terça-feira, 2 de junho de 2009

MIRANTE

Comentários no Centro de Novo Hamburgo dão conta de que teve até a mão de vereador trabalhista para que Osvaldo Silveira, do PDT, não fosse nomeado para um cargo na administração de Tarcísio Zimmermann. Informações anteriores diziam que primeiro ele demorou a tomar a decisão de apoiar a coligação vencedora da eleição. Agora, Osvaldo resolveu se juntar com a equipe que está pleiteando a volta de Airton para a ativa do PDT; e que luta para montar uma chapa que dispute e vença a eleição do diretório, em setembro. Pode ter sido a gota d’água para Osvaldo. Ele que nas gestões do PDT, à frente da administração municipal, passou pelo Procon, Associação Hospitalar e Diretoria de Ação Social. Certamente, se os fatos forem confirmados, vai esquentar a disputa no cenário trabalhista hamburguense.

Celso Quadro, quem diria, está lutando para favorecer o time do ex-prefeito José Airton dos Santos, no diretório. Ele que saiu do PDT e se filiou ao PMDB, ajudando a derrotar o candidato de Airton na eleição de 2004, dando vitória a Jair Foscarini. Agora já deixou o PMDB e está, por enquanto, sem partido. O mundo da política, realmente, dá muitas voltas.

Tem algumas pessoas, inclusive no PDT, com dúvida se Airton voltará mesmo à cena política. Acreditam que ele vai preferir continuar tocando as suas empresas e não se envolverá mais na questão partidária. Já, por outro lado, também há aqueles que estão convictos de que ‘o grande chefe’ vai se colocar à disposição, para buscar uma cadeira na Assembleia ou preparar o terreno para a eleição de 2012. Vamos aguardar para ver quem vai acertar.

Enquanto isso, em Porto Alegre, o ex-governador Germano Rigotto começou a conversar com o PCdoB, da deputada federal Manuela D’Ávila, pensando claro, em 2010. A informação é de Fernando Albrecht, do Jornal do Comércio, na coluna ‘ Começo de Conversa’.

No cenário nacional a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), já está encostando em José Serra (PSDB), governador paulista, nas pesquisas para a Presidência da República. O governador afirmou que é cedo para falar em campanha. Já a ministra disse que a pesquisa mostra só um momento. A pesquisa CNT/Sensus revelou que Serra venceria com 40, 4% das intenções de voto contra 23,5% da petista. Em março, Serra tinha 45,7% das intenções e Dilma 16,3% dos votos. A informação está no Jornal do Comércio desta terça-feira, 2 de junho, na página 19.

Tem gente apostando que o PAC da Copa do Mundo de 2014 e o Fórum Social Mundial de 2010 podem ser uma espécie de palanque antecipado para a candidata Dilma Rousseff. Com tudo isso, mais as ‘bolsas’ que o governo já distribui e as jazidas de petróleo que a cada dia são descobertas, a oposição vai ter usar muita criatividade para jogar com chances na próxima disputa para a presidência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário