sábado, 14 de maio de 2011

Curso na Universidade Feevale qualifica restaurantes


Inscrições podem ser realizadas até segunda-feira, dia 16



Termina na segunda-feira, dia 16, o prazo para efetuar inscrições para o curso Qualificação de Restaurantes - Módulo Cozinha, que acontecerá no período de 17 de maio a 29 de novembro, no Campus II da Universidade Feevale (RS-239, 2755, Novo Hamburgo). A promoção é do curso de Gastronomia da Instituição e do Sindicato de Gastronomia e Hotelaria (SindGastrHô), que congrega os municípios de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha, Dois Irmãos, Ivoti e Sapiranga.


As aulas, num total de 212 horas, serão realizadas nas terças e quintas-feiras, das 14h às 18h. O curso destina-se a proprietários e gestores de restaurantes, nutricionistas de produção, auxiliares de cozinha e pessoas que já trabalham na área gastronômica e queiram se qualificar. O objetivo é possibilitar conhecimentos teóricos e práticos para o gerenciamento de empresas do setor de alimentação, a fim de obter um melhor desenvolvimento operacional, diferenciação e qualidade de produtos oferecidos para o mercado consumidor.

O curso terá 11 módulos: técnicas básicas de cozinha, guarnições e acompanhamentos, massas, carnes comerciais, peixes, frutos do mar, sobremesas de colher, sobremesas de balcão, garder manger, pizzas, sanduíches e saladas. Os ministrantes serão:



Daniel Vicente Bonho: chef de cozinha do restaurante O Ferreiro, consultor no ramo de restauração em restaurantes da região, formado pela escola de Italian Culinary Institute for Foreingners, sommelier profissional e professor da Universidade Feevale.



Hosana Maria Speranza Cimadon: nutricionista, mestre em Ciências da Saúde - Cardiologia, formada em chef de cozinha pela Italian Culinary Institute for Foreingners e em cozinha internacional pelo Instituto Mausi Sebess e professora da Universidade Feevale.



Sanderson Beschorner: professor de Gastronomia do Senac e Universidade Feevale, possui formação em Artes Culinárias pelo Instituto Mausi Sebess e especialização em Gastronomia. Atuou em restaurantes do Brasil, como Engenho do Mar e In Giardino, e da Inglaterra, como Café Corfu, The Delancey Café, e Coq d’Argent.



Carmen Rudimara Stedten Tavares Basso: chef de cozinha.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

PAPO DE CULTURA - Ione Jaeger

Ione Jaeger










CHIQUINHA





Chiquinha olhava o céu e as estrelas da janela do quarto. Estava no mundo da lua, Chamei:


- Minha Chica!

Olhou para mim, questionando-me:

- Que tu queres? Não vês que cá estou a refletir, não me interrompas, tá?

Hoje acertei com um profissional de fotografia (retratista) para tirar algumas fotos da jovem com fins de organizar um book fotográfico da mais nova modelo - a colunável Chiquinha Rocha Jaeger. Nemauro, meu genro, retirou-a da sarjeta numa manhã de primavera. Era pequeninha. Cabia na mão. Tomava leite de cabra num conta-gotas e miava o tempo todo. Minha filha Lena a deixou comigo num fim de samana e... ficou até hoje. Chica apagará 6 velinhas do bolo no final do mês de agosto. Considere-se convidado (a).

Já perguntei para a Chiquinha - "o que fiz de tão bom para Papai do Céu me mandar uma coisinha tão mimosa, linda e querida?

" Não me responde, só me olha com aqueles olhos graúdos, redondos, amarelos...

Ione







IONE JAEGER (Ione Maria Rocha Jaeger). Nasceu em Salvador/BA, vive em Novo Hamburgo há 59 anos, faz poesias e outros escritos para cumprimentar a vida. Tem cinco livros editados. Premiada no teatro - Melhor Texto Inédito - em NH e no Paraná. Letrista no CD Momentos Reticentes, reggae, gravado pela Banda Mundo Y. Idealizou, criou e fundou a Associação Cultural de Amigos das Artes - ACAART, em NH, 1997. Organizadora da Coletânea Onde os Poetas se Encontram, na III edição.


PATRONA da 24ª Feira Regional do Livro de Novo Hamburgo, 2006. Membro da Academia de Letras, Ciências e Artes Castro Alves, POA/RS – Cadeira nº 19 – Vianna Moog; Membro da Academia de Letras de Ribeirão Preto/SP – Cadeira Augusto dos Anjos. Sócia Correspondente da Casa do Escritor e do Poeta de Ribeirão Preto CPERP/SP; Sócia da Casa do Poeta Brasileiro – POEBRAS e da Casa do Poeta Rio-Grandense – CAPORI. Membro do Clube dos Escritores de Piracicaba/SP, Cadeira Leonor Bonsi Piselli.


