terça-feira, 19 de maio de 2009



Prefeito sanciona projeto de lei que cria a
Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo


Na manhã desta terça-feira, 19 de maio, o prefeito Tarcísio Zimmermannn sancionou o projeto de lei que cria a Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo. A solenidade reuniu no Gabinete do Prefeito secretários municipais, vereadores e representantes do Conselho Municipal de Saúde e da direção do Hospital Municipal. Tarcísio falou aos presentes sobre a fundamental importância da implantação da Fundação na cidade. “Hoje podemos afirmar que temos condições de dar um passo sólido, que ajudará a superar as grandes dificuldades da saúde em Novo Hamburgo”, afirmou.
A criação da Fundação de Saúde pretende ser uma resposta às dificuldades enfrentadas pelo município na área da saúde pública, e deve funcionar como instrumento para a formatação de uma nova perspectiva do setor, focalizando no cuidado da saúde ao invés do cuidado da doença. Segundo Tarcísio Zimmermann, a Administração Municipal está concentrada na conclusão do estatuto da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo, que deve ser remetido ao Ministério Público nos próximos dias. “Além disso, estamos formatando um plano de cargos para a realização do concurso público e contratação de funcionários dentro do prazo estipulado”, completa.
O próximo passo da Administração Municipal será negociar com o Governo Estadual uma remuneração adequada dos serviços prestados pelo SUS, e buscar, junto ao Ministério da Saúde, investimentos que alavanquem mudanças na saúde municipal.
Durante a solenidade, o procurador geral do município, Ruy Noronha, destacou o caráter inovador do projeto. “Novo Hamburgo mais uma vez demonstra coragem de mudar e se coloca na vanguarda”, afirmou.

A proposta de criação de uma fundação de saúde pública foi apresentada pela Administração Municipal como a melhor proposta para assegurar um atendimento de saúde de qualidade à população de Novo Hamburgo. Além de substituir o caráter jurídico do Hospital Municipal, hoje uma autarquia, a Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo também assumirá o gerenciamento das Unidades Básicas de Saúde e dos demais serviços públicos da área, através de contrato de metas estabelecido pela Administração Municipal.