sábado, 26 de novembro de 2011

Loja de Economia Solidária é a
nova opção de compras no Centro


Gustavo Henemann
Prefeito Tarcísio Zimmermann inaugurou a loja deEconomia Solidária
na sexta-feira, 25 de novembro


Mais um projeto da Prefeitura de Novo Hamburgo garantirá apoio aos empreendimentos solidários do Município. Na tarde de sexta-feira, 25 de novembro, o Programa de Economia Solidária, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho eTurismo (SEDETUR), abriu as portas do ponto fixo de comercialização da iniciativa, a loja de Economia Solidária. A partir de agora, a comunidade hamburguense terá mais uma opção para suas compras. O espaço atenderá o público em um estande localizado na Praça do Imigrante, junto ao Largo Povo Canelones (atrás das bancas), no Centro da cidade.


O prefeito Tarcísio Zimmermann foi quem fez a primeira compra na loja.Ele adquiriu uma guirlanda e que, segundo ele, enfeitará o seu gabinete durante as comemorações natalinas. Tarcísio ainda assegurou que o novo empreendimento trará autonomia para os comerciantes. “A maior dificuldade para essas pessoas não é a produção, mas sim a comercialização. Por isso a abertura deste espaço será importante para a evolução desses empreendimentos”, destacou.


Para o diretor de Apoio à Microempresa e Economia Solidária, Ênio Brizola, a loja significa a estruturação do eixo do Programa de Economia Solidária que apoia o comércio. “O novo espaço está localizado na área central da cidade, onde há muita circulação de pessoas. Isso possibilitará que a população possa apreciar e adquirir os produtos”, apontou.


O novo espaço será divido entre 30 artesãos, que representam 15 empreendimentos solidários de Novo Hamburgo. A loja funcionará de segunda-feira a sábado, das 9 horas às 18h30. A comunidade poderá conferir diversos tipos de artesanatos, como guirlandas, bolsas eacessórios. A iniciativa de reforma e compra do mobiliário para o empreendimento foi realizada com recursos próprios do programa.


sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Metrô Fashion transformará
vagões do trem em passarelas

 Renata Arteiro
 Participantes da Fábrica customizam as suas roupas para o desfile

Na segunda-feira, 28 denovembro, os vagões do trem se transformarão em um verdadeiro palco da moda. A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio do Gabinete da Primeira-dama e da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS),realiza a 3ª edição do Metrô Fashion. O projeto, em parceria com a Trensurb e a Universidade Feevale, promove um desfile dentro das composições do metrô durante as viagens entre Porto Alegre e São Leopoldo. O evento começa às 19 horas, com saída na Estação Mercado, na Capital. A apresentação seguirá por todos os terminais.


Nesta edição, cerca de 20 mulheres apresentarão aos passageiros roupas doadas pela comunidade hamburguense e customizadas pelas participantes da Fábricada Cidadania, projeto realizado pela SDS. Voluntárias e as alunas do projeto serão as modelos do desfile. “É o momento de mostrarmos o nosso trabalho para mais e mais pessoas”, ressalta a coordenadora da Fábrica, Olita Martins. Durante o trajeto, as participantes também farão apresentações fora dos vagões em Porto Alegre, Canoas e São Leopoldo.


A desempregada Nara Gonçalves, de 46 anos, não vê a hora de mostrar as peças que ela mesma customizou. “Estou achando muito divertida essa ideia. É um orgulho para mim poder mostrar as roupas que fiz depois de participar dos cursos”, contou. Além das alunas da Fábrica, estudantes da Universidade Feevale também apresentarão suas criações durante o desfile.


O principal objetivo do Metrô Fashion é divulgar o trabalho comunitário da Trensurb juntamente com o Gabinete da Primeira-dama e a Fábrica da Cidadania, que todos os anos faz arrecadações de roupas para ajudar na Campanha do Agasalho. Apenas no ano de 2011, a Trensurb fez uma doação de 2,5 toneladas de peças para auxiliar pessoas com vulnerabilidade social no Município. As vestimentas foram customizadas e repassadas para a comunidade hamburguense.


O quê: 3ªedição do Metrô Fashion
Quando: Segunda-feira,28 de novembro, às 19 horas
Onde: Saídada Estação Mercado da Trensurb, em Porto Alegre


Direto do Rio de Janeiro

Nelson Tangerini














CARTA ANÔNIMA

Nestor Tambourindeguy Tangerini

                         O dia de ontem foi para a Zizinha o dia mais horrível de sua vida de melindrosa suscetível e possuída.
                         - Desaforo! Quem terá sido o vil ou a miserável!!!?, exclamava ela, indignadíssima, a correr, com um papel na mão, os quatro cantos da sala.
                         Estava deste modo agitada, quando lhe aparece a mãe, que, ao vê-la assim, pergunta:
                         - Que é isso, Zizinha? Que foi? Que te aconteceu, minha filha?   
                         - Uma carta anônima, mamãe!, cheia de invejas e despeitos, de deboches e calúnias! Uma criatura indigna, que me escreve tachando-me de imbecil, frívola, desajeitada, feia, bolinadeira e vantajosa! Quanta injúria, meu Deus!...
                        - Calma, minha filha, calma; nós havemos de descobrir essa pessoa.                                           
                         Não podendo mais com aquilo, a pequena cai assentada numa cadeira, dizendo, entre soluços:
                         - Tome, mamãe... tome... Veja se consegue ver de quem é a letra...                               
                         A boa da velha pegou a carta, leu-a do princípio ao fim, do fim para o princípio, pensou e respondeu:
                         - Assim de pronto, não consigo descobrir de quem seja; mas uma coisa eu posso garantir: isto é de pessoa que te conhece muito...           


Crônica publicada na revista O ESPÊTO, pág. 3, Rio, 15 de junho de 1947 com o pseudônimo João da Ponte.

Arquivo Família Tangerini:

n.tangerini@uol.com.br , nmtangerini@yahoo.com.br

http://nelsontangerini.blogspot.com

Horta Comunitária convida para palestra

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Hamburgtec é a nova referência
em tecnologia e inovação




Novo Hamburgo agora conta com uma nova referência no ramo do desenvolvimento tecnológico e da economia criativa. Por iniciativa da Prefeitura, foi inaugurada na manhã de quinta-feira, dia 24 de novembro,  a Hamburgtec. A nova entidade fica no bairro onde iniciou a história do Município, Hamburgo Velho. A abertura oficial contou com a presença do prefeito Tarcísio Zimmermann, do secretário Estadual da Ciência Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Cleber Prodanov, do reitor da Universidade Feevale, Ramon Fernando daCunha, do presidente da Valetec, Olivério Ferreira, e demais autoridades. O espaço já abriga três empresas, outras duas estão em fase de instalação, e ainda tem espaço para mais dez. A Hamburgtec veio para consolidar ainda mais o Município nas áreas de desenvolvimento e tecnologia, abrigando empreendimentos relacionados à tecnologia da comunicação e economia criativa.


Conforme o prefeito Tarcísio, a nova entidade será um lugar para quem cria e quem consome conhecimento. “A partir do bairro onde tudo começou em Novo Hamburgo, poderemos criar e recriar o desenvolvimento em nome do nosso futuro”, citou. Em meio a uma intensa movimentação de convidados e imprensa, ele, juntamente com demais representantes e autoridades, realizou o descerramento da placa, o que marcou o momento histórico. “Temos que celebrar essas conquistas, que porinúmeras vezes não nos damos conta do quanto são importantes”,completou.


Repercussão nacional e inovação
Para o secretário Estadual da Ciência Inovação e DesenvolvimentoTecnológico, Cleber Prodanov, a cidade está no rumo certo e buscando ampliar suas opções em pesquisa e inovação. “Esse momento coloca Novo Hamburgo em um núcleo importante em todo o País. É realmente um momento especial”, argumentou. Da mesma forma, parao presidente da Valetec, Olivério Ferreira, a perspectiva de futuro e de soluções inovadoras inicia também um processo de referência no bairro, que já é conhecido pelo seu potencial histórico e cultural. “Hamburgo Velho ganha um novo tipo de configuração coma presença dessas empresas”, apontou. O reitor da Universidade Feevale, Ramon Fernando da Cunha, também respaldou a configuração de um novo polo de tecnologia, assim como os já existentes em CampoBom e São Leopoldo. “Com certeza a Hamburgtec vai contribuir com toda a região e o Estado”, afirmou.


Instalação de empresas será contínua
Para a instalação da Hamburgtec foram investidos mais de R$ 200 mil. Além disso, a previsão é de que o condomínio empresarial ainda receba recursos oriundos do Ministério da Ciência e Tecnologia, do Governo do Estado (por meio do Programa Gaúcho de Parques Científicos e Tecnológicos – PGTEC) e da Prefeitura de cerca deR$ 4 milhões. A instalação das empresas será contínua, conforme edital, e atualmente há dez vagas. O telefone de contato é (51)3239-0158.
Marciano Schmitz encerra Hall da Arte na Sociedade Aliança

Mostra “Locação” trará mais de 20 obras ao artista plástico hamburguense



Durante o ano, artistas reconhecidos de Novo Hamburgo, como Ariadne Decker e Simone Blauth, passaram pelo Hall de entrada da Sociedade Aliança. Para finalizar a série de exposições, intitulada “Hall da Arte”, Marciano Schmitz apresenta sua mostra, chamada “Locação”. O vernissage está marcado para o dia 1º de dezembro, quinta-feira, às 19h30min.

            A exposição do artista plástico hamburguense Marciano Schmitz trará mais de 20 obras. São telas com imagens de Lomba Grande e paisagens. A visitação pode ser feita de 1º a 9 de dezembro. A mostra permanece aberta ao público, gratuitamente, de segunda a sábado, das 9h às 11h30min e das 13h30min às 18 horas.

            O trabalho de Marciano Schmitz pode ser conferido no site www.marcianoschmitz.com.br. A realização da exposição é da Sociedade Aliança, com apoio do Buffet Martins e Restaurante Quadra 9. A produção é da Um Cultural.


ABERTURA MOSTRA “LOCAÇÃO”

Onde: Sociedade Aliança – Hall do Salão Social
(Rua Oscar Emílio Muller, 49 - Novo Hamburgo - RS)
Quando: quinta-feira, 1º de dezembro de 2011
Horário: 19h30min.
Redecker garante apoio para projeto da ERS-010 na Assembleia Legislativa






O deputado estadual Lucas Redecker disse, nesta quarta-feira (23), que, como presidente da Frente Parlamentar de Fomento às Parcerias Público Privadas, irá trabalhar para que o projeto de lei sobre a ERS-010 tenha um trâmite eficaz e eficiente quando chegar à Assembleia Legislativa. A afirmação do parlamentar ocorreu durante encontro dos deputados de oposição com o governador Tarso Genro, no Palácio Piratini, onde entregaram um manifesto se comprometendo em apoiar as medidas necessárias para a atração de uma nova fábrica de automóveis para o RS. Sobre a ERS-010 Redecker afirmou: “Precisamos tirar essa rodovia do papel, e nisso o governo tem o meu total apoio na Assembleia Legislativa”.


O governador salientou que "os grandes temas" precisam superar os embates programáticos entre os partidos políticos e abordou as negociações que o governo vem mantendo com a Volkswagen. "A economia mundial vive hoje um momento diferenciado e a atração de novos investimentos não dependerá apenas de incentivos fiscais. A definição da Volkswagen de se instalar no RS dependerá muito da questão da nossa infraestrutura e logística", relatou o governador. Nesse aspecto, citou o exemplo da ERS-010, dizendo que há um novo estudo em andamento para construção da rodovia, que deverá ocorrer através de uma parceria público-privada (PPP).