Criado em 13/07/06, no Calendário Municipal o Dia do Ativista Cultural, foi escolhida a data do seu nascimento (13 de maio) em homenagem ao Ativismo Cultural que desenvolve há 10 anos.


Professora, Especialista em Educação, graduada em Pedagogia (1974), pós-graduada em MTE (Métodos e Técnicas de Ensino (1979), Faculdade de Educação FEEVALE/ NH. Aposentada – 1983 SEC/RS.

GOL DE LETRA?!

VEJA O COMENTÁRIO DE LUIS CARLOS PRATES SOBRE A HOMENAGEM DA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS A RONALDINHO GAÚCHO.

SERIA ESTE O CHAMADO GOL DE LETRA?!


http://youtu.be/0JOgI4g9qkE

terça-feira, 10 de maio de 2011

UTILIDADE PÚBLICA

SAMU INFORMA: UTILIDADE PÚBLICA IMPORTANTE




As ambulâncias e emergências médicas perceberam que muitas vezes nos acidentes da estrada os feridos têm um celular consigo. No entanto, na hora de intervir com estes doentes, não sabem qual a pessoa a contatar na longa lista de telefones existentes no celular do acidentado.



Para tal, o SAMU lança a idéia de que todas as pessoas acrescentem na sua longa lista de contatos o NUMERO DA PESSOA a contatar em caso de emergência. Tal deverá ser feito da seguinte forma: 'AA Emergencia' (as letras AA são para que apareça sempre este contato em primeiro lugar na lista de contatos).



É simples, não custa nada e pode ajudar muito ao SAMU ou quem nos acuda. Se lhe parecer correta a proposta que lhe fazemos, passe esta mensagem a todos os seus amigos, familiares e conhecidos.



É tão-somente mais um dado que registramos no nosso celular e que pode ser a nossa salvação. Por favor, não destrua esta mensagem! Reenvie-o a quem possa dar-lhe uma boa utilidade.



JOSIANE TROCATTI

Coordenadora Administrativa

SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência





(Repassem - Trata-se de informação útil)

BOLSA FAMÍLIA

Prefeitura debate sobre o Bolsa Família

Funcionários das secretarias de Desenvolvimento Social (SDS), Educação e Desporto (SMED) e Saúde (SMS) de Novo Hamburgo se reuniram na tarde de sexta-feira, 6 de maio, no Prédio Lilás do Campus 2 da Universidade Feevale, para participar do Seminário do Programa Bolsa Família. O evento foi promovido pela Prefeitura de Novo Hamburgo e teve o objetivo de apresentar e explicar as condições do benefício para todos os agentes que atenderão os moradores inseridos no projeto. Para fazer parte ou continuar recebendo o subsídio, existe uma série de requisitos que devem ser seguidos pelas famílias, como manter os filhos na escola e atualizar a carteira de vacinação das crianças.

O prefeito Tarcísio Zimmermann destacou a importância de programas sociais serem monitorados. “Essas ações sem controle normalmente não produzem a realidade e o resultado esperado. Fiscalizar e ao mesmo tempo tirar as famílias de uma condição de dependência são medidas que melhoram e fazem andar programas como o Bolsa Família”, disse. Além de auxiliar no processo do Bolsa Família, a Secretaria da Saúde pretende aproveitar os atendimentos para aumentar o combate à mortalidade infantil. “Serão mais famílias que nossos serviços de saúde terão contato e consequentemente, mais atendimentos, com um controle ampliado das mulheres grávidas e das crianças que estão nascendo”, declarou a secretária da pasta, Clarita de Souza.


Subsídio beneficia mais de 10 mil famílias

Hoje 10.452 famílias recebem o Bolsa Família em Novo Hamburgo, número que praticamente dobrou em relação ao ano de 2009, quando 5.264 famílias eram beneficiárias do programa. Para fazer parte do Bolsa Família, basta realizar uma inscrição em um dos Centros ou Unidades de Referência em Assistência Social (CRAS e URAS) do Município, ou diretamente na Secretaria de Desenvolvimento Social (2º andar do Centro da Cidadania), com seus documentos de identificação. O pré-requisito para receber o benefício é ter uma renda mensal de até R$ 140,00 por pessoa, quando existem crianças ou adolescentes de 0 a 17 anos na família, e de até R$ 70,00 por pessoa, com qualquer que seja a idade dos membros da família.