sexta-feira, 5 de junho de 2009

Secretaria de Saúde estuda atendimento à saúde do negro

Reunião discutiu primeiras ações sobre políticas públicas de saúde para a população negra de Novo Hamburgo

Em reunião nesta quinta-feira, a Secretaria de Saúde (SMS) e a Coordenadoria de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial discutiram propostas para atender a comunidade negra hamburguense. No encontro, que teve a presença de Stênio Rodrigues, integrante da Comissão Especial de Promoção de Políticas de Igualdade Racial do Grupo Hospital Conceição, de Porto Alegre, foram debatidas medidas que a SMS pode adotar para a prevenção e tratamento de doenças que afetam principalmente à população negra.

De acordo com Eduardo Gomes da Silva, o Tamborero, coordenador das Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial, Novo Hamburgo possui uma parcela representativa de negros. “Estima-se que 16% da população hamburguense é negra, isso corresponde a quase 50 mil habitantes”, garante.

Segundo Rodrigues, é preciso criar políticas públicas de saúde capazes de atender a necessidades específicas da população negra, que é geneticamente diferente da população branca. “Sabemos que o homem negro tem três vezes mais chance de desenvolver câncer de próstata que o homem branco. Também é comprovado que a mulher negra está nove vezes mais propensa a desenvolver a miomatose uterina”, afirma Rodrigues.

Segundo Clarita de Souza, secretária de Saúde, uma das medidas imediatas que a SMS pretende desenvolver é debater o tema na conferência municipal de saúde, que será realizada em setembro. “Temos que rediscutir as políticas e especificar propostas específicas para o Plano Plurianual do governo. Com esse tema definido, será possível ampliar a atenção ao negro e desenvolver as ações de prevenção e tratamento de doenças que afligem esta população”, desta Clarita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário