quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

PAPO DE CULTURA - IONE JAEGER

“O MELHOR DO NATAL”




O melhor do Natal?

Li a expressão na vitrine de uma loja de eletrodomésticos e brinquedos. Fiquei assuntando, como diz o matuto do nordeste, para descobrir qual dos objetos da exposição seria o melhor do Natal. O liquidificador? A batedeira? A cafeteira? A baixela de inox? Qual seria? Seria só do natal ou de outras ocasiões? Quais os atributos dados para que seja o melhor do Natal? Durabilidade? Praticidade? Beleza? Ou, quem sabe, define aquilo que é melhor para o natal.

Continuava julgando qual seria o melhor dos artigos expostos para a celebração da chegada do menino que nasceu numa estrebaria, cumpriu sua missão, continua vivo entre nós e ninguém desconhece seu nome na história da humanidade. Não cheguei à conclusão alguma que me dirimissem as dúvidas.

Mais tarde, num jornal, deparei-me com a manchete: O MELHOR NATAL PARA TODOS. Mergulhei a fundo na leitura do artigo. No primeiro parágrafo estavam as respostas – natal comercial, consumista, dinheiro, presentes, contas, dívidas futuras. O melhor do Natal, de todos os tempos, sairia da mágica cartola do brasileiro trabalhador – seu bolso.

Seria o melhor do Natal a bênção de Deus presenteando-nos com dádivas que viessem satisfazer prementes necessidades do povo brasileiro. Dos artigos daquela vitrine, cada um, conteria nossas aspirações: o fogão – alimentação condigna; o televisor – escolas e cultura; a geladeira – saúde; o aparelho de som – moradia; o chuveiro – paz; o microondas – previdência e bem-estar; o jogo de jantar, de porcelana importada – fraternidade; o vaso de cristal – justiça; o relógio de parede – trabalho para todos; o carrinho de pilha – estradas e transportes; o robô eletrônico – segurança; a máquina digital de fotografar – nossas esperanças de um Brasil mais justo, mais solidário, mais humano.

A espécie humana continua no processo evolutivo. O homem ficou grande, cresceu em todos os aspectos. Aprimorou-se. A criança de hoje dá de mil a zero na menina dos meus dez anos. Na menina que aguardava o Natal com o espírito natalino: armava o presépio e a árvore; a ceia – rabanada (lá na Bahia, fatia-de-parida), bolos, xarope de groselha da marca Picadilly ; pais e irmãos entoavam o Noite Feliz em frente ao presépio, assistiam à Missa do Galo, à meia-noite. A menina que não recebia o Jesus nascido embrulhado num papel bonito, colorido; que não disputava com os irmãos para ver quem ganhou mais presentes; que não ia para a calçada exibir aos vizinhos a boneca Barbie ou a bicicleta; que não conhecia overdoses de presentes numa única noite...

O tempo passou. A família de Nazaré na noite consagrada à celebração do nascimento do filho fica escondida, ignorada, atrás de papéis dos pacotes atirados num canto.

O MELHOR DO NATAL se resume na expectativa do que se receberá de presente, na alegria de dar um mimo a alguém, de receber algo material, de confraternizar com os parentes e/ou amigos e na euforia de um abraço, esquecendo de augurar – FELIZ NATAL.

O melhor do natal é a festa com comilanças e bebidas, a troca de PRESENTES.

Num passado, há dois mil anos, nascia o futuro da eternidade do homem, do mundo, o SALVADOR.

Quantas vezes esquecemos de celebrar O MELHOR DO NATAL?





Ione Jaeger

NH/2003
SEMAM auxiliou investigação de causa de novas mortes de peixes
A Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM) de Novo Hamburgo passou a quarta-feira, dia 1º de dezembro, investigando as causas de uma possível nova mortandade de peixes no Rio dos Sinos. A iniciativa foi tomada em função do recebimento de uma denúncia de um morador, relatando que animais agonizavam em uma área próxima a divisa da cidade de São Leopoldo. Imediatamente, biólogos e agentes da secretaria se deslocaram até o local. Juntamente com membros da Secretaria de Meio Ambiente de São Leopoldo (SEMMA), parte da equipe recolheu amostras nas margens do rio, enquanto o restante do grupo percorreu cerca de 10 quilômetros do curso d’água.

Durante o trabalho foi registrada baixa taxa de oxigenação nas águas do Rio dos Sinos, o que gerou sofrimento e a morte de centenas de peixes. Foi constatado também, na cidade de Campo Bom, que animais estavam na mesma situação, levando a hipótese de que os cardumes de peixes estavam descendo o rio em busca da sobrevivência. Acredita-se também, que a mortandade tenha sido originada por produtos químicos utilizados em atividade agrícola, já que na localidade (cidade vizinha) não há atividade industrial. Por conta disso, assumiram os trabalhos de busca das causas a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente do RS (DEMA) e a Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (FEPAM).

