quinta-feira, 9 de agosto de 2012


Hamburguenses podem fazer 
vacina contra a Gripe A


Novo Hamburgo recebeu na quinta-feira, dia 9 de agosto, mais 5 mil doses da vacina contra as gripes A e comum. Com isso, agora todas as pessoas podem procurar a imunização. A partir de sexta-feira, dia 9, a vacina estará a disposição em todas as unidades de saúde do Município. Nas últimas duas semanas outras remessas haviam sido repassadas para Novo Hamburgo, nos dias 1º e 6 de agosto. Conforme a secretária de Saúde, Clarita de Souza, com os reforços nos estoques de vacinas, praticamente todas as pessoas pertencentes aos grupos de riscos já foram vacinadas. Em Novo Hamburgo foram realizados 79 exames em suspeitos de Gripe A. Desse total, 54 tiveram resultado negativo, 19 aguardam finalização e 6 foram positivos, sendo que 5 já receberam alta e um segue internado.

Previna-se:
- Evite aglomerados de pessoas
- Mantenha salas e ambientes bem ventilados
- Agasalhe-se adequadamente
- Vacine-se
- Lave as mãos várias vezes ao dia
- Tenha atenção especial com crianças e idosos
- Tome água e outros líquidos
- Alimente-se bem com frutas e verduras
- Evite compartilhar copos, talheres, pratos e chimarrão, quando gripado

terça-feira, 7 de agosto de 2012

DIRETO DE MOÇAMBIQUE


Em Tete

Fundo Bibliográfico de Língua Portuguesa promove feira do livro
 
Maputo – A feira do livro que decorre entre 31 de Julho e 5 de Agosto, tem como objectivo promover um maior acesso à literatura junto das comunidades, em particular aos alunos e professores dos diversos estabelecimentos de ensino e formação na vila do Songo, província de Tete. Durante a realização do evento, estarão disponíveis a preços promocionais, dicionários, gramáticas, literatura infanto-juvenil, literatura técnico-profissional, literatura moçambicana, entre outras publicações de interesse.
 
Estão previstas, durante a realização da feira, várias actividades culturais, como a dança, palestras sobre literatura moçambicana, e o lançamento de livros dos escritores Marcelo Panguana e Adelino Timóteo. A assinalar presença neste evento, e enquanto expositores, vão também estar algumas das principais editoras nacionais, nomeadamente Texto Editores, Ndjira, Alcance Editores, Kapicua, Plural Editores, Associação dos Escritores moçambicanos, DINAME, Livraria e Audiovisuais Paulinas, Fundac e Imprensa Universitária.
O evento conta com apoio financeiro da empresa de telefonia móvel Vodacom.
 
Por: Jorge Mirione

 
Jornalista

Jorge Mirione

Novo Hamburgo recebe novo lote 
de vacinas contra a Gripe A

A Prefeitura de Novo Hamburgo recebeu na segunda-feira, dia 6 de agosto, outras 3 mil doses da vacina contra as gripes A e sazonal. Ao longo da semana, as medicações serão distribuídas para todas as unidades de saúde do Município. Cada uma tem direito a 150 doses, que devem ser aplicadas nos seguintes grupos de risco: crianças com mais de seis meses e menos de dois anos, gestantes, idosos e pacientes com prescrição médica.

O lote vem para complementar a quantidade de vacinas que o sistema de saúde de Novo Hamburgo já possui. Na última quarta-feira, dia 1º de agosto, cada unidade recebeu 100 doses da medicação. Elas agem contra a gripe A e a gripe comum. As pessoas pertencentes aos padrões de risco devem buscar a prevenção. Até agora, o Município registrou 76 casos de suspeita da doença. Os exames foram encaminhados para análise e seis pacientes foram diagnosticados com a presença do vírus (cinco receberam alta e um permanece internado). Outras 17 casos ainda aguardam o resultado de seus testes, enquanto que os outros 53 casos não se confirmaram.

Previna-se:
- Evite aglomerados de pessoas
- Mantenha salas e ambientes bem ventilados
- Agasalhe-se adequadamente
- Vacine-se
- Lave as mãos várias vezes ao dia
- Tenha atenção especial com crianças e idosos
- Tome água e outros líquidos
- Alimente-se bem com frutas e verduras
- Evite compartilhar copos, talheres, pratos e chimarrão, quando gripado