Redecker tem defendido que as parcerias público-privadas são uma alternativa viável para entregar à sociedade obras importantes, principalmente na área da infraestrutura. As PPPs, sugere Redecker, podem melhorar significativamente as condições da infraestrutura do Estado, o que por sua vez, permitirá ao Estado atrair mais e novos investimentos.

Acompanharam a audiência o chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, o secretário de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijnik, os deputados João Fischer (PP), Paulo Odone (PPS), Jorge Pozzobon (PSDB), Zilá Breitenbach (PSDB), Giovani Feltes, Pedro Pereira (PSDB) e a líder do Governo na Assembleia, Mírian Marroni.
Opus Dei leva 4 mil pessoas para Praça do Imigrante

Robson Nunes
Banda Opus Dei levou mais de 4 mil pessoaspara a Praça do Imigrante

Mais de 4 mil pessoas foram para a Praça do Imigrante, em Novo Hamburgo, na noite de quarta-feira, dia 23 de novembro, para assistir mais um show do Natal dos Sinos. Desta vez, o público conferiu aapresentação da banda gospel Opus Dei, que mescla diversos estilos, sempre trazendo nas suas canções mensagens de paz, amor e devoção.Conhecida nacionalmente, os gaúchos da banda conquistaram os presentes, que participavam e cantavam junto.


Com16 anos de carreira e 11 álbuns gravados, a banda não só agradou o público hamburguense, mas também de outras cidades da região. Em frente ao palco especialmente montado, muitos admiradores estavam entusiasmados ao conferir o espetáculo. Entre eles, as gêmeas Micaela e Mirela de Lima Pereira, de 14 anos. Juntamente com a amiga Luciana Salles, 15, o trio, que veio de Porto Alegre, segurava um caderno que estampava o grupo Opus Dei em sua capa. “Adoramos a banda e sempre que possível vamos aos shows, conhecemos todas asmúsicas”, disse Micaela.


Entreas canções apresentadas, destaques para Chuva de Bênção, que teve uma expressiva participação da plateia. Outro destaque da noite foi o número de famílias que se deslocaram até o ponto principal das atividades do Natal dos Sinos. Do mais velho ao mais jovem, inúmeros hamburguenses levaram cadeiras e chimarrão para a Praça do Imigrante. Ao final da atividade, o motorista Pedro Martins dos Reis, 39, morador do bairro Canudos, mostrava aprovação pela oportunidade de entretenimento e diversão. “Foi um show nota dez”, citou.


Próximas atrações
As atrações do Natal dos Sinos seguem até dia 6 de janeiro. Na quinta-feira, dia 24 de novembro, a Praça do Imigrante recebe a banda Nenhum de Nós, a partir das 20h30. Já na sexta-feira, dia 25, é a vez do grupo hamburguense Reação em Cadeia animar o público. Além dos shows, o Natal dos Sinos tem em sua programação fixa, também na Praça, a Vila Noel Alemã, com o Papai Noel contador de histórias e o cinema 3D, com o filme “O Trenó Maluco”. A partir do dia 27 de novembro até 23 de dezembro, também se integra às atividades o Tour Natalino, com saída do Receptivo Turístico (Rua Lima e Silva, 333). A programação completa pode ser encontrada no site www.natal2011.novohamburgo.rs.gov.br.
Concurso vai premiar as melhores decorações de Natal da cidade

Renata Arteiro
A secretária Especial de Gabinete, Kátia Reichow,
durante o lançamento do concurso.

A comunidade de Novo Hamburgo poderá ajudar a deixar a cidade mais bonita e decorada para o Natal e ainda concorrer a prêmios. A Prefeitura lançou oficialmente na quarta-feira, 23 de novembro, o concurso de Decoração Natalina do Natal dos Sinos 2011. A iniciativa, que tem o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) edo Grupo Sinos, vai premiar cidadãos que melhor enfeitarem suas residências para as festividades do Natal. A secretária Especial de Gabinete, Kátia Reichow, lembrou o objetivo do concurso durante acerimônia de lançamento, que ocorreu no gabinete do prefeito, no Centro Administrativo Leopoldo Petry. “Este concurso segue o mesmo propósito de todo o nosso Natal, de realmente inserir a comunidade da nossa cidade em tudo o que fazemos”, ressaltou. “E essaparceria com os hamburguenses reforça a ideia de conotação comunitária e é uma maneira de deixar a cidade mais bonita com a ajuda de todos, cada um cuidando da sua casa”, completou.


De acordo com a diretora de Cultura, Ariadne Decker, que apresentou a proposta, o concurso terá cinco categorias. Os critérios de avaliação serão a fidelidade ao tema, a criatividade, originalidade e o efeito visual. As inscrições iniciam na quarta,23, e vão até o dia 19 de dezembro e devem ser feitas através de ficha, que pode ser encontrada no site www.novohamburgo.rs.gov.br,no link Cidadão/Cultura. Posteriormente, a ficha deve ser entregue junto com uma foto da decoração e comprovante de residência, no Centro Municipal de Cultura (Rua Eng. Ignácio Plangg, 66, Centro). O concurso ocorrerá até o dia 6 de janeiro de 2012 e a avaliaçãoserá feita de 20 a 23 de dezembro. O resultado será divulgado nodia 24 do mesmo mês. As premiações, que somam R$ 4 mil, serão entregues no dia 6 de janeiro. Serão premiadas as duas melhores decorações em cada categoria. O regulamento do concurso também está disponível no site da Prefeitura, junto com a ficha de inscrição.


quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Filme Walachai terá pré-estreia em Novo Hamburgo

João Ricardo/Divulgação
Walachai conta a história de moradores da região,
próxima a Novo Hamburgo, como a de Dona Imelda


Com o apoio da Prefeiturade Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Cultura (SECULT), o filme Walachai, de Rejane Zilles, terá sua pré-estreia no Município, com exibição inédita para convidados. O evento ocorrerá na quinta-feira, 24 de novembro, às 20h30, na Fundação ErnestoFrederico Scheffel (Rua General Daltro Filho, 911, Hamburgo Velho).

