sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Documentário relata dia-a-dia de usuária do CAPS Santo Afonso



O sonho de Terezinha de Fátima Rodrigues, de 45 anos, se realizou. Usuária do Centro de Atenção Psico-Social (CAPS) do bairro Santo Afonso, em Novo Hamburgo, ela é o tema central do documentário independente “Quatro Reais”. A produção será lançada sexta-feira, dia 28 de janeiro, às 10 horas, no Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno, no Centro Municipal de Cultura (Rua Engenheiro Ignácio Christiano Plangg, 66, Centro). A entrada é franca. O objetivo é expandir a divulgação desse trabalho para outras cidades do país e também em eventos no Uruguai e Argentina. Além do lançamento do filme, a data ainda contempla outro momento especial para Terezinha. O filme será apresentado no dia em que ela completa 46 anos.

Desde 2006, Terezinha manifestava o desejo de fazer parte de um filme. O sonho da usuária do CAPS Santo Afonso passou a se tornar realidade quando residentes multiprofissionais em saúde mental coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) constataram que o documentário poderia resultar em mais do que um simples filme, mas em um instrumento de integração social, de valorização e de incentivo do respeito às diferenças. “Buscamos evidenciar tudo isso com base na história de vida de Terezinha. Desde que o sonho dela se manifestou e que vimos que seria algo que poderia ser realizado, começamos a missão de conseguir recursos e estrutura para realizar as gravações”, conta o o residente do CAPS Santo Afonso, Elizandro Rodrigues, que assumiu os papéis de produtor e roteirista junto com outros colegas.

Rodrigues tem experiência na área. Já trabalhou com audiovisual e com teatro. Em conjunto com demais residentes, conseguiu parceria com a Nova Cena Produções. Dessa forma, as gravações puderam finalmente ser realizadas entre julho e agosto de 2010. As filmagens foram realizadas no CAPS, na residência de Terezinha – onde mora com a mãe – e na rotina do bairro Santo Afonso. Desde que começou a participar dos grupos do CAPS, ela não usa mais medicamentos, sendo considerada um exemplo na luta antimanicomial. “É uma promoção da cidadania. Fazem com que os usuários não participem do CAPS apenas como pacientes, mas integrados em outras iniciativas”, destaca o coordenador interino do Departamento Municipal de Saúde Mental, Ricardo Lugon.



Ficha técnica:

“Quatro Reais”

Produzido e roteirizado por Elisandro Rodrigues, Eliane Lavall, Graciela Caputti, Henrique Tobal Paz e Leonardo Abib

Depoimentos: Tereza Rodrigues e Terezinha de Fátima Rodrigues

Assistente de Produção: Laerte Silva

Montagem e Finalização: Guilherme Omar de Bastiani e Misael Elias de Lima (Nova Cena Produções)

Gênero: Documentário

Duração: 35 minutos

Ano de Lançamento: 2011

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Direto do Rio de Janeiro - Nelson Tangerini

Amigos,


Leiam meu texto, ADONIRAN BARBOSA - PINTADO DE VERDE,

no site da UBE, União Brasileira de Escritores:

www.ube.org.br

E leia, também, minha crônica sobre Manuel Pêra

no meu blog:

http://nelsontangerini.blogspot.com/

Abraços,

Nelson Tangerini [Membro da UBE]