A SEMAM segue com o monitoramento das atividades em Novo Hamburgo e com as análises dos peixes coletados no Rio dos Sinos. Segundo o secretário de Meio Ambiente de Novo Hamburgo, Ubiratan Hack, neste momento os municípios devem trabalhar de forma integrada para solucionar problemas como este e minimizar os danos sofridos. “O impacto deste incidente só não foi maior porque o volume do rio está bom. Em uma situação de seca, teríamos assistido a uma tragédia ambiental”, afirma.
Rádio Poste é uma das novidades no Natal dos Sinos


A Prefeitura de Novo Hamburgo instalou a sua Rádio Poste na Avenida Pedro Adams Filho. Até o dia 6 de janeiro, as atividades do Natal dos Sinos, músicas natalinas e informações da Administração estarão sendo anunciadas em caixas de som instaladas nos postes que vão da Rua Marcílio Dias até a Rua Joaquim Nabuco.

A comunidade que circula pelo Centro parece ter aprovado a ideia. É o caso da zeladora Ione Maria da Silva Rodrigues, 50 anos. Segundo ela, a iniciativa cria uma sensibilização e um clima apropriado para a época. “Eu gostei muito. Com isso, o Centro se torna um ambiente mais agradável e fica mais gostoso da gente passear. É uma alegria a mais”, comenta.

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Natal dos Sinos 2010

Começou o Natal dos Sinos 2010
Uma noite repleta de magia e de espírito natalino marcou Novo Hamburgo no sábado, 27 de novembro. A Praça do Imigrante foi o local escolhido para o badalar dos sinos, que deu início ao Natal dos Sinos 2010, que contará com diversificada programação até o dia 6 de janeiro. Cerca de 10 mil pessoas estiveram presentes no evento e se emocionaram com as apresentações da Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo (OSNH), do Grupo de Dança da Escola de Artes e Habilidades Físicas (EDAHFIS), Teatro Luz & Cena e Coros Municipais, além da Celebração Ecumênica, realizada pelo reverendo Ives Vergara Nunes, da Igreja Episcopal Anglicana, reverendo Brenno Thomé, da Igreja Evangélica Luterana e o pastor Yedo Brandenburg, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana. O evento de abertura também contou com um passeio de lanternas que reuniu crianças das escolas municipais e atendidas pela rede social do Município.
Papai Noel de 2009 é homenageado

Devido a problemas de saúde, o Papai Noel do Natal dos Sinos de 2009 não pôde participar ativamente das atividades neste ano, porém não foi esquecido pela Administração e pela comunidade. Convidado a subir ao palco, o Papai Noel recebeu da Secretaria da Cultura (SECULT), Anita de Oliveira, um certificado de reconhecimento e agradecimento de todos pelo trabalho, carinho e dedicação no período em que participou do evento. Emocionado, citou em poucas palavras o sentimento de estar presente e poder ver a alegria no rosto de cada criança. “Com toda certeza, estas crianças ainda estão no meu coração, e só tenho a agradecer a Deus, por me permitir enxergar os seus rostos nesta época de felicidades, como o Natal”, disse o homenageado que foi fortemente aplaudido pelo público.

Papai Noel 2010 recebe chave da cidade

Com todas as autoridades e colaboradores do evento no palco, o prefeito Tarcísio Zimmermann chamou o Papai Noel do Natal dos Sinos 2010, que estava na Vila Noel e foi trazido ao palco por trinta crianças do coral, embalados pelo som da Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo (OSNH), que interpretava sucessos natalinos. Já no palco, e aplaudido por todos, o Papai Noel recebeu do prefeito a chave da cidade, mostrando-a com grande orgulho. Já o Prefeito Tarcísio, em um breve discurso, destacou o trabalho realizado e desejou um Feliz Natal a todos. “Novo Hamburgo hoje tem um Natal do mesmo tamanho da importância que a cidade possui, então um Feliz Natal de Novo Hamburgo, para o Rio Grande do Sul, um Feliz Natal para o Brasil e para o Mundo”, completou.


Orquestra de Sopros deu o ritmo do evento

Regidos pelo maestro Marcos Gröff, a OSNH tratou de animar ao público. Acompanhados em diversos momentos pelo Coral Municipal e pelo coral de crianças das escolas municipais, ela emocionou o público com sucessos natalinos como Noite Feliz, Jingle Bells, entre outros. Além de emocionar, também provocou risadas do público, quando um membro da orquestra foi à frente do grupo e cantou New York, New York, porém com diversas brincadeiras antes do início do solo. Além disso, a Orquestra deu uma palinha da música Um sonho de Natal, composta pelo Teatro Luz & Cena, com música da própria OSNH e de Coros de Novo Hamburgo, que servirá de trilha sonora para o desfile “Natal dos Sinos, Natal dos Sonhos”, que ocorre na Avenida Pedro Adams Filho, entre as Ruas Marcílio Dias e Joaquim Nabuco nos dias 12 e 19 dezembro às 21 horas.

