.622 pontos

PAPO DE CULTURA - Benedito Franco



Benedito Franco
Caros Amigos








Vale a pena ler.


Ontem, dia 16 de dezembro fez vinte anos que papai faleceu, e meu irmão, o Padre Geraldo Ildeo, escreveu para nossa Família:





“Hoje faz 20 anos que Papai nos deixou...


Ele foi-se. Mas, fica conosco diariamente, nos momentos de alegria, de vitórias, de comemorações e também de dor e de sofrimento


Homem prudente, sábio, inteligente, sagaz, vivo, perceptivo ao extremo, de poucas palavras.


Nunca o vimos nervoso ou expressando problemas pessoais.


Ele e Mamãe devem ter passado por dificuldade$ complicadas. Mas nunca o vimos desabafando ou perdendo sua calma de sabedoria divinas. Ele era a Paz e a Segurança para todos nós.


Não sei se eu soube beber daquele Poço de Inteligência tudo o que ele gostaria de me transmitir...


Mesmo assim ele continua vivo, ensinando, fortalecendo, dinamizando e nos dando forças para sermos e vencermos.


Podemos parabenizar os irmãos e irmãs pelo respeito reverencial que todos tivemos e temos por papai.






Ele nunca exigiu: mas era o CENTRO das festas, das alegrias, das vitórias de cada um de nós.


Os que morávamos fora da terra natal, ao nos despedirmos para retornar ao trabalho ou aos estudo, sempre ouvimos dele com muito respeito por nós e com voz bem baixa: "precisa de algum dinheiro?".






Se fizermos uma pesquisa em Fabriciano pedindo para apontar 3 pessoas éticas, sábias, prudentes, amigas, caridosas, amiga dos pobres, fiel, correto, justo etc, temos a certeza: seu nome será apontado 100% ou quase.


Foi e é para nós um DOM DE DEUS.


Parabéns para aquele que viveu com dignidade e autenticidade: JOSÉ ANASTÁCIO FRANCO, NOSSO PAI QUERIDO.”






Pe. Geraldo Ildeo

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

SMED capacita professores do setor de Mídia e Educação


Coordenadora do grupo, Maria Ester do Nascimento, conduz dos trabalhos na tarde desta terça-feira.

 
Nesta terça-feira, dia 15 de dezembro, ocorreu o último encontro de formação dos professores responsáveis pelo grupo de Mídia e Educação, da Secretaria de Educação e Desporto (SMED) de Novo Hamburgo. O encontro, que ocorreu no Salão de Atos do Centro Administrativo Leopoldo Petry, contou com a participação do jornalista moçambicano e doutor em comunicação, João Miguel. Ele discursou sobre os meios de comunicação de Moçambique e a relação com as mídias brasileiras por meio da digitalização da comunicação. Para a coordenadora de Mídia e Educação, Maria Ester do Nascimento, a formação promove a reflexão dos professores para as novas tecnologias como ferramenta pedagógica através da interação das mídias eletrônicas. “É preciso que os educadores se mantenham atualizados sobre as novidades e suas implicações dentro da sala de aula”, declarou.






Mídia e Educação


O grupo de Mídia e Educação tem a proposta de promover a discussão dos veículos de comunicação nas escolas da rede municipal. Ele está inserido em diversas unidades e oportuniza a utilização da mídia como recurso para a contextualização do currículo ou para levar informação à alunos e professores.




Moradoras do Santo Afonso se cadastram no projeto Mulheres da Paz


Prefeitura informa moradoras do bairro Santo Afonso sobre projetos do Território de PazMoradoras do Santo Afonso se cadastram



 no projeto Mulheres da Paz

A Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR) de Novo Hamburgo, juntamente com a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CMulher), começou a cadastrar moradoras do bairro Santo Afonso interessadas em integrar o projeto Mulheres da Paz, que faz parte do Território de Paz. No primeiro dia, aproximadamente 70 mulheres se inscreveram para participar da ação. Os cadastros poderão ser feitos a partir de janeiro nas instituições da rede municipal do bairro até março de 2010, quando começará a seleção das 100 Mulheres da Paz.



As inscrições começaram durante uma ação de divulgação do Território de Paz que aconteceu nesta segunda-feira, dia 14 de dezembro, na Associação Comunitária dos Moradores do bairro Santo Afonso, e reuniu mais de 100 mulheres. Na atividade, o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Luiz Fernando Farias, falou sobre o Território de Paz e os projetos que serão implantados na região. “O Território de Paz é um conjunto de ações que visam tratar da segurança, mas de outra forma que não seja apenas armando as policias, e sim, através de ações da cidadania”, explicou. Ele também ressaltou o motivo do bairro ser selecionado para sediar o programa. “Santo Afonso foi escolhido pelas características e não por ser o mais violento, porque não é. Essa ação tem tudo pra dar certo, tem tudo para mudar Santo Afonso para ser lembrado como o bairro que mudou com incentivo do Poder Público e da comunidade”, completou.



A coordenadora da CMulher, Fátima Fraga, informou o que é e como funcionará o Mulheres da Paz. “As 100 selecionadas receberão um treinamento e irão visitar e orientar famílias para ajudar os jovens a resolver problemas de violência e criminalidade. Por esse trabalho, a partir do segundo mês, cada liderança feminina receberá R$ 190,00 por mês como incentivo”. A moradora do bairro, Lídia Ferreira, de 44 anos, aprovou essa ação. “Já faço trabalho comunitário, visito e ajudo jovens e mulheres, dou comida, ajudo a arrumar emprego, converso, e sem receber dinheiro em troca. Com o Mulheres de Paz terei companhia para seguir com esse trabalho”, contou Lídia.



O grupo de teatro Canal Livre da Guarda Municipal também divulgou o Território de Paz, mas por meio de uma apresentação. A vice-prefeita Lorena Mayer, o vereador Betinho Koch também estiveram presentes na ação de divulgação. O lançamento do Território de Paz será na quinta-feira, dia 17 de dezembro, às 14h30, no Campo do Santo Afonso, com a participação do Ministro da Justiça, Tarso Genro.

PAPO DE CULTURA - Ione Jaeger


Ione Jaeger


O PRESÉPIO DO HOMEM *


Ruth Salles



Cada movimento do ser


se expande em ondas, como n’água


uma pedrinha ali lançada


que nela some e nem se vê.






Essas ondas vêm do poder


da consciência quase divina


que nasce na alma pequenina


querendo ser realmente o ser.






Tal consciência quase divina,


qual humilde e régio menino,


nasce na gruta fria


- nossa mineral estrutura


sobre um palhal rude e impreciso


- nosso vegetal organismo


sob o bafo de burro e boi


- o impulso anímico de dois


aspectos do Homem por surgir:


um teimoso, de resistir


e de insistir e decidir


e um que se deixa conduzir


e que, passivo, cede e vai.






A seu lado estão mãe e pai:


a mãe já tem dentro de si


leve seiva que o vai nutrir;


o pai luta por conseguir


lá fora o pão do seu porvir;


jazem na mãe silêncio e calma


de milênios que formam a alma;


partem do pai rumor e ação


na descoberta da razão.






A esse menino visitaram


jovens pastores sorridentes:


é o Amor que escuta o chamado,


nada pergunta e logo atende.






A esse menino visitaram


também os velhos, sérios magos,


que da própria sabedoria


extraíram a hora e o dia.






Dos pastores vai receber


a simples pele de uma ovelha


para que aprende a obedecer


ao clarão daquela centelha


que conduz à reta procura


na qual pálida criatura


se eleva em luz e esplendor.


Pois quem aprende a ser ovelha


de si mesmo será pastor.






Dos três magos enfim lhe vêm


as três sementes da Trindade:


Ouro, incenso e mirra contém


Sabedoria, Amor, Vontade.



*Baseado numa palestra natalina do Pastor F Zimpel