A produção, um documentário de 84 minutos, conta a história de um pedaço do Brasil ainda desconhecido pelos próprios brasileiros. Trata-se de uma região localizada a 70 quilômetros de Porto Alegre, e que em nada lembra a vida nas grandes cidades. Walachai conta a vida dos moradores desta região, que, entre tantas peculiaridades, está a sua forma de comunicação: um antigo dialeto, hoje raro na Alemanha. O filme estreia nos cinemas hamburguenses (Cine Espaço – Arteplex- Bourbon Shopping), na sexta-feira, 25 de novembro.


SINOPSE:
Walachai, em alemão antigo, significa lugar longínquo, perdido no tempo. Outros povoados de nomes singulares como Jamerthal, Batatenthal, Padre Eterno e Frankenthal, são comunidades rurais de origem alemã no Sul do Brasil, que têm uma dinâmica própria e ainda vivem distantes domundo globalizado. Muitos de seus habitantes nunca aprenderam a falar português, comunicam-se num dialeto alemão transmitido pelas gerações de descendentes e, no entanto, nada sabem de sua Alemanha de origem. São todos brasileiros e se identificam como tal. Walachai não é um filme sobre uma comunidade alemã. É, antes de tudo, sobre o inusitado e raro que habita este lugar. Conecta o público do Brasil urbano contemporâneo a uma forma diferente de viver, revelando um pedaço do país ainda desconhecido.


O quê: Pré-estreia do filme Walachai, de Rejane Zilles.
Quando: Quinta-feira, 24 de novembro, às 20h30.
Onde: Fundação Ernesto Frederico Scheffel (Rua General Daltro Filho, 911, Hamburgo Velho).
Prefeitura agora conta
com Escola de Gestão


Com o lema “Conhecimento para transformar”, a Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLANG), iniciou na terça-feira, dia 22 de novembro, um importante processo que resultará expressivamente na melhoria dos serviços públicos. A Escola de Gestão entrou em funcionamento com o curso de Contabilidade Pública, totalizando 46 participantes de 12 cidades diferentes. Em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE), aatividade ocorreu no Salão de Atos do Centro Administrativo LeopoldoPetry.


O prefeito TarcísioZimmermann fez a abertura da capacitação e enfatizou que a atividade será importante na relação dos funcionários com a comunidade. “Esse é o início de um processo de qualificação para promover a consciência cidadã para todos. Nós servidorespúblicos não atendemos clientes, e sim cidadãos”, descreveu. Asecretária Rachel Tomasi de Melo destacou o sucesso do primeiro evento e a parceria com as entidades de educação que possibilitarão as capacitações aos servidores municipais. “Temos parcerias para diversos cursos. Graças a esses parceiros poderemos promover ainda mais o serviço público em Novo Hamburgo”, apontou.


A servidora do setor contábil Elisângela Carli de Albuquerque, que há oito anos trabalha na Prefeitura de Novo Hamburgo, participou do grupo beneficiado pelo primeiro curso, elogiando a iniciativa. “A criação da Escola de Gestão demonstra a responsabilidade do gestor públicoe a intenção da melhoria dos serviços. Esse ato é um fortalecimento e a área da contabilidade necessita de constante atualização”, ressaltou.


Aula inaugural contou com mais de 200 participantes
Além do curso que deu início à Escola de Gestão, a SEPLANG também promoveu um coquetel e uma aula inaugural aos servidores públicos. O evento ocorreu no final da tarde de terça-feira, dia 22, na FENAC. A atividade ainda contou com a palestra da professora Maria de Lourdes Ferreira Machado, também conhecida como professora Lurdinha. A também psicóloga é autora do livro Líder 24 Horas por Dia ejá treinou mais de 1 milhão de profissionais em todo o País. Misturando aspectos motivacionais e técnicas de neurolinguística, ela interagiu com os servidores durante quase duas horas. “Precisamos promover mudanças, rever hábitos e crenças, traçar metas ementalizá-las”, destacou.


Cursos e parcerias possibilitam a iniciativa
Para promover desenvolvimento profissional, espaços de discussão, compreensão,inovação e valorizar o servidor público, a Escola de Gestão já disponibiliza outros cursos. “Estamos orgulhosos de colocar ela em prática e agradecemos aos nossos parceiros”, afirma Rachel. Além da capacitação em Contabilidade Pública, também há vagas para os cursos de Excelência no Atendimento, Gestão de Projetos, Relacionamento Interpessoal e acessos para aulas de Ensino à Distância. Para essas e outras atividades futuras, que vão desde o Ensino Fundamental até Mestrados e Doutorados, a Prefeitura conta com apoio da unidade SENAC Novo Hamburgo, Universidade Feevale,UFRGS, TCE, Secretaria de Educação e Desporto (SMED) e GOVBR Educacional.
Prefeito veta projeto de Leonardo Hoff que visava prevenção em creches do Município

Guilherme Darros
Hoff criticou Poder Executivo em relação ao veto

Em maio deste ano uma criança de cinco meses morreu asfixiada em uma creche que funcionava ilegalmente em Novo Hamburgo. Foi visando prevenir e evitar tais acidentes, que o Presidente da Câmara, Leonardo Hoff apresentou o Projeto de Lei 40/2011 que tornaria obrigatória a realização de cursos de primeiros socorros por funcionários de creches e escolas do Município. Entretanto, o Poder Executivo decidiu ignorar a importância da matéria e apresentou na sessão desta quinta-feira, 17 de novembro, o veto integral ao Projeto.