Após uma noite de emoção, a primeira atividade do Natal dos Sinos encerrou com um show de fogos ao som da Orquestra de Sopros tocando o sucesso natalino “Anoiteceu”. A música foi entoada em coro pelo público enquanto o céu da cidade era colorido com os fogos. O público emocionado aplaudiu de pé e admirou o espetáculo. A programação completa do Natal dos Sinos pode ser consultada no site www.novohamburgo.rs.gov.br.

Mulheres da paz

Moradoras do bairro Santos Afonso serão Mulheres da Paz


O problema da violência urbana assusta comunidades em diversas cidades. No bairro Santo Afonso, em Novo Hamburgo, 100 mulheres estarão tentando mudar essa realidade a partir do ano que vem. Elas serão as Mulheres da Paz, um grupo que busca construir e fortalecer redes sociais de prevenção e enfrentamento às violências que envolvem jovens.

A pensionista Tereza dos Santos de Carmo, 58 anos, é uma das pessoas dispostas a ajudar. Ela foi até a base do Pronasci realizar seu cadastro no programa. Com apenas o CPF, RG e comprovante de residência, a moradora do Santo Afonso desde 1986, conseguiu se candidatar a uma vaga. Ela se diz preparada para atuar no projeto. “Sempre gostei de realizar trabalhos voluntários e atender as pessoas que necessitam de alguma ajuda”, explicou Tereza.

Quem deseja fazer como Tereza tem até o dia 26 de novembro para se dirigir a Base do Pronasci, na Rua Buenos Aires, 217, bairro Santo Afonso, e levar os documentos mencionados. Além disso, é necessário ser moradora do bairro Santo Afonso, possuir renda familiar de até dois salários mínimos mensais, e ter cursado no mínimo até a 4º série. As 100 mulheres selecionadas receberão uma Bolsa-Auxílio de R$ 190,00 mensais.



O projeto

O Mulheres da Paz faz parte do Território de Paz, projeto da Prefeitura de Novo Hamburgo, realizado por meio da Coordenação Executiva do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). A ação voltada para as mulheres é dirigida pela Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (Mulher). As selecionadas para participar serão capacitadas para agir na prevenção e enfrentamento às violências que envolvem jovens. Elas identificarão jovens em situação de risco que serão encaminhados para cursos e atendimento.

Desde o lançamento, são quase 140 mulheres inscritas, porém a meta é cadastrar 200 candidatas para realizar a seleção das 100 que farão os cursos de capacitação e atuarão diretamente com a comunidade.

Feevale conta com Estação Meteorológica

Universidade Feevale conta com Estação Meteorológica
Dados coletados estarão à disposição da comunidade a partir de fevereiro de 2011



Neste mês, foi instalado no prédio Verde, no Campus II da Universidade Feevale, uma Estação Meteorológica. O material consiste em equipamentos utilizados para adquirir dados meteorológicos, tais como: temperatura do ar, pressão atmosférica, umidade relativa do ar e precipitação pluviométrica, entre outros.


A estação meteorológica instalada na Universidade Feevale possui medidores de precipitação pluviométrica, temperatura interna e externa, umidade relativa do ar, anemômetro (velocidade do vento), direção do vento, temperatura aparente do vento (wind chill - sensação térmica), ponto de orvalho (dew point) e pressão barométrica. A estação possibilita, também, a previsão do tempo para 12/24 horas, em um raio de 32 a 48 quilômetros.


Conforme o professor Carlos Nascimento, a demanda surgiu do monitoramento realizado pelo projeto de ensino multidisciplinar "Prointer Feevale", que reuniu alunos dos cursos de Engenharia Química, Design e Ciências Biológicas. Um dos trabalhos desenvolvidos por esse projeto foi o monitoramento da quantidade de água da chuva possível de ser coletada para a utilização na rega de plantas e descargas de banheiro, pelas áreas impermeabilizadas no Campus II. Para a obtenção de dados que pudessem contribuir para a viabilidade financeira desse trabalho, constatou-se que a Estação Meteorológica é o instrumento ideal.


Nascimento comenta que também contribuiu, para a aquisição do equipamento, a importância desses dados para a pesquisa e o monitoramento ambiental. "A sociedade local é beneficiada, pois passa a ter acesso a essa importante ferramenta, que poderá auxiliar na agricultura, drenagem urbana e até no abastecimento de água, já que as chuvas são determinantes para o nível do rio dos Sinos," explica o professor.


Nos primeiros meses, a Estação Meteorológica estará em fase de testes. A partir de fevereiro de 2011, os dados coletados estarão à disposição de todas as áreas de conhecimento e também da comunidade.