Para Hoff, é lamentável a atitude do Prefeito ao vetar o projeto. “Em São Paulo existe uma Lei com o mesmo teor e que foi aprovada e sancionada pelo Prefeito local, não sendo considerada inconstitucional. Porém aqui, talvez por perseguição política, o Prefeito julgou de outra forma, sendo que se aprovada, a lei poderia salvar diversas vidas e colaborar na qualificação dos profissionais da área”, declarou o Presidente do Legislativo que mostrou-se decepcionado com descaso da Prefeitura.
Alterações no trânsito da
área central são transferidas


A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR), informa que houve alteração nas datas em que serão realizadas modificações no trânsito da área central do Município em razão da instalação da travessia subterrânea decabos de alta tensão das obras do metrô. Confira as mudanças:

-Das 7 horas de quinta-feira, 24 de novembro, até as 7 horas desexta-feira, dia 25: a Avenida Nações Unidas será interditada nosentido bairro/Centro entre as Ruas Marcílio Dias e Cinco de Abril. Como desvios, os motoristas poderão se dirigir à esquerda na Rua Marcílio Dias e à direita na Rua Imperatriz Leopoldina em direção à Rua Joaquim Nabuco.


-Das 7 horas de sexta-feira, 25 de novembro, até as 7 horas de sábado, dia 26: a Avenida Nações Unidas será fechada no sentido Centro/bairro no trecho entre as Ruas Cinco de Abril e MarcílioDias. Os condutores poderão desviar à direita na Rua Cinco deAbril, após à esquerda na Rua Padre Chagas, à esquerda na Rua Marcílio Dias e retomar pela direita na Avenida Nações Unidas
Câmara terá recesso entre Natal e Ano Novo

Servidores compensarão horário em janeiro
Aprovado em segundo turno nesta terça-feira, 22, o Projeto de Decreto Legislativo nº 12/2011, de autoria da Mesa Diretora, que institui o recesso dos serviços administrativos da Câmara entre os dias 23 e 31 de dezembro de cada ano. Nesse período, serão mantidos os serviços essenciais, em especial o atendimento ao público. O recesso deverá ser compensado mediante a antecipação do início da jornada de trabalho em trinta minutos, postergando o seu final em também trinta minutos.

Além disso, fica instituída jornada especial dos serviços administrativos da Câmara Municipal no período compreendido entre os dias 2 e 31 de janeiro, passando o funcionamento a ser das 13 horas às 18 horas, de segunda-feira a quinta-feira, e das 8 horas às 12 horas nas sextas-feiras.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

SEU DINHEIRO - Luiz Percy Denardin

Luiz Percy Denardin Filho















COMO FAZER COMPRAS NO SUPERMERCADO


Uma das formar de você economizar dinheiro é planejar as suas compras do supermercado.  Lembre-se que os supermercados estão preparados para tirar o máximo de dinheiro de você. Portanto, é necessário tomar algumas precauções para gastar o mínimo necessário. Aqui vão algumas regrinhas básicas de como gastar menos, ou desnecessariamente:

1º Nunca vá ao supermercado sem antes ter feito uma lista de tudo o que vai comprar e compre somente o que está na lista.  Quando estiver comprando anote nesta lista os preços dos produtos comprados para você comparar com a compra seguinte.

2º Nunca vá ao supermercado com fome ou sede. Boa parte do que compramos é ditada pelo estomago, portanto, não deixe que ele fale mais alto. Está cientificamente provado que comprar com fome ou sede leva você a gastar mais, comprando coisas que normalmente você não compraria ou comprando mais do que precisa.

3° Nunca leve as crianças junto quando for fazer compras no supermercado. A criança tem necessidades de consumo que certamente não estão na sua lista. Para as crianças tudo pode ser comprado mas só você sabe que tudo tem que ser pago.

4º Evite os horários de maior movimento nos supermercados. O movimento das pessoas dentro do supermercado e as longas filas nos caixas causam stress muito grande. Este stress faz com que você acelere as suas compras, não podendo comparar o preços dos produtos e forçando você a comprar produtos desnecessários.

5º Compare os preços dos produtos, sempre há produtos alternativos a um preço mais barato e que fazem o mesmo efeito.  Porque pagar pela marca, se o que você precisa é do produto que está dentro da embalagem.  Produtos com muita propaganda geralmente são mais caros porque tem que pagar o gasto em propaganda.

6º Cuidado com os produtos em oferta na entrada do supermercado ou nas pontas das prateleiras.  As ofertas são acordos que o supermercado faz com alguns fornecedores que servem de chamariz, e certamente na prateleira você encontrará outras marcas com menor preço.  Portanto, nunca compre por impulso, compare antes.

7º Evite comprar os produtos que estão nas gôndolas junto aos caixas.  Normalmente este é o último produto que você compra pois já está indo embora.  Os produtos das gôndolas são uma tentação e nunca a melhor oferta. Por isso, lá estão as guloseimas que só encarecem as suas compras e a preço mais caros.

   Finalmente, lembre-se sempre que os supermercados são máquinas de venda, e a vista, mesmo quando você paga com cartão de crédito, o que deve sempre ser evitado na medida do possível.  Todas as mercadorias estão dispostas para que você compre mais e, conseqüentemente, gaste mais. 

Boas compras, com economia.

VESTIBULAR FEEVALE - SAIU O LISTÃO

Sai o listão da Universidade Feevale


As matrículas se iniciam nesta quarta-feira e vão até o dia 1º de dezembro


O listão do vestibular da Universidade Feevale foi divulgado há pouco, no site www.feevale.br/ingresso
As matrículas podem ser realizadas a partir desta quarta-feira, dia 23, até o dia 1º de dezembro, no Setor de Atendimento Feevale, localizado no térreo do prédio Lilás, no Campus II (ERS-239, 2755, Novo Hamburgo). As datas e horários, que variam conforme os cursos, podem ser consultados no Manual do Vestibulando, no site de ingresso, bem como os documentos necessários para a matrícula.

Matrículas de alunos da rede estadual não serão prejudicadas

Diante da greve dos professores da rede estadual de ensino, a Universidade Feevale informa aos candidatos aprovados no vestibular de verão 2012, alunos do último ano do ensino médio desta rede, que os mesmos não serão prejudicados em decorrência da greve. Os candidatos devem comparecer na data prevista para a matrícula, sendo que as orientações quanto à entrega da documentação necessária serão repassadas nesse momento.

Sorteio de iPads

Os vestibulandos que realizarem a matrícula em, no mínimo, 16 créditos, estarão concorrendo a 61 iPads 2, com 16 GB e Wi-Fi. A campanha “Conectados na Feevale em 2012/01” tem como objetivo permitir que acadêmicos possam ter acesso a uma moderna ferramenta de trabalho e estudo, capaz de suprir algumas das necessidades essenciais relativas à rotina acadêmica.

A campanha também é válida para os acadêmicos que efetuarem suas rematrículas nos cursos de graduação até 10 de janeiro. O sorteio será realizado no dia 13 de janeiro, às 14 horas, na sala 1 da Reitoria (4º andar do prédio Lilás, no Campus II), por representante da Comissão Organizadora da Campanha e com a presença de um integrante do DCE e um representante de cada instituto acadêmico. Os sorteados, que deverão assinar um termo de comodato, receberão os equipamentos no início do semestre letivo. O regulamento pode ser acessado em http://www.feevale.br/ingresso.

Financiamento a juro zero

Os vestibulandos que ingressarem na Universidade Feevale poderão ser beneficiados com o FES-Pravaler, pagando a metade do valor da mensalidade vigente, no dobro do tempo do curso, sem juros. Assim, um curso de dois anos, por exemplo, poderá ser quitado em até quatro anos de uma forma mais fácil e sem a incidência de juros. Isso será possível porque a Feevale está subsidiando, ou seja, custeando os juros do programa para os estudantes. Os interessados podem obter mais informações no site www.feevale.br/financiamento.
Saúde inicia capacitação
de agentes comunitários


A Prefeitura de Novo Hamburgo iniciou na segunda-feira, dia 21 denovembro, uma série de capacitações para os agentes comunitários de saúde. Os profissionais se reunirão diariamente no CTG Terra Nativa, no bairro Canudos, até sexta-feira, dia 25, onde participarão de atividades envolvendo diversos temas, como vacinação, cuidados com crianças, gestantes, meio ambiente earticulação com a comunidade. A iniciativa é da Secretaria daSaúde (SMS) e da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo(FSNH).


A abertura oficial das atividades contou com a presença do prefeitoTarcísio Zimmermann. Aos agentes, o chefe do Executivo destacou asdiversas iniciativas da Administração na área da saúde, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas Canudos, as novas Unidades Saúde da Família (USF), a implantação da Estratégia deSaúde da Família (ESF) e a ampliação do Hospital Municipal.“Estamos vivendo uma nova realidade na saúde de Novo Hamburgo e vocês fazem parte desse novo cenário”, disse Tarcísio aos agentes.


O prefeito também abordou a diferença das ações na saúde em comparação com outras áreas. “Quem trabalha nesse setor precisa ter uma visão muito especial. O trabalhador da saúde deve ter uma vocação humanitária, de sentir e se comover com a dor dos outros,e, ao mesmo tempo, ser racional nas decisões”, apontou.


Atividades envolvem 80 profissionais

A capacitação terá 40 horas, com 8 horas diárias e a participação de todos os 80 agentes comunitários. “As atividades vão ao encontro da nova realidade da saúde hamburguense, realidade esta que vamos melhorar ainda mais, com ampliação dos espaços para atender a comunidade e um maior número de profissionais”, enfatizou.


Também estiveram presentes na abertura a diretora administrativa da FSNH, Simone Zucolotto, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Diones Ayres, a diretora de Gestão Ambulatorial da FSNH, CarmenNunes de Almeida, o coordenador de implantação da ESF, JandirPonce, e a integrante do Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva (NUMESC), Mabilda Dotto.
Princípio de incêndio na Prefeitura


A Prefeitura de Novo Hamburgo informa que o incidente ocorrido na manhã de segunda-feira, 21 de novembro, foi um princípio de incêndio, que aconteceu devido a um curto-circuito no térreo do Centro Administrativo Leopoldo Petry. O fogo causado pelo curto-circuito atingiu o funcionário público João Luiz Mendes, de 54 anos. O servidor, que foi levado por uma viatura da Guarda Municipal no momento em que houve o incidente, está internado no Hospital Regina, e de acordo com a equipe médica da instituição, não teve nenhum órgão vital atingido. João sofreu queimaduras superficiais de primeiro e segundo grau, porém extensas na parte frontal do corpo (face, tórax e braço esquerdo). Seu estado é estável e ele se encontra na UTI para observação. Uma assistente social da Prefeitura já presta atendimento à família do funcionário.


O Corpo de Bombeiros foi chamado pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão(SEPLANG), para que houvesse a checagem do prédio. O problema causou a falta de energia elétrica no prédio desde as 10 horas e das 10h45às 13 horas os funcionários foram liberados para o horário de almoço, para que os Bombeiros pudessem realizar a vistoria e osservidores retornarem com segurança ao trabalho. A empresa que faz a manutenção elétrica para a Administração realizou o conserto no prédio durante toda a parte da tarde. Apenas o térreo, onde seencontram a Secretaria da Fazenda (setor de IPTU e parcelamento deDívidas), Protocolo e a Agência do Banco Santander não estão realizando atendimento. Todos estes serviços retornam naterça-feira, 22 de novembro, a partir das 9 horas. As causas do curto-circuito ainda estão sendo apuradas.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Bandas de pagode fizeram 7 mil
pessoas dançar na Praça do Imigrante


Mônica Bortolotti
Escolas de samba de Novo Hamburgo também fizeram parte da programação

Com alegria e muita musicalidade, as bandas de pagode Zueira e NovoExtima fizeram 7 mil pessoas dançar na Praça do Imigrante, nosábado 19 de novembro. Após a abertura oficial do Natal dos Sinos2011 na sexta-feira, dia 18, a noite de sábado reuniu pessoas detodas as idades, que cantaram músicas clássicas do pagode nacional.

Os shows da programação de Natal fecharam o dia que também contou com uma série de atrações da Semana da Consciência Negra, evento promovido pela Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial (COMPPIR). A dona de casa Juliana dos Santos, de 37 anos, não quis perder nada da programação.“Sou de Estância Velha, mas venho aqui pra Novo Hamburgo pois a programação é ótima, além de ter a Semana da Consciência Negra falando da nossa saúde e cultura, tem o Natal dos Sinos que traz muita coisa boa, como hoje. Pretendo vir sempre”, destacou. Entre uma banda e outra, escolas de samba hamburguenses levaram suas baterias, passistas e mestres-salas e porta-bandeiras para mostrar um pouco do que será o Carnaval 2012.


Atividades aconteceram durante todo o dia
As atividades na Praça do Imigrante começaram cedo. Demonstrações e divulgações do projeto Escola Aberta e Presépio Afro do grupo Cia do Riso iniciaram às 9 horas a movimentar e chamar a atenção de quem passava pelo local. Também demonstraram suas habilidades artísticas os alunos das Escolas Municipais Samuel Dietschi, Francisca F. P. Saile e Presidente Castelo Branco. A aposentada Sirlei Leichewies, 67 anos, esteve com seu marido na Praça para prestigiar as apresentações. “O Presépio Afro está incrível, nunca vi algo parecido. Novo Hamburgo está de parabéns pelo Natal dos Sinos”, disse.

Aproveitando a data, 19 de novembro, o Dia da Bandeira, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Desporto (SMED), presenteou todas as instituições de ensino do Município com novas bandeiras. Cada uma das unidades recebeu um kit contendo três bandeiras (Brasil, Rio Grande do Sul e Novo Hamburgo) e cinco CDs com hinos pátrios.
Missa Afro encerra a
Semana da ConsciênciaNegra


A Prefeitura de NovoHamburgo, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas dePromoção daIgualdade Racial (COMPPIR), encerrou as atividades da Semana daConsciência Negra no domingo, 20 de novembro, com a Missa Afro. Acerimônia foi realizada na Paróquia Santo Antônio, no bairroLiberdade. Durante a missa, os fiéis puderam acompanhar asapresentações artísticas da Pastoral Afro, com encenaçõesrepresentando a história dos negros, e o canto do Coral Cecune.


Antes da atividade, oprefeito Tarcísio Zimmermann sugeriu que as discussões ligadas àigualdade racial também fossem realizadas dentro da Igreja. “Assimcomo na escola e em nossas casas, a Igreja também deve ser palcopara esse tipo de debate, com reflexão de nossas atitudes edeveres”, salientou.


Desde o dia 13 denovembro, a Semana da Consciência Negra trouxe à tona diversosdebates, promovidos em diferentes espaços, abordando assuntos comohistória, saúde, cultura, cidadania, entre outros. Também foramrealizados os concursos de Mais Bela Negra e Mais Belo Negro, alémde atividades culturais na Praça do Imigrante ligados à programaçãodo Natal dos Sinos.

domingo, 20 de novembro de 2011

GABARITO DO VESTIBULAR DA FEEVALE

Domingo de vestibular na Universidade Feevale

Matrículas poderão ser realizadas no período de 23 de novembro a 1º de dezembro

O vestibular de verão da Universidade Feevale aconteceu neste domingo, dia 20, no Campus II (ERS-239, 2755, Novo Hamburgo). Nesta edição, 4.564 candidatos se inscreveram para uma das 3.555 vagas oferecidas. O listão sairá na terça-feira, dia 22, a partir das 19h, no site www.feevale.br/ingresso.

As matrículas acontecerão entre 23 de novembro e 1º de dezembro, variando conforme o curso, devendo ser efetuadas no Setor de Atendimento Feevale, no térreo do prédio Lilás, no Campus II da Feevale.

Conforme a pró-reitora de Ensino, professora Inajara Vargas Ramos, a expectativa, com a grande oferta de cursos e a grande procura neste vestibular, é que a Feevale tenha muitos alunos novos no próximo semestre. “A nossa responsabilidade, com esta ótima procura, é muito grande; estamos muito otimistas e prontos para receber esses novos alunos”, afirma.

Prova de RedaçãoOs candidatos tiveram que escolher um entre dois temas propostos (abaixo) e desenvolver o texto sob a forma de comentário crítico.

Tema 1 - Uma empresa de grande porte pretende se instalar em uma cidade interiorana, trazendo consigo cerca de 500 empregos diretos e indiretos, além de desenvolver a economia local. Para que a construção se concretize, 30% da área de mata nativa do município terão que ser derrubados, o que vem gerando muitas controvérsias.

Como você se posiciona frente a essa situação?
Deve-se pensar na preservação do meio ambiente ou no desenvolvimento econômico do lugar?

Responda às perguntas em forma de comentário crítico, apontando exemplos concretos que justifiquem os seus argumentos.

Tema 2 - Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, nosso planeta perde, a cada ano, área proporcional a 106 cidades do Rio de Janeiro. Nesse ritmo, em sete anos, uma área equivalente à região sudeste brasileira seria desmatada.

A fim de acabarmos com esse ciclo vicioso, que ações concretas, em sua opinião, deveriam ser implementadas visando ao desenvolvimento sustentável do planeta?  Responda à pergunta em forma de comentário crítico, apontando exemplos concretos que justifiquem os seus argumentos.

MatrículasAs matrículas poderão ser realizadas no período de 23 de novembro a 1º de dezembro, no Setor de Atendimento Feevale, localizado no térreo do prédio Lilás (4), no Campus II (ERS-239, 2755, Novo Hamburgo). As datas e horários, que variam conforme os cursos, podem ser consultados no Manual do Vestibulando.

Sorteio de iPadsOs vestibulandos que realizarem a matrícula em no mínimo 16 créditos, estarão concorrendo a 61 iPads 2, com 16 GB e Wi-Fi. A campanha “Conectados na Feevale em 2012/01” tem como objetivo permitir que acadêmicos possam ter acesso a uma moderna ferramenta de trabalho e estudo, capaz de suprir algumas das necessidades essenciais relativas à rotina acadêmica.

A campanha também é válida para os acadêmicos que efetuarem suas rematrículas nos cursos de graduação até 10 de janeiro. O sorteio será realizado no dia 13 de janeiro, às 14 horas, na sala 1 da Reitoria (4º andar do prédio Lilás, no Campus II), por representante da Comissão Organizadora da Campanha e com a presença de um integrante do DCE e um representante de cada instituto acadêmico.
Os sorteados, que deverão assinar um termo de comodato, receberão os equipamentos no início do semestre letivo.
O regulamento pode ser acessado em www.feevale.br/ingresso.

Financiamento a juro zeroOs vestibulandos que ingressarem na Universidade Feevale poderão ser beneficiados com o FES-Pravaler, pagando a metade do valor da mensalidade vigente, no dobro do tempo do curso, sem juros. Assim, um curso de dois anos, por exemplo, poderá ser quitado em até quatro anos de uma forma mais fácil e sem a incidência de juros. Isso será possível porque a Feevale está subsidiando, ou seja, custeando os juros do programa para os estudantes. Os interessados podem obter mais informações no site www.feevale.br/financiamento.

Cursos mais concorridos:- Direito (bacharelado) - noturno – 5,3 candidatos por vaga
- Arquitetura e Urbanismo (bacharelado) – noturno – 5,2 candidatos por vaga
- Publicidade e Propaganda (bacharelado) – noturno – 3,2 candidatos por vaga
- Psicologia (bacharelado) – noturno – 2,9 candidatos por vaga
- Engenharia Civil (bacharelado) – noturno – 2,3 candidatos por vaga


2 anexos — Baixar todos os anexos  


Gabarito2012.doc
83K   Visualizar   Baixar  


Gabarito 2012 .pdf
51K   Visualizar   Baixar  
Erro de arbitragem desclassifica Novo Hamburgo da Copa FGF Sub-19

Bruno Colombo

O Novo Hamburgo lutou, mas não conseguiu reverter a vantagem da equipe do Internacional, na partida de volta da fase semifinal da Copa FGF Sub-19.

O time anilado precisava vencer por três gols de diferença ou então com dois gols levaria a decisão para os pênaltis, mas o jogo terminou com a vitória do anilado por 2 a 1. O time do Vale até marcou o terceiro gol que daria a classificação para o ECNH, mas o árbitro não validou o gol legitimo. O Nóia encerra a participação da competição com 14 jogos, seis vitórias, quatro empates e quatro derrotas. Marcou 27 gols e sofreu 23.

Jogando no estádio Beira-Rio, na tarde desta sexta-feira, a partida iniciou sem muitas emoções. Um jogo equilibrado com as duas equipes buscando abrir o placar. Mas o Nóia, que veio disposto a reverter a vantagem do time colorado, buscou acertar o posicionamento e fugir da forte marcação dos donos da casa. E as boas chances do anilado foram de Filipinho e Dimitri.

Aos 23 minutos, o atacante Vinicius fez boa jogada, lançou para Filipinho, que chutou uma bomba, mas a bola acabou indo para fora. E dois minutos após o lance, Dimitri teve boa oportunidade, mas o bom arqueiro colorado fez boa defesa. E o Inter também levou perigo ao gol defendido por Alencar, que fez boas defesas. Final da primeira etapa: Internacional 0 x 0 Novo Hamburgo.

Na segunda etapa, Mabilia optou por colocar Alan e Diego Testa, mas aos dois minutos de jogo, os donos da casa abriram o placar com Dellatore e complicaram ainda mais a vida do anilado na competição, que precisava marcar quatro gols. Após marcar o gol o Internacional cresceu no jogo e deu trabalho ao goleiro Alencar, que fez boas defesas.

O Novo Hamburgo reagiu na partida e foi para o ataque, e o atacante Diego Testa empatou a partida. Aos 25 minutos, a jogada começou no meio de campo, Diego dominou a bola, venceu os zagueiros colorados e não teve nenhum trabalho para mandar a bola para o fundo da rede. Internacional 1 x 1 Novo Hamburgo. E Diego Testa entrou em campo com fome de gol. E aos 35minutos marcou o segundo para o Nóia.

E o time comandado por Mabilia cresceu no jogo e pressionou o Inter durante toda a segunda etapa, e o atacante Testa deu trabalho ao goleiro Alisson que precisou trabalhar muito para evitar que o atacante ampliasse o marcador.

E o anilado não desistiu de buscar a classificação. E aos 40 minutos, em um belo lance, Laécio Paraíba, chutou uma bomba e a bola bateu na trave e entrou, mas o auxiliar não validou o gol. Final do jogo: Internacional 1 x 2 Novo Hamburgo.

FICHA TÉCNICA
Internacional 1 x 2 Novo Hamburgo
Data: 18/11/2011 Horário: 16h
Local: Estádio Beira-Rio

INTERNACIONAL: Alisson, Claudio Winck (Valkenedy), Thales, PV e Paulinho ; Tarik, Marlon, Rodrigo (Ebert), Dellatore (, Sasha (Thiago) e Raphael (Rafael).

NOVO HAMBURGO: Alencar, Iury, Thiago, Dimas, Dega (Wesley), Puyol (Zapata), Pato (Alan), João Afonso (Laécio Paraiba), Vini (Diego Testa), Dimitri e Filipinho.

ARBITRAGEM: Alessandro Mocelin, auxiliado por Vilmar Burini e Feliciano Tansini.